???global.info.a_carregar???
Investigadora Colaboradora e Doutoranda em Estudos Contemporâneos no CEIS20/Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, com pesquisa que envolve o diálogo entre educação, ecologia e tecnologia digital, com foco em literacia digital na perspectiva das práticas pedagógicas de instituições de ensino consideradas como ecológicas ou sustentáveis e nos aspectos da sustentabilidade integrados a cursos de pós-gradução em tecnologia. Mestre pelo Programa de Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, por esta mesma universidade, lienciada em Pedagogia e pós-graduada em Comunicação Jornalística (Multimeios e Social). Especialista em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela FIA (São Paulo/Brasil) e Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Gestão da Competitividade - Linha Sustentabilidade da FGV-EAESP (São Paulo/ Brasil) - durante o qual realizou intercâmbio de um semestre na IE Business School, Fall Semester / International MBA 2019. No âmbito profissional, atua desde 2001 em gestão de processos e projetos de responsabilidade e de impacto social, com foco em: educação, formação de professores, políticas públicas, tecnologias em educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Panzani Alves

Nomes de citação

  • Panzani, Ana
  • Panzani Alves, Ana
  • A. P. Alves

Identificadores de autor

Ciência ID
3E17-BC34-5350
ORCID iD
0009-0004-3691-7408
Google Scholar ID
NQtsbfMAAAAJ&hl
LattesiD
9411524648195706

Endereços de correio eletrónico

  • panzanialves@uc.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 911954801 (Pessoal)
  • (+352) 661113213 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2021/08/01 - 2026/06/30
Em curso
Doutoramento em Estudos Contemporâneos (Doutoramento)
Especialização em Educação, tecnologia digital e ecologia
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2024/10/01 - 2025/06/30
Em curso
Estágio - Intercâmbio Erasmus+ (2024/2025) (Doctorat)
Especialização em Ciências cidadã: educação e sustentabilidade
Université du Luxembourg Département Sciences Sociales, Luxemburgo
2018/08/01 - 2020/04/13
Concluído
Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade - Sustentabilidade (Master)
Especialização em Sustentabilidade
Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Brasil
"Dissertação: SUSTENTABILIDADE INTEGRADA A CURSOS DE MBA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/29077" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com louvor
2019/08/01 - 2019/12/31
Concluído
International MBA (fall semester exchange) (Master)
Especialização em Economia e gestão
IE Business School, Espanha
não conferente de grau
2017/01/01 - 2018/07/31
Concluído
Gestão Estratégica da Sustentabilidade (Postgraduate Certificate)
Especialização em Interdisciplinaridade e Sustentabilidade
Fundação Instituto de Administração, Brasil
2013/01/01 - 2014/12/31
Concluído
Mestrado em Educação: Currículo (Master Universitario)
Especialização em Tecnologias digitais e Educação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Formação continuada de educadores em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2005/08/01 - 2006/07/31
Concluído
Comunicação Jornalística - Multimeios e Social (Postgraduate Certificate)
Especialização em Comunicação social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2001/01/01 - 2004/12/31
Concluído
Pedagogia (Licence)
Especialização em Orientação Educacional e Supervisão escolar
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
17
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/01/31 - 2014/12/31 Formação continuada de educadores em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo
Bolseiro de Mestrado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Alves, Ana Panzani. "Formação continuada de educadores e as tecnologias digitais da informação e da comunicação em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo". (2015): http://ojs.sector3.com.br/index.php/wie/article/view/5066.
    10.5753/cbie.wie.2015.415
Documento de trabalho
  1. Ana Panzani. 2022. "Direito à educação em tempos pandêmicos: reflexões sobre acesso à educação básica em Brasil e em Portugal durante a pandemia de COVID-19". https://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.15832.92169.
    10.13140/RG.2.2.15832.92169
  2. Ana Panzani. 2022. "Você tem fome de quê? Alimentação Escolar no Brasil em época de pandemia de Covid-19 (2020-2022)". https://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.27527.82085.
    10.13140/RG.2.2.27527.82085
Revisão de livro
  1. Panzani, Ana. "RESENHA: UNESCO, Comissão Internacional sobre o futuro da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação.". Revisão de REIMAGINAR OS NOSSOS FUTUROS JUNTOS: UM NOVO CONTRATO SOCIAL PARA A EDUCAÇÃO (2024):
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. "Sustentabilidade integrada a cursos de MBA na percepção dos alunos: uma abordagem exploratória". 2020. https://hdl.handle.net/10438/29077.
  2. Veloso, Ana Panzani Alves. "Sustentabilidade integrada a cursos de MBA na percepção dos alunos: uma abordagem exploratória". Mestrado, 2020. https://hdl.handle.net/10438/29077.
  3. "Formação continuada de educadores em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo". Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9824.