Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa
Nomes de citação
- Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa
- Gonçalves de Sousa, Ana
- Tudela Sousa, Ana
- Sousa, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3B12-5F7A-0CFB
- ORCID iD
- 0000-0002-7071-9737
Endereços de correio eletrónico
- anasousa@campus.ul.pt (Profissional)
- a.sousa@belasartes.ulisboa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
- 
                           - 213252100 (Profissional)
 
- Telemóvel
- 
                           - 919080831 (Pessoal)
 
Moradas
- Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Artes
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | 
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2008/01/01 - 2016/12/06 Concluído | Belas Artes  (Doutoramento) Especialização em Educação Artística Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal "Novos paradigmas, novas práticas? A didática na formação de professores de artes visuais em Portugal [New paradigms, new
                                       practices? Didactics in the context of Portuguese visual arts teacher education]" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 2004/09 - 2007/11 Concluído | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal "A formação dos professores de artes visuais em Portugal [Visual Arts Teacher Education in Portugal]" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 1998/09 - 2003/12 Concluído | Belas Artes - Painting (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 17 | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/09/02 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | ||
| 2020/09 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | 
| 2017/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | ||
| 2011/09/12 - 2017/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | ||
| 2010 - 2012 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
| 2009/09/01 - 2011/09/11 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/03 - Atual | Foreign collaborator in the Research Group Art in Education, Teacher Training and School Curriculum (GPARTEDU), University of São Paulo | Universidade de São Paulo, Brasil | 
| 2016 - Atual | Integrated member | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
| 2019/06 - 2023/01 | Coordinator of the Art Education Research Group | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2008/01/01 - 2011/12/12 | Novos paradigmas, novas práticas? A didática na formação dos professores de artes visuais em Portugal / New paradigms, new
                                 practices? SFRH/BD/30027/2006 Bolseiro de Doutoramento
                                     Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Concluído | 
| 2006 - 2006 | Visual Arts Teacher Education in Portugal SFRH/BM/24118/2005 Bolseiro de Mestrado
                                     Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4042 - 2011-2012 PEst-OE/EAT/UI4042/2011 Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Artística / Interpretação
| Exposição de curadoria/museu | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2025/03/29 | A formação de professores em artes visuais em Portugal: Princípio? Fim? Ou o eterno retorno? (Abertura do I Simpósio Arte Educação e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas, organizado pelo grupo de pesquisa GPARTEDU, Universidade de São Paulo, Brasil) / Teacher education in the visual arts in Portugal: Beginning? The end? Or the eternal return? (Opening keynote of the 1st Art Education and Teacher Education Symposium: Challenges and Perspectives, organised by the research group GPARTEDU, University of São Paulo, Brazil) | I Simpósio Arte/Educação e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) | 
| 2025/03/06 | Repensar o ensino artístico com/para os jovens de hoje (Conferência de abertura do 1.º Encontro do Ensino Artístico da Escola Artística António Arroio, Lisboa, Portugal) / Rethinking art education with/for today's youth (Opening keynote of the 1st Meeting of Art Education of the António Arroio Art School, Lisbon, Portugal) | 1.º Encontro do Ensino Artístico da Escola Artística António Arroio / 1st Meeting of Art Education of the António Arroio Art
                                 School  Escola Artística António Arroio e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / António Arroio Art School and Faculty
                                    of Fine Arts of the University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
                                  | 
| 2019/09/04 | Do we ever change? Rethinking visual arts (curricular) didactics as a place of reassurance or transformation of beliefs and practices https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/24/contribution/49076 | ECER 2019: Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future, Sessão Visual Methods and Practices
                                 in Didactics and Learning Universidade de Hamburgo (Hamburgo, Alemanha) | 
| 2019/07/03 | The (non) place of arts education in the Faculty of Fine Arts of de University of Lisbon: A history of presence / absence, dreams and disappointments, with (un)happy ending? | VIII Congresso Internacional Matéria-Prima Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisbon, Portugal) | 
| 2019/07/01 | Young people's visions of landscapes: from Flemish painting to visual culture | VIII Internacional Congress Matéria Prima Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisbon, Portugal) | 
| 2019/07/01 | Opening speaker of the XVIII International Congress Matéria-Prima | XVIII International Congress Matéria-Prima Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisbon, Portugal) | 
| 2018/11/07 | Portraiture: How has it been and how could it be? (in art, life and school) [Retrato: como tem sido e como pode ser? (na arte, na vida e na escola)] | Internacional Conference Portraiture: Representations and ways of being MNAC-MC, IHA-FCSH/NOVA, FBAUL e CEHUM (Lisbon, Portugal) | 
| 2018/10/21 | Portraiture, yesterday and today: crossing artistic and school practices, in a therapeutic approach | 19º Congresso Português de Arte-Terapia | Psicoterapia: A arte em educação e terapia: em prol do progresso pessoal Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal) | 
| 2018/10/05 | From history to the reframing of visual arts didactics | Jornadas Ditácticas 2018 APROGED Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, APROGED (Porto, Portugal) | 
| 2017/10/24 | Redesigning didactics in visual arts teacher education: Moving from contents to lives | 42ª Association for Teacher Education in Europe Annual Conference: Changing Perspectives and Approaches in Contemporary Teaching  Faculty of Education, Josip Juraj Strossmayer University of Osijek e Association for Teacher Education in Europe (ATEE) (Dubrovnik, Croácia) | 
| 2017/09/29 | Being teachers, today: Teachers' identities (and representations) in XXI century [Sermos professores, hoje: Identidade (e representação) docente no século XXI}, included in the 1st panel History(ies), culture(s) and professional identy(ies) [História(s), cultura(s) e identidade(s) profissional(ais), International Congress The time of teachers [Congresso Internacional O tempo dos professores] | International Congress The time of teachers [Congresso Internacional O tempo dos professores] Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Oporto, Portugal) | 
| 2017/05/31 | Other ways of being a school: Contributions from visual culture to think (and change) school, today (speaker invited to the panel “What school do we want?”, 4th Meeting of the Masters in Teaching, Institute of Education of the University of Lisbon) | “Que escola queremos?” IV Jornadas dos Mestrados em Ensino da Universidade de Lisboa Institute of Education of the University of Lisbon (Lisbon, Portugal) | 
| 2017/05/26 | Rocha de Sousa: from artist to teacher and pedagogue [Rocha de Sousa: de artista a professor e pedagogo] | Sessão de Homenagem a Rocha de Sousa Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2016/09/24 | Portraiture today: between contemporary art, selfies and schools | InSEA Regional Conference Vienna 2016: Art and Design Education in Times of Change  D'Art (Austrian Center for Didactics of Art, Textile & Design), Universidade de Artes Aplicadas de Viena (Viena, Áustria) | 
| 2016/06/01 | Ou isto ou aquilo: Porque a arte também é um caminho. Comunicação, intervenção e debate com alunos do 9º ano, na Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico do Restelo, a convite da diretora da escola, por sugestão da aluna do Mestrado em Ensino das Artes Visuais Mariana Perry, 1 de junho de 2016. | Ou isto ou aquilo: Porque a arte também é um caminho Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico do Restelo (Lisboa) | 
| 2016/05/06 | Formação de professores nas artes visuais: história, filosofias, desafios (oradora convidada, mesa redonda) | A formação de professores no ensino das artes visuais em discussão pública Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto
                                    (CIIE e i2ADS)  (Porto, Portugal)
                                  | 
| 2015/06/03 | Ou isto ou aquilo: Porque a arte também é um caminho. Comunicação, intervenção e debate com alunos do 6º e 9º anos, na Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Professor Reynaldo dos Santos, a convite da diretora da escola, por sugestão da então aluna do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, Eduarda Mendes, a 3 junho de 2015. | Ou isto ou aquilo: Porque a arte também é um caminho Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira, Portugal) | 
| 2014/08/27 | Redesigning ourselves: Who are we and who do we intend to become as visual arts teachers? | 39ª Association for Teacher Education in Europe Annual Conference: Transitions in Teacher Education Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2012/04/23 | Arte: para que te quero? Comunicação, intervenção e debate com alunos do 3.º ciclo, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo, em Mira-Sintra, a convite do diretor da escola, por sugestão do então aluno do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, Ricardo Ramos, a 23 de abril de 2012. | Arte: para que te quero? Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo, Mira-Sintra (Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025 - Atual | Espaços de criação artística nas escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico, Catarina Galego (Master Thesis in Arts Education) Orientador de Ana Catarina Godinho Galego | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/09 - Atual | The experience of the teacher-artist: Processes of identity building and teaching practice in illustration / A experiência
                                 do professor-artista: Processos de constituição da identidade e prática docente em ilustração, Daniela Alexandra Amélio Gonçalves
                                 (PhD in Arts Education) Orientador | Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/09 - Atual | The chordal cello, beyond melody: The harmonic potentialities of the instrument / O violoncelo acordeal, para além da melodia:
                                 As potencialidades harmónicas do instrumento, Marta González Pérez (PhD in Arts Education) Orientador de Marta Gonzaléz Pérez | Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - Atual | Ensino superior especializado da música em Portugal (ramo instrumento): Como é ministrado e a sua adequação (ou não) ao perfil
                                 do músico do século XXI, Rui Mirra (PhD in Arts Education) Orientador de Rui Mirra | Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - Atual | O ensino da Língua Portuguesa no Canto Lírico: contexto histórico e sua relação com a aprendizagem, Aline Toledo de Medeiros
                                 (PhD in Arts Education) Orientador de  Aline Toledo de Medeiros  | Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - Atual | Espelho meu, que Outro sou eu? Educar para a diferença a partir da Exposição Colonial Portuguesa, Cristina Campos (PhD in
                                 Arts Education) Orientador de Maria Cristina Alves Campos | Educação Artística Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - Atual | (+) Museu: práticas educativas no século XXI: criar, inovar, partilhar, disseminar - transportar sementes para a escola, Andreia
                                 Dias (PhD in Arts Education) Orientador de Andreia Dias | Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - Atual | Da introdução à coda: processo criativo em interdisciplinaridade no primeiro ciclo do ensino básico, Ana Rita Carreira (PhD
                                 in Arts Education) Orientador de Ana Rita Carreira | Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - Atual | Pensamento crítico na aprendizagem da fotografia: Uma abordagem educativa pela cultura visual, Catarina Martins (PhD in Arts
                                 Education) Orientador de Catarina Martins | Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2020/01 - Atual | Empathy in dance teaching practices / A empatia na prática docente da dança, Ana Köhler (Doctoral Thesis in Arts Education) Orientador de Ana Vivian Köhler | Educação Artística (associação) (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2019/01 - Atual | Art therapy in the training of early childhood educators and primary teachers doctoral, Daniela Martins (PhD in Arts Education) Orientador de Daniela de Carvalho e Souza Martins  | Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2024 - 2025 | Casa portuguesa: Estórias a serem contadas, Georgina Furtado Franca (18 valores) Orientador de Georgina Furtado Franca | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2024 - 2025 | Desenhar em museus: Uma comparação entre os currículos português e internacional  de Cambridge no ensino secundário, Inês
                                 Murteira Vilares (20 valores) Orientador de Inês Murteira Vilares | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2024 - 2025 | A educação das artes na era da inteligência artificial: Em torno da consciência evolutiva por entre a cegueira da inovação,
                                 Diogo Afonso Cardoso Candeias Ferreira (20 valores) Orientador de Diogo Afonso Cardoso Candeias Ferreira | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2024 - 2025 | Espaço inventário, espaço inventado, Maria Luísa Santana Ramires Orientador de Maria Luísa Santana Ramires | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2023 - 2024 | Sob o contexto artístico: Aprender a comunicação da arte através do espaço expositivo Orientador de Joana Garcia Rolo Sá Fernandes de Vasconcelos | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2023 - 2024 | O lugar das artes visuais no contexto de um jardim de infância Waldorf, Ana Catarina da Costa Rito Dias Martins (18 valores) Orientador de Ana Catarina da Costa Rito Dias Martins | Educação Artística (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | 
| 2023 - 2024 | Os lugares da minha escola contam histórias, Joana Lobato de Carvalho Bruno Lagos (19 valores) Orientador de Joana Lobato de Carvalho Bruno Lagos, | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2023 - 2024 | Fazer o meu papel: Uma abordagem ecológica a partir da obra de Bordalo Pinheiro, Catarina Isabel Coelho de Oliveira e Silva
                                 Nobre (18 valores) Orientador de Catarina Isabel Coelho de Oliveira e Silva Nobre | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2022/09 - 2023/12 | Creating with what destroys the world: A project in Drawing A, 10th grade / Criar com o que destrói o mundo: Um projeto em
                                 Desenho A, 10.º ano, Bruno Miguel Luzio Andrade (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação
                                 de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2021/01 - 2023/12 | Layers of me: body, drawing and identity / Camadas de mim: corpo, desenho e identidade, Susana Lemos Ferreira de Nascimento
                                 (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º
                                 Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Susana Lemos Ferreira de Nascimento | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2022/09 - 2023/09 | How to make autoethnographic records in art education? / Como fazer registos autoetnográficos em educação artística? Ana Rita
                                 da Costa Barata (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística) Orientador de Ana Rita da Costa Barata | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/01 - 2023/04/20 | The school library: Cultural centre for the school and the community / A biblioteca escolar: Centro cultural da escola e da
                                 comunidade, Cláudia Cristina Almendra Gonçalves (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística) Orientador de Cláudia Cristina Almendra Gonçalves | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/01 - 2022/10 | Rediscovering symbolic drawing: Dialogues between the concrete and the abstract mediated by the time and the intimate / Redescoberta
                                 do desenho simbólico: Diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo, Jacinto Pereira Correia (Master's
                                 Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino
                                 Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Jacinto Pereira Correia | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/01 - 2022/10 | Gesturing in the practice of model drawing / A gestualidade na prática de desenho de modelo, Rui Fernando Martins da Silva
                                 (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º
                                 Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Rui Fernando Martins da Silva | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/01 - 2022/09 | Who am I? Developing identity as an artist through visual culture / Quem sou eu? Desenvolvimento da identidade enquanto artista
                                 através da cultura visual, Cláudia Filipa Ventura Correia (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools /
                                 Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Cláudia Filipa Ventura Correia | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/01 - 2022/09 | The little parts of me that I've collected from the world and that are now a story: Identity through visual narrative / As
                                 pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história: A identidade através da narrativa visual, Sara Filipa
                                 Malaquias Fazendeiro (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de
                                 Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Sara Filipa Malaquias Fazendeiro | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - 2022/09 | In search of perfection: Interpreting an artwork in a school context / Em busca da perfeição: Interpretação de uma obra em
                                 contexto escolar, Tito Samuel Chambino Caldeira (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação
                                 de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Tito Samuel Chambino Caldeira | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2021/01 - 2022/09 | What we see when we read: Comparative graphic languages / O que vemos quando lemos: Linguagens gráficas comparadas, Maria
                                 de Fátima Costa Cândido (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino
                                 de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Maria de Fátima Costa Cândido | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2021/01 - 2022/07 | Spoken landscapes: A correspondence between Portugal and São Tomé e Príncipe / Paisagens faladas: Uma correspondência entre
                                 Portugal e São Tomé e Príncipe, Ana Luísa Pinheiro Antunes (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools /
                                 Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Ana Luísa Pinheiro Antunes | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2022/01 - 2022/06 | Clothes are useless: Clothing as subject matter for learning illustration design / A roupa não serve para nada: O vestuário
                                 como matéria para a aprendizagem do desenho de ilustração (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools /
                                 Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Filipa Maria Antunes de Matos | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01/01 - 2022/02 | Memory conceived: Narrative as an approach in arts education / Memória concebida: A narrativa como abordagem na arte educação,
                                 Jossélia Cortez Lourenço (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística) Orientador | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01/01 - 2022/02 | Critical thinking and creativity in Armenian schools / Pensamento crítico e criatividade nas escolas arménias, Kayane Gavrilof
                                 (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística) Orientador | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01/01 - 2022/02 | In the belly of the whale: The game as a tool for education / Na barriga da baleia: O jogo como ferramenta para a educação,
                                 Ana Catarina Serrão Ferreira Mesquita (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística) Coorientador | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01/01 - 2022/02 | The letter as a pedagogical object / A carta como objecto pedagógico, Maria Lancastre e Távora The school library: cultural
                                 centre for the school and the community (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística) Orientador de Maria Lancastre e Távora | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01/01 - 2022/02 | Step by line: Diary of a young teacher / Passo a traço: Diário de uma jovem professora, Carolina Martins da Silva Soares Mendes
                                 (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística) Orientador de Carolina Martins da Silva Soares Mendes | Educação Artística (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - 2022/02 | From sounds to visual form: Music in visual education learning / Dos sons à forma: a Música na aprendizagem da Educação Visual,
                                 Inês Rodrigues Soares (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de
                                 Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Inês Rodrigues Soares | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2021/01 - 2022/02 | Basket Superhumans: Art and Inclusion / Basket Superhumans: Arte e Inclusão, Joana Xavier dos Santos (Master's Thesis in Teaching
                                 Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino
                                 Secundário) Orientador de Joana Xavier dos Santos | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2021/01 - 2022 | Communicating through image: Creating an IPSS visual identity / Comunicar pela imagem: Criação da identidade visual de uma
                                 IPSS, Catarina Silvestre de Matos (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado
                                 em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Catarina Silvestre de Matos | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2021/01 - 2021/12 | The space of things in space, in us and in drawing / O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho, Ana Araújo Amaral
                                 (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º
                                 Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Ana de Araújo e Amaral Marques | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - 2021/12 | Artivism and Multimedia: A proposal for curriculum integration in Citizenship Education / Artivismo e Multimédia: Uma proposta
                                 de integração curricular com Educação para a Cidadania, Miriam Ramos Coralejo  (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in
                                 Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Miriam Ramos Coralejo | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2021/01 - 2021/12 | Animated illustration of traditional Portuguese tales / Ilustração animada de contos tradicionais portugueses, Patricia Maria
                                 de Brito Pereira (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes
                                 Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Patricia Maria de Brito Pereira | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2021/01 - 2021/12 | Habit makes the artist: Between the portability and versatility of the graphic diary / O hábito faz o artista: Entre a portabilidade
                                 e a versatilidade do diário gráfico, Pedro Filipe do Carmo Gonçalves (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary
                                 Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Pedro Filipe do Carmo Gonçalves | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2020/04 - 2021/12 | Reexisting at Maré, Rio de Janeiro: moving from stories to histories and recreating identities, Fabián Vivar (Postdoctoral
                                 Thesis in Arts Education) Orientador de Fabián Andres Cevallos Vivar | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2020/01 - 2021/12 | Vocational training in graphic design: Image creation project for the school environment / O ensino profissional de design
                                 gráfico: Projeto de criação de imagem para meio escolar, Carla Sofia Camalhão Lopes de Oliveira (Master's Thesis in Teaching
                                 Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino
                                 Secundário) Orientador de Carla Sofia Camalhão Lopes de Oliveira | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2019/11 - 2021/12 | Identity through a toy translated into artistic creation / A identidade através do brinquedo traduzida em criação artística,
                                 Ana Filipa Vaz Teixeira (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino
                                 de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Ana Filipa Vaz Teixeira | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2021/01 - 2021/07 | Solidarity Toy / Brinquedo Solidário, Carolina Domingos Martins (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools
                                 / Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Carolina Domingos Martins | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2021/01 - 2021/06 | A journey through the world of plastic arts / Uma viagem pelo mundo das artes plásticas, Verónica Fabiola Chimbo Pereira (Master's
                                 Thesis in Pre-School Education / Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar) Orientador de Verónica Fabiola Chimbo Pereira | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal | 
| 2020/01 - 2021/06 | Raw portraits : A silence for two voices (Master Thesis in Drawing) Orientador de Cristiana Silva | Desenho (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2020/01 - 2021/04/12 | Living portraits: Experiencing the museum at school / Retratos vivos: Vi(ver) o museu na escola, Bruna Filipa Costa Mendes
                                 (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º
                                 Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Bruna Filipa Costa Mendes | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2018/09/01 - 2019/11/25 | This is the dawn I was expecting: Cultural identity through portraiture / Esta é a madrugada que eu esperava: Desenvolvimento
                                 da identidade cultural através do retrato, Ana Cristina Rodrigues Prazeres (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary
                                 Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Ana Cristina Rodrigues Prazeres | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2018/09/01 - 2019/11/25 | Learning by teaching: A painting workshop for young people at risk developed and applied by 12th grade visual arts students
                                 / Aprender ensinando: Uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12.º ano de artes
                                 visuais, Inês Azinhais de Lima (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em
                                 Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Inês Azinhais de Lima | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2019/01/01 - 2019/11/05 | The artist is one who looks upon the world's forms and truly sees them, through a conceptual lens and their creating hands
                                 / O artista é aquele que olha as formas do mundo com olhos de ver, espírito de conceber e mãos de criar, Maria Teresa Gomes
                                 da Silva Basílio (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes
                                 Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Maria Teresa Gomes da Silva Basílio | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2019/01/01 - 2019/11/05 | Jumping over the fence: Meetings between the visual arts subject and the art museum / Pular a cerca : Encontros entre a educação
                                 visual e o museu de arte, Catarina Soares e Sá (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação
                                 de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Catarina Soares e Sá | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2018/09/01 - 2019/11/05 | "Emotional'lie" Do I show or hide what I feel?" Expressing emotions through drawing / "Emocional'minto" Mostro ou escondo
                                 o que sinto? Demonstração das emoções através do desenho, Márcia Rafaela Costa Marques (Master's Thesis in Teaching Visual
                                 Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Márcia Rafaela Costa Marques | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2018/09/01 - 2019/11/04 | Everyday life in art: Visual arts project by 12th grade students / O quotidiano na arte: Projeto de Oficina de Artes com alunos
                                 do 12.º ano, Ana Patrícia Alonso Carlos Filipe (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação
                                 de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Ana Patrícia Alonso Carlos Filipe | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2017 - 2019/07/09 | Art and nature as starting points for the creative experience / A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência
                                 criativa, Maria Eduarda Simão Ribeiro (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado
                                 em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Maria Eduarda Simão Ribeiro | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2018/01/01 - 2019/02/25 | Recognition of the role of the arts in Cape Verde basic education: the case of Santa Catarina / Reconhecimento do papel das
                                 artes no ensino básico cabo-verdiano: caso de Santa Catarina, Arlinda Medina Lima (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação
                                 de Mestrado em Educação Artística) Orientador de Arlinda Medina Lima | Educação Artística (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal | 
| 2019 - 2019 | "Data Me" project: Information design to promote creativity / Projeto "Data Me": O design de informação na promoção da criatividade,
                                 Ana Filipa Domingues Mendes (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino
                                 de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Ana Filipa Domingues Mendes | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2016 - 2018/07/19 | Hunting for forms, hunting for details / À caça das formas, à caça do detalhe, Mónica Bachofen Lehrfeld (Master's Thesis in
                                 Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico
                                 e no Ensino Secundário) Orientador | Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2017/01/01 - 2018/01/26 | Potential contributions of the celebration of Carnival to the promotion of artistic and heritage education / Potenciais contributos
                                 da celebração do Carnaval para a promoção da educação artística e patrimonial, Cilene Sofia Rocha Gomes Fortes (Master's Thesis
                                 in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística) Orientador de Cilene Sofia Rocha Gomes Fortes | Educação Artística (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal | 
| 2017/01/01 - 2018/01/22 | The portraiture as an expression of memory through drawing / O retrato como expressão da memória através do desenho, Ana Sofia
                                 Santos de Souza (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes
                                 Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Ana Sofia Santos de Souza | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2015/01 - 2016/12 | "I can't draw" Expressive growth through drawing / "Não sei desenhar" Desenvolvimento da expressividade no desenho], Carlos
                                 Manuel Costa Domingos (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de
                                 Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Carlos Manuel Costa Domingos | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2015/01 - 2016/12 | Through action, the object is born: Plastic explorations in ecodesign / Da ação, nasce o objeto: Explorações plásticas em
                                 ecodesign, Idília Maria da Costa Ferreira da Silva (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação
                                 de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Orientador de Idília Maria da Costa Ferreira da Silva | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2015/01 - 2016/12 | Building a book cover as the consolidation of meaningful learning / Da construção da capa de um livro como a consolidação
                                 de aprendizagens significativas, Paula Cristina da Costa Silva Ferreira Vilela (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in
                                 Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Coorientador de Paula Cristina da Costa Silva Ferreira Vilela | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2015/01/09 - 2015/12/01 | Painting bridges between geometry and the artworks / Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte, Ana Maria Ribeiro
                                 Simões (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais
                                 no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Coorientador | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2014/09/01 - 2015/11/25 | Contemporary narratives of Neorealism: Drawing classes 11th grade / Narrativas contemporâneas do Neorrealismo : Exploração
                                 em Desenho A, 11.º ano, Maria Eduarda da Silva Mendes (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação
                                 de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Coorientador de Maria Eduarda da Silva Mendes | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2013/09/01 - 2014/01/09 | From the world to the classroom, from the classroom to the world: Strategies for curricular integration in Drawing, 12th grade
                                 / Do mundo para a sala de aula, da sala de aula para o mundo: Estratégias de integração curricular na disciplina de Desenho
                                 A do 12.º ano, Maria Teresa Coelho de Verdier (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação
                                 de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) Coorientador de Maria Teresa Coelho de Verdier | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/01/01 - 2025/05/27 | Organização do VI Seminário Internacional de Educação Artística: Educação Artística e Sustentabilidade: (Re)desenhando novos
                                 futuros para a humanidade, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto, Portugal com a colaboração de CIEBA, FBAUL,
                                 Lisboa, Portugal / Organisation of the 6th International Seminar on Art Education: Art Education and Sustainability: (Re)designing
                                 new futures for humanity, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto, Portugal in collaboration with CIEBA, FBAUL,
                                 Lisbon, Portugal (2025/05/27 - 2025/05/27) Seminário (Coorganizador) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
| 2024/01/01 - 2024/10/27 | XI Matéria Prima International Arts Education Congress (2024/10/25 - 2024/10/27) Congresso (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | 
| 2016/11/24 - 2016/11/24 | Franz Cížek and the Viennese Juvenile Art Conference, by Rolf Laven (2016/11/24 - 2016/11/24) Conferência (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2017/03/06 - 2017/03/08 | Vais para artes? Perspetivas académicas e profissionais para os alunos de artes do ensino secundário. Comunicação, intervenção
                                 e debate com alunos do 10º, 11º e 12º anos de artes visuais, artes do espetáculo e dança, a convite da diretora do Agrupamento
                                 de Escolas Tomás Cabreira, por sugestão da Professora Dulce Bulha. Grande Auditório da Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro,
                                 6, 7 e 8 de março de 2017. Outro | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/05/15 | Teaching Baroque to adolescents / Ensinar o Barroco a adolescentes, Carlos Manuel Vilhena Nunes Sobral Arguente principal | Carlos Manuel Vilhena Nunes Sobral  (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2023/03/27 | Art in the Renaissance: A didactic proposal / A arte no Renascimento: Uma proposta didática, Catarina dos Santos Midões Arguente principal | Catarina dos Santos Midões (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2023/01/19 | The use of literature in teaching the subject of History of Culture and Arts [O uso da literatura no ensino da disciplina
                                 de História da Cultura e das Artes], Francisco Manuel Lima Baptista de Ornelas Arguente principal | Francisco Manuel Lima Baptista de Ornelas (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2023/01/09 | The didactic importance of film in the history teaching-learning process [A importância didática do filme no processo de ensino
                                 aprendizagem da história], Sandra Carvalho Bentes Arguente principal | Sandra Carvalho Bentes (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2022/12/21 | The quiz in history teaching: Games as a way of consolidating learning in formative assessment [O quiz no ensino da história:
                                 Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa], Maria Margarida Schiappa da Silva Portela Margarido Arguente principal | Maria Margarida Schiappa da Silva Portela Margarido (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2022/10/19 | The art of the 19th century: The mirror of a new ideal of society [A arte do século XIX: O espelho de um novo ideal de sociedade],
                                 Inês Filipa Pereira da Silva Arguente principal | Inês Filipa Pereira da Silva (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2021 | The importance of art for history teaching: Examples in the classroom [A importância da arte para o ensino da história: Exemplos
                                 em sala de aula], Daniela Filipa Ramos Henriques Arguente principal | Daniela Filipa Ramos Henriques (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2018/11/20 | Art as a didactic resource of history: Some examples [A arte como recurso didático da história: Alguns exemplos], Ana Catarina
                                 Correia Filipe Arguente principal | Ana Catarina Correia Filipe (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2017/11/30 | The social and cultural transformations of the third quarter of the 20th century: The arts in the process of learning history
                                 [As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX: A arte no processo de aprendizagem da história],
                                 Leonor Graça Rocha Arguente principal | Leonor Graça Rocha (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | 
| 2016/12/19 | The scarred body as a canvas for artistic practice [O corpo marcado na base da prática artística],  Juliana Maria Monteiro
                                 Ribeiro Arguente principal | Juliana Maria Monteiro Ribeiro (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | ||
| 2019 - 2019 | VIII International Congress Matéria-Prima | National Society of Fine Arts | 
| 2018 - 2018 | VII International Congress Matéria-Prima | National Society of Fine Arts | 
| 2017/05/30 - 2017/05/31 | 4th Meeting of the Masters' Programmes in Teaching of the University of Lisbon: Being a teacher, today | Institute of Education of the University of Lisbon | 
| 2017 - 2017 | VI International Congress Matéria-Prima | National Society of Fine Arts | 
| 2016/11/24 - 2016/11/25 | 3rd Meeting of the Masters' Programmes in Teaching of the University of Lisbon: Being a teacher, today | Institute of Education of the University of Lisbon | 
| 2015/11/06 - 2015/11/07 | 2nd Meeting of the Masters' Programmes in Teaching of the University of Lisbon: Being a teacher, today | Institute of Education of the University of Lisbon | 
| 2014/10/24 - 2014/10/25 | 1st Meeting of the Masters' Programmes in Teaching of the University of Lisbon: Being a teacher, today | Institute of Education of the University of Lisbon | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | Matéria Prima | |
| 2019 - 2019 | Matéria-Prima (2182-9756) | CIEBA e FBAUL | 
| 2018 - 2018 | Matéria-Prima (2182-9756) | CIEBA e FBAUL | 
| 2017 - 2017 | Matéria-Prima (2182-9756) | CIEBA e FBAUL | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2017/09 - 2018/06 | At the invitation of the DGE, was part of the team of (six) educators responsible for conducting training sessions for teachers within the scope of Flexibility and Curricular Integration (agenda of the Portuguese Ministry of Education). These actions aim to train teachers who, in turn, will become educators of other primary and secondary teachers in schools, in the sense of implementing new pedagogical and assessment dynamics. In this context, has carried out actions from the North to the South of the country (Portugal). | Direção-Geral da Educação , Portugal | 
| 2015 - 2015 | Membro da equipa nomeada para a elaboração das duas PACC específicas para o Grupo 240 (Educação Visual, 2º ciclo do ensino básico) e para o Grupo 600 (Artes Visuais, 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário), a convite do IAVE, no âmbito da cooperação e consultoria de especialistas, requerida pelo Ministério da Educação. | IAVE Instituto de Avaliação Educativa, Portugal | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2019/09 - Atual | History of Visual Arts Teaching | Educação Artística (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2019/09 - Atual | Pedagogical Theories of Arts Education | Educação Artística (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2018/09 - Atual | Research Methodologies and Practices, PhD in Arts Education | Educação Artística (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2011 - Atual | Visual Arts and New Media | Educação Artística (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2010/02 - Atual | Visual Arts Didactics I | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2025/02 - 2025/06 | Aulas de Didática Específica IV (Educação Tecnológica) do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu | Didática Específica IV (Educação Tecnológica) (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2025/02 - 2025/06 | Aulas de Temas de Arte e Educação, UC optativa para todas as licenciaturas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | Temas de Arte e Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2024/09/01 - 2025/01/31 | Aulas de Didática Específica III (Educação Visual) do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu | Didática Específica (Educação Visual) (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2024/02 - 2024/06 | Aulas da UC Temas de Arte e Educação, optativa para todas as licenciaturas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | Temas de Arte e Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2023/02 - 2023/06 | Aulas da UC Temas de Arte e Educação, optativa para todas as licenciaturas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | Temas de Arte e Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2022/02 - 2022/06 | Aulas da UC Temas de Arte e Educação, optativa para todas as licenciaturas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | Temas de Arte e Educação (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2009/09 - 2017/07 | Taspestry | Belas Artes - Pintura (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2011 - 2012 | Art, Thinking and Edudation / Arte, Pensamento e Educação | Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Matéria Prima International Arts Education Congress Presidente / Vice-presidente | |
| 2017/09 - 2018/06 | At the invitation of the DGE, was part of the team of (six) educators responsible for conducting training sessions for teachers
                                 within the scope of Flexibility and Curricular Integration (agenda of the Portuguese Ministry of Education). These actions
                                 aim to train teachers who, in turn, will become educators of other primary and secondary teachers in schools, in the sense
                                 of implementing new pedagogical and assessment dynamics. In this context, has carried out actions from the North to the South
                                 of the country (Portugal). Consultor | Direção-Geral da Educação , Portugal | 
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/02/19 - 2025/02/19 | Arguente Principal do Relatório de Investigação (Doutoramento em Educação, Universidade Lusófona) intitulado "Visão transversal das Artes Visuais no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Práticas interdisciplinares envolvendo as Artes Visuais e a aquisição das Aprendizagens Essenciais em escolas da cidade de Lisboa" / Main Arguent of the Research Report (PhD in Education, Universidade Lusófona) entitled "Cross-cutting vision of the Visual Arts in the 1st and 2nd cycles of Basic Education: Interdisciplinary practices involving the Visual Art" | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
Distinções
            Outra distinção
| 1998 | Quadro de Honra da Escola Secundária Tomás Cabreira - Conclusão do 12.º ano com 18 valores Escola Secundária Tomás Cabreira, Portugal | 
