???global.info.a_carregar???
PhD in Sociology from Iscte- Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) in 2023. I studied the political appropriation of the notion of resilience and its role in transforming the European social model in the aftermath of the 2007/8 financial crisis and the global pandemic crisis in 2020, presenting a dissertation with the title: Everything is not gonna be alright: contributions to a critical perspective on social resilience. Graduated in Sociology in 2004 and finished a Master in Urban Studies in 2010, in both cases from Iscte-IUL. I am currently an integrated researcher at the Centre for Research and Studies in Sociology (Cies-IUL), integrating the line of research “Inequalities, Work and Well Being”, and guest assistant professor at Iscte-IUL, integrated in the Department of Political Science and Policies Public (ESPP). I am a researcher in studies in the areas of poverty and social inequalities, social protection, employment, and education, with an emphasis on evaluating policies aimed at reducing poverty and increasing the qualifications of disadvantaged social groups. I am co-author of articles in national and international publications, such as: “Labor relations under hardship in Europe: contributions for social resilience theory” (2023), “Fighting poverty in times of crisis in Europe: Is resilience a hidden resource for social policy?” (2022), “Welfare State Development in Portugal: From “Stage Zero” to the Post-Crisis “Leftist” Compromise against Austerity” (2019), “Crisis and Poverty in Portugal: resilience or social protection?” (2018), “Resilience: Moving from a “heroic” notion to a sociological concept” (2017), among others. My main research interests are: poverty, social inequalities and resilience; public policies; economic sociology and political economy; and education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandre Calado

Nomes de citação

  • Calado, Alexandre

Identificadores de autor

Ciência ID
3914-515F-14F3
Google Scholar ID
Hqu03nwAAAAJ
Researcher Id
LXW-1657-2024
Scopus Author Id
56406244300

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências Políticas
  • Ciências Sociais - Sociologia
Formação
Grau Classificação
2016/10/03 - 2023/05/24
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007/10/01 - 2010/02/23
Concluído
Estudos Urbanos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1999/10/01 - 2004/12/20
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2025/01/23 - 2026/01/22 Carta Educativa de Cascais
n.a.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Cascais
Em curso
2023/05/16 - 2025/12/31 Acompanhamento da Implementação, Monitorização e Avaliação da Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado
n.a
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Mafra
Em curso
2024/12/10 - 2025/12/11 Os níveis da descentralização na luta contra a pobreza: as novas competências municipais na acção social
CEXC/5707/2024
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal

European Anti Poverty Network, Portugal

Câmara Municipal de Moura, Portugal

Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social , Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
2024/10/01 - 2025/09/30 Avaliação da Educação Inclusiva
AM52400776
Investigador
IPPS-Iscte, Portugal
Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Em curso
2022/12/13 - 2024/09/30 Revitalização do Ensino Técnico e Profissional em Angola
FED/2017/387-453
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P
Concluído
2021/10/01 - 2022/09/30 Modelo de Avaliação de Políticas Públicas
POAT-77-2021-06
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ASSOCIAÇÃO ISCTE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO - CENTRO DE VALORIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAs, Portugal
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Concluído
2021/09/17 - 2022/09/16 Avaliação Intercalar do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)
1978003044
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Portugal

PPLL Consult , Portugal
Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Concluído
2021/06/08 - 2021/10/10 Avaliação intercalar do Modelo de Apoio à Vida Independente em Portugal
7/INR/2021
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
INR-INSTITUTO NACIONAL PARA A REABILITAÇÃO, I.P
Concluído
2021/01/01 - 2021/08/26 Estudo de requalificação e identificação de oportunidade de emprego dos trabalhadores afetados pelo fim da produção de eletricidade a partir de carvão nas centrais do Pego e de Sines
.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P
Concluído
2019/11/01 - 2021/06/30 Development of the Educational Charter and the Strategic Educational Plan of the Oeiras Council
na
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Município de Oeiras
Concluído
2020/04/07 - 2021/04/06 Informe Crisis COVID 19
---
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Bielefeld University, Alemanha

Institute for Advanced Studies, Áustria

Research Institute for Work and Society, Bélgica

Roskilde University, Dinamarca

Tampere University, Finlândia

Ecole des hautes études en santé publique , França

Centre for Health Policy and Management, Irlanda

Politecnico di Milano, Itália

Radboud University, Países Baixos

University of York, Reino Unido

Universidade de Jönköping, Suécia

Stockholm Gerontology Research Center, Suécia

Centre national de la recherche scientifique, França

Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Espanha
Centro de Ciencias Humanas y Sociales (CSIC)
Concluído
2020/12/03 - 2021/02/15 Caraterização do Movimento Mutualista Em Portugal
.
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
União das Mutualidades Portuguesas
Concluído
2019/05/13 - 2020/12/31 Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
na
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria-Geral do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. (SGMSESS)
Concluído
2014/03/01 - 2017/02/28 Patterns of resilience during socioeconomic crises among households in Europe
GA 613245
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Institute for Employment Research, Alemanha

University of Silesia, Polónia

University Complutense Madrid, Espanha

University Hertfordshire Business School, Reino Unido

Panteion University of Social and Political Sciences, Grécia

Middle East Technical University , Turquia

University of Lapland , Finlândia

National University of Ireland Maynooth, Irlanda
CE- Comissão Europeia
Concluído
2013/06/01 - 2015/05/31 Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2013/04/15 - 2013/12/31 O Combate ao Abandono Escolar Precoce em Portugal: Políticas e Práticas
Projecto nº 000358402011
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CE-Comissão Europeia
Concluído
2012/12/01 - 2013/03/31 Therapeutic consumptions of performance among young people: trajectories and information networks
PTDC/CS-SOC/118073/2010
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Calado, Alexandre; Capucha, Luís; Wódz, Kazimiera Maria. "Relações laborais sob pressão na Europa: contribuições para a teoria da resiliência social". Sociologia, Problemas e Práticas 103 (2023): 9-29. http://dx.doi.org/10.7458/spp202310328458.
    10.7458/spp202310328458
  2. Calado, A.; Capucha, L.; Wódz, K. M.. "Labour relations under duress in Europe: Contributions for social resilience theory". Sociologia, Problemas e Práticas 103 (2023): 9-29. https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/28458.
    Publicado • 10.7458/SPP202310328458
  3. Calado, A.; Capucha, L.; Gray, J.; Wódz, K.. "Fighting poverty in times of crisis in Europe: Is resilience a hidden resource for social policy?". Comparative Sociology 21 4 (2022): 447-472. https://brill.com/view/journals/coso/2/2/article-p423_15.xml?rskey=1qjJhk&result=1.
    Publicado • 10.1163/15691330-bja10058
  4. Dagdeviren, H.; Capucha, L.; Calado, A.; Donoghue, M.; Estêvão, P.. "Structural foundations of social resilience". Social Policy and Society 19 4 (2020): 539-552. https://www.cambridge.org/core/journals/social-policy-and-society/article/structural-foundations-of-social-resilience/C36F3975CC4E1F049866168C8FA94CD3.
    Publicado • 10.1017/S1474746420000032
  5. Capucha, L,; Nunes, N.; Calado, A.. "Artificial intelligence as a resilient tool for fighting inequalities in the COVID-19 crisis". European Journal of Engineering and Formal Sciences 4 2 (2020): 10-19. http://journals.euser.org/index.php/ejef/about.
    Publicado
  6. Calado, A.; Capucha, L.; Estêvão, P.. "Welfare state development in Portugal: from “stage zero” to the post-crisis “leftist” compromise against austerity". Comparative Sociology 18 5 (2019): 658-686. https://brill.com/view/journals/coso/coso-overview.xml.
    Publicado • 10.1163/15691330-12341515
  7. Estêvão, Pedro; Calado, Alexandre; Capucha, Luís. "Resiliência: de uma noção "heróica" a um conceito sociológico". Sociologia, Problemas e Práticas 2017 85 (2017): http://dx.doi.org/10.7458/spp20178510115.
    10.7458/spp20178510115
  8. Estêvão, P.; Calado, A.; Capucha, Luís. "Resilience: moving from a 'heroic' notion to a sociological concept". Sociologia, Problemas e Práticas 85 (2017): 9-25. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado • 10.7458/SPP20178510115
  9. Capucha, Luís; Estêvão, Pedro; Calado, Alexandre; Capucha, Ana Rita. "The Role of Stereotyping in Public Policy Legitimation: The Case of the pigs Label". Comparative Sociology 13 4 (2014): 482-502. http://dx.doi.org/10.1163/15691330-12341316.
    10.1163/15691330-12341316
  10. Capucha, Luís; Estêvão, P.; Calado, A.; Capucha, A.. "The role of stereotyping in public legitimation: the case of the PIGS label". Comparative Sociology 13 (2014): 482-502. http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/15691330-12341316.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.1163/15691330-12341316
Capítulo de livro
  1. Calado, A.; Capucha, Luís; Dagdeviren, H.; Donoghue, M.; Estêvão, P.. "Critical Perspectives on Resilience". In Poverty, Crisis and Resilience, 73-86. Cheltenham, Reino Unido: Edward Elgar, 2020.
    Publicado
  2. Estêvão, P.; Calado, A.; Capucha, L.. "The impact of the European crisis in vulnerable households in Europe". In Poverty, crisis and resilience, 37-56. Cheltenham, Reino Unido: Edward Elgar, 2020.
    Publicado • 10.4337/9781788973205.00011
  3. Calado, A.; Estêvão, P.; Capucha, L.. "Crise e pobreza em Portugal:resiliência ou proteção social?". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa, editado por Renato Miguel do Carmo; João Sebastião; Joana Azevedo; Susana da Cruz Martins; António Firmino da Costa, 53-66. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  4. Alvares, Maria; Calado, A.. "Insucesso e Abandono Escolar: os Programas de Apoio". In 40 anos de Políticas de Educação em Portugal: a construção do sistema democrático de ensino, editado por Maria de Lourdes Rodrigues, 197-231. Lisboa, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Capucha, Luís; Nunes, N.; Calado, A.. 2021. "‘Governmental response to the COVID-19 pandemic in Long-Term Care residences for older people: preparedness, responses and challenges for the future: Portugal". https://digital.csic.es/bitstream/10261/227275/3/210204_CSIC_covid_PORTUGAL.pdf.
    10.20350/digitalCSIC/13700
Edição de livro
  1. Carreiras, Helena; Calado, A.. Descentralização e Reorganização do Estado. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2020.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Capucha, Luís; Nunes, N.; Chainho-Pereira, J.; Calado, A.; Evaristo, T.. Jovens do Concelho de Sintra – condições de vida, atitudes e práticas. Sintra, Portugal: Câmara Municipal Sintra. 2022.
    Publicado
  2. Capucha, Luís; Calado, A.; Ferreira, G.. Estudo de Caracterização do Movimento Mutualista em Portugal. Lisboa, Portugal: União das Mutualidades Portuguesas. 2021.
    Publicado
Relatório
  1. Evaristo, T.; Calado, A.; Sousa, João Carlos; Sampayo, M.M.. 2023. Avaliação de Impacto do Projeto CA Oficina de Empregabilidade-Careers.
  2. Evaristo, T.; Calado, A.; Sousa, João Carlos; Sampayo, M.M.. 2023. Avaliação de Impacto do Projeto CA Careers-Oficinas de Empregabilidade.
  3. Capucha, Luís; Calado, A.; Marçal, G.; Evaristo, T.. 2021. Estudo de requalificação e identificação de oportunidade de emprego dos trabalhadores afetados pelo fim da produção de eletricidade a partir de carvão nas centrais do Pego e de Sines - Relatório Final. https://ciencia.iscte-iul.pt/projects/estudo-de-requalificacao-e-identificacao-de-oportunidade-de-emprego-dos-trabalhadores-afetados-pelo/1497.
  4. Capucha, Luís; Nogueira, J.; Querido, L.; Calado, A.; Godinho; Pedroso, P.; Evaristo, T.; Ferreira, J.; Pena, M.. 2021. Avaliação Intercalar do Modelo de Apoio à Vida Independente em Portugal - Sumário Executivo. https://www.inr.pt/documents/11309/51812/Avalia%C3%A7%C3%A3o+Intercalar+do+Modelo+de+Apoio+%C3%A0+Vida+Independente+Sum%C3%A1rio+Executivo/63daa900-91ac-46b0-a4cd-db68789613a0.
  5. Capucha, Luís; Calado, A.; Ferreira, G.. 2021. Estudo de Caracterização do Movimento Mutualista em Portugal - Relatório Final. https://mutualismo.pt/portal/anexos/noticias/docs/3473/livro_estudo_caracterizacao_mov_mutualista.pdf.
  6. Markus Promberger; Capucha, Luís; Meier, L.; Dagg, J.; Sengül, J.; Wódz, K; Aytekin, A.; et al. 2017. RESCuE (Patterns of Resilience during Socioeconomic Crisis among Households in Europe).
  7. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Abrantes, P.; Ávila, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2017. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  8. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2016. Longitudinal and biographical aspects of resilience: portuguese national report.
  9. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2016. Report on migration, ethnicity and resilience: portuguese national report.
  10. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2016. Report on social economy & household resilience: portuguese national report.
  11. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2016. The spatial dimension of household’s resilience : portuguese national report.
  12. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2016. Report on gender aspects of household resilience: portuguese national report.
  13. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2016. Resilient households and welfare state institutions : portuguese national report.
  14. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2016. Communities, participation & politics: portuguese national report.
  15. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2015. Cultural practices of resilient households: portuguese national report.
  16. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2015. National report on fieldwork: portuguese national report.
  17. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2015. Socio-economic practices of resilience: portuguese national report.
  18. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  19. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. Final comparative report. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  20. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Ávila, P.; Abrantes, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational challenges in southern europe. Equity and efficiency in a time of crisis (ECSE).
  21. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2014. Portugal state of the art report.
  22. Capucha, Luís; Calado, A.; Estêvão, P.. 2014. International State of the Art Report. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/11406.
  23. Alvares, Maria; Calado, A.; Estêvão, P.; Merlini, S.; Nalha, F.. 2014. Combate ao Abandono Escolar Precoce: Políticas e Práticas - Relatório Final do Projeto.
  24. Henriques, J. M.; Godinho; Calado, A.; Estêvão, P.; Pereira, C.; Salvado, A.; Cabrita, M.. 2012. Projeto Rede em Prática – Avaliação do Programa Rede Social 2010-2012. https://www.seg-social.pt/documents/10152/823442/Rede_Pratica_n_8_dezembro_2012.
  25. Brites, R.; Calado, A.; Estêvão, P.; Carvalho, J. M. ; Conceição, H.. 2011. Estudo de Avaliação e Acompanhamento dos Ensinos Básicos e Secundário – Relatório Final. https://planapp.gov.pt/estudos-avaliacao/avaliacao-e-acompanhamento-dos-ensinos-basico-e-secundario/.
  26. Duarte, I.; Calado, A.; Estêvão, P.; Alvares, Maria; Jordão, A. P.; Carvalho, J. M.. 2007. Estudo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário - Relatório 4.
  27. Capucha, Luís; Guerreiro, MD; Joaquim Bernardo; Madelino, F.; Calado, A.; undefined; Silva, A. R:. 2005. Formulação de Propostas de concepção estratégica das intervenções operacionais no domínio da inclusão social.
  28. Capucha, Luís; Evaristo, T.; Calado, A.; Salvado, A.; Alvares, Maria; Estêvão, P.; Pereira, A. A. ; et al. 2005. Estudo de Actualização da Avaliação Intercalar da Intervenção Estrutural de Iniciativa Comunitária EQUAL - Relatório Final. https://ec.europa.eu/employment_social/equal_consolidated/data/document/eva-pt-05.pdf.

Outros

Outra produção
  1. Vais ficar mesmo tudo bem? A ideologia implícita da resiliência e suas consequências nos regimes de proteção social.. 8º Encontro Anual de Economia Política. Economia Política para uma Vida Justa: Desafios teóricos e práticos. 2025. Calado, A.. https://www.economiapolitica.pt/encontro-2025.
  2. A Covid-19 e as ERPI: a primeira vaga. Forum de pesquisas cies-iscte Trabalho Científico e Pandemia. 2021. Capucha, Luís; Nunes, N.; Calado, A..
  3. Long-term care services during the pandemic crisis in Portugal: institutional challenges between structural change and public policies. 7th Workshop on the Socio-Economics of Ageing “Economics of long-term and informal care. 2021. Capucha, Luís; Nunes, N.; Sebastião, João; Calado, A.. https://7th.iwsea.pt/program/.
  4. The Covid-19 and the care-homes for the elderly. CIES Forum Research. 2021. Capucha, Luís; Nunes, N.; Calado, A.. https://cies.iscte.pt/np4/2853.html.
  5. Artificial intelligence as a resilient tool for fighting inequalities in the COVID-19 crisis. International Conference on Multidisciplinary Studies XXIII -. 2020. Capucha, Luís; Nunes, N.; Calado, A.. https://euser.org/icms23.
  6. A crise europeia e a resiliência como política social: resposta ilusória para problemas concretos?. Conferência ESPAnet Portugal 2019 - Política Social em Portugal Pós-Crise e Austeridade. 2019. Calado, A.; Capucha, Luís; Estêvão, P.. https://espanet-2019.eventqualia.net/pt/2019/inicio/.
  7. Crise socioeconómica e resiliência: resposta ilusória para problemas concretos?. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Calado, A.; Capucha, L.; Estêvão, P.. https://aps.pt/pt/x-congresso-portugues-de-sociologia/.
  8. Crise e Pobreza em Portugal: resiliência ou proteção social?. Fórum de Pesquisas CIES-IUL 2017 - Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. 2017. Calado, A.; Capucha, Luís; Estêvão, P.. https://www.iscte-iul.pt/eventos/1473/forum-de-pesquisas-ciesiul-2017-desigualdades-sociais-portugal-europa.
  9. Resilience: moving from a 'heroic' notion to a sociological concept. Household and Resilience in Times of Crisis. Final Scientific Conference of the RESCuE Project. 2017. Estêvão, P.; Calado, A.; Capucha, L..
  10. A construção de uma definição sociológica de resiliência: de uma noção heróica a um conceito crítico. IX Congresso Português de Sociologia. 2016. Estêvão, P.; Calado, A.; Capucha, L..
  11. Building up a critical concept of social resilience. European Sociological Association Research Network 09– Economic Sociology Midterm Conference. 2016. Estêvão, P.; Capucha, Luís; Calado, A.. https://www.europeansociology.org/research-networks/rn09-economic-sociology.
  12. Crisis and equity in Southern Europe's educational systems, tendencies and evolution. 12th Conference of the European Sociological Association. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Amândio, S.; Capucha, A.; Matias, A.R.; Abrantes, P.; et al.
  13. Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. RN 10 Sociology of Education, European Sociological Association (ESA) Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practices. 2014. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A..
  14. Resilience: a critical discussion of an emergent Concept in Social Sciences. Kongress der Deutschen Gesellschaft Fur Soziologie, Universitat. 2014. Capucha, L.; Estêvão, P.; Calado, A..
  15. Comunicação: Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practices. 2014. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A.. http://esa2014.iscte-iul.pt/.
  16. The Asymmetrical Educational Consequences of Economic Recession in Southern Europe. European Consortium for Political Research (ECPR), General Conference of 2013. 2013. Estêvão, P.; Capucha, Luís; Sebastião, João; Calado, A.; Capucha, A..
  17. Memórias e narrativas de militantes associativos dos séculos XX e XXI: trabalho, cultura e tecnologia. I Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal. 2013. Nunes, N.; Pereira, I.; Calado, A.. http://ihc.fcsh.unl.pt/pt/events-en/item/34707-i-congresso-de-hist%C3%B3ria-do-movimento-oper%C3%A1rio-e-dos-movimentos-sociais-em-portugal.
  18. O “Despacho 50”: a construção de uma medida de política educativa. II Encontro de Sociologia da Educação. 2011. Estêvão, P.; Calado, A.. https://sigarra.up.pt/flup/en/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=3648.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2025/03/17 - Atual Processo de Desenvolvimento e Modernização do Subsistema de Educação Pré-Escolar em Angola (2010-2024)
Coorientador de Joaquim Costa Caiombo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/12/03 - Atual ASD Children in Education: Perspectives of Parents on Institutional Inclusion Measures
Orientador de Ágata Rodrigues Luz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/11/29 - Atual What I am without seeing, what we build by seeing. The identity of the Self in acquired visual impairment and the influence of public policies. Challenges and Vulnerabilities.
Orientador de Maria Cristina da Costa Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/11/20 - Atual The influence of online social networks on productivity and employee well-being in the workplace
Orientador de Inês dos Santos Cardoso
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/11/19 - Atual Algorithmic Surveillance and the Attention Economy in the Construction of Identity in the Digital Era
Orientador de Wilson Luís Graciano Teixeira de Sousa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/11/10 - Atual Case study of an implementation of the EQAVET model
Orientador de Hugo Carlos Alves Andrade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/11/08 - Atual Social Inequality in acess to Basic Education in Guine Bissau: Region of Gabú Case Study
Orientador de Alfadjo Djau
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/11/05 - Atual Power relations and domination in surfing
Orientador de Mónica Wiesbaum de Paiva Boléo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/30 - Atual Trade unions and other social movements in Portugal: their relation with young people
Orientador de Maria Domingos Silva Carmo Neves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/22 - Atual Social Security Policy in Guinea-Bissau: Current Challenges and Future Perspectives.
Orientador de Bacar Cassamá
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/18 - Atual Integration of cultural expressions in the educational process
Orientador de Paulo João Cabeto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/09 - Atual Young people's perspectives on the school's role in promoting social participation
Orientador de Mafalda Alves Carneiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/09 - Atual The role of the Welfare State in the reception of asylum seekers/refugees in Portugal
Orientador de Beatriz Clemente Antunes Águas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/02 - 2025/07 Modernity and the Social Question Bachelor Degree in Social Work (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2025/02 - 2025/07 Theories and Methodologies of Planning and Evaluation in Education Doctorate Degree (PhD) in Policies of School Administration and Management (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/09 - 2025/01 Social Research Methodology Institutional Degree in Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Modernity and the Social Question Bachelor Degree in Social Work (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Theories and Methodologies of Planning and Evaluation in Education Doctorate Degree (PhD) in Policies of School Administration and Management (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Institutions in Contemporary Societies Master Degree in Sociology (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal