Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cecília Vieira Guerra
Nomes de citação
- Guerra, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3714-2E17-E4D0
- ORCID iD
- 0000-0002-2560-165X
- AuthenticusID
- R-000-3M3
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=ihigQZkAAAAJ
- Scopus Author Id
- 57189996213
Endereços de correio eletrónico
- cguerra@fc.up.pt (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Rua do Campo Alegre, 4169-007, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0002-2560-165X (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/02/24 - 2020/02/28
Concluído
|
Responsible Research and Innovation (Outros)
Belgrado University - Institute for Biological Research Siniša Stankovic , Sérvia
|
|
2008/05/01 - 2012/11/19
Concluído
|
Multimédia em Educação (Multimedia in Education) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved by unanimity with distinction and praise |
2009 - 2009
Concluído
|
Inglês Académico (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2002 - 2008
Concluído
|
Língua Inglesa - Waystage level (Outros)
Wall Street Institute, Portugal
|
|
2004/09/01 - 2007/07/01
Concluído
|
Comunicação e Educação em Ciência (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
" AVALIAÇÃO DO STORYBOARD E DA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO COURSEWARE Sere" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade / unanimously approved |
2006 - 2006
Concluído
|
Edição Digital de Imagem (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2004 - 2004
Concluído
|
Língua Inglesa, nível avançado (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2003 - 2003
Concluído
|
Animadora Escolar (Curso médio)
Centro de Formação de Professores de Caminha/Cerveira, Portugal
|
|
2002 - 2003
Concluído
|
Tecnologias de Comunicação Multimédia (Curso médio)
Microcamp Internacional de Viana do Castelo, Portugal
|
|
2002 - 2002
Concluído
|
Access 2000 (Outros)
Instituto Português da Juventude de Aveiro, Portugal
|
|
1997 - 2002
Concluído
|
Biologia e Geologia (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/15 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/05/06 - Atual | Member of the Scientific Council | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/28 - Atual | Investigador Nível 1 | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2015/09/01 - 2019/01/27 | Bolseira de Pós-Doutoramento (Investigação Científica) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2008/05 - 2012/08 | Bolseira de Doutoramento (Investigação Científica) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2010/10 - 2011/04 | Professora contratada (Professora contratada) | Ministério da Educação, Portugal |
2008/04 - 2008/05 | Prestação de serviços (Desenvolvimento de conteúdos) | Eduweb, S.G.P.S., SA, Portugal |
2003/07/01 - 2008/04/15 | Bolseira (Investigação Científica) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2005/01 - 2006/08 | Monitora (Monitora) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2001/09 - 2002/08 | Professora estagiária (Professora estagiária) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/09 - 2018/08 | Sustentabilidade dos resultados de investigação na inovação educativa no contexto universitário português
SFRH/BPD/103497/2014
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia |
2012/09 - 2014/11 | Estudo do desenvolvimento académico na universidade através de abordagens inovadoras de ensino, avaliação e feedback
PTDC/CPE-CED/117516/2010
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia |
2008/05 - 2012/09 | Formação de Professores de Ciências para o uso de tecnologias
SFRH/BD/42078/2007
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia |
2010/04/01 - 2011/06/30 | Evaluation of the quality of science education programmes that use web 2.0 tools for the professional development of science
teachers
Ação Integrada B-28/10
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
Concluído
|
2006/04 - 2008/04 | Investigação e praticas letivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interação
POCI/CED/58825/2004
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia |
2003/07 - 2006/04 | O Estado da Arte em Investigação em Educação em Ciência: um estudo de Índole Meta-Analítica
POCTI/CED/45497/2002
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology
in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature. BiblioLab ILC
UIDB/00194/2020
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/09/01 - Atual | EmpowerScienceEDU
Principal researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Em curso
|
2019/09/01 - Atual | Building on scientific literacy in evolution towards scientifically responsible Europeans (EuroScitizen) CA17127
CA17127
Investigador
|
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
2016/06 - 2019/12/31 | EduPARK - Mobile Learning, Augmented Reality and Geocaching in Science Education – an innovator design-based research project
PTDC/MHC-CED/0722/2014
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Em curso
|
2017/09 - 2019/10 | TangIn Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities
(Under the Erasmus+ Programme)
2017-1-PT01-KA201-035975
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Concluído
|
2004/12 - 2004/12 | Systematic Professional Development Through Sience Teacher Education Modules System
94343-CP-1-2001-1-COMENIUS-C21
Desenvolvimento técnico
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Propriedade Intelectual
Marca registada |
|
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/11/01 | The state of art regarding Scientists, Outreach and Evolution: A systematic literature review design | ICERI2020
(Maiorca, Espanha)
|
2020/09/10 | O admirável mundo novo da Comunicação de Ciência em Ciências da Educação: As Vozes dos Investigadores | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Online
XV CongreSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Liboa, Portugal)
|
2014 | Promoting Academic Development trough situated critical reflection | ATEE Annual Conference. Transitions in Teacher Education and Professional Identities
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Self-reflection on the Strengths, Weaknesses and Possibilities in the Academic Development of University Teachers | ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe"
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | The role of teacher’s written formative feedback on students’ critical thinking | The European Conference on Education 2014/IAFOR
The European Conference on Education 2014 (Brighton (UK), Reino Unido)
|
2014 | Formação de Professores do Ensino Básico em Tecnologia Educativa | 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Universidade da Extremadura (Badajos, Espanha)
|
2014 | Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “caso” da Microbiologia da Universidade de Aveiro | Conferência TRACER
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Inovação no ensino superior. Um estudo sobre o desenvolvimento académico | 3ª Conferência FORGES
FORGES (Recife (Brasil), Brasil)
|
2012 | Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware SERe® | International Conference New Perspetives in Science Education
(Florence (Itália), Itália)
|
2012 | Courseware SERe®: um recurso tecnológico desenvolvido no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável | Segunda Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação
(Braga, Portugal)
|
2012 | Formação de Professores de Ciências para Integração das Tecnologias: Articulação entre Duas Unidades Curriculares | Jornadas Práticas de Qualidade no Ensino e Aprendizagem
(Aveiro, Portugal)
|
2011 | Developing a community of practice on education for sustainable development: first steps towards the design of a storyboard | CEM&SIIE'2011 Joint Conference, "Old meets new – media in education"
ICEM & SIIE (Aveiro, Portugal)
|
2011 | Web 1.0 and Web 2.0 – An Anglo-Portuguese research project on the impact of using technology in Science Education programmes | ICEM&SIIE'2011 Joint Conference, "Old meets new – media in education"
ICEM & SIIE (Aveiro, Portugal)
|
2010 | Towards the definition of a teacher education program for the use of ICT tools in science teaching and learning | XIV IOSTE - International Organization for Science and Technology Education Proceedings
IOSTE (Bled (Eslovénia), Eslovénia)
|
2010 | Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware Sere | XIV IOSTE - International Organization for Science and Technology Education Proceedings
IOSTE (Bled (Eslovénia), Eslovénia)
|
2009 | Didaktosonline® e Flexquest©: Um Estudo de Usabilidade | Conferência Internacional de TIC na Educação
(Braga, Brasil)
|
2009 | Courseware SERe®: Technical and Didactic Evaluation | Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education
(Lisboa, Portugal)
|
2009 | Implementation of Educational Technology in Portuguese Primary Teacher Education Programs | EDULEARN09 Conference
EDULEARN (Barcelona (Espanha), Espanha)
|
2009 | Tecnologia Educativa na Formação de Professores de Ensino Básico – a análise da unidade curricular | XI International Symposium on Computers in Education
SIIE (Coimbra (Portugal), Portugal)
|
2009 | Courseware SERe®: finalidades e estratégias de exploração | XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania
(Castelo Branco, Portugal)
|
2009 | Exploradores no Courseware SERe® - “O Ser Humano e os Recursos Naturais” | XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania
(Portugal)
|
2008 | Avaliação técnica e didática do Courseware SERe® | V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências
(Aveiro, Portugal)
|
2008 | Formação de professores na integração das TIC em Portugal: “o caso” do ensino das Ciências” | II Congreso (Virtual y Presencial) sobre Educación y Sociedad del Conocimiento: Las Instituciones Educativas ante el reto
de las Nuevas Tecnologías en la Sociedad del Conocimiento
(Heredia (Costa Rica), Costa Rica)
|
2008 | Novos contextos de formação de professores de Ciências no Ensino Básico e Secundário – a utilização pedagógica do Second Life | Encontro sobre Web2.0
(Braga, Portugal)
|
2008 | Investigação e práticas letivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interação | Colóquio “Da Investigação à Prática: Interações e Debates”
(Aveiro, Portugal)
|
2007 | Evaluation of the storyboard and the development of Courseware SERe® | ICEM 2007 Conference
(Nicósia (Chipre), Chipre)
|
2007 | Science Education Research and School Practices: Building an online Community of practice | ICEM 2007 Conference
(Nicósia Chipre), Chipre)
|
2007 | Desenvolvimento de competências tecnológicas na formação inicial de professores: potencialidades da modalidade de blearning | II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e on-line
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Da ideia aos primeiros passos: Desenvolvimento do Courseware SERe®– O Ser Humano e os Recursos Naturais | V Encontro Ibero americano sobre Las Relaciones CTS em La Educación Científica
(Málaga (Espanha), Espanha)
|
2006 | Courseware SERe®: da conceção didática à produção tecnológica | 8th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2006)
SIIE (Léon Espanha), Espanha)
|
2005 | Epistemologia da Didática das Ciências: um estudo sobre o estado da Arte da Investigação | VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didática de las Ciencias Educación científica para la ciudadanía
(Granada (Espanha), Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Desenvolvimento profissional docente na educação profissional: possibilidades e desafios da formação continuada em serviço
Orientador de Cristiane da Silva
|
Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/02/01 - Atual | A integração da didática na formação de docentes de contabilidade no ensino superior (2021.05587.BD)
Orientador de Aline Alves
|
Programa Doutoral em Educação - Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/11/01 - Atual | A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: desenvolvimento de um recurso didático interativo (FCT - 2020.07278.BD)
Coorientador de Marina Mota
|
Programa Doutoral em Educação - Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/07/20 - Atual | Impacte das atividades práticas laboratoriais para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da biologia na escola superior
pedagógica do Namibe (Angola)
Coorientador de Lucrécia Prata
|
Programa Doutoral em Educação - Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/02/20 - 2021/02/20 | Educação sexual no 2ºCEB: Conceição e avaliação de uma sequência didática em ciências naturais
Orientador de Inês Ferreira
|
Ensino do 1º ciclo do ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico (2º ciclo) (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/12/02 - 2020/12/02 | Educação para a saúde no 2º CEB: conceção e avaliação de uma sequência didática sobre o efeito dos microrganismos na saúde
humana
Orientador de Ana Salomé de Sousa Carvalho
|
Ensino do 1º ciclo do ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico (2º ciclo) (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/11/14 | Educação para a sustentabilidade no 1ºCEB: desenvolvimento de uma sequência Didática sobre a separação de resíduos
Orientador de Juliana dos Santos Correia
|
Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/01/12 - 2021/01/12 | Evento "Comunicação de Ciência em Investigação em Educação | 2021"
12 de janeiro 2021
Site: https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=34536 (2021/01/12 - 2021/01/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/11/05 - 2020/11/06 | Supervisão 2020 - II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas.
5-6 novembro de 2020
Site: http://supervisao2020.web.ua.pt (2020/11/05 - 2020/11/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2016/01/01 - 2018/12/31 | Under Investigation: Psicologia&Educação@UA 2016/2017/2018
Objetivo: palestras sobre o trabalho de investigação realizado por docentes, alunos de pós-graduação e investigadores nos
domínios da Psicologia e da Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
Site: https://www.ua.pt/pt/cidtff/page/23093 (2016/01/02 - 2018/12/31)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/09/27 - 2018/09/27 | International Seminar “Innovative academic practices in higher education: How to make them more sustainable”, University of
Aveiro (Portugal): http://iaphe.web.ua.pt (2018/09/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal |
2013/10/26 - 2013/10/26 | Jornadas LCD - Avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. 26 outubro de 2013 (2013/10/26 - 2013/10/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2013 - 2013 | Simpósio Courseware SERe®: O Ser Humano e os recursos naturais. Investigação e Práticas de Formação. 22 de março de 2013 (2013/01/01 - 2013/12/31)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal |
2011 - 2011 | International Council for Educational Media (ICEM) and the International Symposium on Computers in Education (SIIE). 28 a
30 de setembro 2011 (2011/09/27 - 2011/09/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal |
2010 - 2010 | Simpósio TIC & Didática das Ciências. 7 de junho 2010 (2010/06/07 - 2010/06/07)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2010 - 2010 | I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. 8 e 9 de outubro 2010 (2010/10/08 - 2010/10/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal |
2008 - 2008 | Colóquio “Da Investigação à Prática: Interações e Debates”. 15 e 16 de fevereiro de 2008 (2008/02/01 - 2008/02/16)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | Ciclo de Palestras Under Investigation: Psicologia&Educação@UA. Universidade de Aveiro (DEP/ CINTESIS/CIDTFF)
Outro
|
|
2016 - 2016 | 5º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa/1st International Symposium on Qualitative Research. Porto: Universidade
do Porto (Portugal), 12 a 15 de Julho de 2016
Congresso
|
5º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa/1st International Symposium on Qualitative Research
Universidade do Porto (Portugal), 12 a 15 de Julho de 2016, Portugal
|
2016 - 2016 | Bloco 1.3. de Comunicações orais do V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS)
Congresso
|
V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | 3º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa
Congresso
|
3º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa
Universidade da Extremadura, Espanha
|
2013 - 2013 | Jornadas LCD - Avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Outro
|
Jornadas LCD - Avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa
Congresso
|
2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2009 | Experiences in Research: Academic Research Projects
Congresso
|
EDULEARN09
EDULEARN09, Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/06/18 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - Promoção da aprendizagem em Matemática e Ciências através de propostas
de trabalho interdisciplinares sobre a água
Arguente principal
|
Maria Catarina Canelas de Souza (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017/12/06 | Licenciatura em Química do IFMT na modalidade EAD: análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativo
Arguente principal
|
Marcelo Franco Leão (Outro)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2017/05/05 | Utilização de recursos digitais para o ensino da densidade e de geometria molecular no Ensino Médio
Arguente principal
|
Katiele Stefani Zotti (Outro)
Univates: Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2017 | Papel dos dispositivos móveis nas aprendizagens informais dos jovens com Trissomia 21: um estudo de caso
Arguente
|
Sofia Isabel Correia Reis (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2016 | Arguição de Tese de Doutoramento do estudo intitulado "Formação e Profissionalidade: um estudo na Formação Inicial de Professores do Ensino Básico em Moçambique" | Hilária Joaquim Matavele (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | A tradição na palma da mão: uma proposta didática para o pré-escolar centrada nas atividades práticas
Arguente principal
|
Sandra Isabel Lopes Valente (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | A tradição na palma da mão: uma abordagem didática com orientação EDS no pré-escolar | Eliana da Silva Henriques (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Desenvolvimento de um courseware didático para a abordagem do tópico menstruação no 2º CEB6 | David Duarte de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Educação Sexual em meio escolar: relação entre os currículos prescrito, real e experienciado: dimensões psicológica e sociológica | Soraia Pereira Marinheiro dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Arguição de Tese de Doutoramento do estudo intitulado "Formação e Profissionalidade: Um estudo na Formação Inicial de Professores
do Ensino Básico em Moçambique"
Arguente
|
Hilária Joaquim Matavele (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Arguição do Projeto de Doutoramento em Multimédia em Educaçãode intitulado “Modelos de integração de ferramentas e serviços multimédia na exploração de conteúdos de Ciências” | Fábio Ribeiro (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Arguição do Projeto de Doutoramento em Multimédia em Educação intitulado “Desenvolvimento de aplicações multimédia educativas que promovam o pensamento crítico: no pré-escolar e 1º CEB” | Beatriz de Jesus Rebelo (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/10/02 | Tendencies of Social Media Use in University Study Process
Arguente principal
|
Giedre Valunaite Oleškeviciene (Outro)
Mykolo Romerio Universitetas, Lituânia
Universidade de Aveiro, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/04/01 - Atual | 11th Global Engineering Education Conference (IEEE EDUCON2020) | University of Porto |
2020/01/01 - Atual | Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Open University and University of Aveiro |
2016/01/01 - Atual | The World Conference on Qualitative Research (WCQR) | Ludomedia |
2013/01/01 - Atual | Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) | Ludomedia |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2014 - Atual | Revista Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro |
2010/12/01 - Atual | Revista Corpus Latente na Internet (RCLI) | Universidade de Aveiro (CIDTFF) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019/06/07 - 2019/06/24 | Júri de concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Técnico de Investigação (BTI), para licenciado, no âmbito da instituição
de I&D, CIDTFF – Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”, UID/CED/00194/2019, com o apoio
financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais: https://www.ua.pt/pt/noticias/0/59262
Avaliador
|
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2016/05/18 - 2016/06/01 | Júri do concurso de Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto/instituição de I&D "EduPARK - Mobile Learning, Realidade
Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências - um projeto inovador de investigação e desenvolvimento", (refa PTDC/MHC-CED/0722/2014),
financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P., na sua componente Orçamento de Estado, e pelo Programa Operacional
Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
Avaliador
|
Universidade de Aveiro, Portugal Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/05/26 - 2023/09/14 | Membro do Conselho Científico da Universidade de Aveiro - Circunscrição C Lista "SUSTENTAR: Promover a Sustentabilidade da Investigação Científica (Cecília Guerra and Mónica Aresta)" https://www.ua.pt/en/conselhocientifico/eleicoes-2021 | Universidade de Aveiro, Portugal |
2005/09/01 - 2007/08/31 | Assembleia da Universidade de Aveiro (estudante de pós-graduação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2005 - 2007 | Assembleia do Departamento de Didática e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (estudante de pós-graduação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1999 - 2000 | Assembleia da Universidade de Aveiro (estudante de graduação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/03/01 - Atual | Unidade de Formação "Comunicação de ciência: para quê, para quem e como" | Curso não conferente de grau: Curso Avançado em Investigação Científica [Despacho n.º 16 – REIT / 2021] | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/02/01 - Atual | Unidade de Formação "Análise Qualitativa de Dados com o apoio do software WEBQDA" | Curso Avançado em Investigação Científica [Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto] (Diploma de especialização) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/06/22 - Atual | Webinar "Comunicação de Ciência Online: Como defender o meu projeto/a minha tese" | (Outros) | Universidade de Aveiro Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Portugal |
2019/09/01 - Atual | Disciplinas de “Prática Pedagógica Supervisionada” e “Seminário de Orientação Educacional” do Mestrado de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro | Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019/02/01 - Atual | Disciplina de “Didática e Desenvolvimento Curricular de Biologia e Geologia I” do Curso de Mestrado em 1º Ciclo do Ensino Básico e 2ºCEB Matemática e Ciências Naturais (2º ciclo de estudos) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro | Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/02/01 - Atual | Disciplina de “Seminário de Orientação Educacional” do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. | Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/01/01 - Atual | Disciplina de “TIC e Educação Básica” do Curso de Educação Básica (1º ciclo de estudos) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/03/01 - 2021/07/31 | Seminário em Didática de Ciências e Matemática | Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/09/01 - 2021/02/15 | Teorias e Práticas de Educação | Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019/09/01 - 2020/02/15 | Didática e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia I | Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019/01/01 - 2019/07/31 | Tic e Educação Básica | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019/01/08 - 2019/01/12 | “Short-term joint-staff training event” workshop held in Aveiro, Portugal, for the project “TangIn – Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts” (Project Nº: 2017-1-PT01-KA201-035975), within the ERASMUS+ Programme, Strategic Partnerships for School Education. | Programação tangível e inclusão em contexto educativo (Diploma de especialização) | Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2017 - 2017 | Curso/Escola de Outono SCoRE: Science Communication for Researchers in Education | Especialização (Diploma de especialização) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - 2014 | Curso de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Química. Ensinar e Aprender Através da Química da Água | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Departamento de Educação - Universidade de Aveiro, Portugal |
2010/10 - 2011/04 | Escola EB 2/3 de Aradas (Aveiro) - Professora de Biologia e Geologia | (Ensino básico 3º ciclo) | Ministério da Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Curso “Courseware SERe®. O Ser Humano e os Recursos Naturais” | Outra (Curso médio) | Universidade de Aveiro & BP, Portugal Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2009 - 2009 | Oficina “Exploração de Recursos Didáticos Informatizados, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável" | Oficina (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2005/09/01 - 2006/08/31 | Disciplina de Oficina de Informática da Licenciatura em Educação de Infância (pré-Bolonha) da Universidade de Aveiro | Educação de Infância (pré-Bolonha) (Licenciatura) | Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2004/02/01 - 2005/08/31 | Disciplina de Tecnologia Educativa da Licenciatura em Ensino Básico do 1º Ciclo (pré-Bolonha) da Universidade de Aveiro | Licenciatura em Ensino Básico do 1º Ciclo (pré-Bolonha) (Licenciatura) | Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/02/22 - Atual | European Science Education Research Association (ESERA): https://www.esera.org | Member |
2015/09/01 - Atual | Laboratório de Supervisão e Avaliação (LabSUA-CIDTFF) | Member |
2012/07 - Atual | Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS): http://aia-cts.web.ua.pt | |
2008/05 - Atual | Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) | |
2003/07 - Atual | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/05/06 - Atual | Scientific Council
The Scientific Council of the University of Aveiro is a unique scientific management body at the university, which includes
representatives of both University and Polytechnic education and representatives of the research units. Three standing committees
are in place to assist and advise the President: the Standing Committee for Education and Training, the Standing Committee
for Research and Development and the Standing Committee for Human Resources.
https://www.ua.pt/en/conselho-cientifico
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/06/24 - 2020/06/26 | Research Summit 2020 at University of Aveiro (Portugal): "Sea and Sustainability" June 24th, 25th and 26th [online]. Juri of pitch of PhD students of Education and Multimedia in Education: https://www.ua.pt/en/researchsummit/2020/page/26968 | Universidade de Aveiro, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2020/10/01 - 2021/08/31 | Tutor of the Programme of Scientific Initiation PIC-LEB [EmpowerScienceEdu project] | Daniela Marques |
2020/10/01 - 2021/08/31 | Tutor of the Programme of Scientific Initiation PIC-LEB [EmpowerScinceEdu project] | Sofia Marques |
2019/09/01 - 2020/08/31 | Tutor of the Programme of Scientific Initiation PIC-LEB [TangIn project] | Milene Oliveira |
2019/09/01 - 2020/08/31 | Tutor of the Programme of Scientific Initiation PIC-LEB [TangIn project] | Ana Rita Fernandes |
Distinções
Prémio
2024 | Melhor póster ENEC 2024 - A Biodiversidade na cidade de Aveiro: uma sequência didática em biologia do 10.o ano de escolaridade |
2018 | ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning for the EduPARK project (http://edupark.web.ua.pt)
Universidade de Aveiro, Portugal
|