???global.info.a_carregar???
Cecilia Guerra is Assistant Professor at University of Porto (Portugal). She holds a PhD in Multimedia in Education (2012), a Master¿s degree in Communication and Science Education (2007) and a Degree in Biology and Geology Teaching (2002). She has participated in several projects and has worked in diverse scientific events (with roles in the Organizing and Scientific Committees). She is currently an Invited Teacher Assistant in Initial and in-service Teacher Training in the areas of Science Didactics and Educational Technology. She has several publications in the areas of Science Education, Educational Technology, Academic Development and Research Sustainability. She is one of the authors of two National Brands - ¿The Human being and natural resources¿ (Nº435547) and ¿SCoRE ¿ Science Communication for Researchers in Education¿ (Nº MN622205 and Nº MN622206).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cecília Vieira Guerra

Nomes de citação

  • Guerra, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
3714-2E17-E4D0
ORCID iD
0000-0002-2560-165X
AuthenticusID
R-000-3M3
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=ihigQZkAAAAJ
Scopus Author Id
57189996213

Endereços de correio eletrónico

  • cguerra@fc.up.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Rua do Campo Alegre, 4169-007, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Formação
Grau Classificação
2020/02/24 - 2020/02/28
Concluído
Responsible Research and Innovation (Outros)
Belgrado University - Institute for Biological Research Siniša Stankovic , Sérvia
2008/05/01 - 2012/11/19
Concluído
Multimédia em Educação (Multimedia in Education) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by unanimity with distinction and praise
2009 - 2009
Concluído
Inglês Académico (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2002 - 2008
Concluído
Língua Inglesa - Waystage level (Outros)
Wall Street Institute, Portugal
2004/09/01 - 2007/07/01
Concluído
Comunicação e Educação em Ciência (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
" AVALIAÇÃO DO STORYBOARD E DA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO COURSEWARE Sere" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade / unanimously approved
2006 - 2006
Concluído
Edição Digital de Imagem (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2004
Concluído
Língua Inglesa, nível avançado (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2003 - 2003
Concluído
Animadora Escolar (Curso médio)
Centro de Formação de Professores de Caminha/Cerveira, Portugal
2002 - 2003
Concluído
Tecnologias de Comunicação Multimédia (Curso médio)
Microcamp Internacional de Viana do Castelo, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Access 2000 (Outros)
Instituto Português da Juventude de Aveiro, Portugal
1997 - 2002
Concluído
Biologia e Geologia (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05/06 - Atual Member of the Scientific Council Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/28 - Atual Investigador Nível 1 Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/01 - 2019/01/27 Bolseira de Pós-Doutoramento (Investigação Científica) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2008/05 - 2012/08 Bolseira de Doutoramento (Investigação Científica) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2010/10 - 2011/04 Professora contratada (Professora contratada) Ministério da Educação, Portugal
2008/04 - 2008/05 Prestação de serviços (Desenvolvimento de conteúdos) Eduweb, S.G.P.S., SA, Portugal
2003/07/01 - 2008/04/15 Bolseira (Investigação Científica) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2005/01 - 2006/08 Monitora (Monitora) Universidade de Aveiro, Portugal
2001/09 - 2002/08 Professora estagiária (Professora estagiária) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/09 - 2018/08 Sustentabilidade dos resultados de investigação na inovação educativa no contexto universitário português
SFRH/BPD/103497/2014
Fundação para a Ciência e Tecnologia
2012/09 - 2014/11 Estudo do desenvolvimento académico na universidade através de abordagens inovadoras de ensino, avaliação e feedback
PTDC/CPE-CED/117516/2010
Fundação para a Ciência e Tecnologia
2008/05 - 2012/09 Formação de Professores de Ciências para o uso de tecnologias
SFRH/BD/42078/2007
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e Tecnologia
2010/04/01 - 2011/06/30 Evaluation of the quality of science education programmes that use web 2.0 tools for the professional development of science teachers
Ação Integrada B-28/10
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
Concluído
2006/04 - 2008/04 Investigação e praticas letivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interação
POCI/CED/58825/2004
Fundação para a Ciência e Tecnologia
2003/07 - 2006/04 O Estado da Arte em Investigação em Educação em Ciência: um estudo de Índole Meta-Analítica
POCTI/CED/45497/2002
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/01/01 - Atual Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature. BiblioLab ILC
UIDB/00194/2020
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/09/01 - Atual EmpowerScienceEDU
Principal researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Em curso
2019/09/01 - Atual Building on scientific literacy in evolution towards scientifically responsible Europeans (EuroScitizen) CA17127
CA17127
Investigador
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2016/06 - 2019/12/31 EduPARK - Mobile Learning, Augmented Reality and Geocaching in Science Education – an innovator design-based research project
PTDC/MHC-CED/0722/2014
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Em curso
2017/09 - 2019/10 TangIn Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities (Under the Erasmus+ Programme)
2017-1-PT01-KA201-035975
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Concluído
2004/12 - 2004/12 Systematic Professional Development Through Sience Teacher Education Modules System
94343-CP-1-2001-1-COMENIUS-C21
Desenvolvimento técnico
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ambrósio, Susana; Ashby, B; Costa, António Pedro; Guerra, Cecilia; Santos, Ana; Williams, James; Yruela, Inmaculada. "The state of art regarding scientists, outreach and evolution: a systematic literature review design". 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.1668
  2. Pedrosa-de-Jesus, Helena; Guerra, Cecília; Watts, Mike. "Active co-constructive written feedback". Leon, 2019.
    Publicado • 10.1145/3362789.3362825
  3. Isabel Cabrita; Maria José Loureiro; Guerra, C.. "Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM". Trabalho apresentado em XIV Congresso SPCE: Ciências, Culturas e Cidadanias, Coimbra, 2018.
    Publicado
  4. Guerra, Cecilia; Costa, Nilza. "Educational innovations in Engineering education: sustainability of funded projects developed in Portuguese higher education institutions". Trabalho apresentado em 3rd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Aveiro, 2018.
    Publicado • 10.1109/cispee.2018.8593497
  5. Guerra, C.; Costa, N.. "Educational innovations in Engineering education: Sustainability of funded projects developed in Portuguese higher education institutions". 2018.
    10.1109/CISPEE.2018.8593497
  6. Mónica Lourenço; Michael Byram; Guerra, C.; Nilza Costa. "The supervision process as experienced by doctoral students and supervisors in a Portuguese Higher Education Institution: A case for supervisor development?". Trabalho apresentado em UKCGE Annual Conference 2017 – Postgraduate Education in the European Context: Successes, Challenges, Transitions and Futures, Porto, 2017.
    Publicado
  7. Nilza Costa; Enniz Oliveira; Guerra, C.; José Claudio Del Pino. "Química no 10º ano: perspectiva CTS em um manual escolar Português". Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Florianópolis, 2017.
    Publicado
  8. Enniz Oliveira; Knob A; I Chemin; Guerra, C.; Nilza Costa; José Claudio Del Pino. "Viés Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em livros didáticos de Química do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).". Trabalho apresentado em 36º Encontro de debates sobre ensino da química: novas e antigas práticas encontrando-se com a comunidade e sua criatividade em educação química, Pelotas, 2017.
    Publicado
  9. Guerra, C.; Nilza Costa. "Sustainability of educational research centered on innovation in Portuguese Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em The Higher Education Conference 2016, Amsterdam (Netherlands), 2016.
    Publicado
  10. Helena Pedrosa-de-Jesus; Guerra, C.; Ângela Cunha; Adelaide Almeida; Mike Watts. "Self-reflection on the Strengths, Weaknesses and Possibilities in the Academic Development of University Teachers". Trabalho apresentado em ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe", Porto, 2014.
    Publicado
  11. Guerra, C.; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Formação de Professores do Ensino Básico em Tecnologia Educativa". Trabalho apresentado em 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Badajos, 2014.
    Publicado
  12. Helena Pedrosa-de-Jesus; Guerra, C.; Aurora Moreira; Mike Watts. "The role of teacher’s written formative feedback on students’ critical thinking". Trabalho apresentado em The European Conference on Education 2014/IAFOR, Brighton (United Kingdom), 2014.
    Publicado
  13. Guerra, C.; Helena Pedrosa-de-Jesus; António Correia; Ângela Cunha; Adelaide Almeida; Watts, Mike. "Promoting Academic Development trough situated critical reflection". Trabalho apresentado em ATEE Annual Conference Transitions in Teacher Education and Professional Identities, Braga, 2014.
    Publicado
  14. Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; António Moreira. "Desenvolvimento de um esquema referencial de formação de professores de ciências para o uso de tecnologias". Trabalho apresentado em 9º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Girona, 2013.
    Publicado
  15. Helena Pedrosa-de-Jesus; António Correia; Sónia Mendo; Ângela Cunha; Adelaide Almeida; Guerra, Cecília Vieira. "Inovação no ensino superior. Um estudo sobre o desenvolvimento académico". Trabalho apresentado em 3ª Conferência FORGES, Recife, 2013.
    Publicado
  16. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Pedro Costa. "Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware SERe®". Trabalho apresentado em International Conference New Perspetives in Science Education, Florence, 2012.
    Publicado
  17. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Technology Enhanced Science Education: a design framework for primary teacher education courses". Trabalho apresentado em ICEM&SIIE'2011 Joint Conference, "Old meets new – media in education", Aveiro, 2011.
    Publicado
  18. Ticiana Tréz; Vânia Carlos; Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira; Tréz, Ticiana; Carlos, Vânia; et al. "Developing a community of practice on education for sustainable development: first steps towards the design of a storyboard". Trabalho apresentado em ICEM&SIIE'2011 Joint Conference, "Old meets new – media in education", Aveiro, 2011.
    Publicado
  19. Lúcia Pombo; Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Hoath, Leigh; Howard, Dave; Smith, Malcolm. "Web 1.0 and Web 2.0 – An Anglo-Portuguese research project on the impact of using technology in Science Education programmes". Trabalho apresentado em ICEM&SIIE'2011 Joint Conference, "Old meets new – media in education", Aveiro, 2011.
    Publicado
  20. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Towards the definition of a teacher education program for the use of ICT tools in science teaching and learning". Trabalho apresentado em XIV IOSTE - International Organization for Science and Technology Education, Bled, 2010.
    Publicado
  21. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Pedro Costa; Luís Reis. "Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware Sere". Trabalho apresentado em XIV IOSTE - International Organization for Science and Technology Education, Bled, 2010.
    Publicado
  22. Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; António Moreira; Francislê Neri de Souza. "Integração das TIC no Ensino das Ciências com enfoque CTS". 2010.
  23. Pedro Costa; Maria João Loureiro; Luís Reis; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira. "Courseware SERe®: Technical and Didactic Evaluation". Trabalho apresentado em Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education, Lisboa, 2009.
    Publicado
  24. Pedro Costa; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Luís Reis. "Courseware SERe® - O Ser Humano e os Recursos Naturais: da ideia à primeira versão". Trabalho apresentado em Challenges 2009 - Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2009.
    Publicado
  25. Fernanda Nogueira; Guerra, Cecília Vieira; Margarida Lucas; Jaime Ribeiro; António Moreira; Francislê Neri de Souza; Pedro Costa. "Diversidade, Inovação e Credibilidade na Web: Estratégias em Contexto de Divulgação". Trabalho apresentado em Challenges 2009 - Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2009.
    Publicado
  26. Jaime Ribeiro; Fernanda Nogueira; Guerra, Cecília Vieira; Margarida Lucas. "Didaktosonline® e Flexquest©: Um Estudo de Usabilidade". Trabalho apresentado em Challenges 2009 - Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2009.
    Publicado
  27. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Implementation of Educational Technology in Portuguese Primary Teacher Education Programs". Trabalho apresentado em EDULEARN09 Conference, Barcelona, 2009.
    Publicado
  28. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Tecnologia Educativa na Formação de Professores de Ensino Básico – a análise da unidade curricular". Trabalho apresentado em XI International Symposium on Computers in Education (SIIE-2009), Coimbra, 2009.
    Publicado
  29. Patrícia Sá; Isabel Pinheiro Martins; Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Pedro Costa; Luís Reis. "Courseware SERe®: finalidades e estratégias de exploração". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  30. Pedro Costa; Maria João Loureiro; Luís Reis; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; Isabel Pinheiro Martins. "Exploradores no Courseware SERe®- “O Ser Humano e os Recursos Naturais”". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  31. Ribeiro, Jaime; Francislê Neri Souza; Nogueira, Fernanda; Moreira, António; António Costa; Cecília Guerra; Margarida Lucas. "DidaktosOnLine® e Flexquest©: um Estudo de Usabilidade". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges’2009, Braga, 2009.
    Publicado
  32. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Formação de professores na integração das TIC em Portugal: “o caso” do ensino das Ciências”". Trabalho apresentado em II Congreso (Virtual y Presencial) sobre Educación y Sociedad del Conocimiento: Las Instituciones Educativas ante el reto de las Nuevas Tecnologías en la Sociedad del Conocimiento, Heredia, 2008.
    Publicado
  33. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; Maria João Loureiro; Pedro Costa. "Avaliação técnica e didática do Courseware SERe®". Trabalho apresentado em Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável. V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, Aveiro, 2008.
    Publicado
  34. Olga Cação; Luís Pedro; Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Novos contextos de formação de professores de ciências do ensino básico e/ou secundário: a utilização pedagógica do Second life". Trabalho apresentado em Encontro sobre Web 2.0, Braga, 2008.
    Publicado
  35. Maria João Loureiro; Luís Marques; Margarida Marques; Guerra, Cecília Vieira; Teresa Oliveira; Isabel Chagas; António Neto; et al. "Investigação e práticas letivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interação". Trabalho apresentado em Colóquio “Da Investigação à Prática: Interações e Debates”, Aveiro, 2008.
    Publicado
  36. Maria João Miranda Nazaré Loureiro; Luís Manuel Ferreira Marques; Margarida Morais Marques; Cecília Guerra; Teresa Oliveira; Isabel Chagas; António Neto; et al. "Investigação e Práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interação". Trabalho apresentado em Colóquio "Da investigação à prática: Interacções e debates", Aveiro, 2008.
    Publicado
  37. Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. "Evaluation of the storyboard and the development of Courseware SERe®". Trabalho apresentado em ICEM 2007 Conference, Nicosia, 2007.
    Publicado
  38. Maria João Loureiro; António Neto; Teresa Oliveira; Isabel Chagas; Teresa Bettencourt; Marília Cid; Luís Marques; et al. "Science Education Research and School Practices: Building an online Community of practice". Trabalho apresentado em ICEM 2007 Conference, Nicosia, 2007.
    Publicado
  39. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Investigação em Educação em Ciência e sua orientação dominante: teoria, prática ou políticas?". Trabalho apresentado em XII ENEC - Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior, Vila Real, 2007.
    Publicado
  40. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Orientações da Investigação em Educação em Ciência e Tipos de Investigação". Trabalho apresentado em XII ENEC - Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior, Vila Real, 2007.
    Publicado
  41. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Orientações da Investigação em Educação em Ciência e Contextos da Investigação". Trabalho apresentado em XII ENEC - Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior, Vila Real, 2007.
    Publicado
  42. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Orientações da Investigação em Educação em Ciência e Áreas Disciplinares de Referência". Trabalho apresentado em XII ENEC - Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior, Vila Real, 2007.
    Publicado
  43. Fátima Paixão; Joaquim Bernardino Lopes; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Linhas dominantes de investigação em Educação em Ciência: caracterização e evolução ao longo de uma década". Trabalho apresentado em XII ENEC - Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior, Vila Real, 2007.
    Publicado
  44. Paixão, Fátima; Lopes, Bernardino; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António. "Linhas dominantes de investigação em educação em ciência: caracterização e evolução ao longo de uma década". 2007.
  45. Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António. "Orientações da investigação em educação em ciência e tipos de investigação". 2007.
  46. Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António. "Investigação em educação em ciência e sua orientação dominante: teoria, prática ou políticas?". 2007.
  47. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. "Da ideia aos primeiros passos: Desenvolvimento do Courseware SERe®– O Ser Humano e os Recursos Naturais". Trabalho apresentado em V Encontro Ibero americano sobre Las Relaciones CTS em La Educación Científica, Málaga, 2006.
    Publicado
  48. Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. "Courseware SERe®: da conceção didática à produção tecnológica". Trabalho apresentado em 8th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2006), Leon, 2006.
    Publicado
  49. Francislê Neri de Souza; António Moreira; Maria João Loureiro; Guerra, Cecília Vieira. "Challenges to the implementation of CFT in initial and in-service teacher education". Trabalho apresentado em Current Developments in Technology-Assisted Education, Sevilha, 2006.
    Publicado
  50. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Epistemologia da Didática das Ciências: um estudo sobre o estado da Arte da Investigação". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didática de las Ciencias Educación científica para la ciudadanía, Granada, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fátima Pires; Cecília Guerra. "Os metais na cidade de Oliveira do Bairro: uma sequência didática para o ensino secundário de Química". Revista de Ensino de Ciências e Matemática (2023): https://doi.org/10.26843/rencima.v14n5a06.
    10.26843/rencima.v14n5a06
  2. Ana Carolina do Nascimento Ramos; Marina de Lira Pessoa Mota; Cecília Vieira Guerra; Cristina Manuela Sá. "A EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE EM PORTUGAL: UMA PERSPETIVA A PARTIR DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS PORTUGUESES". Investigações em Ensino de Ciências (2023): https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p176.
    10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p176
  3. Daniela Marques; Teresa B. Neto; Cecília Guerra; Floriano Viseu; Ana Paula Aires; Marina Mota; Ascensão Ravara. "A STEAM Experience in the Mathematics Classroom: The Role of a Science Cartoon". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13040392.
    10.3390/educsci13040392
  4. Ramos, A. C. N.; Mota, M.; Guerra, C.; Sá, C. M.. "[Health Education in the first years of school in Portugal: a perspective from official Portuguese curricular documents]". Investigações em Ensino de Ciências 28 1 (2023): 176-189. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3075.
    Publicado
  5. Lopes, Betina; Ferreira, C.; Guerra, C.; Oliveira, D.; Piacentini, V.; Costa, N.. "Monitorização da produção científica de um Centro de Investigação: Uma abordagem metodológica com recurso à referencialização". Research, Society and Development (2022):
    Submetido
  6. Lopes, Betina; Ferreira, C.; Guerra, C.; Oliveira, D.; Piacentini, V.; Costa, N.. "Monitorização da produção científica de um Centro de Investigação: Uma abordagem metodológica com recurso à referencialização. | Monitoring the scientific output of a Research Center: A methodological approach using benchmarking.". Research, Society and Development (2022):
    Submetido
  7. Cecília Guerra; Nilza Costa. "Can Pedagogical Innovations Be Sustainable? One Evaluation Outlook for Research Developed in Portuguese Higher Education". Education Sciences 11 11 (2021): 725-725. https://doi.org/10.3390/educsci11110725.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci11110725
  8. Guerra, C.; Nilza Costa. Autor correspondente: Guerra, C.. "Can pedagogical innovations be sustainable? One evaluation outlook for research developed in Portuguese higher education". Education Sciences (2021):
    Aceite para publicação
  9. Cecília Guerra. "Sustentabilidade da investigação em educação: da concepção à implementação de um referencial". Práxis Educacional (2021): https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8819.
    10.22481/praxisedu.v17i48.8819
  10. Mota, M.; Sá, C.M.; Guerra, C.. "Comics in science communication and education: A systematic literature review,La bande dessinée dans la communication scientifique et l’éducation: Une revisión systématique de la littérature,A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: Uma revisão sistemática da literatura,El cómic en la comunicación científica y la educación: Una revisión sistemática de la literatura". Revista Lusofona de Educacao 51 51 (2021): 99-119. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85111028472&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle51.07
  11. Isabel Cabrita; Maria José Loureiro; Guerra, C.. "Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn". Medi@ções 8 2 (2020): 42-62. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/267.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Leão, Marcelo Franco; Oliveira, Eniz Conceição; Guerra, Cecília; Del Pino, José Claudio. "Estudo dos alimentos na educação de jovens e adultos e o ensino de química". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 7 17 (2020): 350. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3704.
    10.26568/2359-2087.2020.3704
  13. Guerra, C.; Filipe Moreira; Maria José Loureiro; Isabel Cabrita. "Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos para a formação contínua de professores". Revista APEduC 1 1 (2020): 100-114. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/13.
    Publicado
  14. Sa, Maria Helena Araujo e; Costa, Nilza; Guerra, Cecilia; Lopes, Betina; Lourenco, Monica; Pinto, Susana. "University of Aveiro, Portugal". Doctorate as Experience in Europe and Beyond: Supervision, Languages, Identities (2020): https://publons.com/wos-op/publon/41038710/.
  15. Guerra, C.; Moreira, Filipe T.; Loureiro, Maria José; Cabrita, Isabel. "Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM - contributos do projeto para a formação continuada de professores". APEduC Revista/ APEduC Journal 1 1 (2020): 100-114. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/13.
  16. Correia, Juliana; Guerra, C.. "“Separa que o Planeta Repara”: proposta de uma sequência didática sobre separação de resíduos sólidos". Indagatio Didactica 11 4 (2019): 301-323. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10645.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Eniz Conceição Oliveira; Cecília Guerra; Nilza Costa; José Claudio Del Pino. "Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação". Ciência & Educação (Bauru) 24 4 (2018): 891-910. https://doi.org/10.1590/1516-731320180040006.
    10.1590/1516-731320180040006
  18. Helena Pedrosa-de-Jesus; Guerra, C.. "Teachers’ written formative feedback on students’ critical thinking: A case study". Journal of Education 9 1 (2018): 3-22.
    Publicado
  19. Guerra, C.; António Moreira; Rui Vieira; Moreira, A.; Vieira, R.. "Technological pedagogical content knowledge development: integrating technology with a Research Teaching Perspective". Digital Education Review 32 32 (2017): 85-96. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85045650737&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  20. Pedrosa-de-Jesus, Helena; Guerra, Cecília; Watts, Mike; Jesus, Helena Pedrosa de. "University teachers’ self-reflection on their academic growth". Professional Development in Education 43 3 (2017): 454-473. http://hdl.handle.net/10773/22180.
    Publicado • 10.1080/19415257.2016.1194877
  21. Pombo, L.; Marques, M.M.; Lucas, M.; Carlos, V.; Loureiro, M.J.; Guerra, C.. "Moving learning into a smart urban park: Students' perceptions of the Augmented Reality EduPARK mobile game". Interaction Design and Architecture(s) 35 (2017): 117-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85047063534&partnerID=MN8TOARS.
  22. Leão, M.F.; Oliveira, E.C.; Guerra, C.; Del Pino, J.C.; Marcelo F Leão; Enis C Oliveira; J C Del Pino. "Teaching models and learning experimenting with chemistry: Possibilities to promote Brazilian youngster and adult¿s learning with meaning". Journal of Science Education 18 2 (2017): 97-101. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85024095729&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  23. Guerra, C.; Sá, P.; Teja, R.; Ribeiro, J.. "A Permeabilidade entre as Fronteiras das Ciências Sociais e Humanas: A interação de conhecimentos na investigação qualitativa". Fronteiras 6 4 (2017): 11-17. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85041184948&partnerID=MN8TOARS.
    10.21664/2238-8869.2017v6i4.p11-17
  24. Guerra, Cecilia; Moreira, Antonio; Vieira, Rui. "Technological pedagogical content knowledge development: integrating technology with a Research Teaching Perspective". Digital Education Review (2017): https://publons.com/wos-op/publon/6195526/.
  25. Pombo, Lucia; Marques, Margarida Morais; Lucas, Margarida; Carlos, Vania; Loureiro, Maria Joao; Guerra, Cecilia. "Moving learning into a smart urban park: students' perceptions of the Augmented Reality EduPARK mobile game". Interaction Design and Architecture (2017): https://publons.com/wos-op/publon/21349518/.
  26. Jaime Moreira Ribeiro; Guerra, C.; Patrícia Sá. "Neri de Souza, F.; Neri de Souza, D. & Costa, AP (Orgs.).(2015). Investigação qualitativa: inovação, dilemas e desaÍos. Volume 2. Aveiro: Ed. Ludomedia (170 pág)". Revista Lusófona de Educação 34 (2016): 211-214. https://www.redalyc.org/pdf/349/34949759014.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  27. Guerra, C.; Costa, N.. "Sustentabilidade da investigação educacional: Contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações". Revista Lusofona de Educacao 34 34 (2016): 13-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014654023&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Guerra, C.; Patrícia Sá; António Costa. "Edição Especial Editorial Indagatio Didactica CIAIQ2015. Contributos da investigação educacional no Ensino Superior. Reflexões emergentes do contexto Brasileiro". Indagatio Didactica 6 4 (2015): 1-1.
    Publicado
  29. Guerra, C.; António Correia; Helena Pedrosa-de-Jesus; Guerra, Cecília; Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Forma; Correia, António; Universidade de Aveiro/Departamento de Biologia, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM); Pedrosa-de-Jesus, Helena; Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Centro de Investigação Didática e Tecnologia. "Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “caso” da Microbiologia da Universidade de Aveiro". Indagatio Didactica 6 1 (2014): 292-311. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2686.
    Publicado
  30. Guerra, C.; Rui Marques Vieira; António Moreira. "Desenvolvimento de um esquema referencial de formação de professores de ciências para o uso de tecnologias". Revista Enseñanza de las Ciencias nº extra (2013): 2136-2141.
    Publicado
  31. Patrícia Sá; Guerra, C.; António Pedro Costa; Maria João Miranda Nazaré Loureiro; Rui Vieira; Guerra, Cecília Vieira; Pedro Costa; et al. "Courseware SeRe - um recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores". Indagatio Didactica 5 4 (2013): 96-120. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2568.
    Publicado
  32. Guerra, Cecília Vieira; Lúcia Pombo; António Moreira. "Innovative technologies in science teaching". Primary Science 120 Nov/Dec (2011): 26-28. http://www.ase.org.uk/journals/primary-science/2011/11/120/.
    Publicado
  33. Lúcia Pombo; Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Smith, Malcolm; Hoath, Leigh; Howard, Dave. "Evaluation of the quality of Science Education programmes that use Web 2.0 tools – an Anglo-Portuguese Research Project". Revista Educação, Formação & Tecnologias Extra (2011): 28-36. http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/219/122.
    Publicado
  34. Pombo, L.; Guerra, C.; Moreira, A.; Smith, M.; Hoat, L.; Howard, D.. "Evaluation of the quality of Science Education programmes that use Web 2.0 tools". Educação, Formação & Tecnologias (2011): 28-36. http://eft.educom.pt..
    Publicado
  35. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Vieira; Pedro Costa; Luís Reis. "Desenvolvimento de recursos didáticos informatizados no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. O exemplo do Courseware SERe®". Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 7 Extra (2010): 330-345. http://reuredc.uca.es/index.php/tavira/article/viewFile/50/48.
    Publicado
  36. Sa, Patricia; Guerra, Cecilia; Martins, Isabel P.; Loureiro, Maria Joao; Vieira, Rui; Costa, Antonio Pedro; Reis, Luis Paulo. "DIGITAL EDUCATIONAL RESOURCES CONCEIVED ACCORDING TO EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT. THE CASE OF COURSEWARE SeRe". Revista Eureka Sobre Enseñanza Y Divulgación de Las Ciencias (2010): https://publons.com/wos-op/publon/26901160/.
    10.25267/REV_EUREKA_ENSEN_DIVULG_CIENC.2010.V7.IEXTRA.14
  37. Sá, Patrícia; Guerra, C.; Martins, I.P.; Loureiro, M.J.; Vieira, R.; Costa, A. P.; Reis, L. P.. "Desenvolvimento de recursos didácticos informatizados no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. O exemplo do Courseware Sere.". Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 7 (2010): 330-345.
    Publicado
  38. António Cachapuz; Fátima Paixão; Joaquim Bernardino Lopes; Guerra, Cecília Vieira. "Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências: Linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”". ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 1 1 (2008): 27-49. http://alexandria.ppgect.ufsc.br/publicacoes-2008/v1-n1-032008/.
    Publicado
  39. Guerra, Cecília. "Epistemologia da didáctica das ciências : um estudo sobre o estado da arte da investigação". Enseñanza de las Ciencias. Número Extra (2005): https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp280epidid.pdf.
  40. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Epistemologia da didáctica das ciências : um estudo sobre o estado da arte da investigação". Revista Enseñanza de las Ciencias nº extra (2005): 1-4. http://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/1430/1/Epistemologia%20da%20didactica%20das%20ciencias.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Guerra, C.. "(H)À Educação: é fundamental promover a sustentabilidade da investigação científica", Diário de Aveiro, 2021, https://www.noticiasdeaveiro.pt/ha-educacao-e-fundamental-promover-a-sustentabilidade-da-investigacao-cientifica/.
  2. Isabel Cabrita; Maria José Loureiro; Guerra, C.. "TangIn project: converging tangible programming, STEM and inclusion", Research@ua, 2019
  3. Helena Pedrosa-de-Jesus; António Correia; Fernando Gonçalves; Adelaide Almeida; Ângela Cunha; Aurora Moreira; Betina Lopes; Guerra, C.; Mike Watts. "Academic development in Higher Education through approaches in teaching, assessment and feedback", research@ua, 2016
  4. Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Patrícia Sá; Pedro Costa; Rui Marques Vieira. "Courseware SERe® “O Ser Humano e os Recursos Naturais”", Antiguinho. Boletim da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro, 2008
Capítulo de livro
  1. Lopes, J. B.; Sá-Pinto, X.; Guerra, C.; Sá, P.; Batista, B.. "Contributos para um pensamento sobre dimensões relevantes da investigação no CIDTFF.". In Dinâmicas investigativas no CIDTFF ¿ problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável. Aveiro: UA Editora, 2023.
    Publicado
  2. Mota, Marina; Sá, Cristina; Guerra, Cecília; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Avei. Autor correspondente: Mota, Marina. "A banda desenhada na comunicação em ciência". In Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores, 547-560. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/tr7a-j538
  3. Nilza Costa; Guerra, C.. "Final considerations - Contribution of the book for future directions to advance the sustainability of pedagogical research and practice". In Sustainable Pedagogical Research in Higher Education The Political, Institutional and Financial Challenges, editado por Cecília Guerra; Amanda Franco; Mónica Seabra, 113-118. London and New York, Reino Unido: Routledge, 2021.
    Publicado
  4. Guerra, C.. "Educational research sustainability in higher education: reflections on the concept, factors, and actions for its enhancement". In Sustainable Pedagogical Research in Higher Education: The Political, Institutional and Financial Challenges, editado por Cecília Guerra; Amanda Franco; Mónica Seabra, 7-19. London and New York, Reino Unido: Routledge, 2021.
    Publicado
  5. Isabel Huet; Guerra, C.; Da Silva Lopes, Betina. "Undergraduate Research in Portugal. Section IV - International Perspective / Countries". In International Handbook on Undergraduate Research: Concepts for and Experiences with Student Research, editado por Harald A. Mieg; Elizabeth Ambos; Angela Brew; Wolfgang Deicke; Susanne Haberstroh; Judith Lehmann. Londo, Reino Unido: d. Mieg / Ambos / Brew / Galli / Lehmann, 2021.
    Aceite para publicação
  6. Guerra, C.; Maria José Loureiro; Susana Senos. "Didactic, Technological and Social challenges in Portuguese higher education during the pandemic confinement: testimonials of experienced educational trainers". In Developing a Post-Pandemic Paradigm for Virtual Technologies in Higher Education, editado por Sandra Loureiro; João Guerreiro, 92-113. PA, Estados Unidos: IGI Global Publisher of Timely Knowledge, 2021.
    Publicado
  7. Maria José Loureiro; Guerra, C.; Isabel Cabrita; Filipe Moreira. "Multiple case studies about robotics in compulsory education: a contribution to changing policies in 4 European countries". In Global Education and the Impact of Institutional Policies on Educational Technologies, editado por Maria José Loureiro; Ana Loureiro; Hannah R. Gerber. PA, Estados Unidos: IGI Global, 2021.
    Aceite para publicação
  8. Marina Mota; Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá; Guerra, C.. "Systematic Literature Review using Excel Software: A case of the Visual Narratives in Education". In Computer Supported Qualitative Research - New Trends in Qualitative Research (WCQR2021), editado por António Pedro Costa; Luís Paulo Reis; António Moreira; Luca Longo; Grzegorz Bryda. Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado
  9. Marina Mota; Cristina Manuela Sá; Cecília Guerra. "Systematic Literature Review Using Excel Software: A Case of the Visual Narratives in Education". 2021.
    10.1007/978-3-030-70187-1_23
  10. Guerra, C.V.; Loureiro, M.J.; Senos, S.. "Didactic, technological, and social challenges in Portuguese higher education during the pandemic confinement: Testimonials of experienced educational trainers". 2021.
  11. Araújo e Sá, M. H.; Costa, N.; Cecília Guerra; Lopes, B.; Lourenço, M.; Pinto, S.. "Case studies - University of Aveiro, Portugal". In The Doctorate as Experience in Europe and Beyond Supervision, Languages, Identities, editado por Byram, M.; Stoicheva, M., 15-51. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2020.
    Publicado
  12. Mota, Marina; Sá, Cristina Manuela; Guerra, Cecília. "As narrativas visuais na educação: uma revisão sistemática de literatura". In Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios, 415-427. Portugal: Ludomedia, 2020.
    Publicado • 10.36367/ntqr.2.2020.415-427
  13. Ambrósio, S.; Guerra, C.; Pessoa, P.; Rios, J.; Sá-Pinto, Xana; Souza, V. M.. "Responsible Research and Innovation in EuroScitizen: The voices of the members of a COST Action [Investigação Responsável e Inovação no EuroScitizen: As vozes dos membros de uma Ação COST]". In Research in education and social responsibility: what places and possibilities in CIDTFF? [Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?], editado por Araújo e Sá, Maria Helena; Varela, A.; Lopes, Betina; Cravino, José Paulo; Gonçalves, M.; Sá Pinto, Xana, 61-61. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado • 10.34624/ms4w-r031
  14. Araújo e Sá, M. H.; Costa, N.; Guerra, C.; Lopes, B.; Lourenço, M.; Pinto, Susana; Cecília Guerra; Pinto, S.. "Case study - University of Aveiro, Portugal". In The doctorate experience in Europe and beyond: A comparative study of supervision, languages and identities in higher education systems, editado por Byram, M.; Stoicheva, M., 15-51. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2020.
    Publicado
  15. Carlos, Vânia; Moreira, António; Guerra, Cecília. "Fostering Geogaming Pedagogical Integration: A Case Study Within a Portuguese School". In Advances in Intelligent Systems and Computing, 305-315. Portugal: Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-01406-3_26
  16. Pedrosa-de-Jesus, Helena; Moreira, Aurora Coelho; da Silva Lopes, Betina; Guerra, Cecilia; Watts, Mike. "Assessment and Feedback". In Academic Growth in Higher Education, editado por Pedrosa-de-Jesus, H.; Watts, M., 200-2016. London, Reino Unido: Brill | Sense, 2019.
    Publicado • 10.1163/9789004389342_016
  17. E Sá M.H.A., M.H.A.; Costa, N.; Guerra, C.; Lopes, B.; Lourenço, M.; Pinto, S.. "University of Aveiro, Portugal". 15-51. 2019.
  18. Lúcia Pombo; Margarida Morais Marques; Vânia Carlos; Cecília Guerra; Margarida Lucas; Maria João Loureiro; Pombo, Lúcia; et al. "Augmented Reality and mobile learning in a smart urban park: Pupils' perceptions of the EduPARK game". In Citizen, Territory and Technologies: Smart Learning Contexts and Practices, Smart Innovation, Systems and Technologies, 90-100. Cham: Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-61322-2
  19. Pedrosa-de-Jesus, Helena; Guerra, Cecilia; Watts, Mike. "Models of Teachers’ SoTL". In Academic Growth in Higher Education, editado por Pedrosa-de-Jesus, H.; Watts, Mike, 186-199. London: BRILL, 2018.
    https://doi.org/10.1163/9789004389342_015
  20. Guerra, Cecília; Moreira, António; Vieira, Rui Marques. "A Design Framework for Science Teachers’ Technological Pedagogical Content Knowledge Development". In Advances in Intelligent Systems and Computing, 193-203. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-61121-1_17
  21. Pedrosa-de-Jesus, H.; Guerra, C.; Watts, M.. "Models of Teachers’ SoTL". 186-199. 2018.
  22. Pedrosa-de-Jesus, H.; Moreira, A.C.; da Silva Lopes, B.; Guerra, C.; Watts, M.. "Assessment and Feedback". 200-216. 2018.
  23. Pombo, Lúcia; Guerra, Cecília; Moreira, António; Hoath, Leigh; Howard, Dave; Smith, Malcolm. "Web 1.0 and Web 2.0: An Anglo-Portuguese Research Project on the Impact of Using Technology in Science Education Programmes". In Media in Education: results from the 2011 ICEM and SIIE Joint Conference, 75-86. New York: Springer, 2012.
    Publicado • 10.1007/978-1-4614-3175-6
  24. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "ICT competences for teachers in 21st Century – a design framework for science primary teacher education courses". In International Perspectives on Education, 397-402. Sofia, Bulgária: Bulgarian Comparative Education Society, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Luís Marques; João Praia; Guerra, C.. A História da Geologia na Educação Científica (CD-ROM). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2007.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Guerra, Cecília; Universidade de Aveiro; Costa, António Pedro; Universidade de Aveiro; Sá, Patrícia; Universidade de Aveiro. "Editorial Indagatio Didactica CIAIQ2015 - Contributos da investigação educacional no Ensino Superior. Reflexões emergentes do contexto Brasileiro". Indagatio Didactica 7 3 (2015): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2812/2119.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Lopes, J. B.; Sá-Pinto, X.; Guerra, C.; Sá, P.; Batista, B.. Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao desenvolvimento sustentável. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2023.
    Publicado
  2. Guerra, C.; Amanda Franco; Mónica Seabra. Sustainable Pedagogical Research in Higher Education. London and New York, Reino Unido: Routledge. 2021.
    Publicado • 10.4324/9781003004585 • Editor
  3. Loureiro, Maria José; Guerra, C.; Cabrita, Isabel; Moreira, Filipe; Gonçalves, Daniel; Queiroz, João. Teachers’ training handbook: tangible programming and inclusion in educational context. Aveiro, Portugal. 2020.
    Publicado • Editor
  4. Jane do Carmo Machado; Ana Isabel Andrade; Silva-Lopes, Betina; Carla Ferreira; Guerra, C.; Diana Oliveira; Diana Soares; et al. II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: políticas e práticas: livro de resumos. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2020.
    Publicado • Editor
  5. Queirós, J.; Gonçalves, D.; Costa, P.; Guerra, C.; Cabrita, Isabel; Moreira, Filipe T.; Loureiro, Maria José. Framework for using tangible programming concepts to stimulate learning of stem subjects at primary school. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2020.
    Publicado
  6. Gonçalves, D.; Queiroz, J.; Costa, P.; Cabrita, Isabel; Guerra, C.; Loureiro, Maria José; Moreira, Filipe T.. Teachers handbook: a guide for understanding tangible programming and the implementation of the tangin toolbox of resources. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2020.
    Publicado
  7. Oliveira, Ana; Marques, Margarida M.; Espinha, Ângela; Tavares, Rita; Guerra, Cecília. SCoRE’17: Science Communication for Researchers in Education: course evaluation booklet. Portugal: UA Editora. 2018.
  8. Guerra, Cecília; Franco, Amanda; Seabra, Mónica. IAPHE’18: Innovative Academic Practices in Higher Education. UA Editora. 2018.
  9. Guerra, Cecília; Tavares, Rita; Araújo e Sá, Maria Helena. SCoRE’17: Science Communication for Researchers in Education: Autumn school e-book. Portugal: UA Editora. 2017.
  10. Loureiro, Maria João (coord.); Balula, Ana; Guerra, Cecília; Machado, Eusébio André; Oliveira, Lia; Pombo, Lúcia; Loureiro, Maria José; et al. Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. Universidade de Aveiro, Portugal: UA Editora. 2017.
    Publicado
  11. António Cachapuz; Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira. Proceedings of the International Seminar on The state of the art in Science Education Research. 15-16 October 2004. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2004.
    Publicado
Manual
  1. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. Guião de exploração didática do Courseware Sere - O Ser Humano e os recursos naturais. Portugal. 2009.
Poster em conferência
  1. Guerra, C.; Ana Salomé Carvalho. "Sequência didática emish “o efeito dos microrganismos na saúde humana”: da concepção à avaliação de um projeto de intervenção". Trabalho apresentado em VPCT2020 Encontro Internacional, 2020.
  2. Guerra, C.; Inês Ferreira. "A sequência didática “observa, percebe e age”: uma proposta para a promoção da educação sexual em ciências naturais". Trabalho apresentado em VPCT2020 Encontro Internacional, 2020.
  3. Josefa Pandeirada; Guerra, C.; Vânia Carlos; Margarida Lucas. "UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA: investigação e debate com (e pelos) estudantes da comunidade do DEP". Trabalho apresentado em Teaching Day17- A investigação no ensino-aprendizagem: práticas de articulação, 2017.
  4. Araújo e Sá, Maria Helena; Costa, N.; Guerra, C.; Lopes, Betina; Lourenço, Mónica; Pinto, Susana; Araújo e Sá, M.; et al. "Jean Monnet Network Euromec: The doctorate experience at the DEP/UA (p. 49)". Trabalho apresentado em I Fórum CITDFF (nacional), 2017.
  5. Lúcia Pombo; Margarida Morais Marques; Margarida Lucas; Vânia Carlos; Guerra, C.; António Moreira. "Práticas de Ciência Aberta no EduPARK". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF - Construindo um compromisso com a Ciência Aberta. Livro de Posteres, 2017.
  6. Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; António Moreira. "Desenvolvimento de um esquema referencial de formação de professores de ciências para o uso de tecnologias". Trabalho apresentado em 9º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2013.
  7. Pedro Costa; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Luís Reis. "Courseware SERe® - O Ser Humano e os Recursos Naturais: da ideia à primeira versão". Trabalho apresentado em Encontro TIC@Portugal’ 2013, 2013.
  8. Ângela Cunha; António Correia; Adelaide Almeida; Guerra, C.; Helena Pedrosa-de-Jesus. "A strategy for promoting students’ involvement in the preparation of laboratory classes of Microbiology". Trabalho apresentado em Teaching Day - Inovação Pedagógica, 2013.
  9. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Technology Enhanced Science Education: a design framework for primary teacher education courses". Trabalho apresentado em Summer School on Academic Writing: Writing for Dissemination (EERSS), 2012.
  10. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Technology Enhanced Science Education: a design framework for primary teacher education courses ((comunicação poster por convite pelo CIDTFF))". Trabalho apresentado em Research Day, 2011.
  11. Guerra, Cecília Vieira; António Moreira; Rui Marques Vieira. "Technology Enhanced Science Education: a design framework for primary teacher education courses". Trabalho apresentado em ICEM&SIIE'2011 Joint Conference, "Old meets new – media in education", 2011.
  12. Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; António Moreira; Francislê Neri de Souza. "Integração das TIC no Ensino das Ciências com enfoque CTS". Trabalho apresentado em II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. Educação para uma nova ordem sócio-ambiental no contexto da crise global, 2010.
  13. Pedro Costa; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Luís Reis. "Courseware SERe® - O Ser Humano e os Recursos Naturais: da ideia à primeira versão". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação, 2009.
  14. Nogueira, Fernanda; Cecília Guerra; Margarida Lucas; Ribeiro, Jaime; Moreira, António; Francislê Neri Souza; António Costa. "Diversidade, Inovação e Credibilidade na WEB: estratégias em contexto de divulgação". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges’2009: Aprendizagem (In)Formal na Web Social, 2009.
  15. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Investigação em Educação em Ciência e sua orientação dominante: teoria, prática ou políticas?". Trabalho apresentado em XII edição do Encontro Nacional de Educação em Ciências (XII ENEC), 2007.
  16. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Orientações da Investigação em Educação em Ciência e Tipos de Investigação". Trabalho apresentado em XII edição do Encontro Nacional de Educação em Ciências (XII ENEC), 2007.
  17. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Orientação da Investigação em Educação em Ciência e Contextos da Investigação". Trabalho apresentado em XII edição do Encontro Nacional de Educação em Ciências (XII ENEC), 2007.
  18. Joaquim Bernardino Lopes; Fátima Paixão; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Orientação da Investigação em Educação em Ciência e Áreas Disciplinares de Referência". Trabalho apresentado em XII edição do Encontro Nacional de Educação em Ciências (XII ENEC), 2007.
  19. Fátima Paixão; Joaquim Bernardino Lopes; João Praia; Guerra, Cecília Vieira; António Cachapuz. "Linhas dominantes de investigação em Educação em Ciência: caracterização e evolução ao longo de uma década". Trabalho apresentado em XII edição do Encontro Nacional de Educação em Ciências (XII ENEC), 2007.
  20. Francislê Neri de Souza; António Moreira; Maria João Loureiro; Guerra, Cecília Vieira. "Challenges to the implementation of CFT in initial and in-service teacher education". Trabalho apresentado em m-ICTE2006, 2006.
Recurso online
  1. Guerra, C.; Joana Pereira. Comunicação de Ciência em Investigação em Educação | 2021 [CIDTFF YouTube channel. 2021. https://www.youtube.com/playlist?list=PL9eSbe9tEVC8DidVs-xPwoC0EmvMrelei.
  2. Guerra, C.. SERe- O ser Humano e os Recursos Naturais. 2009. http://www.ludomedia.pt/sere/demo.php.
Resumo em conferência
  1. Nilza Costa; Silva-Lopes, Betina; Guerra, C.; Diana Oliveira; Carla Ferreira. "Construção de um quadro de monitorização coletiva como uma responsabilidade social do CIDTFF. (Constructing a collective monitoring framework as a social responsibility of CIDTFF.)". Trabalho apresentado em IV Fórum CIDTFF - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, Aveiro, 2020.
    Publicado
  2. Isabel Cabrita; Maria José Loureiro; Guerra, C.; Filipe Moreira. "O Projecto TangIn na confluência da responsabilidade social, inovação e ciência cidadã". Trabalho apresentado em IV Fórum CIDTFF - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, Aveiro, 2020.
    Publicado
  3. Susana Ambrósio; Guerra, C.; Patrícia Pessoa; Joana Rios; Alexandra Sá-Pinto; Vanessa Souza. "Investigação Responsável e Inovação no EuroScitizen: As vozes dos membros de uma Ação COST. (Responsible Research and Innovation in EuroScitizen: The voices of the members of a COST Action)". Trabalho apresentado em IV Fórum CIDTFF: Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?. Aveiro: UA Editora, Aveiro, 2020.
    Publicado
  4. Susana Ambrósio; Araújo e Sá, M. H.; Guerra, C.. "O admirável mundo novo da Comunicação de Ciência em Ciências da Educação: as vozes dos Investigadores". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Livro de Resumos, Lisboa, 2020.
    Publicado
  5. Guerra, C.. "Inovação educativa no ensino superior: uma meta-análise de publicações científicas sobre a temática". Trabalho apresentado em Colóquio Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras – CiDin - Livro de resumo, Porto, 2019.
    Publicado • 10.5753/wit.2019.6722
  6. Guerra, C.; Nilza Costa. "Investigação no ensino superior: inovação educativa e sustentabilidade dos resultados". Trabalho apresentado em 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2016), Lisboa, 2016.
    Publicado
  7. Helena Pedrosa-de-Jesus; Guerra, C.; António Correia; Ângela Cunha; Adelaide Almeida; Mike Watts. "Promoting Academic Development trough situated critical reflection". Trabalho apresentado em ATEE Annual Conference. Transitions in Teacher Education and Professional Identities, Braga, 2014.
    Publicado
  8. Maria João Loureiro; Guerra, Cecília Vieira; Teresa Bettencourt. "Desenvolvimento de competências tecnológicas na formação inicial de professores: potencialidades da modalidade de blearning". Trabalho apresentado em II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e on-line, Lisboa, 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Guerra, C.. "Formação de Professores de Ciências para o uso de tecnologias". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2012. http://ria.ua.pt/handle/10773/9623.
  2. Guerra, C.. "Avaliação do storyboard e da metodologia de desenvolvimento do Courseware Sere". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2007. http://ria.ua.pt/handle/10773/4879.
Website
  1. Guerra, C.. Webinar “Comunicação de Ciência online: Como defender o meu projeto/a minha tese”. 2020. http://www.cesam.ua.pt/files/webinar_EN.mp4.
  2. Guerra, C.. International Seminar “Innovative academic practices in higher education: How to make them more sustainable. 2018. http://iaphe.web.ua.pt.
  3. Guerra, C.. SCoRE17 – Science Communication for Researchers in Education: how to do it successfully. 2017. http://autumnschool.web.ua.pt.
  4. Guerra, C.. Estudo do desenvolvimento académico na universidade através de abordagens inovadoras de ensino, avaliação e feedback". 2013. http://edaun.web.ua.pt/.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2019. "SCoRE – Science Communication for Researchers in Education".
    Registada
  2. 2008. "SERe- O ser Humano e os Recursos Naturais".
Registo de direitos de autor
  1. 2006. "SERe- O ser Humano e os Recursos Naturais".
    Registado

Outros

Outra produção
  1. Guiões de conteúdos científicos sobre espécies animais para quiosque multimédia do Museu Nacional de História Natural de Angola. Conceção de Guiões de conteúdos científicos sobre espécies animais para quiosque multimédia do Museu Nacional de História Natural de Angola - Prestação de serviços na Eduweb,S.G.P.S., SA, de março de 2008 a abril de 2008.. 2008. Guerra, C..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/01 The state of art regarding Scientists, Outreach and Evolution: A systematic literature review design ICERI2020
(Maiorca, Espanha)
2020/09/10 O admirável mundo novo da Comunicação de Ciência em Ciências da Educação: As Vozes dos Investigadores XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Online
XV CongreSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Liboa, Portugal)
2014 Promoting Academic Development trough situated critical reflection ATEE Annual Conference. Transitions in Teacher Education and Professional Identities
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 Self-reflection on the Strengths, Weaknesses and Possibilities in the Academic Development of University Teachers ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe"
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014 The role of teacher’s written formative feedback on students’ critical thinking The European Conference on Education 2014/IAFOR
The European Conference on Education 2014 (Brighton (UK), Reino Unido)
2014 Formação de Professores do Ensino Básico em Tecnologia Educativa 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Universidade da Extremadura (Badajos, Espanha)
2014 Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “caso” da Microbiologia da Universidade de Aveiro Conferência TRACER
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Inovação no ensino superior. Um estudo sobre o desenvolvimento académico 3ª Conferência FORGES
FORGES (Recife (Brasil), Brasil)
2012 Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware SERe® International Conference New Perspetives in Science Education
(Florence (Itália), Itália)
2012 Courseware SERe®: um recurso tecnológico desenvolvido no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável Segunda Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação
(Braga, Portugal)
2012 Formação de Professores de Ciências para Integração das Tecnologias: Articulação entre Duas Unidades Curriculares Jornadas Práticas de Qualidade no Ensino e Aprendizagem
(Aveiro, Portugal)
2011 Developing a community of practice on education for sustainable development: first steps towards the design of a storyboard CEM&SIIE'2011 Joint Conference, "Old meets new – media in education"
ICEM & SIIE (Aveiro, Portugal)
2011 Web 1.0 and Web 2.0 – An Anglo-Portuguese research project on the impact of using technology in Science Education programmes ICEM&SIIE'2011 Joint Conference, "Old meets new – media in education"
ICEM & SIIE (Aveiro, Portugal)
2010 Towards the definition of a teacher education program for the use of ICT tools in science teaching and learning XIV IOSTE - International Organization for Science and Technology Education Proceedings
IOSTE (Bled (Eslovénia), Eslovénia)
2010 Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware Sere XIV IOSTE - International Organization for Science and Technology Education Proceedings
IOSTE (Bled (Eslovénia), Eslovénia)
2009 Didaktosonline® e Flexquest©: Um Estudo de Usabilidade Conferência Internacional de TIC na Educação
(Braga, Brasil)
2009 Courseware SERe®: Technical and Didactic Evaluation Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education
(Lisboa, Portugal)
2009 Implementation of Educational Technology in Portuguese Primary Teacher Education Programs EDULEARN09 Conference
EDULEARN (Barcelona (Espanha), Espanha)
2009 Tecnologia Educativa na Formação de Professores de Ensino Básico – a análise da unidade curricular XI International Symposium on Computers in Education
SIIE (Coimbra (Portugal), Portugal)
2009 Courseware SERe®: finalidades e estratégias de exploração XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania
(Castelo Branco, Portugal)
2009 Exploradores no Courseware SERe® - “O Ser Humano e os Recursos Naturais” XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania
(Portugal)
2008 Avaliação técnica e didática do Courseware SERe® V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências
(Aveiro, Portugal)
2008 Formação de professores na integração das TIC em Portugal: “o caso” do ensino das Ciências” II Congreso (Virtual y Presencial) sobre Educación y Sociedad del Conocimiento: Las Instituciones Educativas ante el reto de las Nuevas Tecnologías en la Sociedad del Conocimiento
(Heredia (Costa Rica), Costa Rica)
2008 Novos contextos de formação de professores de Ciências no Ensino Básico e Secundário – a utilização pedagógica do Second Life Encontro sobre Web2.0
(Braga, Portugal)
2008 Investigação e práticas letivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interação Colóquio “Da Investigação à Prática: Interações e Debates”
(Aveiro, Portugal)
2007 Evaluation of the storyboard and the development of Courseware SERe® ICEM 2007 Conference
(Nicósia (Chipre), Chipre)
2007 Science Education Research and School Practices: Building an online Community of practice ICEM 2007 Conference
(Nicósia Chipre), Chipre)
2007 Desenvolvimento de competências tecnológicas na formação inicial de professores: potencialidades da modalidade de blearning II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e on-line
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2006 Da ideia aos primeiros passos: Desenvolvimento do Courseware SERe®– O Ser Humano e os Recursos Naturais V Encontro Ibero americano sobre Las Relaciones CTS em La Educación Científica
(Málaga (Espanha), Espanha)
2006 Courseware SERe®: da conceção didática à produção tecnológica 8th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2006)
SIIE (Léon Espanha), Espanha)
2005 Epistemologia da Didática das Ciências: um estudo sobre o estado da Arte da Investigação VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didática de las Ciencias Educación científica para la ciudadanía
(Granada (Espanha), Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09/01 - Atual Desenvolvimento profissional docente na educação profissional: possibilidades e desafios da formação continuada em serviço
Orientador de Cristiane da Silva
Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/02/01 - Atual A integração da didática na formação de docentes de contabilidade no ensino superior (2021.05587.BD)
Orientador de Aline Alves
Programa Doutoral em Educação - Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020/11/01 - Atual A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: desenvolvimento de um recurso didático interativo (FCT - 2020.07278.BD)
Coorientador de Marina Mota
Programa Doutoral em Educação - Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017/07/20 - Atual Impacte das atividades práticas laboratoriais para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da biologia na escola superior pedagógica do Namibe (Angola)
Coorientador de Lucrécia Prata
Programa Doutoral em Educação - Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/02/20 - 2021/02/20 Educação sexual no 2ºCEB: Conceição e avaliação de uma sequência didática em ciências naturais
Orientador de Inês Ferreira
Ensino do 1º ciclo do ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico (2º ciclo) (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020/12/02 - 2020/12/02 Educação para a saúde no 2º CEB: conceção e avaliação de uma sequência didática sobre o efeito dos microrganismos na saúde humana
Orientador de Ana Salomé de Sousa Carvalho
Ensino do 1º ciclo do ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básico (2º ciclo) (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/09/01 - 2019/11/14 Educação para a sustentabilidade no 1ºCEB: desenvolvimento de uma sequência Didática sobre a separação de resíduos
Orientador de Juliana dos Santos Correia
Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/01/12 - 2021/01/12 Evento "Comunicação de Ciência em Investigação em Educação | 2021" 12 de janeiro 2021 Site: https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=34536 (2021/01/12 - 2021/01/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020/11/05 - 2020/11/06 Supervisão 2020 - II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas. 5-6 novembro de 2020 Site: http://supervisao2020.web.ua.pt (2020/11/05 - 2020/11/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2016/01/01 - 2018/12/31 Under Investigation: Psicologia&Educação@UA 2016/2017/2018 Objetivo: palestras sobre o trabalho de investigação realizado por docentes, alunos de pós-graduação e investigadores nos domínios da Psicologia e da Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Site: https://www.ua.pt/pt/cidtff/page/23093 (2016/01/02 - 2018/12/31)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/09/27 - 2018/09/27 International Seminar “Innovative academic practices in higher education: How to make them more sustainable”, University of Aveiro (Portugal): http://iaphe.web.ua.pt (2018/09/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal
2013/10/26 - 2013/10/26 Jornadas LCD - Avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. 26 outubro de 2013 (2013/10/26 - 2013/10/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2013 - 2013 Simpósio Courseware SERe®: O Ser Humano e os recursos naturais. Investigação e Práticas de Formação. 22 de março de 2013 (2013/01/01 - 2013/12/31)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal
2011 - 2011 International Council for Educational Media (ICEM) and the International Symposium on Computers in Education (SIIE). 28 a 30 de setembro 2011 (2011/09/27 - 2011/09/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal
2010 - 2010 Simpósio TIC & Didática das Ciências. 7 de junho 2010 (2010/06/07 - 2010/06/07)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2010 - 2010 I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. 8 e 9 de outubro 2010 (2010/10/08 - 2010/10/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal
2008 - 2008 Colóquio “Da Investigação à Prática: Interações e Debates”. 15 e 16 de fevereiro de 2008 (2008/02/01 - 2008/02/16)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro (CIDTFF), Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Ciclo de Palestras Under Investigation: Psicologia&Educação@UA. Universidade de Aveiro (DEP/ CINTESIS/CIDTFF)
Outro
2016 - 2016 5º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa/1st International Symposium on Qualitative Research. Porto: Universidade do Porto (Portugal), 12 a 15 de Julho de 2016
Congresso
5º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa/1st International Symposium on Qualitative Research
Universidade do Porto (Portugal), 12 a 15 de Julho de 2016, Portugal
2016 - 2016 Bloco 1.3. de Comunicações orais do V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS)
Congresso
V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 3º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa
Congresso
3º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa
Universidade da Extremadura, Espanha
2013 - 2013 Jornadas LCD - Avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Outro
Jornadas LCD - Avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa
Congresso
2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 Experiences in Research: Academic Research Projects
Congresso
EDULEARN09
EDULEARN09, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/06/18 Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - Promoção da aprendizagem em Matemática e Ciências através de propostas de trabalho interdisciplinares sobre a água
Arguente principal
Maria Catarina Canelas de Souza (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/12/06 Licenciatura em Química do IFMT na modalidade EAD: análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativo
Arguente principal
Marcelo Franco Leão (Outro)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2017/05/05 Utilização de recursos digitais para o ensino da densidade e de geometria molecular no Ensino Médio
Arguente principal
Katiele Stefani Zotti (Outro)
Univates: Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2017 Papel dos dispositivos móveis nas aprendizagens informais dos jovens com Trissomia 21: um estudo de caso
Arguente
Sofia Isabel Correia Reis (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 Arguição de Tese de Doutoramento do estudo intitulado "Formação e Profissionalidade: um estudo na Formação Inicial de Professores do Ensino Básico em Moçambique" Hilária Joaquim Matavele (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 A tradição na palma da mão: uma proposta didática para o pré-escolar centrada nas atividades práticas
Arguente principal
Sandra Isabel Lopes Valente (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 A tradição na palma da mão: uma abordagem didática com orientação EDS no pré-escolar Eliana da Silva Henriques (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Desenvolvimento de um courseware didático para a abordagem do tópico menstruação no 2º CEB6 David Duarte de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Educação Sexual em meio escolar: relação entre os currículos prescrito, real e experienciado: dimensões psicológica e sociológica Soraia Pereira Marinheiro dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Arguição de Tese de Doutoramento do estudo intitulado "Formação e Profissionalidade: Um estudo na Formação Inicial de Professores do Ensino Básico em Moçambique"
Arguente
Hilária Joaquim Matavele (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Arguição do Projeto de Doutoramento em Multimédia em Educaçãode intitulado “Modelos de integração de ferramentas e serviços multimédia na exploração de conteúdos de Ciências” Fábio Ribeiro (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Arguição do Projeto de Doutoramento em Multimédia em Educação intitulado “Desenvolvimento de aplicações multimédia educativas que promovam o pensamento crítico: no pré-escolar e 1º CEB” Beatriz de Jesus Rebelo (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/10/02 Tendencies of Social Media Use in University Study Process
Arguente principal
Giedre Valunaite Oleškeviciene (Outro)
Mykolo Romerio Universitetas, Lituânia

Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/04/01 - Atual 11th Global Engineering Education Conference (IEEE EDUCON2020) University of Porto
2020/01/01 - Atual Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Open University and University of Aveiro
2016/01/01 - Atual The World Conference on Qualitative Research (WCQR) Ludomedia
2013/01/01 - Atual Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) Ludomedia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - Atual Revista Indagatio Didactica Universidade de Aveiro
2010/12/01 - Atual Revista Corpus Latente na Internet (RCLI) Universidade de Aveiro (CIDTFF)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/06/07 - 2019/06/24 Júri de concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Técnico de Investigação (BTI), para licenciado, no âmbito da instituição de I&D, CIDTFF – Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”, UID/CED/00194/2019, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais: https://www.ua.pt/pt/noticias/0/59262
Avaliador
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016/05/18 - 2016/06/01 Júri do concurso de Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto/instituição de I&D "EduPARK - Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências - um projeto inovador de investigação e desenvolvimento", (refa PTDC/MHC-CED/0722/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P., na sua componente Orçamento de Estado, e pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
Avaliador
Universidade de Aveiro, Portugal

Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/05/26 - 2023/09/14 Membro do Conselho Científico da Universidade de Aveiro - Circunscrição C Lista "SUSTENTAR: Promover a Sustentabilidade da Investigação Científica (Cecília Guerra and Mónica Aresta)" https://www.ua.pt/en/conselhocientifico/eleicoes-2021 Universidade de Aveiro, Portugal
2005/09/01 - 2007/08/31 Assembleia da Universidade de Aveiro (estudante de pós-graduação) Universidade de Aveiro, Portugal
2005 - 2007 Assembleia do Departamento de Didática e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (estudante de pós-graduação) Universidade de Aveiro, Portugal
1999 - 2000 Assembleia da Universidade de Aveiro (estudante de graduação) Universidade de Aveiro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/03/01 - Atual Unidade de Formação "Comunicação de ciência: para quê, para quem e como" Curso não conferente de grau: Curso Avançado em Investigação Científica [Despacho n.º 16 – REIT / 2021] Universidade de Aveiro, Portugal
2021/02/01 - Atual Unidade de Formação "Análise Qualitativa de Dados com o apoio do software WEBQDA" Curso Avançado em Investigação Científica [Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto] (Diploma de especialização) Universidade de Aveiro, Portugal
2020/06/22 - Atual Webinar "Comunicação de Ciência Online: Como defender o meu projeto/a minha tese" (Outros) Universidade de Aveiro Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Portugal
2019/09/01 - Atual Disciplinas de “Prática Pedagógica Supervisionada” e “Seminário de Orientação Educacional” do Mestrado de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/02/01 - Atual Disciplina de “Didática e Desenvolvimento Curricular de Biologia e Geologia I” do Curso de Mestrado em 1º Ciclo do Ensino Básico e 2ºCEB Matemática e Ciências Naturais (2º ciclo de estudos) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/02/01 - Atual Disciplina de “Seminário de Orientação Educacional” do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/01/01 - Atual Disciplina de “TIC e Educação Básica” do Curso de Educação Básica (1º ciclo de estudos) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021/03/01 - 2021/07/31 Seminário em Didática de Ciências e Matemática Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020/09/01 - 2021/02/15 Teorias e Práticas de Educação Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/02/15 Didática e Desenvolvimento Curricular da Biologia e Geologia I Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/01/01 - 2019/07/31 Tic e Educação Básica Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/01/08 - 2019/01/12 “Short-term joint-staff training event” workshop held in Aveiro, Portugal, for the project “TangIn – Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts” (Project Nº: 2017-1-PT01-KA201-035975), within the ERASMUS+ Programme, Strategic Partnerships for School Education. Programação tangível e inclusão em contexto educativo (Diploma de especialização) Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Curso/Escola de Outono SCoRE: Science Communication for Researchers in Education Especialização (Diploma de especialização) Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Curso de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Química. Ensinar e Aprender Através da Química da Água Aperfeiçoamento (Curso médio) Departamento de Educação - Universidade de Aveiro, Portugal
2010/10 - 2011/04 Escola EB 2/3 de Aradas (Aveiro) - Professora de Biologia e Geologia (Ensino básico 3º ciclo) Ministério da Educação, Portugal
2011 - 2011 Curso “Courseware SERe®. O Ser Humano e os Recursos Naturais” Outra (Curso médio) Universidade de Aveiro & BP, Portugal

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2009 - 2009 Oficina “Exploração de Recursos Didáticos Informatizados, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável" Oficina (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Disciplina de Oficina de Informática da Licenciatura em Educação de Infância (pré-Bolonha) da Universidade de Aveiro Educação de Infância (pré-Bolonha) (Licenciatura) Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2004/02/01 - 2005/08/31 Disciplina de Tecnologia Educativa da Licenciatura em Ensino Básico do 1º Ciclo (pré-Bolonha) da Universidade de Aveiro Licenciatura em Ensino Básico do 1º Ciclo (pré-Bolonha) (Licenciatura) Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/02/22 - Atual European Science Education Research Association (ESERA): https://www.esera.org Member
2015/09/01 - Atual Laboratório de Supervisão e Avaliação (LabSUA-CIDTFF) Member
2012/07 - Atual Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS): http://aia-cts.web.ua.pt
2008/05 - Atual Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD)
2003/07 - Atual Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/05/06 - Atual Scientific Council The Scientific Council of the University of Aveiro is a unique scientific management body at the university, which includes representatives of both University and Polytechnic education and representatives of the research units. Three standing committees are in place to assist and advise the President: the Standing Committee for Education and Training, the Standing Committee for Research and Development and the Standing Committee for Human Resources. https://www.ua.pt/en/conselho-cientifico
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/06/24 - 2020/06/26 Research Summit 2020 at University of Aveiro (Portugal): "Sea and Sustainability" June 24th, 25th and 26th [online]. Juri of pitch of PhD students of Education and Multimedia in Education: https://www.ua.pt/en/researchsummit/2020/page/26968 Universidade de Aveiro, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/10/01 - 2021/08/31 Tutor of the Programme of Scientific Initiation PIC-LEB [EmpowerScienceEdu project] Daniela Marques
2020/10/01 - 2021/08/31 Tutor of the Programme of Scientific Initiation PIC-LEB [EmpowerScinceEdu project] Sofia Marques
2019/09/01 - 2020/08/31 Tutor of the Programme of Scientific Initiation PIC-LEB [TangIn project] Milene Oliveira
2019/09/01 - 2020/08/31 Tutor of the Programme of Scientific Initiation PIC-LEB [TangIn project] Ana Rita Fernandes
Distinções

Prémio

2024 Melhor póster ENEC 2024 - A Biodiversidade na cidade de Aveiro: uma sequência didática em biologia do 10.o ano de escolaridade
2018 ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning for the EduPARK project (http://edupark.web.ua.pt)
Universidade de Aveiro, Portugal