Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Eliane Godinho
Nomes de citação
- Godinho, Eliane
- Godinho, E.
- GODINHO, E.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3315-92E7-D197
- ORCID iD
- 0000-0002-3176-6354
Endereços de correio eletrónico
- elianegodinho@ces.uc.pt (Profissional)
- wlianegodinho@gmail.com (Pessoal)
Websites
- http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/26494 (Académico)
- http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4519412031789006 (Académico)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2025
Em curso
|
Doutoramento em Estudos Feministas (Doutoramento)
Especialização em Estudos Feministas
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal |
|
2015 - 2017
Concluído
|
Mestrado em Educação (Master Universitario)
Especialização em Educação
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
"O "artesanato de si" de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2009 - 2013
Concluído
|
Licenciatura em Pedagogia (Graduado)
Especialização em Educação
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
16 |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/05 - 2014/12 | Servidora Pública - Professora de Séries Iniciais. | Prefeitura Municipal de Pelotas - Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Brasil |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana De Araujo, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - 2017 | O “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular.
(Pesquisa de Mestrado)
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Concluído
|
2010 - 2013 | (Re)significando a escola como espaço formativo: dos diálogos com a comunidade escolar à sistematização de conhecimentos.
(Projeto de Pesquisa)
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2021 | Diálogos - Educação Popular e Práxis Social. (Projeto de Extensão)
Integrante
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Em curso
|
2016 - 2020 | Mulheres Quilombolas do Município de São Lourenço do Sul/RS: Identidades, Vivências e Memórias dos Quilombos. (Projeto de
Pesquisa)
Outra
Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
|
Em curso
|
2015 - 2017 | TRABALHO ARTESANAL COM MULHERES DO MOVIMENTO DE TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). (Projeto de Extensão)
Outra
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Concluído
|
2010 - 2015 | Artesã e professora: aproximações entre trabalho feminino e docência. (Projeto de Pesquisa/Projeto de Extensão)
Outra
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Concluído
|
2011 - 2011 | Espaço virtual de gênero e artesanato. (Projeto de Extensão)
Desenvolvimento técnico
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Concluído
|
2010 - 2010 | Projeto Novos Caminhos: Três Saberes Integrados na Mudança do Estilo de Vida de Jovens com Síndrome de Down. (Projeto de Extensão)
Desenvolvimento técnico
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Concluído
|
2009 - 2010 | Projeto Novos Caminhos - Alfabetização de jovens com necessidades especiais. (Projeto de Extensão)
Desenvolvimento técnico
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - 2017 | Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Desativado
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/12/14 | Educação Popular e Pedagogia Feminista: perspectivas e reflexões acerca do anticiganismo. | Congresso Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade"
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento
e Cátedra UNESCO-ULHT Educação Cidadania e Diversidade Cultural. (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/05 | Práticas sociais de existências e resistências de mulheres ciganas em Portugal. | XIV CICLO DE DEBATES SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS Feminismos e Antirracismos na Contemporaneidade (Brasil, Portugal, Cabo Verde
Moçambique e Guiné-Bissau).
Universidade Estadual de Londrina (Paraná-BRASIL). (Londrina, Brasil)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/13 - 2021/12/15 | O Congresso Internacional "Paulo Freire: um centenário de atualidade", foi organizado pelo CeiED em parceria com a Cátedra
UNESCO-ULHT "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural", com o apoio do Instituto Paulo Freire e do Centro de Formação de
Professores "António Sérgio" e envolveu um conjunto de atividades variadas para celebrar o centenário de Paulo Freire por
meio de conferências, palestras, rodas de conversas, mesas redondas temáticas, apresentação de posters e momentos culturais.
Congresso
|
Congresso Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade"
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2021/01/22 - 2021/01/25 | O evento promovido pelo Nina Veiga Atelier de Educação/Faconnect é um processo de ensino/aprendizagem aberto das Pós-Graduações
em Artes-Manuais: Artes-Manuais para Educação, Artes-Manuais para Terapias, Artes-Manuais para o Brincar e o Currículo dos
Trabalhos Manuais na Educação Steineriana. Envolve áreas de Arte e Terapia, Artes Manuais, Comunicação Oral, Educação Steineriana
e Trabalhos Manuais.
Congresso
|
II Congresso Artes-Manuais na Academia
Nina Veiga Atelier de Educação - Faconnect, Brasil
|
2020/10/31 - 2020/12/31 | Ativismo Político entre Mulheres Romani: Perspectivas sobre as práticas sociais de mulheres ciganas em Portugal.
Oficina (workshop)
|
32ª Reunião Brasileira de Antropologia |
2020/12/10 - 2020/12/10 | Atividade de Lançamento da campanha DOSTA (Basta), promovida pela Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil
e o Observatorio de Mujeres Gitanas, alusiva aos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres".
Outro
|
Lançamento da campanha DOSTA (BASTA).
Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil, Brasil
|
2020/12/07 - 2020/12/07 | Atividade promovida pela Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil em parceria com o Observatorio de Mujeres
Gitanas alusiva a campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres".
Outro
|
A Justiça e os Mecanismos de Denúncia e Escuta.
Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil, Brasil
|
2020/10/23 - 2020/10/25 | VII Academia Política Roma de Portugal, organizada pela Ribaltambição AIGC e Letras Nómadas AIDC e apoiada pelo Conselho da
Europa.
Seminário
|
VII Academia Política Roma de Portugal.
Ribaltambição - Associação para Igualdade de Género das Comunidades Ciganas, Portugal
Letras Nómadas - Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Parecerista Ad Hoc da Revista Roteiro, de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. A Roteiro tem como foco a publicação de trabalhos na área da educação, especialmente em políticas e processos educacionais, em sintonia com os debates que acontecem no meio acadêmico nacional e internacional. Recebe e publica trabalhos em fluxo contínuo, seccionados quadrimestralmente. Possui Digital Object Identifier (DOI) e International Standard Serial Number (ISSN) 2177-6059. | Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016/08 - 2016/12 | 1ª Turma Observatório de Gênero e Diversidade - Disciplina Ministrada: Estudos de Gênero e Diversidade. (Estágio de Docência realizado no Curso de Mestrado) | Disciplina Optativa (Licence) | Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
2015/03 - 2015/08 | Curso de Pedagogia/Noturno - Disciplina Ministrada: Escola, Cultura e Sociedade VIII. (Estágio de Docência realizado no Curso de Mestrado) | Curso de Licenciatura em Pedagogia (Graduado) | Universidade Federal de Pelotas, Brasil |
2014/05 - 2014/12 | Educação Básica: Séries Iniciais - 2º Ano | Escola Municipal Ensino Fundamental Luciana de Araujo, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/02 - 2020/10 | Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas. | Prestação de Serviços junto a equipa gestora da Associação Letras Nómadas, Programa Operacional de promoção da Educação - 4ª edição. |
Distinções
Prémio
2013 | Destaque da Sessão - XXII Congresso de Iniciação Científica da UFPel
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
|
2012 | Destaque na Apresentação de Trabalho do XXI Congresso de Iniciação Científica da Furg.
Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
|