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Francisco Regalado is a PhD student in Information and Communication in Digital Platforms at University of Aveiro and University of Porto, holding a FCT PhD scholarship (2021.06465.BD). The research theme of his PhD thesis is focused on the evaluation of social digital games' impact in the senior citizens' technological learning in online communities. He is a collaborator and researcher from DigiMedia - Department of Communication and Art at the University of Aveiro. He holds a Marter's Degree in Multimedia Communication (Interactive Multimedia) from the University of Aveiro (2021), and a degree in New Technologies of Communication from the same University (2018). Has 13 published papers; 7 conference abstracts; 1 magazine article; edited 1 conference book; presented 2 posters; and received 9 awards recognizing his work, including the RUTIS/PSE Academic Award 2021 - Active Aging, with his dissertation entitled "Gamifying News for the miOne Online Community". In addition to his public speaking skills - demonstrated by the 26 presentations he gave, Francisco was a committee member in 6 international conferences. He works in the area of Social Sciences, more specifically in Communication Sciences. His research interests are Digital Games, Gamification, Digital Platforms, Gerontechnology, Human-Computer Interaction, and Computer-Mediated Communication.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
FRANCISCO SILVA FERREIRA REGALADO

Nomes de citação

  • Regalado, Francisco
  • Regalado, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
321F-7F34-14D0
ORCID iD
0000-0003-0988-9021
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=dI0o4NQAAAAJ&hl

Endereços de correio eletrónico

  • fsfregalado@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2021/10/01 - 2024
Em curso
Information and Communication in Digital Platforms (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
"Evaluation of Social Digital Games' Impact in Older Adults' Digital Competences on Online Communities" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Thesis project: 19
2018/09 - 2021/02
Concluído
Multimedia Communication (Mestrado)
Especialização em Interactive Multimedia
Universidade de Aveiro, Portugal
"Gamifying News for the miOne Online Community" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (Dissertation Grade: 19)
2015/09 - 2018/07
Concluído
New Technologies of Communication (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"SAPO Campus analytics (Functional Prototype + Report)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2017/09 - 2017/12
Concluído
Open English Course - IELTS (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
18 (Scale: 0-20)
2004 - 2014
Concluído
Music Education - Violin (Outros)
Especialização em String area
Academia de Música do Orfeão de Ovar, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/02/01 - 2025/05/01 Investigador visitante (Investigação) University of York - Computer Science, Reino Unido

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - 2024/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/01 - Atual PhD Member / (FCT) Research Fellow DigiMedia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/12 - Atual Volunteering Banco Alimentar Contra a Fome, Portugal
2020/03 - 2021/09 Research Fellow DigiMedia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/09/01 - 2018/12/31 Research Fellow DigiMedia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/07 - 2018/08 Developer GoContact, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/02/01 - Atual IC Senior X - Impact of Information and Communication on Senior's eXperience in miOne online community
GIP3_2022
Investigador
DigiMedia, Portugal
DigiMedia
Em curso
2021/10/01 - 2024/09/30 Evaluation of Social Digital Games' Impact in the Senior Citizens' Technological Learning in Online Communities - https://doi.org/10.54499/2021.06465.BD
2021.06465.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal

DigiMedia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2020/03 - 2021/09 SEDUCE 2.0 - Senior Citizen Use of Communication and Information in miOne online community
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/09/01 - 2018/12/31 Smartly
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro, Portugal
Altice Labs
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Regalado, Francisco; Ortet, C.; Ribeiro, T. ; Veloso, A.I.. "Navigating Paris Digitally: An Exploratory Research of 360 º Immersive Videos with Portuguese Participants". Trabalho apresentado em HCII2024, Washington DC, 2024.
    No prelo
  2. Regalado, Francisco; Mealha, O.; Santos, C.; Veloso, A.I.. "Benchmarking the User eXperience and Usability of Senior Online Communities: Proposal of an Evaluation Framework". Trabalho apresentado em HCII2024, 2024.
    No prelo
  3. Regalado, Francisco; Santos, C.; Veloso, A.I.. "Game-based Solutions for Impacting Digital Competences in Aged Populations: Insights from a Workshop". Trabalho apresentado em HCII2024, Washington DC, 2024.
    No prelo
  4. Regalado, F.; Ortet, C.; Ribeiro, Tânia; Veloso, A. I.. "Navigating Paris Digitally: An Exploratory Research of 360 º Immersive Videos with Portuguese Participants". Trabalho apresentado em HCII 2024, Washington, 2024.
    Aceite para publicação
  5. Regalado, Francisco; Ortet, Cláudia; Veloso, Ana Isabel. ""miPlay" as a Transmedia Strategy: Co-designing a Movie-Based Digital Game for Older Adults". Trabalho apresentado em HCI International 2023, Copenhagen, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/978-3-031-34866-2_34
  6. Regalado, Francisco; Silva, João; Machado, Sónia; Costa, L.V.; Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso; Santos, Carlos; Óscar Emanuel Chaves Mealha. ""Gamification for All": Planning and Designing a Community-Oriented Gamification Strategy". Trabalho apresentado em GAME-ON 2021 - 22nd International Conference on Intelligent Games and Simulation, Aveiro, 2021.
    Publicado
  7. Regalado, Francisco; Ribeiro, Tânia; Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso. "FEZ Game - An Heuristic Evaluation". Trabalho apresentado em GAME-ON 2021 - 22nd International Conference on Intelligent Games and Simulation, Aveiro, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Regalado, Francisco; Ortet, Cláudia Pedro; Costa, Liliana Vale; Santos, Carlos; Veloso, Ana Isabel. "Assessing Older Adults' Perspectives on Digital Game-Related Strategies to Foster Active and Healthy Ageing". Media and Communication 11 3 (2023): 88-100. http://dx.doi.org/10.17645/mac.v11i3.6796.
    Publicado • 10.17645/mac.v11i3.6796
  2. Ortet, Cláudia Pedro; Regalado, F.; Ferreira, Sónia; Costa, Liliana Vale; Veloso, Ana Isabel. "Staying Connected with Aged Populations in Times of COVID-19: An Interview Study of the Role of Portuguese Institutions and Municipalities". Interaction Design and Architecture(s) 54 (2022): 34-53. http://dx.doi.org/10.55612/s-5002-054-002.
    10.55612/s-5002-054-002
  3. Ferreira, Sónia; Regalado, Francisco; Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso. "A Seniors' perspective on social networks, perceived stress and quality of life: the context of the Seduce 2.0 project participants". Millenium - Journal of Education Technologies and Health (2022): 15-25.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.29352/mill0210e.26586
  4. Regalado, Francisco; Vale Costa, Liliana; Martins, Fernanda; Veloso, Ana. "Gamifying Online News in a Senior Online Community: Insights from Designing and Assessing the Readers' Experience". Social Sciences 10 12 (2021): 463. http://dx.doi.org/10.3390/socsci10120463.
    Publicado • 10.3390/socsci10120463
  5. Veloso, Ana Isabel; Costa, L.V.; Machado, Sónia; Regalado, Francisco; Silva, João Henrique. "APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne". Interfaces Científicas - Educação 10 1 (2020): 227-239. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239.
    Publicado • 10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239
Artigo em revista (magazine)
  1. Veloso, A. I.; Ortet, C.; Regalado, F.; Ribeiro, Tânia. "Digital Travel for Senior Citizens: 360° Virtual Tourism", Research@UA 2022, 2023, https://proa.ua.pt/index.php/researchua/article/view/32956/22627.
  2. Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso; Mealha, Óscar; Carlos Manuel das Neves Santos; Costa, Liliana Vale; Baldi, Vania; Sousa, Liliana; Martins, Maria Fernanda dos Santos; et al. "miOne: codesigning an "online livable community" for active ageing", Research@UA, 2021, https://proa.ua.pt/index.php/researchua/article/view/25707.
Capítulo de livro
  1. Regalado, Francisco; Carlos Manuel das Neves Santos; Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso. "Game-Based Solutions for Impacting Digital Competences in Aged Populations: Insights from an Empathetic Workshop". In Human Aspects of IT for the Aged Population, 261-274. Estados Unidos: Springer Nature Switzerland, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-61543-6_19
  2. Regalado, Francisco; Óscar Emanuel Chaves Mealha; Carlos Manuel das Neves Santos; Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso. "Benchmarking the User eXperience and Usability of Online Social Networks: Proposal of an Evaluation Framework". In Human Aspects of IT for the Aged Population, 417-431. Estados Unidos: Springer Nature Switzerland, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-61543-6_29
  3. Regalado, F.; Veloso, Ana Isabel. ""Online Gameable Communities": Social Digital Games in the Infocommunication Ageing Society". In Human Aspects of IT for the Aged Population. 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-05581-2_29
  4. Regalado, Francisco; Costa, L.V.; Veloso, Ana Isabel. "Online News and Gamification Habits in Late Adulthood: A Survey". In Human Aspects of IT for the Aged Population, HCII2021. Washington, D.C., Estados Unidos: Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-78108-8_30
Livro
  1. Ferreira, Sónia; Ribeiro, Tânia; Ortet, C.; Regalado, Francisco. miOne world - 1st International Conference on Online Social Environments for Active Ageing. Aveiro, Portugal: UA Editora - Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia. 2021.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Ortet, Cláudia; Gonçalo Marques; Regalado, Francisco; Costa, Liliana Vale; Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso. "Senior CyclotourismUsing Jizo: A Co-Designed Gamified App". Trabalho apresentado em Students@DigiMedia #01, 2022.
  2. Regalado, Francisco; João Almeida; Ana Isabel Barreto Furtado Franco de Albuquerque Veloso. "Who's socially gaming? Online social gaming trends of the 50+". Trabalho apresentado em Students@DigiMedia #01, 2022.
Recurso online
  1. Regalado, Francisco. ECTEL held for the first time at UA | ECTEL realizou-se pela primeira vez na UA. 2023. https://www.ua.pt/pt/noticias/2/83630.
  2. Regalado, F.. Francisco Regalado was a Keynote speaker at Gamification Europe 2022. 2022. http://www.seduce.pt/?p=9052&lang=en.
  3. Regalado, F.. Francisco Regalado foi orador na conferência Gamification Europe 2022. 2022. http://www.seduce.pt/?p=9067.
  4. Regalado, F.. SEDUCE 2.0 team meets with Laboratório do Envelhecimento team. 2022. http://www.seduce.pt/?p=9034&lang=en.
  5. Regalado, F.. Francisco Regalado attends the 2nd Meeting of Public Policies for Ageing. 2022. http://www.seduce.pt/?p=9013&lang=en.
  6. Regalado, F.. Francisco Regalado marca presença no 2º Encontro de Políticas Públicas para o Envelhecimento. 2022. http://www.seduce.pt/?p=9001.
  7. Regalado, F.. Equipa SEDUCE 2.0 reune com equipa do Laboratório do Envelhecimento em Ílhavo. 2022. http://www.seduce.pt/?p=9025.
  8. Regalado, Francisco. Equipa VIVAZ marca presença no Digital Interaction 2021. 2021. http://www.seduce.pt/?p=8577.
  9. Regalado, Francisco. Sónia Machado e Liliana Costa apresentam artigo em SLERD 2021. 2021. http://www.seduce.pt/?p=8605.
  10. Regalado, Francisco. Projeto SEDUCE 2.0 marca presença no Encontro Ciência 2021. 2021. http://www.seduce.pt/?p=8621.
  11. Regalado, Francisco. SEDUCE 2.0 duplamente premiado no Prémio Académico RUTIS/PSE 2021 – Envelhecimento Activo. 2021. http://www.seduce.pt/?p=8635.
  12. Regalado, Francisco. VIVAZ team attends Digital Interaction 2021. 2021. http://www.seduce.pt/?p=8599&lang=en.
  13. Regalado, Francisco. Sónia Machado and Liliana Costa present a paper at SLERD 2021. 2021. http://www.seduce.pt/?p=8613&lang=en.
  14. Regalado, Francisco. Project SEDUCE 2.0 attends the Meeting with Science and Technology 2021. 2021. http://www.seduce.pt/?p=8629&lang=en.
  15. Regalado, Francisco. SEDUCE 2.0 awarded twice in the RUTIS/PSE 2021 Academic Award – Active Aging. 2021. http://www.seduce.pt/?p=8645&lang=en.
Resumo em conferência
  1. Regalado, F.; Almeida, João; Veloso, Ana Isabel. "Social digital gaming trends of the Portuguese older adults: Preliminary results". Trabalho apresentado em ICEM 2022 - International Council for Education Media, Santarém, 2022.
    Publicado
  2. Regalado, F.; Carlos Manuel das Neves Santos; Veloso, A. I.. "Evaluation of Social Digital Games' Impact in Older Adults' Digital Competences on Online Communities". Trabalho apresentado em Research Summit 2022 - https://www.ua.pt/pt/researchsummit-2022, Aveiro, 2022.
    Publicado
  3. Ortet, C.; Marques, Gonçalo; Regalado, Francisco; Costa, Liliana; Veloso, A. I.. "Senior Cyclotourism Using Jizo: Implementation of a Co-Designed Gamified App". Trabalho apresentado em Research Summit 2022 - https://www.ua.pt/pt/researchsummit-2022, Aveiro, 2022.
    Publicado
  4. Regalado, Francisco; Almeida, João; Veloso, A. I.. "Who's ocially gaming? Results of a pilot study on online social gaming trends of the 50+". Trabalho apresentado em Research Summit 2022 - https://www.ua.pt/pt/researchsummit-2022, Aveiro, 2022.
    Publicado
  5. Ortet, Cláudia; Regalado, Francisco. "Designing Tech for Active Ageing". Trabalho apresentado em miOne World - 1st International Conference on Online Social Environments for Active Ageing, Aveiro, 2021.
    Publicado
  6. Veloso, Ana Isabel; Costa, Liliana Vale; Ortet, Cláudia; Regalado, Francisco. "miOne: An Online Community for Active Ageing". Trabalho apresentado em miOne World - 1st International Conference on Online Social Environments for Active Ageing, Aveiro, 2021.
    Publicado
  7. Ortet, Cláudia; Regalado, Francisco. "Gamifying the miOne Online Community". Trabalho apresentado em miOne World - 1st International Conference on Online Social Environments for Active Ageing, Aveiro, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. REGALADO, FRANCISCO. "Gamifying News for the miOne Online Community". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2021.

Outros

Conjunto de dados
  1. Ribeiro, Tânia; Regalado, Francisco; Ortet, C.; Ana Isabel Veloso. Navigating Paris Digitally: an Exploratory Research of 360 º Immersive Videos. Harvard Dataverse. 2024.
    https://doi.org/10.7910/DVN/PHGK7C,
Outra produção
  1. Grønn. Grønn is an interactive wall that uses physical computing and gamification to raise awareness about the theme of saving energy resources, while recommending appliances with a more efficient energy class. Project developed under the partnership between the Master's Degree in Multimedia Communication and Sonae IM. 2019. Regalado, Francisco.
  2. Mr. Bunny. Mini-project developed in Unity whose motto for its development was: "We all age. During the ageing process our vision can change!". The game consists of a rabbit that, in order not to lose their vision, has to collect carrots. Throughout three levels of progressive difficulty, Mr. Bunny faces the various enemies until they manage to collect the glasses. 2019. Regalado, Francisco.
  3. Avocado. Avocado is a platform for managing food safety audits and their resources - human and physical ones. With its assisted planning tool, it takes into account a large set of variables inherent to the process, saving time and money. Project developed under the partnership between the Master in Multimedia Communication and Sonae IM. 2019. Regalado, Francisco.
  4. SAPO Campus Analytics. Final Graduation Project. Conceptualization and implementation of analytics tools for the platforms Campus by Fundação Altice and GPS, supporting the users' decision, as well as providing statistics regarding their spaces and contents - e.g. presentation of the platform's global data - regarding its users and their characteristics or interactions. 2018. Regalado, Francisco.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/02/11 Enhancing Older Adults’ Digital Competences through Social Games in an Online Community HCI Seminar
University of York - Computer Science (York, Reino Unido)
2024/10/28 Envelhecer de forma ativa e saudável com as tecnologias digitais: O caso da comunidade online miOne | Active and healthy ageing with digital technologies: The case of the miOne online community III. Encontro: "Perspetivas do Envelhecimento" | III. Meeting: ‘Perspectives on Ageing’
Rede Interinstitucional de Animação para Idosos da Zona Sul da Figueira da Foz (Figueira da Foz, Portugal)
2024/10/19 Jogos sociais digitais na comunidade miOne: O impacto nas competências digitais do cidadão sénior | Social digital games in the miOne community: The impact on older adults' digital competences Internation Congress Innovation for Longevity I
(Fundão, Portugal)
2024/07/04 Game-Based Solutions for Impacting Digital Competences in Aged Populations: Insights from an Empathetic Workshop HCI INTERNATIONAL 2024 - 26th International Conference on Human-Computer Interaction
(Washington D.C., Estados Unidos)
2024/07/04 Benchmarking the User eXperience and Usability of Online Social Networks: Proposal of an Evaluation Framework HCI INTERNATIONAL 2024 - 26th International Conference on Human-Computer Interaction
(Washington D.C., Estados Unidos)
2024/07/02 Navigating Paris Digitally: An Exploratory Research of 360º Immersive Videos with Portuguese Participants HCI INTERNATIONAL 2024 - 26th International Conference on Human-Computer Interaction
(Washington D.C., Estados Unidos)
2024/02/06 Ageing actively and healthy with digital technologies: the case of the miOne online community I Café
University of Eastern Finland (Finlândia)
2023/11/28 Meeting with DigiMedia x EAPN working group | Encontro com grupo de trabalho DigiMedia x EAPN
EAPN Portugal - Núcleo Distrital de Aveiro (Portugal) and DigiMedia (Aveiro, Portugal)
2023/11/27 IC Senior X: Impact of Information and Communication on Senior's eXperience in miOne online community External consultant for IC Senior X project
DigiMedia (Aveiro, Portugal)
2023/10/20 Social Digital Games in Online Communities: The Impact on Older Adults' Digital Competences DigiMedia's International Advisory Board
DigiMedia (Aveiro, Portugal)
2023/07/23 "miPlay" as a Transmedia Strategy: Co-designing a Movie-Based Digital Game for Older Adults HCI INTERNATIONAL 2023 - 25th International Conference on Human-Computer Interaction
(Copenhagen , Dinamarca)
2023/06/29 Social Digital Games: The Impact on Older Adults' Digital Competences Summer Doctoral Consortium 2023
Universidade de Aveiro, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/06/19 PhD consortium - "The Impact of Social Digital Games in Online Communities on Older Adults' Digital Competences" DiGRA 2023
University of Seville (Seville , Espanha)
2023/03/24 Soluções Digitais Inovadoras para um Envelhecimento Ativo e Saudável Soluções Digitais Inovadoras para um Envelhecimento Ativo e Saudável
EAPN Portugal - Núcleo Distrital de Aveiro (Portugal) (Portugal)
2022/10/14 Social digital gaming trends of the Portuguese older adults: Preliminary results ICEM 2022 - International Council for Education Media
Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2022/07/14 Who's socially gaming? Online social gaming trends of the 50+ Students@DigiMedia #01
DigiMedia (Aveiro, Portugal)
2022/07 Evaluation of Social Digital Games' Impact on Older Adults' Digital Competences on Online Communities Research Summit 2022 - https://www.ua.pt/pt/researchsummit-2022
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/06/29 "Online Gameable Communities": Social Digital Games in the Infocommunication Ageing Society" HCI International 2022
2022/03/23 Invited Keynote Speaker at Gamification Europe 2022 in representation of the University of Aveiro/DigiMedia, organised by Gamification+. Presentation: "Gamification for All": Planning and designing a community-oriented gamification strategy. Virtual Event. Gamifcation Europe 2022
Gamification+ (Reino Unido)
2022/03 Students@DigiMedia #00 DigiMedia Dialogs #05
DigiMedia (Aveiro, Portugal)
2021/09/23 "Gamification for All": Planning and Designing a Community-Oriented Gamification Strategy 22nd annual European GAMEON® Conference (GAME-ON®'2021) on Simulation and AI in Computer Games
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/09/22 FEZ Game - An Heuristic Evaluation 22nd annual European GAMEON® Conference (GAME-ON®'2021) on Simulation and AI in Computer Games
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/07/22 Gamifying the miOne online community miOne world - 1st International Conference on Online Social Environments for Active Ageing
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/06/30 Development of a Gamification Strategy for miOne's News Platform | Desenvolvimento de uma Estratégia de Gamificação para as Notícias da Comunidade Online miOne Evento de dados na investigação - entrega do Prémio Académico RUTIS/PSE 2021 - Envelhecimento Activo
RUTIS - Rede de Universidades de Terceira Idade (Portugal)
2021/06/29 Use of the miOne online community by the senior citizen | Utilização da comunidade online miOne pelo cidadão sénior Meeting with Science and Technology 2021 | Encontro com a Ciência e Tecnologia 2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ciência Viva (Lisboa, Portugal)
2021/06/18 Technology-supported interaction: The case of AVILA crew | Interação suportada pela tecnologia: O caso da AVILA crew. Digital Interaction 2021
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/03/25 Gamifying News for the miOne Online Community - presentation of the Master's dissertation | Desenvolvimento de uma Estratégia de Gamificação para as Notícias da Comunidade Online miOne - apresentação da dissertação de Mestrado A história dos Mestres miOne
SEDUCE 2.0 (Aveiro, Portugal)
2021/03/15 Invited Speaker in the Webinar 'O Papel das Tecnologias da Informação e Comunicação na Vida dos Seniores - Envelhecimento e Cidadania Digital - O caso da comunidade miOne' organized by Câmara Municipal de Aveiro https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/agenda-aveiro/evento/o-papel-da-informacao-e-comunicacao-na-vida-dos-seniores-envelhecimento-e-cidadania-digital-webinar O Papel da Informação e Comunicação na Vida dos Seniores - Envelhecimento e Cidadania Digital (Webinar)
Câmara Municipal De Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/01/22 Presentation pitch of the SEDUCE 2.0 project and its product - the miOne online community. https://www.cm-lousada.pt/p/jornadasmundosenior Jornadas do Mundo Sénior: Ambiente e Sociedade
Lousada Ambiente e Câmara Municipal da Lousada (Lousada, Portugal)
2020/05/22 "Fake News" - raising awareness and education on the topic of fake news in the digital world. | "Notícias Falsas" - sensibilização e educação para a temática das notícias falsas no mundo digital. À conversa no miOne
SEDUCE 2.0 (Aveiro, Portugal)
2019/07 Presentation of the Avocado project Challenge based-programs Demo Day
SONAE MC (Porto, Portugal)
2019/05 Presentation of the Avocado and Grønn projects Internet Day 2019
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/05 Presentation of the SAPO Campus Analytics project Internet Day 2018
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/09 - Atual Master's thesis - "Co-design de um Toolkit para o Desenvolvimento de Jogos: A influência na Experiência e no Engagement dos Jogadores Seniores." | "Co-design of a Game Development Toolkit: The Influence on Senior Gamer Experience and Engagement."
Coorientador de Manuela Pereira
Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/09 - Atual Master's thesis - "Digital games in online communities: Assessing the impact on older adults’ health literacy."
Coorientador de João Paixão
Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

DigiMedia, Portugal
2023/09 - 2024/07 Master's thesis - "Empathetic Character Design in Digital Games for Senior Citizens: Case of Ilhas miOne."
Coorientador de Gabriela Costa
Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

DigiMedia, Portugal
2022/02 - 2022/07 BsC Final Project - miPlay
Coorientador
New Technologies of Communication (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/02 - Atual AVILA Sessions - Organizer of thematic mentoring sessions with the purpose of consolidating and developing knowledge in the scope of a curricular unit of the degree in New Communication Technologies that focuses on PHP, SQL and git technologies. (2018/02)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/06/29 - 2024/07/04 Student volunteer @ HCI International 2024 (2024/06/29 - 2024/07/04)
Conferência (Outra)
2023/10/11 - 2024/01/16 Aveiro's Senior Network visits DigiMedia - University of Aveiro. Conducting a series of 5 sessions, with more than 60 participants, with the aim of introducing them to the use of technologies through digital games and evaluating the prototype developed under the IC Senior X project. (2023/10/11 - 2024/01/16)
Outro (Outra)
DigiMedia, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2023/10/24 - 2023/10/24 Social Digital Games in Online Communities: Developing empathetic solutions that impact older adults' digital competences (2023/10/24 - 2023/10/24)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/04 - 2023/09/08 Local organising committee at ECTEL 2023 - European Conference on Technology Enhanced Learning https://ea-tel.eu/ectel2023 (2023/09/04 - 2023/09/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

EATEL, Estados Unidos
2022/10 - 2023/07 students@DigiMedia #02 - https://digimedia.web.ua.pt/archives/14402 (2022/10 - 2023/07)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
DigiMedia, Portugal
2022/09/01 - 2022/12/31 The Best Practices Conference - The Digital in the Promotion of Active and Healthy Ageing (lit. "Encontro de Boas Práticas - O Digital na Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável") aimed to obtain a holistic view of good practices carried out by various institutions and projects, and to contribute to the construction of new technological products that promote active and healthy ageing. This edition had the participation of 8 projects, 10 speakers, and about 140 registered participants. (2022/12/13 - 2022/12/13)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

DigiMedia, Portugal

Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal
2022/04 - 2022/07 students@DigiMedia #01 - https://www.ua.pt/pt/noticias/4/76082 (2022/04 - 2022/07)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
DigiMedia, Portugal
2021/07/22 - 2021/07/23 Member of the organization committee for the miOne World - 1st International Conference on Online Social Environments for Active Ageing (http://mioneworld.web.ua.pt/) (2021/07/22 - 2021/07/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/22 - 2021/07/22 Workshop "Designing Tech for Active Ageing" in miOne world. This workshop aimed to provide a set of practices needed to design and develop technology-mediated experiences for active ageing: from the ideation process and creation of personas to interface testing. (2021/07/22 - 2021/07/22)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03/25 - 2021/03/25 The story of the miOne's Masters - organization of the presentation session of the master's works carried out as part of the SEDUCE 2.0 project in the 2019/2020 school year | A história dos Mestres miOne - organização da sessão de apresentação dos trabalhos de mestrado realizados no âmbito do projeto SEDUCE 2.0 no ano letivo 2019/2020 (2021/03/25 - 2021/03/25)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/23 - 2020/09/25 21st annual European GAMEON® Conference (2020/09/23 - 2020/09/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/05/22 - 2020/07/10 Talks "À conversa no miOne", within the SEDUCE 2.0 project: (i) Fake News (22-05-2020); (ii) Labor and Method 88 posters exhibition (19-06-2020); (iii) A trip to the world of board games (19-06-2020); and (iv) Portuguese archaeological heritage (10-07-2020). | Tertúlias "À conversa no miOne", no âmbito do projeto SEDUCE 2.0: (i) Notícias Falsas (22-05-2020); (ii) Exposição Labor e Método 88 cartazes (19-06-2020); (iii) Uma viagem ao mundo dos jogos de tabuleiro (19-06-2020); e (iv) Património arqueológico português (10-07-2020) (2020/05/22 - 2020/07/10)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/27 - 2019/11/29 Videojogos2019 - 11th International Conference on Videogame Sciences and Arts. (2019/11/27 - 2019/11/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/06/29 - 2024/07/04 Attendee @ HCI International 2024
Conferência
HCI INTERNATIONAL 2024 - 26th International Conference on Human-Computer Interaction
2023/08/18 - 2023/08/27 Think it, Make it Erasmus+ Project - introduction to design thinking in 3D modelling and printing through non-formal education
Outro
Think it, Make it Training Course
Associação Juvenil A Jornada dos Heróis, Portugal
2023/07/24 - 2023/07/29 Attendee @ HCI International 2023
Conferência
HCI International 2023
2023/07/03 - 2023/07/06 A training course for HE teachers that capacitates them to better prepare and deliver classes and assignments, using digital tools, and thus upskill their pedagogical practice. An Erasmus+ project https://www.back2basicsproject.eu
Outro
Back2Basics - Bridging the gap between Higher Education and the labour market
Universidade de Aveiro, Portugal

European University Republic of Macedonia, Macedónia

Associação BioLIVING, Portugal

Gabinete de Recolocación Industrial¿, Espanha
2023/06/29 - 2023/06/30 Academic Retreat where the theoretical framework and the research project is discussed with invited external PhD professors and researchers.
Seminário
Summer Doctoral Consortium 2023
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/06/19 - 2023/06/21 Participation in the DiGRA 2023, at the University of Seville. This conference is focused on games' study.
Conferência
DiGRA 2023
Universidad de Sevilla, Espanha
2023/06/20 - 2023/06/20 Moderator at the discussion panel on the theme "Limits of Representation"
Conferência
DiGRA 2023
Universidad de Sevilla, Espanha
2023/06/19 - 2023/06/19 Attendance of the "Game Design Pattern Creation" workshop.
Oficina (workshop)
DiGRA 2023
Universidad de Sevilla, Espanha
2023/04/19 - 2023/04/19 ReproducibiliTEA seminar - "Plagiarism in the age of GPT-3...actually GPT-4"
Seminário
"Plagiarism in the age of GPT-3...actually GPT-4"
Università degli Studi di Trento, Itália
2022/08/07 - 2022/08/20 YOUth ACTivist Camp Erasmus+ Project - empowering youth activists through non-formal education
Outro
YOUth ACTivist Camp
Active Rainbow , Países Baixos
2022/02/11 - 2022/02/11 Moderator at the discussion panel on the theme "Technology in Senior Citizen's Home" | Moderador na mesa de trabalhos sobre o tema "A Tecnologia na casa da Pessoa Idosa"
Encontro
2.º Encontro de Políticas Públicas na área do Envelhecimento
Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal
2021/09/22 - 2021/09/24 Member of the Local Programme Committee of the European Conference GAME-ON 2021 on Simulation and AI in Computer Games, September 22-24, 2021, Department of Communication and Art, University of Aveiro. https://www. eurosis.org/conf/gameon/2021/
Conferência
GAME-ON 2021
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/02/18 - 2021/02/18 Participation in the "Evento Multiplicador - Apresentação do Impacto das Competências Digitais nos Seniores", organized by the Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável of the University of Porto, under the project ICTskills4All - Empowering old adult citizens for a Digital World, co-funded by the Erasmus + Program.
Outro
Evento Multiplicador - Apresentação do Impacto das Competências Digitais nos Seniores
Universidade do Porto, Portugal
2018/11/27 - 2018/11/27 Attendance of the Frontend Unit Tests workshop.
Oficina (workshop)
Workshop de Unit Tests de Frontend
AETTUA, Portugal

Feedzai, Portugal
2018/11/14 - 2018/11/14 Attendance of the workshop DevOps as a Service: from idea to (quality) delivery.
Oficina (workshop)
DevOps as a Service: from idea to (quality) delivery
NEECT - Universidade de Aveiro, Portugal
2018/11 - 2018/11 The retail industry, combined with the growing demands of its consumers, makes it one of the most competitive and relevant industries in the world. Thus, the BIT Hackathon aims to explore the development of concepts and prototypes that combine technology and retail.
Concurso
BIT Hackathon 2018
BIT | Sonae MC, Portugal
2017/10/12 - 2017/10/13 The 6th Iberoamerican Conference on Applications and Usability of Interactive TV (jAUTI'2017) aims to bring together researchers from Universities and Industry from around the world, allowing them to share their work in the area of digital television, interactive television and online video.
Conferência
6th Iberoamerican Conference on Applications and Usability for Interactive TV
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/11/10 - 2016/11/10 Participation in the largest European conference on technology, allowing the opportunity to watch speakers considered to be among the most influential in the area of ICT, innovation and entrepreneurship - e.g. Gary Vaynerchuk, Josh Giegel and Joseph Gordon-Levitt.
Conferência
Web Summit
2013/04/19 - 2013/04/19 Participation in the Euroscola session in Strasbourg, France, where, for one day, 498 students from 21 different European Union (EU) countries had the opportunity to discuss and debate current EU issues: from the economic situation, to immigration, renewable energy, and active citizenship.
Conferência
Euroscola
Parlamento Europeu, França

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/09/20 - 2024/06/23 International Conference on Humanities, Education, and Social Sciences (ICHES) International Society for Technology, Education and Science (ISTES)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/03 - Atual Joga! | Play! ICT and digital games for active and healthy ageing (Outros) Laboratório do Envelhecimento | Ageing Lab, Portugal
2023/02 - 2033/07 Web Project | Projeto Web - Master's Degree in Communication and Web Technologies Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2024/02 - 2024/07 Web Project | Projeto Web - Master's Degree in Communication and Web Technologies Mestrado em Comunicação e Tecnologias Web (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/14 - 2024/01/29 Technologies and Web Development - Master's Degree in Communication and Web Technologies Tecnologias e Desenvolvimento Web (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/11/30 - 2023/11/30 Reference Management with Mendeley | Gestão de Referências Bibliográficas com Mendeley Seminário (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022/09 - 2023/02 Multimedia Publishing 1 | Multimédia Editorial 1 Estudos Editoriais (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/01/12 - 2023/01/12 Reference Management with Mendeley | Gestão de Referências Bibliográficas com Mendeley Seminário de Investigação (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021/12/09 - 2021/12/09 Reference Management with Mendeley | Gestão de Referências Bibliográficas com Mendeley Seminário (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/04/21 'Cuida de ti', 'Voluntários', 'Marca a vez', 'proxi_mo': students against Covid-19 University of Aveiro News

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/07 - 2025/04 Technical Program Committee - Future of Information and Communication Conference (FICC) 2025
Membro
2023/11/28 - 2023/11/30 Videojogos2023 - 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts.
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/04 - 2023/09/08 ECTEL 2023 - European Conference on Technology Enhanced Learning https: //ea-tel.eu/ectel2023
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal

EATEL, Estados Unidos
2021/09/22 - 2021/09/24 22nd annual European GAMEON® Conference (GAME-ON®'2021) on Simulation and AI in Computer Games - Local Programme Committee
Membro
2021/07/22 - 2021/07/23 miOne World - 1st International Conference on Online Social Environments for Active Ageing. Organizing committee.
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/27 - 2019/11/29 Videojogos2019 - 11th International Conference on Videogame Sciences and Arts.
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Technological forecasting and social change (0040-1625) Elsevier
2023/11/15 - Atual JMIR Serious Games (2291-9279) JMIR Publications
2023/11/06 - Atual JMIR Formative Research (2561-326X) JMIR Publications
2023/10/13 - Atual Journal of Internet Medical Research (1438-8871) JMIR Publications
2023/09/27 - Atual Trends in Computer Science and Information Technology (2641-3086) Peertechz Publications Pvt. Ltd
2023/09/26 - Atual International Journal of Electrical and Computer Engineering (IJECE) (2722-2578) Institute of Advanced Engineering and Science (IAES)
2022/11/03 - Atual Unisia Journal of Social Sciences and Humanities Universitas Islam Indonesia
2023/11 - 2023/11 CHI 2024 Case Studies ACM Publications
2023/11 - 2023/11 CHI 2024 Papers ACM Publications

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/12 - Atual Students@DigiMedia #03 Ana Pereira, Maria Terra
2018/02 - Atual AVILA Sessions - Mentor in thematic mentoring sessions with the aim of consolidating and developing knowledge in the scope of Multimedia Lab 4 which focuses on PHP, SQL and git technologies. Alunos de Laboratório Multimédia 4 - Novas Tecnologias da Comunicação, DeCA, Universidade de Aveiro
2023/02 - 2023/06 Students@DigiMedia #02 Inês Sucena
2022/04 - 2022/07 Students@Digimedia #01 João Almeida
2022/04 - 2022/07 students@DigiMedia #01 Gonçalo Marques
2021/11/25 - 2021/11/25 Mentor "Eu Sou Digital" - The "Eu Sou Digital" Program aimed at training 50 senior members of the community with low levels of digital literacy, taking their first steps on the Internet. 50 senior members of the community with low levels of digital literacy
Distinções

Prémio

2025 Cooperation Award - Scientific specialization area of Health, Biotechnology and Food
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 FLAD Papers@USA Scholarship
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
2024 Honourable Mention | Menção Honrosa - Innovation In Longevity Award (Prototypes)
International Congress Innovation for Longevity I, Portugal
2022 Honourable Mention | Menção Honrosa - Digital Travel for Senior Citizens: 360º Virtual Tourism
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal
2021 Winner of the Prémio Académico RUTIS/PSE 2021 - Envelhecimento Activo
RUTIS, Portugal
2019 Technological Innovation in Retail Industry Competition - winning 1st place with the Grønn project and 2nd place with the Avocado project.
Universidade de Aveiro, Portugal

BrightPixel, Portugal

Sonae IM, Portugal
2019 Pixels Camp Hackathon v3.0 - 10th place with the Kind project, a chatbot capable of combating cyberbullying among the younger age group.
BrightPixel, Portugal
2019 Hack For Good - winner with the Kind project - a chatbot capable of combating cyberbullying among the younger age group.
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2019 Insert-Coin Live - winner of the 2nd place with the proposal to invest in the Avocado project.
BrightPixel, Portugal

Outra distinção

2025 Student Travel Grant - SIGMM
Association for Computing Machinery, Estados Unidos
2024 Special Recognitions for Outstanding Reviews - Recognition for CHI 2025 Case Studies
2023 Good Pedagogical Practices Seal | Selo de Boas Práticas Pedagógicas
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 Special Recognitions for Outstanding Reviews - Recognition for CHI 2024 Case Studies
2021 FCT PhD Research Scholarship 2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal