???global.info.a_carregar???
Sónia Passos. Concluiu o(a) Mestrado em Sociologia em 2010 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras e Licenciatura em Português, Latim e Grego (Ensino de) em 1999 pelo(a) Universidade de Aveiro. Frequenta o(a) Doutoramento em Sociologia pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras. É Assistente convidado no(a) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Film analysis; Costa dos Múrmurios; Tabu; Yvone Kane; Portuguese Colonial War; Interação criativa; Relação autor/encenador-atriz; Co-criação; Identidade; Construção da personagem; Monólogo; Creative interaction; Author/director/actress relationship; Co-creation; Identity; Creation of character; Monologue; Narradora; Actriz; Contadora; História; Construção de personagens; Projecto educativo/inclusivo; Crianças e jovens; Narrator; Actress; Storyteller; History; Character construction; Educational / inclusive project; Children and youth; Feminino; Processos de criação teatral; Não actrizes; Vagina; Performatividade de género; Frutas; Feminine; Dramatic creation processes; Non-actresses; Gender performativity; Fruit; Teatro; Intervenção; Projeto teatral; Crianças institucionalizadas; Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil - Ramalde; Theatre; Intervention; Theatre project; Institutionalized children; “Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil - Ramalde” (Obra do Frei Gil foster home for children and adolescents, in ; Teatro aplicado; Deficiência mental; Metodologias; Criação teatral; APPACDM-Matosinhos; Applied theatre; Mental retardation; Methodologies; Theatrical creation; Amor/solidão; Biografia/obra/personagem; Auto ficção; Teatro pós dramático; Processo colaborativo; Love/loneliness; Biography/play/character; Self-fiction; Post-drama theater; Collaborative process; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Passos

Nomes de citação

  • Passos, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
2A1C-83E8-B6B9
ORCID iD
0000-0003-2682-4609

Endereços de correio eletrónico

  • soniapassos@esmae.ipp.pt (Profissional)
  • soniamariacostapassos@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2012/10/15 - 2013/06/30
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Processos narrativos da Modernidade portuguesa: as Bibliotecas Públicas Patrimoniais – Estado, políticas públicas e dinâmicas culturais (1965 e 2011)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2006 - 2010
Concluído
Sociologia (Mestrado)
Especialização em Sociologia da Cultura
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
17
2002/07/22
Concluído
Curso de Especialização em Ciências Documentais (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Bibliotecas e Centros de Documentação
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1994 - 1999
Concluído
Português, Latim e Grego (Ensino de) (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/01 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - 2018 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/04/10 - 2011/01/31 Técnico Superior (Técnico Superior) BD&A - Bibliotecas, Arquivos e Documentação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014/01/01 - 2017/09/30 Portugal ao Espelho: identidade e transformação na literatura, no cinema e na música popular
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Cineclube do Porto, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Passos, Sónia. "Sociopoética: contributos para uma investigação integral". Trabalho apresentado em 3º Encontro de Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias: A busca do Comum – contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis., Porto, 2019.
  2. Passos, Sónia. "De um Estado sem espaço para a liberdade de ser, apenas". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Performance e Intimidade, Guimarães, 2018.
  3. Passos, Sónia. "Itinerário de uma certa melancolia contemporânea ou de como todas as viagens são viagens à Índia (narrando a epopeia de Bloom, de Gonçalo M. Tavares)". Trabalho apresentado em Colóquio Narrativa, Média e Cognição, Porto, 2016.
  4. Passos, Sónia; Marisa, Cláudia. "“O Retorno” e “Os Retornados”: narrativas de regressos, identidades ao espelho". Trabalho apresentado em Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares, Porto, 2015.
  5. Passos, Sónia. "Embodied Knowledge: for a reflection on research methodologies in performing arts". Trabalho apresentado em 1st Research Methodology School: an international debate, Coimbra, 2014.
  6. Passos, Sónia. "Instituições de Memória e Identidade: as Bibliotecas Públicas Patrimoniais, um caso de invisibilidade". Trabalho apresentado em Congresso “Portugal: 40 anos de Democracia”, Porto, 2014.
  7. Passos, Sónia. "Adozinda Goes to the Feminine Reading Room: from a Multidisciplinary Social Approach, and from Diverse Sources to a (Quasi-)Fictional Narrative.". Trabalho apresentado em Seminário Internacional “Narratives and Social Memory”, Braga, 2012.
  8. Passos, Sónia. "De Biblioteca Erudita a Biblioteca Popular. As práticas de Leitura Pública na Biblioteca Pública Municipal do Porto (1836-1926)". Trabalho apresentado em I Congresso O Porto Romântico, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Passos, Sónia. "Corpo e Performatividade em Plantation Memories de Grada Kilomba: intersecções de género, “raça” e nacionalidade". Faces de Eva - Estudos sobre a Mulher extra (2019): 93-105. https://facesdeeva.fcsh.unl.pt/.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Passos, Sónia. "The Feminine Reading Room". Qualitative and Quantitative Methods in Libraries (2012): http://qqml.net/.
Capítulo de livro
  1. Passos, Sónia. "Epistemologies of Invisibility: body and art, and the writing of research". In Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future, editado por Sara Albuquerque, Teresa Ferreira, Maria de Fátima Nunes, Ana Cardoso de Matos & António Candeias, 91-94. Faro, Portugal: Sílabas & Desafios, 2018.
    Publicado • 10.5860/choice.37-6154

Outros

Outra produção
  1. Ecos da memória colonial na filmografia de Margarida Cardoso e Miguel Gomes. In more recent times we are starting to come across more frequent artistic perspectives that echo the Portuguese colonial history from a metaphorical representation. Accordingly, one can affirm that a revisiting of a factual episode, within an artistic context, infers the reinterpretation of the given event; in doing so, it alters the meaning of reality. Through cinema “story” becomes “History”, a. 2016. Marisa, Cláudia; Passos, Sónia. http://hdl.handle.net/10400.22/10664.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 D.u.a.l.i.t.a.t.e.m. - A procura de uma identidade múltipla
Coorientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 - 2016 Passados com alma - projeto teatral no Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil - Ramalde
Coorientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2015 Judite: um monólogo a duas vozes
Coorientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Liquefacção: à procura de uma expressão do feminino na contemporaneidade
Coorientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Vejo os olhos que a viram
Arguente principal
Marta Vaz Ferreira (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 Personagem de mim
Arguente principal
Beatriz dos Santos Tavares da Silva (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/10/15 - Atual Técnicas e Métodos de Investigação Mestrado em Artes Cénicas Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal