Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Albuquerque
Nomes de citação
- Albuquerque, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2915-207F-C507
- ORCID iD
- 0000-0001-6370-7677
- Google Scholar ID
- R62eqXwAAAAJ&hl
- Researcher Id
- E-3051-2013
- Scopus Author Id
- 55910836100
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015 - 2020
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Aprender a ler, ler para aprender: o impacto diferencial da mediação didática de escrita inventada no processo de desenvolvimento
emergente de literacia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
2017 - 2018
Concluído
|
Psicofarmacologia para psicólogos (Curso médio)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
17 |
2013 - 2015
Concluído
|
Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Postgraduate Certificate)
Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil
|
|
2013 - 2013
Concluído
|
Dislexia - Avaliação e Intervenção (Curso médio)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
2012 - 2013
Concluído
|
Estudos Aprofundados em Psicologia (Pós-Graduação)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
17 |
2005 - 2010
Concluído
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"A Evolução da Escrita Inventada e da Leitura Precoce em Crianças de Idade Pré-Escolar: os Efeitos de um Programa de Intervenção
de Escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/02/15 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2019/02/18 - 2019/02/24 | Investigador visitante (Investigação) | University of Oxford Department of Education, Reino Unido |
2013/04/10 - 2015/08/27 | Investigador (Investigação) | Universidade de São Paulo, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/02 - Atual | Psychologist | P. A. - Psicólogos Associados, Portugal |
2017/08/06 - 2019/12/16 | National Board | CISV Portugal, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/12 - 2014/07 | Consultant | Unfilled.org - teaching kids how to read and write, Estados Unidos |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/11/11 - 2019/11/11 | Aquisição da linguagem escrita e acesso ao princípio alfabético: estudo longitudinal sobre a importância de programas de intervenção
de escrita inventada no jardim-de-infância e suas implicações no início da escolaridade formal
SFRH/BD/112133/2015
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/04/04 - 2019/04/06 | European Literacy Network grant: Training School on Spelling Acquisition across Languages
1401-040419-105845
Bolseiro de Investigação
Université du Luxembourg, Luxemburgo
|
European Cooperation in Science and Technology (e-COST)
Em curso
|
2019/02/18 - 2019/02/25 | European Literacy Network grant: Short-Term Scientific Mission
1401-43247
Bolseiro de Cientista Convidado
University of Oxford Department of Education, Reino Unido
|
European Cooperation in Science and Technology (e-COST)
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/01 - Atual | O Impacto de Programas de Escrita Inventada com Crianças em Idade Pré-Escolar na Aquisição Precoce da Leitura
PTDC/PSI-EDD/110262/2009
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2014/08 - 2014/12 | Padronização Brasileira do Teste Bender Koppitz-2 para Crianças
NA
Desenvolvimento técnico
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
|
2014/03 - 2014/12 | Teste do Desenho da Figura Humana: Estudos de Atualização II
NA
Desenvolvimento técnico
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
|
2013/08 - 2014/12 | Alfabetização e Linguagem Escrita Emergente - Intervenção com Crianças de Educação Infantil
NA
Investigador
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/08 - 2014/12 | Habilidades Cognitivas, de Leitura e de Escrita no Ensino Fundamental
NA
Investigador
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
|
2013/10 - 2014/09 | Crenças de Professoras sobre a Leitura e sua Aprendizagem no Processo de Alfabetização
NA
Desenvolvimento técnico
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
|
2014/01 - 2014/07 | Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita em Crianças de 3, 4 e 5 anos: Estudo Experimental sobre Dois Tipos de Instrução
em Consciência Fonêmica
NA
Desenvolvimento técnico
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | Invented spelling in early childhood: empirical evidence and intervention methods | University of Oxford - Department of Education Seminar
University of Oxford Department of Education (Oxford, Reino Unido)
|
2019 | Written language acquisition in Portuguese: a longitudinal study on the impact of invented spelling intervention in preschool to formal literacy learning | Training School on Spelling Acquisition across Languages
Université du Luxembourg (Luxemburgo)
|
2019 | Social interactions in early literacy programmes: a research with Portuguese preschoolers | 12th Conference of the International Association for Research in L1 Education
Association for Research in L1 Education (Portugal)
|
2019 | Mediação em programas de intervenção de escrita inventada: ajudas educativas do adulto | X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Funchal, Portugal)
|
2019 | Ambientes e práticas de literacia no jardim-de-infância: um estudo de âmbito nacional | X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Funchal, Portugal)
|
2019 | Do better invented spellers in kindergarten show more advanced reading and writing skills at the beginning of primary education? | XVI European Congress of Psychology
European Federation of Psychologists' Associations (Moscow, Rússia)
|
2019 | Desenvolvimento da literacia emergente no ensino pré-escolar: qual a repercussão dos efeitos da escrita inventada para aprender a ler e escrever no ensino básico? | Ciência 2019 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal)
|
2019 | Emergent literacy development in early years: invented spelling mediation sessions in preschool environments | 3rd International Conference ‘Literacy and Contemporary Society’
University of Cyprus (Nicosia, Chipre)
|
2018 | Ajudas educativas em programas de escritas inventadas | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada; Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Escrita inventada no ensino pré-escolar e desempenho académico no início do ensino básico: implicações de um programa de intervenção | III Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar & IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Práticas de literacia em jardim-de-infância: um estudo de âmbito nacional | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Dinâmicas interativas em programas de escrita inventada: um estudo qualitativo em contexto de jardim-de-infância | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Early literacy and reading performance: the predictive effects of invented spellings, letter knowledge and phonemic awareness | 1st Literacy Summit
European Literacy Network (Porto, Portugal)
|
2018 | “Vamos descobrir as letras e os sons das palavras!”: uma investigação com crianças portuguesas e brasileiras na educação infantil | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | O atelier como prolongamento do corpo do artista | Encontros com a Identidade - 2ª Edição
P. A. - Psicólogos Associados (Portugal)
|
2017 | Invented spelling group activities and reading and writing acquisition: a 2-year follow-up study from preschool to first grade | 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education
International Association for Research in L1 Education (Tallinn, Estónia)
|
2017 | Como será que se escreve dinossauro? Programas de escrita inventada no jardim-de-infância e sucesso educativo | Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Predicting reading outcomes in the first year of primary school: the role of invented spellings | 20th European Conference on Literacy
Asociación Española de Lectura y Escritura (Madrid, Espanha)
|
2017 | Como as crianças aprendem a escrever: análise de estratégias de escrita | XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Brasil)
|
2016 | Impacto de programas de escrita inventada na aquisição da literacia em meios socioculturais contrastados | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Faro, Portugal)
|
2016 | Será que a escrita inventada contribui para a aquisição formal da literacia no 1º ano de escolaridade? | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Faro, Portugal)
|
2016 | Literacy learning in grade 1: effects of a preschool invented spelling programme | The 14th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
Group on Writing
SIG Writing (Liverpool, Reino Unido)
|
2015 | Desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar: a importância das actividades de escrita inventada no jardim-de-infância | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Early literacy instruction: the role of invented spelling programs on spelling and reading | Writing Research Across Borders III
International Society for the Advancement of Writing Research (Paris, França)
|
2013 | Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese | 9th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) Conference
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Paris, França, França)
|
2013 | Será que a escrita inventada em pequeno grupo favorece o desenvolvimento da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar? | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal, Portugal)
|
2013 | Dinâmicas de interacção e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal, Portugal)
|
2013 | Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade pré-escolar. | XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Lisboa, Portugal, Portugal)
|
2012 | The impact of an invented spelling programme with pre-school-age children on early reading acquisition. | The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
Group on Writing
SIG Writing (Porto, Portugal, Portugal)
|
2012 | A qualitative approach to an invented spelling intervention programme with Portuguese preschool-age-children. | The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest
Group on Writing
SIG Writing (Porto, Portugal, Portugal)
|
2011 | A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: o impacto de um programa de intervenção de escrita inventada. | Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Facultade de Ciencias da Educación, Universidade da Coruña (Coruña, Espanha, Espanha)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Encontros com a Identidade - 2ª Edição (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
P. A. - Psicólogos Associados, Portugal |
2018 - 2018 | O Corpo - Arte no Laboratório, Ciência no Atelier (2018 - 2018)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
P. A. - Psicólogos Associados, Portugal |
2018 - 2018 | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2015 - 2015 | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (2015)
Congresso (Coorganizador)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 - 2012 | 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (2012)
Congresso (Outra)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/04 - 2019/12/13 | Teaching Foundational Reading Skills MOOC-Ed
Outro
|
Teaching Foundational Reading Skills
Friday Institute - NC State College of Education, Estados Unidos
|
2019/03/11 - 2019/04/14 | Open Online Course Teaching Struggling Readers Around the World
Oficina (workshop)
|
Spring 2019 Five-week Massive Open Online Course Teaching Struggling Readers Around the World
Chinese University of Hong Kong, Hong Kong
|
2019/04/04 - 2019/04/06 | Training School on Spelling Acquisition across Languages
Oficina (workshop)
|
Workshop on spelling acquisition in relation to phonological, morphological and syntactic structures across languages
Université du Luxembourg, Luxemburgo
|
2019/02/18 - 2019/02/24 | Short-Term Scientific Mission
Seminário
|
Department of Education Seminar
University of Oxford Department of Education, Reino Unido
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - 2020 | Intervenção de escrita inventada em idade pré-escolar: impacto intercultural e longitudinal | (Doutoramento) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2015 - 2015 | Dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais de educação | Outra (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2013 - 2013 | À descoberta da linguagem escrita | Outra (Curso médio) | Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Portugal |
2013 - 2013 | Linguagem escrita na infância: primeiros pensamentos e produções escritas precoces | Outra (Pós-Graduação) | Universidade de São Paulo, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/01/03 - Atual | International School Psychology Association | |
2018/10/03 - Atual | European Literacy Network | |
2018/05/15 - Atual | American Psychological Association | |
2016/01/01 - Atual | Society for the Scientific Study of Reading | |
2011/07 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
2008/01 - Atual | CISV Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2019 | Member of the National Board
Diretor
|
CISV Portugal, Portugal |
2013 - 2014 | Scientific and educational consultant
Consultor
|
Unfilled.org - teaching kids how to read and write, Estados Unidos |
Distinções
Outra distinção
2019 | European Literacy Network grant: Short-Term Scientific Mission
European Cooperation in Science and Technology (e-COST), Bélgica
|
2019 | European Literacy Network grant: Training School on Spelling Acquisition across Languages
European Cooperation in Science and Technology (e-COST), Bélgica
|
2019 | European Certificate in Psychology
European Federation of Psychologists' Associations, Bélgica
|
2017 | Ministry of Education and Science of Estonia bursary: 11th Conference of the International Association for Research in L1
Education
Ministry of Education and Science of Estonia, Estónia
|