???global.info.a_carregar???
FERNANDO MATOS OLIVEIRA - Associate Professor at the University of Coimbra, Portugal (Department of History, Archaeology and Arts). His main areas of interest are Theatre and Performance Studies, Modern and Contemporary Portuguese/European Drama. He is the Course Director of the PhD Programme in Art Studies of the University of Coimbra and also the Director of the Teatro Académico de Gil Vicente of the University of Coimbra [ www.tagv.pt ]. He has been publishing essays on theatre, performance and literature in several portuguese and international journals (Performance Research; Theatre, Dance and Performance Training; Arti dello Spettacolo/Performing Arts Journal; Santa Barbara Portuguese Studies; Art Teatral; Sala Preta; Sinais de Cena; Revista de História da Arte; Colóquio/Letras). He is the author of ¿O Destino da Mimese: Teatro Português Moderno¿ (1997), ¿Teatralidades. 12 Percursos pelo Território do Espetáculo¿ (2003) and ¿Poesia e Metromania. Inscrições Setecentistas¿ (2008). He has edited journal issues dealing with theatre and performance studies, namely Sinais de Cena, Nº 4, 2005; Revista de História da Arte, Nº 6, 2017; Revista de Comunicação e Linguagens, Nº 50, 2019; Revista de Estudos do Séc. XX, Nº 19, 2019. He has been the editor of the following anthologies and thematic volumes: ¿Poetry Anthology¿ (1998); ¿Writings on Theatre¿ (by António Pedro) (2001); ¿Conceitos e Práticas de Criação em Artes Performativas¿ (2017); ¿Ensaios Ruminantes sobre a Obra de Patrícia Portela¿ (2017, with Thiago Arrais); ¿Práticas de Arquivo em Artes Performativas¿ (2019, with Cláudia Madeira and Hélia Marçal). As the Director of the Teatro Académico de Gil Vicente of the University of Coimbra he has been supporting creative work within the university environment, promoting several practice-led research PhD¿s since 2010. He is also member of CEIS20 ¿ Center for 20th Century Interdisciplinary Studies [www.uc.pt/iii/ceis20], where he is currently leading a research group on Art and Performance.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Matos de Oliveira
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Oliveira, Fernando Matos de

Identificadores de autor

Ciência ID
281A-64B6-4E4A
ORCID iD
0000-0002-5384-4528

Websites

  • https://apps.uc.pt/mypage/faculty/fmatos/pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1998 - 2008
Concluído
Doutoramento em Literatura Portuguesa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Poesia e Metromania. Inscrições Setecentistas (1750-1820) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom Com Distinção e Louv
1994 - 1996
Concluído
Mestrado em Literatura Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"O Destino da Mimese e a Voz do Palco. O Teatro Moderno em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987 - 1991
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
Bom com Distinção
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
2008/12 - 2019/12/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1996/09 - 2008/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1992/09 - 1996/08 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09 - Atual Direção do Teatro Académico de Gil Vicente Universidade de Coimbra, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - 2018/06/20 Entre o Texto e o Storyboard: Práticas de Edição em Artes Performativas
Candidatura Nº 00005836
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Direção-Geral das Artes
2016 - 2017/10/15 Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Refª PEP-UC OA0323
Refª PEP-UC OA0323
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
Fundação Gestão Direitos dos Artistas
2015 - 2016/06 Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas
Nº00004377
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Direção-Geral das Artes
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Fernando Matos de. "Eça de Queirós e os avatares do melodrama". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Estudos Queirosianos, Coimbra, 2002.
    Publicado
  2. Oliveira, Fernando Matos de. "Garrett e o espaço público do Romantismo". Trabalho apresentado em Congresso Internacional - Almeida Garrett: um Romântico, um Moderno, Coimbra, 2002.
    Publicado
  3. Oliveira, Fernando Matos de. "O teatro, a escola e a universidade". Trabalho apresentado em I Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, Coimbra, 1999.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Oliveira, Fernando Matos de. "Massimo Schuster/Francesco Niccolini: Mahabharata 2.0.", Sinais de Cena, 2017
Artigo em revista
  1. Cláudia Madeira; Fernando Matos Oliveira; Oliveira, Fernando Matos de; Madeira, Cláudia. "Lessons from outside the classroom: performance pedagogies in Portugal, 1970–1980". Theatre, Dance and Performance Training 11 2 (2020): 185-205. https://doi.org/10.1080/19443927.2020.1753233.
    10.1080/19443927.2020.1753233
  2. Madeira, Cláudia; Oliveira, Fernando Matos. "Manoel Barbosa. Performance, Ansiedade e Geografia Colonial". Sala Preta 19 2 (2019): 15-27. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p15-27.
    10.11606/issn.2238-3867.v19i2p15-27
  3. Oliveira, Fernando Matos; Fernando Matos Oliveira. "Obscene voices in eighteenth-century portuguese poetry". Revista Diadorim 21 Esp (2019): 144-158. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2019.v21nespa29086.
    10.35520/diadorim.2019.v21nespa29086
  4. Oliveira, Fernando Matos de. "I Don’t Belong Here’: living under transatlantic influence". Performance Research 22 7 (2017): 18-24.
    Publicado • 10.1080/13528165.2017.1412641
  5. Oliveira, Fernando Matos de. "Entre a estética e a inclusão: corpo, performance e deficiência". VIS Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília 13 2 (2015): 218-228.
    Publicado
  6. Oliveira, Fernando Matos de. "Teatro Académico de Gil Vicente: 50 Anos de Existência". Rua Larga 32 2 (2011): 13-21.
    Publicado
  7. Oliveira, Fernando Matos de. "O Festival Line Up Action". Rua Larga 31 1 (2011): 23-29.
    Publicado
  8. Oliveira, Fernando Matos de. "A Mulher no Teatro Durante a Primeira República". Sinais de Cena 14 (2010): 9-17.
    Publicado
  9. Oliveira, Fernando Matos de. "Redenção e Disciplinaridade nos Estudos Performativos". Sinais de Cena 4 (2005): 9-17.
    Publicado
  10. Oliveira, Fernando Matos de. "Teatro e Intermedialidade". Sinis de Cena 1 (2004): 78-81.
    Publicado
  11. Oliveira, Fernando Matos de. "Em torno do jogo: racionalidade, presença e mediatização". Cadernos do Rivoli 3 (2004): 84-89.
    Publicado
  12. Oliveira, Fernando Matos de. "Presencias irreales. “El uno, el otro” de Jacinto Lucas Pires". Art Teatral 18 (2003): 93-96.
    Publicado
  13. Oliveira, Fernando Matos de. "Fialho de Almeida: Grotesco, Crítica & Representação". Ciberkiosk 11 (2002): 0-0. http://www.ciberkiosk.pt/ensaios/foliveira.html.
    Publicado
  14. Oliveira, Fernando Matos de. "Versões da Origem na ficção de Ruben A". Colóquio - Letras 159-160 (2002): 235-250.
    Publicado
  15. Oliveira, Fernando Matos de; José Alberto Ferreira. "Estórias do Teatro Português". Colóquio - Letras 157-158 (2001): 348-353.
    Publicado
  16. Oliveira, Fernando Matos de. "A ideologia da técnica na ficção de José Cardoso Pires: o Jaguar E-4.2 d'O Delfim". Santa Barbara Portuguese Studies V (2001): 180-191.
    Publicado
  17. Oliveira, Fernando Matos de. "As Marcas de Persona: sobre os "contos morais" de Eduardo Pitta". Ciberkiosk 10 (2001): 0-0. www.ciberkiosk.pt/arquivo/ciberkiosk10/index.html.
    Publicado
  18. Oliveira, Fernando Matos de. "Poesia e Museologia em Vasco Graça Moura". Portuguese Literary & Cultural Studies 7 (2001): 185-193.
    Publicado
  19. Oliveira, Fernando Matos de. "O Teatro como Festival". Teatro - Escritos 3 (2000): 54-63.
    Publicado
  20. Oliveira, Fernando Matos de. "A Arte das Imitações: uma leitura do "Paradoxo sobre o Actor" de Denis Diderot". JA - Jornal Arquitectos 198 (2000): 4-11.
    Publicado
  21. Oliveira, Fernando Matos de. "Bertolt Brecht: o moderno pós-moderno". Zentralpark. Revista de Teoria e Crítica 1 (1999): 61-69.
    Publicado
  22. Oliveira, Fernando Matos de. "Conversação & Colagem: Desertos, de Carlos J. Pessoa". Ciberkiosk 6 (1999): 0-0. http://www.ciberkiosk.pt/.
    Publicado
  23. Oliveira, Fernando Matos de. "Almeida Garrett: o teatro da "minha Nação"". Colóquio - Letras 153-154 (1999): 213-228.
    Publicado
  24. Oliveira, Fernando Matos de. "Vasco Graça Moura: Garrett, numa cópia perdida e noutra achada". Colóquio - Letras 153-154 (1999): 291-295.
    Publicado
  25. Oliveira, Fernando Matos de. "Naufrágio com espectador: a dramaturgia de António Patrício". Colóquio Letras 147-148 (1998): 81-92.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Oliveira, Fernando Matos de. "Da palavra e do mito. Castro, de António Ferreira, por Ricardo Pais", Duas Colunas, 2003
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Fernando Matos de; Madeira, Cláudia. "Colecionar para que Futuro? Notas sobre Arquivos Privados de Arte da Performance em Portugal". In Práticas de Arquivo em Artes Performativas, 55-66. Coimbra, Portugal: Coimbra University Press, 2019.
  2. Oliveira, Fernando Matos de. "Arte, Instalação e Performatividade". In Ensaios Ruminantes. Sobre a Obra Performativa de Patrícia Portela, 89-112. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
    Publicado
  3. Oliveira, Fernando Matos de. "’Viagens na Minha Terra’: da teoria ao senso comum". In Transdisciplinary Readings of Garrett’s 'Travels in My Homeland', 283-295. Massachusetts, Estados Unidos: Adamastor Book Series, University of Massachusetts Dartmouth, pp.: 283-295, 2013.
    Publicado
  4. Oliveira, Fernando Matos de. "Ensaística Teatral: Texto, Espaço e Utopia". In Poéticas do Ensaio, 117-130. Coimbra, Portugal: Centro de Literatura Portuguesa, 2010.
    Publicado
  5. Oliveira, Fernando Matos de. "Uma "sensação estranha da realidade": estética e diarística em Ruben A.". In O Mundo à Minha Procura. Ruben A. Trinta Anos Depois (Estudos), 55-63. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.
    Publicado
  6. Oliveira, Fernando Matos de. "Regressão, Androginia e Misoginia no Surrealismo Português". In Modernismo & Primitivismo, 101-124. Coimbra, Portugal: Centro de Literatura Portuguesa, 2006.
    Publicado
  7. Oliveira, Fernando Matos de. "A nostalgia da presença / The nostalgia of presence". In Portogofone, 43-48. Porto, Portugal: Teatro Nacional de S. João, 2004.
    Publicado
  8. Oliveira, Fernando Matos de. "Poesia e Conhecimento". In Poemas Escolhidos/Poèmes Choisis, Vasco Graça Moura. Grinalda de Ouro das Noites de Poesia de Struga / Couronne D’Or des Soirées de Poésie de Struga, 20-60. Struga - Macedonia, Macedónia: Ed. Struga Poetry Evenings, 2004.
    Publicado
  9. Oliveira, Fernando Matos de. "A Viagem de Verão” de Vasco Graça Moura". In Século de Ouro, 451-458. Lisboa, Portugal: Livros Cotovia, 2002.
    Publicado
  10. Oliveira, Fernando Matos de. "De Roma a Frankfurt: a 'descontracção melancólica' de Vasco Graça Moura". In Modo Mudando. Sete Ensaios sobre Vasco Graça Moura, 43-76. Porto, Portugal: Campo das Letras, 2000.
    Publicado
  11. Oliveira, Fernando Matos de. "Teatro Contemporáneo". In Historia de la Literatura Portuguesa, 675-684. Madrid, Espanha: Editorial Cátedra, 2000.
    Publicado
Edição de livro
  1. Oliveira, Fernando Matos de; Cláudia Madeira; Fernando Matos Oliveira; Hélia Marçal. Práticas de Arquivo em Artes Performativas. Coimbra, Portugal: University of Coimbra Press. 2019.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-1954-5
  2. Oliveira, Fernando Matos de; Thiago Arrais. Ensaios Ruminantes. Sobre a Obra Performativa de Patricia Portela. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2017.
    10.14195/978-989-26-1274-4
  3. Oliveira, Fernando Matos de. Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas. Coimbra, Portugal: University of Coimbra Press. 2017.
    Publicado
  4. Oliveira, Fernando Matos de; Marta Teixeira Anacleto. O Trágico. Coimbra, Portugal: Centro de Literatura Portuguesa. 2011.
  5. Oliveira, Fernando Matos de; Maria Helena Santana. O Melodrama. Coimbra, Portugal: Centro de Literatura Portuguesa. 2006.
  6. Oliveira, Fernando Matos de. António Pedro. Escritos sobre Teatro. Lisboa, Portugal: Livros Cotovia. 2001.
  7. Oliveira, Fernando Matos de. Francisco Gomes de Amorim. Teatro - Ódio de Raça / O Cedro Vermelho. Coimbra, Portugal: Angelus Novus. 2000.
  8. Oliveira, Fernando Matos de. António Pedro. Antologia Poética. Coimbra, Portugal: Angelus Novus. 1999.
Edição de número de revista
  1. Oliveira, Fernando Matos de; Madeira, Cláudia. "Dramaturgies of Exile, Dramaturgies of Resistance". Revista de Comunicação e Linguagens 50 (2019):
    Publicado
  2. Oliveira, Fernando Matos de; Madeira, Cláudia. "Portuguese Performance Art". Revista de História da Arte 6 1 (2017):
    Publicado
Livro
  1. Oliveira, Fernando Matos de. Teatralidades. 12 Percursos pelo Território do Espectáculo. Coimbra, Portugal: Angelus Novus. 2003.
    Publicado
  2. Oliveira, Fernando Matos de. O Destino da Mimese e a Voz do Palco - O Teatro Moderno em Portugal. Braga/Coimbra, Portugal: Angelus Novus. 1997.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Oliveira, Fernando Matos de. "Uma fome que assumiu novas formas". Porto, Portugal: Húmus. 2015.
    Publicado
  2. Oliveira, Fernando Matos de. "Tiago Rodrigues, escritor de espetáculos". Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2013.
    Publicado
Tradução
  1. Oliveira, Fernando Matos de. Aos Queridos Mortos. Coimbra, Portugal: Angelus Novus. 2004.
  2. Oliveira, Fernando Matos de; Ana R Luís. Eve Kosofsky Sedgwick - A Epistemologia do Armário. Coimbra, Portugal: Angelus Novus. 2003.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. António Pedro como mediador cultural. 2002.
Obra teatral
  1. 2009. Género e discurso nesta admirável terriola.

Outros

Outra produção
  1. Oliveira, Fernando Matos de. 2010. Recensão Crítica a Casa da Comédia (1946-1975). Um Palco para uma Ideia de Teatro, de Rui Pina Coelho, Lisboa, INCM, In: Sinais de Cena, Nº 13, pp. 110-111..
  2. Oliveira, Fernando Matos de. 2002. Recensão Crítica a Persona, de Eduardo Pitta, Coimbra, Angelus Novus, In: Colóquio/Letras, Nº 161-162, pp. 454-456..
  3. Oliveira, Fernando Matos de. 2000. Recensão Crítica a Teatro Completo, de Carlos Selvagem, In Colóquio/Letras, Nº 157-158, pp. 420-421..
  4. Oliveira, Fernando Matos de. 2000. Recesão Crítica a A Birra do Morto, seguido de Promissão do Quinto Império e de Metáfora, de Vicente Sanches, In Colóquio/Letras, Nº 157-158, pp. 418-419..
  5. Oliveira, Fernando Matos de. 1999. Recensão Crítica a O Teatro do Absurdo em Portugal, de Sebastiana Fadda, In: Colóquio/Letras, Nº 153-154, pp.326-28..
  6. Oliveira, Fernando Matos de. 1998. Recensão Crítica a Ecologies of Theater, de Bonnie Marranca, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1996 In Theatre Journal, Vol. 50, Nº 2, pp. 276-277".
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Text, word, subtitle Programa Avançado de Criação em Artes Performativas
Fórum Dança (Lisboa, Portugal)
2016 Reenactment as Ecodirecting: Vera Mantero’s ‘Eating your heart out in the trees’ and other pieces Annual Conference / International Federation for Theatre Research – Presenting the Theatrical Past. Interplays of Artefacts, Discourses and Practices
IFTR (Estocolmo, Suécia)
2016 A Crítica Teatral e as Práticas de Criação-Investigação Colóquio Internacional Lançar Diálogos. Crítica de Artes do Espetáculo e Esfera Pública
Centro de Estudos de Teatro - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Utilizações do texto no teatro português contemporâneo Fundação Calouste Gulbenkian – Délégation en France
Fundação Calouste Gulbenkian – Délégation en France (Paris, França)
2016 O TAGV: a programação num teatro universitário O Theatro e a Programação
Theatro Circo (Braga, Portugal)
2014 Jaime Gralheiro: o teatro da vida inteira Sessão pública de homenagem e atribuição do nome de Jaime Gralheiro ao Cineteatro de São Pedro do Sul
Câmara Municipal de São Pedro do Sul (São Pedro do Sul, Portugal)
2014 A revista Sinais de Cena e a crítica de teatro O Estado da Crítica - Dia Mundial do Teatro
TAGV (Coimbra, Portugal)
2013 O Teatro Universitário Hoje Como dar Forma ao Caos. Mostra de Teatro Universitário
TAGV (Coimbra, Portugal)
2013 Utopia nas Artes Performativas Salão Utópico’ no âmbito do projecto HORTUS, de Patrícia Portela
TAGV (Coimbra, Portugal)
2013 Aprender Fazendo - As Artes em Diálogo Workshop PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2013 A Programação Cultural Hoje Tertúlias TEDx Coimbra
Livraria Almedina (Coimbra, Portugal)
2012 O projecto ‘Capitanias Dramatúrgicas' Mostra Luso-Brasileira 2012
Curso de Estudos Artísticos - FLUC (Coimbra, Portugal)
2011 Escritas de Cena Curso de Doutoramento em Materialidades da Literatura
Centro de Literatura Portuguesa (Coimbra, Portugal)
2011 O que pode uma pedagogia da contingência? Festival line Up Action 2012
Associação IC-Zero & Curso de Estudos Artisticos - FLUC (Coimbra, Portugal)
2011 A Crítica de Teatro na Actualidade III Encontro Ibérico de Publicações Periódicas de Artes Cénicas
FITEI (Porto, Portugal)
2011 Efeitos de Presença Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010 Estética, Teatro e Inclusão INART - Encontros Internacionais de Inclusão pela Arte
Associação Vo'Arte e Teatro Municipal São Luiz (Lisboa, Portugal)
2010 Dramaturgia Portuguesa Contemporânea – Zona de Impacto Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas
Teatro São Luíz e Associação Penetrarte (Lisboa, Portugal)
2009 Escrever, selecionar e mostrar no espaço-teatro Transbordamentos Infinitos. Dramaturgias Contemporâneas
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
2009 Ensaística Teatral: Performance e Utopia Colóquio Internacional - Poéticas do Ensaio
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2009 Performing Disability between Inclusion and Aesthetics Annual Conference / International Federation for Theatre Research – “Silent Voices/Hidden Lives: Censorship in Performance
CET-FLUL (Lisboa, Portugal)
2008 Performance: materialidade e acontecimento Seminario de Discurso, Legitimación e Memoria
Departamento de Literatura Española e Hispanoamericana - Univ de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2006 A conversação de uma menina ‘extremamente inteligente’ Luísa Costa Gomes. A Obra Cénica em Discussão
TNSJ (Porto, Portugal)
2005 ’Vem, Vulva Antiquíssima’: Regressão, Androginia e Misoginia no Surrealismo Português Colóquio Modernismo & Primitivismo
Centro de Literatura Portuguesa (Coimbra, Portugal)
2005 Uma "sensação estranha da realidade": estética e diarística em Ruben A Jornadas de Homenagem a Ruben A.
Centro de Literatura Portuguesa (Coimbra, Portugal)
2004 Entre géneros: mediações do herói-cómico em Setecentos V Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada. “Fora do Centro: Espaços Comparatistas
ILLP - FLUC (Coimbra, Portugal)
2004 O jogo: presença e mediatização Colóquio Internacional “Pontapé de Saída”
Teatro Rivoli (Porto, Portugal)
2003 Identidade e representação Existe uma Literatura Gay e Lésbica em Portugal?
Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003 (Coimbra, Portugal)
2003 Ensinar teatro Seminário Castro – Leitura e Didáctica do Texto Dramático
Centro Educativo do Teatro Nacional de São João, (Porto, Portugal)
2001 Literatura e Cultura em Rede: o projecto Ciberkiosk XII Jornadas de Formação de Professores
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras (Viseu, Portugal)
2000 Viagens na Minha Terra: a migração da crítica Colóquio Internacional "Travels in My Home Land
University of Dartmouth (University of Dartmouth, Estados Unidos)
1999 António Pedro: um homem de teatro Dia Mundial do Teatro - TAGV
TAGV (Coimbra, Portugal)
1997 Hollywood no Chiado Do Teatro ao Cinema ou do Cinema ao Teatro
Encontros de Teatro Universitário (ACTUS) (Coimbra, Portugal)
1996 A literatura dramática portuguesa: Sécs. XVIII-XX Curso de Iniciação ao Teatro
CITAC (Coimbra, Portugal)
1995 Símbolos em Cena: o teatro de António Patrício António Patrício
TAGV (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Teatro Depoimento: Política e Memória no Teatro Contemporâneo
Orientador
Curso de Estudos Artísticos - Esp. Estudos Teatrais e Performativos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - Atual Teatro, Performance, Distúrbio
Orientador
2015 - Atual O Segundo Modernismo e o Design de Livros em Portugal nas Décadas de 40 a 70 do Séc. XX
Coorientador
Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - Atual Bernardo Santareno. Teatro, Utopia e Performance
Orientador
Curso de Estudos Artísticos - Esp. Estudos Teatrais e Performativos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - Atual Sensações Sinuosas e Emoções Hipnóticas – Performance Sonora e Visual na Contemporaneidade
Orientador
Curso de Estudos Artísticos - Esp. Estudos Teatrais e Performativos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - Atual Teatro e Lusofonia
Coorientador
Curso de Estudos Artísticos - Esp. Estudos Teatrais e Performativos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - Atual Da Origem da Performance e seus Desenvolvimentos em Portugal à Mediação da Acção Artística Performativa no Plano da Ecranização
Coorientador
Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - Atual O Dramaturgo-Encenador
Coorientador
2013 - Atual Performar a MaiorIDADE. O Projecto Paródia da Vida
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - Atual O Público e as Novas Práticas Museológicas no MACBA
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 corpos sem pregas. performance, pedagogia e dissidências sexuais anticoloniais
Coorientador
Curso de Estudos Artísticos - Esp. Estudos Teatrais e Performativos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Performance e Ritualização – Moda e Religião em Registos Corporais
Orientador
Curso de Estudos Artísticos - Esp. Estudos Teatrais e Performativos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Vens Ver ou Vens Viver? Estética e Política da Participação
Orientador
Curso de Estudos Artísticos - Esp. Estudos Teatrais e Performativos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 Scenery Games: Scenography in Portuguese Children and Young People’s Theatre
Coorientador
Curso de Estudos Artísticos - Esp. Estudos Teatrais e Performativos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 A Obra Performativa de Armando de Azevedo
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 Autorreferência e Autoreflexividade Conceptual do Corpo em Movimento na Dança Contemporânea
Coorientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Dramaturgias da Guerra. Uma Incursão pela Guerra Portuguesa, seguida da Peça para Teatro ‘Granadas na Bugs Bunny’
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Produção e Programação Cultural no TAGV
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Francisco Ventura. Um Dramaturgo Popular
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Micael de Oliveira, Para uma Cartografia da Criação Dramática Portuguesa Contemporânea (1974/2004)
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Arte, Crítica e Sociedade na Obra de Fialho de Almeida
Coorientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 A Actividade Cultural em Coimbra. A Experiência de uma Pequena Empresa
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Encerrado para Obras’ – Dinamização Cultural e Participação Comunitária
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 A Etnografia Galega no Museu Liste (Vigo)
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Corpo e Modernidade: Representações da Deficiência
Orientador
Centro de Literatura Portuguesa (Iniciação científica)
Universidade de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Seminário Internacional “Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Simpósio (Outra)
FGDA e TAGV, Portugal
2016 - 2016 Organização (com Cláudia Madeira e Hélia Marçal) do Simpósio Internacional‘Performance Arte em Portugal: 2 Ciclos para 1 Arquivo
Simpósio (Outra)
Instituto de História da Arte, FCSH, Portugal
2015 - 2015 Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas
Congresso (Outra)
DGArtes, TAGV, Associação Pensamento Voador, Portugal
2011 - 2011 Line Up Action. Festival Internacional de Arte da Performance 2011
Festival (Outra)
Associação IC-ZERO e TAGV, Portugal
2010 - 2010 Line Up Action Festival Internacional de Arte da Performance
Festival (Outra)
IC-ZERO Associação e DRCC, Portugal
2007 - 2007 Semana das Artes
Outro (Outra)
Curso de Estudos Artísticos e FLUC, Portugal
2000 - 2000 Congresso Internacional de Estudos Queirosianos
Congresso (Outra)
Instituto de Língua e Literatura Portuguesas - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
1999 - 1999 Congresso Internacional sobre Oliveira Martins: Literatura - História - Política
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Língua e Literatura Portuguesas e Instituto de História e Teoria das Ideias - FLUC, Portugal
1999 - 1999 Garrett, um Clássico, um Moderno
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Instituto de Língua e Literatura Portuguesas e Instituto de Estudos Teatrais - FLUC, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 The Therapeutic Nature and Effects of Drama and Theatre Processes – The Case of Drama Therapy Severina Jankauskaite (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 O Espaço Habitacional enquanto Retrato Psicológico da Personagem Ana Sofia Pena Cardoso Lopes (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 Passos em Volta: Dança Versus Performance. Um Cenário Concetual e Artístico para o Contexto Português Mariana Viterbo Brandão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 Percursos do Teatro Universitário em Portugal (1974-1994) Graça Margarida Ferreira Adónis Torres (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 A Emergência da Ciência Moderna e a sua Representação no Texto Dramático Mário Djalme Montenegro Araújo de Castro Neves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 Uma certa perspectiva sobre a palavra na cena contemporânea: falar não é comunicar António de Souza Pinto Guedes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 Corpo e Espaço – Uma Leitura Dinamológica da Dança Contemporânea em Espaços Não-convencionais Ezequiel Fernando Azevedo dos Santos (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 Dança Contemporânea como Mediador entre Obra de Arte Contemporânea e Visitante de Exposição Inesa Markava (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 A Imagem e a Dança Maria Rita Amaral Nogueira (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 Solilóquios para Além das Palavras. Fugas em B Menor e K Menor Sónia Antonieta Lopes de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 Produção Cultural em Contexto de Educação Artística: O Caso Associação Escolíadas Ana Luís Coleta Valente de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 Programação, Produção Musical e Teatral nos Serviços de Cultura na Câmara Municipal de Abrantes Rosa Catarina Sousa Diogo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 A Musicalidade na Dramaturgia de Ator: das Vanguardas do Séc. XX ao Caso do Teatro O Bando Cristiane Werlang (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 Entre o Pensamento Matemático e a Arte da Performance: Questões, Analogias e Paradigmas Telma João da Fonseca Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 Composição em Tempo Real: uma Investigação através da Arte Compor com o Tempo e com o Real. Desaparecer no Óbvio. (Re)aparecer na ausência João Fiadeiro (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 A Performance como Ritual Filipe Pereira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Programação Cinematográfica no TAGV Ana Eduarda de Azevedo Rangel Barbosa (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 Memória da Saudade. O Percurso e Identidade Artística do Ballet Gulbenkian como Estrutura de Referência na Dança Portuguesa (1961-2005) António Manuel Coelho Laginha (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 Produção Teatral n’A Escola da Noite Joana Filipa Cardoso Amado (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 O Género Musical ‘Concertado’ em Três Manuscritos do Século XVVII do Fundo Musical da Universidade de Coimbra João Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Dramaturgia Portuguesa Contemporânea (1974-2004). As Textualidades do Séc. XXI Micael Grilo de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 Experiências Discursivas e Efeitos de Temporalidade. Portugal 1750-1850 Clayton Guimarães (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 A Instalação na Criação Artística Contemporânea Cláudia Sofia Santos Melo (Outro)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Olhares... Reflexos Artísticos na ‘Rainha das Praias Portuguesas’ Ana Carolina Costa Tavares (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Programação Artística e Cultural num Espaço Comercial – O Caso da FNAC de Coimbra Patrícia Pina (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Projecto Educativo no TAGV Pedro Emanuel Abrantes Nascimento (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 Teatro O Bando. ‘Ainda Não é o Fim Nem o Princípio do Mundo Calma é apenas um Pouco Tarde’, Constrangimentos e Percursos Para a Construção de Utopias Susana Patrícia Rodrigues Rocha (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 A Escola da Noite. Como Reagir em Tempo de Austeridade? Nilce Vicente Carvalho (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 1º Festival Internacional de Spoken Word e de Artes Performativas Telma Rute da Luz Martinho (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 O Terceiro Corpo na Escrita Contemporânea. Uma Proposta de Intervenção para a Formação do Intérprete Jean Paul Bucchieri (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 A Escola da Noite. 18 Anos de Teatro Profissional (Mestrado)
2011 Performance Criativa. D’Orfeu Associação Cultural Maria de Fátima Gomes Abreu (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Escafandristas do Corpo. Preparação do Actor na Montagem do Espectáculo Teatral ‘Milkshakespeare’ Renata Ribeiro Furlin (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Companhia de Teatro ‘O Teatrão’ Alexandra Isabel Neves Martins (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Escola da Noite Marta Isabel Mota dos Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual Performance Philosophy
2014/01 - Atual PSI Performance Studies Internacional
2010/01 - Atual IFTR - International Federation for Theatre Research
2006/01 - Atual Associação Portuguesa de Críticos de Teatro