???global.info.a_carregar???
Ana Duarte Melo, PhD in Communication Sciences, is professor and researcher at the Instituto de Ciências Sociais where she acts as Vice-Dean for Communication (since may 2022). She is a member of the Communication Sciences Department where she teaches strategic and organizational communication, advertising, territorial branding as well as screen and scriptwriting and creativity. Co-coordinator of CreateLab, a creative and innovation agency of CECS - Communication and Society Research Centre, Co-Chair of the Participatory Communication Research Section of IAMCR – International Association for Media and Communication Research, her main research interest areas involve citizenship and the civil society emergent participatory issues, the role of organizational and strategic communication as drivers of innovative and alternative forms of territorial, communitarian, organizational, public health, social and behavioral change communication. Ana has been participating throughout her career in several research projects, the latest one being "ClicTour - Climate change resilient tourism in protected areas of Northern Portugal project". She has been also editor, organiser and author of several publications on participation, advertising, strategic communication, territorial communication and regulation. Ana Duarte Melo has been actively contributing to several scientific associations. Former chair of the Organisational and Strategic Communication Section of ECREA – European Communication Research and Education Association (2010-2016), Former Director of the Communication Sciences Graduation Course (2019-2021), Ana Duarte Melo’s PhD thesis on "The Consumer-Citizen's Participation in Advertising: perceptions, modalities and regulation" (2013) combines advertising, consumption, citizenship, participation and regulation.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Duarte Melo

Nomes de citação

  • Melo, Ana
  • Ana Duarte Melo

Identificadores de autor

Ciência ID
2718-B581-04B6
ORCID iD
0000-0002-4598-7174

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
n/a (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"A Participação do Consumidor-Cidadão na Publicidade: perceções, modalidades e regulação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2007
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Artes e Técnicas da Comunicação
Universidade do Minho, Portugal
"A participação do consumidor-cidadão na publicidade: perceções, modalidades e regulação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002
Concluído
Mestrado em Som e Imagem - Especialização em Argumento (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
""Alguém viu a minha vida por aí?"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1986
Concluído
Comunicação Social (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Performance e Simulacro na Informação Televisiva - Directo, O arrepio da realidade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2015 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2004/09/01 - 2006/12/01 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10/13 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2007 - 2012 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2024 CLICTOUR – Turismo resiliente às alterações climáticas em áreas protegidas do Norte de Portugal NORTE-01-0145-FEDER-000079
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Universidade do Minho Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
UID/CCI/00736/2019
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/06/01 - 2013/11/30 A Regulação dos Media em Portugal: O Caso da ERC
PTDC/CCI-COM/104634/2008
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 736 - 2011-2012
PEst-OE/COM/UI0736/2011
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. José Sixto-García; Ana Duarte-Melo. "Self-destructive content in university teaching: new challenge in the Digital Competence of Educators". Communication & Society (2020): https://doi.org/10.15581/003.33.3.187-199.
    10.15581/003.33.3.187-199
  2. Fábio Ribeiro; Ana Duarte Melo; Nico Carpentier. "Nota introdutória". Comunicação e Sociedade 36 (2019): 9-14. https://doi.org/10.17231/comsoc.36(2019).2390.
    10.17231/comsoc.36(2019).2390
  3. Nico Carpentier; Ana Duarte Melo; Fábio Ribeiro. "Resgatar a participação: para uma crítica sobre o lado oculto do conceito". Comunicação e Sociedade 36 (2019): 17-35. https://doi.org/10.17231/comsoc.36(2019).2341.
    10.17231/comsoc.36(2019).2341
  4. "Autorregulação publicitária em Portugal: os interesses da indústria e dos consumidores em convergência?". Revista Mediterránea de Comunicación. 2019, 10(2): 131-146. doi:10.14198/MEDCOM2019.10.2.17, http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/93574 (2019):
    doi:10.14198/MEDCOM2019.10.2.17
Capítulo de livro
  1. Paula Dias Aguiar; Ana Duarte Melo. "LGBTI+ Versus LGBTI+®: Publicidade, Consumerismo Político e Orgulho na Marcha 2022". 2024.
    10.21814/uminho.ed.125.8
  2. Ana Duarte Melo. "What’s in a Place? The Contribution of Strategic Communication to Placemaking and Territorial Communication". 2021.
    10.21814/uminho.ed.46.16
  3. Duarte Melo, Ana. "What’s in a place? The contribution of strategic communication to placemaking and territorial communication". UMinho Editora. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
    10.21814/uminho.ed.46.16
  4. Ana Duarte Melo. "City Rankings and the Citizens: Exposing Representational and Participatory Gaps". 154-169. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-45293-3_12
  5. Ana Duarte Melo. "“Somos todos smart?”: co-inteligência, comunicação e sustentabilidade territorial". In Inteligência Territorial: Governança | Sustentabilidade | Transparência, editado por João Abreu. Portugal: Idiotèque, 2019.
    Publicado
  6. Duarte Melo, Ana; Balonas, Sara. "Stickers on politics. The power of a brand is its weakness – a case of activism and subvertising". Universidade da Beira Interior. Labcom.IFP, 2019.
  7. Duarte Melo, Ana. "Advertising as a platform for consumer-citizen participation and citizenship". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2018.
  8. Duarte Melo, Ana. "A marca dos cidadãos: intervenção, ocupação e subversão na paisagem publicitária urbana". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2018.
  9. Duarte Melo, Ana; Duque, Marcela; Carpentier, Nico; Chadha, Siddharth. "What is ParticipAD? Perspectives on participatory advertising". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2018.
  10. Duarte Melo, Ana. "A morte como produto e objeto do desejo: uma abordagem publicitária". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2016.
  11. Oliveira, Evandro; Melo, Ana Duarte; Gonçalves, Gisela. "Strategic communication in non-profit organisations: Challenges and alternative approaches". Vernon Press, 2016.
  12. Melo, Ana Duarte. "The paradoxical empowerment of consumer-citizens through advertising". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2015.
  13. Duarte Melo, Ana. "Participação e sustentabilidade na comunicação estratégica e organizacional". Livros Labcom, 2014.
  14. Melo, Ana Duarte; Sousa, Helena. "A Darker Shade of Pale: the never ending burden of advertising regulation". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2013.
  15. Melo, Ana Duarte; Sousa, Helena. "Ética e regulação na publicidade: perceções do campo profissional". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2013.
  16. Melo, Ana Duarte; Sousa, Helena. "Feedback nightmare: Organisational communication reactions to digital critic exposure. A view on some Portuguese cases (2011-2012)". Livros Labcom, 2013.
  17. Sousa, Helena; Pinto, Manuel; Lopes, Felisbela; Fidalgo, Joaquim; Jedrzejewski, Stanislaw; Silva, Elsa Costa e; Duarte Melo, Ana; Lameiras, Mariana. "Cronologia da actividade da entidade reguladora para a comunicação social". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2012.
  18. Sousa, Helena; Pinto, Manuel; Lopes, Felisbela; Fidalgo, Joaquim; Jedrzejewski, Stanislaw; Silva, Elsa Costa e; Duarte Melo, Ana; Lameiras, Mariana. "A regulação dos Media na Europa dos 27". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2012.
  19. Melo, Ana Duarte. "Publicidade em Portugal 2006: da catarse mediática dos grandes eventos às experiências intimistas com o consumidor". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2006.
Edição de livro
  1. Rita Sousa; António Vieira; Luís Silva; Sara Ribeiro; Ana Melo; António Bento Gonçalves; Artur Viana; et al. CLICTOUR - Roteiro para o turismo sustentável nas áreas protegidas do norte de Portugal. 2023.
    10.21814/1822.86994
  2. ParticipAD–Participatory Advertising: a global perspective with a Latin American focus. Portugal. 2018.
Edição de número de revista
  1. Fábio Ribeiro; Ana Duarte Melo; Nico Carpentier. "Rescuing Participation". Comunicação e Sociedade 36 (2019): https://revistacomsoc.pt/issue/view/103.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Ana G. S. Duarte Melo; Teresa Ruão; Sara Balonas; Marta Alves; Marta Ferreira. Guia de comunicação em saúde. Boas práticas. 2022.
    10.21814/1822.78904
  2. Ana G. S. Duarte Melo; Teresa Ruão; Sara Balonas; Marta Alves; Marta Ferreira. Guia de comunicação em saúde. Áreas especializadas. 2022.
    10.21814/1822.79480