???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Caterina Foa

Nomes de citação

  • Foa, Caterina

Identificadores de autor

Ciência ID
2714-F6C1-D7A3
ORCID iD
0000-0003-2935-2942
Scopus Author Id
57726307200

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Humanidades - Artes
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2018/01/01 - 2022/06/29
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Crowdfunding cultural: agentes e práticas de colaboração e intermediação online em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013/12/31
Concluído
Formaçao Avançada em Empreendedorismo e Industrias Criativa (Outros)
AUDAX ISCTE-IUL, Portugal
2011/12/31
Concluído
Laurea Magistrale in Comunicazione Politica e Sociale (Mestrado)
Università Statale degli Studi di Milano, Portugal
2007/12/31
Concluído
Laurea Triennale in Scienze Umanistiche per la Comunicazione (Licenciatura)
Università Statale degli Studi di Milano, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - 2024 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/09/01 - 2024/02/29 Iberian Digital Media Research and Fact-Checking Hub
2020-EU-IA-0252
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Universidad de Navarra, Espanha

Asociación Maldita contra la desinformación: periodismo, educación, investigación y datos en nuevos formatos, Espanha

UNIVERSIDAD CARLOS III DE MADRID, Espanha

Universidad de Granada, Espanha

Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

Universitat Politècnica de València, Espanha

Universidad Politécnica de Madrid, Espanha

UNIVERSIDAD MIGUEL HERNANDEZ DE ELCHE, Espanha

Associació Verificat, Espanha

FUNDACIÓN ESPAÑOLA PARA LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA, F.S.P. , Espanha

Universitat de València, Espanha

Elcano Royal Institute (Real Instituto Elcano), Espanha

Inevitável e Fundamental - Polígrafo, Portugal

Barcelona Supercomputing Center, Espanha

Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Observatório da Comunicação, Portugal

FUNDACION UNIVERSITARIA SAN PABLO, Espanha

Lusa, Agência de Noticias de Portugal SA, Portugal

UNIVERSIDAD REY JUAN CARLOS, Espanha

Agencia EFE SAU, SME, Espanha

Associação Literacia Para os Media e Jornalismo, Portugal
Comissão Europeia
Em curso
2022/11/25 - 2023/01/25 AFROPRENEURS.PT
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
DJASSI AFRICA
Concluído
2018/04/01 - 2021/03/31 Crowdfunding: agentes e práticas de intermediação online para projetos culturais em Portugal e Itália. Perspetiva comparativa e análise crítica sobre relações colaborativas, comunicação e criação de valor em rede.
SFRH/BD/132082/2017
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/04/01 - 2021/03/31 Crowdfunding: agentes e práticas de intermediação online para projetos culturais em Portugal e Itália. Perspetiva comparativa e análise crítica sobre relações colaborativas, comunicação e criação de valor em rede.
SFRH/BD/132082/2017
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/05/10 - 2019/05/09 Estudo de Públicos de Museus Nacionais: edição de resultados (2ª fase)
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
Fundação Millenniumbcp
Concluído
2013/10/01 - 2016/09/30 Business Development Laboratory Study Module for Creative Industries
GA 2013-4004/001-001 - projet nº 538700-LLP-1-FI-ERASMUS-EQR
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

University of Turku, Turquia

University of the West of England, Reino Unido

University of Oxford, Reino Unido
CE-Comissão Europeia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/11/06 - 2018/05/05 Estudo de Públicos de Museus Nacionais: edição de resultados
a preencher
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
Fundação Millennium bcp
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, G.; Alturas, B.; Foà, C.. "The Big Brother experience: Oportunidades e ameaças de um sistema de videovigilância no concelho da Amadora". Trabalho apresentado em 2023 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Aveiro, Portugal, 2023.
    Publicado • 10.23919/CISTI58278.2023.10211896
  2. Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foa, C.. "Internal innovation in the Portuguese media: Case study of 3 media outlets in search for the best practices for media survival and development". Trabalho apresentado em 2018 Annual Conference of the European Media Management Association (emma), 2018.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Foa, Caterina. "Datification of the wisdom of the crowd: a comparative analysis of innovation strategies in four European crowdfunding platforms", OBS* Observatório, 2024, https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2426/188188288.
    https://doi.org/10.15847/obsOBS17520232426
Artigo em revista
  1. Foá, C.; Couraceiro, P.; Pinto-Martinho, A.. "Decoding algorithmic literacy among journalists: Methodological tool design and validation for preliminary study in the Portuguese context". Observatorio (OBS*) 18 5 (2024): https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2433.
    Publicado • 10.15847/obsOBS18520242433
  2. Paisana, M.; Foá, C.; Vasconcelos, A.; Couraceiro, P.; Ferro-Santos, S.; Margato, A.; Crespo, M.. "Uma taxonomia para a literacia para os media em Portugal - Caracterização de atores, iniciativas e linhas de intervenção". Observatorio (OBS*) 18 5 (2024): 58-82. https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2439.
    Publicado • 10.15847/obsOBS18520242439
  3. Foá, C.; Tomé, V.; Margato, A.; Paisana, M.; Crespo, M.; Cardoso, G.. "Roles of journalists in media literacy initiatives: Trainees and trainers. Continuity, collaboration, and sustainability of media literacy trainings to mitigate disinformation in Portugal". Profesional de la información 32 6 (2023): https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/index.
    Publicado • 10.3145/epi.2023.nov.21
  4. Foá, C.. "Datification of the wisdom of the crowd: a comparative analysis of innovation strategies in four European crowdfunding platforms". Observatorio (OBS*) 17 5 (2023): 118-153. https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2426.
    Publicado • 10.15847/obsOBS17520232426
  5. Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foa, C.; Paisana, M.; Pais, P. C.. "Business models of journalistic startups in Portugal: an analysis of product innovation, dissemination and monetization in media enterprises". Nordic Journal of Media Management 1 2 (2020): 261-296. https://journals.aau.dk/index.php/NJMM/index.
    Publicado • 10.5278/njmm.2597-0445.5194
  6. Foá, C.. "Crowdfunding cultural projects and networking the value creation: Experience economy between global platforms and local communities". Arts and the Market 9 2 (2019): 235-254. https://www.emerald.com/insight/publication/issn/2056-4945/vol/9/iss/2.
    Publicado • 10.1108/AAM-05-2019-0017
  7. Crespo, M.; Foà, C.; Pinto-Martinho, A.. "Como o jornalismo lida com a inovação: um estudo de caso das melhores práticas em Portugal". Estudos de Jornalismo 9 (2018): 75-102. http://www.revistaej.sopcom.pt.
    Publicado
  8. Crespo, M.; Foa, C.; Cardoso, G.. "Tendências, boas-práticas e inovação para o ensino do empreendedorismo no jornalismo e nas indústrias criativas". Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público 3 (2016): 135-155. https://digitalis.uc.pt/taxonomy/term/51158.
    Publicado • 10.14195/2183-6019_3_9
  9. Foà, C.; Crespo, M.. "Crebiz.eu: criação de um modulo laboratorial de ensino do empreendedorismo para os media e as indústrias criativas". Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas 1 6 (2016): 17-33. http://www.regmpe.com.br/volume-1-n6-2016.
    Publicado • 10.20872/2447-8407/regmpe.v1n6p17-33
  10. Foà, C.; Ribeiro, R. B.. "Responsabilidade social e integração através da música. Dois estudos de caso em Itália e Portugal". Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2013): 109-132. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id111&sum=sim.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foa, C.. "How to develop internal innovation in the media: A case study of best practices for media outlet". In Communication, media and creative industries in the digital era, 131-164. Porto, Portugal: Media XXI, 2019.
    Publicado
  2. Foá, C.; Moltrasio, C.. "Crowdfunding and networked platforms exploring col-labor-ation and mediation for value-creation in Portuguese crowdfunding ecosystem". In Financement participatif: Les nouveaux territoires du capitalisme. Lorraine, França: Presses universitaires de Nancy - Editions Universitaires de Lorraine, 2018.
    Publicado
  3. Cardoso, G.; Foá, C.. "Modelos de Monetização do Valor Económico da Informação". In Modelos de Negócio e Comunicação Social. Coimbra, Portugal: Almedina, 2016.
    Publicado
  4. Cardoso, G.; Crespo, M.; Foá, C.. "Cenário, Modelos e Jornalismo". In Modelos de Negócio e Comunicação Social. Coimbra, Portugal: Almedina, 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. Foa, C.; Crespo, M.; Cardoso, G.. Atas das II Jornadas Ensino do Empreendedorismo. Coimbra, Portugal: Instituto Pedro Nunes. Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia. 2016.
    Publicado • Editor
  2. Cardoso, G.; Crespo, M.; Foa, C.; Lapa, T.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S.; Moreno, J.. Modelos de Negócio e Comunicação Social: Legacy Media, Novos Media, “Telcos” e Start-Ups Jornalísticas. Lisboa, Portugal: Obercom. 2015.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Neves, J. S.; Foá, C.; Lima, M. J.; Santos, J.; Bernardo, B.. Estudo de Públicos de Museus Nacionais - Públicos do Museu Nacional do Teatro e da Dança. Lisboa, Portugal: DGPC. 2019.
    Publicado
  2. Neves, J. S.; Foá, C.; Santos, J.; Lima, M. J.; Pereira, Inês. Estudo de Públicos de Museus Nacionais - Públicos do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. Lisboa, Portugal: DGPC. 2019.
    Publicado
  3. Neves, J. S.; Foa, C.; Santos, J.; Lima, M. J.; Pereira, T. M.; Schiappa, M.. Estudo de Públicos de Museus Nacionais - Públicos do Museu Nacional do Azulejo. Lisboa, Portugal: Direção-Geral do Património Cultural. 2018.
    Publicado
  4. Neves, J. S.; Santos, J.; Lima, M. J.; Pereira, T. M.; Foà, C.. Estudo de Públicos de Museus Nacionais - Públicos do Museu Nacional de Machado de Castro. Lisboa, Portugal: Direção-Geral do Património Cultural. 2018.
    Publicado
  5. Foá, C.; Raquel Ribeiro. Marketing do conhecimento à decisão. Portugal, Portugal: Causas das regras. 2016.
    Publicado
  6. Stenvall-Virtanen, S.; Grönlund, M.; Malinen, P.; Foa, C.; Crespo, M.; Cardoso, G.; Jones-Evans, D.; et al. How to teach entrepreneurship to communication and creative industries students. Lisbon, Portugal: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. 2016.
    Publicado
Relatório
  1. Foá, C.; Cabral, R.; Cabral, F.. 2023. AFROPRENEURS. PT REPORT 2022. https://www.afropreneurs.pt.
  2. Moreno, J.; Sepúlveda, R.; Ferro-Santos, S.; Cardoso, G.; Álvares, Cláudia; Crespo, M.; Foá, C.; Üzelgün, M. A.. 2023. Platformisation of News in 10 Countries. https://www.eumeplat.eu/results/deliverables/.
  3. Crespo, M.; Álvares, Cláudia; Cardoso, G.; Moreno, J.; Sepúlveda, R.; Foá, C.. 2022. Catalogue of Best Practices in Citizen Journalism: From citizen journalism to the platformization of news. https://www.eumeplat.eu/.
Resumo em conferência
  1. Foà, C.; Godinho, C. P.. "Behind the scenes of the matchmaking between private for-profit sector and cultural and creative sectors during pandemic. Added value, motivations, and companies’ benefits to join the Portugal #Entraemcena platform". Trabalho apresentado em Proceedings of the ECREA Organisational and Strategic Communication Section Conference: The normative imperative sociopolitical challenges of strategic and organizational communication, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Foá, C.. "Platformization of cultural production and crowdfunding: Co-creation dynamics and the multiple roles of digital platforms shaping the Portuguese cultural crowdfunding ecosystem". Trabalho apresentado em Arts and humanities in digital transition: Book of abstracts, Lisboa, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Foa, C.. "Crowdfunding cultural: agentes e práticas de colaboração e intermediação online em Portugal". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10071/25870.
  2. Foà, Caterina. "Crowdfunding cultural: agentes e práticas de colaboração e intermediação online em Portugal". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10071/25870.

Outros

Outra produção
  1. Análise das tendências e inovação do ecossistema mediático de Espanha e Portugal (2025-2030). IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2024. García-Avilés, J.A.; Arias, F.; Carvajal, M.; Paisana, M.; De Lara, A.; Foá, C.; García-Ortega, A.; et al. https://iberifier.eu/2024/01/10/iberifier-reports-analysis-of-trends-and-innovations-in-the-media-ecosystem-in-spain-and-portugal-2025-2030/.
    10.15581/026.006
  2. The Impact of Disinformation on the Media Industry in Spain and Portugal. IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2023. Crespo, M.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Margato, A.; Vasconcelos, A.; Foá, C.; Cardoso, G.; Baldi, V.. https://iberifier.eu/2023/02/15/iberifier-reports-the-impact-of-disinformation-on-the-media-industry-in-spain-and-portugal/.
    10.15581/026.001
  3. How can performative arts help to fight climate change? Insights from Portugal: funding schemes and experiences. MeCCSA Climate Change, Environment & Sustainability Network. 2023. Foá, C.; Lourenço, B..
  4. Disinformation and trust in news: the case of Portugal. International Scientific Conference 16th Dubrovnik Media Days. 2023. Foá, C.; Paisana, M.; Crespo, M.; Baldi, V.; Cardoso, G..
  5. Behind the Scenes of the Matchmaking Between Private For-Profit Sector and Cultural and Creative Sectors During Pandemic. Added Value, Motivations, and Companies’ Benefits to Join the Portugal #Entraemcena Platform.. IMPERATIVE: SOCIOPOLITICAL CHALLENGES OF STRATEGIC AND ORGANISATIONAL COMMUNICATION - ECREA OSC 2023 conference. 2023. Foá, C.; Godinho, C.. https://labcomca.ubi.pt/call-for-abstracts-the-normative-imperative-socio-political-challenges-of-strategic-and-organisational-communication/.
  6. Navigating the Portuguese Digital Landscape: Martech systems' adoption, Digital Intensity, Transition and Transformation. Balancing Traditional and Innovative Marketing Strategies. Navigating the Portuguese Digital Landscape: Martech systems' adoption, Digital Intensity, Transition and Transformation. Balancing Traditional and Innovative Marketing Strategies. 2023. Foá, C.; Geada, N..
  7. How the value of crowd-assets can be defined and exploited? Crowdfunding, forms of capitals and digital platforms to produce culture.. Value and Valuation. Challenges in political economy analysis. 2023. Foá, C..
  8. Portuguese media startups lead in innovation and get closer to audiences. Broadcast Education Association 2022 Conference. 2022. Crespo, M.; Paisana, M.; Pinto-Martinho, A.; Foá, C.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.beaweb.org/conv/.
  9. Beyond bits: digital media mapping as a tool towards the understanding of the wider media landscape and its relationship to information and disinformation spheres. European Media Management Association anual conference. 2022. Paisana, M.; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foá, C.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.media-management.eu/.
  10. Novos desafios num sector em mudança: inquérito sobre formação e práticas no jornalismo em Portugal. XII Congresso SOPCOM. 2022. Pais, Pedro Caldeira; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Foá, C..
  11. Manual para formandos. IBERIFIER - Manual para Formandos. 2022. Tomé, V.; Crespo, M.; Sádaba, C.; Cardoso, G.; Margato, A.; Cátia Barros; Foá, C.; et al. https://iberifier.eu/.
  12. Manual para formadores (de professores, jornalistas e outros profissionais). IBERIFIER - Manual para formadores. 2022. Tomé, V.; Crespo, M.; Sádaba, C.; Cardoso, G.; Margato, A.; Foá, C.; Paisana, M.; et al. https://iberifier.eu/.
  13. A precariedade no jornalismo em Portugal: sintomas de um problema maior. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Pais, Pedro Caldeira; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Foá, C.; Couraceiro, P..
  14. Atividades das organizações e impacto cultural: Itinerário exploratório para a construção de um índice. Todas as Artes Todos os Nomes. 2021. Neves, J. S.; Apolinário, S.; Macedo, S.C.; Foá, C..
  15. Beyond tradition: Portuguese media startups lead in innovation and get closer to audiences. European Media Management Association anual conference. 2021. Crespo, M.; Paisana, M.; Foá, C.; Pinto-Martinho, A.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.media-management.eu/.
  16. Understanding Precariousness in the Journalistic Sphere. 14th European Sociological Association Conference. 2019. Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foá, C..
  17. Principais Resultados. Públicos do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. EPMN - Principais Resultados. 2019. Neves, J. S.; Foá, C.; Santos, J.; Lima, M. J.; Pereira, Inês. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/dgpc/estudos-de-publicos/.
  18. Journalistic startups in Portugal: mapping the innovation in the product, dissemination and monetization. European Media Management Association anual conference. 2019. Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Foá, C.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.media-management.eu/.
  19. Principais Resultados. Públicos do Museu Nacional do Teatro e da Dança. EPMN - Principais Resultados. 2019. Neves, J. S.; Foá, C.; Santos, J.; Lima, M. J.; Bernardo, B.. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/static/data/publication_pdfs/EPMN_MNTD_122019.pdf.
  20. Fact-checking platforms - the life cycle. European Media Management Association anual conference. 2019. Pinto-Martinho, A.; Crespo, M.; Foá, C.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira. https://www.media-management.eu/.
  21. Crowd asset, online digital platforms and the pressure on media makers. IAMCR. 2019. Foá, C.; Moreno, J..
  22. Crowd asset, online digital platforms and the pressure on media makers. IAMCR. 2019. Foá, C.; Moreno, J.. https://iamcr.org/s-wg/wg-media?page=2.
  23. How to develop internal innovation in the media: a case study of best practises for media outlets. Annual conference of the International Media Management Academic Association. 2018. Foá, C.; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A..
  24. Como o jornalismo lida com a inovação: um estudo de caso das melhores práticas em Portugal. Fronteiras do jornalismo. 2018. Crespo, M.; Foá, C.; Pinto-Martinho, A..
  25. Internal innovation in the Portuguese media: case study of 3 media outlets in search for the best practices for media survival and development. European Media Management Association conference. 2018. Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Foá, C.. https://www.media-management.eu/ocs/index.php/emma/emma2018/paper/view/812.
  26. Principais Resultados. Públicos do Museu Nacional Machado de Castro. EPMN - Prinicipais Resultados. 2018. Neves, J. S.; Santos, J.; Lima, M. J.; Moura Pereira, T.; Foá, C.. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/dgpc/estudos-de-publicos/.
  27. Principais Resultados. Públicos do Museu Nacional do Azulejo. EPMN - Prinicipais Resultados. 2018. Neves, J. S.; Foá, C.; Santos, J.; Lima, M. J.; Moura Pereira, T.; Schiappa, M.. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/dgpc/estudos-de-publicos/.
  28. Crowdsponsoring independent traditional music: a portuguese case study. Marketing challanges for medium-term sustainability.. Kick-Starting Media: Cultures of Funding in Contemporary Media Industries. 2016. Foá, C.. https://www.bathspalive.com/Online/default.asp?BOparam::WScontent::loadArticle::permalink=kickstarting&BOparam::WScontent::loadArticle::context_id=.
  29. The costumer is always right, and pays three times. Crowdfunding for performing arts projects: a Portuguese case-study.. ESA RN18 mid-term conference Rethinking Power in Communicative Capitalism. 2016. Foá, C..
  30. Crebiz.eu: problemáticas para a criação de um módulo laboratorial de ensino do empreendedorismo nos media e nas indústrias criativas. Congresso XII LUSOCOM - III MEDIACOM. 2016. Foá, C.; Cardoso, G.; Crespo, M.. http://www.lusocom2016.org.
  31. The James Bond Effect: 50 years of a global phenomenon evolution. Exploring enduring features, from cultural icon to communication platform. Spies on British Screen. 2016. Foá, C.; Filipa Moreira; Vaz, Maria João. https://www.plymouth.ac.uk/whats-on/spies-on-british-screens.
  32. Redes sociais e redes de partilha A importância dos circuitos formais e não formais em projetos de investigação europeus: o caso do Crebiz.eu. 14a 2CN-Clab UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTO. 2016. Foá, C.. https://culturalcooperationnetworks.wordpress.com/author/mea0911/.
  33. Crebiz.eu: criaçao de um Modulo laboratorial de ensino do Empreendedorismo para os media e as industrias criativas.. II JORNADAS do Ensino do Empreendedorismo. 2016. Foá, C.; Crespo, M.; Cardoso, G.. http://jornadas.ipn.pt/?p=734.
  34. Trends, best practices and innovation for entrepreneurship education in journalism and creative industries. JOURNALISM ENTREPRENEURSHIP SUMMIT. 2015. Crespo, M.; Foá, C.; Cardoso, G.; Seppalä, K..
  35. Tendências, boas-práticas e inovação para o ensino do empreendedorismo no jornalismo e nas indústrias criativas. Ensino do Jornalismo do Séc. XXI. 2015. Foá, C.; Crespo, M.; Cardoso, G..
  36. Modelos de negócio e comunicação social: “telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital: estudo prospectivo (2015-2020). Modelos de negócio e comunicação social: “telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital: estudo prospectivo (2015-2020). 2015. Cardoso, G.; Crespo, M.; Foa, C.; Lapa, T.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S.; Moreno, J.; et al.
  37. Tendências, boas-práticas e inovação para o ensino do empreendedorismo no jornalismo e nas indústrias criativas. Congresso de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público. 2014. Crespo, M.; Foá, C.; Cardoso, G.; Seppalä, K.. http://ensinodojornalismo2014.pt.vu/.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/01/18 - Atual Trabalho de Projecto The Art Shelter
Coorientador de Ann-Elisa Sgrazzutti
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/18 - Atual Desinformação nas Eleições em Portugal
Orientador de Salomão Tomé Pires da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/10/31 - Atual Projeto de Intervenção Cultural em Câmara de Lobos
Orientador de Anita Angélica Ferreira Jardim
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09/22 - Atual Bases para a criação de um Plano Nacional de Escuta
Orientador de Duarte José Pereira Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/16 - Atual Formas de utilização da plataforma Instagram por artistas portugueses.
Orientador de Joana Catarina Poucochinho Albino
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - Atual A música e a afiliação política em jovens partidários
Orientador de David Emanuel Freitas Pequeno
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - Atual Marketing digital para atividades culturais; Novas tendencias em redes sociais aplicadas a atividades culturais; Instagram e Tiktok para promover atividades culturais
Orientador de Neuza Agostinha Freixo Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - Atual Este trabalho de projeto irá apresentar um plano de negócio para a criação de uma plataforma digital direcionada para os afro-empreendedores em Portugal.
Orientador de Maria Paula Nascimento Bomfim
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/21 - Atual O papel da comunicação nas Instituições Museológicas
Orientador de Marta Russo Oom de Sacadura
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/10 - Atual A oferta cultural para jovens - o caso da Culturgest
Orientador de Beatriz de Azevedo Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/10 - Atual Procuro projetar um festival de música, em França, com o objetivo de ajudar à projeção internacional da música portuguesa contemporânea.
Orientador de Cátia Sofia da Graça Oliveira Merendeiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/10 - Atual Entrevistas qualitativas a direções de comunicação de instituições culturais com a finalidade de entender os seus processos de gestão, as suas atividades e as ferramentas usadas.
Orientador de Marta Sofia Belga Marques Robalo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/20 - Atual A análise do mercado de arte contemporânea no Irã que mostra como afetam as regulamentações e leis pré e pós-sanções, por outro lado, encontra alguns dados sobre os setores das artes, mercado e vendas, agentes (artistas, vendedores, compradores).
Coorientador de Sahar Ayoubzadeh
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09/08 - Atual Comunicação Cultural em Tempos de Crise - pandemia covid 19
Coorientador de Duarte José Pereira Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/27 - Atual Análise de estratégias de comunicação e organização do festival de música "O Sol da Caparica"
Coorientador de Inês Costa de Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/28 - Atual Redes de cooperação e formação para músicos
Coorientador de Susana Isabel Félix Vieira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09/12 - Atual Os desafios da geração de leads qualificados através do marketing digital
Coorientador de Lethycia Wust Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/04 - Atual Redes Sociais Online: A nova porta de entrada para o Mundo artistico?
Coorientador de Ana Cristina da Silva Rebelo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/28 - Atual Fazer Crescer
Coorientador de Ana Raquel Ribeiro Gomes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/11/03 - Atual Estudo de Públicos no Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva
Coorientador de Marta Sofia Raña Marques de Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09/13 - Atual Marketização Cultural 2.0: Novos Meios de Divulgação de Cultura - Caso Coolture
Coorientador de Filipe do Carmo Reis de Sousa Magalhães
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/05 - 2023/12/15 Eventos Culturais Solidários
Orientador de Mariana Noronha Gameiro Neves Leitão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/21 - 2023/12/15 Arte e Sustentabilidade, O Papel do Artista
Orientador de Ana Beatriz Dias Lourenço
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - 2023/12/13 Criação de uma comunidade online sobre Hóquei em Patins em Portugal e desenvolvimento de um modelo de negócio para uma Startup de criação de conteúdos.
Orientador de Alexandre Miguel Costa Sabino
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/10 - 2023/12/07 A música portuguesa nas rádios nacionais
Orientador de Ana Cristina Rodrigues Tomé
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/19 - 2022/12/21 Projeto de criação e gestão de um centro artístico e ambiental que relacione a arte e a problemática ambiental no espaço urbano.
Coorientador de Fátima Ivone Fernandes de Jesus
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/10 - 2022/12/15 Videovigilância
Coorientador de Gonçalo Brito Cardoso
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/03 - 2022/11/29 A dissertação debruça-se sob as diferentes formas de uso da plataforma digital Portugal #Entraemcena. Pretendo perceber como diferentes projetos culturais foram implementados a partir desta plataforma. Metodologia: Casos de Estudo Múltiplos.
Coorientador de Catarina Pinto Pessoa Godinho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/07/28 - 2020/12/09 Acessibilidades em Museus Nacionais
Coorientador de Inês Filipa Carvalho Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/03 - 2019/12/19 Companhia Nacional de Bailado - A Relação do Marketing e Comunicação com a Programação Artística
Coorientador de João Pedro Ferreira Mascarenhas Augusto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/03 - 2019/12/16 Casa da Palavra
Coorientador de Alexandre de Sá Pessoa Cortez Pinto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2019/02/18 Revistas de arte em Portugal
Coorientador de Maria Gomes da Conceição Sacadura Simões
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/06 - 2018/12/18 Intervenção Cultural no Bairro Zona J- Chelas - Lisboa
Coorientador de Lúcia Isabel Murteira Inocêncio
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/16 - 2018/12/05 Marketing Cultural em companhias de dança contemporânea portuguesas
Coorientador de Carlota Gomes de Lemos Pignatelli Garcia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/22 - 2017/11/27 Arte, Participação e Instituições: O Programa Participativo para Jovens Pedimo0s Desculpa pelo incómodo Causado - Culturgest
Coorientador de Patrícia Pinto Carvalho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/12/21 O caso de "Edinburgh Festival City" Uma marca cultural colectiva
Coorientador de Inês Pinho e Melo Bandeira Guimarães
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/12/16 Museus e Social Media Marketing - Caso de Estudo o Museu do Oriente
Coorientador de Sara Cristina Tiago Moreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/12/15 Empreendedorismo Social e Responsabilidade Social das Organizações. A parceria CASES/Everything is New
Coorientador de Elisabete de Oliveira Inácio
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/12/15 007 - A Marca que Nunca Morre
Coorientador de Filipa Dias Duarte Moreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/11/30 Governo, sociedade civil e os desafios na publicação de dados abertos: o caso da base de dados do Programa Nacional de Apoio à Cultura no Brasil.
Coorientador de Marina Gomes de Oliveira Polo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/11/11 O papel dos eventos ao vivo na estratégia de ativação de Marca
Coorientador de Ana do Vale Gralheiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - 2024/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Economia e Sistema dos Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Marketing Cultural Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Empreendedorismo em Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Empreendedorismo em Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Estágio de 2º Ciclo Mestrado em Estudos Internacionais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Gestão e Produção dos Média Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Gestão e Produção dos Média Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Economia e Sistema dos Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Marketing Cultural Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Estágio de 2º Ciclo Mestrado em Estudos Internacionais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Empreendedorismo em Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Empreendedorismo em Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Gestão e Produção dos Média Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Marketing Cultural Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Empreendedorismo em Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Empreendedorismo em Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Gestão e Produção dos Média Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Empreendedorismo em Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Marketing Cultural Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Estágio em Empreendedorismo e Estudos da Cultura ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Gestão e Produção dos Média Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Marketing Cultural Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Economia e Sistema dos Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Empreendedorismo em Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Marketing Cultural Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Economia e Sistema dos Media Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Economia e Sistema dos Media Mestrado em Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Estágio em Empreendedorismo e Estudos da Cultura ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Marketing Cultural Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Marketing Cultural Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal