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Carla Alexandra Fernandes Nascimento. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2013 pelo(a) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Mestrado em Enfermagem em 2020 pelo(a) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Mestrado em Ciências da Educação em 2005 pelo(a) Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, Licenciatura em Enfermagem em 2002 pelo(a) Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende, Licenciatura em Ciências da Educação em 2002 pelo(a) Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação e Bacharelato em Enfermagem em 1995 pelo(a) Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian. Fez a Pós-graduação Literacia em Saúde para a Prática e uma Pós-graduação em Geriatria. Publicou vários artigos em revistas especializadas. Orientou e arguiu vários trabalhos de mestrado. Atua na(s) área(s) das Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Pessoa em Situação Crítica; Pessoa Idosa, Enfermagem; Formação de professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
CARLA ALEXANDRA FERNANDES DO NASCIMENTO

Nomes de citação

  • Nascimento, Carla

Identificadores de autor

Ciência ID
2316-B00E-2D49
ORCID iD
0000-0002-4880-0141
Scopus Author Id
57031501900

Endereços de correio eletrónico

  • carla.nascimento@esel.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Enfermagem
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2021 - 2022
Concluído
Literacia em Saúde na Prática (Pós-Graduação)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022
Concluído
Formadora a Distância - e-Formador (Diploma de especialização)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2021
Concluído
Título de Especialista Decreto-lei nº 206/2009 de 31 de agosto (Título de especialista)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2020
Concluído
Enfermagem (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Enfermagem Médico-Cirúrgica
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
"Pessoa Idosa com Disfunção da Eliminação Urinária: Intervenção do Enfermeiro no Autocuidado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2020
Concluído
Enfermeira Especialista Enfermagem Médico-Cirúrgica (Diploma de especialização)
Especialização em Pessoa Idosa
Ordem dos Enfermeiros, Portugal
2014
Concluído
Instrutora Suporte Básico de Vida-Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) (Diploma de especialização)
Instituto Nacional de Emergência Médica IP, Portugal
2013
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2008
Concluído
Coordinator Advanced Trauma Care for Nurses (Diploma de especialização)
American College of Surgeons, Estados Unidos
2008
Concluído
Instrutor Advanced Trauma Care for Nurses (Diploma de especialização)
American College of Surgeons, Estados Unidos
2006
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Formação de Professores
Universidade de Lisboa, Portugal
"Conhecimento Profissional e Profissionalidade Docente em Enfermagem - O contributo do pensamento docente." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2005
Concluído
Pós-Graduação em Geriatria (Pós-Graduação)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Pólo Calouste Gulbenkian, Portugal
2002
Concluído
Complemento de Formação em Enfermagem (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2002
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Formação de Adultos
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2002
Concluído
Formadora (Diploma de especialização)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
1995
Concluído
Enfermagem (Bacharelato)
Especialização em Não Aplicável
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Pólo Calouste Gulbenkian, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2002 - 2013 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Coordenação Gabinete de Formação e Desenvolvimento Profissional Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Pólo Calouste Gulbenkian, Portugal
2015 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual InfPrev4frica - Capacitating Sub-Saharan African HEIs to educate Nursing Students for Sustainable and Innovative Infection Prevention and Control practices
Nº 101083108
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Centro de Investigação Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa, Portugal
Em curso
2019 - 2022 Train4Health (T4H) - Improving healthcare students’ competences for behaviour change to effectively support self-care in chronic diseases
2019-1-PT01-KA203-061389
Investigador
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Centro de Investigação Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2016 R.A.F.E.N.S. STUDY – Risk of Academic Failure in European Nursing Students
sem referência
Investigador responsável
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Pólo Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. João Padilla; Carla Nascimento; Mara Pereira Guerreiro. "FLIPPED CLASSROOM: VIEWS OF UNDERGRADUATE NURSING STUDENTS". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0781
  2. Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes; Padilla, João; Guerreiro, Mara. "É para isso que servem as aulas teóricas: preferência dos estudantes de enfermagem sobre a aula invertida no curso de licenciatura.". Trabalho apresentado em Livro de atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2021.
    Publicado
  3. Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes; Serra, Miguel; Ferrão, Sónia. "O Ensino Clínico vai começar, e agora? Perceções dos estudantes de enfermagem". Trabalho apresentado em Livro de atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2021.
  4. Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes; Guerreiro, Mara; João Padilla. "Foi muito mais agradável”: perspetiva dos estudantes de enfermagem sobre o ensino de farmacovigilância através de e-learning". Trabalho apresentado em Livro de Atas CNaPPES 2019 - 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2019.
  5. Nascimento, Carla Alexandra Fernandes; Guerreiro, Mara; João Padilla. "Jogos digitais no ensino da farmacologia em enfermagem: a perspetiva dos estudantes". Trabalho apresentado em Livro de Atas CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2018.
Artigo em revista
  1. Carla Nascimento; Sónia Ferrão; Sara Santos. "A intervenção educativa do enfermeiro na promoção do autocuidado da pessoa idosa com incontinência urinária". JIM (2022): https://doi.org/10.29073/jim.v3i2.502.
    10.29073/jim.v3i2.502
  2. Silva, Catarina Isabel Reis Ferreira; Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes. "Gestão da dor na pessoa em situação crítica vítima de trauma torácico:uma revisão integrativa da literatura / Pain management in critically ill thoracic trauma patients: an integrative literature review". Brazilian Journal of Health Review 5 3 (2022): 10130-10141. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n3-178.
    10.34119/bjhrv5n3-178
  3. Santos, Sara Marisa Martins dos; Ribeiro, Carla Cristina Martins; Rodrigues, Rosa Maria Castelão; Pereira, Ana Cristina Rodrigues; Silva, Daniela Filipa Santos da; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do. "Atendimento de Enfermagem COVID-19 :Um serviço de Saúde à distância / Nursing Care COVID-19 : A distance health service". Brazilian Journal of Health Review 5 1 (2022): 2098-2105. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n1-184.
    10.34119/bjhrv5n1-184
  4. Mascarenhas, Jéssica Andreia Fernandes; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do. "A gestão da dor aguda na pessoa vítima de trauma: Uma revisão integrativa da literatura / The management of acute pain in the trauma victim: An integrative review of the literature". Brazilian Journal of Health Review 5 1 (2022): 617-626. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n1-052.
    10.34119/bjhrv5n1-052
  5. Nascimento, Carla Alexandra Fernandes; Ferrão, Sónia; Santos, Sara. "The educational intervention of nurses in the promotion of self-care of the elderly with urinary incontinence". (2022): https://doi.org/10.29073/jim.v3i2.502.
    https://doi.org/10.29073/jim.v3i2.502
  6. Silveira, Alexandra Maria Vitorino; Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes. "A Intervenção do Enfermeiro na Prevenção e Detecção Precoce da Sépsis na Pessoa em Situação Crítica: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Nurse Intervention in the Prevention and Early Detection of Sepsis in Critically Ill Persons: An Integrative Literature Review". Brazilian Journal of Health Review 4 5 (2021): 20274-20290. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv4n5-144.
    10.34119/bjhrv4n5-144
  7. Carla Nascimento. "Um ensaio: enfermeira e cuidadora informal, a intersubjetividade do cuidar Um ensaio: enfermeira e cuidadora informal, a intersubjetividade do cuidar". JIM (2021): https://doi.org/10.29073/jim.v2i2.424.
    10.29073/jim.v2i2.424
  8. Nascimento, Carla. "Um ensaio: enfermeira e cuidadora informal, a intersubjetividade do cuidar: Um ensaio: enfermeira e cuidadora informal, a intersubjetividade do cuidar". (2021): https://doi.org/10.29073/jim.v2i2.424.
    https://doi.org/10.29073/jim.v2i2.424
  9. David Loura; Ana Eva Arriscado; Afke Kerkstra; Carla Nascimento; Isa Félix; Mara Pereira Guerreiro; Cristina Baixinho. "Interprofessional Competency Frameworks in Health to Inform Curricula Development: Integrative Review". (2021): https://doi.org/10.36367/ntqr.6.2021.63-71.
    https://doi.org/10.36367/ntqr.6.2021.63-71
  10. Dobrowolska, B.; Zec, A.; Tosoratti, J.; Machul, M.; Pokorná, A.; Nascimento, C.; Ferrão, S.; et al. "Night shifts as a learning experience among nursing students across Europe: Findings from a cross-sectional survey". Nurse Education Today 90 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85084492566&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.nedt.2020.104441
  11. Dobrowolska, B.; Visintini, C.; Pokorná, A.; Nascimento, C.; Ferrão, S.; Ziakova, K.; Solgajova, A.; et al. "Exploring the meaning of night shift placement in nursing education: A European multicentre qualitative study". International Journal of Nursing Studies 112 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85087936222&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijnurstu.2020.103687
  12. Dobrowolska, Beata; Zec, Aleksandra; Tosoratti, Jessica; Machul, Michal; Pokorna, Andrea; Nascimento, Carla; Ferrao, Sonia; et al. "Night shifts as a learning experience among nursing students across Europe: Findings from a cross-sectional survey". Nurse Education Today (2020): https://publons.com/publon/33069516/.
    10.1016/J.NEDT.2020.104441
  13. Dobrowolska, Beata; Visintini, Chiara; Pokorna, Andrea; Nascimento, Carla; Ferrao, Sonia; Ziakova, Katarina; Solgajova, Andrea; et al. "Exploring the meaning of night shift placement in nursing education: A European multicentre qualitative study". International Journal of Nursing Studies (2020): https://publons.com/publon/33073569/.
    10.1016/J.IJNURSTU.2020.103687
  14. Freitas,Catarina Moura; Preto,Emídio Polónio; Nascimento,Carla Alexandra Fernandes. "Intervenções de enfermagem na monitorização da deterioração clínica da pessoa em enfermaria hospitalar: uma revisão integrativa". (2017): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300013.
  15. Dante, A.; Ferrão, S.; Jarosova, D.; Lancia, L.; Nascimento, C.; Notara, V.; Pokorna, A.; et al. "Nursing student profiles and occurrence of early academic failure: Findings from an explorative European study". Nurse Education Today 38 (2016): 74-81. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84961050784&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.nedt.2015.12.013
  16. Dante, Angelo; Ferrao, Sonia; Jarosova, Darja; Lancia, Loreto; Nascimento, Carla; Notara, Venetia; Pokorna, Andrea; et al. "Nursing student profiles and occurrence of early academic failure: Findings from an explorative European study". Nurse Education Today (2016): https://publons.com/publon/2857425/.
    10.1016/J.NEDT.2015.12.013
  17. Carla Alexandra Fernandes Nascimento. "Professional Knowledge and Professionalism Teaching in Nursing Education". US-China Education Review A 4 3 (2014): https://doi.org/10.17265%2F2161-623x%2F2014.03a.006.
    10.17265/2161-623x/2014.03a.006
Capítulo de livro
  1. Silva, Catarina Isabel Reis Ferreira; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do. "GESTÃO DA DOR NA PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA VÍTIMA DE TRAUMA TORÁCICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA". In Investigações voltadas para a área da saúde, 107-120. Brasil: Brazilian Journals Editora, 2023.
    10.35587/brj.ed.0002007
  2. Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes. "Gestão da emergência à Pessoa em contexto hospitalar". In Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Aguda. 2021.
    Publicado
  3. Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes. "Interprofessional competency frameworks to inform curricula development in health: integrative review". In NTQR - New Trends in Qualitative Research. 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.36367/ntqr.6.2021.63-71
  4. Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes. "Pensamento crítico na era da informação: contributo da investigação qualitativa". In A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos. 2019.
    Publicado
  5. Carla Alexandra Fernandes Nascimento; Ferrão, Sónia. "De Mestrando a Mestre: impacto da formação no desenvolvimento percebido pelos enfermeiros.". In Formação e Desenvolvimento Profissional dos Enfermeiros. Lusodidacta, 2016.
Livro
  1. Almeida, Cristina Vaz de; Lopes, Carlos; Beatriz, Gonçalves; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do; Bernardes, Carla de Paula; Marques, Catarina; Mendonça, Clara Sofia Freitas Jasmins; et al. Relatório vacinação estratégias de comunicação e literacia em saúde eficazes para população jovem. Ispa Instituto Universitário. 2021.
Poster em conferência
  1. Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes; Ezequiel Pessoa. "Participação nos cuidados de saúde e autocuidado na pessoa com doença urológica". Trabalho apresentado em Webinar do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica/Adulto e Idoso “Formação, Investigação e Exercício Clínico, 2021.
Relatório
  1. Almeida, Cristina Vaz de; Lopes, Carlos; Gonçalves, Beatriz; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do; Bernardes, Carla De Paula; Marques, Catarina; Mendonça, Clara Jasmins; et al. 2021. Estudo Storytelling: Pela voz e criatividade de profissionais das áreas da saúde. http://hdl.handle.net/10400.12/8257.
Resumo em conferência
  1. Carla Alexandra Fernandes Nascimento; Mascarenhas, Jéssica Andreia Fernandes. "A intervenção multimodal de enfermagem no cuidado à pessoa vítima de trauma com dor aguda". Trabalho apresentado em VIII Congreso Internacional Virtual Iberoamericano de Enfermería “Nuevos tiempos, nuevos retos”, 2021.
  2. Do Nascimento, Carla Alexandra Fernandes; Silveira, Alexandra Maria Vitorino. "A intervenção do enfermeiro na prevenção e deteção precoce da sepsis na pessoa em situação crítica". Trabalho apresentado em VIII Congreso Internacional Virtual Iberoamericano de Enfermería “Nuevos tiempos, nuevos retos", 2021.
    Publicado
  3. Carla Alexandra Fernandes Nascimento; Lopes, Anabela. "Passaporte para o autocuidado da pessoa com insuficiência cardíaca". Trabalho apresentado em VIII Congreso Internacional Virtual Iberoamericano de Enfermería “Nuevos tiempos, nuevos retos, 2021.
    Publicado
  4. Carla Alexandra Fernandes Nascimento; Marcia Luzia. "Projeto CHORT – a reconciliação terapêutica nas transições de cuidados". Trabalho apresentado em VIII Congreso Internacional Virtual Iberoamericano de Enfermería ¿Nuevos tiempos, nuevos retos, 2020.
Tese / Dissertação
  1. Nascimento , Carla Alexandra Fernandes do. "Pessoa idosa com disfunção da eliminação urinária :". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/37305.
  2. Gonçalves, Carla Alexandra Fernandes do Nascimento, 1974-. "Conhecimento profissional e profissionalidade docente em enfermagem:o contributo do pensamento docente". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10451/8267.
  3. Gonçalves, Carla Alexandra Fernandes do Nascimento, 1974-. "Supervisão clínica de enfermagem : necessidades de formação dos docentes supervisores". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10451/29688.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual A Segurança da Pessoa em Situação Crítica Vítima de Trauma: Intervenção Especializada do Enfermeiro no Handoff
Orientador
Curso de Mestrado Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2022 - Atual A Sépsis na Pessoa em Situação Crítica
Orientador
2022 - Atual A Sede na Pessoa em Situação Crítica em período perioperatório
Orientador
2022 - Atual Segurança e Oxigenoterapia Hiperbárica na Pessoa em Situação Crítica: Intervenção Especializada do Enfermeiro
Orientador
2021 - Atual Gestão da dor na Pessoa em Situação Crítica Vítima de Trauma Torácico
Orientador
2020 - Atual A gestão da dor aguda na pessoa vítima de trauma: intervenção especializada de enfermagem
Orientador
Mestrado em Enfermagem Pessoa em Situação Crítica (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2020 - Atual A Intervenção do Enfermeiro na Prevenção e Deteção Precoce da Sépsis na Pessoa em Situação Crítica
Orientador
Mestrado em Enfermagem Pessoa em Situação Crítica (Mestrado)
2020 - Atual Autocuidado na Pessoa em Situação Crítica com Insuficiência Cardíaca: intervenção especializada do enfermeiro
Orientador
2018 - 2018 Prevenção e Controlo da Infeção na Pessoa em Situação Crítica Vítima de Ferida Traumática. Uma Intervenção Especializada do Enfermeiro.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Pessoa em Situação Critica com Infeção Adquirida em Cuidados de Saúde, uma Abordagem Especializada do Enfermeiro.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Enfermagem Especializada na Promoção da Segurança à Pessoa em Situação de Emergência.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Gestão da Dor na Pessoa em Situação Crítica Impossibilitada da sua Autoavaliação: Uma Intervenção Especializada de Enfermagem.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 O Alívio da Sede na Pessoa em Situação Crítica: Promoção do Conforto na Intervenção Especializada de Enfermagem.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 A Vigilância da Deterioração Clínica da Pessoa em Situação Crítica na Enfermaria: Intervenção Especializada do Enfermeiro
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Sistema de Triagem de Manchester: Intervenção do Enfermeiro na Promoção da Segurança da Pessoa em Situação Crítica nos Serviços de Urgência em Moçambique.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Intervenção Especializada do Enfermeiro na Gestão da Dor na Pessoa em Situação Crítica que não a Consegue Autoavaliar.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A Promoção da Segurança da Pessoa em Situação Crítica com Sépsis, do Serviço de Urgência à Unidade de Cuidados Intensivos. Uma Intervenção Especializada de Enfermagem.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Gestão Não-farmacológica da Dor na Pessoa em Situação Crítica – O Conforto como Intervenção Especializada de Enfermagem.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Cuidar da Pessoa em Situação Crítica com Dor - uma Intervenção de Enfermagem Especializada na UCI
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Cuidar em Parceria - uma Intervenção Especializada de Enfermagem na Transição Hospital-Domicilio da Pessoa Dependente de Ventilação Mecânica e sua Familia
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Detecção Precoce da Sépsis na Pessoa em Situação Crítica: Uma Abordagem de Enfermagem
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 A Pessoa em Situação Crítica com Sépsis e a sua Familia: Uma Intervenção Especializada do Enfermeiro.
Orientador
Enfermagem (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Tomada de decisão em cuidados intensivos pediátricos: intervenção diferenciada com a equipa de saúde
Arguente
Tânia Filipa Melo (Outro)
2023 Estratégias de envolvimento da família da pessoa em situação crítica, implementadas pelo enfermeiro em unidade de cuidados intensivos
Arguente
Maria Madalena Veiga (Mestrado)
2022 Ambiente de prática de cuidados e perfil dos enfermeiros de ambulâncias de SIV
Arguente
Nuno Gomes Fernandes (Mestrado)
2021 Vivências em situações de emergência: um estudo com enfermeiros da Viatura Médica de Emergência e Reanimação
Arguente
Luis Miguel Canas (Mestrado)
2021 Transporte do doente crítico: construção e validação de um boletim de acompanhamento do doente no transporte secundário
Arguente
Fábio Martins (Mestrado)
2016 O Sistema de Triagem de Manchester e a avaliação da pessoa com dor
Arguente
Márcio Carvalho (Mestrado)
2014 Respostas de emergência à pessoa em situação crítica nas enfermarias do hospital: as práticas, os resultados e as opiniões dos enfermeiros
Arguente
Tiago Flórido (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - Atual Pensar em Enfermagem

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Associação Portuguesa de Supervisão Clínica em Enfermagem Vogal da Presidência
2022 - Atual Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde Sócia
2008 - Atual Society of Trauma Nurses Faculty, Coordenator

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Júri Concurso de Prova de Pessoal Docente
2015 - Atual Júri da Carreira Geral da Administração Pública
Distinções

Prémio

2022 Gestão da sede no período perioperatório: intervenção especializada de enfermagem
2021 Consulta de enfermagem pré-operatória em cirugía ambulatoria, que resultados para a pessoa idosa e família?
2016 O alívio da sede da pessoa em UCI: o enfermeiro na promoção do conforto
2014 Pedagogical training teacher´s: a challenge in nursing education
2008 A família na prestação de cuidados de saúde. O encontro ou a hostilidade?
2001 Ambiente humanizado, cuidado personalizado