???global.info.a_carregar???
Dina Baptista is an assistant professor at the Higher School of Technology and Management of Águeda, University of Aveiro, since 2014, being responsible for the course units of Portuguese and Communication. She has also been an assistant professor and coordinator of the Digital Communication course since October 2022 at the Higher Institute of Information and Administration Sciences (ISCIA) in Aveiro. He is a member of the Centre for Languages, Literatures and Cultures at the University of Aveiro (CLLC-UA), participating in the Languages and Learning Project. He also collaborates with the Department of Languages and Cultures of the UA in supervising postgraduate work. From 2004 to 2014 she was a professor and coordinator of the Degree in Communication, responsible for the reorganization of the cycle of studies in the -1st cycle degree in Communication (3 + 1), at ISCIA. Her research interests are the teaching/learning of the Portuguese language, content production for the web and digital communication, and she is the author of several papers at congresses and scientific meetings, as well as national and international publications. She is a member of the scientific committees of congresses and national and international journals.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Dina Maria da Silva Baptista

Nomes de citação

  • Baptista, Dina Maria Silva
  • Abreu, D.
  • Baptista, D.

Identificadores de autor

Ciência ID
2117-1B8E-1C71
ORCID iD
0000-0002-7556-6557

Endereços de correio eletrónico

  • dina@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018
Concluído
Innovation and Digital Communication (Pós-Graduação)
Especialização em Comunicação
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/04
Concluído
Literatura (Doutoramento)
Especialização em Classical linguistics and literature
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Burlesco e o Satírico na Obra de Marcial e Juvenal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/09/01 - 1999/07/31
Frequentou
Classical studies (Mestrado)
Especialização em Language, Literature and Culture
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
Parte Curricular - 17 valores
1997
Concluído
Português, Latim e Grego (Ensino de) (Licenciatura)
Especialização em Language, Literature and Culture
Universidade de Aveiro, Portugal
"Licenciatura com Estágio Pedagógico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior em Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2014 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2009/09 - 2014/07 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2004/09/01 - 2009/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09/01 - 2016/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - 2016/05/03 Assistant Pedagogical Director - responsible for the pedagogical, training and disciplinary areas of secondary vocational education Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01 - 2004/04 PhD student- FCT Praxis XXI Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
UID/ELT/04188/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014/02/01 - 2014/09/30 Projeto Europeu “ECO-Elearning, Comunication and Open-date Massive Mobile, Ubiquitous and Open learning
621127
Investigador
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dina Baptista. "ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND DISRUPTIVE APPROACHES IN LANGUAGE TEACHING FOR SPECIFIC PURPOSES: FROM CREATIVE WRITING TO COPYWRITING". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.1701
  2. Dina Baptista. "THE IMPACT OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE ON THE PRODUCTION OF TEXTS FOR SPECIFIC PURPOSES: WRITING FOR THE WEB". 2024.
    10.21125/inted.2024.0978
  3. Baptista, D.. "SELF-ASSESSMENT AND PEER ASSESSMENT: STRATEGY FOR DEVELOPING ORAL COMPETENCE IN HIGHER EDUCATION". Trabalho apresentado em 17th International Technology, Education and Development Conference, 2023.
    Publicado • 10.21125/inted.2023.1190
  4. Baptista, D.; Sara Pita. "THE PROFESSIONAL PORTFOLIO AS A LEARNING STRATEGY - PREPARATION FOR SELECTIVE RECRUITMENT PROCESSES". 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1457
  5. Sara Pita; Dina Baptista. "USING VIDEOS TO ENHANCE FOREIGN LANGUAGE COMMUNICATIVE COMPETENCE". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1461
  6. Dina Baptista; Ana Balula; Sérgio Neto. "BUSINESS PITCHING IN THE COMMUNICATION STRATEGY OF A PRODUCT: A COIL PROJECT BETWEEN PORTUGAL AND BRAZIL". 2022.
    10.21125/inted.2022.1669
  7. Dina Baptista; Ana Calvão; Gabriela Ferreira; Renata Henriques; Fabiana Martins; Brenda Neto; Hugo Sousa. "OUT BURNOUT - A PEDAGOGICAL STRATEGY TO COMBAT BURNOUT DURING COVID-19 - THE CASE OF ESTGA-UA STUDENTS". 2021.
    10.21125/iceri.2021.0982
  8. Baptista, Dina Maria Silva. "Active learning strategies in the teaching of oral and written expression techniques in portuguese in higher professional technical courses.". Trabalho apresentado em 3th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1197
Artigo em revista
  1. Baptista, Dina Maria Silva; Pereira, Hawayla; Toledo, Isabela. "Perceção do portefólio multimodal como estratégia pedagógica na aprendizagem da escrita em contexto digital". Journal of Technologies Information and Communication 3 1 (2023): 1-13. http://hdl.handle.net/10400.26/48452.
    Acesso aberto • Publicado • 10.55267/rtic/13972
  2. Baptista,Dina. "O ensino da língua portuguesa através da exploração dos géneros textuais digitais". Revista Internacional em Língua Portuguesa 39 (2022): 55-79. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522021000100055.
    Acesso aberto
  3. Pita, Sara; Baptista, Dina Maria Silva. "“Ethos em textos persuasivos multimodais: os outdoors nas eleições portuguesas”". Visual Review 9 0 (2022):
    No prelo
  4. Baptista, Dina Maria Silva. "Estratégia de motivação para a aprendizagem da língua portuguesa no ensino superior: diagnosticar e sensibilizar". Revista Internacional Em Língua Portuguesa-Ensino da Língua Portuguesa: Contextos e perspetivas, 40 (2021): 53-78. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522021000200053.
    Publicado
  5. Baptista,Dina. "O ensino da língua portuguesa através da exploração dos géneros textuais digitais". (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522021000100055.
  6. Baptista, Dina; Han, Linshan. "Português língua estrangeira como requisito de empregabilidade para estudantes chineses: exploração de anúncios de emprego". PORTUGUESE STUDIES REVIEW 28 1 (2020): http://hdl.handle.net/10773/30717.
    Publicado
  7. Baptista, Dina; Estrela, Sónia. "The importance of content in business communication: Exploration of SMES websites protocoled with ESTGA-UA". 13th International Technology, Education and Development Conference (2019): 9380-9388. http://hdl.handle.net/10773/28735.
    10.21125/inted.2019
  8. Baptista, Dina Maria da Silva; Baptista, Dina Maria da Silva; Universidade de Aveiro ¿ ESTGA; Maria da Silva Baptista, Dina. "A new tales perspective: storytelling in business communication strategy". Revista Forma Breve (2017): 583-603. https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/535.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/fb.v0i14.535
  9. Baptista, Dina Maria Silva. "Imagens animais nos Sermones horacianos". Ágora - Estudos Clássicos em Debate- Suplemento 3 (2003): 123-158.
    Publicado
  10. Abreu, D.. Autor correspondente: Abreu, D.. "A importância da linguagem gastronómica nas sátiras de Juvenal". Ágora 3 (2001): 51-88.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/agora.v0i3.11647
  11. Abreu, D.. Autor correspondente: Abreu, D.. "As imagens náuticas na poesia amorosa e na poesia de exílio de Ovídio: a propósito dos Amores e dos Tristia". Ágora- Estudos Clássicos em Debate 4 (2001): 79-98. http://revistas.ua.pt/index.php/agora/article/view/53.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/agora.v0i4.11599
Capítulo de livro
  1. Dina Baptista; Renata Machado; Ana Costa. "Bootcamp Experience: Perception of Higher Education Students". 2025.
    10.1007/978-3-031-78155-1_36
  2. Baptista, D.. "Comunicar nas redes sociais em tempo de pandemia o caso das marcas portuguesas Super Bock e Licor Beirão". In Mundos de língua portuguesa. - Olhares cruzados (I) Temas de linguística e didática, 237-260. Coimbra, Portugal: Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024.
    No prelo • 10.14195/978-989-26-2530-0
  3. Baptista, D.. "Oportunidades e desafios da Inteligência artificial na produção de Textos em Língua Portuguesa". In Comunicação, Cultura e Sociedade Diálogo Luso-Brasileiro sobre os desafios do século XXI- Coleção Conexões, 101-118. 2024.
    No prelo • https://doi.org/10.48528/zc58-yg91
  4. Simões, AV; Baptista, Dina Maria Silva; Mouro, Ana Luísa Santos Freire. Autor correspondente: Simões, AV. "Higher education and global skills development: enhancing educational outcomes through community-school engagement projects". In Language and intercultural competence education in a global age: bridging divides for diverse, more inclusive societies, 51-80. Aveiro, Portugal: UA Editora & Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024.
    No prelo
  5. Baptista, Dina Maria Silva. "Polissemia e expressões da língua portuguesa usadas como estratégia de comunicação digital". In Pelos Mares da Língua Portuguesa 5 - Língua e Ensino, 71-92. Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  6. Baptista, D.. Autor correspondente: Baptista, D.. "Géneros textuais digitais no ensino da língua portuguesa: técnicas de escrita adequadas aos ambientes digitais". In Gêneros textuais: leitura, produção, análise e crítica no ensino de língua portuguesa, 216-232. URLJ-Maracanã, Brasil, 2022.
    Publicado
  7. Baptista, D.. Autor correspondente: Baptista, D.. "Erros linguísticos que descredibilizam o conteúdo". In Marketing Digital- Conteúdos vencedores, 152-157. Portugal: Edições Técnicas LIDEL, 2021.
    Publicado
  8. Baptista, D.. Autor correspondente: Baptista, D.. "Challenges in teaching Portuguese in Higher Technical Professional Courses - Creative writing as an active learning strategy". In Smart Innovation, Systems and Technologies: Perspectives and Trends in Education and Technology. Springer Nature Singapore Pte Ltd, 2021.
    Publicado
  9. Baptista, D.. Autor correspondente: Baptista, D.. "Conteúdo digital como estratégia para atrair clientes". In Comunicando en el siglo XXI: Nuevas fórmulas, 67-79. Valencia Editorial Tirant Lo Branch., 2020.
    Publicado
  10. Baptista, Dina; Estrela, Sónia. "The challenges of digital communication in SMEs". In Pelos Mares da Língua Portuguesa IV, 201-2017. Portugal: UA Editora, 2019.
    Publicado
  11. Baptista, Dina Maria da Silva. "A importância do conteúdo na Web: para uma estratégia comunicacional eficaz". UA Editora, 2017.
Livro
  1. Dina Baptista; Pedro Costa. E-commerce para todos - construir, crescer e escalar uma loja online de sucesso. 2024.
  2. Baptista, D.. Autor correspondente: Baptista, D.. Marketing Digital - Conteúdos vencedores. Lisboa: Edições Técnicas LIDEL. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pérez Pérez, Noemí; Herget, Katrin; Amaral, Cláudia; Baptista, Dina Maria Silva. "Language Learning and teaching in the digital age: introductory insights on Digiculturality.". Trabalho apresentado em I Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA | Teaching & Learning, 2019.
  2. Baptista, Dina Maria Silva. "Um marco na História da Psiquiatria e da saúde Mental: A ARQUIPATHOLOGIA (1614) de Filipe Montalto (1567-1616)". Trabalho apresentado em III Jornadas de História da Psiquiatria e Saúde mental, 2012.
Revisão de livro
  1. Baptista, Dina Maria Silva. "Maria Cristina Pimentel, Catão Censor, 1997 ; Abel N. Pena, Espártaco Epicteto e outros escravos , Colecção Vultos da Antiguidade (3), 1996". 5, (2001): https://doi.org/10.34624/agora.v0i3.11747.
    https://doi.org/10.34624/agora.v0i3.11747
  2. Baptista, Dina Maria Silva; Oliveira, Emília Maria Rocha de; Filipe, Raquel Teixeira. "Vultos da Antiguidade (vols. 1-12). Colecção dirigida por Maria Cristina Pimentel. Mem Martins, Editorial Inquérito, 1996-2000.". Revisão de Ágora Estudos Clássicos em Debate (2001): https://doi.org/10.34624/agora.v0i3.11745.
    https://doi.org/10.34624/agora.v0i3.11745
Tese / Dissertação
  1. Linshan Han. "A língua como requisito de empregabilidade no mercado chinês vs. português: exploração do perfil nos anúncios de emprego online". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/25030.
  2. Baptista, Dina Maria Silva. "O burlesco e o satírico na obra de Marcial e Juvenal". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/2875.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/12/18 A escrita criativa e a produção de textos com IA no contexto digital: estratégias para o ensino de línguas com fins específicos Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas Interdisciplinares’24
CLLC-UA (Aveiro, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12/17 “Um estudo da coesão textual em produções escritas de alunos de PLE”,
Arguente principal
Pengxiang Pan (Mestrado)
2024/12/11 O Caminho do Marketing liderado pela Inteligência Artificial
Orientador
Natacha Rodrigues Barros (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/12/10 A avaliação de desempenho e o papel estratégico da comunicação interna: caso Costa Verde
Orientador
Celeste Adriana Rodrigues Diniz Freire (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2024/12/10 Comunicação Digital no Turismo de Aventura - O caso da Landescape
Orientador
Ana Luiza Valente Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2024/10/31 O tema da guerra em Os Cus de Judas e Jinlíng Shísan Chai: estudo comparativo
Arguente principal
Haoran Ding (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/07/15 O lugar da religião na vida dos Chineses e dos Portugueses na atualidade: estudo comparativo
Arguente principal
Lihua Hu (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/07/05 A importância do Storytelling numa estratégia de marketing nas redes sociais
Orientador
ANA SALOMÉ RASTEIRO MENDES (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/05/28 A integração social das diásporas chinesas em Portugal: perspetiva dos trabalhadores da restauração
Arguente principal
Zhou Zheng (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/20 Análise pragmática e semiótica dos banners de Shein
Orientador
Zichen Yan (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/15 O mundo pós-pandemia: recuperação e desenvolvimento das relações interculturais e económicas luso-chinesas
Arguente principal
Yan Yanjie (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/15 A feminização do mercado de trabalho: estudo comparativo entre a China e Portugal
Arguente principal
Yu Deng (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/15 Internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
Arguente principal
Jin Wang (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/11 Navegar e chorar por mais: Desenvolvimento de uma estratégia de tom de voz para a rede GPS¿ Comunicação e Tecnologias Web
Arguente principal
Lara Tatiana Riboira Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/11/29 A presença da Cuca Monga Discos no espaço digital: perfis nas redes sociais Instagram, TikTok e Youtube
Arguente principal
Cláudia Rafaela Gonçalves Lobo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/11/27 Estudo de expressões idiomáticas sobre animais em português e chinês
Arguente principal
Xiaohui Li (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/11/27 Atos de Fala Indiretos e Implicaturas Conversionais: um estudo com alunos chineses de PLE
Arguente principal
Wenyujie Zhang (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/04/21 interferência da l1 e l2 no uso das preposições “para” e “por”
Arguente principal
Zhouyu Shi (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/01/17 A cultura do cha´ e a cultura do cafe´: percec¸a~o da Wang comunidade chinesa residente em Portugal
Arguente principal
Ruijuan Wang (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12/22 Comunicação intercultural e a gestão de temas sensíveis: estudo de tabus portugueses e Chineses
Arguente principal
Junyu Ta (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/10/18 Campos lexicais em provérbios portugueses e chineses de temática agrícola: um estudo comparativo
Arguente principal
Yutong Zhang (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/19 Palavras convergentes e divergentes: desafios para alunos chineses
Arguente principal
Sun Huanqi (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/06/13 A segunda geração de Chineses em Portugal: identidade e integração no país e na comunidade chinesa
Arguente principal
jiaxin li (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/06/13 O impacto da iniciativa "Uma faixa, Uma Rota" e da aprendizagem da língua portuguesa na empregabilidade de estudantes finalistas chineses na Universidade Normal de Harbin
Orientador
Nan Su (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/12/17 Como desenvolver um produto freemium
Arguente principal
Elisabete Costa Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior em Ciências da Informação e da Administração, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Content production for digital communication Mais Buzz - Agência de Marketing Digital, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Communication and Expression Techniques (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2022 - Atual Digital Writing Expression Techniques: Copywriting Digital Communication (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior em Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2022 - Atual Multidisciplinary Competences for Communication II Assessoria de Direção e Comunicação nas Organizações (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - Atual Writing for the web Marketing e Comunicação Digital (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - Atual Oral and Written Expression Techniques (Portuguese Language) (Curso Técnico Superior Profissional) Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2021 Portuguese I Secretariado e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2015 - 2021 Portuguese II Secretariado e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2020 Oral and Written Communication Techniques Gestão Pública e Autárquica (Bacharelato) Universidade de Aveiro, Portugal
1997/09/01 - 2017/07/31 Portuguese Português (Ensino secundário) Ministério da Educação, Portugal
2014 - 2015 Corporate Communications Gestão da Qualidade (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2009/09/01 - 2014/07/31 Language and cultural identity (Portuguese Language) Communication Degree (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2009/09/01 - 2014/07/31 Textual Analysis Techniques 1st cycle degree- Degree in Communication (Licenciatura) Instituto Superior em Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2009 - 2014 Communication Grammar I 1st cycle degree- Degree in Communication (Licenciatura) Instituto Superior em Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2009 - 2014 Communication Grammar II (Licenciatura) Instituto Superior em Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2004 - 2009 Grammar of Communication I, II, III and IV (Portuguese Language) Licenciatura em Comunicação (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/09/02 Co-authored publication ‘Digital Marketing: 3 secrets to preparing winning content.’ Marketeer online,
2021/09 Publication "Do you know what... Inbound marketing is?" Marketeer (printed)- Edição impressa #302. Set. 2021, p. 13.
2021/01/09 Publication: ‘Content that establishes a dialogue of proximity and empathy in times of pandemic’ newDATAmagazine, n.9.

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/01/09 - 2022/01/09 Páginas de português | Ep. 209 | RTP Play- Antena 2. Estratégia de motivação para a aprendizagem da língua portuguesa no ensino superior: diagnosticar e sensibilizar

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Member of the Scientific Committee of the book "Communication, culture and society: Portuguese-Brazilian dialogue on the challenges of the 21st century".
Membro
2024 - Atual Coordinator of the postgraduate programme in AI, Communication and Marketing
Coordenador
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2023/12 - Atual Member of the Scientific Committee of the 1st International Conference on Language Learning and Intercultural Communication (LaICL'23). Theme: "Education for linguistic and intercultural competence in a global age: bridging divides for diverse and inclusive societies".
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - Atual Member of the Technical-Scientific Council
Membro
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2022 - Atual Member of the Pedagogical Council
Membro
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
2022 - Atual Digital Communication Course Coordinator
Coordenador
2021/09/01 - Atual Member of the Public Management Course Committee (ESTGA-UA)
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - Atual Member of the Scientific Committee of the XVII Meeting of Documentation and Information Sciences and Technologies (CTDI)
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - Atual Member of the Scientific Committee of the 5th techLing International Congress - Languages, Linguistics and Technology
Membro
2018/05/01 - Atual Support functions in the organisation and management of events and extracurricular educational activities involving the ESTGA community and support for multichannel communication
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/09/01 - 2016/04 Assistant director, educational manager
Membro
2004/09/01 - 2014/07/31 Technical Scientific Council (ISCIA)
Membro
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/11/27 - Atual Member of the Commission for analysing applications for scholarships and other support for higher education students Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Portugal
2022 - Atual Municipal reading competition Municipal Library, Portugal