Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Massimo Milella
Nomes de citação
- Milella, Massimo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 201B-7E56-1B8D
- ORCID iD
- 0009-0002-7599-3142
Endereços de correio eletrónico
- massimomilella@edu.ulisboa.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- (+39) 3420513116 (Pessoal)
Moradas
- Rui Poeta Milton 21, 1170-320, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Português | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
| Italiano (Idioma materno) | |||||
| Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
| Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
1999 - 2007
Concluído
|
Lettere Classiche (Laurea)
Especialização em History of Theatre
Università degli Studi di Parma, Itália
"Giambattista Manzini e i furori della sua gioventù" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
110 cum laude |
Percurso profissional
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Governo Italiano Ministero dell'Istruzione dell'Universita e della Ricerca, Itália |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2021/09/01 - Atual | PhD Candidate - Estudos Teatrais | Universidade de Lisboa, Portugal |
| Universidade de Lisboa, Portugal | ||
| 2021/12/09 - 2021/12/14 | Theatre Critic - Seminar (Teatro Municipal de Guarda) | Casa Internacional da Dramaturgia, Portugal |
| Casa Internacional da Dramaturgia, Portugal | ||
| 2017/07/25 - 2017/08/12 | Formação artistica - Workshop - Theatre Critic | Fondazione La Biennale di Venezia, Itália |
| Fondazione La Biennale di Venezia, Itália | ||
| 2008 - 2009 | Drammaturgia - Paolo Grassi | Fondazione Milano Scuole Civiche di Milano, Itália |
| Fondazione Milano Scuole Civiche di Milano, Itália | ||
| 2002 - 2003 | European Actor - School | Teatro Due di Parma, Itália |
| Teatro Due di Parma, Itália |
Produções
Publicações
| Artigo em jornal |
|
| Capítulo de livro |
|
| Edição de número de revista |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2024/10/23 | La Nature Morte comme ‘Théâtre d'hors champ’ ? – Cas d’absences du corps humain et dans le corps humain sur la scène | Scénographie(s) d'objets – Journée d'étude
Université Rennes 2 - Université de Bordeaux (Rennes, França)
|
| 2023/11/13 | O.C.A. - Osservatorio Critico Autogestito - estetica relazionale in un collettivo di critica teatrale | Critica teatrale, esperienze culturali e università: la formazione alla spettatorialità e l’incontro con la scena contemporanea
University of Parma (Parma, Itália)
|
| 2023/10/25 | Pratiques (utopiques?) de Presence: Reflections sur deux performances, Happiness de Dries Verhoeven et I am from Reykjavik de Sonia Hughes | RESSOURCING - SHARING - PERFORMING. AN EXCHANGING PLATFORM FOR POSTHUMAN KNOWLEDGE : INVITATION À LA PHILOSOPHE ROSI BRAIDOTTI
Université Paul Valery III (Montpellier, França)
|
| 2023/06/17 | A proposal for an aesthetic dialogue between Performance and Still Life Painting: Absences of/in the Human Body in the performance La Plaza (2018) by El Conde de Torrefiel | Dimensions of Dramaturgy, 6th EASTAP conference - Aarhus
EASTAP - University of Aarhus (Aarhus, Dinamarca)
|
| 2023/05/25 | Don’t Follow the Fleet - Stillness as a Gesture of Research | Paragone - Dialogue between arts - The Gesture
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/05/13 | Três diferentes formas de ausência do/no corpo. Dinâmica da natureza morta na performance La Plaza de El Conde de Torrefiel (2018) | "Investigar teatro e performance” - jornada de estudos, Universidade de lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/09/19 - 2022/09/22 | Workshop Assistant for Tanya Beyeler (El Conde de Torrefiel) - All the Fictions that Generate Here (Teatro Nacional Dona Maria
II - Lisboa) (2022/09/19 - 2022/09/22)
Oficina (workshop) (Outra)
|
BIennial of Contemporary Arts - BoCA, Portugal |
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2023/05/22 - Atual | Performer for "Movimentos Demorados para uma alegria obstinada", a collective research group
Outro
|
Movimentos Demorados para uma alegria obstinada – Performance |
| 2024/09/12 - 2024/09/15 | Dramaturg e Tutor do projecto "Prayer for Quiet" di Michela Aiello e Jacopo Ramon Dell'Abate, ganhador de CURA 2024, Polistena
(Reggio Calabria, Italy).
Outro
|
Prayer for Quiet - Residency for a Performance |
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2023/05/04 - 2023/05/27 | Juri - FATAL, Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, 2023
Membro
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
