Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves
Nomes de citação
- Vasconcelos Gonçalves, Catarina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2017-1C97-AE5A
- ORCID iD
- 0000-0002-7943-0729
Endereços de correio eletrónico
- goncalves.catarina@ese.ipvc.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 967472773 (Profissional)
Moradas
- Rua António Sérgio n.º 247 3.º esquerdo, 4820-168, Fafe, Fafe, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Matemática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/03/06
Concluído
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Matemática Elementar
Universidade do Minho, Portugal
"O conhecimento matemático de professores portugueses de matemática dos primeiros anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2009/10/10 - 2012/01/12
Concluído
|
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"O ensino e aprendizagem de Estatística com tecnologia: uma experiência no 7.º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2006/09/11 - 2009/07/07
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
12 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/10/01 - 2020/03/06 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02/19 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal | ||
2020/10/08 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal |
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal | ||
2023/05/27 - 2023/06/10 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade Katyavala Bwila, Angola |
Instituto de Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/12/11 - Atual | Colaborador | Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2020/10/19 - 2024/08/31 | Professora de Matemática | Associação Cultural e Recreativa de Fornelos, Portugal |
2022/05/01 - 2024/01/01 | Vice-Presidente | Associação Nova Escola, Portugal |
2017/03/03 - 2020/10/16 | Professora de Matemática | Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT), Portugal |
2018/09/01 - 2019/08/31 | Professora de Matemática | Colégio Novo da Maia , Portugal |
2011/12/15 - 2017/01/02 | Professora Efetiva de Matemática | Associação os Gambozinos, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | "Fibonacci e o Número de Ouro", CPI/03/DGE/2023 - PREDEP 48786/2022 (Proc. 6389/2022)
Kendir Studios
Desenvolvimento técnico
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/07/08 | Tarefas ricas, na formação de professores, em geometria. |
(Setúbal , Portugal)
|
2022/07/08 | Tarefas ricas na formação de professores, em geometria | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM
APM (Associação Professores de Matemática) (Setúbal, Portugal)
|
2021/10/06 | Tarefas para o ensino e aprendizagem da Geometria (desafios e possibilidades) | I Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (NEPESTEEM) (Estado de Santa Catarina, Brasil)
|
2021/05/05 | EMOÇÕES & MATEMÁTICA. …Vazio, Ponto, Reta, Plano, Espaço,… Emoção! Ou será o recíproco? | EMOÇÕES & MATEMÁTICA. …Vazio, Ponto, Reta, Plano, Espaço,… Emoção! Ou será o recíproco?
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2019/07/22 | Portuguese school teachers' mathematical knowledge for teaching: questions on numbers and operations. | Connections and understanding in Mathematics education: making sense of a complex world (CIEAEM 71)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/07/11 | Study of Specific Component Mathematics Level 1 Knowledge Assessment Test and skills and basic education teachers’ performance in its implementation in Portugal. | International Organization for Science and Technology Education (XVII IOSTE)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/04/01 | Mas afinal o que se avaliou na Componente Específica Matemática nível 1 da PACC e qual o desempenho dos professores na sua realização?. | XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
Escola Soares do Reis (Porto, Portugal)
|
2015/10/28 | O conhecimento matemático de professores de 1º ciclo em Portugal. |
Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
|
2015/10/25 | O conhecimento matemático de professores de 1º ciclo em Portugal. | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM).
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2013/07/07 | Aprendizagem de Estatística com tecnologia no 7º ano de escolaridade. | do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola
Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
|
2013/04/03 | Potencialidades do uso da folha de cálculo na construção de tabelas e gráficos estatísticos. | I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria
Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada (Granada, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/01 - 2024/07/12 | As dificuldades reveladas na resolução de problemas matemáticos: uma experiência de ensino com alunos do 2.º ano de escolaridade
em contexto de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal
|
2024/02/01 - 2024/07/12 | A robótica no desenvolvimento da Matemática”
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05/02 - Atual | Organização de Ciclos de Webinars on-line, no âmbito do projeto "Matemática com Mãos e Cabeça":
Ciclo I: Ferramentas Digitais no Ensino da Matemátic – Catarina Vasconcelos Gonçalves e Andreia Ribeiro – 5/2/2022 e 26/2/2022;
Ciclo II: Temas Matemáticos Sentidos e com Sentido – Catarina Vasconcelos Gonçalves, Alexandra Gomes e Raul Ralha – 7 e 21/5/22;
Ciclo III: A Matemática fora da (sua) área (a desenvolver).
(2022/02/05)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/04/04 - 2019/07/16 | XVII International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) SYMPOSIUM - Science and Technology Education
for a Peaceful and Equitable World
(2019/07/11 - 2019/07/16)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/15 | A robótica no desenvolvimento da Matemática
Orientador
|
Ana Margarida Carvalho (Mestrado)
Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal
|
2024/07/15 | As dificuldades reveladas na resolução de problemas matemáticos: uma experiência de ensino com alunos do 2.º ano de escolaridade
em contexto de estágio
Orientador
|
Sofia Mariana Oliveira Ferreira (Mestrado)
Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2015/07/04 - 2015/10/04 | Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa (CiEMeLp) | Universidade do Minho |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/10/01 - 2022/07/01 | Resolução de Problemas de Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
2020/03/03 - 2022/06/30 | Didática da Matemática | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
2020/10/01 - 2022/02/20 | Aprendizagem da Literacia e da Numeracia | Educação: Creche (Mestrado integrado) | Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/02/01 - 2017/06/01 | Teacher Knowledge Assessment System (TKAS) – curso on-line, realizado com o objetivo de se ter autorização de utilizar as medidas do MKT (Mathematics Knowledge for teaching), desenvolvidas pelo grupo de investigação da Universidade de Michigan, através do projeto LMT (Learning Mathematics for Teaching), no estudo de Doutoramento. Principal Investigator: Geoffrey Phelps (PI) and Steve Schilling | University of Michigan, Estados Unidos |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/03/03 - 2021/07/19 | Júri, na qualidade de Arguente, da Defesa do Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada I, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, intitulado “A importância da Ludicidade na matemática no 1.º ciclo do ensino básico”, da aluna Francisca Antunes, no dia 19/07/2021. | Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
2021/03/03 - 2021/07/19 | Júri, na qualidade Arguente, da Defesa do Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada I, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, intitulado “Insucesso Escolar na Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, da aluna Sara Carvalho, no dia 19/07/2021. | Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
2021/03/03 - 2021/07/19 | Orientadora do aluno Armando Pereira no Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada I, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, intitulado “A minicalculadora Papy: uma estratégia no ensino”. Júri, na qualidade de Orientadora, da Defesa do Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada I, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, intitulado “A minicalculadora Papy: uma estratégia no ensino”, do aluno Armando Pereira, no dia 19/07/2021. | Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal |
Distinções
Prémio
2006 | Prémio de Conselho Académico Universidade do Minho 2006/ 2007
Universidade do Minho, Portugal
|