???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves

Nomes de citação

  • Vasconcelos Gonçalves, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
2017-1C97-AE5A
ORCID iD
0000-0002-7943-0729

Endereços de correio eletrónico

  • goncalves.catarina@ese.ipvc.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 967472773 (Profissional)

Moradas

  • Rua António Sérgio n.º 247 3.º esquerdo, 4820-168, Fafe, Fafe, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/03/06
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Matemática Elementar
Universidade do Minho, Portugal
"O conhecimento matemático de professores portugueses de matemática dos primeiros anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2009/10/10 - 2012/01/12
Concluído
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"O ensino e aprendizagem de Estatística com tecnologia: uma experiência no 7.º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2006/09/11 - 2009/07/07
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
12
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/10/01 - 2020/03/06 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/19 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/10/08 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2023/05/27 - 2023/06/10 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Katyavala Bwila, Angola
Instituto de Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/12/11 - Atual Colaborador Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2020/10/19 - 2024/08/31 Professora de Matemática Associação Cultural e Recreativa de Fornelos, Portugal
2022/05/01 - 2024/01/01 Vice-Presidente Associação Nova Escola, Portugal
2017/03/03 - 2020/10/16 Professora de Matemática Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT), Portugal
2018/09/01 - 2019/08/31 Professora de Matemática Colégio Novo da Maia , Portugal
2011/12/15 - 2017/01/02 Professora Efetiva de Matemática Associação os Gambozinos, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2024/09/01 - Atual "Fibonacci e o Número de Ouro", CPI/03/DGE/2023 - PREDEP 48786/2022 (Proc. 6389/2022)
Kendir Studios
Desenvolvimento técnico
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maria Alexandra Gomes; Vasconcelos Gonçalves, Catarina. "Portuguese school teachers’ mathematical knowledge for teaching: questions on numbers and operations.". Trabalho apresentado em Connections and understanding in Mathematics education: making sense of a complex word (CIEAEM 71), Braga, 2019.
    Publicado
  2. Gonçalves, Catarina Vasconcelos; Gomes, Alexandra. "Mas afinal o que se avaliou na Componente Específica Matemática nível 1 da PACC e qual o desempenho dos professores na sua realização?". 2016.
  3. Gonçalves, Catarina Vasconcelos; Gomes, Alexandra. "O conhecimento matemático de professores do 1.º ciclo em Portugal". 2015.
  4. Gonçalves, Catarina Vasconcelos; Gomes, Alexandra. "O conhecimento matemático dos Professores de 1.º ciclo em Portugal". 2015.
Artigo em revista
  1. Alexandra Gomes; Dores Ferreira; Vasconcelos Gonçalves, Catarina. "Explorando tarefas matemáticas desafiadoras: o entendimento dos professores". REPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino 8 2 (2024): 1663-1678. https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/issue/view/90.
    Publicado
  2. Alexandra Gomes; Dores Ferreira; Catarina Vasconcelos Gonçalves. "Explorando tarefas matemáticas para a formação de professores do ensino básico: desafios e possibilidades". Revista BOEM (2023): https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0002.
    10.5965/2357724X112023e0002
Poster em conferência
  1. Vasconcelos Gonçalves, Catarina; Carvalho, Ana Margarida. "O PAPEL DA ROBÓTICA NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO BÁSICO". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM)., 2024.
Resumo em conferência
  1. Vasconcelos Gonçalves, Catarina; Ana Sofia Oliveira Ferreira. "O ensino da Matemática com problemas matemáticos: uma experiência de ensino no 2.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XXVII Encontro Nacional Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos Ensino Básico, Viseu, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Vasconcelos Gonçalves, Catarina; Ana Margarida Carvalho. "O impacto da robótica na aprendizagem dos números naturais no 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XXVII Encontro Nacional Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos Ensino Básico, Viseu, 2024.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Gonçalves, Catarina Vasconcelos Pereira. "O conhecimento matemático de professores portugueses de matemática dos primeiros anos". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/1822/76842.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07/08 Tarefas ricas, na formação de professores, em geometria.
(Setúbal , Portugal)
2022/07/08 Tarefas ricas na formação de professores, em geometria XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM
APM (Associação Professores de Matemática) (Setúbal, Portugal)
2021/10/06 Tarefas para o ensino e aprendizagem da Geometria (desafios e possibilidades) I Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (NEPESTEEM) (Estado de Santa Catarina, Brasil)
2021/05/05 EMOÇÕES & MATEMÁTICA. …Vazio, Ponto, Reta, Plano, Espaço,… Emoção! Ou será o recíproco? EMOÇÕES & MATEMÁTICA. …Vazio, Ponto, Reta, Plano, Espaço,… Emoção! Ou será o recíproco?
Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Fafe, Portugal)
2019/07/22 Portuguese school teachers' mathematical knowledge for teaching: questions on numbers and operations. Connections and understanding in Mathematics education: making sense of a complex world (CIEAEM 71)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/07/11 Study of Specific Component Mathematics Level 1 Knowledge Assessment Test and skills and basic education teachers’ performance in its implementation in Portugal. International Organization for Science and Technology Education (XVII IOSTE)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/04/01 Mas afinal o que se avaliou na Componente Específica Matemática nível 1 da PACC e qual o desempenho dos professores na sua realização?. XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
Escola Soares do Reis (Porto, Portugal)
2015/10/28 O conhecimento matemático de professores de 1º ciclo em Portugal.
Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
2015/10/25 O conhecimento matemático de professores de 1º ciclo em Portugal. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM).
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2013/07/07 Aprendizagem de Estatística com tecnologia no 7º ano de escolaridade. do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola
Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
2013/04/03 Potencialidades do uso da folha de cálculo na construção de tabelas e gráficos estatísticos. I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria
Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada (Granada, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/02/01 - 2024/07/12 As dificuldades reveladas na resolução de problemas matemáticos: uma experiência de ensino com alunos do 2.º ano de escolaridade em contexto de estágio
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal
2024/02/01 - 2024/07/12 A robótica no desenvolvimento da Matemática”
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/05/02 - Atual Organização de Ciclos de Webinars on-line, no âmbito do projeto "Matemática com Mãos e Cabeça": Ciclo I: Ferramentas Digitais no Ensino da Matemátic – Catarina Vasconcelos Gonçalves e Andreia Ribeiro – 5/2/2022 e 26/2/2022; Ciclo II: Temas Matemáticos Sentidos e com Sentido – Catarina Vasconcelos Gonçalves, Alexandra Gomes e Raul Ralha – 7 e 21/5/22; Ciclo III: A Matemática fora da (sua) área (a desenvolver). (2022/02/05)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/04/04 - 2019/07/16 XVII International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) SYMPOSIUM - Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World (2019/07/11 - 2019/07/16)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/15 A robótica no desenvolvimento da Matemática
Orientador
Ana Margarida Carvalho (Mestrado)
Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal
2024/07/15 As dificuldades reveladas na resolução de problemas matemáticos: uma experiência de ensino com alunos do 2.º ano de escolaridade em contexto de estágio
Orientador
Sofia Mariana Oliveira Ferreira (Mestrado)
Instituto de Estudos Europeus Superiores, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015/07/04 - 2015/10/04 Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa (CiEMeLp) Universidade do Minho

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/10/01 - 2022/07/01 Resolução de Problemas de Matemática Educação Básica (Licenciatura) Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2020/03/03 - 2022/06/30 Didática da Matemática Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2020/10/01 - 2022/02/20 Aprendizagem da Literacia e da Numeracia Educação: Creche (Mestrado integrado) Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/02/01 - 2017/06/01 Teacher Knowledge Assessment System (TKAS) – curso on-line, realizado com o objetivo de se ter autorização de utilizar as medidas do MKT (Mathematics Knowledge for teaching), desenvolvidas pelo grupo de investigação da Universidade de Michigan, através do projeto LMT (Learning Mathematics for Teaching), no estudo de Doutoramento. Principal Investigator: Geoffrey Phelps (PI) and Steve Schilling University of Michigan, Estados Unidos

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/03/03 - 2021/07/19 Júri, na qualidade de Arguente, da Defesa do Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada I, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, intitulado “A importância da Ludicidade na matemática no 1.º ciclo do ensino básico”, da aluna Francisca Antunes, no dia 19/07/2021. Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021/03/03 - 2021/07/19 Júri, na qualidade Arguente, da Defesa do Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada I, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, intitulado “Insucesso Escolar na Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, da aluna Sara Carvalho, no dia 19/07/2021. Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021/03/03 - 2021/07/19 Orientadora do aluno Armando Pereira no Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada I, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, intitulado “A minicalculadora Papy: uma estratégia no ensino”. Júri, na qualidade de Orientadora, da Defesa do Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada I, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, intitulado “A minicalculadora Papy: uma estratégia no ensino”, do aluno Armando Pereira, no dia 19/07/2021. Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
Distinções

Prémio

2006 Prémio de Conselho Académico Universidade do Minho 2006/ 2007
Universidade do Minho, Portugal