Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Diana Alexandra Ribeiro Pereira
Nomes de citação
- Pereira, Diana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1A1E-14D9-895E
- ORCID iD
- 0000-0002-3550-1855
Endereços de correio eletrónico
- dianapereira@ie.uminho.pt (Profissional)
- dianapereira@ie.uminho.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho - Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-378, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Catalão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2019
Concluído
|
Postdoctoral Studies on Educational Sciences. (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Doctorate in Educational Sciences - European Doctorate (Doutoramento)
Especialização em Curricular Development
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and Implications." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with the final grade of very good. |
2011
Concluído
|
Masters in Educational Sciences (Mestrado)
Especialização em Evaluation
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment in higher education in the students' perspectives: an exploratory study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
2008
Concluído
|
Degree in Education (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Assessment of learning in the light of the Bologna Process: contribution to its analysis in the Engineering and Technology
Courses." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2015 | Representante dos alunos de Doutoramento no Conselho Pedagógico | Universidade do Minho, Portugal |
Instituto de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Doctoral Researcher - Individual Scientific Employment Stimulus - 2018 | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2019 - 2020 | Doctoral Researcher in the project "Investigating school leadership in student outcomes PTDC/CED-ED6/28570/2017. Funded by FCT. Coordination: Professor Maria Assunção Flores | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
2017/05/01 - 2019/05/01 | Postdoctoral Studies on Educational Sciences. Project: Conceptions and Practices of Assessment: a study with undergraduate students and university teachers". | Universidade do Minho, Portugal |
2017/04/01 - 2019/04/01 | Researcher (research scholarship). Project “Assessment in Higher Education: the potential of alternative methods". PTDC/MHC-CED/2703/2014. Funded by FCT | Universidade do Minho, Portugal |
2016/05/01 - 2016/09/01 | Researcher (research scholarship). Project GCIO (Programme for Excelence in Government in Colombia) funded by the United Nations University - Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance | Universidade do Minho, Portugal |
2012/01/01 - 2016/01/01 | Doctoral Scholarship funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology. Reference: (SFRH/BD/76175/2011). | Universidade do Minho, Portugal |
2014/09/01 - 2014/12/01 | European Doctorate and International Cooperation: It was developed a period of research in Sweden, at the Mälardalen University. | Malardalens Hogskola Campus Eskilstuna, Suécia |
2010/09/01 - 2011/12/31 | Researcher (research scholarship). Research Centre in Education University of Minho. "The theoretical and practical construction of the curriculum in formal, non-formal and informal contexts”. | Universidade do Minho, Portugal |
2008/11/26 - 2009/05/31 | Transnational internship in the context of Leonardo da Vinci Programme. Area of Human Resources Management. Iman Temporing E.T.T, Barcelona, Spain. | Iman Temporing, Espanha |
2007/10/01 - 2008/05/01 | Graduate degree internship in Education, Specialization in Human Resources and Training Management. Engineering Courses Council of University of Minho | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/11 - Atual | From Artificial Intelligence to Pedagogical Innovation – AI2PI Teacher Academy.” — Erasmus+ Teacher Academies.
Erasmus +
Investigador Pós-doutorado
|
Em curso
|
2024 - Atual | OBSERVATORY SOS Attendance'
Ref. 2022-1-ES01-KA220-SCH-000088733
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2024 - Atual | ED-TED - Equity and Diversity in Teacher Educators' Professional Development - Erasmus+- European Comission
Erasmus +
Investigador Pós-doutorado
|
Em curso
|
2020 - Atual | Assessment in Basic and Secondary Education: teachers' practices and conceptions of internal and external assessment in Portuguese
schools" - Avaliação no Ensino Básico e Secundário: práticas e conceções dos professores acerca da avaliação interna e externa
nas escolas portuguesas"
(CEECIND/03157/2018)
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018/10/01 - 2022/09/30 | IMPACT-Investigating the Impact of School Leadership on Pupil Outcomes- Investigando os efeitos das lideranças escolares nos
resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Investigador Pós-doutorado
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Narrativas sobre a profissão docente - Narratives on the teaching profession
sem financiamento
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2021 - Atual | O ensino em tempos de pandemia (um ano depois?) um estudo com professores dos ensinos básico e secundário |Teaching in pandemic
times (one year after?) a study with basic and secondary teachers|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
|
Em curso
|
2017 - Atual | Teachers’ Collaborative Professional Learning in Portugal and Chile"
0555900001,
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2021 | Novos contextos, novas exigências e experiência docente em tempos de pandemia: um estudo internacional. | New contexts, new
demands and teaching experience in pandemic times: an international study
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2020 - 2021 | Aprendizagem a distância em tempos de Covid-19: um estudo com alunos do ensino superior. |Distance learning in times of Covid-19:
a study with higher education students|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2020 - 2021 | Ensino e avaliação a distância em tempos de Covid-19 nos ensinos básico e secundário em Portugal |Distance learning and assessment
in Covid-19 times in basic and secondary education in Portugal|
UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2017 - 2019/04 | Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” – (Assessment in Higher Education: the potential of alternative
methods)
PTDC/MHC-CED/2703/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016 - 2016 | Project “GCIO (Programme for Excelence in Government in Colombia). United Nations University
GCIO.CO-BIM-Ref02
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2015 | Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior”
(Improving learning through assessment: the potential of student-centered methods in the context of higher education).
(Refª 58/ID/2014)
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2011 | Project “Formação Inicial de Professores: Perspetivas e realidades” (Initial Teacher Training: Perspectives and Realities)
Child Studies Centre (CIEC).
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2011 | RDC Interim Meeting “Research and Development Centre – Curricula in Teacher Education”. Association for Teacher Education
in Europe (ATEE)
Association for Teacher Education in Europe (ATEE)
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2010 | TEMPUS - Higher Education System Development for Social Partnership Improvement and Humanity Sciences Competitiveness - 2010.
159338-TEMPUS-1-2009-1-LV-TEMPUS-SMHES).
Outra
|
Concluído
|
2010 - 2010 | "Happiness in Teacher Education"
Research Center for Psychology in Education,
Outra
Reseach Center for Psychology in Edutcation, Levinsky College - Tel Aviv, Israel, Israel
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11 | Perspetivas sobre avaliação das aprendizagens a partir de narrativas escritas de alunos futuros professores. - Perspectives on assessment from the written narratives of future student teachers. |
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/11 | O que pensam os alunos futuros professores sobre o currículo? - What do future student teachers think about the curriculum? |
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/11 | Avaliação das aprendizagens na perspetiva dos alunos: Um estudo em escolas com e sem planos de inovação. - Assessment from the students' perspective: A study in schools with and without innovation plans. | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/11 | Pupils’ views on academic archivement during disruptive times |
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2024/11 | Pupils’ voices in school leadership: exploring their sense of empowerment. |
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2024/11 | Perceções dos alunos do ensino básico sobre a avaliação das aprendizagens - Primary school students' perceptions of assessment. |
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2024/11 | A Critical Analysis of the English Language Teacher Education Programme in Angola |
Vilnius University (Vilnius, Lituânia)
|
2024/08 | Leadership and Assessment: Insights from Principals of Basic and Secondary schools | The European Conference on Educational Research (ECER)
Nicosia University (Nicosia , Chipre)
|
2024/07 | Avaliação das aprendizagens, incidentes críticos e formação de professores. - Assessment, critical incidents and teacher training. |
Instituto Superior de Contabilidade e Administrac¸a~o do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Currículo e formação de professores: a perspetiva dos estudantes - Curriculum and teacher training: the students' perspective |
Instituto Superior de Contabilidade e Administrac¸a~o do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Perspetivas dos diretores de escola sobre a avaliação interna e externa das aprendizagens - School headmasters' perspectives on internal and external assessment of learning |
Centro de Congressos da Alfândega do Porto. (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Promover a reflexão na formação de professores: um estudo sobre conceções de currículo e de avaliação com recurso a narrativas escritas - Promoting reflection in teacher training: a study on conceptions of curriculum and assessment using written narratives | Encontro Ciência 2024 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Centro de Congressos da Alfândega do Porto. (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Avaliação e inovação de práticas curriculares durante e após a pandemia: perspetiva dos diretores - Assessment and innovation of curricular practices during and after the pandemic: headmasters' perspective |
Centro de Congressos da Alfândega do Porto. (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Evaluating the Curriculum of English language teacher Education programes: a comparative study between Angola e Portugal. |
Centro de Congressos da Alfândega do Porto. (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Analysing Students' Results and Educational Services in Portuguese Schools: External Evaluation Insights | 4th Porto International Conference on Research in Education – ICRE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (Porto, Portugal)
|
2024/07 | A influência da liderança no processo de Avaliação: um estudo em escolas portuguesas. - The influence of leadership on the assessment process: a study in Portuguese schools. | 4th Porto International Conference on Research in Education – ICRE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Critical incidents as a strategy to enhance reflection in initial teacher education |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Pupils’ perceptions about leadership and their school experience. |
Suffolk University (Suffolk , Reino Unido)
|
2024/06 | Evaluating English as a foreign language teacher education programme: a comparative study between Angola and Portugal |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/06 | Avaliação das aprendizagens: reflexões e práticas internacionais - Assessment: reflections and international practices | Dia do CIEC
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/06 | Perspetivas dos diretores sobre a avaliação interna e externa: implementação e impacto das políticas educativas nos resultados dos alunos. - Headmasters' perspectives on internal and external evaluation: implementation and impact of educational policies on student results. |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/06 | Narrativas sobre a profissão docente. - Narratives on the teaching profession. | Dia do CIEC
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/06 | Looking at assessment through critical incidents written by preservice teachers: A study conducted in Portugal |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/05 | Práticas de Liderança dos diretores de escolas públicas portuguesas: O que diz a investigação? - Leadership practices of Portuguese public school headmasters: What does the research say? |
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/02 | Análise da avaliação das aprendizagens em relatórios de avaliação externa: tendências, desafios e implicações para a educação - Analysing assessment in external evaluation reports: trends, challenges and implications for education | XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal “Aprendizagem, diversidade e equidade: a investigação em Educação
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/01 | Simpósio “Défis et perspectives de l'évaluation de l'apprentissage: expériences de recherche au Mexique, au Portugal et en Colombie. - Simpósio ‘Challenges and prospects for assessment: research experiences in Mexico, Portugal and Colombia. |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/01 | Évaluation de l'apprentissage dans l'enseignement primaire et secondaire au Portugal: une synthèse de la littérature (2011-2021) - Assessment in primary and secondary education in Portugal: a synthesis of the literature (2011-2021). | ADMEE 2024
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024 | A liderança escolar em contextos remotos: perceções de diferentes atores - School leadership in remote contexts: perceptions of different actors |
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/07 | Reflection and implementation of formative assessment practices: classroom experiences. |
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2023/06/29 | Professores focados na reflexão e implementação de práticas de avaliação formativa: experiências em sala de aula - Teachers focused on reflection and implementation of formative assessment practices: classroom experiences | 5th International Seminar Education, Territories and Human Development. Universidade Católica, Porto.
Universidade Católica (Porto, Portugal)
|
2023/06 | Professores focados na reflexão e implementação de práticas de avaliação formativa. Mostra de Projetos do Dia do CIEC, Instituto de Educação, 29 de junho de 2023. - Teachers focused on reflection and implementation of formative assessment practices. CIEC Day Project Exhibition, Institute of Education, 29 June 2023. | |
2023 | Teacher learning in times of covid-19 pandemic: findings from a national survey conducted in Portugal | ATEE Winter Conference, 26-28 de Outubro
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/08 | Assessment in Basic and Secondary Education in Portugal. |
(Yerevan, Arménia)
|
2022/07 | Ensino remoto durante a pandemia: Lições aprendidas a partir da experiência de professores portugueses - Remote teaching during the pandemic: Lessons learned from the experience of Portuguese teachers |
(Porto, Portugal)
|
2022/02/10 | Liderança escolar: perspetivas dos diretores sobre o trabalho docente | School leadership: principals´perpectives on teachers work| | XXIXº Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - A educação e os desafios da sociedade contemporânea
(Lisboa, Portugal)
|
2022 | Atores e práticas de liderança: perspetivas de diretores [Leadership actors and practices: principals' perspectives] |
(Lisboa, Portugal)
|
2022 | Portuguese principals’ views of leadership: A quantitative study | |
2022 | As Provas de Aferição no quadro das políticas e práticas de avaliação externa dos alunos: um estudo com diretores. - The Benchmarking Tests within the framework of policies and practices for the external assessment of students: a study with headteachers. | |
2021/07 | Oradora Convidada no VI Seminário Nacional do Ensino Médio e IV Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade, “Construção de um currículo de qualidade”, - Guest speaker at the VI National Seminar on Secondary Education and IV National Meeting on Teaching and Interdisciplinarity, ‘Building a quality curriculum’, july, 2021, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERNBrasil) |
aculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERNBrasil) (Brasil)
|
2019 | Métodos e práticas de avaliação no ensino superior: um estudo com alunos universitários. |Assessment methods and practices in higher education: a study with university students| | Porto International Conference on Research in Education (ICRE),
(Porto, Portugal)
|
2019 | Assessment methods in Higher Education: A study of university students. | European Conference on Educational Research, ECER
(Hamburgo, Alemanha)
|
2018/07 | Práticas de avaliação no ensino superior: um estudo com professores universitários |Assessment practices in higher education: a study with university teachers | 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Braga, Portugal)
|
2017/11 | Métodos de avaliação no Ensino Superior: um estudo em cinco universidades públicas |Assessment methods in Higher Education: a study in five public universities.| | I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE)
(Braga, Portugal)
|
2017/08 | Students’ Perceptions of Assessment in Higher Education: Findings from Ongoing Research. | 35th Aerospace Sciences Meeting and Exhibit
American Institute of Aeronautics and Astronautics (Copenhagen, Dinamarca)
|
2017/08 | Conceptions and Experiences of Assessment in Higher Education: An Empirical Study in Five Public Portuguese Universities | The European Conference on Educational Research (ECER)
(Copenhagen, Dinamarca)
|
2017/08 | Feedback and assessment in Higher Education: A study of undergraduate students | The European Conference on Educational Research (ECER)
(Copnhagen, Dinamarca)
|
2017/08 | Assessment for Learning in Higher Education: Potential and Constraints from the Students’ Points of View. | Biennial Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
(Tampere, Finlândia)
|
2017/08 | Assessment and feedback in Higher Education: Findings from an empirical study in Portugal. | Biennial Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
(Tampere, Finlândia)
|
2017/07 | Perceptions of Portuguses undergraduate students about assessment: a study in five public universities | Meeting of the 18th Biennial Conference on Teachers and Teaching (ISATT)
(Salamanca, Espanha)
|
2017/07 | Aprendizagem profissional colaborativa de professores: um estudo de caso num estabelecimento de ensino privado. |Collaborative professional learning of teachers: a case study in a private educational establishment| | Porto International Conference on Research in Education (ICRE),
(Porto, Portugal)
|
2017/07 | Conceptions and practices of assessment in Higher Education: a study of Portuguese university teachers. | Porto International Conference on Research in Education (ICRE)
(Porto, Portugal)
|
2017/06 | A Avaliação no Ensino Superior na Perspetiva dos Estudantes: Um Estudo em Cinco Universidades Públicas Portuguesas.|Assessment in Higher Education from the Perspective of Students: A Study in Five Portuguese Public Universities.| | V Congresso Internacional de Docência Universitária (CINDU)
(Vigo, Espanha)
|
2017 | Como veem os alunos o papel das UC Integradoras na sua aprendizagem? Relato de uma experiência em Engenharia Mecânica. |How do students see the role of Integrating Curricular Units in their learning? Report of an experience in Mechanical Engineering.| National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education (CNaPPES) | 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
(Setúbal, Portugal)
|
2016/08 | Perceptions of Portuguese undergraduate students about assessment: a study in five public universities | The European Conference on Educational Research (ECER)
(Dublin, Irlanda)
|
2016/07 | A eficácia e a relevância do feedback no ensino superior: um estudo com alunos universitários. |The effectiveness and relevance of feedback in higher education: a study with university students.| - 3º National Congress of Pedagogical Practices in Higher Education (CNaPPES). | 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES).
(Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | Perceções de alunos universitários sobre avaliação das aprendizagens: um estudo em cinco universidades públicas portuguesas |University students' perceptions of assessment: a study in five Portuguese public universities| | 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE
(Guimarães, Portugal)
|
2016/01 | Avaliação no ensino superior: um estudo com docentes universitários. |Assessment in higher education: a study with university teachers| - 28º ADMEE-Europe International Colloquium | 28ª Colóquio Internacional da ADMEE- Europe |
2015/11 | Assessment practices in Higher Education: A study of Portuguese students and teachers. | The European Conference on Educational Research
(Budapest, Hungria)
|
2015/07 | O processo de Bolonha e as práticas de avaliação no ensino superior: um estudo com professores universitários. |The Bologna process and assessment practices in higher education: a study with university teachers.| | 2º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)|2nd National Congress of Pedagogical Practices
in Higher Education|
(Leiria, Portugal)
|
2014/09 | Assessment in Higher Education after the Bologna process: challenges, changes and difficulties from the perspective of university teachers. | The European Conference on Educational Research (ECER)
(Porto, Portugal)
|
2014/07 | Avaliação no Ensino Superior e desenvolvimento da autonomia dos estudantes: um estudo com professores universitários. |Assessment in Higher Education and development of student autonomy: a study with university teachers.| 6º GTPA meeting. Pedagogy for Autonomy Working Group. | 6º Encontro do GTPA. Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia.
(Braga, Portugal)
|
2013/11 | Avaliação no ensino superior: perceções e experiências de docentes em cinco universidades públicas portuguesas. |Assessment in higher education: perceptions and experiences of teachers in five Portuguese public universities.| II Luso-Brazilian Meeting on Teaching Work and Training. | II Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação.
(Porto, Portugal)
|
2013/07 | How do student teachers look at their initial teacher education? Findingd from an empirical study. | 16 th Biennial Conference on Teachers and Teaching (ISATT)
(Ghent, Bélgica)
|
2013/01 | A formação inicial de Professores vista por estudantes: um estudo na Universidade do Minho |Teachers initial training s seen by students: a study at the University of Minho| | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2012/06 | A avaliação das aprendizagens no ensino superior na perspetiva dos estudantes | Assessment in higher education from the perspective of students | VII Iberoamerican Congress of University Teaching. | VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária.
(Porto, Portugal)
|
2012/02 | A avaliação das aprendizagens no Ensino Superior: a perspetiva dos estudantes. - Assessment in higher education: the students' perspective. | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE.
(Lisboa, Portugal)
|
2012/02 | A entrada num curso de Ensino: motivações e expetativas dos alunos futuros professores. |Entry into a teaching programme: motivations and expectations of future teachers students.| | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2011/08 | Becoming a Teacher in Challenging Times: Findings from Research Carried out in Portugal | 6th Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe
(Riga, Letónia)
|
2011/07 | Students' Perceptions about Assessment in Higher Education: Findings from Ongoing Research | 55th World Assembly International Council on Education for Teaching (ICET 2011)
(Glasgow, Reino Unido)
|
2011/07 | Bologna Process and its Implications: What does the Research Literature Tell us?. | 55th World Assembly International Council on Education for Teaching (ICET 2011). 1
(Glasgow , Reino Unido)
|
2011/07 | Assessment in Higher Education | 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
(Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | Integração da Avaliação Formativa e Sumativa para a Inovação Curricular: um estudo com professore e alunos numa Escola Secundária
na Guiné-Bissau
Orientador de Ezequiel Cá
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024 - Atual | Mediação no contexto escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação, Mediação Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023 - Atual | Perceções e práticas de avaliação das aprendizagens: um estudo numa instituição de ensino superior de Timor-Leste
Orientador de Idalina Freitas
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023 - Atual | Evaluating the curriculum of english language teacher education programs: a comparative study between Angola and Portugal
Orientador de Sara Bengui Neves da Costa
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - Atual | COVID-19, Avaliação e Inovação de Práticas Curriculares: Um estudo misto no ensino básico' | Assessment and Innovation of
Curriculum Practices: a mixed study in Basic Education| (2021.04753.BD)
Coorientador de Luis Carlos Gonçalves Costa
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - Atual | A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR: A PERSPETIVA DOS DIRETORES, DAS LIDERANÇAS
INTERMÉDIAS E DOS PROFESSORES | Assessment in the context of autonomy and curricular flexibility: principals' perceptions
of leadership and teachers |
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) |
2024/09/02 - 2024/12/01 | “STEM no Ensino Secundário em Espanha e Portugal: uma análise comparativa do currículo, da formação de professores e da política
educativa
Orientador
|
Estágio Científico Avançado (Doutorando em Ciências da Educação- Universidade de Valência) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/03 - 2024/09 | "Assessment in Basic and Secondary Education: Teachers’ practices and conceptions of internal and external assessment in
basic and secondary education”- Uminho Prize - Initiation to Scientific Research - Prémio Uminho – Iniciação à Investigação
Científica 2024
Orientador de Gabriela Silva
|
Prémio Uminho – Iniciação à Investigação Científica (Iniciação científica)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11/06 - 2024/11/08 | Membro da Comissão Organizadora da II International Conference in Child Studies (ICCS) “For children, with children: Imagining
a sustainable living in a global world”. Universidade de Santiago de Compostela, 6 a 8 de novembro de 2024. (2024 - 2024)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
2024 - 2024 | Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students Research
community (2023 - 2023)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2024 - 2024 | 35e Colloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation-Europe, ADMEE 2024 (2024 - 2024)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2024 - 2024 | 65th ICET World Assembly 2024 (2024 - 2024)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/10/26 - 2023/10/29 | Membro da Comissão organizadora da ATEE Winter Conference 2023, Universidade do Minho, 26-29 de outubro de 2023. https://ateewinterconferen.wixsite.com/2023/scientific-committee
(2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2023 - 2023 | Member of organising committe - IV Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2023 - 2023) | |
2023 - 2023 | Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students Research community (2023 - 2023)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da Comissão organizadora das IV Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente, Universidade do Minho,
2023. https://jornadasdereflexao.wixsite.com/2023 (2023 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022/09/13 - 2022/09/15 | Membro da Comissão organizadora da 1st International Conference in Child Studies (ICCS) ‘Researching children’s worlds and
lived realities in uncertain times’. Universidade do Minho, 13-15 de setembro de 2022. coorganizado com a Universidade de
Sullfok no Reino Unido. https://childstudiesconference.com/organisation-2/ (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022 - 2022 | III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession
(2022 - 2022) (2022 - 2022)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2022 - 2022 | Coordination of "Ciência ao Café" -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students (2022 - 2022) | |
2021/02 - 2021/02 | II Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2021/02 - 2021/02) (2021 - 2021) | |
2021/01 - 2021/01 | Webinar - Liderança das Escolas em Tempos de Pandemia / School Leadership During Pandemic (2021 - 2021) (2021 - 2021) | |
2020/02 - 2020/02 | I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente / Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession (2020/02 - 2020/02) (2020 - 2020) | |
2020 - 2020 | Webinar - Novos contextos, novas exigências experiência docente em tempos de pandemia: Um estudo internacional / Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students (2020 - 2020) (2020 - 2020) | |
2020 - 2020 | Webinar - Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior / Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students (2020 - 2020) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) (2020 - 2020) | |
2020 - 2020 | Webinar - Ensino e Avaliação à distância em tempos de COVID-19: Um estudo no ensino básico e secundário / Distance learning and assessment in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal (2020 - 2020) (2020 - 2020) | |
2019 - 2019 | Member of organization comitee of International Congress on Assessment in Higher Education "Congresso Internacional sobre
Avaliação no Ensino superior", february, 2019, University of Minho, Braga, Portugal (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Scientific Committee of PAEE/ALE'2018 (2018 - 2018) | |
2018 - 2018 | TEPE Conference 2018, annual conference of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) network (2018) "Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy" (2018/05/17 - 2018/05/19) (2018) | |
2017 - 2017 | Member of organization comitee of "I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE)"| I
International Congress on Assessment of Learning and Academic Success (CIAASE)| november 2017, University of Minho, Braga,
Portugal (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | Member of organization comitee of "Seminário Qualidade na Investigação-Ação: Ética, Participação e Democratização do Conhecimento"| Quality in Action Research seminar: Ethics, Participation and Democratization of Knowledge| in the scope of Collaborative Action Research Network (CARN) and of Network Estreiadiálogos, may 2017, University of Minho, Braga, Portugal (2017 - 2017) | |
2017 - 2017 | Member of organization comitee of "II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores", |I Colloquium on Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training" september 2017, University of Minho, Braga, Portugal (2017 - 2017) | |
2016 - 2016 | Scientific Committee of PAEE/ALE'2016 (2016 - 2016) | |
2015 - 2015 | Member of organization comitee of "Collaborative Action Research Network (CARN) - Action Research Across Disciplinary Settings: Challenges for change and empowerment", november 2015. Braga, Portugal. (2015 - 2015) | |
2015 - 2015 | Member of organization comitee of "Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores", |Colloquium Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training| may 2015. University of Minho, Braga, Portugal. (2015 - 2015) | |
2014 - 2014 | Member of organization comitee of "II Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança e o Encontro da Rede International Teacher Leadership (ITL)",| I Seminar on Teacher Professionalism and Leadership and the Meeting of the International Teacher Leadership Network (ITL)"| may 2014. University of Minho, Braga, Portugal (2014 - 2014) | |
2013 - 2013 | Member of organization comitee of "II Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança", |II Seminar on Teaching Professionalism and Leadership| february 2013. University of Minho, Braga, Portugal. (2013 - 2013) | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Member of organization comitee of "Seminário sobre Profissionalismo Docente e Liderança", may 2012. University of Minho, Braga, Portugal. (2012) | |
2011 - 2011 | Member of organization comitee of "Colóquio Organização Pedagógica e Profissionalidade Docente", |Colloquium Pedagogical Organization and Teaching Professionality"| april 2011. University of Minho, Braga, Portugal. (2011 - 2011) | |
2011 - 2011 | Member of organization comitee of "Seminário Práticas de Avaliação de Desempenho: quanto vale o que fazemos?", 28 de Maio de 2011.University of Minho, Braga, Portugal (2011 - 2011) | |
2011 - 2011 | Member of organization comitee of "15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT 2011)", july 2011. University of Minho, Braga, Portugal. (2011 - 2011) | |
2010 - 2010 | Member of organization comitee of "Seminário Internacional de Avaliação de Professores: Perspetivas Nacionais e Internacionais"
|International Seminar on Teacher Assessment: National and International Perspectives|, may 2010. University of Minho, Braga,
Portugal. (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10 - 2024/10 | Webinar, “Envisioning 2050 - The Futures of Assessment", 16 de outubro de 2024, Cambridge University Press & Assessment
Seminário
|
University of Cambridge, Reino Unido
|
2024/09 - 2024/09 | Improving learning outcomes through data-led insight and action: An introduction to baseline assessment, Cambridge University
Press & Assessment
Seminário
|
Cambridge University Press & Assessment, Reino Unido
|
2023/11/21 - 2023/11/21 | Coordenação e Dinamização do Debate “Práticas de avaliação e a sua influência no desempenho académico dos alunos e nas estratégias
de ensino utilizadas pelos professores”, realizado no âmbito da Semana da Ciência e da tecnologia 2023. 21 de Novembro de
2023, Mestrado em Ensino da Informática, Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário,
Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade do Minho, 60 estudante
Oficina (workshop)
|
Semana da Ciência e da tecnologia
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/02 - 2023/02 | PRAC 3 - Digital Practicum 3.0: Exploring Augmented Reality, Remote Classrooms, and Virtual Learning to Enrich and Expand Preservice Teacher Education Preparation - Training Activities (3 days) | |
2023 - 2023 | Coordenação e Dinamização do Debate “Práticas de avaliação e a sua influência no desempenho académico dos alunos e nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores, realizado no âmbito da Semana da Ciência e da tecnologia promovida pela Fundação para Ciência e a Tecnologia 2023. 20 de Novembro de 2023, Mestrado em Ensino da Música, Universidade do Minho, 40 estudantes (duração: 1h). | |
2021 - 2021 | Oradora convidada no VI Seminário Nacional do Ensino Médio e IV Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade - Brasil
Seminário
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/18 | Inovação curricular no II ciclo do ensino secundário angolano: um estudo exploratório numa escola pública
Arguente principal
|
Ester Lima (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/03/21 |
Políticas de formação docente e a residência pedagógica como possibilidade de desenvolvimento profissional dos futuros professores
Arguente principal
|
Samara Andrade da Costa (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021 | O contributo das tecnologias de informação e comunicação para a inovação pedagógica e curricular. |The contribution of technologies
of information and communication to pedagogical and curricular innovation.|
Arguente principal
|
Doroteia Forte (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2021 | “Peer mediator project in school context”.
Arguente principal
|
Lingyu Zhou (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 | Being English Teachers in Gaza
Arguente principal
|
Damian Ross (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019 | " Um Estudo sobre Necessidades de Formação dos Docentes num Instituto Federal¿. |A Study on Teacher Training Needs at a Brazilian
Federal Institute|
Arguente principal
|
Jobson Martins da Silva Maranhão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | ¿Educar para a Mediação em Contexto Escolar, um projeto de intervenção/investigação num Agrupamento de Escolas¿ |Educating
for Mediation in a School Context, an intervention/research project in a School Cluster”
Arguente principal
|
Mariana da Silva Brito Mota (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - Atual | The European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | Finland |
2016 - Atual | 8 International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2016). |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Discover Education | Springer |
2024 - Atual | Psychology Learning and Teaching | |
2024 - Atual | Sustainability | |
2023/10 - Atual | Education Sciences - Guest Editor | Guest Editor Special Issue "Assessment and Feedback in Higher Education" |
2023 - Atual | Frontiers in Education | |
2023 - Atual | Child Studies | |
2023 - Atual | Teaching and Teacher Education | |
2022 - Atual | European Journal of Higher Education | |
2021 - Atual | Revista Brasileira de Educação | |
2020 - Atual | Editorial board - European Journal of Teacher Education (1469-5928) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2020 - Atual | Studies In Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2018 - Atual | European Journal of Teacher Education (1469-5928) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2017 - Atual | Production Journal | |
2016 - Atual | Assessment & Evaluation in Higher Education (1469-297X) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2017 - 2018 | Studies in Higher Education (1470-174X) | Informa UK (Taylor & Francis) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09 - Atual | Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment Mestrado em Ensino da Música – Instrumento; Master in Music Teaching 45 horas | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2024/02 - Atual | Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours | Licenciatura em Educação, 3º ano, 2º semestre (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2024/11/15 - 2024/11/15 | Design, coordenação e dinamização da workshop “Boas práticas na utilização do Portefólio como instrumento de avaliação”, para Docentes da Escola de Medicina da Universidade do Minho. - Design, coordination and dynamisation of the workshop ‘Good practices in the use of the Portfolio as an assessment tool’, for teachers at the School of Medicine of the University of Minho. | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2024/11 - 2024/11 | Design, coordenação e dinamização do Workshop “Avaliação das aprendizagens no ensino básico e secundário português: uma síntese da literatura 2011-2021”, realizado no âmbito da Semana da Ciência e da tecnologia 2024. Mestrado em Ensino da Música. Universidade do Minho, 40 estudantes - Design, coordination and dynamisation of the workshop ‘Assessment of learning in Portuguese primary and secondary education: a synthesis of the literature 2011-2021’, held as part of Science and Technology Week 2024. Master's Degree in Music Teaching. | (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2024/10/03 - 2024/10/03 | Design, coordenação e dinamização da atividade “Ciência ao Café” para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho.- Design, coordination and promotion of the ‘Science over coffee’ activity for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho. | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2024/06 - 2024/06 | Design, coordenação e dinamização da Sessão de Esclarecimento – Projetos de I&D em todos os domínios científicos da FCT, CIEC, Universidade do Minho. - Design, coordination and dynamisation of the Briefing Session - R&D projects in all scientific fields at FCT, CIEC, University of Minho. | (Outros) | |
2024/01 - 2024/01 | Design, Coordenação e Dinamização da Oficina de Escrita de Artigos científicos “Metodologia e ética na Investigação” para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho. - Design, Coordination and implementation of the Workshop on Writing Scientific Articles ‘Methodology and Ethics in Research’ for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho. | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/10 - 2024/01 | Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment Mestrado em Ensino da Música – Instrumento; Master in Music Teaching 45 horas | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/11 - 2023/11 | Colaboração na UC Projeto de Tese em Desenvolvimento Curricular | Programa Doutoral em Ciências da Educação: Especialidade em Desenvolvimento Curricular, com a apresentação do tema: ‘Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and Implications , 1.º ano, ano letivo 2023/24, 1.º semestre, 17 de novembro de 2023 (7 estudantes, 1h30). | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/11 - 2023/11 | Design, Coordenação e Dinamização do Debate “Práticas de avaliação e a sua influência no desempenho académico dos alunos e nas estratégias de ensino utilizadas pelos professores”, realizado no âmbito da Semana da Ciência e da tecnologia - Design, Coordination and Dynamisation of the Debate ‘Assessment practices and their influence on students’ academic performance and on the teaching strategies used by teachers’, held as part of Science and Technology Week 2023. 21 November 2023, Master's Degree in Teaching | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/06 - 2023/06 | Design, coordenação e Dinamização da Oficina de Escrita de Artigos científicos “Discussão dos resultados e conclusão” para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho - Design, coordination and dynamisation of the scientific article writing workshop ‘Discussion of results and conclusion’ for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/06 - 2023/06 | Design, Coordenação e Dinamização do Ciência ao Café para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho. - Design, coordination and promotion of the ‘Science over coffee’ activity for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho. | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/04 - 2023/04 | Design, Coordenação e dinamização da Sessão de Esclarecimento – Projetos de I&D em todos os domínios científicos da FCT, CIEC, Universidade do Minho. - Design, coordination and dynamisation of the Briefing Session - R&D projects in all scientific fields at FCT, CIEC, University of Minho. | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/04 - 2023/04 | Design, Coordenação e Dinamização do Ciência ao Café para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho. - Design, coordination and promotion of the ‘Science over coffee’ activity for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho. | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/03 - 2023/03 | Design, Coordenação e Dinamização da Oficina de Escrita de Artigos científicos “Apresentação de resultados de investigação” para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho - Design, Coordination and Promotion of the Scientific Article Writing Workshop ‘Presentation of research results’ for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2023/02 - 2023/02 | Design, Coordenação e Dinamização da Oficina de Escrita de Artigos científicos “Metodologia e ética na Investigação” para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho. - Design, Coordination and training of the Workshop on Writing Scientific Articles ‘Methodology and Ethics in Research’ for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho. | Universidade do Minho, Portugal | |
2023/02 - 2023/02 | Design, Coordenação e Dinamização do Ciência ao Café para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho. - Design, coordination and promotion of the ‘Science over coffee’ activity for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho. | Universidade do Minho, Portugal | |
2023/02 - 2023/02 | Design, implementação e formadora na Workshop "Planificação Curricular e Integração dos ODS nas práticas pedagógicas" (20 horas), Fevereiro de 2023 na Universidade Portucalense, Porto. - Design, implementation and trainer at the Workshop ‘Curriculum Planning and Integration of the SDGs into Pedagogical Practices’ (20 hours), February 2023 at Universidade Portucalense, Porto. | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal | |
2023/01 - 2023/01 | Design, Coordenação e Dinamização do Ciência ao Café para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho. - Design, coordination and promotion of the ‘Science over coffee’ activity for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho. | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2022/10 - 2023/01 | Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment - Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Master in maths Teaching - 45 horas | Mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2022/10 - 2023/01 | Currículo e Avaliação - Curriculum and Assessment Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no Ensino Secundário Master in Biology and Geology Teaching in Secondary School -45 horas | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia | Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours | Licenciatura em Educação - 3º ano (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2023 | Educação, Formação e Avaliação em Contexto de Proteção Civil - Education, Training and Assessment in the Context of Civil Protection - 15 horas Degree in Civil Protection and Land Management | 3º ano da Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território - Degree in Civil Protection and Land Management | Universidade do Minho, Portugal |
2022/11 - 2022/11 | Design, Coordenação e Dinamização da Oficina de Escrita de Artigos científicos “Revisão da literatura” para doutorandos do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC, Universidade do Minho. - Design, Coordination and implementation of the Workshop on Writing Scientific Articles ‘Literature Review’ for doctoral students at the Research Centre on Child Studies, CIEC, University of Minho. | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2021/10 - 2022/02 | Iniciação à Prática Profissional III - Análise de Projetos de Formação |Introduction to Professional Practice III - Analysis of Training Projects| - Degree in Education . 45 horas | Licenciatura em Educação - 2º ano (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Coordination of 4 Workshops on Writing Scientific Articles -Research centre on Child Studies Public: researchers and doctoral students | (Doutoramento) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2021 - 2022 | Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours | Licenciatura em Educação 3º ano (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/10 - 2021/02 | Abordagens curriculares integradas para o ensino básico |Integrated curriculum approaches for basic education| Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico [ME1EBPHGP2CEB] Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico [ME1EBPHGP2CEB] Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/02 - 2020/06 | Teoria e Práticas da Avaliação da formação - |Theory and practices of training assessment| Licenciatura em Educação - Degree in Education, 3rd year, 2nd semester, 45 hours | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2019/02/19 - 2019/02/19 | Abordagens curriculares integradas no ensino básico - Mestrado em ensino - inglês no 1º ciclo do ensino básico -3 horas- Integrated curricular approaches in basic education Master's in Teaching- english in the 1st cycle of basic education - 3 hours | MESTRADO EM ENSINO - Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2019/02/19 - 2019/02/19 | Liderança e Dinâmicas de Grupo - 3 horas Mestrado em Mediação Educacional - Leadership and Group Dynamics - 3 hours Master's Degree in Educational Mediation | MESTRADO EM EDUCACÃO – MEDIAÇÃO EDUCACIONAL (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2015/10/26 - 2015/10/26 | Métodos e Técnicas de Investigação I - Universidade Portucalense Licenciatura em Educação Social - 2 horas | 1º ano da Licenciatura em Educação Social. (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2024/08 | Entrevista para a Deco Proteste, sobre a educação que queremos para o futuro. Na entrevista intitulada "Ensino, avaliação e tecnologia nas escolas: António Cortez e Diana Pereira frente a frente", a investigadora, juntamente com o professor António Carlos Cortez, analisou o cenário atual do ensino e os desafios emergentes para o futuro da educação. - Interviewed for Deco Proteste magazine on ‘Teaching, assessment and technology in schools' | Deco Proteste |
2024/01 | Entrevistada para o Jornal Porto Net da Universidade do Porto sobre “o estado do ensino em Portugal” - nterviewed for the Porto Net newspaper by the University of Porto on ‘the state of education in Portugal https://www.jpn.up.pt/2024/01/29/os-metodos-tradicionais-de-ensino-estao-ultrapassados-diz-investigadora/ | JPN-JornalismoPortoNet |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/09/26 - Atual | Sociedade Civil, RTP 2 nterviewed on the ‘Civil Society’ programme on RTP2, the national channel, on the subject of ‘Autonomous models of education’ https://www.rtp.pt/play/p12678/e796946/sociedade-civil | Modelos autónomos de educação |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2021 - Atual | RDC Professional Development of teachers |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Membro comissão científica- Member scientific committee 35e colloque international de l'ADMEE-Europe | Universidade do Minho, Portugal |
2024 - Atual | Representante do Centro de Investigação em Estudos da Criança na Constituição do Grupo de trabalho para organização do Dia
do IE – 2024
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2020 - Atual | Membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC, Universidade do Minho)
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2024/01 - 2024/06 | Membro Comissão Científica ICET "65th International Council on Education for Teaching"
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/10 - 2023/10 | ATEE Winter Conference 2023, Universidade do Minho, 26-29 de outubro de 2023.
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2021 | Vogal da Assembleia de Voto da Eleição do Diretor do Centro de Investigação em Estudos da Criança
Vogal
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | Representante dos alunos de doutoramento no Conselho pedagógico do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Membro do Experts Meeting of Tempus Project – Higher Education System Development for Social Partnership Improvement and Humanity
Sciences Competitiveness – HESDESPI (159338- TEMPUS-1-2009-1-LV-TEMPUS-SMHES). 29-30 may, National Taras Shevchenko University
of Kyiv, Ukraine.
Membro
|
Kiivs'kij akademicnij universitet, Ucrânia |
Distinções
Outra distinção
2017 | monetary grant from the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
The Klaus Jacob Foundation, Suiça
|