Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paulo Estudante
Nomes de citação
- Estudante, Paulo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 171B-22A7-18AB
- ORCID iD
- 0000-0001-9156-3017
Endereços de correio eletrónico
- pauloestudante@fl.uc.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/09/17
Concluído
|
Histoire de la Musique et Musicologie (Docteur)
Université de la Sorbonne - Paris IV, França
"Les pratiques instrumentales de la musique sacrée portugaise dans son contexte ibérique. XVIe – XVIIe siècles. Le ms. 1 du
fond Manuel Joaquim (Coimbra)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très honorable avec Félicitations du jury |
2001/10
Concluído
|
Diplôme d'Études Approfondies en Histoire de la Musique et Musicologie (DEA)
Université de la Sorbonne - Paris IV, França
|
Très Bien |
2000
Concluído
|
Maîtrise (Licenciatura) en Musique (Maîtrise)
Université de la Sorbonne - Paris IV, França
|
|
1995
Concluído
|
Matemática Aplicada, ramo de Ciência de Computadores (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/01/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | ||
2016 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2009/09/01 - 2013 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | ||
2008/09/01 - 2010 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995/09 - 1996/07 | Técnico de Informática Estagiário (Técnico de informática) | TST - Empresa do universo BPA / Millenium, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/11 - Atual | Membro do Observatório para a Cultura da Universidade de Coimbra | Universidade de Coimbra, Portugal |
Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2019 - Atual | Membro da Comissão Científica do Departamento | Universidade de Coimbra, Portugal |
Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2013/09 - Atual | Director do 1º ciclo de Estudos Artísticos | Universidade de Coimbra, Portugal |
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2011 - Atual | Membro do Conselho Científico | Universidade de Coimbra, Portugal |
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal | ||
2015 - 2017 | Membro do Conselho Científico | Universidade de Coimbra, Portugal |
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2011 - 2017 | Membro da Comissão Científica do Departamento | Universidade de Coimbra, Portugal |
Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2011 - 2015 | Membro do Conselho Científico | Universidade de Coimbra, Portugal |
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal | ||
2007 - 2011 | Membro do Conselho Científico | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2019 | Contrapunctus. The Renaissance Musical Work: Foundations, repertories and practices.
Investigador
Universidad de Valladolid, Espanha
|
Ministério Espanhol de Economía, Industria y Competitividad
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/11 - Atual | Projecto de restauro de manuscritos musicais (sécs. XVI e XVII) conservados na na Universidade de Coimbra.
n/a
Investigador responsável
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
|
Reitoria da Universidade de Coimbra Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos Em curso
|
2014 - Atual | Lexique Musical de la Renaissance, sediado no Centre d’Études Supérieures de la Renaissance (Tours, França)
---
Investigador
Centre d'Études Supérieures de la Renaissance, França
|
Em curso
|
2011 - Atual | Mundos e Fundos. Mundos metodológico e interpretativo dos Fundos musicais.
---
Investigador responsável
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
Em curso
|
2018 - 2018 | Edição crítica e comentada da Arte de Cantochão (1618/28) de Pedro Talésio.
---
Investigador responsável
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
|
Reitoria da Universidade de Coimbra Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra Concluído
|
2016/10 - 2017/03 | Os Vilancicos em Portugal. Os folhetos de festas religiosas impressos em Portugal de 1637 a 1722.
---
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/04/03 | “muitas invenções, abastança e gentileza: Feasting the Senses at the 15th-century Portuguese Court” | Experiencing the Court, King Charles Court
Trinity Laban Conservatoire (Londres, Reino Unido)
|
2018/03/19 | “Entre ontem e hoje. Valorização patrimonial do tecido litúrgico-musical português (sécs. XVI-XVII)” |
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2017/10/21 | A música no Mosteiro de Alcobaça durante os séculos XVI e XVII: o que (não) sabemos | Congresso Internacional 450 Anos da Congregação de Santa Maria de Alcobaça
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (Alcobaça, Portugal)
|
2017/04/28 | Arte de Cantochão (1618) de Pedro Talésio. Le dépouillement LMR en tant qu’outil pour l’étude et l’édition facsimilée d’un traité portugais | Journée d’études Lexique Musical de la Renaissance
Centre d’Études Supérieures de la Renaissance (Tours, França)
|
2017/03/21 | Superando o Abismo do Tempo. Fontes musicais nos arquivos portugueses – do período medieval ao século XVII |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/12/17 | Literary or real? The development of an early Portuguese contact variety in Portugal | Workshop Findings and advances in creoles and language contact
CELGA-ITEC, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/11/24 | Taller de contrapunto en torno de las fuentes portuguesas |
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2016/04/28 | Invención y composición en torno de las fuentes portuguesas | III Jornadas de Música Antígua
Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2016/02/27 | Contraponto improvisado e composição |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/12/11 | La musicologia hoy en Portugal: historiografia, fuentes y difusión | II Jornadas de Música Antígua
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2015/10 | Vozes e instrumentos na Sé de Évora (sécs. XVI e XVII) | XVIII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora
Eborae Musica (Évora, Portugal)
|
2015/05/09 | O Officium Defunctorum na Península Ibérica nos sécs. XVI e XVII |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/11/08 | Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII) |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/10 | En la capilla dançando y cantando gloria in eçelsis Deo. A Festa de Natal entre o palácio e a igreja portugueses dos sécs. XVI e XVII. | XVII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora
Eborae Musica (Évora, Portugal)
|
2014/06/07 | Património Musical Vernacular Português dos Séculos XVI e XVII. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/05/07 | Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/01/11 | Leitura litúrgica das fontes polifónicas portuguesas. O caso particular das Vésperas. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/12/08 | A construção da polifonia nos séculos XVI e XVII: os tons salmódicos. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/11/09 | Sources musicales des XVIe et XVIIe siècles de la Bibliothèque Générale de l’Université de Coimbra. |
Conservatoire National Supérieur Musique et Danse de Lyon (Lyon, Portugal)
|
2013/11/08 | Santa Cruz de Coimbra, 1650. Le manuscrit inédit P-Cug MM 51. |
Festival d’Ambronay (Ambronay, França)
|
2013/10 | Monumentos de Mau Gosto. Uma colecção quase desconhecida de manuscritos musicais seiscentistas de Coimbra. | XVI Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora
Eborae Musica (Évora, Portugal)
|
2013/04/13 | Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII). |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/03 | Documenting Língua de Preto: a view from music manuscripts of the Coimbra archives. |
XIX Congreso de la Asociación Alemana de Hispanista (Munster, Alemanha)
|
2012/05/05 | O repertório musical dos séculos XVI e XVII em Portugal. Natureza e problemática das fontes musicais. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/12/10 | Leitura litúrgica das fontes polifónicas dos séculos XVI e XVII conservadas nos arquivos portugueses: o caso particular do Officium Defunctorum. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/08 | Muziek uit Portugal en de Lage Landen: een dubbelportret [Music from Portugal and the Low Countries: a double portrait]. | Festival Laus Polyphoniae – Sons Portugueses
Amuz (Antuérpia, Bélgica)
|
2011/05 | Música, Ciência e Segredos. |
Museu da Ciência (Coimbra, Portugal)
|
2011/05 | Manuscritos e impressos musicais dos séculos XVI e XVII na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. |
Museu da Ciência (Coimbra, Portugal)
|
2011/04/30 | Técnicas composicionais associadas aos géneros litúrgicos polifónicos dos séculos XVI-XVII_ o caso particular dos Hinos. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2010/11/19 | Leitura litúrgica das fontes polifónicas dos séculos XVI e XVII conservadas nos arquivos portugueses: o caso particular das Matinas. |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
|
2008/01 | As práticas instrumentais na música sacra ibérica dos séculos XVI e XVII. |
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Coimbra, Portugal)
|
2006/12 | Los charamelas en tres catedrales portuguesas. Contribución para una perspectiva ibérica de la actividad instrumental en las instituciones eclesiásticas en los siglos XVI y XVII. | Conferência Internacional Música y músicos en Instituciones Eclesiásticas
Universidad Internacional de Andalucía (Baéza, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07 - Atual | César Nogueira, Os Centros de produção musical, em Coimbra, nos meados do século XIX. Práticas musicais em contexto religioso
e secular.
Orientador
|
Doutoramento de Estudos Artísticos, especialidade Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019 - Atual | Festival Tremor 2020, uma experiência musical no coração do Atlântico. Projecto de criação e implementação de um festival
de música em São Miguel.
Orientador
|
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019 - Atual | Estágio na Marionet – Associação Cultural, Coimbra (estágio extracurricular)
Coorientador
|
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - Atual | "Programação cultural e turística no Duecitânia Hotel Design, Penela" (estágio extra-curricular)
Orientador
|
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2017 - Atual | Estudo e edição critica dos romances ‘La Margarita preciosa’ e ‘La zagala más hermosa’ do manuscrito musical 234 da Biblioteca
Geral da Universidade de Coimbra.
Coorientador
|
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2017 - Atual | "Produção e Programação de Eventos Culturais na Expofacic, Cantanhede" (estágio extra-curricular)
Orientador de Carolina Silva
|
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016 - Atual | ‘Choregraphie o arte para saber danzar todas suertes de danzas...’ de Felix Kinski: estudo crítico e releitura contemporânea
do Ms 1394 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (1751).
Coorientador de Catarina Costa e Silva
|
Doutoramento de Estudos Artísticos, especialidade Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016 - Atual | Estágio na Mescla Eixo Criativo, Águeda (estágio extra-curricular)
Orientador de Manuel dos Santos Machado
|
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015/11 - Atual | A música instrumental portuguesa no século XVII. Uma leitura através da música de Pedro de Araújo.
Coorientador
|
Doutoramento de Estudos Artísticos, especialidade de Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2013 - Atual | Estágio no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Porto (estágio extra-curricular)
Orientador de Iván Pereira
|
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2020 - 2020 | Folk music and poetry of Spain and Portugal: Kurt Schindler e a problemática da recolha de música popular portuguesa de tradição
oral.
Orientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2020 | Produção e Programação nas XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC
Orientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2019/10 | Charamelas e trombetas: Em torno da música na cronística portuguesa dos finais da Idade Média.
Coorientador
|
Mestrado em Estudos Medievais (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019 - 2019 | Os responsáveis polifónicos para a semana santa no século XVI: o manuscrito musical 25 da Biblioteca da Universidade de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2019 | A Gestão, Produção e Sustentabilidade das Organizações Culturais
Orientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2019 | A Prática do Contraponto no Século XVI a partir do Manuscrito Musical 242da Universidade de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | Da prática do contraponto concertado à composição musical em fontes polifónicas portuguesas do século XVII
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | METAMORPHOSIS: Construção de uma demo musical
Orientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | A música impressa do fundo da Biblioteca Geral da universidade de Coimbra. Catalogação dos livros de partes do séc. XVI
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | Penacova em Movimento. Um estudo de caso para a política cultural municipal.
Orientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | Consciência histórica ou tradição? O ‘estilo antigo’ em edições históricas publicadas entre 1750 e 1850.
Orientador
|
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 - 2016 | ‘Vilancico de Negro’. The Portuguese Negro of the 17th century at the Monastery of Santa Cruz de Coimbra.
Coorientador
|
Master on Music Performance (Mestrado)
Fachhochschule Nordwestschweiz Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
|
2015 - 2016 | O mercado da música urbana em Portugal: Estudo de caso ‘Music In My Soul’.
Orientador
|
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 - 2016 | Estudo e Edição Crítica dos Responsórios Polifónicos de Quinta-feira Santa presentes em dois manuscritos da Biblioteca Geral
da Universidade de Coimbra.
Coorientador
|
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2015 | O processo de patrimonialização do Fado e do Samba: uma leitura crítica sobre a institucionalização de bens imateriais.
Coorientador
|
Mestrado em Gestão e Programação do Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2015 | Os Salmos a Quatro vozes de João Lourenço Rebelo Estudo e Edição Crítica.
Coorientador
|
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2014 | O Espólio do Compositor António Fragoso (1897-1918) Análise do fundo musical e transcrição se sete manuscritos inéditos para
piano
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2014 | "Que sonoramente canta". A Música em línguas romance em Portugal no Século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação do
MM 229 da Universidade de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014 | O género musical concertado em três manuscritos do século XVII do fundo musical da Universidade de Coimbra: do contraponto
improvisado à composição.
Coorientador
|
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2013 - 2013 | "Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540"
Orientador
|
Musicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - 2013 | “Zente Pleto, Zente Pleto” - O Vilancico de Negro em Portugal no Século XVIII: Dois casos de estudo do Mosteiro de Santa Cruz
de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2013 | Do Porto, pensar o mundo: o projecto de inscrição das artes, 1º Avenida, no Edifício AXA
Orientador
|
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2013 | Música na Coleção D. Thereza Christina Maria. Construção de uma rede de significados (1784-1891)
Orientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2011 - 2013 | "Os Salmos do Vesperal P-Va Cód. 4 de Estevão Lopes Morago (c. 1575-c. 1630)".
Coorientador
|
Mestrado em Musicologia, especialidade Património de Música Portuguesa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, Portugal
|
2011 - 2013 | "Vilancico religioso na Península Ibérica - Séc. XVI, Os Vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618)".
Coorientador
|
Mestrado em Musicologia, especialidade Património da Música Portuguesa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, Portugal
|
2012 - 2012 | O Som da Natividade no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra no Século XVII. Edição Crítica do Manuscrito Musical P-Cug MM 51.
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 - 2012 | Bandas civis no terceiro quartel do século XX: Estudo de casos com as bandas de quatro concelhos
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2011 - 2011 | A Arte de Tocar Artificioso.
Coorientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2010 - 2011 | A Importância do Punk em Portugal. O movimento Punk nacional e o caso de estudo da banda Mata-Ratos (1982-2010).
Coorientador
|
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2011 | A Guitarra Portuguesa e a Canção de Coimbra. Subsídios para o seu estudo e contextualização.
Orientador
|
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/02/12 - Atual | Aula aberta "La música incidental conduce mis emociones, sentimentos y pasiones ante la realidad que me presenta el guión",
conv. Matilde Olarte Martínez (U. Salamanca). (2020/02/12)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/12/06 - Atual | Mundos Possíveis 2019, 4ª sessão: “Historia de la teoria musical como subdisciplina musicológica. El caso español”, Amaya
García Pérez (Universidade de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/12/06)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2019/04/12 - Atual | Mundos Possíveis 2019, 3ª sessão: “A música de órgão em fontes portuguesas do século XVII e o seu contexto litúrgico”,Helder
Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/04/12)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2019/03/22 - Atual | Mundos Possíveis 2019, 2ª sessão: “Polissemia e sinonímia. A problemática em torno da edição da música em romance de Santa
Cruz de Coimbra”, Hugo Sanches (ESMAE | UC), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/03/22)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2019/02/06 - Atual | Mundos Possíveis 2019, 1ª sessão: “Libros de polifonia y pliegos de villancicos en la era de las humanidades digitales”, Javier
Marín (Universidade de Jaén), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/02/06)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2018/12/12 - Atual | Aula Aberta "O Património Arquivístico-Musical Brasileiro Colonial e Imperial: Passado, Presente e Futuro" (conv. Fernando
Duarte Oliveira) (2018/12/12)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/12/05 - Atual | Aula Aberta "Paths of Sounds: Pedaços de uma vida a respirar música" conv. Tiago André (DJ a Boy named Sue) (2018/12/05)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/11/30 - Atual | Aula Aberta "Músicas Urbanas: Representações Culturais, Indústrias e Tecnologias" conv. Sílvio Correia Santos (2018/11/30)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/10/31 - Atual | Aula Aberta e Concerto de Shakuhachi, flauta japonesa, conv. Carl Rathus. (2018/10/31)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/04/20 - Atual | Le Lexique Musical de la Renaissance, Séminaire Coimbra, Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/04/20)
Seminário (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2018/02/23 - Atual | Mundos Possíveis 2018, 2ª sessão: “A formação da música colonial brasileira e os seus descobrimentos no período real e imperial”,
Adeilton Bairral (Universidade de Brasília), FLUC, Universidade de Coimbra. (2018/02/23)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2018/02/16 - Atual | Mundos Possíveis 2018, 1ª sessão: “Na encruzilhada das Artes: ‘Pensar incomoda’”, Jorge Charyevschi, maestro e flautista (Países
Baixos), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/02/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2017/12/04 - Atual | Aula Aberta "Quatro Movimentos das Músicas Urbanas do Século XX" (conv. João Mamede). (2017/12/04)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/11/13 - Atual | Aula Aberta "Viola e Violão em Terras de São Sebastião", conv. Márcia Taborda (Universidade Federal do Rio de Janeiro). (2017/11/13)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/10/13 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 5ª sessão: “Introducción a los sistemas de afinación y temperamentos históricos occidentales”, Amaya
García Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/10/13)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2017/05/05 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 4ª sessão: “Susane ung jour & La Guerre. A paródia na música instrumental portuguesa do século XVII”,
Helder Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/05/05)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2017/04/07 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 3ª sessão: “Uma Impressão Dispersa. Percursos pela edição crítica da música policoral de Francisco
Garro (†1623), José Abreu (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/04/07)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2017/03/03 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 2ª sessão: “El papel de la disciplina Música en la revolución científica del siglo XVII”, Amaya García
Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/03/03)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2017/02/03 - Atual | Mundos Possíveis 2017, 1ª sessão: “La Obra Musical en el Renacimiento: Fundamentos, Repertorios y Prácticas”, Soterraña Aguirre
Rincón (Universidad de Valladolid), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/02/03)
Conferência (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2016/10/19 - Atual | Aula Aberta "American Art Music", conv. Hao Huang (Scripps College Music Department, Claremont, USA), (2016/12/19)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2016/10/17 - Atual | Aula Aberta "All That Jazz: Jazz Music through the Blues", conv. Hao Huang (Scripps College Music Department, Claremont, USA),
(2016/10/17)
Conferência
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2016/07 - Atual | Seminário "Trabajos musicológicos y de recuperación en torno a un compositor ibérico del siglo XVIII, Juan Manuel de la Puente
(1692-1753)", Javier López Marín, Universidad de Baéza. (2016/07)
Seminário (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2019/11/07 - 2019/11/08 | Mundos e Fundos 2019, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/11/07 - 2019/11/08)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2018/10/25 - 2018/10/26 | Mundos e Fundos 2018, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/10/25 - 2018/10/26)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2017/10/26 - 2017/10/27 | Mundos e Fundos 2017, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/10/26 - 2017/10/27)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2016/11/03 - 2016/11/04 | Mundos e Fundos 2016, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2016/11/03 - 2016/11/04)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2015/11/05 - 2015/11/06 | Mundos e Fundos 2015, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2015/11/05 - 2015/11/06)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2014/10/23 - 2014/10/24 | Mundos e Fundos 2014, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa
das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2014/10/23 - 2014/10/24)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2013/10/25 - 2013/10/26 | Mundos e Fundos 2013, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça
e Paz, Teatro Paulo Quintela (FLUC), Coimbra. (2013/10/25 - 2013/10/26)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2012/12/14 - 2012/12/15 | Mundos e Fundos 2012, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça
e Paz, Coimbra. (2012/12/14 - 2012/12/15)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2012/07/12 - 2012/07/17 | 20ª Conferência Internacional Para o Estudo e Promoção da Música de Sopros, Internationale Gesellschaft zur Erforschung und
Förderung der Blasmusik (IGEB), Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Instituto de Etnomusicologia –
Centro de Estudos ém Música e Dança (INET-MD), Secção de Artes do Departamento de História, Arqueologia e Artes (DHAA), Universidade
de Coimbra. (2012/07/12 - 2012/07/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/06/23 | Os agentes do serviço musical das catedrais de Elvas e Portalegre
Arguente principal
|
Hugo Filipe Teles Porto (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/02 | O Outro Quarto. Argumento cinematográfico original (projecto artístico).
Presidente do júri
|
João Pedro Fonseca da Luz (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2020/02 | Folk Music and Poetry of Spain and Portugal. Kurt Schindler e a problemática da recolha de música popular portuguesa de tradição
oral.
Orientador
|
Aarón Pérez Borrajo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2020/02 | Produção e programação nas XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC (relatório de estágio).
Orientador
|
Ana Luísa da Palma Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019/10/07 | Livros de cantochão da Sé de Coimbra (1603-1609): Tradições e reformas do canto gregoriano.
Arguente
|
António Alberto Monteiro Medina de Seiça (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019/10 | Relatório de avaliação externo da tese de doutoramento europeu de Carlos GUTIÉRREZ CAJARAVILLE, "Presencia en la ausência.
Música, melancolia y el tiempo de la superviviencias".
Arguente
|
Carlos Gutiérrez Cajaraville (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2019/09 | Misas policorales de Alfonso Vaz de Acosta y Carlos Patiño: contexto, estudio e interpretación
Arguente principal
|
Pablo Ballesteros Valladolid (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2019/07 | A Gestão, Produção e Sustentabilidade das Organizações Culturais. O caso prático da Jangada Teatro, cooperativa profissional
de teatro (relatório de estágio).
Orientador
|
Tiago Moreira Marques (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018/11 | La “Canzone da Battello” veneciana en el siglo XVIII: entre la tradición oral y el repertorio internacional.
Arguente principal
|
Sérgio Barcellona Brendolán (Doutoramento)
Universidad de Cantabria, Espanha
|
2018/10 | A música impressa do fundo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Catalogação dos livros de partes do séc. XVI.
Orientador
|
Sara Dacal (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018/02/21 | Música na Coleção D. Thereza Christina Maria. Construção de uma rede de significados (1784-1891).
Orientador
|
Cristiana Ribeiro Aubin (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018/02 | Metamorphosis. Construção de uma demo musical (projecto artístico).
Orientador
|
Fernando Gil Teles de Sousa (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2017/10/06 | Musique et liturgie au monastère de Santa Cruz de Coimbra (c1650). Les son d’um cartapácio à travers l’édition critique du
manuscrit musical 51 de l’Université de Coimbra.
Orientador
|
Tiago Simas Freire (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
Conservatoire Supérieure de Musique et Danse de Lyon, França |
2017/07 | Penacova em movimento. Um estudo de caso para a política cultural municipal.
Orientador
|
João Marques Simões (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016/10 | Consciência histórica ou tradição? O ‘estilo antigo’ em edições históricas publicadas entre 1750 e 1850.
Orientador
|
Fernando Duarte Oliveira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016/10 | O mercado da música urbana em Portugal: Estudo de caso ‘Music in my soul'".
Orientador
|
Raphael Diego de Mesquita (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016/10 | Queer Lisboa e o novo cinema queer
Presidente do júri
|
Marta Cid Torres (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016/09 | Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII. Estudo e edição da obra de João Rodrigues
Esteves.
Arguente principal
|
Eugénio Amorim Resende (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2016/01 | Relatório de estágio nos serviços de produção e na área de projecto educativo do Teatro Académico Gil Vicente.
Arguente
|
Cláudia Ferreira Morais (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015/10 | Relatório de avaliação externo da tese de doutoramento europeu de Clara MATEO SABADELL, El cambio de estilo en los villancicos
de José Martínez de Arce (ca.1662-1721).
Arguente
|
Clara Mateo Sabadell (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2015/10 | Produção e programação do TAGV: uma proposta para o Dia Mundial da Música (Estudos de público).
Arguente
|
Samanta Almeida Teixeira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 | Produção Teatral n’A Escola da Noite.
Presidente do júri
|
Joana Filipa Cardoso Amado (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2013 | L’École Echevarría en Galice et son Rayonnement au Portugal.
Arguente principal
|
Marco Aurélio Brescia (Doutoramento)
Université de la Sorbonne - Paris IV, França
|
2013 | Programação Artística e Cultural num espaço comercial. O caso da FNAC de Coimbra.
Presidente do júri
|
Patrícia Pina (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2013 | Zente pleto, zente pleto. O vilancico de negro em Portugal século XVII. Dois casos de estudo do Mosteiro de Santa Cruz de
Coimbra.
Orientador
|
Octávio Páez Granados (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2013 | Do Porto, pensar o mundo. O projecto de inscrição das artes, 1ª Avenida, no Edifício AXA.
Orientador
|
Sara Santos Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2013 | Associativismo Cultural e Música Independente – Estruturas Alternativas e Impacto Local.
Arguente
|
João Pedrosa Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2013 | Vilancico religioso na Península Ibérica – século XVI. Os vilancicos de Pedro de Cristo (c1551-1618).
Orientador
|
Luísa Pais Vieira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 | Os Salmos do Vesperal P-Va Cod. 4 de Estêvão Lopes Morago (c1575-c1630).
Orientador
|
Emanuel Lopes Pacheco (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 | Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzalo de Baena, 1540.
Orientador
|
Maria Rosa Amorim Resende (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | CineSophia: cinema e filosofia. A filosofia em 20 filmes.
Presidente do júri
|
Cristina Figueiredo Janicas (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 | A Guitarra Portuguesa e a Canção de Coimbra. Subsídios para o seu estudo e contextualização.
Orientador
|
Luís Ribeiro Castela (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 | A Importância do Punk em Portugal. O movimento Punk nacional e o caso de estudo da banda Mata-Ratos (1982-2010).
Orientador
|
Paulo Bettencourt Lemos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 | Espaço Espanto. Para um estudo sobre o O Gebo e a Sombra (1966).
Presidente do júri
|
Francisco Pessanha de Meneses (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 | A Actividade Cultural em Coimbra. A experiência de uma pequena empresa (relatório de estágio).
Presidente do júri
|
Maria João Alegria (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 | A Flauta na Prática Instrumental Ibérica do séc. XVI. O caso português.
Arguente
|
José Luís Carrapa de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2011 | O Orfeão Madeirense: das origens a 1957.
Arguente
|
Maria Amélia Machado Rua (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 | Um modelo para a interpretação de polifonia renascentista.
Arguente principal
|
Pedro Sousa e Silva (Doutoramento) |
2010 | A Sociedade Filarmónica Lousanense. Contributo para a sua história entre 1853 e a implantação da República.
Arguente
|
Manuel Santos Neto (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2009 | Aspectos Performativos do Repertório Ibérico Quinhentista para Canto e Vihuela.
Arguente
|
Luís Toscano (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017/12 - Atual | para Variações sobre António. Um colóquio em torno de António Variações | Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra |
2017/10 - Atual | Congresso Bandas e Música para Sopros: (Re)Pensar histórias locais e casos de sucesso (IHC / CEIS20, org.) | Universidade Nova de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/11 - Atual | Biblos Revista da FLUC (2183-7139) | Coimbra University Press |
2016/07 - Atual | Humanitas (2183-1718) | Coimbra University Press |
2016/03 - Atual | Revista Portuguesa de História (0870-4147) | Coimbra University Press |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2009 - Atual | Membro do painel de avaliação do programa Acções Integradas Luso-Espanholas 2010-11 do Conselho de Reitores das Universidades
Portuguesas, projecto de investigação O celtismo na tradição musical do Norte da Península Ibérica, n. E-112/10, 2009.
Avaliador
|
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/01 | Entrevista para a agência LUSA (João Gaspar) sobre o projecto de investigação Mundos e Fundos(CECH|UC). | Agência Lusa |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/04 - Atual | "90 segundos de ciência" da Antena 1. | Entrevista sobre o projecto Mundos e Fundos (CECH|UC). |
2019/11/05 - Atual | Entrevista para o programa Perfil, de Isabel Simões, Rádio Universidade de Coimbra. | Sobre a investigação em Musicologia Histórica na Universidade de Coimbra. |
2019/11 - Atual | Entrevista para a RTP (Carolina Ferreira). | Sobre os Concertos musicais do projecto de investigação Mundos e Fundos, da Universidade de Coimbra. |
2016/11/16 - Atual | Participação (com Manuel Rocha e Alexandre Madeira) no programa Tema Livre (de Carolina Cardoso) sobre a oferta de formação musical no ensino superior em Coimbra, Rádio Universidade de Coimbra. | Sobre a oferta de formação musical no ensino superior em Coimbra. |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/01 - Atual | Membro do júri para o concurso público de atribuição de uma Bolsa de Gestão para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projecto de investigação, produção, edição, arquivo e de formação avançada, Processo 615768, Universidade de Coimbra. | Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/06 - Atual | Membro do júri (em representação da Universidade de Coimbra) do concurso de Canção de Coimbra Prémio Edmundo Bettencourt. | Câmara Municipal de Coimbra, Portugal |
2019/03 - Atual | Arbitragem científica para o volume O gesto e a crença, CITCEM | Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”. | Universidade do Porto, Portugal |
2019 - Atual | Arbitragens científicas para o livro Joana ANTUNES, Maria de Lurdes CRAVEIRO, Carla Alexandra GONÇALVES (coord.), The Centre as Margin. Eccentric Perspectives on Art, Vernon Press. | Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/06 - Atual | Arbitragem científica para o livro BRANDÃO, José Luís, OLIVEIRA, Francisco de (coord.), História da Roma Antiga: volume II: Império Romano do Ocidente e romanidade hispânica, Imprensa da Universidade de Coimbra. | Universidade de Coimbra Imprensa, Portugal |
2017/06 - Atual | Membro do júri (em representação da Universidade de Coimbra) do concurso de Canção de Coimbra Prémio Edmundo Bettencourt. | Câmara Municipal de Coimbra, Portugal |
2015/06 - Atual | Membro do júri (em representação da Universidade de Coimbra) do concurso de Canção de Coimbra Prémio Edmundo Bettencourt. | Câmara Municipal de Coimbra, Portugal |