???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Estudante

Nomes de citação

  • Estudante, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
171B-22A7-18AB
ORCID iD
0000-0001-9156-3017

Endereços de correio eletrónico

  • pauloestudante@fl.uc.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2007/09/17
Concluído
Histoire de la Musique et Musicologie (Docteur)
Université de la Sorbonne - Paris IV, França
"Les pratiques instrumentales de la musique sacrée portugaise dans son contexte ibérique. XVIe – XVIIe siècles. Le ms. 1 du fond Manuel Joaquim (Coimbra)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très honorable avec Félicitations du jury
2001/10
Concluído
Diplôme d'Études Approfondies en Histoire de la Musique et Musicologie (DEA)
Université de la Sorbonne - Paris IV, França
Très Bien
2000
Concluído
Maîtrise (Licenciatura) en Musique (Maîtrise)
Université de la Sorbonne - Paris IV, França
1995
Concluído
Matemática Aplicada, ramo de Ciência de Computadores (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2009/09/01 - 2013 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2008/09/01 - 2010 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/09 - 1996/07 Técnico de Informática Estagiário (Técnico de informática) TST - Empresa do universo BPA / Millenium, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11 - Atual Membro do Observatório para a Cultura da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
2019 - Atual Membro da Comissão Científica do Departamento Universidade de Coimbra, Portugal
Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal
2013/09 - Atual Director do 1º ciclo de Estudos Artísticos Universidade de Coimbra, Portugal
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - Atual Membro do Conselho Científico Universidade de Coimbra, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2015 - 2017 Membro do Conselho Científico Universidade de Coimbra, Portugal
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2017 Membro da Comissão Científica do Departamento Universidade de Coimbra, Portugal
Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2015 Membro do Conselho Científico Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2007 - 2011 Membro do Conselho Científico Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2019 Contrapunctus. The Renaissance Musical Work: Foundations, repertories and practices.
Investigador
Universidad de Valladolid, Espanha
Ministério Espanhol de Economía, Industria y Competitividad
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/11 - Atual Projecto de restauro de manuscritos musicais (sécs. XVI e XVII) conservados na na Universidade de Coimbra.
n/a
Investigador responsável
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Reitoria da Universidade de Coimbra

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
Em curso
2014 - Atual Lexique Musical de la Renaissance, sediado no Centre d’Études Supérieures de la Renaissance (Tours, França)
---
Investigador
Centre d'Études Supérieures de la Renaissance, França
Em curso
2011 - Atual Mundos e Fundos. Mundos metodológico e interpretativo dos Fundos musicais.
---
Investigador responsável
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
Em curso
2018 - 2018 Edição crítica e comentada da Arte de Cantochão (1618/28) de Pedro Talésio.
---
Investigador responsável
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Reitoria da Universidade de Coimbra

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Concluído
2016/10 - 2017/03 Os Vilancicos em Portugal. Os folhetos de festas religiosas impressos em Portugal de 1637 a 1722.
---
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Castan, Félix-Marcel. ""Vilancicos de Negro: the meeting-point between Afro-Portuguese and Baroque church music”". Faits de langues (Brill Publishers) 49 1 (2019): 155-165.
    Publicado • 10.4000/baroque.518
  2. Da Universidade Coimbra, Biblioteca Geral. ""Os cartapácios do fundo musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: pretexto para uma releitura científica e patrimonial"". Rua Larga (2015): 40-43.
    Publicado
  3. Estudante, Paulo. "“Por ser¿ mto nescesarios para o seruico desta See” Incorporação permanente dos charamelas no serviço musical da Sé de Coimbra (sécs. XVI-XVII)". Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra 27 (2014): 295-339. http://dx.doi.org/10.14195/2182-7974_27_5.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14195/2182-7974_27_5
  4. Estudante, Paulo. "“Um testemunho da actividade musical no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra durante o período filipino”". Revista Portuguesa da História do Livro (2013): 655-672.
    Publicado
  5. Abreu, José. "A propósito dos livros de polifonia impressa existentes na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: uma homenagem ao musicólogo pioneiro Manuel Joaquim". Revista de História das Ideias 32 (2011): 81-130. http://dx.doi.org/10.14195/2183-8925_32_3.
    Publicado • 10.14195/2183-8925_32_3
  6. Estudante, Paulo. "Para um maior protagonismo da Universidade de Coimbra perante o seu património musical". Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra 44 (2010): 35-42. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8436_44_2.
    Publicado • 10.14195/1647-8436_44_2
  7. Estudante, Paulo. "“Joaquim de Vasconcelos, um pioneiro da Musicologia portuguesa”". Jornal Arte entre as Letras (2009):
    Publicado
  8. Estudante, Paulo. "“Um manuscrito musical redescoberto. Apresentação preliminar”". Convergências. Revista de Investigação e Ensino das Artes (2008):
    Acesso aberto • Publicado
  9. Estudante, P.. "A new 17th-century Iberian source of instrumental music". Early Music 34 4 (2006): 645-660. http://dx.doi.org/10.1093/em/cal039.
    Publicado • 10.1093/em/cal039
Capítulo de livro
  1. Estudante, Paulo; Abreu, José. "Vers l’identification d’un lexique musical portugais. Définition d’un point de départ avec la mise en contexte et dépouillement de l’Arte de Cantochão de Pedro Talésio". In Le Lexique Musical de la Renaissance. Une nouvelle approche au vocabulaire de la musique ancienne. Paris, França: Classiques Garnier, 2020.
    No prelo
  2. Estudante, Paulo; Abreu, José. "Da prática de arquivo à arte performativa. Notas breves sobre o lugar do arquivo no projecto de investigação Mundos e Fundos (CECH | UC)". In Práticas de Arquivo em Artes Performativas. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
    No prelo
  3. Estudante, Paulo. "História recente dos cartapácios da Universidade de Coimbra – Homenagem aos pioneiros da Musicologia Portuguesa” / “Recent history of the cartapácios at the University of Coimbra – Tribute to the Pioneers of Portuguese Musicology". In Escola de Música da Sé de Évora: conferências, 105-178. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2019.
    Publicado
  4. Estudante, Paulo. "“A(s) Polifonia(s) do Espaço Religioso Português”". In VIII Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, 153-158. V.N. Famalicão, Portugal: Fundação Cupertino de Miranda, 2018.
    Publicado
  5. Estudante, Paulo; Luís, Ana R.. "Documenting 17th-century Língua de Preto: Evidence from the Coimbra archives". In The Iberian Challenge: Creole languages beyond the plantation setting, 85-112. Frankfurt, Alemanha: Iberoamericana Vervuert Publishing, 2016.
    Publicado
  6. Estudante, Paulo. "“Tussen mythe en realiteit: de ‘Gouden Eeuw’ van de Portugese polyphonie [Between Myth and Reality: the Golden Age of Portuguese Polyphony]”". In Laus Polyphoniae – Sons Portugueses, 129-131. Antuérpia, Bélgica: Amuz, 2011.
    Publicado
  7. Estudante, Paulo. "“Parel aan de kroon: Muziek aan het Portugese hof van João III tot João IV [The Crown Jewel: Music at the Portuguese Court from John III to John IV]”". In Laus Polyphoniae – Sons Portugueses, 105-107. Antuérpia, Bélgica: Amuz, 2011.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Aradi, Nóra. "[Responsável por todas entradas sobre músicos portugueses]". In Guide de la Musique de la Renaissance. Éditions Fayard, 2011. http://dx.doi.org/10.1093/gao/9781884446054.article.t068740.
    Publicado • 10.1093/gao/9781884446054.article.t068740

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Estudante, Paulo; Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire; José Abreu. 2017. "Zuguambé. Music for the Liturgy from the Monastery of Santa Cruz de Coimbra c1650". In Zuguambé. Music for the Liturgy from the Monastery of Santa Cruz de Coimbra c1650, Harmonia Mundi HMN916107.
Interpretação musical
  1. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches. Concerto "Cantos de fogo e de gelo. Luz e sombra na música da Europa quinhentista e seiscentista". 2019.
    Outro
  2. Cupertinos, dir. Luís Toscano. Concerto "Comissa mea pavesco. Polifonia para a Quaresma e Defuntos". 2019.
    Outro
  3. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches. Concerto "Que sonoramente canta. Música ao divino e ao humano de Gil Vicente à Restauração". 2018.
    Outro
  4. Cupertinos, dir. Luís Toscano. Concerto "Parce mihi Domine. Coimbra 1618. Entre a música do Mosteiro de Santa Cruz de D. Pedro de Cristo e da Universidade de Pedro Talésio".. 2018.
    Outro
  5. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Miserere genitrix Domine. Polifonia para os Ofícios Mariano e de Defuntos".. 2017.
    Outro
  6. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches. Concerto "Alegram-se os céus e a terra baila. Cantos de amor e devoção nos tempos da Restauração".. 2016.
    Outro
  7. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Música para a Semana e Ofício de Defuntos de Manuel Cardoso (1566-1650)".. 2016.
    Outro
  8. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Orbis factor. Música Portuguesa do séc. XVII para a Quaresma e Semana Santa".. 2015.
    Outro
  9. O Bando de Surunyo, dir. Hugo Sanches. Concerto "No hay que temer infortunios. Música de Comédia e ao Divino de Santa Cruz de Coimbra (c.1650)".. 2015.
    Outro
  10. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Salgan Bailando y Dançando con Instrumentos. Música para a liturgia do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra no século XVII".. 2015.
    Outro
  11. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Oy que los cielos se alegran. Música do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (séc. XVII)".. 2014.
    Outro
  12. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Et Lux Perpetua. Música do Livro de Defuntos da Universidade de Coimbra (séc- XVI)".. 2014.
    Outro
  13. José Abreu; Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Serviço musical para a liturgia de uma missa moçárabe ("Música para uma missa moçárabe no final do século XV").. 2014.
    Outro
  14. Cappella Musical Cupertino de Miranda, dir. Luís Toscano. Concerto "Hodie per totum mundum. Música de Duarte Lobo (c1565-1646)".. 2013.
    Outro
  15. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Música do século XVII do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra".. 2013.
    Outro
  16. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Venite adoremus. Música de Natal do século XVII do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra".. 2012.
    Outro
  17. Capella Sanctae Crucis, dir. musical Tiago Simas Freire. Concerto "Symphoniae Sacrae. Música instrumental nas cerimónias eclesiásticas nos séculos XVI e XVII".. 2012.
    Outro
  18. Ensemble Mi contra Fá, dir. Pedro Sousa Silva. Concerto "O dulcis virgo. Música para as Vésperas da Festa da Virgem do Mosteiro de Santa Cruz (Pedro de Cristo, Luis Morangam, Hortiz)".. 2011.
    Outro
  19. Concerto "Pues a Dios humano vemos. Música do Século XVII para as Matinas de Natal (Pedro de Cristo, Duarte Lobo, Estêvão Lopes Morago)".. 2010.
    Outro
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/04/03 “muitas invenções, abastança e gentileza: Feasting the Senses at the 15th-century Portuguese Court” Experiencing the Court, King Charles Court
Trinity Laban Conservatoire (Londres, Reino Unido)
2018/03/19 “Entre ontem e hoje. Valorização patrimonial do tecido litúrgico-musical português (sécs. XVI-XVII)”
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2017/10/21 A música no Mosteiro de Alcobaça durante os séculos XVI e XVII: o que (não) sabemos Congresso Internacional 450 Anos da Congregação de Santa Maria de Alcobaça
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (Alcobaça, Portugal)
2017/04/28 Arte de Cantochão (1618) de Pedro Talésio. Le dépouillement LMR en tant qu’outil pour l’étude et l’édition facsimilée d’un traité portugais Journée d’études Lexique Musical de la Renaissance
Centre d’Études Supérieures de la Renaissance (Tours, França)
2017/03/21 Superando o Abismo do Tempo. Fontes musicais nos arquivos portugueses – do período medieval ao século XVII
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/12/17 Literary or real? The development of an early Portuguese contact variety in Portugal Workshop Findings and advances in creoles and language contact
CELGA-ITEC, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/11/24 Taller de contrapunto en torno de las fuentes portuguesas
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2016/04/28 Invención y composición en torno de las fuentes portuguesas III Jornadas de Música Antígua
Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)
2016/02/27 Contraponto improvisado e composição
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2015/12/11 La musicologia hoy en Portugal: historiografia, fuentes y difusión II Jornadas de Música Antígua
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
2015/10 Vozes e instrumentos na Sé de Évora (sécs. XVI e XVII) XVIII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora
Eborae Musica (Évora, Portugal)
2015/05/09 O Officium Defunctorum na Península Ibérica nos sécs. XVI e XVII
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2014/11/08 Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2014/10 En la capilla dançando y cantando gloria in eçelsis Deo. A Festa de Natal entre o palácio e a igreja portugueses dos sécs. XVI e XVII. XVII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora
Eborae Musica (Évora, Portugal)
2014/06/07 Património Musical Vernacular Português dos Séculos XVI e XVII.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2014/05/07 Práticas e técnicas composicionais do cânone a duas vozes
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2014/01/11 Leitura litúrgica das fontes polifónicas portuguesas. O caso particular das Vésperas.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2013/12/08 A construção da polifonia nos séculos XVI e XVII: os tons salmódicos.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2013/11/09 Sources musicales des XVIe et XVIIe siècles de la Bibliothèque Générale de l’Université de Coimbra.
Conservatoire National Supérieur Musique et Danse de Lyon (Lyon, Portugal)
2013/11/08 Santa Cruz de Coimbra, 1650. Le manuscrit inédit P-Cug MM 51.
Festival d’Ambronay (Ambronay, França)
2013/10 Monumentos de Mau Gosto. Uma colecção quase desconhecida de manuscritos musicais seiscentistas de Coimbra. XVI Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora
Eborae Musica (Évora, Portugal)
2013/04/13 Métodos e técnicas de transcrição musical (polifonia sécs. XVI-XVII).
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2013/03 Documenting Língua de Preto: a view from music manuscripts of the Coimbra archives.
XIX Congreso de la Asociación Alemana de Hispanista (Munster, Alemanha)
2012/05/05 O repertório musical dos séculos XVI e XVII em Portugal. Natureza e problemática das fontes musicais.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2011/12/10 Leitura litúrgica das fontes polifónicas dos séculos XVI e XVII conservadas nos arquivos portugueses: o caso particular do Officium Defunctorum.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2011/08 Muziek uit Portugal en de Lage Landen: een dubbelportret [Music from Portugal and the Low Countries: a double portrait]. Festival Laus Polyphoniae – Sons Portugueses
Amuz (Antuérpia, Bélgica)
2011/05 Música, Ciência e Segredos.
Museu da Ciência (Coimbra, Portugal)
2011/05 Manuscritos e impressos musicais dos séculos XVI e XVII na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Museu da Ciência (Coimbra, Portugal)
2011/04/30 Técnicas composicionais associadas aos géneros litúrgicos polifónicos dos séculos XVI-XVII_ o caso particular dos Hinos.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2010/11/19 Leitura litúrgica das fontes polifónicas dos séculos XVI e XVII conservadas nos arquivos portugueses: o caso particular das Matinas.
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (Porto, Portugal)
2008/01 As práticas instrumentais na música sacra ibérica dos séculos XVI e XVII.
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Coimbra, Portugal)
2006/12 Los charamelas en tres catedrales portuguesas. Contribución para una perspectiva ibérica de la actividad instrumental en las instituciones eclesiásticas en los siglos XVI y XVII. Conferência Internacional Música y músicos en Instituciones Eclesiásticas
Universidad Internacional de Andalucía (Baéza, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/07 - Atual César Nogueira, Os Centros de produção musical, em Coimbra, nos meados do século XIX. Práticas musicais em contexto religioso e secular.
Orientador
Doutoramento de Estudos Artísticos, especialidade Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019 - Atual Festival Tremor 2020, uma experiência musical no coração do Atlântico. Projecto de criação e implementação de um festival de música em São Miguel.
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019 - Atual Estágio na Marionet – Associação Cultural, Coimbra (estágio extracurricular)
Coorientador
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - Atual "Programação cultural e turística no Duecitânia Hotel Design, Penela" (estágio extra-curricular)
Orientador
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 - Atual Estudo e edição critica dos romances ‘La Margarita preciosa’ e ‘La zagala más hermosa’ do manuscrito musical 234 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Coorientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 - Atual "Produção e Programação de Eventos Culturais na Expofacic, Cantanhede" (estágio extra-curricular)
Orientador de Carolina Silva
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - Atual ‘Choregraphie o arte para saber danzar todas suertes de danzas...’ de Felix Kinski: estudo crítico e releitura contemporânea do Ms 1394 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (1751).
Coorientador de Catarina Costa e Silva
Doutoramento de Estudos Artísticos, especialidade Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - Atual Estágio na Mescla Eixo Criativo, Águeda (estágio extra-curricular)
Orientador de Manuel dos Santos Machado
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015/11 - Atual A música instrumental portuguesa no século XVII. Uma leitura através da música de Pedro de Araújo.
Coorientador
Doutoramento de Estudos Artísticos, especialidade de Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - Atual Estágio no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Porto (estágio extra-curricular)
Orientador de Iván Pereira
1º ciclo de Estudos Artísticos (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2020 - 2020 Folk music and poetry of Spain and Portugal: Kurt Schindler e a problemática da recolha de música popular portuguesa de tradição oral.
Orientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2020 Produção e Programação nas XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC
Orientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019/10 Charamelas e trombetas: Em torno da música na cronística portuguesa dos finais da Idade Média.
Coorientador
Mestrado em Estudos Medievais (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2019 - 2019 Os responsáveis polifónicos para a semana santa no século XVI: o manuscrito musical 25 da Biblioteca da Universidade de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2019 A Gestão, Produção e Sustentabilidade das Organizações Culturais
Orientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2019 A Prática do Contraponto no Século XVI a partir do Manuscrito Musical 242da Universidade de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 Da prática do contraponto concertado à composição musical em fontes polifónicas portuguesas do século XVII
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 METAMORPHOSIS: Construção de uma demo musical
Orientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 A música impressa do fundo da Biblioteca Geral da universidade de Coimbra. Catalogação dos livros de partes do séc. XVI
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Penacova em Movimento. Um estudo de caso para a política cultural municipal.
Orientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 Consciência histórica ou tradição? O ‘estilo antigo’ em edições históricas publicadas entre 1750 e 1850.
Orientador
Mestrado em Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 ‘Vilancico de Negro’. The Portuguese Negro of the 17th century at the Monastery of Santa Cruz de Coimbra.
Coorientador
Master on Music Performance (Mestrado)
Fachhochschule Nordwestschweiz Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
2015 - 2016 O mercado da música urbana em Portugal: Estudo de caso ‘Music In My Soul’.
Orientador
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Estudo e Edição Crítica dos Responsórios Polifónicos de Quinta-feira Santa presentes em dois manuscritos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Coorientador
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2015 O processo de patrimonialização do Fado e do Samba: uma leitura crítica sobre a institucionalização de bens imateriais.
Coorientador
Mestrado em Gestão e Programação do Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2015 Os Salmos a Quatro vozes de João Lourenço Rebelo Estudo e Edição Crítica.
Coorientador
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 O Espólio do Compositor António Fragoso (1897-1918) Análise do fundo musical e transcrição se sete manuscritos inéditos para piano
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2014 "Que sonoramente canta". A Música em línguas romance em Portugal no Século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação do MM 229 da Universidade de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2014 O género musical concertado em três manuscritos do século XVII do fundo musical da Universidade de Coimbra: do contraponto improvisado à composição.
Coorientador
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 "Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzaço de Baena, 1540"
Orientador
Musicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 - 2013 “Zente Pleto, Zente Pleto” - O Vilancico de Negro em Portugal no Século XVIII: Dois casos de estudo do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2013 Do Porto, pensar o mundo: o projecto de inscrição das artes, 1º Avenida, no Edifício AXA
Orientador
Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2013 Música na Coleção D. Thereza Christina Maria. Construção de uma rede de significados (1784-1891)
Orientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2013 "Os Salmos do Vesperal P-Va Cód. 4 de Estevão Lopes Morago (c. 1575-c. 1630)".
Coorientador
Mestrado em Musicologia, especialidade Património de Música Portuguesa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, Portugal
2011 - 2013 "Vilancico religioso na Península Ibérica - Séc. XVI, Os Vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618)".
Coorientador
Mestrado em Musicologia, especialidade Património da Música Portuguesa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, Portugal
2012 - 2012 O Som da Natividade no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra no Século XVII. Edição Crítica do Manuscrito Musical P-Cug MM 51.
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2012 Bandas civis no terceiro quartel do século XX: Estudo de casos com as bandas de quatro concelhos
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2011 A Arte de Tocar Artificioso.
Coorientador
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2010 - 2011 A Importância do Punk em Portugal. O movimento Punk nacional e o caso de estudo da banda Mata-Ratos (1982-2010).
Coorientador
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2011 A Guitarra Portuguesa e a Canção de Coimbra. Subsídios para o seu estudo e contextualização.
Orientador
Mestrado de Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/02/12 - Atual Aula aberta "La música incidental conduce mis emociones, sentimentos y pasiones ante la realidad que me presenta el guión", conv. Matilde Olarte Martínez (U. Salamanca). (2020/02/12)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/12/06 - Atual Mundos Possíveis 2019, 4ª sessão: “Historia de la teoria musical como subdisciplina musicológica. El caso español”, Amaya García Pérez (Universidade de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/12/06)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2019/04/12 - Atual Mundos Possíveis 2019, 3ª sessão: “A música de órgão em fontes portuguesas do século XVII e o seu contexto litúrgico”,Helder Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/04/12)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2019/03/22 - Atual Mundos Possíveis 2019, 2ª sessão: “Polissemia e sinonímia. A problemática em torno da edição da música em romance de Santa Cruz de Coimbra”, Hugo Sanches (ESMAE | UC), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/03/22)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2019/02/06 - Atual Mundos Possíveis 2019, 1ª sessão: “Libros de polifonia y pliegos de villancicos en la era de las humanidades digitales”, Javier Marín (Universidade de Jaén), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/02/06)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2018/12/12 - Atual Aula Aberta "O Património Arquivístico-Musical Brasileiro Colonial e Imperial: Passado, Presente e Futuro" (conv. Fernando Duarte Oliveira) (2018/12/12)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/12/05 - Atual Aula Aberta "Paths of Sounds: Pedaços de uma vida a respirar música" conv. Tiago André (DJ a Boy named Sue) (2018/12/05)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/11/30 - Atual Aula Aberta "Músicas Urbanas: Representações Culturais, Indústrias e Tecnologias" conv. Sílvio Correia Santos (2018/11/30)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/10/31 - Atual Aula Aberta e Concerto de Shakuhachi, flauta japonesa, conv. Carl Rathus. (2018/10/31)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/04/20 - Atual Le Lexique Musical de la Renaissance, Séminaire Coimbra, Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/04/20)
Seminário (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2018/02/23 - Atual Mundos Possíveis 2018, 2ª sessão: “A formação da música colonial brasileira e os seus descobrimentos no período real e imperial”, Adeilton Bairral (Universidade de Brasília), FLUC, Universidade de Coimbra. (2018/02/23)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2018/02/16 - Atual Mundos Possíveis 2018, 1ª sessão: “Na encruzilhada das Artes: ‘Pensar incomoda’”, Jorge Charyevschi, maestro e flautista (Países Baixos), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/02/16)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2017/12/04 - Atual Aula Aberta "Quatro Movimentos das Músicas Urbanas do Século XX" (conv. João Mamede). (2017/12/04)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2017/11/13 - Atual Aula Aberta "Viola e Violão em Terras de São Sebastião", conv. Márcia Taborda (Universidade Federal do Rio de Janeiro). (2017/11/13)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2017/10/13 - Atual Mundos Possíveis 2017, 5ª sessão: “Introducción a los sistemas de afinación y temperamentos históricos occidentales”, Amaya García Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/10/13)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2017/05/05 - Atual Mundos Possíveis 2017, 4ª sessão: “Susane ung jour & La Guerre. A paródia na música instrumental portuguesa do século XVII”, Helder Sousa (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/05/05)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2017/04/07 - Atual Mundos Possíveis 2017, 3ª sessão: “Uma Impressão Dispersa. Percursos pela edição crítica da música policoral de Francisco Garro (†1623), José Abreu (Universidade de Coimbra), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/04/07)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2017/03/03 - Atual Mundos Possíveis 2017, 2ª sessão: “El papel de la disciplina Música en la revolución científica del siglo XVII”, Amaya García Pérez (Universidad de Salamanca), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/03/03)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2017/02/03 - Atual Mundos Possíveis 2017, 1ª sessão: “La Obra Musical en el Renacimiento: Fundamentos, Repertorios y Prácticas”, Soterraña Aguirre Rincón (Universidad de Valladolid), Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/02/03)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2016/10/19 - Atual Aula Aberta "American Art Music", conv. Hao Huang (Scripps College Music Department, Claremont, USA), (2016/12/19)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/10/17 - Atual Aula Aberta "All That Jazz: Jazz Music through the Blues", conv. Hao Huang (Scripps College Music Department, Claremont, USA), (2016/10/17)
Conferência
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/07 - Atual Seminário "Trabajos musicológicos y de recuperación en torno a un compositor ibérico del siglo XVIII, Juan Manuel de la Puente (1692-1753)", Javier López Marín, Universidad de Baéza. (2016/07)
Seminário (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2019/11/07 - 2019/11/08 Mundos e Fundos 2019, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2019/11/07 - 2019/11/08)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2018/10/25 - 2018/10/26 Mundos e Fundos 2018, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2018/10/25 - 2018/10/26)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2017/10/26 - 2017/10/27 Mundos e Fundos 2017, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2017/10/26 - 2017/10/27)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2016/11/03 - 2016/11/04 Mundos e Fundos 2016, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2016/11/03 - 2016/11/04)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2015/11/05 - 2015/11/06 Mundos e Fundos 2015, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2015/11/05 - 2015/11/06)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2014/10/23 - 2014/10/24 Mundos e Fundos 2014, Jornadas internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Biblioteca da Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra. (2014/10/23 - 2014/10/24)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2013/10/25 - 2013/10/26 Mundos e Fundos 2013, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça e Paz, Teatro Paulo Quintela (FLUC), Coimbra. (2013/10/25 - 2013/10/26)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2012/12/14 - 2012/12/15 Mundos e Fundos 2012, Jornadas Internacionais de pós-graduação em Estudos Artísticos | Estudos Musicais, Instituto Justiça e Paz, Coimbra. (2012/12/14 - 2012/12/15)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
2012/07/12 - 2012/07/17 20ª Conferência Internacional Para o Estudo e Promoção da Música de Sopros, Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (IGEB), Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos ém Música e Dança (INET-MD), Secção de Artes do Departamento de História, Arqueologia e Artes (DHAA), Universidade de Coimbra. (2012/07/12 - 2012/07/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/06/23 Os agentes do serviço musical das catedrais de Elvas e Portalegre
Arguente principal
Hugo Filipe Teles Porto (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2020/02 O Outro Quarto. Argumento cinematográfico original (projecto artístico).
Presidente do júri
João Pedro Fonseca da Luz (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2020/02 Folk Music and Poetry of Spain and Portugal. Kurt Schindler e a problemática da recolha de música popular portuguesa de tradição oral.
Orientador
Aarón Pérez Borrajo (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2020/02 Produção e programação nas XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC (relatório de estágio).
Orientador
Ana Luísa da Palma Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/10/07 Livros de cantochão da Sé de Coimbra (1603-1609): Tradições e reformas do canto gregoriano.
Arguente
António Alberto Monteiro Medina de Seiça (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/10 Relatório de avaliação externo da tese de doutoramento europeu de Carlos GUTIÉRREZ CAJARAVILLE, "Presencia en la ausência. Música, melancolia y el tiempo de la superviviencias".
Arguente
Carlos Gutiérrez Cajaraville (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
2019/09 Misas policorales de Alfonso Vaz de Acosta y Carlos Patiño: contexto, estudio e interpretación
Arguente principal
Pablo Ballesteros Valladolid (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
2019/07 A Gestão, Produção e Sustentabilidade das Organizações Culturais. O caso prático da Jangada Teatro, cooperativa profissional de teatro (relatório de estágio).
Orientador
Tiago Moreira Marques (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/11 La “Canzone da Battello” veneciana en el siglo XVIII: entre la tradición oral y el repertorio internacional.
Arguente principal
Sérgio Barcellona Brendolán (Doutoramento)
Universidad de Cantabria, Espanha
2018/10 A música impressa do fundo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Catalogação dos livros de partes do séc. XVI.
Orientador
Sara Dacal (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/02/21 Música na Coleção D. Thereza Christina Maria. Construção de uma rede de significados (1784-1891).
Orientador
Cristiana Ribeiro Aubin (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/02 Metamorphosis. Construção de uma demo musical (projecto artístico).
Orientador
Fernando Gil Teles de Sousa (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2017/10/06 Musique et liturgie au monastère de Santa Cruz de Coimbra (c1650). Les son d’um cartapácio à travers l’édition critique du manuscrit musical 51 de l’Université de Coimbra.
Orientador
Tiago Simas Freire (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal

Conservatoire Supérieure de Musique et Danse de Lyon, França
2017/07 Penacova em movimento. Um estudo de caso para a política cultural municipal.
Orientador
João Marques Simões (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/10 Consciência histórica ou tradição? O ‘estilo antigo’ em edições históricas publicadas entre 1750 e 1850.
Orientador
Fernando Duarte Oliveira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/10 O mercado da música urbana em Portugal: Estudo de caso ‘Music in my soul'".
Orientador
Raphael Diego de Mesquita (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/10 Queer Lisboa e o novo cinema queer
Presidente do júri
Marta Cid Torres (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/09 Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII. Estudo e edição da obra de João Rodrigues Esteves.
Arguente principal
Eugénio Amorim Resende (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2016/01 Relatório de estágio nos serviços de produção e na área de projecto educativo do Teatro Académico Gil Vicente.
Arguente
Cláudia Ferreira Morais (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015/10 Relatório de avaliação externo da tese de doutoramento europeu de Clara MATEO SABADELL, El cambio de estilo en los villancicos de José Martínez de Arce (ca.1662-1721).
Arguente
Clara Mateo Sabadell (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
2015/10 Produção e programação do TAGV: uma proposta para o Dia Mundial da Música (Estudos de público).
Arguente
Samanta Almeida Teixeira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 Produção Teatral n’A Escola da Noite.
Presidente do júri
Joana Filipa Cardoso Amado (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 L’École Echevarría en Galice et son Rayonnement au Portugal.
Arguente principal
Marco Aurélio Brescia (Doutoramento)
Université de la Sorbonne - Paris IV, França
2013 Programação Artística e Cultural num espaço comercial. O caso da FNAC de Coimbra.
Presidente do júri
Patrícia Pina (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Zente pleto, zente pleto. O vilancico de negro em Portugal século XVII. Dois casos de estudo do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
Orientador
Octávio Páez Granados (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Do Porto, pensar o mundo. O projecto de inscrição das artes, 1ª Avenida, no Edifício AXA.
Orientador
Sara Santos Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Associativismo Cultural e Música Independente – Estruturas Alternativas e Impacto Local.
Arguente
João Pedrosa Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013 Vilancico religioso na Península Ibérica – século XVI. Os vilancicos de Pedro de Cristo (c1551-1618).
Orientador
Luísa Pais Vieira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Os Salmos do Vesperal P-Va Cod. 4 de Estêvão Lopes Morago (c1575-c1630).
Orientador
Emanuel Lopes Pacheco (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013 Josquin des Prez na Arte nouamente inuentada pera aprender a tãger de Gonzalo de Baena, 1540.
Orientador
Maria Rosa Amorim Resende (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 CineSophia: cinema e filosofia. A filosofia em 20 filmes.
Presidente do júri
Cristina Figueiredo Janicas (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 A Guitarra Portuguesa e a Canção de Coimbra. Subsídios para o seu estudo e contextualização.
Orientador
Luís Ribeiro Castela (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 A Importância do Punk em Portugal. O movimento Punk nacional e o caso de estudo da banda Mata-Ratos (1982-2010).
Orientador
Paulo Bettencourt Lemos (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Espaço Espanto. Para um estudo sobre o O Gebo e a Sombra (1966).
Presidente do júri
Francisco Pessanha de Meneses (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 A Actividade Cultural em Coimbra. A experiência de uma pequena empresa (relatório de estágio).
Presidente do júri
Maria João Alegria (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 A Flauta na Prática Instrumental Ibérica do séc. XVI. O caso português.
Arguente
José Luís Carrapa de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011 O Orfeão Madeirense: das origens a 1957.
Arguente
Maria Amélia Machado Rua (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Um modelo para a interpretação de polifonia renascentista.
Arguente principal
Pedro Sousa e Silva (Doutoramento)
2010 A Sociedade Filarmónica Lousanense. Contributo para a sua história entre 1853 e a implantação da República.
Arguente
Manuel Santos Neto (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 Aspectos Performativos do Repertório Ibérico Quinhentista para Canto e Vihuela.
Arguente
Luís Toscano (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/12 - Atual para Variações sobre António. Um colóquio em torno de António Variações Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
2017/10 - Atual Congresso Bandas e Música para Sopros: (Re)Pensar histórias locais e casos de sucesso (IHC / CEIS20, org.) Universidade Nova de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/11 - Atual Biblos Revista da FLUC (2183-7139) Coimbra University Press
2016/07 - Atual Humanitas (2183-1718) Coimbra University Press
2016/03 - Atual Revista Portuguesa de História (0870-4147) Coimbra University Press

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2009 - Atual Membro do painel de avaliação do programa Acções Integradas Luso-Espanholas 2010-11 do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, projecto de investigação O celtismo na tradição musical do Norte da Península Ibérica, n. E-112/10, 2009.
Avaliador
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/01 Entrevista para a agência LUSA (João Gaspar) sobre o projecto de investigação Mundos e Fundos(CECH|UC). Agência Lusa

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/04 - Atual "90 segundos de ciência" da Antena 1. Entrevista sobre o projecto Mundos e Fundos (CECH|UC).
2019/11/05 - Atual Entrevista para o programa Perfil, de Isabel Simões, Rádio Universidade de Coimbra. Sobre a investigação em Musicologia Histórica na Universidade de Coimbra.
2019/11 - Atual Entrevista para a RTP (Carolina Ferreira). Sobre os Concertos musicais do projecto de investigação Mundos e Fundos, da Universidade de Coimbra.
2016/11/16 - Atual Participação (com Manuel Rocha e Alexandre Madeira) no programa Tema Livre (de Carolina Cardoso) sobre a oferta de formação musical no ensino superior em Coimbra, Rádio Universidade de Coimbra. Sobre a oferta de formação musical no ensino superior em Coimbra.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/01 - Atual Membro do júri para o concurso público de atribuição de uma Bolsa de Gestão para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projecto de investigação, produção, edição, arquivo e de formação avançada, Processo 615768, Universidade de Coimbra. Universidade de Coimbra, Portugal
2019/06 - Atual Membro do júri (em representação da Universidade de Coimbra) do concurso de Canção de Coimbra Prémio Edmundo Bettencourt. Câmara Municipal de Coimbra, Portugal
2019/03 - Atual Arbitragem científica para o volume O gesto e a crença, CITCEM | Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”. Universidade do Porto, Portugal
2019 - Atual Arbitragens científicas para o livro Joana ANTUNES, Maria de Lurdes CRAVEIRO, Carla Alexandra GONÇALVES (coord.), The Centre as Margin. Eccentric Perspectives on Art, Vernon Press. Universidade de Coimbra, Portugal
2018/06 - Atual Arbitragem científica para o livro BRANDÃO, José Luís, OLIVEIRA, Francisco de (coord.), História da Roma Antiga: volume II: Império Romano do Ocidente e romanidade hispânica, Imprensa da Universidade de Coimbra. Universidade de Coimbra Imprensa, Portugal
2017/06 - Atual Membro do júri (em representação da Universidade de Coimbra) do concurso de Canção de Coimbra Prémio Edmundo Bettencourt. Câmara Municipal de Coimbra, Portugal
2015/06 - Atual Membro do júri (em representação da Universidade de Coimbra) do concurso de Canção de Coimbra Prémio Edmundo Bettencourt. Câmara Municipal de Coimbra, Portugal