???global.info.a_carregar???
Angélica Monteiro is a Ph. D in Education Sciences, Master in Multimedia Education (University of Porto), with a degree in Pedagogy from the State University of Rio de Janeiro. She is auxiliary research at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Education Sciences (FPCEUP). Her higher education activity (since 2002) combines teaching, researching, and management. She was head of a Higher Education School from Oct 2017 to Dec 2018. Presently, she co-represents the strategic area "Empowerment and Inclusion Through Digital Education and Arts" of the CIIE of FPCEUP. She concluded two post-doctoral studies. The first related to Digital Literacy in Portuguese basic education (2013-2014), the second related to e-learning and digital literacy with women in vulnerable situations (2014 - 2017). She engaged in the evaluation of a program of school-university partnerships promoted by the municipality of Porto to foster scientific literacy. She is also, since 2020, a member of the school's external valuation committee from IGEC - General Inspection of Education and Science of the Portuguese Ministry of Education, as an education specialist. In the last 5 years, she participated as a researcher on 10 funded projects (5 international and 5 national). She was the principal investigator of the project Mind the Gaps (2019-2-PT02-KA205-006226); and led the UPORTO/CIIE team in the project UP2B (2019-1-PT01-KA201-061346). Presently she is the principal investigator of the project DICEs: Digital citizenship education from inside out schools: Focusing minority youth habits, rights, and specificities regarding being online (Stimulus of Scientific Employment, FCT, Portugal, 2020.01982.CEECIND). She is involved in various international professional and academic networks, such as "Technology, Pegagogy and Education" (since March 2023), "Red de Investigación sobre Liderazgo y Mejora de la Educación" and the network (since 2021) and the "European Education Policy Network on Teachers and School Leaders" (since 2019). In Portugal, she has been a member of the Portuguese Society of Educational Sciences (since 2014) and the National Association of Teachers (since 2007), where she has been president of the Scientific Council since 2022. She is also a member of the Management Committee of the Cost Action CA21141- Grassroots of Digital Europe: from Historic to Contemporary Cultures of Creative Computing (GRADE).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Angélica Maria Reis Monteiro

Nomes de citação

  • Monteiro, A. M.
  • Monteiro, Angélica

Identificadores de autor

Ciência ID
161E-E43A-6E36
ORCID iD
0000-0002-1369-3462

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2014/09/01 - 2017/09/30
Concluído
[post-doctoral study]Digital inclusion of female prisoners [Inclusão digital de reclusas de um estabelecimento prisional] (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2013/01/18 - 2014/09/17
Concluído
[post-doctoral study]Digital Literacy at Basic and Secundary Schools (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2011/05/17
Concluído
PhD in Educational Sciences [Programa doutoral em Ciências da Educação] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The curriculum and pedagogical practice using b-learning in Higher Education [O currículo e a prática pedagógica com recurso ao b-learning no Ensino Superior]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction
2002
Concluído
Master in Multimedia Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Prof.Ciências: a utilização de páginas da Internet para o ensino das Ciências no 1.º ciclo do ensino básico [Prof. Ciências: the use of Internet pages for the teaching of Science in the 1st cycle of basic education]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1993 - 1997
Concluído
Pedagogy Degree (Licenciatura)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
9,25 (máximo 10)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2021/05/01 - 2026/04/30 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018/12/01 - 2021/04/30 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/09/01 - 2018/11/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/01 - 2018/09/01 Director de Unidade Orgânica Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/01 - 2014/08 Deputy Director Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2014 Scientific Board Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2014 Pedagogical Advice Board Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/09/01 - 2017/09/01 Contributions of e-Learning to the digital inclusion of female prisoners in a prison
SFRH/BPD/92427/2013
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto Piaget, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/05/01 - Atual (DICEs) DIGITAL CITIZENSHIP EDUCATION FROM INSIDE OUT SCHOOLS: FOCUSING MINORITY YOUTH HABITS, RIGHTS AND SPECIFICITIES REGARDING BEING ONLINE
2020.01982.CEECIND
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017 - Atual Entrar no Ensino Superior depois dos 23 anos
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Não financiado
2022/01/01 - 2024/12/31 CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS / Fifty years of teaching: changing factors and intergenerational dialogues
PTDC/CED-EDG/1039/2021
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/12/31 - 2022/12/30 [European project - 8 European countries, 9 partners]UP2B – Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion [Eu contribution: €200,000.00]
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2019/12/01 - 2022/11/30 [European project - 4 European countries, 8 partners]Youth-Led Development for Schools’ Participatory Management – BE PART [EU contribution: €497,396.00]
612175-EPP-1-2019-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2018/10/01 - 2022/07/31 Digital Platforms in School Clusters' Educational Management [Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas ]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/31 - 2022/01/31 [European project - 5 European countries, 9 partners]eSGarden - School Gardens for Future Citizens [EU contribution: 275.965,00 EUR]
2018-1-ES01-KA201-050599
Investigador
Universitat Politècnica de València, Espanha
Em curso
2020/01/01 - 2021/12/31 [European project - 4 European countries, 5 partners] MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion [Eu contribution: €111,067.00]
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2019/09/01 - 2021/11/30 [European project - 6 European countries, 6 partners] 21st Century Skills in the Context of the UN's Social Development Goals for Pupils [EU contribution: €223,424.00]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2018/07/02 - 2021/06/28 Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession after 50 [Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/08/01 - 2014/07/31 e-Bridges - Building (e-)Learning Bridges
2012-1-PT1-GRU06-12160 1
Instituto Piaget, Portugal

Çukurova Universitesi, Turquia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 CIDESD_Projecto Estratégico - UI 4045 - 2011-2012
PEst-OE/SAU/UI4045/2011
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0167/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/08/08 - 2013/07/31 LOGIC
2011-1-FR1-LEO04-24203 8
Instituto Piaget, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2018 EPRIS - E-learning in prison
RECI
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
Concluído
2012/08 - 1014/07 Building (e-)Learning Bridges (e-Bridges)
2012-1-PT1-GRU06-12160 2
Investigador
Instituto Piaget, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Monteiro, A. M.; Carlinda LEITE; Sampaio, Marta ; Barros, Rita . Autor correspondente: Monteiro, A. M.. "BEPART project: Scenarios of youth participation and curricular innovation at schools [JCR]". Trabalho apresentado em INTED 2023, 2023.
    Publicado
  2. Torres, Ana Cristina; Monteiro, Angélica; Mouraz, Ana. "How Portuguese Schools Navigated through the Pandemic First Wave: Views from Headteachers". Trabalho apresentado em EDEN Proceedings, Madrid, 2021.
  3. Dotta, L.; Monteiro, A. M.; Mouraz, Ana. "Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas [Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices]". 2019.
    Publicado
  4. Monteiro, A. M.; Rita Barros; Celestino Magalhães. "[Learning environments in prison: flexibility, participation and inclusion of prisoners in the information society]Ambientes de aprendizagem em contexto prisional: Flexibilidade, participação e inclusão de reclusas na sociedade de informação". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, Braga, 2017.
    Publicado
  5. Angélica Monteiro; Rita Barros; Carlinda Leite. "Inmate's E-Learning Styles". Barcelona, 2016.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2016.1962
  6. Rosana Martinez; Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite; Monteiro, A. M.. "Infuence and re-contextualization of international policies of a global agenda on ICT in initial teacher training in Portugal". Trabalho apresentado em EDULEARN15, Barcelona, 2015.
    Publicado
  7. Monteiro, A. M.; Rita Barros; Carlinda Leite. "Lifelong learning through e-learning in european prisons: Rethinking digital and social inclusion". Trabalho apresentado em INTED, Madrid, 2015.
    Publicado
  8. Rita Barros; Monteiro, A. M.. "E-learning for lifelong learning of female inmates: the EPRIS project". Trabalho apresentado em Edulearn15, Barcelona, 2015.
    Publicado
  9. Monteiro, A. M.; Rita Barros; Alcina Figueiroa. "A relação entre a escola e a comunidade: um olhar sobre as práticas socioeducativas em contexto não formal.". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
  10. Monteiro, A. M.; Lurdes Lima; Carlinda Leite. "Desenvolvimento de competências-chave em literacia digital". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
  11. Natividade Santos; Monteiro, A. M.. "O QR code nas bibliotecas escolares". Trabalho apresentado em Encontro sobre jogos e mobile learning, Coimbra, 2012.
    Publicado
  12. José Alberto Lencastre; J. António Moreira; Monteiro, Angélica Maria Reis; Ângelo Silva; Nuno Cardoso; Pedro Machado. "Aprendizagem baseada em problemas e objetos de aprendizagem". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, A Coruña, 2011.
    Publicado
  13. Pedro Machado; José Alberto Lencastre; Monteiro, Angélica Maria Reis; Nuno Cardoso; José Carlos Guimarães; Celestino Magalhães; Fernando Cabral Pinto. "Proposta de formação em e-learning no estabelecimento prisional especial de Santa Cruz do Bispo". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxía, A Coruña, 2011.
    Publicado
  14. José Alberto Lencastre; J. António Moreira; Monteiro, Angélica Maria Reis. "Piaget Online: a concepção do design de aprendizagem do core curriculum a partir da utilização do b-learning no ensino superior". Trabalho apresentado em ticEDUCA2010 – I Encontro Internacional TIC e Educação: Inovação Curricular com TIC, Lisboa, 2010.
    Publicado
  15. José Alberto Lencastre; Monteiro, Angélica Maria Reis. "Teachers training in higher education: a new approach". Trabalho apresentado em EDULEARN10 Conference, Barcelona, 2010.
    Publicado
  16. Monteiro, Angélica Maria Reis; Ágata Fino; Alcina Figueiroa. "Educação online: um novo desafio na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades., Braga, 2010.
    Publicado
  17. Lencastre, José Alberto; Monteiro, Angélica; Moreira, José António Marques; Carquejo, Délio. "Organization And Management Of Online Learning Environments". Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation, Madrid, 2010.
    Publicado
  18. José Alberto Lencastre; Monteiro, Angélica Maria Reis. "Mapping the foundations of collaborative work in the higher education". Trabalho apresentado em EDULEARN09 - the International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2009.
    Publicado
  19. Carlinda Leite; Lurdes Lima; Monteiro, Angélica Maria Reis. ""New" ways of pedagogycal work using b-learning in higher educaion"". Trabalho apresentado em EDULEARN09 - the International Conference on Education and New Learning Technologies,, Barcelona, 2009.
    Publicado
  20. José Alberto Lencastre; Monteiro, Angélica Maria Reis. "Comunicação e Colaboração On-line no Ensino Superior através da plataforma Moodle". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009, Braga, 2009.
    Publicado
  21. Carlinda Leite; Lurdes Lima; Monteiro, Angélica Maria Reis. "A prática pedagógica com recurso ao b-learning no ensino superior". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, 2009.
    Publicado
  22. José Alberto Lencastre; Monteiro, Angélica Maria Reis. "Projecto de Educação on-line do IPiaget- Portugal". Trabalho apresentado em VII Seminário de la RED latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente, Buenos Aires, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Monteiro, Angélica; Torres, Ana Cristina; Sara Blanc Clavero. Autor correspondente: Monteiro, Angélica. "Digital technologies and school gardens: Possibilities for transformative pedagogies and sustainable development.". Issues in Educational Research 34 1 (2024): 123-144.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Akyar, B. ; Monteiro, A. M.; Fernandes, Preciosa. Autor correspondente: Akyar, B.. "Exploring Portuguese preschool educators’ attitudes and practices on information and communication technology (ICT)". Education and Information Technologies 2024 (2024): 1-22.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.1007/s10639-024-12613-2
  3. Leite, Carlinda; Monteiro, A. M.; Sampaio, Marta; Silva, Adelina. "The Whole-School Approach and Transformative Learning: The Case of a Portuguese School [Scopus Q2]". International Journal of Instruction 17 2 (2024): 635-650.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Carlinda Leite; Monteiro, Angélica; Sampaio, Marta. "Inclusão e Justiça Social nas Escolas Portuguesas: Discursos Políticos e de Avaliação [Inclusion and Social Justice in Portuguese Schools: Political and Evaluation Discourses] [Scopus Q2]". Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social 12 2 (2023): 95-114. https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2023_12_2_006.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.15366/riejs2023.12.2.006
  5. Valadas, Sandra T.; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica; Figueiredo, Carla; Marinho, Paulo; Vilhena, Carla. "Digital platforms and technologies in preschool education in Portugal: Perceptions of preschool teachers [Scopus Q3]". Pacific Early Childhood Education Research Association 17 3 (2023): 73-95. http://dx.doi.org/10.17206/apjrece.2023.17.3.73.
    Publicado • 10.17206/apjrece.2023.17.3.73
  6. Monteiro, Angélica; Sousa, Cláudia; Barros, Rita. "Kids Surfing the Web: A Comparative Study in Portugal [Scopus Q2]". Computers 12 9 (2023): 168. http://dx.doi.org/10.3390/computers12090168.
    10.3390/computers12090168
  7. Barros Filho, Armando Dantas de; Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica Maria Reis. "Políticas de educação nas prisões: uma análise das 10 maiores populações prisionais [Education policies in prisons: an analysis of the 10 largest prison populations][Scopus Q3]". Revista Brasileira de Educação 28 e280069 (2023): 1-22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782023280069.
    Publicado • 10.1590/s1413-24782023280069
  8. Barros, Rita Manuela Almeida; Monteiro, Angélica; Carlinda LEITE. Autor correspondente: Barros, Rita Manuela Almeida. "Learning with digital technologies in prison: A scoping review [Scopus Q3]". Digital Education Review 43 (2023): 1-17. https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/37411.
    Acesso aberto • Publicado
  9. MONTEIRO, Angelica; LEITE, Carlinda; COPPI, Marcelo; FIALHO, Isabel; CID, Marília. "Education in Emergency: lessons learned about school management practices and digital technologies [Scopus Q2]". Research in Educational Administration & Leadership 8 1 (2023): 223-254. http://dx.doi.org/10.30828/real.1134984.
    Acesso aberto • Publicado • 10.30828/real.1134984
  10. Monteiro, Angélica; Machado, Ana; Leite, Carlinda; Barros, Rita. "Female's self-concept as online learners in the context of lifelong learning in prisons [Scopus Q2]". International Journal of Lifelong Education 42 2 (2022): 124-141. http://dx.doi.org/10.1080/02601370.2022.2153183.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/02601370.2022.2153183
  11. Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica; Barros, Rita; Ferreira, Nicole. "Curricular Practices Towards Sustainability and a Transformative Pedagogy [Scopus Q2]". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 20 4 (2022): http://dx.doi.org/10.15366/reice2022.20.4.006.
    Publicado • 10.15366/reice2022.20.4.006
  12. Sousa, Cláudia; Barros, Rita; Monteiro, Angélica. "Inventário de Envolvimento Académico em Estudantes do Ensino Superior [Inventory of Academic Engagement in Higher Education Students]]". Psychologica 65 (2022): e065001. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_65_1.
    10.14195/1647-8606_65_1
  13. Monteiro, Angélica; Guedes Teixeira, Elsa; Leite, Carlinda; Barros, Rita; Fernandes, Preciosa; Soares, Filipa. "Education towards literacy and digital citizenship of young people: Beyond being online [Scopus Q4]". Revista Conhecimento Online 2 (2022): 89-107. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.2991.
    Acesso aberto • 10.25112/rco.v2.2991
  14. Torres, Ana Cristina; Mouraz, Ana; Monteiro, Angélica. "Desafios da inovação curricular [Scopus Q3]". Revista Portuguesa de Educação 35 1 (2022): 405-427. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.23263.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.23263
  15. Coppi, Marcelo; Fialho, Isabel; Cid, Marília; Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica. "O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital [The use of digital technologies in education: Future paths for a digital education] [Scopus Q2]". Práxis Educativa 17 (2022): 1-20. https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19842.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Barros, Rita Manuela; Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda. "Youth participation: a new approach based on the intersections between models, views and European policies [Scopus Q3]". Bordón. Revista de Pedagogía 74 1 (2022): 11-28. http://dx.doi.org/10.13042/bordon.2022.89318.
    Publicado • 10.13042/bordon.2022.89318
  17. Torres, Ana Cristina; Monteiro, Angélica; Ferreira, Pedro Daniel; Zimenkova, Tatiana. "Editorial". Educação, Sociedade & Culturas 61 (2022): 5-8. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi61.431.
    Publicado • 10.24840/esc.vi61.431
  18. Monteiro, A. M.; Mouraz, Ana; Thomas Dotta, Leanete. "Veteran teachers and digital technologies: myths, beliefs and professional development [ Q1 scopus, JCR]". Teachers and Teaching: Theory and Practice (2021):
    Publicado
  19. Barros, Rita Manuela; Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda. "An overall picture about academic literature focused on online learning in prison [scopus]". Revista Conhecimento Online 1 (2021): 127-152. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v1i0.2392.
    Publicado • 10.25112/rco.v1i0.2392
  20. Monteiro, A. M.; Leite, Carlinda. "Digital literacies in higher education: skills, uses, opportunities and obstacles to digital transformation [scopus]". Revista de Educación a Distancia (RED) 65 25 (2021): 2-20. https://revistas.um.es/red/article/view/438721.
    Publicado
  21. Leite, Carlinda; Monteiro, A. M.. "Ensino, aprendizagem e investigação em tempo de pandemia: Desafios e concretizações numa instituição de ensino superior portuguesa". Revista Panorâmica 33 (2021): 462-467.
  22. Monteiro, A. M.; Leite, C.; Rocha, Cristina. "Students self-study time and its relationship with a lifelong learning profile". European Journal of Curriculum Studies, 5 1 (2019): 753-768. http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/189/102.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Figueiroa, A; Rodrigues. A.; Monteiro, A. M.. "[The school manual of natural sciences - educational technologies: modification or transformation?]O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?". REVISTA EDUSER 11 1 (2019): 30-44. https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/123.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Barros, Rita; Monteiro, Angélica; Sousa, Cláudia. "[Formative self-efficacy and involvement in the learning processes of Portuguese students older than 23 years] Autoeficácia formativa e envolvimento nos processos de aprendizagem de estudantes portugueses maiores de 23 anos [Scopus; WoS]". Revista Portuguesa de Educação 32 1 (2019): 140-154. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.15651.
    Publicado • 10.21814/rpe.15651
  25. Machado, Ana Carla Anselmo da Silva; Leite, Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino; Monteiro, Angélica. "[Digital technologies in the academic literature of adult education]As tecnologias digitais na literatura académica da educação de adultos". Laplage em Revista 5 2 (2019): 86-102. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201952666p.86-102.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24115/s2446-6220201952666p.86-102
  26. Dotta, L.; Monteiro, A. M.; Mouraz, A.. "Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas [Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices]". Eduser 11 1 (2019): 45-60.
    Publicado
  27. Monteiro, A. M.. "Entre o medo e a ousadia: Um olhar sobre a profissionalidade docente, no feminino [Between fear and daring: A look at the teaching professionalism, in the female]". Educação, Sociedade e Culturas 54 (2019):
    Publicado
  28. Machado, Ana; Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica. "As tecnologias digitais na literatura académica da educação de adultos [Digital technologies in the academic literature of adult education]". (2019):
  29. Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda; Souza, Glasielle. "Docência no ensino superior: currículo e práticas 10 anos após a implementação do processo de Bolonha nas universidades portuguesas [teaching in higher education: curriculum and practices 10 years after the implementation of the Bologna process in Portuguese universities]". Educação Unisinos 22 1 (2018): 63-73.
    Publicado • 10.4013/edu.2018.221.07
  30. Monteiro, A. M.; Barros, Rita. "[Learning environments, digital technologies and initial teacher training]Ambientes de aprendizagem, tecnologias digitais e formação inicial de professores". Brazilian Journal of Education, Technology and Society 11 4 (2018): 564-580.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14571/brajets.v11.n4
  31. Monteiro, A.; Leite, C.; Barros, R.. ""I have started to enjoy studying": E-learning as a mean of inmates¿ lifelong learning in a Portuguese prison,«Je developpe le plaisir d¿etudier»: E-learning comme un moyen de l¿apprentissage a vie des detenus dans une prison Portugaise,¿Eu ganhei mais o gosto de estudar¿: O e-learning como um meio de aprendizagem ao longo da vida de reclusas de um estabelecimento prisional Português [scopus]". Educacao e Sociedade 39 142 (2018): 129-150. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048019067&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/ES0101-7330216156650
  32. Monteiro, A. M.; Couto, J.; Campos, O.; Figueiroa, A. "Ambientes educativos inovadores em portugal: uma perspetiva [Future classroom labs: a perspective]". Saber & Educar 25 (2018): 1-11.
    Publicado
  33. Moreira, José-António; Reis-Monteiro, Angélica; Machado, Ana. "Higher Education Distance Learning and e-Learning in Prisons in Portugal [scopus, JCR]". Comunicar 25 51 (2017): 39-49.
    Publicado • 10.3916/C51-2017-04
  34. Moreira, J.A.; Monteiro, A.; Machado, A.. "Adult higher education in a Portuguese prison [scopus]". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults [scopus] 8 1 (2017): 37-53. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85017234413&partnerID=MN8TOARS.
    10.3384/rela.2000-7426.rela9120
  35. Reis Monteiro, Angélica Maria; Moreira, José António; Leite, Carlinda. "[E-learning in prisons: possibilities and limits for digital inclusion and social justice]O e-learning em estabelecimentos prisionais: possibilidades e limites para a inclusão digital e justiça social". Revista Diálogo Educacional 16 47 (2016): 77. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.ds04.
    10.7213/dialogo.educ.16.047.ds04
  36. Martínez Barcellos, Rosana Elizabeth; Leite, Carlinda; Reis Monteiro, Angélica María. "[Technology integration policies and Initial Teacher Training in Uruguay]Políticas de integración de tecnologías y Formación Inicial de Maestros en Uruguay [scopus]". education policy analysis archives 24 22 (2016): 1-21. https://epaa.asu.edu/ojs/article/download/2017/1731.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14507/epaa.24.2017
  37. Reis Monteiro, Angélica María; Barros, Rita Manuela. "[Information and Communication Technologies and the Development of Problem Resolution Strategies in Higher Education Students in the Health Area]As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Desenvolvimento de Estratégias de Resolução de Problemas em Estudantes do Ensino Superior da área da Saúde". EaD em FOCO 6 3 (2016): 50-58.
    Publicado • 10.18264/eadf.v6i3.419
  38. Martínez Barcellos, Rosana Elizabeth; Carlinda Leite; Monteiro, A. M.. "[ICT and initial teacher training: students’ views on opportunities and problems]TIC y formación inicial de maestros: Oportunidades y problemas desde la perspectiva de estudantes". Cuadernos de Investigación Educativa 7 1 (2016): 69-92.
    Publicado
  39. Monteiro, A.; Leite, C.. "Inclusive digital online environments as a device for pedagogic differentiation: A taxonomy proposal [scopus]". Journal of E-Learning and Knowledge Society 12 4 (2016): 25-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988927297&partnerID=MN8TOARS.
  40. Martínez Barcellos, R.E.; Leite, C.; Monteiro, A.. "Integration of technologies policies and basic education teacher training in Uruguay | Políticas de integração das tecnologias e formação inicial de professores de ensino básico no Uruguai | Políticas de integración de tecnologías y formación inicial de maestros en Uruguay". Education Policy Analysis Archives 24 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84959523421&partnerID=MN8TOARS.
    10.14507/epaa.v24.2017
  41. Martínez, Rosana; Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica. "TIC y formación inicial de maestros: oportunidades y problemas desde la perspectiva de estudiantes". Cuadernos de Investigación Educativa 7 1 (2016): 69-92. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S1688-93042016000100006&KeyUID=SCIELO:S1688-93042016000100006.
  42. J. António Moreira; Rita Barros; Monteiro, A. M.. "[Evaluation of the Impact of Virtual Environments on the Perception of Learning Skills in the Teaching of Science and Physical-Motor Expressions]Avaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Percepção de Competências de Aprendizagem no Ensino de Ciências e das Expressões Físico-Motoras". Revista Ensino de Ciências e Engenharias 6 1 (2015): 14-30.
    Publicado
  43. J. António Moreira; Monteiro, A. M.. "[Training and collaborative tools for teaching on the social web]Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social". Diálogo Educacional 15 45 (2015): 379-397.
    Publicado • 10.7213/dialogo.educ.15.045.DS01
  44. Rosana Martinez; Carlinda Leite; Monteiro, A. M.. "[The challenges of ICT for initial teacher education: an analysis of the international agenda and its influences on Portuguese policies]Os desafios das TIC para a formação inicial de professores: uma análise da agenda internacional e suas influências nas políticas portuguesas". Crítica Educativa 1 1 (2015): 21-40.
    Publicado
  45. Monteiro, Angélica Maria Reis; Barros, Rita Manuela Almeida; Moreira, J. António. "New audiences in Higher Education: approaches to learning by students over 23". Revista Portuguesa de Pedagogia 49 1 (2015): 131-149.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_49-1_6
  46. Moreira, J. António; Rita Barros; Monteiro, A. M.. "[Academic Self-Concept and e-learning in Higher Education in Portugal]Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal". Revista Educaonline 9 1 (2015): 103-127.
    Publicado
  47. Monteiro, A. M.; Ana Paula Rodrigues; Moreira, J. António; Daniela Barros. "[Pedagogical Management of Online Environments in Higher Education]Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior". Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais 15 1 (2015): 148-161.
    Publicado
  48. Barcelos, Rosana; Leite, Carlinda; Monteiro, A. M.. "Espaços vazios de formação: as TIC entre intenções, tensões e práticas na formação inicial de professores [ training gaps: ICT between intentions, tensions and practices of teachers training]". Lumen 24 2 (2015): 41-54. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/83724/2/131363.pdf.
    Publicado
  49. Rita Barros; Angélica Monteiro; J. António Moreira. "Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida.". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 241 (2014): 544-566.
    Publicado
  50. Moreira, José António Marques; Barros, Rita Manuela; Monteiro, Angélica Maria. "Autoconceito académico em ambientes virtuais de aprendizagem". Revista Brasileira de Informática na Educação 22 02 (2014): 31-46.
    Publicado • 10.5753/RBIE.2014.22.02.31
  51. Angélica Maria Reis Monteiro. "MIND THE DIGITAL GAP: AMBIENTES DIGITAIS INCLUSIVOS COMO DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS". e-Mosaicos 3 6 (2014): https://doi.org/10.12957%2Fe-mosaicos.2014.14352.
    10.12957/e-mosaicos.2014.14352
  52. Monteiro, Angélica Maria Reis; Carlinda Leite; Lurdes Lima. "Quality of blended learning within the scope of the Bologna Process. [scopus]". Turkish Online Journal of Educational Technology 12 1 (2013): 108-118. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84872154336&partnerID=40&md5=7b616409557b2f3d04b5e2470b306468.
    Publicado
  53. Ana Paula Rodrigues; Angélica Monteiro. "Educação on-line: impacto da formação na prática docente do ensino superior". Educação On-line 13 (2013): 78-100.
    Publicado
  54. Rita Barros; Angélica Monteiro; J. António Moreira; Fouad Nejmedinne. "The Relationship between Students’ Approach to Learning and Lifelong Learning". Psychology 4 11 (2013): 792-797. http://www.scirp.org/journal/PSYCH/.
    Publicado
  55. Ana Paula Rodrigues; Angélica Monteiro; J. António Moreira. "Dimensões Pedagógicas da Sala de Aula Virtual: Teoria e prática". Cadernos de Pedagogia 26 (2013): 3-24.
    Publicado
  56. Monteiro Cruz, M.; Monteiro, A.. "Cognitive accessibility for literacy-enabling of young students with intellectual disabilities | Acessibilidade cognitiva para o letramento de jovens com deficiência intellectual [scopus]". Education Policy Analysis Archives 21 (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84884573349&partnerID=MN8TOARS.
  57. Angélica Monteiro; J. António Moreira. "O b-learning no Ensino Superior. Reflexões em torno de práticas.". Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior 20 (2012): 23-49.
    Publicado
  58. J. António Moreira; Monteiro, Angélica Maria Reis. "Exploração didática de filmes educativos em ambientes virtuais de aprendizagem". Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior 21 (2012): 3-14.
    Publicado
  59. Carlinda Leite; Angélica Monteiro; Lurdes Lima. "O trabalho pedagógico com recurso ao b-learning no ensino superior". Revista Tópicos Educacionais 20 1/2 (2010): 15-32.
    Publicado
  60. Moreira, José António Marques; Monteiro, Angélica. "O Trabalho Pedagógico em Cenários Presenciais e Virtuais no Ensino Superior". Educação, Formação e Tecnologias 3 2 (2010): 82-94. http://eft.educom.pt..
    Publicado
  61. Moreira, A.; Monteiro, A. M.; Moreira, José António Marques; Monteiro, Angélica; Monteiro, A.. "Developing a blended learning strategy: Pedagogical paradigm shift". Proceedings of the IADIS International Conference e-Learning 2010, Part of the IADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems 2010, MCCSIS 2010 2 (2010): 239-242.
    Publicado
  62. Carlinda Leite; Lurdes Lima; Angélica Monteiro. "O Trabalho Pedagógico no Ensino Superior: Um olhar a partir do prémio excelência em e-learning". Educação, Sociedade e Cultura 28 (2009): 71-91.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Teixeira, Elsa Guedes; Monteiro, Angélica. "Bridging the gaps - promoting competences for democratic culture and wellbeing of girls through digital storytelling.". In Learning Inclusion in a Digital Age. Belonging and Finding a Voice with the Disadvantaged. Springer, 2024.
    No prelo
  2. Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica; Figueiredo, Carla; Marinho, Paulo; Fernandes, Preciosa. "Líderes escolares en contextos de pandemia: de la urgencia a la agencia.". In n A. Bolívar, G. Muñoz, J. Weinstein & J. Domingo (Coords.). Liderazgo educativo en tempos de crisis ¿ aprendizajes para la escuela post-covid. Eug, 243-258. Granada, Espanha: Eug ¿ Editorial Universidad de Granada, 2022.
    Publicado
  3. Monteiro, A. M.; Leite, Carlinda; Barros, Rita; Caramelo, João; Teixeira, Elsa Guedes. "Deal me in: An inclusive lens on digital storytelling and game-based learning with young people and adults.". In Gaming in action: engaging adult learners with games and gamification. Turquia, 2021.
    No prelo
  4. Barros, Rita; Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda. "Digital literacies in the female prison context: reflections from the EPRIS project¿s journey". In In Maria José Brites & Teresa Sofia Castro (Eds.). Digital citizenship, literacies and contexts of inequalities, 117-120. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2021.
  5. Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda; Barros, Rita; Caramelo, João; Teixeira, Elsa. "Deal me inn: An inclusive lens on digital storytelling and game-based learning with young people and adults". In Gaming in action: engaging adult learners with games and gamification, 209-220. Çukurova, Turquia: ISBN : 978-605-70651-0-0, 2021.
    Publicado
  6. Monteiro, A. M.; Leite, Carlinda; Pinto, Marta. "Tecnologias digitais no suporte ao estudo de estudantes não tradicionais do Ensino Superior português". In Pedagogias digitais no ensino superior, 153-168. CINEP: Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior, 2020.
    Publicado
  7. Barros; R.; Monteiro, A. M.; Leite, Carlinda. "Literacias digitais em contexto prisional feminino: reflexões a partir do percurso do projeto EPRIS". In Manual DiCi-Educa - Centros educativos com competências digitais e cívicas” – DiCi-Educa. Edições Universitárias Lusófonas, 2020.
  8. Barros, R.; Monteiro, A. M.; Mgalhães, Celestino. "E-learning para a vida em contexto prisional: EPRIS". In Educação, formação e transformação digital em estabelecimentos prisionais, 139-150. 2020.
    Publicado
  9. José António Marques Moreira; Monteiro, A. M.. "Blended-learning". In Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância (pp. 86-89), 86-89. São Paulo, Brasil: Papirus, 2018.
    Publicado
  10. Monteiro, A. M.; José António Marques Moreira. "E-learning". In Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância, 211-214. São Paulo, Brasil, 2018.
    Publicado
  11. Monteiro, A. M.. "Instrumentos culturais de aprendizagem: recursos da informática que favorecem o processo de inclusão [ Cultural learning instruments: computer resources that favor the inclusion process]". In Informática na educação. Rio de Janeiro, Brasil: Sociedade Brasileira de Computação, 2018.
    No prelo
  12. Monteiro, A. M.. "Recursos educativos digitais como dispositivos pedagógicos para o letramento de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento [ Digital educational resources as pedagogical devices for the literacy of students with neurodevelopmental disorders]". In Práticas pedagógicas inclusivas em contextos escolares. São Paulo, Brasil: ABPEE, 2018.
    Publicado
  13. Rita Barros; Monteiro, A. M.. "[Lifelong learning and adults digital inclusion]Aprendizagem ao longo da vida e inclusão digital de adultos". In Gerontologia e Transdisciplinaridade, 47-63. São Paulo, Portugal: Editora Portal do envelhecimento, 2017.
    Publicado
  14. Monteiro, A. M.. "[EPRIS- a live online ecosystem enhancer of lifelong learning in the context of reclusion]EPRIS- um ecossistema online vivo potenciador de aprendizagem ao longo da vida em contexto de reclusão". In Educação no Ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões, 185-200. São Paulo: Ed. Universitá Tiradentes, 2017.
  15. Monteiro, A. M.. "[E-learning as a means of digital inclusion of prisoners in a Portuguese prison]O e-learning como meio de inclusão digital de reclusas de um estabelecimento prisional português". In Pedagogia e Aprendizagem em Espaços Abertos, Inclusivos e em Rede, 57-77. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2017.
    Publicado
  16. Rita Manuela Barros; Monteiro, A. M.. "[Lifelong learning and digital inclusion of elderly adults]Aprendizagem ao longo da vida e inclusão digital de adultos idosos". In Gerontologia e Transdisciplinaridade, 47-73. São Paulo, Brasil: Editora Portal do envelhecimento., 2017.
    Publicado
  17. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica. "EPRIS ¿ um ecossistema online vivo potenciador de aprendizagem ao longo da vida em ambiente de reclusão". In Educação no Ciberespaço. Novas Configurações, Convergências e Conexões, 0-o. Brasil, Brasil: Tiradentes, 2017.
    Publicado
  18. Barros, Rita; Monteiro, Angélica. "Aprendizagem ao Longo da Vida e Inclusão Digital de Adultos Idosos.". In Gerontologia e Transdisciplinaridade, 51-63. São Paulo, Brasil: Edições Portal do Envelhecimento, 2017.
    Publicado
  19. Leite, Carlinda; Martínez Barcellos, Rosana; Monteiro, Angélica. "La alfabetización digital, un nuevo desafío en la Educación de Jóvenes y Adultos: un análisis freireano de las políticas de integración de las tecnologías en Uruguay". 2017.
  20. Moreira, J. António; Monteiro, A. M.; Daniela Barros. "Formação de professores para a Web 2.0: o TPAK como referencial teórico". In Inovação e formação na sociedade digital: Ambientes virtuais, tecnologias e serious game, 73-90. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2015.
    Publicado
  21. Moreira, J. António; Monteiro, Angélica; Barros, Daniela. "Formação de Professores para a Web 2.0: o TPack como Referencial Teórico". In Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games., 73-90. Santo Tirso, Portugal: Wh!tebooks, 2015.
    Publicado
  22. J. António Moreira; Susana Januário; Monteiro, A. M.. "Educar na (Sociedade em) Rede Social". In Educação a distância e e-Learning na Web social, 23-38. Santo Tirso, Portugal: WHITEBOOKS, 2014.
    Publicado
  23. Monteiro, A. M.; J. António Moreira. "Web 2.0: colaboração e partilha de som, texto, imagem e vídeo no ensino superior". In Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior, 115-124. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2014.
    Publicado
  24. Monteiro, A. M.. "A formação em e-learning e b-learning na Polícia de Segurança Pública em Portugal - prefácio". In A formação em e-learning e b-learning na Polícia de Segurança Pública em Portugal: Retrato, percurso e perspectivas, 9-10. Santo Tirso, Portugal: Wh!tebooks, 2014.
    Publicado
  25. Moreira, José António; Susana Januário; Monteiro, A. M.. "Educar na Rede Social". In Educação a distância e e-Learning na Web social, 23-38. São Paulo, Brasil, Brasil: Artesanato Educacional, 2014.
    Publicado
  26. J. António Moreira; Angélica Monteiro. "Blended Learning: Uma estratégia ao serviço da educação". In EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIA (S) E MEMÓRIA (S), 85-98. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2013.
    Publicado
  27. Moreira, José António Marques; Monteiro, Angélica. "Blended learning: Uma estratégia dinâmica ao serviço da educação". In Educação e Formação de Professores. História(s) e Memória(s), 85-94. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2013.
    Publicado
  28. Monteiro, Angélica Maria Reis. "O Processo de Bolonha e o trabalho pedagógico em plataformas digitais: possíveis implicações". In Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, 45-54. Sto Tirso, Portugal: DeFacto Editores, 2012.
    Publicado
  29. Monteiro, Angélica Maria Reis; J. António Moreira. "O blended learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias de ensino-aprendizagem". In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação., 33-58. Sto Tirso, Portugal: DeFacto Editores, 2012.
    Publicado
  30. Monteiro, Angélica Maria Reis; José Alberto Lencastre; J. António Moreira. "Interação em salas de aula virtuais". In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação, 81-98. Sto Tirso, Portugal: Defato Editores, 2012.
    Publicado
  31. Monteiro, Angélica Maria Reis; Rita Barros. "O blended learning no ensino superior: a perceção dos estudantes". In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação, 135-150. Sto Tirso, Portugal: Defacto Editores, 2012.
    Publicado
  32. Olga Castro; José Alberto Lencastre; Monteiro, Angélica Maria Reis. "Um estudo sobre a implementação da educação online no ensino superior". In Blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação, 151-172. Sto Tirso, Portugal: Defacto Editores, 2012.
    Publicado
  33. Monteiro, Angélica Maria Reis; Carlinda Leite; Lurdes Lima. "Ensinar e aprender com tecnologias digitais no ensino superior". In Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas, 31-44. Porto, Portugal: Porto Editora, 2012.
    Publicado
  34. Natividade Santos; Monteiro, Angélica Maria Reis; Paula Carqueja. "A Integração da Web 2.0 nas bibliotecas escolares". In Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas, 63-76. Porto, Portugal: Porto Editora, 2012.
    Publicado
  35. Monteiro, Angélica Maria Reis. "Ensinar e aprender online e as mudanças no trabalho pedagógico: causa ou consequência?". In Investigação e variantes curriculares do ensino online: desafios da interculturalidade na Era Tecnológica, 131-140. Porto, Portugal: CEMRI - Universidade Aberta, 2012.
    Publicado
  36. Monteiro, A. M.; José Alberto Lencastre; Ana Paula Rodrigues. "A mediação pedagógica em ambientes online: reflexão a partir da análise de interações em fóruns". In Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, 2443-2463. Porto, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012.
    Publicado
  37. Monteiro, Angélica; Moreira, José António Marques; Almeida, Ana Cristina. "Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais". In Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais, 29-46. Santo Tirso, Portugal: DeFacto Editores, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Silva, Séfora; Monteiro, Angélica; Moreira, J. António. Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital.. Santo Tirso, Portugal: WhiteBooks. 2016.
  2. Moreira, J. António; Barros, Daniela; Monteiro, Angélica. Inovação e Formação na Sociedade Digital. Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. Santo Tirso, Portugal: Wh!tebooks. 2015.
  3. Moreira, J. António; Barros, Daniela; Monteiro, Angélica; Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; et al. Educação a Distância e eLearning na Web Social. Santo Tirso, Portugal: WhiteBooks. 2014.
  4. Moreira, José António Marques; Monteiro, Angélica; Almeida, Ana Cristina; Lencastre, José Alberto; Moreira, J. António. Blended Learning em Contexto Educativo: Perspetivas Teóricas e Práticas de Investigação. Santo Tirso, Portugal: DeFacto Editores. 2012.
Livro
  1. Fernandes, Preciosa; Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica; Figueiredo, Carla; Marinho, Paulo. A utilização das plataformas e tecnologias digitais em escolas/agrupamentos de escolas: Contributos para reflexão. Porto, Portugal: CIIE ¿ Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). 2022.
    Publicado
  2. Mouraz, Ana; Lopes, Amélia; Morgado, J.; Monteiro, A. M.. Migrações digitais e Inovação Curricular. 2020.
    No prelo • Editor
  3. Alcina Figueiroa; Monteiro, A. M.. [Innovative Educational Environments and Student Skills for the 21st Century]Ambientes Educativos Inovadores e Competências dos Estudantes para o Século XXI. Santo Tirso: WhiteBooks. 2018.
  4. Mara Cruz; Fabiana Nascimento; Monteiro, A. M.; Alba Weiss. [Autism and inclusive education: pedagogical mediation in the technological age]Autismo e educação inclusiva: mediação pedagógica na era tecnológica. Santo Tirso, Portugal: White Books. 2017.
    Publicado
  5. Monteiro, A. M.. [Prison systems: history and educational challenges of the digital age]Sistemas prisionais: história e desafios educacionais da era digital. Santo Tirso, Portugal: White Books. 2016.
    Publicado
  6. Moreira, J. António; Monteiro, Angélica; Machado, Ana; Barros, Rita. Sistemas Prisionais: História e Desafios Educacionais na Era Digital.. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks. 2016.
    Publicado
  7. Monteiro, A. M.; J. António Moreira; José Alberto Lencastre. Blended (e)learning na sociedade digital. Santo Tirso, Portugal: Wh!teBooks. 2015.
    Publicado
  8. Monteiro, Angélica Maria Reis; J. António Moreira; Cristina Almeida. Educação Online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso, Portugal: DeFacto Editores. 2012.
    Publicado
  9. Monteiro, Angélica Maria Reis; J. António Moreira; Cristina Almeida; José Alberto Lencastre. O blended Learning em Contexto Educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação. Sto Tirso, Portugal: DeFacto Editores. 2012.
    Publicado
  10. J. António Moreira; Monteiro, Angélica Maria Reis. Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2012.
    Publicado
Manual
  1. Monteiro, A. M.; Leite, C.; Barros, R.. Youth media literacy promising practices handbook. 2021.
    Publicado
  2. Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica; Barros, Rita ; Lopes, Amélia; Teixeira, Elsa Guedes; Caramelo, João; Rodrigues, Mariana; et al. Youth Digital Citizenship Education. Porto, Portugal: Universidade do Porto - FPCEUP/CIIE. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica. "O Acesso do Público "Maiores de 23 anos" ao Ensino Superior: Uma Forma de Democratização da Educação?". Trabalho apresentado em XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, 2020.
Relatório
  1. Torres, Ana Cristina; Monteiro, Angélica. 2021. Progresses, successes and limitations of the projects¿ activities. A report for the project eSGarden ¿ School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599). https://esgarden.webs.upv.es/qprep.html.
  2. Monteiro, Angélica; Torres, Ana Cristina; Natália Zano. 2021. Quality evaluation of eSGarden: a report of indicators, procedures and instruments for IO1 of the project eSGarden ¿ School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599). https://esgarden.webs.upv.es/qprep.html.
  3. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica. 2016. Relatório de Avaliação Interna do Projeto E-PRIS.
Resumo em conferência
  1. Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica. "O Acesso do Público "Maiores de 23" ao Ensino Superior - Uma Forma de Democratização da Educação?". Trabalho apresentado em XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação, Porto, 2021.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. [video] School Climate and Inclusion. Educational video that explains the concepts of school climate and inclusion. ES Garden Project.. 2019. Monteiro, A. M.. https://drive.google.com/file/d/1VQqej_9PQ7HYbed41zhsjE7BAw2wp-SS/view.
  2. [motricity video] Vídeo Habilidades Motoras. Educational video animation carried out under thepartnership Cap-UERJ and RECI. Pedagogical device to support the project “Digital media as a resource for accessibility for students with autism in Physical Education classes .. 2018. Monteiro, A. M..
  3. [video body posture SOS] SOS costas. Educational video on body posture, which is being used at the Faculty of Human Motricity of the University of Lisbon and in activities (Portuguese Physiotherapy Association) and pediatric physiotherapy clinics (FisioKids). This resource is being disseminated in schools as support material in Health Education sessions. 2017. Monteiro, A. M.. https://www.youtube.com/watch?v=T7aFfVXENZc.
  4. SOS Costas . 2016. Barros, Rita Manuela de Almeida; Monteiro, Angélica.
  5. [OER Musical Castle]Castelo Musical (ISBN 978-972-742-254-8). Software. 2007. Monteiro, Angélica Maria Reis; Natividade Santos. http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/magalhaes/castelo_musical.zip.
  6. OER English is fun with little bugs and friends. Software. 2005. Monteiro, Angélica Maria Reis; Paula Carqueja; Natividade Santos. http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos_multimedia/CDS/englishisfun.zip.
  7. [OER Bibou and his friends] Bibou et ses amis. Software. 2005. Monteiro, Angélica Maria Reis; Natividade Santos; Paula Carqueja. http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos_multimedia/CDS/bibou.zip.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/05 Inclusão no e através do digital [Inclusion in and through digital] Seminário final do projeto Erasmus+ LIDA Inclusão no e através do Digital: Acesso, Bem-estar e Direitos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/14 Pensar a formação de professores [Reflecting on teacher training] I Jornadas Pedagógicas de Gaia 2023
Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis
2023/07/01 Ensinar Hoje: O contributo das tecnologias imersivas e da IA para a Educação [Teaching Today: The Contribution of Immersive Technologies and AI to Education] Ensinar Hoje: O contributo das tecnologias imersivas e da IA para a Educação
Instituto Politécnico de Cávado e Ave
2023/01/27 A literacia digital como fator de inclusão/exclusão social [Digital literacy as a factor in social inclusion/exclusion]
Escola Superior de Educação do Porto
2022/12/01 Jogos, sites e aplicativos educativos [Educational games, websites and apps] Formação Inicial e continuada de professores: O ensino colaborativo/bidocência e o uso da tecnologia assistiva e comunicação alternativa na Educação Básica
Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2020/10/07 transFORMAR: pesquisa-ação em Educação [transFORM: action research in education] AULA INAUGURAL 2020.2 do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica” do Mestrado Profissional - PPGEB
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2017 [Online learning environments in prison: flexibility, participation and inclusion in the information society] Ambientes online de aprendizagem em contexto prisional: flexibilidade, participação e inclusão na sociedade de informação Challenges 2017
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 [Teachers, observation of teaching practices and professional development] Professores, observação de práticas letivas e desenvolvimento profissional IV Seminário Internacional de Observatório de Educação e Formação - A vida nas escolas entre experiências e medidas
(Portugal)
2016 Inmates e-learning styles EDULEARN16
IaTED (Barcelona, Espanha)
2015 [Teaching and Learning with Technologies in the Digital Age]Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital
2015 Lifelong learning through e-learning in european prisons: Rethinking digital and social inclusion INTED2015 Conference
IATED (Madrid, Espanha)
2015 E-learning for lifelong learning of female inmates: the epris project, EDULEARN15
(Barcelona, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/02 - Atual Percurso académico dos alunos em situações de vulnerabilidade [Academic path of students in situations of vulnerability]
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/09 - 2023 O recurso às tecnologias digitais na educação de adultos socialmente vulneráveis - possibilidades e limites em contextos especiais [The use of digital technologies in the education of socially vulnerable adults - possibilities and limits in special contexts]
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/09 - 2021/11/01 A inovação em contextos educativos: Curricular, Pedagógica e Tecnológica [Innovation in educational contexts: Curricular, Pedagogical and Technological]
Orientador de Daniele Dias Bardi
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2021/07/22 Formação de professores e incentivo à gamificação no ensino/aprendizagem: desafios em momentos de mudança na mediação digital em educação [Teacher training and encouraging gamification in teaching/learning: challenges in times of change in digital mediation in education]
Orientador de Anabela Lopes Rodrigues
Multimedia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019/10/04 - 2020/10/31 Formação Profissional em Contexto Prisional: Desenvolvimento de Competências de Aprendizagem ao Longo da Vida em ambientes digitais [Professional Training in Prison Context: Development of Lifelong Learning Skills in digital environments]
Coorientador
pos-doctoral studies (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2017 Formación del profesorado, políticas educativas, y tecnologías. Dos modelos en análisis: Uruguay en el contexto Latinoamericano y Portugal en el contexto Europeo [Teacher training, educational policies, and technologies. Two models under analysis: Uruguay in the Latin American context and Portugal in the European context]
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2014 Pedagogia do e-learning: uma plataforma online para professores e formadores [ Pedagogy of e-learning: an online platform for teachers and trainers]
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento de um protótipo para o ensino de redes informáticas
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 AS TIC na promoção de competências de compreensão textual: proposta de um ambiente multimédia
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 [ICT teachers continuous training to change the pedagogical practices of Kindergarten]A Formação Contínua em TIC na mudança das práticas pedagógicas das Educadoras de Infância
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 - 2013 Elaboração de um protótipo para a formação em parapente
Coorientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Repositório de conteúdos multimédia para o ensino superior
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Repositório de conteúdos multimédia para o ensino da Língua Portuguesa no 2.ciclo
Coorientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 A Educação Online no Ensino Superior e a sua implementação no Instituto Piaget
Coorientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Desenvolvimento de um Protótipo a partir dos constrangimentos sentidos acerca da educação online
Coorientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Fatores de retardamento da educação online: um estudo sobre as perceções dos docentes
Coorientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Educação online no Instituto Piaget: perceções dos docentes acerca da formação
Coorientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Educação online no Instituto Piaget: o impacto das formações na prática docente
Coorientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação Especial e Inclusiva
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Usabilidade de um protótipo multimédia para o desenvolvimento de competências em TIC em adultos com baixas qualificações
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Desenvolvimento de um protótipo de treino da perceção visual
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 [IV International Seminar on Education and Training: Life in schools between experiences and measures]IV Seminário Internacional de Educação e Formação: A Vida nas escolas entre experiências e medidas
Seminário
IV Seminário Internacional de Educação e Formação: A Vida nas escolas entre experiências e medidas
Universidade do Porto, Portugal
2015 - 2015 E-learning for lifelong learning of female inmates: the EPRIS project
Congresso
EDULEARN15 Conference
IATED, Espanha
2015 - 2015 II European Conference on Curriculum Studies
Congresso
"Curriculum Studies: policies, perspectives and practices”
2015 - 2015 Curriculum practices and discourses
Congresso
II European Conference on Curriculum Studies (II ECCS)
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto, Portugal
2015 - 2015 Ensinar e aprender com ferramentas da Web 2.0 [Teach and learn with Web 2.0 tools]
Seminário
Ensinar e Aprender com Tecnologias na Era Digital Digital
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Web 2.0: colaboração e partilha de som, texto, imagem e vídeo no ensino superior
Seminário
Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior
Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária
Congresso
VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária
FPCEUP e da Associação IberoAmericana de Didáctica Universitária (AIDU), Portugal
2012 - 2012 O trabalho pedagógico em plataformas digitais
Seminário
I Ciclo de Conferências Educação Online
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais
Congresso
I Ciclo de Conferências de Educação Online
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Recursos para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais,
Seminário
I Ciclo de Conferências Educação Online

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 [The voice of teachers of reference schools for the education of students with blindness and low vision]A voz dos professores de escolas de referência para a educação de alunos com cegueira e baixa visão João Manuel de Andrade Castilho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 [Teaching and learning at Colégio Dante Alighieri: practices and perspectives on the inclusion of students with special educational needs or disabilities]Ensinar e aprender no Colégio Dante Alighieri: práticas e perspectivas sobre a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais ou deficiência Milton Sgambatti Júnior (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 [New competences and skills in teacher education for technical and professional education - a comparative study between Brazil and Portugal] Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico-profissional- um estudo comparado Brasil e Portugal Jurema Iara Reis Belli (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Diários de Aula Digitais: contributos para uma prática docente reflexiva Paulo Jorge Oliveira Gomes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 A formação de ativos na PSP: O e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua Firmo Carpinteiro Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 O e-book como dispositivo pedagógico para o ensino da Biologia e da Geologia do 11º ano Paula Alexandra Ramos Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 Avaliação impacto do portátil Magalhães no 1.º ciclo do EB no Conselho de Matosinhos: fatores de (des)motivação dos agentes educativos João Paulo da Silva Miguel (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 “Integração de um protótipo multimédia no ensino de funções lógicas numa folha de cálculo: um estudo com alunos do ensino profissional" Joaquim Manuel Oliveira Alves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A utilização das TIC no processo de ensino aprendizagem de crianças com NEE incluídas no Ensino Báscio - 1.º ciclo Carla Florbela Ferreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 "literaciavisual.com." Um Objeto de aprendizagem multimédia para a aprendizagem da cor envolvendo alunos com Daltonismo Fátima Maria da Rocha Lima (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Impacto dos ambientes virtuais na perceção de competências de aprendizagem em alunos do 3.º ciclo do ensino do ensino básico – um estudo exploratório na disciplina de Físico-química Paulo Sérgio Batista Sol (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática – um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico Carla do Carmo Monteiro da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Criação de um ambiente online e o seu impacto nas perceções de competências de aprendizagem em alunos do 2.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório na disciplina de Educação Física Maria da Glória Oliveira Alves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 O uso das TIC pelos Professores do 1.º Ciclo do agrupamento de Escolas Padre Donaciano de Abreu Freire (Estarreja) Betsy Nunes Acunha Amaral (Mestrado)
2013 Sistema de Gestão da Aprendizagem: um estudo na escola profissional de Trancoso Luís Manuel Cerejo Serra (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Criação de Recursos Didáticos para Quadros Interativos Multimédia Joana Cristina Machado Esteves (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 O Quadro interativo multimédia como recurso pedagógico para o professor Sara Maria Alves da Cruz (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 “A relação entre a autoestima docente e a aprendizagem cooperativa: comparação entre escolas com e sem unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espetro do autismo” Tatiana Gonçalves dos Santos Costa Duarte da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Interação entre os QIM e a prática educativa Ana Maria de Oliveira Machado (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 “Motivar para aprender a Língua Portuguesa através de um Protótipo Multimédia" Marco Alexandre Carvalho Bento (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 “RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto multimédia para o ensino superior" João Miguel Calisto Marçal (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 O museu virtual Google Art Project: Um estudo de caso em contexto de ensino-aprendizagem da Educação João Miguel Freire Alves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 Os caminhos para a comunicação. As tecnologias de informação e cpmunicação na comunicação de uma aluna com paralisia cerebral Susana Castim (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 As Tecnologias de Informação e Comunicação em crianças com trissomia 21 Libânia alexandra Pais Vieira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Diferenciação Curricular: um processo para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais Josefa dos Anjos Dinis Guedes (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Transição para a vida adulta: os jovens com necessidades educativas especiais, a escola e o mercado de trabalho Fernanda Aurora Nogueira de Sousa (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Sexualidade no deficiente mental Sónia Marisa Faria Araújo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 A inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo Luís Pedro Gonçalves dos Santos Costa (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2011 Participação dos Professores do Pré-Escolar e do Ensino Básico na Elaboração do Projecto Educativo de Escola Maria Marina Carneiro de Amorim (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 O uso das novas tecnologias no ensino do inglês: o estudo do caso do British Council do Porto Cícera Karla Dedes Lins Carvalho (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/02/08 - Atual Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) (2359-0343) Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED
2022/11 - Atual Frontiers in Education and Frontiers in Digital Humanities Frontiers in Education and Frontiers in Digital Humanities
2013/07/24 - Atual EDT - Educação Temática Digital

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/01 - Atual Member of the schools' external evaluation team
Especialista
Inspeção-Geral da Educação e Ciência - IGEC, Portugal
2008 - Atual External evaluation of training actions regarding ICT in the Educational context Associação Nacional de Professores, Portugal
2005 - Atual Evaluation, Certification and Support System for the Use of Software for Education and Training. Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - Atual Conceção e Avaliação de Projetos e de Instituição Educativas [Design and Evaluation of Projects and Educational Institutions] Mestrado no Ensino das Artes Visuais (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/02 - Atual SIMF: Unidade de Contacto com o exterior [Contact Unit with the community] Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade do Porto, Portugal
2014/02 - Atual Conceção e Gestão de Projetos [Project Design and Management] Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade do Porto, Portugal
2009/09 - Atual Laboratório Multimédia e Educação (1.º ciclo de estudos) [Multimedia Laboratory and Education] Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade do Porto, Portugal
2002/09 - 2014/08 Comunicação Educacional Multimédia (1.º ciclo - licenciatura) [Multimedia Educational Communication] (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2002/09 - 2014/08 Internet (pós.graduação TIC) (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2002/09 - 2014/08 Comunicação Multimédia (Mestrado TIC) [Multimedia Communication] (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2002/09 - 2014/08 Tecnologias da Comunicação em Rede (Mestrado TIC) [Network Communication Technologies] (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2002/09 - 2014/08 Trabalho de Campo Antropológico (1.º ciclo - licenciatura) [Anthropological Fieldwork] (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2002/09 - 2014/08 Informática e Sistemas de Educação [Informatics and Education Systems] (Outros) Instituto Piaget, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/09 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2013/06 - Atual Associação Nacional de Professores

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2010/01 - 2013/12 President of the Pedagogical Council
Presidente / Vice-presidente
Instituto Piaget, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Best Paper" of the 2023 of the 4th IEEE Conference E-Learning and innovation in Education.
4th IEEE Conference E-Learning and innovation in Education, Marrocos
2020 ERASMUS+ Inspiring Project 2020
Erasmus+ Youth in Action Portuguese Agency, Portugal
2019 BPI "La Caixa" Solidário Award
BPI, Portugal
2015 WSIS 2015 prize nomination- E-learning in prisons
WORLD SUMMIT ON THE INFORMATION SOCIETY, Suiça

Outra distinção

2017 Honorable mention - vídeo Women participation in politics
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal