???global.info.a_carregar???
Ana Benavente is Full Professor and President of the Ethics Committee of the Lusófona University of Humanities and Technologies, Lisbon, Coordinator of the Observatory of Education and Training Policies (OP.Edu), Integrated Researcher of the Centre for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CeiED) in national and international projects. She did all her academic training in Switzerland and has a PhD, since 1985, in Education Sciences from the University of Geneva. She has been a Researcher at the Centre for Pedagogical Research of the Calouste Gulbenkian Foundation, a Lecturer and Chairperson of the Department of Education at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (FCUL) and a Principal Researcher in the area of Education at the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon (ICS- UL). She has conducted action research projects and studies on school exclusion, construction of change processes and educational innovation, adult education and coordinated the first National Literacy Study. She was Vice-President (elected by Europe) of the General Council of the BIE (Bureau International de I'Éducation), UNESCO, Geneva (2001-2005), Member of the CERI Committee (Centre pour la Recherche et l'Innovation) of the OECD (1996-2002), Consultant of the ADEA (Agence pour le Développement de l'Éducation en Afrique (since 2003), World Bank Consultant for education in sub-Saharan Africa (2008), Member of the Portuguese Parliament (1995-2005). She was Secretary of State for Education (1995-2001) in the XIII and XIV Constitutional Governments, presided over by the Prime Minister António Guterres, current UN Secretary General. Government representative to international agencies in Europe, Africa, America, Australia and Japan. With a vast published work and hundreds of participations in Colloquiums, Conferences and Congresses, national and international. Currently, she continues her research and consulting activities in national and international projects. Member of the Board of Trustees of ISCTE-IUL, since 2018. Member of the External Advisory Board of CIES/ISCTE-IUL, since 2018.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Benavente

Nomes de citação

  • Benavente, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
1516-B986-131A
ORCID iD
0000-0002-7423-0197

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016
Em curso
Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"EDUCAÇÃO PARA TODOS: progressos e desafios na Implementação do programa Mais Educação em Pernambuco, 2008-2014." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"A "realidade" e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2015
Concluído
Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"Concepções e práticas da formação inicial de jovens, em alternância, no IEFP, IP: 2010 - 2012" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2015
Concluído
Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"A liderança escolar: diferentes olhares Portugal 2013" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2015
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"Educação integral: múltiplos olhares dos sujeitos no cotidiano da escola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2014
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"Afrânio Pessoa: quando os pinceis pintam a profissão e fazem escola." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2014
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"Limites e Possibilidades do Uso do Computador para a Educação de Alunos com Baixa Visão: Uma experiência realizada no Ensino Médio com Alunos em Manaus/AM." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2014
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"Problemas e perespectivas para o ensino de Física no Município de Sobral - CE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2012
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
"Formação Profissional na geração de auto-emprego nas regiões periféricas: Cabo Verde-Ilha de Santiago (2005 a 2010)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002
Concluído
Metodologia das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Metodologia das Ciências (Física)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Entropia Como Medida da Complexidade e da Estabilidade do Conhecimento em Contextos de Ensino e Aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Cultura e da Comunicação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O Movimento Informático Nas Escolas Portuguesas: Análise Sociológica do Caso de Projecto Minerva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1986
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Outra:Pedagogia
Université de Genève, Suiça
"Ecole, Institutrices et Processus de Changement au Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1985
Concluído
Sciences de l'Education (Doktor (PhD))
Université de Genève Faculté de Psychologie et des Sciences de l'Éducation, Suiça
"Ecole, Institutrices et processus de changement" (TESE/DISSERTAÇÃO)
6/6
1970
Concluído
Licence en sciences de l'éducation (Licence)
Université de Genève Faculté de Psychologie et des Sciences de l'Éducation, Suiça
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
5/6
1968
Concluído
Psychologie Génétique (Diplôme d´études supérieures)
Université de Genève Faculté de Psychologie et des Sciences de l'Éducation, Suiça
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2013 - 2016 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2013 - 2016 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual PISA PT | Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)
0
Investigador
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Impacto do Covid 19 no sistema de ensino português
0
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Desativado
2019 - Atual Projeto Erasmus+ Family-based Open Science Schooling.
0
Investigador responsável
Em curso
2010 - Atual Projeto RIAIPE 3, Projeto de cooperação ente a EU e a AL.
0
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ana Benavente; Sónia Vladimira Correia. "Políticas educativas nos tempos actuais". LAPLAGE EM REVISTA 6 2 (2020): 7-18. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202062906p.7-18.
    10.24115/S2446-6220202062906p.7-18
  2. Ana Benavente; Sónia Vladimira Correia. "Políticas educativas nos tempos actuais: desafios e paradoxos". Laplage em Revista 6 2 (2020): 7-7. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202062853p..
    10.24115/S2446-6220202062853p.
  3. Ana Benavente; Sónia Vladimira Correia. "Políticas educativas nos tempos actuais: desafios e paradoxos". Laplage em Revista 6 2 (2020): 7-18. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202062853p.7-18.
    10.24115/S2446-6220202062853p.7-18
  4. Benavente, Ana. "A Instituição Escolar no séc. XXI ou “Tudo é política”: reflexões, in Revista ELO.23". Revista ELO.23 23 (2016):
  5. Benavente, Ana. "Crise, Austeridade e Educação em Portugal (2011-2014)". Revista Investigar em Educação 3 (2015):
    Publicado
  6. Benavente, Ana. ""O que Investigar em Educação", in Revista Lusófona de Educação, nº 29". Revista Lusófona de Educação 29 (2015): 9-24.
  7. Benavente, Ana; Panchaud, C.. "Lutte contre la pauvreté et éducation pour l’inclusion". Revista Perspectives XXXVIII 2 (2008):
  8. Benavente, A.; Ralambomanana, S.; Mbanze, J.. "Training teachers as key players in poverty alleviation". Prospects 38 2 (2008): 171-187. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-59449099412&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11125-008-9069-7
  9. Benavente, A.; Panchaud, C.. "Good practices for transforming education". Prospects 38 2 (2008): 161-170. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-59449093279&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11125-008-9072-z
  10. Panchaud, C.; Benavente, A.. "Introduction to the open file". Prospects 38 2 (2008): 153-159. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-59449092665&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11125-008-9071-0
  11. Benavente, A.; Panchaud, C.. "Conclusions". Prospects 38 2 (2008): 263-271. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-59449107551&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11125-008-9066-x
  12. Benavente, A.; Panchaud, C.. "A roadmap for action". Prospects 38 2 (2008): 189-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-59449103334&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11125-008-9067-9
  13. Benavente, A.. "The education charter for the future: A strategic tool for education quality in Portugal". Prospects 36 1 (2006): 23-41. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33745605184&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11125-006-7579-8
  14. Benavente, Ana. "O pacto educativo para o futuro: um instrumento estratégico para o desenvolvimento educativo em Portugal". Revista Iberoamericana de Educación 1 34 (2004): 69-108.
    Publicado
  15. César, Margarida; Perret-Clermont, Anne-Nelly; Benavente, Ana. "Modalités de travail en dyades et conduites à des tâches d'algèbre chez des élèves portugais". (2000): http://hdl.handle.net/10451/6437.
  16. Benavente, Ana; Mendes, Helena; Schmidt, Luísa. "Direitos dos cidadãos em Portugal: conhecimentos e opiniões". (1997): http://hdl.handle.net/10071/839.
  17. Benavente, Ana. "Educação, Participação e Democracia: Valores e práticas na instituição escolar". (1993): http://hdl.handle.net/10400.12/2993.
  18. Costa, António Firmino da; Machado, Fernando Luís; Benavente, Ana. "Práticas de mudança e de investigação: conhecimento e intervenção na escola primária". (1990): http://hdl.handle.net/10071/5878.
  19. Benavente, Ana. "Que sociologia na formação de professores?". (1989): http://hdl.handle.net/10071/971.
  20. Benavente, Ana; Costa, António Firmino da; Grácio, Sérgio. "A reforma do ensino: um processo social". (1989): http://hdl.handle.net/10071/1044.
Capítulo de livro
  1. Benavente, Ana. "Exílios. 2: Testemunhos de exilados e desertores portugueses (1961-1974)". In Exílios. 2: Testemunhos de exilados e desertores portugueses (1961-1974). Portugal, 2017.
  2. Benavente, Ana. "A Educação Permanente, Manifesto Político nas Encruzilhadas da Humanidade: um desafio actual". In Espaços Mundo e Educação: desafios no Brasil e em Portugal, 237-260. Brasil: Editora da Universidade Federal de Paraíba, 2014.
    Publicado
  3. Benavente, Ana; Guedes, Aníbal José Reis. "PARA UMA ESCOLA COM SENTIDO: de Gutemberg a Google". In Espaços-mundo e educação: desafios no Brasil e em Portugal, 219-235. 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Benavente, Ana. Espaços Mundo e Educação: desafios no Brasil e em Portugal. 2014.
Livro
  1. Benavente, Ana. Retrato da investigação no ISCTE – IUL. Lisboa, Portugal. 2018.
    Publicado
  2. Benavente, Ana. Escola em Tempos de Crise: problemas desafios e perspectivas.. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2013.
    Publicado
  3. Benavente, Ana. Cientistas Sociais e Responsabilidade Social no Mundo Actual. Braga, Portugal. 2012.
    Publicado
  4. Benavente, Ana; BARRETO, ANTONIO. Pátria Utópica. O Grupo de Genebra Revisitado. Portugal: Bizâncio. 2011.
  5. Benavente, Ana. Educação e Conhecimento: a experiência dos que avançaram. Brasília, Brasil. 2004.
  6. Benavente, Ana. Education,economy and development: learning from successful cases. 2004.
  7. Benavente, Ana. Do Outro Lado da Escola. Lisboa, Portugal. 2000.
  8. Benavente, Ana. Escola professoras e processos de mudança. Portugal: Livros Horizonte. 1999.
  9. Benavente, Ana. A Literacia em Portugal. Resultados de uma pesquisa extensiva e monografia. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbekian. 1996.
  10. Benavente, Ana. Renunciar à escola – o abandono escolar no ensino básico. Portugal: Fim de Século. 1994.
  11. Benavente, Ana; Correia, Adelaide Pinto. Obsta´culos ao sucesso na escola prima´ria. Portugal. 1980.
  12. Benavente, Ana. Educação popular em Portugal: 1974-1976. Portugal: Livros Horizonte. 1979.
  13. Benavente, Ana. Escola primária portuguesa: 4 histórias de liberdade. Portugal: Livros Horizonte. 1979.
  14. Benavente, Ana; Melo, Alberto. Expériences d'éducation populaire au Portugal, 1974-1976. França: Unesco. 1978.
  15. Benavente, Ana. A Escola na sociedade de classes – o insucesso escolar. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 1976.
Recurso online
  1. Benavente, Ana. Os anos negros da escola pública em Portugal. 2013. http://www.op-edu.eu/artigo/os-anos-negros-da-escola-publica-em-portugal).
Relatório
  1. Benavente, Ana. 2016. Educação 2016: Transição e Expectativas. Relatório anual do OP.Edu..
  2. Benavente, Ana. 2015. “Retrato da Investigação Científica no ISCTE”, Conselho Geral do ISCTE.
  3. Benavente, Ana. 2015. Menos Estado social, uma Escola mais desigual. Relatório anual do OP-Edu..
  4. Benavente, Ana. 2014. O estado da Educação num Estado intervencionado - Portugal 2014. Relatório anual do OP.Edu..
  5. Benavente, Ana. 2013. Educação Levanta-te e luta – 2 anos de governo de direita ao serviço da troika.
Tese / Dissertação
  1. Lima, Maria de Lourdes Silva. "Formação de professores de jovens e adultos para o uso das tecnologias da informação e comunicação". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10437/9630.
  2. Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida. "A ''realidade'' e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10437/7459.
  3. Nunes, Marisete Domingues Ribeiro. "Educação integral : múltiplos olhares dos sujeitos no cotidiano da escola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6151.
  4. Glazar, Ormi Cristina Guimarães. "A liderança escolar : diferentes olhares : Portugal 2013". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10437/6152.
  5. Mendes, Lúcio Cabral. "A formação profissional na criação de autoemprego nas regiões periféricas: Cabo Verde – Ilha de Santiago (2005 a 2010)". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10437/5190.
  6. Galvão, Cecília. "Professor : o início da prática profissional". Doutoramento, 1998. http://hdl.handle.net/10451/42641.
  7. Dores, António Pedro. "O movimento informático nas escolas portuguesas: análise sociológica do caso do projecto Minerva". Doutoramento, 1996. http://hdl.handle.net/10071/280.
  8. Rebelo, Maria Teresa dos Santos. "Os discursos nas práticas de cuidados de enfermagem : contributo para a análise das representações sociais de enfermagem". Mestrado, 1996. http://hdl.handle.net/10451/32441.
  9. César, Margarida, 1958-. "O papel da interacção entre pares na resolução de tarefas matemáticas : trabalho em diáde vs. trabalho individual, em contexto escolar". Doutoramento, 1994. http://hdl.handle.net/10451/45335.
  10. Ramos, Lucília Carreira. "A escola na inserção social e profissional dos jovens : Portugal anos 90 : análise dos discursos actores sociais". Mestrado, 1992. http://hdl.handle.net/10451/43023.
  11. Galvão, Cecília. "Centros de recursos educativos : potencialidades e actualidade". Mestrado, 1991. http://hdl.handle.net/10451/43769.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/13 7th Edition Beyond Med | Mesa Redonda: Please Ready Yours Computers: How to Create Effective and Transparent Online Assessments 7th Edition BeyondMed
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/09/29 Viver em tempos incertos: a educação e a pandemia, desafios e responsabilidades. O impacto do Covid19 no sistema de ensino português
ULHT/ Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento CeiED (Lisboa, Portugal)
2020/07/24 Impacto do Covid 19 no Sistema de Ensino Português 10ºEncontro de Investigadores do CeiED
(Lisboa, Portugal)
2020/07/22 Comentadora da Conferência de Abertura "Em tempos de novas desigualdades, uma revisitação da obra de Pierre Bourdieu, A Reprodução" por João Teixeira Lopes" Em tempos de novas desigualdades, uma revisitação da obra de Pierre Bourdieu, A Reprodução” por João Teixeira Lopes
(Lisboa, Portugal)
2020/07/02 "Investigação em Educação: Olhares plurais na co-criação da justiça cognitiva”. 9º Encontro de Investigadores do CeiED 9º Encontro de Investigadores do CeiED
(Lisboa, Portugal)
2020 Sociomuseologia Cátedra Unesco "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural" - “Paulo Freire: a mudar vidas e políticas para a educação permanente e democrática- testemunho”. “Paulo Freire: a mudar vidas e políticas para a educação permanente e democrática- testemunho”.
(Lisboa, Portugal)
2019/01/25 Desigualdades Sociais e Educativas: que lugar na Investigação? III ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
ULHT (Lisboa, Portugal)
2018/05/24 Literacia e educação de adultos: desafio atual. Seminário "Educação Social e Intervenção Comunitária. Educação Envelhecimento Eclosão Social e Espiritualidade" Educação Social e Intervenção Comunitária. Educação Envelhecimento Eclosão Social e Espiritualidade
(Lisboa, Portugal)
2018/01/29 Regulação transnacional e políticas de educação II Conferência Internacional de Educação Comparada. O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis
(Lisboa, Portugal)
2018/01/05 Painel 2 | Regulação Transnacional e Políticas de Educação II Conferência Internacional de Educação Comparada. O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis II Conferência Internacional de Educação Comparada. O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2018 Seminário Pedagogia e Organização Que relação? Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra, Escola Secundária Sebastião e Silva
(Oeiras, Portugal)
2018 “A literacia em Portugal 25 anos depois” continuação do 1º Estudo Nacional de Literacia. Coordenadora. CeiED/CIES-ISCTE-IUL
2017/12 "Literacia e Educação Permanente: Como se faz um País", no 1º Encontro Educação de Adultos prá Vida, APCEP, ESE Coimbra 1º Encontro Educação de Adultos prá Vida
(Coimbra, Portugal)
2017/11/29 Coordenadora do painel Instituições mediadoras da mobilidade académica na CPLP – partilha de boas práticas na Conferência Mobilidade Académica e Juvenil na CPLP: desafios e soluções.
(Lisboa, Portugal)
2017/10 "A literacia em Portugal duas décadas após o Estudo Nacional de Literacia", no Colóquio Leitura, Literacia e Cidadania. FCT/ISCTE- IUL Colóquio Leitura, Literacia e Cidadania
ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
2017/07/03 "O que investigar em Educação? Produção de conhecimento e impactos institucionais e sociais" II Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Educação, FCT/CIE-Universidade da Madeira II Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Educação
(Madeira, Portugal)
2017/07/03 "O que investigar em Educação? Produção de conhecimento e impactos institucionais e sociais" I Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Educação, FCT/CIE-Universidade da Madeira II Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Educação
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2017/05 "A Educação para todos, a democracia e o nosso futuro", no Ciclo Horizontes do Futuro Ciclo Horizontes do Futuro
(Loulé, Portugal)
2017 Aula Aberta. Intervenção social - educação e sociedade - humanismo, cidadania e direitos, OP.edu, ULHT
(Lisboa, Portugal)
2016/11/18 Moderadora na Mesa Redonda - Promoção da Língua Portuguesa: ações e projecções, do Congresso de Língua e Cultura Portuguesas. Memória, inovação e diversidade Congresso de Língua e Cultura Portuguesas. Memória, inovação e diversidade
ULHT/ Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento CeiED (Lisboa, Portugal)
2016/07/04 "Investigar em Educação: como romper o cerco". Encontro Ciência 2016: Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal. Entre a academia, as escolas e a sociedade. A investigação em educação na contemporaneidade Encontro Ciência 2016: Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal. Entre a academia, as escolas e a sociedade. A investigação em educação na contemporaneidade
(Lisboa, Portugal)
2016/07 "Contributos da sociedade civil para um diálogo entre povos", 7º Encontro de Investigadores. Lusofonia: da Dominação Colonial à Cooperação, CeiED/ULHT 7º Encontro de Investigadores. Lusofonia: da Dominação Colonial à Cooperação
ULHT/ Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento CeiED (Lisboa, Portugal)
2016/07 "Projeto de Cooperação entre o IE-ULHT e a CPLP". In 7º Encontro de Investigadores. Lusofonia: Da dominação Colonial à Cooperação, 7º Encontro de Investigadores. Lusofonia: Da dominação Colonial à Cooperação
Ceied (Lisboa, Portugal)
2016/05/30 "Educação Permanente. Concepções e Políticas". Encontro Nacional da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP). Educação Permanente em Tempo de Mudança: Saber para Transformar Encontro Nacional da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP)
(Lisboa, Portugal)
2016/03/11 Coordenadora do painel Instrumentos Jurídicos da CPLP para a mobilidade académica. Conferência Mobilidade Académica na CPLP: uma reflexão sobre o presente, um desafio para o futuro, CPLP Conferência Mobilidade Académica na CPLP: uma reflexão sobre o presente, um desafio para o futuro
CPLP (Lisboa, Portugal)
2016/01/25 Coordenadora de painel no I Congresso de Educação Comparada. A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais I Congresso de Educação Comparada. A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
(Lisboa, Portugal)
2016 Intervenção em “Encontros Imaginários” do Grupo Teatro A Barraca – intervenções publicadas no livro Costa, H.
(Portugal)
2015/12/10 "Educação para todos. A escola que temos a escola que queremos" In 7ª Tertúlia Pensar Educação. Universidade de Aveiro 7ª Tertúlia Pensar Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015 Coordenadora da Mesa Redonda As Comissões Nacionais da UNESCO dos Estados Membros da CPLP
2015 "A Educação para todos: um desafio democrático" I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, Universidade de Cabo Verde, Praia I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação
Universidade de Cabo Verde (Praia, Cabo Verde)
2014/11 Conferência Inaugural: Educação Artística e Educação para todos: para uma escola com sentido I Congresso Internacional As Artes na Educação
(Amarante, Portugal)
2014/07 É possível democratizar a escola assegurando a qualidade das aprendizagens para todos? Seminário Internacional de Educação
Secretaria Municipal de Educação (SEMED) (Lisboa, Portugal)
2014 Apresentação (Biblioteca da Sociedade Nacional de Belas Artes) do livro Queiroz, C. (2014). Quem Tem Medo de Frankenstein. Viagem ao Mundo de Mary Shelley Biblioteca da Sociedade Nacional de Belas Artes
(Lisboa, Portugal)
2013/10 "Desafios e obstáculos à educação superior democrática" (como especialista convidada) III Seminário Internacional da RIAIPE: Paulo Freire e a Educação Superior, UNINOVE III Seminário Internacional da RIAIPE: Paulo Freire e a Educação Superior
UNINOVE (Brasil)
2013/10 "A formação de professores e o ensino superior", no Seminário Internacional de Formação de Professores, UNISUL Seminário Internacional de Formação de Professores
UNISUL (Santa Catarina)
2013/07 EPT: Uma escola com sentido: do currículo às aprendizagens. In Seminário Internacional de Educação: Concepções e sentidos Seminário Internacional de Educação: Concepções e sentidos
Secretaria Estadual da Educação (SEDUC) (Porto Alegre, Brasil)
2013 Apresentação (Casa da Achada) do livro Cabeçadas, H. (2013).Bruxelas, Cidade de Exílios. Lisboa: Chiado Editora
(Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/05/30 - 2019/06/01 I Congresso Internacional 2019 | Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (2019/05/30 - 2019/06/01)
Congresso
2018/11/30 - 2018/11/30 "Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido: 50 anos de presença nas sociedades” ULHT/CeiED - Colóquio Homenagem a Paulo Freire nos 50 anos da Pedagogia do Oprimido. A influência de Paulo Freire nas organizações e Projetos de intervenção comunitária no Séc. XXI. (2018/11/30 - 2018/11/30) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - Atual Membro do grupo de trabalho da Comissão de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP promotor e coordenador das iniciativas (intervenção na conceção, organização, moderação e sínteses finais): Mobilidade Académica na CPLP: uma reflexão sobre o presente, um desafio para o futuro
Membro

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/05 - 2020/05 Ação de formação acreditada de professores (on line): Educação, Cidadania e Sociedade (Centro de Formação de Associação de Escolas Francisco de Holanda, Guimarães)

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/05/24 "O que fica do que passa", in Público, 24.05.2020, parceria com a Associação Portuguesa de Sociologia (APS) Público
2020/05/01 "Novas oportunidades para o sistema de ensino: que fazer?", in Público, 01.05.2020 Público
2020/04/25 "Os Problemas na Educação", in Expresso, 25.04.2020 Expresso
2020/04/09 Benavente, A, Gomes, R.M., Peixoto, P. (2020). “Impacto do Covid 19 no sistema de ensino português”. Comunicado dos resultados parciais. Agência Lusa, Antena 1, SIC, Jornais Expresso, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Revista Visão, site Educare (Porto Editora) e jornais regionais (Diário das Beiras, Jornal da Madeira).
2019 "Educação 2018/2019: Reflexões críticas." http://www.op-edu.eu/artigo/educacao-2018-2019-reflexoes-criticas-education-2018-2019-critical-reflections
2016/11 “O Dia Seguinte: o que a troika fez à Escola”, in Monde Diplomatique, edição portuguesa, outubro de 2016 Monde Diplomatique
2016/10 "O Dia Seguinte: o que a troika fez à Escola", in Monde Diplomatique, edição portuguesa, Outubro de 2016¿ Monde Diplomatique
2016 "Exames para que te quero", in Público, 2016 Público
2014/10/21 "Rigor mortis", in Público, 21.10.2014 Público
2014 "Os Exames: uma escola empobrecida e centrada na competição individual", SPGL SPGL
2013/09/27 "A crise, a dívida e a culpa", in Público, 27.09.2013 Público
2013/09/18 "A morte das baleias", in Público, 18.09.2013 Público
2013/08/29 "Educação Para Todos: um incêndio que dura há dois anos". In Público, 29.08.2013 Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2017/10 - 2017/10 Programa Radiofónico/RDP/RTP| Antena 1 - entrevista 11 de 12, da Jornalista Ana Aranha. Memórias do Exílio a publicar em livro em 2018

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Membro do grupo de trabalho da Comissão de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP promotor e coordenador das iniciativas (intervenção na conceção, organização, moderação e sínteses finais): Mobilidade Académica e Juvenil na CPLP: desafios e soluções
Membro
2017 - Atual Presidente da Comissão Especializada de Educação Científica, Coordenadora do Estudo: Retrato da investigação no ISCTE –IUL (relatório base e documento síntese de divulgação),
Presidente / Vice-presidente
2016 - Atual Membro da Comissão de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP (Parceiros Consultivos).
Membro
2016 - Atual Responsável pelo Projeto “Instituto Paulo Freire da CPLP”, com a participação da OEI,UNILAB e AULP
Outro
2015 - Atual Conselho Geral do ISCTE, coord, Presidente da Comissão Especializada de Educação Científica
Presidente / Vice-presidente
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - Atual Membro do Grupo de Trabalho “Universidades e Políticas de Educação Superior” do Conselho Latino - Americano de Ciências Sociais
Membro
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina
2010 - Atual Membro do Conselho Latino - Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
Membro
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina
2010 - Atual Coordenadora do OP.Edu (Observatório de Políticas de Educação e Formação) do CeiED/CES.
Coordenador