Identification
Personal identification
- Full name
- Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá
Citation names
- Araújo e Sá, Maria Helena
- Araújo e Sá, M. H.
- Maria Helena Araújo e Sá
- Araújo e Sá, H.
- Araújo e Sá, Helena
Author identifiers
- Ciência ID
- 141F-D734-8F08
- ORCID iD
- 0000-0002-6623-9642
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=f37OW4UAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
- Researcher Id
- C-4252-2014
- Scopus Author Id
- 34767752300
Email addresses
- helenasa@ua.pt (Profissional)
Telephones
- Telefone
-
- 234372415 (Profissional)
Addresses
- Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro. Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.ua.pt/person/10308507 (Profissional)
Knowledge fields
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | ||
Catalão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | ||
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Didática e Desenvolvimento Curricular das Línguas Estrangeiras. | Didactics and Curriculum Development of Foreign Languages
(Título de Agregado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
|
n/a |
1996
Concluído
|
Didáctica | Didactics (Doutoramento)
Major in Outra:Didáctica das Línguas
Universidade de Aveiro, Portugal
"Processos de Interacção Verbal em Aula de Francês Língua Estrangeira: Contributos para o Estudo das Actividades Dialógicas
de Adaptação Verbal" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovação com Distinção e Louvor |
1988
Concluído
|
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. | Pedagogical Aptitude and Scientific Ability Tests (Outros)
Major in Didáctica do Francês
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Muito Bom |
1983
Concluído
|
Ensino de Português/Francês | Portuguese/French teaching (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
16 |
Affiliation
Docência no Ensino Superior
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/09/15 - Current | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2005/12/02 - 2012/09/18 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996/12/13 - 2005/12/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1988/06/18 - 1996/12/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1984/10/10 - 1988/06/17 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Cargos e Funções
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2008/03/18 - 2016 | Vice-Coordenadora | Vice-Coordinator | Universidade de Aveiro Centro de Investigacao Didatica e Tecnologia na Formacao de Formadores, Portugal |
Outros
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016/06 - Current | Coordenadora | Coordinator | Universidade de Aveiro Centro de Investigacao Didatica e Tecnologia na Formacao de Formadores, Portugal |
2014/09/01 - Current | Diretora do Programa Doutoral em Educação | Director of the Ph.D. Program in Education | Universidade de Aveiro, Portugal |
1999 - 2021 | Co-coordenadora do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) | Co-coordinator of the Open Laboratory for Foreign Language Learning (LALE) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2012/09/19 - 2020 | Professor Associado com Agregação | Associate Professor with "Agregação" | Universidade de Aveiro, Portugal |
1999 - 2019 | Co-coordenadora do Laboratório Aberto para a Aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LALE) | Co-coordinator of the Open Laboratory for Foreign Language Learning (LALE) | Universidade de Aveiro Centro de Investigacao Didatica e Tecnologia na Formacao de Formadores, Portugal |
Projects
Projeto
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024 - Current | ERGUES - Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe. | ERGUES - Education and the Reform of Educational
Governance in São Tomé and Príncipe.
N/A
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua |
2021/09/07 - Current | PEBIF - Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira. | PEBIF - Bilingual and Intercultural Border Schools Project.
n/a
Investigador responsável
|
|
2022/12/01 - 2025/11/30 | BOLD - Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European universities.
2022-1-DE01-KA220-HED-000086001
Investigador
|
|
2020/01/01 - 2024/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (financiamento base) | Research Centre
Didactics and Technology in the Education of Trainers (2020-2024 - base funding)
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/01/01 - 2024/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (financiamento programático) | Research
Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers (2020-2024 - programmatic funding)
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/11/01 - 2024/10/31 | A-PEL: Valorisation des biographies langagières - parcours numérique (Enhancement of language biographies)
2021-1-FR01-KA220-SCH-000027795
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2023 - 2024 | Lecionação de duas unidades curriculares e supervisão de estágio em Mestrados do ISCED-Cabinda (Angola), ao abrigo de protocolo
entre a UA e a UTG. | Teaching two curricular units and supervising an internship in ISCED-Cabinda (Angola), under a protocol
between UA and UTG
N/A
|
|
2021/03/01 - 2023/02/28 | CoMMiTTEd - Covid, Migrants and Minorities in Teacher Education: A Fake News Observatory to promote Critical Thinking and
Digital Literacy in Times of Crisis
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2020/01/01 - 2023/01/31 | PAISE-STP: Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe - 2019/2022. [Integrated Support Program
for the Education Sector in São Tomé and Príncipe - 2019/2022]
Investigador
|
|
2023 - 2023 | Regência da Unidade Curicular "Desenho Curricular" do Doutoramento em Educação do ISCED-Huíla (Angola), ao abrigo de Protocolo
com a Universidade de Aveiro. | Teaching the "Curriculum Design" course unit of the Doctorate in Education at ISCED-Huíla
(Angola), under a protocol with U. Aveiro
N/A
|
|
2020/09/01 - 2022/08/31 | FacingFIRE: Service-learning to improve training and employability in wildfire management in southern Europe
Investigador
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2020/09/01 - 2022/08/01 | A RAIA: formar para o plurilinguismo e a interculturalidade na fronteira Espanha-Portugal
s/d
Investigador responsável
|
Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI)
Em curso
|
2019/09 - 2022/08 | HiLives - Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives
2019-1-PT01-KA203-061312
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2019 - 2022 | TEDS - Teacher education for sustainability. Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher
education
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2019 - 2022 | Kamilala : un projet créatif d'inclusion sociale par l'ouverture aux langues et aux cultures. [Kamilala: a creative project
for social inclusion through openness to languages and cultures]
Investigador
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2019 - 2022 | LOCALL - LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context
2019-1-DE03-KA201-060024
Investigador
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency |
2018/09/01 - 2021/08/31 | LLOM - Learning Languages Online in the age of Mobility
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
2020 - 2021 | (In)Fluência | (In)Fluency
n/a
Investigador
|
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology
in the Education of Trainers]
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/11 - 2019/11 | AMICAE° - Analyse des médiations innovantes de la culture et de l'art pour une Europe ouverte: Ecoles plurilinguismes et migrations. | AMICAE° - Analysis of innovative cultural and artistic mediations for an open Europe: Multilingual schools and migrations. | Alliance Europa |
2016/09 - 2019/08 | EVAL-IC - Evaluation des compétences en intercompréhension : réception et interactions plurilingues. [EVAL-IC - Evaluation
of intercomprehension skills: reception and plurilingual interaction]
2016-1-FR01-KA203-024155
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
European Commission |
2015/09 - 2018/09 | SPIRAL: School-teacher Professionalisation: Intercultural Resources And Languages
2015-1-FR01-KA203-015134
Investigador
|
European Commission |
2016/09 - 2017/09 | EUROMEC: Jean Monnet Network European Identity, Culture, Exchanges and Multilingualism
553397-EPP-1-2014-1-BG-EPPJMO-NETWORK
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigacao Didatica e Tecnologia na Formacao de Formadores, Portugal
|
European Commission |
2015/09 - 2017/09 | KOINOS - European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices
2015-1-ES01-KA203-016127
|
European Commission |
2012/12 - 2015/11 | MIRIADI - Mutualisation et Innovation pour un Réseau de l'Intércomprehension à Distance. [MIRIADI - Mutualization and Innovation
for a Distance Intercomprehension Network]
Investigador responsável
|
European Commission |
2012 - 2015 | P@lmes: Passeport Numérique de Compétences pour améliorer l'emplyabilité des lauréats de l'Enseignement Supérieur marocain.
[Digital Skills Passport to enhance the employability of Moroccan higher education graduates]
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2013 | Imagens do Ensino do Português no Estrangeiro. [Images of Teaching Portuguese Abroad]
n/a
Outra
|
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2012 | FORMICA - FORMation à l'InterCompréhension Appliquée. | FORMICA - TRAINING in Applied Intercomprehension.
n/a
Investigador
|
|
2008 - 2011 | Redinter - Rede Europeia de Intercompreensão. [European Intercomprehension Network]
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
|
2007/10/01 - 2010/12/30 | Línguas e Educação: construir e partilhar a formação. [Languages and Education: building and sharing training]
PTDC/CED/68813/2006
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/09/01 - 2010/10/31 | PROJECTO SEARA - SUCESSO EDUCATIVO E AUTONOMIA RELATIVA ALARGADA
PTDC/CED/67930/2006
Universidade de Aveiro, Portugal
Escola Secundária de Adolfo Portela, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/01 - 2010/04 | GALAPRO: Formação de formadores para a intercompreensão em Línguas Românicas. [Training trainers for intercomprehension in
Romance Languages]
Investigador responsável
|
European Commission |
2007 - 2010 | SEARA: Sucesso Educativo e Autonomia Relativa Alargada. [Educational Success and Extended Relative Autonomy]
Investigador
|
Concluído
|
2006 - 2009 | EMIP/DL - Didáctica de Línguas: um estudo meta-analítico da investigação em Portugal. | Language Teaching: a meta-analytical
study of research in Portugal
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia |
2006 - 2009 | Chain Stories
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigacao Didatica e Tecnologia na Formacao de Formadores, Portugal
|
Erasmus |
2003 - 2006 | Imagens das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue. [Images of
languages in intercultural communication: contributions to the development of plurilingual competence]
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia |
2003 - 2005 | PLURIEDUCA: Análise e construção da competência plurilingue: percursos didácticos para uma educação em línguas. [Analysis
and construction of plurilingual competence: didactic paths for language education]
n/a
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
2003 - 2005 | Supervisão e desenvolvimento profissional. [Supervision and professional development]
n/a
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluído
|
2001 - 2004 | GALANET: site pour le développement de l'intercompréhension en langues romanes. [site for the development of intercomprehension
in Romance languages]
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Erasmus
Concluído
|
1999 - 2003 | Processos interaccionais na construção das comunicações didácticas. Observação e formação de professores. [Interactional processes
in the construction of didactic communications. Observation and teacher training]
n/a
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Concluído
|
2000 - 2001 | O desenvolvimento da competência plurilingue: propostas didácticas para uma gestão flexível do currículo (do 3º ciclo do ensino
básico ao ensino secundário). [The development of plurilingual competence: didactic proposals for flexible curriculum management
(from the 3rd cycle of basic education to.]
Projecto nº 22/2000
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Instituto de Inovacao Educacional
Concluído
|
1998 - 2001 | ILTE - Intercomprehension in Language Teacher Education
56290-CP-1-98-1-PT-LA
Universidade de Aveiro Centro de Investigacao Didatica e Tecnologia na Formacao de Formadores, Portugal
|
Erasmus
Concluído
|
1995/12 - 1999/05 | GALATEA: Desenvolvimento da compreensão em línguas românticas. [Developing comprehension in romance languages]
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
1995 - 1998 | Português Língua Estrangeira: materiais para o desenvolvimento de uma competência sócio-cultural. [Portuguese as a Foreign
Language: materials for developing socio-cultural competence]
n/a
Investigador
|
Concluído
|
1992 - 1998 | EURECA/DL - Ensino Universitário Reflexivo Chave para a Autonomia/Didáctica das Línguas. [Reflective University Teaching Key
to Language Autonomy/Didactics]
n/a
Investigador
|
Concluído
|
1993 - 1996 | IVLE - Processos de interacção verbal em aula de francês língua estrangeira: observação e formação de professores. [Verbal
interaction processes in the French foreign language classroom: observation and teacher training]
PI/48/93
Investigador
|
Instituto de Inovacao Educacional
Concluído
|
1991 - 1994 | GRIPIL - Groupe de Recherche et d'Ingénierie Pédagogique Inter-Langues. Apprendre à Apprendre les Langues. [Groupe de Recherche
et d'Ingénierie Pédagogique Inter-Langues. Learning to Learn Languages]
n/a
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/09/01 - 2023/08/31 | DiCE.Lang - Digital Citizenship Education and Foreign Language Learning | Erasmus Plus
Concluído
|
Outputs
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Activities
Apresentação oral de trabalho
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024 | Interações docentes transfronteiriças nas raias entre Portugal e Espanha: Uma experiência de formação contínua a partir do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF). | Interactions between cross-border teachers in the borderlands between Portugal and Spain: An experience of continuous training from the Bilingual and Intercultural Border Schools Project (PEBIF). | CITER 2024 - Congreso Internacional Transversal de Estudios sobre la Raya 2024 |
2024 | Interculturalidade (s)em fronteira(s): hermenêutica do conceito em projetos colaborativos de aprendizagem desenvolvidos na Raia luso-espanhola. | Interculturality (s)on the border(s): hermeneutics of the concept in collaborative learning projects developed in the Portuguese-Spanish Raia. | CITER 2024 - Congreso Internacional Transversal de Estudios sobre la Raya 2024 |
2023 | Línguas são portas: a didática de línguas em contextos multilingues. | Languages are doors: language teaching in multilingual contexts. |
(Goa, Índia)
|
2023 | Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) | Bilingual and Intercultural Border Schools Project (PEBIF) | VII Jornadas da Prática Pedagógica
(Bragança)
|
2023 | O Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira: proposta educativa no âmbito da intercompreensão entre Portugal-Espanha. | The Bilingual and Intercultural Border Schools Project: an educational proposal for intercomprehension between Portugal and Spain. | IC2023 - Intercompréhension - Bilans et perspectives: vers de nouveaux contextes
(Chambéry)
|
2023 | Intercompreensão na formação contínua de professores: reflexões a partir do Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) | Intercomprehension in ongoing teacher training: reflections from the Bilingual and Intercultural Border Schools Project (PEBIF) | IC2023 - Intercompréhension - Bilans et perspectives: vers de nouveaux contextes
(Chambéry)
|
2023 | "Grand témoin" IC2023 - "Intercompréhension - Bilans et perspectives: vers de nouveaux contextes" | IC2023 - "Intercompréhension - Bilans et perspectives: vers de nouveaux contextes"
(Chambéry)
|
2023 | Línguas bonitas do meu coração: reflexões em torno dos estilhaços recentes em Didática das Línguas. | Beautiful languages of my heart: reflections on recent shards in Language Didactics. | Ciclo de Seminários "Ensino-aprendizagem do português língua não-materna: reflexões sobre contextos, materiais didáticos e práticas pedagógicas" |
2023 | Bridging TV shows and Online Videos Watching Practices to Language Awareness and Multiliteracies in a University Classroom. | ECER23 - European Conference on Educational Research 2023
(Glasgow)
|
2022 | O ensino da Literatura na promoção da Competência Intercultural: formação de professores em Moçambique. Mesa Redonda "Télécollaborations Interculturelles". | The teaching of Literature in the promotion of Intercultural Competence: teacher training in Mozambique. Round Table "Télécollaborations Interculturelles". | CIELELE - Colóquio Internacional sobre o Ensino de Literatura no Ensino de Línguas Estrangeiras, Programa de Pós-Graduação
Em Linguagem e Ensino
(Paraíba, Brasil)
|
2022 | A estereotipização do Outro na composição multimodal de "fake news" sobre o COVID: um estudo no âmbito do projeto europeu CoMMITTEd. | The stereotyping of the Other in the multimodal composition of "fake news" about COVID: a study in the framework of the European project CoMMITTEd. | VIII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa |
2022 | Social Representation of Teachers on Sustainability and Education for Sustainability in Lithuania and Portugal. | Conférence européenne sur la formation des enseignants et des équipes éducatives à l'éducation au développement durable.
(Nantes, França)
|
2022 | Dialogues autour de la Ciudad Vieja : expérimentations créatives à travers le plurilinguisme. | Journée d’étude International
(Paris, França)
|
2022 | Bi/Plurilinguismo e Interculturalidade em escolas de fronteira: olhares a partir de um projeto. | Bi/Plurilingualism and Interculturality in border schools: insights from a project. | Colloque Acedle 2022: didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s).
(Aveiro, Portugal)
|
2021 | KAMILALA : Déclinaisons d’un projet artistique innovant favorisant les approches plurielles (Partie 1). | 9ème Congrès International de l’Association EDILIC |
2021 | Português Língua Pluricêntrica no Contexto Multilingue Moçambicano: Um Olhar Sobre a Política Linguística Educativa. | Portuguese as a Pluricentric Language in the Mozambican Multilingual Context: A Look at Educational Language Policy. | Congresso internacional de Línguas Pluricêntricas (I PLURI) |
2021 | Marcher son paysage linguistique pour s’approprier les langues, approches plurilingues croisées à l’élémentaire au Canada, au Japon et en Uruguay. | 9ème Congrès International de l’Association EDILIC |
2021 | Educação, Formação e Interculturalidade: a mediação da Literatura nas discussões de Género. | Education, Training and Interculturality: the mediation of Literature in Gender discussions. | Jornadas da Educação - INDE Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação – Moçambique
(Moçambique)
|
2021 | Paysages linguistiques et potentialités formatives : un regard à partir du projet LoCALL. | 9ème Congrès International de l’Association EDILIC |
2021 | Intercompreensão e multiliteracias para surdos: vias para o exercício de cidadania ativa plena. | Intercomprehension and multiliteracies for the deaf: ways to exercise full active citizenship. | V Jornada Nacional de Línguas e Linguagens & I Jornada Internacional de Línguas e Linguagens |
2021 | Deafness and multiliteracies: paths towards inclusion in a plurilingual and multimodal world. | Communication, Culture & Diversity - CCD Working Papers seminar. |
2021 | Plurilinguisme, paysages linguistiques et constructions identitaires : une approche éducative multi-située. | 2021 CCERBAL Conference: Bilingualism and Beyond: Advancing the Thinking on Pedagogies, Policies and Practices.
(Ottawa, Canadá)
|
2021 | Mi calle favorita: linguistic multimodal landscapes in a plurilingual project with School, Families and Museums | 13th International Symposium on Bilingualism (ISB13). Thematic Section “ 17. Linguistic landscapes and multilingual materiality
in flux: promoting language awareness in bi/multilingual education”
(Warsaw, Polónia)
|
2021 | Plurilinguismos indígenas: experiências etnográficas conectando escola, famílias e museus. | Indigenous plurilingualisms: ethnographic experiences connecting schools, families and museums. | Congresso Internacional PluEnPli 2021 |
2021 | ntercomprensión, plurilingüismo e interculturalidad en la frontera hispanoportuguesa. | Intercomprehension, multilingualism and interculturalism in the Spanish-Portuguese border. | Congreso Internacional Transversal de Estudios sobre la Raya (CITER2020) |
2020 | Plurilingual education across contexts: giving participation, equality and social justice through collaborative partnerships linking schools, families and museal institutions. | AILA2020 – World Congress of Applied Linguistics
(Groningen, Países Baixos)
|
2019 | A Interculturalidade nas práticas de educação e formação de professores. | Interculturality in education and teacher training practices. | X Jornadas da Língua Portuguesa
(Maputo, Moçambique)
|
2019 | Explorando as potencialidades das interações plurilingues virtuais: o que nos diz a investigação? | Colloque International International IC2019 : Au-delà des frontières.
(Lyon, França)
|
2019 | Cuium pecus ? Éléments pour le recensement de la curricularisation de l'intercompréhension en langues romanes à partir des expériences d'un groupe d'universités européennes et latino-américaines | Colloque International Didactique des langues & plurilinguisme(s) : 30 ans de recherches (Lidilem & ACEDLE)
(Grenoble, França)
|
2019 | Repères sociolinguistiques pour l’enseignement de l'Intercompréhension : Hommage à Louise Dabène | Colloque International Didactique des langues & plurilinguisme(s) : 30 ans de recherches (Lidilem & ACEDLE)
(Grenoble, França)
|
2019 | Apresentação e coordenação do Painel "Plurilinguismo, Pluricentrismo e Diálogos Interculturais" | Presentation and coordination of the panel "Plurilingualism, Pluricentrism and Intercultural Dialogues". | Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2019)
(Lisbon, Portugal)
|
2018 | Les langues dans la recherche scientifique: une étude auprès des universités publiques au Portugal. | Colloque International sur la gouvernance linguistique des universités et établissements d’enseignement supérieur.
(Paris, França)
|
2018 | Português língua de herança em Portugal: como avaliar e responder aos desafios da diglossia intralinguística em sala de aula? | II International Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language (SINEPLA)
(London, Reino Unido)
|
2018 | Language awareness and Intercomprehesion: which intersections in virtual plurilingual communication? | 14th International Conference of the Association for Language Awareness "Towards Language Aware Citizenship"
(Amsterdam, Países Baixos)
|
2018 | Plurilinguismo e parcerias educativas: Desenvolvimento de um projeto plurilingue entre a escola, as famílias e os museus. | Plurilingualism and educational partnerships: Developing a plurilingual project between school, families and museums. | IV Jornadas Internacionais – Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa
(Córdoba, Argentina)
|
2018 | Researching across languages: a study with doctoral students and supervisors at a Portuguese University. | Second International Conference on Sociolinguistics: Insights from Superdiversity, Complexity and Multimodality (Panel Language
Ideologies and Practices in Scientific Research)
(Budapest, Hungria)
|
2018 | Language ideologies and practices in scientific research. | Second International Conference on Sociolinguistics: Insights from Superdiversity, Complexity and Multimodality
(Budapeste, Hungria)
|
2018 | Research in Education across languages and cultures: voices of doctoral students coming from Portuguese-Speaking Countries and supervisors. | Conference Discourse, Power and Resistance 2018 - Education and the striving for dignity (Symposium Transnational research
across languages and cultures: beyond monolingualism and intercultural competence)
(Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - Current | Correntes de encontro: percursos multimodais através da paisagem linguística da cidade de Aveiro. | Currents of encounter:
multimodal routes through the linguistic landscape of the city of Aveiro.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - Current | Leitura e Escrita no Ensino Bilingue em Moçambique: uma análise do processo de transição da L1 para L2. | Reading and Writing
in Bilingual Education in Mozambique: an analysis of the transition process from L1 to L2.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - Current | O desenvolvimento de competências de comunicação intercultural em situação de aprendizagem colaborativa internacional online:
um estudo com alunos chineses e portugueses de língua estrangeira no ensino superior. | The development of intercultural communication
skills in an online international collaborative learning situation: a study with Chinese and Portuguese foreign language students
in higher education.
Orientador
|
Doutoramento em Português, Faculdade de Línguas e Tradução – Universidade Politécnica de Macau. (Doutoramento) |
2022/09 - Current | O papel do manual didático e do professor no desenvolvimento do conhecimento intercultural na aprendizagem de PLE. | The
role of the textbook and the teacher in the development of intercultural knowledge in learning PLE.
Coorientador
|
Curso de Doutoramento em Português da Universidade Politécnica de Macau - Faculdade de Línguas e Tradução (Doutoramento) |
2021 - Current | Imagens das línguas e culturas na mediação intercultural em contexto de ensino-aprendizagem do português na China. | Images
of languages and cultures in intercultural mediation in the context of teaching and learning Portuguese in China.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação | Ph.D Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - Current | Hacia el hermanamiento: Educação plurilingue e intercultural no contexto fronteiriço luso-espanhol. | Hacia el hermanamiento:
Plurilingual and intercultural education in the Portuguese-Spanish border context
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação | Ph.D Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - Current | Interculturalidade na formação de professores numa perspectiva de investigação-ação-formação: o caso das escolas de fronteira.
| Interculturality in teacher training from an action-research perspective: the case of border schools.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - Current | A interculturalidade nas relações intergeracionais entre crianças e idosos: diálogos, práticas e perspectivas. | Interculturality
in intergenerational relations between children and the elderly: dialogues, practices and perspectives.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação | Ph.D Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - Current | Multiliteracias em estudantes surdos de ensino médio: contributo de um programa de intercompreensão em línguas. | Multiliteracies
in deaf high school students: the contribution of a language intercomprehension program.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação | Ph.D Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - Current | A diversidade linguística e cultural nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa em Moçambique. | Linguistic
and cultural diversity in Portuguese language teaching and learning practices in Mozambique.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação | Ph.D Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/10 - Current | As línguas de Angola na escola perceções dos professores sobre o ensino e aprendizagem da língua nyaneka nkumbi na Huila.
| The languages of Angola at school - teachers' perceptions of teaching and learning the Nyaneka Nkumbi language in Huila
Orientador
|
Educação | Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - Current | Para uma "gramática do poder": as conceções de poder dos diretores a partir de uma análise crítica do discurso. | Towards
a "grammar of power": principals' conceptions of power based on critical discourse analysis.
Coorientador
|
Programa Doutoral em Educação | Ph.D Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - Current | Integração curricular da IC à distância: práticas, regulação e perspectivas. | Curriculum integration of distance learning:
practices, regulation and prospects.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação | Ph.D Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - Current | Didática colaborativa na formação dos professores cooperantes e formadores
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/12/01 - 2024/11/30 | [Postdoc] A presença do debate sobre variação linguística na formação de professores de língua materna do 2.º ciclo em Portugal.
| The presence of the debate on linguistic variation in the training of 2nd cycle mother tongue teachers in Portugal.
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2024/02 | A Didática do Plurilinguismo na (trans)Formação de Professores de Língua Portuguesa. | The Didactics of Plurilingualism in
the (trans)Training of Portuguese Language Teachers.
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Letras | Graduate Program in Literature (Outra)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
2021 - 2023 | [Postdoc] MultiVid - Multilingual video use for plurilingual education at university level. (Bolsa de investigação pós-doutoral
financiada pelo CIDTFF) | MultiVid - Utilização de vídeos multilingues para o ensino plurilingue a nível universitário. (Postdoctoral
research grant funded by CIDTFF)
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2023 | Competências docentes para uma pedagogia de "translinguagem". | Teaching skills for a "translingual" pedagogy.
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2023 | Educação para o plurilinguismo: um projeto na interface escola, museus e famílias. | Education for plurilingualism: a project
at the interface between schools, museums and families.
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2023 | Os repertórios plurilingues no processo de aprendizagem ao longo da vida: o caso dos estudantes maduros da Universidade de
Aveiro. | Multilingual repertoires in the lifelong learning process: the case of mature students at the University of Aveiro.
Orientador
|
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | [Postdoc] Design Instrucional para educação a distância, comunidades dialógicas e formação de professores. | Instructional
design for distance education, dialogic communities and teacher training.
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2021 | Competência plurilingue para educadores de Português Língua de Herança (POLH). Uma proposta de formação colaborativa. | Plurilingual
competence for Portuguese Language of Heritage (POLH) educators. A collaborative training proposal.
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2021 | A disciplina de História no ensino primário em Angola. Do currículo instituído e implementado à apresentação de propostas
potenciadoras da sua qualidade. | History in primary education in Angola. From the established and implemented curriculum
to proposals to improve its quality.
Coorientador
|
Programa Doutoral em Educação | Ph.D Program in Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/07 - 2021 | A competência intercultural na formação inicial de professores moçambicanos de língua portuguesa. | Intercultural competence
in the initial training of Mozambican Portuguese-speaking teachers
Orientador
|
Educação | Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/10 - 2020 | A supervisão colaborativa como forma de potenciar às aprendizagens escolares no ensino técnico-profissional em Angola. | Collaborative
supervision as a way of enhancing school learning in technical-vocational education in Angola.
Orientador
|
Educação | Education (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2020 | Aprender e ensinar numa escola do ensino técnico-profissional: um estudo de caso no Lubango-Angola
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/01/15 - 2019/07/04 | [Postdoc] Crenças e atitudes em relação às línguas e culturas indianas em Moçambique - para um sistema educativo mais inclusivo.
(Docente na Universidade Pedagógica de Moçambique, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) | Beliefs and attitudes towards
Indian languages and cultures in Mozambique - towards a more inclusive education system. (Lecturer at the Pedagogical University
of Mozambique, with a grant from the Calouste Gulbenkian Foundation)
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2019 | Crenças e atitudes em relação às línguas e culturas indianas em Moçambique - para um sistema educativo mais inclusivo. | Beliefs
and attitudes towards Indian languages and cultures in Mozambique - towards a more inclusive education system.
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2018 | [Postdoc] Línguas de herança e formação de professores: que possibilidades de desenvolvimento profissional (Bolsa de pós-doutoramento
financiada pela FCT) | Heritage languages and teacher training: what possibilities for professional development (Post-doctoral
scholarship funded by FCT)
Orientador
|
Pós-Doutoramento em Didática de Línguas (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2018 | [Postdoc] Competência intercultural como dimensão central na internacionalização do ensino superior em Portugal: práticas
colaborativas para o seu desenvolvimento e avaliação (Bolsa de pós-doutoramento financiada pela FCT) | Intercultural competence
as a central dimension in the internationalization of higher education in Portugal: collaborative practices for its development
and evaluation (Post-doctoral research grant funded by FCT)
Orientador
|
Pós-Doutoramento em Didática de Línguas (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2017 | Imagens recíprocas de estudantes universitários portugueses e turcos: para uma mediação intercultural entre Portugal e Turquia
Orientador
|
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2017 | O diálogo intercultural nas escolas portuguesas: o caso do Clube Europeu da Escola Secundária de São Pedro do Sul
Orientador
|
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2016 | [Postdoc] A formação dos professores de italiano mediante a análise da construção de identidades nas interações entre professor
e aluno e entre pares. | The training of Italian teachers by analyzing the construction of identities in interactions between
teacher and student and between peers.
Orientador
|
Pós-Doutoramento em Didática (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2016 | Educação intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico: parcerias envolvendo a escola e a comunidade
Orientador
|
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 - 2016 | Interação Didática em Língua Estrangeira: Contributos de um estudo baseado na dimensão socio-afetiva da aprendizagem colaborativa
Orientador
|
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | O lugar da Hispanoamérica no processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira no Ensino Secundário Português
Orientador
|
Ens Inglês e de Língua Estrang [A/E/F] no 3.º Ciclo Ens Bás e Ens Sec (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | A dimensão intercultural da linguagem não-verbal em contexto de sala de aula: um estudo com uma turma de Espanhol
Orientador
|
Ens Port no 3.º C Ens Bás e Ens Sec e de Lín Est [A/E/F] nos Ens Bás e Sec (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | A DISCIPLINA DE ESPANHOL COMO ESPAÇO DE ABERTURA ÀS LÍNGUAS DE ESPANHA
Orientador
|
Ens Inglês e de Língua Estrang [A/E/F] no 3.º Ciclo Ens Bás e Ens Sec (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | A dimensão intercultural da linguagem não-verbal em contexto de sala de aula: um estudo com uma turma de Espanhol
Orientador
|
Ensino de Português no 3º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Francês/Alemão nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2015 | [Postdoc] Políticas linguísticas nas universidades públicas portuguesas: discursos e práticas institucionais de formação e
de investigação (Bolsa de pós-doutoramento financiada pela FCT) | Language policies in Portuguese public universities: discourses
and institutional practices of training and research (Post-doctoral research grant funded by FCT)
Orientador
|
Pós-doutoramento em Didática de Línguas (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2015 | [Postdoc] O papel das línguas de herança na competência plurilingue dos jovens com background migratório: um estudo de caso
nas escolas do distrito de Aveiro (Bolsa de pós-doutoramento financiada pela FCT) | The role of heritage languages in the
plurilingual competence of young people with a migratory background: a case study in schools in the district of Aveiro (Post-doctoral
research grant funded by FCT)
Orientador
|
Pós-Doutoramento em Didática (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | A integração curricular da intercompreensão no ensino de ELE
Coorientador
|
Ens Port no 3.º C Ens Bás e Ens Sec e de Lín Est [A/E/F] nos Ens Bás e Sec (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2014 | Espanhol Língua Estrangeira em intercompreensão - uma proposta de integração curricular
Orientador
|
Ens Inglês e de Língua Estrang [A/E/F] no 3.º Ciclo Ens Bás e Ens Sec (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2014 | A integração curricular da intercompreensão numa turma de ELE
Orientador
|
Ensino de Português no 3º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Francês/Alemão nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2014 | Línguas em Timor-Leste: que gestão escolar do plurilinguismo | Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 - 2014 | A Educação Intercultural na Formação Contínua do Professor de Línguas
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2013 | Didática de Línguas e a Cultura Linguística no Colégio D. José I
Orientador
|
Ens Port no 3.º C Ens Bás e Ens Sec e de Lín Est [A/E/F] nos Ens Bás e Sec (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 - 2012 | As línguas na Universidade de Aveiro: discursos e práticas
Orientador
|
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 - 2011 | Consciência cultural crítica numa comunidade virtual educativa de línguas
Orientador
|
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 - 2010 | [Postdoc] Dinâmicas plurilingues geradas e expandidas a partir da participação em projectos europeus orientados para a intercompreensão.
(Bolsa de pós-doutoramento financiada pela FCT) | Plurilingual dynamics generated and expanded through participation in European
projects geared towards intercomprehension. (Postdoctoral research grant funded by FCT)
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra) |
2001 - 2006 | A Cultura Linguística em Contexto Escolar: um Estudo no Final da Escolaridade Obrigatória
Orientador
|
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2001 - 2006 | Emergência e Negociação de Imagens das Línguas em Encontros Interculturais Plurilingues em Chat | Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2000 - 2004 | Ansiedade linguística em situação de comunicação oral na sala de aula : um estudo de caso com futuros professores de língua
inglesa / Language anxiety in oral communication in the classroom: a case study of future teachers of english
Orientador
|
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - 2023 | VII Fórum CIDTF (2023) É p'ra amanhã, porque acreditamos hoje! Universidade de Aveiro, 11 de setembro de 2023 (2023 - 2023) | |
2022 - 2022 | Colóquio Acedle 2022 - Didática(s), plurilinguismo(s), mundialização(ões). Universidade de Aveiro, 17 e 18 de novembro de 2022. http://colloqueacedle2022.web.ua.pt/ (2022 - 2022) | |
2022 - 2022 | VI Fórum CIDTFF - CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades? Universidade de Aveiro, 6 de julho de 2022 (2022 - 2022) | |
2021 - 2021 | V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Online, 16 e 17 de abril de 2021. https://enjie.pt/2021/ (2021 - 2021) | |
2020 - 2020 | IV Fórum CIDTFF – Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? Online, 15 de julho de 2020. https://www.ua.pt/pt/cidtff/forum-cidtff (2020 - 2020) | |
2019 - 2019 | III Fórum CIDTFF – 25 anos de Investigação em Educação. Aveiro, Universidade de Aveiro, 1 de julho de 2019. https://www.ua.pt/pt/cidtff/forum-cidtff (2019 - 2019) | |
2019 - 2019 | Seminário Internacional Línguas e culturas nos espaços de diálogo e cooperação internacional: olhares cruzados. Aveiro, Universidade de Aveiro, 10 de maio de 2019. https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=22726 (2019 - 2019) | |
2019 - 2019 | Evaluation des compétences en intercompréhension : réception et interactions plurilingues. Aveiro, Universidade de Aveiro, 26 de janeiro de 2019. (2019 - 2019) | |
2018 - 2018 | II Fórum CIDTFF – Construindo um compromisso com a Ciência Aberta. Aveiro, Universidade de Aveiro, 4 de julho de 2018. https://www.ua.pt/pt/cidtff/forum-cidtff (2018 - 2018) | |
2018 - 2018 | Jornadas da APICAD. A Intercompeensão interativa com Miriadi e para além. Aveiro, Universidade de Aveiro, 3 e 4 de julho de 2018. https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=15056 (2018 - 2018) |
Participação em evento
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - Current | Relatora (com Estela Aguayo) Eixo 2: Línguas e educação intercultural. Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e
Espanhola (CILPE 2023). Línguas, comunicação, educação intecultural e diversidade. Organização de Estados Ibero-americanos
para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Assunção, Paraguai, 23-24 de maio. https://oei.int/pt/escritorios/secretaria-geral/oei-int-cilpe/cilpe-2023
| Rapporteur (with Estela Aguayo) Axis 2: Languages and intercultural education. International Conference on Portuguese and
Spanish Languages (CILPE 2023).
Conferência
|
Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2023). Línguas, comunicação, educação intecultural e diversidade. |
Júri de grau académico
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2017/10/27 | Estágio docente como pesquisa e formação de identidade nas licenciaturas de uma instituição de formação de professores no
Brasil
Arguente
|
Francisca Carneiro Ventura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/06/13 | Paisagem linguística urbana: o caso de Aveiro e sua relevância educativa. | Urban linguistic landscape: the case of Aveiro
and its educational relevance
Vogal
|
Mariana Ribeiro Clemente (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/05 | Didactique du plurilinguisme et intercompréhensio inmtegrée : étude de rpatiques en terrain catalan et occitan
Arguente
|
Mariana Dominguez Favre (Doutoramento)
Universite de Geneve Faculte des lettres, Suiça
|
2016/04/13 | Intervenção socioeducativa: investigação-ação participativa com trabalhadoras do sexo de rua e uma equipa de outreach
Vogal
|
Marta Sofia Graça (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/01/15 | Transferência linguística na aprendizagem do português como língua estrangeira por estudantes universitários marroquinos
Vogal
|
Abdelilah Suisse (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/07/28 | O impacto do Programa de Generalização do Inglês na aprendizagem da Língua Inglesa no 2º Ciclo
Arguente
|
VERA MÓNICA BENTO CARVALHO BERNARDO (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014/05/27 | O desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural na aula de PLE: representações e práticas (inter)culturais
Arguente
|
ANA PAULA GONÇALVES DE AMORIM TEIXEIRA (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013/06/18 | Diversidade linguística e desenvolvimento profissional de professores – um estudo no 1º. Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
SILVIA MARGARIDA NEVES CARVALHO GOMES (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/04/12 | “Burro velho não aprende Línguas!”? uma sentença questionável! Contribuições para uma prática contextualizada
Arguente
|
MARIA LUCÍLIA PINTO DE ALMEIDA ROCHA (Doutoramento)
Universidade Catolica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
|
2013/03/11 | Práticas discursivas em processos de letramento, no Ensino Médio. A construção da identidade negra
Arguente
|
MARILZA DE OLIVEIRA SANTOS (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educacao, Portugal
|
2012/12 | Vers une didactique du plurilinguisme: intégration d’une démarche réflexive dans la formation de formateurs à la didactique
de l’intercompréhension en langues romanes
Arguente
|
YASMIN PISHVA (Doutoramento) |
2012/07 | Intercompréhension orales des langues romanes: français-espagnol | MARIA ISABEL GALERA FUENTES (Doutoramento) |
2012/02/13 | Autonomia na aprendizagem da Língua Inglesa. Um estudo de
Arguente
|
NOÉMIA MARTINS BÁRBARA (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011/03/02 | Desenvolvimento profissional e educação em Línguas: potencialidades e constrangimentos em contexto escolar
Arguente
|
MARIA DE LURDES SANTOS GONÇALVES (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/07/19 | Adquisición de la partícula se por estudiantes lusófonos. Una propuesta didáctica
Arguente
|
CRISTINA MARÍA PUERTAS HERNÁNDEZ (Doutoramento)
Universidad Antonio de Nebrija, Espanha
|
2010/02/10 | A Educação Intercultural no entendimento da Diversidade na sala de aula de língua estrangeira
Arguente
|
ANA RAQUEL RODRIGUES DA COSTA AGUIAR (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2008/06 | La gestión de la dimension intercultural en la formación didáctica del profesorado de lenguas extranjeras: el caso de los contextos universitarios de formación inicial | PALOMA CASTRO PRIETO (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2008/01/11 | Intercompreensão, identidade e conhecimento profissional na formação de professores de línguas
Arguente
|
ANA SOFIA REIS DE CASTRO E PINHO (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007/09/11 | Intercompreensão, aprendizagem de línguas e didáctica do plurilinguismo
Arguente
|
MARIA LEONOR SIMÕES DOS SANTOS (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007/07/26 | As boas práticas de ensino da escrita. Representações de professores de FLE acerca das suas práticas de ensino da escrita
Arguente
|
JOAQUIM AGOSTINHO DE OLIVEIRA GUERRA (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2007/07/20 | La adquisición del léxico en las lenguas afines
Arguente
|
MARIA CECÍLIA AINCIBURU (Doutoramento)
Universidad Antonio de Nebrija, Espanha
|
2007/03/23 | Interacção verbal em aula de línguas: meta-análise da investigação portuguesa entre 1982 e 2002
Arguente
|
TERESA MARGARIDA LOUREIRO CARDOSO (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006/05/02 | Interacção em ambientes virtuais: negociação e construção de conhecimento em Português como Segunda Língua
Arguente
|
IDA MARIA MOTA REBELO (Doutoramento)
Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2003/09/15 | La Didactique des langues-cultures. Approche lexico-didactologique de concepts du domaine
Arguente
|
JACQUES FERNANDES DA SILVA (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003/09/15 | La pragmatique lexiculturelle en éducation aux langues-cultures: étude d’un cas dans le contexte scolaire portugais | MARLÈNE FERNANDES DA SILVA E SILVA (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Comissão de avaliação
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2023 - 2024 | Concurso internacional, para recrutamento de um professor catedrático IE-ULisboa - Didática. Edital n.º 822/2023 | International
competition for the recruitment of a full professor IE-ULisboa - Didactics. Notice no. 822/2023
Avaliador
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Consultoria / Parecer
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2020 - Current | Consultora científica do projeto "A RAIA: Formar para o Plurilinguismo e a Interculturalidade na Fronteira Espanha-Portugal", financiado pela OEI - Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Instituições parceiras: Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e Universidade de Aveiro (Portugal). https://oei.int/pt/escritorios/secretaria-geral/escuelas-de-frontera | Scientific consultant for the project "A RAIA: Training for Plurilingualism and Interculturality on the Spanish-Portuguese Border", funded by the OEI. |
Curso / Disciplina lecionado
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2022/04 - 2022/04 | Mobilidade Erasmus+ na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo (Moçambique) para leccionação de Seminários de doutoramento. Docente responsável: Gregório Firmino. (Bolsa Staff Mobility, ERASMUS+ PROJETO ICM (INTERNATIONAL CREDIT MOBILITY 2021) | Erasmus+ Mobility at Eduardo Mondlane University, Maputo (Mozambique) to teach doctoral seminars. Teacher responsible: Gregório Firmino (Staff Mobility Grant, ERASMUS+ ICM PROJECT (INTERNATIONAL CREDIT MOBILITY 2021)) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Program | Topic | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Moderadora do Episódio #01 "Verdade ou Consequência? Vamos todos a jogo!" do programa Educação à Escuta | Moderator of Episode #01 "Truth or Dare? Let's all play!" of the program Educação à Escuta |
Membro de associação
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2024/02 - Current | ICSDE - International Centre for the Comparative Study of Doctoral Education (https://iccsde.com/) | |
2021 - Current | LALINGAP: Laboratorio de Lingüistica Aplicada (Textos, Tecnologías y Adquisición/Enseñanza de las Lenguas), da Universidad Complutense de Madrid. | LALINGAP: Laboratory of Applied Linguistics (Texts, Technologies and Language Acquisition/Teaching), Universidad Complutense de Madrid. Complutense de Madrid. | Investigadora visitante | Visiting researcher |
2019 - Current | Grupo de Pesquisa em Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas (coordenador: Francisco del Olmo) (Universidade Federal do Paraná (UFPR); Lattes-CNPq) | Research Group on Intercomprehension, Didactics of Plurilingualism and Language Policies (coordinator: Francisco del Olmo) (Federal University of Paraná (UFPR); Lattes-CNPq) | Colaboradora estrangeira | Foreign collaborator |
2014 - Current | APICAD - Associação Internacional para a Promoção da Intercompreensão à Distância | APICAD - International Association for the Promotion of Intercomprehension at a Distance | Membro fundador | Founding member |
2001 - Current | SPDLL – Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e Literaturas | Membro fundador | Founding member |
1994 - Current | CIDInE - Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (http://cidinegeral.wixsite.com/cidine) | CIDInE - Center for Research, Dissemination and Educational Intervention | |
1990 - Current | SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Sócia fundadora | Founding partner |
1989 - Current | ACEDLE – Association des Chercheurs et Enseignants Didacticiens de Langues Etrangères | |
1986 - Current | APPF – Associação Portuguesa de Professores de Francês |
Membro de comissão
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - Current | Coordenadora do painel de avaliação da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Avaliação do Mestrado
em Ciências da Educação, Universidade Lusófona do Porto) | Coordinator of the evaluation panel for A3ES - Agência de Avaliação
e Acreditação do Ensino Superior (Evaluation of the Master's Degree in Educational Sciences, Lusófona University of Porto)
Coordenador
|
|
2022 - Current | Concurso documental para recrutamento 1 (um) posto de trabalho de Professor Catedrático, nas áreas disciplinares de Ciências
Sociais ou Ciências Políticas, aberto por publicação no Diário da República n.º 170, 2ª Série de 02-09-2022 (Edital CD-CTFP-215-SGRH/2022)
| Documentary competition for the recruitment of 1 (one) Full Professor position, in the disciplinary areas of Social Sciences
or Political Sciences, opened by publication in Diário da República no. 170, 2nd Series of 02-09-2022 (Notice CD-CTFP-215-SGRH/2022)
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - Current | Membro do Selection Committee for the lecturer in Didactics of Language and Literature (UB-LE-9021) post (Serra Húnter Programme,
Catalunha; Universidade de Barcelona, Espanha). | Member of the Selection Committee for the lecturer in Didactics of Language
and Literature (UB-LE-9021) post (Serra Húnter Programme, Catalunha; University of Barcelona, Spain).
Membro
|
Universitat de Barcelona - Campus Mundet, Espanha |
2018 - Current | Membro da Comissão Editorial do número especial da revista da OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, intitulada "Bilingüismo - portugués y español: la convivencia en Iberoamérica con otras lenguas". | Member of the Editorial Board of the special issue of the journal of the OEI - Organization of Ibero-American States for Education, Science and Culture, entitled "Bilingüismo - portugués y español: la convivencia en Iberoamérica con otras lenguas". | |
2023 - 2023 | Concurso documental interno de promoção para recrutamento de um posto de trabalho de professor associado na área disciplinar
de Literacia, Didática e Supervisão Universidade do Minho (Edital n.º 679/2023, publicado em Diário da República 2.ª série,
N.º 86, parte E, de 4 de maio de 2023). | Internal competition for promotion to the post of associate professor in the subject
area of Literacy, Didactics and Supervision, University of Minho (Notice no. 679/2023, published in Diário da República 2nd
series, No. 86, part E, of May 4, 2023).
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2022 | Júri do concurso documental interno de promoção para um professor catedrático para a área disciplinar de Ciências da Educação
da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Edital n.º 1817/2022, publicado em Diário da
República 2.ª série, N.º 231, parte E, de 30 de novembro de 2022). | Jury for the internal competition for the promotion of
a full professor in the subject area of Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the
University of Porto (Notice no. 1817/2022)
Membro
|
Universidade do Porto, Portugal |
2022 - 2022 | Concurso no âmbito do PREVPAP para provimento de um lugar de professor auxiliar para a área disciplinar/científica de Ciências
da Linguagem (subárea disciplinar/científica de Linguística Aplicada às Línguas Estrangeiras, domínio científico de Inglês)
da UTAD (Aviso de Abertura OE202207/0788) | Call for tenders under PREVPAP to fill an assistant professor position in the
disciplinary/scientific area of Language Sciences (disciplinary/scientific sub-area of Linguistics Applied to Foreign Languages
at the UTAD
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022 - 2022 | Membro (suplente) do Júri para o Concurso Documental para a Categoria de Professor Coordenador - Didáticas Específicas (Línguas,
Literaturas e Culturas) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve | Member (substitute) of the
Jury for the Documentary Competition for the Category of Coordinating Professor - Specific Didactics (Languages, Literatures
and Cultures) of the School of Education and Communication of the University of Algarve
Membro
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2021 - 2021 | Membro do Júri do Concurso internacional para recrutamento de professor catedrático na área disciplinar de Letras (Linguística
Portuguesa), da Universidade da Beira Interior (edital nº 91/2021 publicado em Diário da República, 2.ª série, nº 9, parte
E, 14 de janeiro de 2021). | Member of the Jury of the international competition for the recruitment of a full professor in
the disciplinary area of Letters (Portuguese Linguistics), at the University of Beira Interior (notice no. 91/2021)
Membro
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2021 - 2021 | Membro (suplente) do Júri para o Concurso Documental para a Categoria de Professor Coordenador - Didáticas Específicas (Línguas,
Literaturas e Culturas) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. | Member (substitute) of
the Jury for the Documentary Competition for the Category of Coordinating Professor - Specific Didactics (Languages, Literatures
and Cultures) of the School of Education and Communication of the University of the Algarve.
Membro
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2021 - 2021 | Membro do Júri (Vogal) das provas de Agregação requeridas pela Professora Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça,
para obtenção do título de Agregado em Ciências da Educação (Universidade de Évora – Escola de Ciências Sociais). Relatório
da unidade curricular “Educação Literária”, Lição “A educação literária na escola” | Member of the Jury (Voting Member) of
the Aggregation exams required by Professor Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, to obtain the title of Aggregate
in Educational Sciences (University of Évora)
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2016 - 2016 | Membro do júri do concurso documental para recrutamento de professor adjunto na área de Literacia, Didática das Línguas e
Supervisão do Instituto Politécnico de Setúbal (Edital Edital n.º 437/2016, publicado em Diário da República n.º 100/2016,
Série II de 2016-05-24). | Member of the jury for the open competition for the recruitment of an assistant professor in the
area of Literacy, Language Teaching and Supervision at the Polytechnic Institute of Setúbal (Notice no. 437/2016, published
in Diário da República no. 100/2016, Series II of 2016-05-24).
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015 - 2015 | Membro do júri do concurso documental para recrutamento de professor adjunto na área disciplinar de Língua Portuguesa, especialidade
de Didática da Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Lisboa (Edital n.º 842/2015, publicado em Diário da República,
2.ª série — N.º 180 — 15 de setembro de 2015). | Member of the jury for the open competition for the recruitment of an assistant
professor in the subject area of Portuguese Language, specializing in Portuguese Language Didactics at the Polytechnic Institute
of Lisbon (Notice no. 842/2015).
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Membro do júri do concurso documental para recrutamento de professor adjunto na área de Didática das Línguas do Instituto
Politécnico do Porto (Edital nº 719/2015, Diário da República 2ª Série, nº 156, de 12 de agosto). | Member of the selection
panel for the recruitment of an assistant professor in the area of Language Teaching at the Polytechnic Institute of Porto
(Notice no. 719/2015, Diário da República 2nd Series, no. 156, of August 12).
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2010 - 2010 | Membro do júri do concurso documental para recrutamento de professor adjunto na área de Didática das Línguas do Instituto
Politécnico de Santarém (Edital nº 905/2010, Diário da República 2ª Série, nº 176, de 9 de setembro). | Member of the jury
for the open competition for the recruitment of an assistant professor in the area of Language Teaching at the Polytechnic
Institute of Santarém (Notice no. 905/2010, Diário da República 2nd Series, no. 176, of September 9).
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Tutoria
Topic | Student name | |
---|---|---|
2023/04/08 - 2023/05/08 | Motivação na sala de aula francesa. Um estudo de caso sobre a influência do trabalho de portfólio no investmento dos alunos e alunas. | Motivation in the French classroom. A case study on the influence of portfolio work on student investment. | Lisa Marie Brinkmann |
Distinctions
Prémio
2017 | Prémio Label Européen des Langues 2017, no âmbito do projeto MIRIADI, do qual foi coordenadora local [Label Européen des Langues Award 2017, as part of the MIRIADI project, of which she was local coordinator.] |
Outra distinção
1982 | Bolseira do Bureau d'Action Linguistique [Scholarship from the Bureau d'Action Linguistique] |