???global.info.a_carregar???
Carlos Natálio is a film researcher, curator and writer. He is an invited Assistant Professor and hired researcher at the School of the Arts, Universidade Católica Portuguesa. At the moment he teaches History of Cinema and Film Criticism. He is a film curator for IndieLisboa since 2018. He was also invited to co-create the concept and first film program for Programa Escolas at Batalha Centro de Cinema. He was also the invited commissioner, by the same institution, for the research of the state of Education and Cinema in Portugal in 2022-23. He is one of the founders, editors and film critics of the film criticism and cinephilia website, À pala de Walsh. He is the author of several pedagogical books, in collaboration with different international and national film education projects (CinEd, Shortcut, PNC, Filhos de Lumière, INSERT). PhD in Communication Sciences from the university NOVA in Lisbon. At the moment, he is the Vice President of AIM- the Association of Moving Image Researchers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio
Data de nascimento
1980/03/14
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Natálio, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
1416-0820-B365
ORCID iD
0000-0002-4449-4124
Researcher Id
A-1416-0820-B365

Endereços de correio eletrónico

  • cnatalio@ucp.pt (Profissional)
  • carlosnatalio1@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 966209030 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Dr. Francisco Alves, nº 60, 2Bº Dto., 4760-140, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2019/12/12
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Cultura Contemporânea e Novos Media
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A persistência do cinemático a partir da noção de Phármakon" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2010 - 2012
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Cultura Contemporânea e Novos Media
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O cinema contemporâneo como categoria ficcional?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2004 - 2008
Concluído
Cinema (Licenciatura)
Especialização em Montagem
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
16 valores
2004 - 2004
Concluído
Certificado de Frequência do Curso de Jornalismo Escrito (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Jornalismo Escrito
CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Portugal
Bom
1998 - 2002
Concluído
Direito (Licenciatura)
Especialização em Económicas
Universidade de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/16 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01 - Atual School Film Program Mediator Batalha Centro de Cinema, Portugal
2018 - Atual Film Curator Festival de cinema IndieLisboa, Portugal
2012 - Atual Film critic; Editor Site de cinema À pala de Walsh, Portugal
2016 - 2022 Author of Pedagogical Content Os filhos de Lumière, Portugal
2010 - 2012 English Teacher Know How- Sociedade de Línguas, Portugal
2010/02 - 2010/06 Assistant in Film Programming Department SMART Project Space , Países Baixos
2009/05 - 2010/02 Assistant Researcher /Trainer Visionat Media , Países Baixos
2008/04 - 2009/07 Professional Training /Assistant in the exhibitions department and copyrighter / Film Programmer Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
2007/01 - 2008/12 TV Screenwriter Produtora Vitamina P, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2016 A persistência do Cinemático a Partir da Noção de Phármakon.
SFRH/BD/87258/2012
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/17 - 2023/07/16 INSERT - estratégia educativa digital para uma literacia fílmica inclusiva e flexível
EXPL/CED-EDG/0716/2021
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Natálio, Carlos. "Cine-phármakon: articulação entre um modelo técnico e um modelo de individuação". Trabalho apresentado em XI Encontro Anual da AIM, Vila Real, 2023.
    No prelo • Not yet provided
  2. Natálio, Carlos. "O Ensaio Audiovisual: Problemas Metodológico-Políticos". Trabalho apresentado em VI Encontro Anual da AIM, 2016.
    Publicado
  3. Natálio, Carlos. "Individuação, Mise-en-Scène e Ligne de Temps". Trabalho apresentado em VI Encontro Anual da AIM, 2016.
  4. Natálio, Carlos. ""Territorialização/Desterritorialização: Movimentos Cinematográficos?". Trabalho apresentado em II Encontro Anual da AIM, 2013.
  5. Natálio, Carlos. ""O cinema: memória de uma memória?"". Trabalho apresentado em 2º Colóquio de Filosofia e Literatura, 2011.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Natálio, Carlos. "Serenidade Crítica", Suplemento cultural Ípsilon, do Jornal Público., 2020
  2. Natálio, Carlos. "Da presença do mestre ausente", Suplemento cultural Ípsilon, do Jornal Público., 2020, https://www.publico.pt/2020/06/06/culturaipsilon/critica/presenca-mestre-ausente-antonio-reis-1919222.
  3. Natálio, Carlos. "O Tambor e o Tempo", Suplemento cultural Ípsilon, do Jornal Público., 2019
Artigo em revista
  1. Natálio, Carlos. "Un roi sans divertissement: pintar de sangue a neve". À pala de Walsh (2023): https://apaladewalsh.com/2023/11/un-roi-sans-divertissement-pintar-de-sangue-a-neve/.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Natálio, Carlos. "La Lunga Notte del ‘43: Noite e Nevoeiro". À pala de Walsh (2023): https://apaladewalsh.com/2023/04/la-lunga-notte-del-43-noite-e-nevoeiro/.
    Publicado
  3. Daniel Ribas de Almeida; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim de Sousa. "EDITORIAL: V15 N1". Journal of Science and Technology of the Arts 15 1 (2023): 5-7. http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85178965496&partnerID=8YFLogxK.
    Publicado • 10.34632/jsta.2023.15681
  4. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. "Da disrupção à contribuição". Interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 37 (2022): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/006fe822-0c61-4c9f-860d-1e283eca3ab3.
  5. Natálio, Carlos. "Da disrupção à contribuição: o pensamento espiral de Bernard Stiegler". Interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 37 (2022): https://revistainteract.pt/37-38/da-disrupcao-a-contribuicao-o-pensamento-espiral-de-bernard-stiegler/.
    Publicado
  6. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. "O cinema português do século XXI". Translocal (2021): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/baf1f027-0e0b-49ec-af0b-f09e4cf32814.
  7. Natálio, Carlos. "Não se invade uma ressurreição?". Quadrante - Revista da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2020):
    Acesso aberto • No prelo
  8. Natálio, Carlos. "Contemporary Cinema and the Logic of the Building -The Case of Apichatpong Weerasethakul’s Loong Boonmee raleuk chat". Journal of Science and Technology of the Arts (2020):
    Em revisão
  9. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. "Audiovisual essays". Journal of Science and Technology of the Arts 12 2 (2020): 122-123. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f1f72393-d929-4cb4-accc-b5913de91d34.
    10.34632/jsta.2020.9393
  10. Baptista, Tiago; Viegas, Susana; Piçarra, Maria do Carmo; Castro, Teresa; Natálio, Carlos Eduardo. "Editorial v5n2". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 5 2 (2018): http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v5n2.471.
    10.14591/aniki.v5n2.471
  11. Viegas, Susana; Piçarra, Maria do Carmo; Castro, Teresa; Natálio, Carlos Eduardo. "Editorial v5n1". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 5 1 (2018): http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v5n1.412.
    10.14591/aniki.v5n1.412
  12. Baptista, Tiago; Viegas, Susana; Piçarra, Maria do Carmo; Castro, Teresa; Natálio, Carlos Eduardo. "Editorial v4n2". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 4 2 (2017): http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v4n2.352.
    10.14591/aniki.v4n2.352
  13. Baptista, Tiago; Viegas, Susana; Piçarra, Maria do Carmo; Castro, Teresa; Natálio, Carlos Eduardo. "Editorial #7". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 4 1 (2017): http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v4n1.313.
    10.14591/aniki.v4n1.313
  14. Natálio, Carlos. ""The New Cinephilia”, de Girish Shambu: A Cinefilia em Estado de Movimento". Revista interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia Nº 24 e 25 (2016): http://interact.com.pt/24/new-cinephilia-shambu/.
  15. Natálio, Carlos. "Entrevista a Catherine Grant, a Guardiã da Cinefilia Digital". Revista interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia Nº 24 e 25 (2016): http://interact.com.pt/24/entrevista-a-catherine-grant/.
    Publicado
  16. Natálio, Carlos. "Editorial". Revista interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia nº 24 e 25 (2016): http://interact.com.pt/24/editorial24/.
    Publicado
  17. Natálio, Carlos. "There Will Be Blood: a arquitetura da extração como metáfora do capitalismo". La Furia Umana Nº 25 (2015): http://www.lafuriaumana.it/?id=414.
    Publicado
  18. Natálio, Carlos; Luís Mendonça; Sabrina Marques. "Fendas nas Censuras Cinematográficas". Revista Wrong Wrong nº 8 (2015): http://wrongwrong.net/artigo/fendas-nas-censuras-cinematograficas.
    Publicado
  19. Natálio, Carlos. "A sombra de Aleksei German (ou o cinema de redenção para todos)". La Furia Umana nº 23 (2015): http://www.lafuriaumana.it/index.php/56-archive/lfu-23/355-carlos-natalio-a-sombra-de-aleksei-german-ou-o-cinema-de-redencao-para-todos.
    Publicado
  20. Natálio, Carlos. "Cinema, biopolitics and “cinematic operative model"". La Deleuziana nº1 (2015): 107-120. http://www.ladeleuziana.org/wp-content/uploads/2015/05/Natalio.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Natálio, Carlos. "A Thousand and One: tenacidade e desamparo", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/12/a-thousand-and-one-tenacidade-e-desamparo/.
  2. Natálio, Carlos. "Master Gardener: o mistério das alforrecas", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/11/master-gardener-o-misterio-das-alforrecas/.
  3. Natálio, Carlos. "Joe: ‘was he sad?’", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/10/joe-was-he-sad/.
  4. Natálio, Carlos. "“A Romancista e o seu Filme”: discurso sobre o método", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/09/a-romancista-e-o-seu-filme-discurso-sobre-o-metodo/.
  5. Natálio, Carlos. "To Live and Die in L.A.: ‘F(riedkin) For Fake’", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/09/to-live-and-die-in-l-a-friedkin-for-fake/.
  6. Natálio, Carlos. "Air: a insustentável leveza do guito", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/07/air-a-insustentavel-leveza-do-guito/.
  7. Natálio, Carlos. "Armageddon Time: o épico interior", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/07/armageddon-time-o-epico-interior/.
  8. Natálio, Carlos. "Roadgames: o caminho da incerteza", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/05/roadgames-o-caminho-da-incerteza/.
  9. Natálio, Carlos. "Close: ensaio sobre a delicadeza", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/04/close-ensaio-sobre-a-delicadeza/.
  10. Natálio, Carlos. "Holy Spider: dilemas da distância", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/02/holy-spider-dilemas-da-distancia/.
  11. Natálio, Carlos. "Eo: efeito burreshov", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/02/eo-efeito-burreshov/.
  12. Natálio, Carlos. "Tár: o tempo dos fantasmas", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/02/tar-o-tempo-dos-fantasmas/.
  13. Natálio, Carlos. "Broker: babylifters", À pala de Walsh, 2023, https://apaladewalsh.com/2023/01/broker-babylifters/.
  14. Natálio, Carlos. "Decision to Leave: amar pessoas, amar planos", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/12/decision-to-leave-amar-pessoas-amar-planos/.
  15. Natálio, Carlos. "Crimes of the Future: carne redundante", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/11/crimes-of-the-future-carne-redundante/.
  16. Natálio, Carlos. "Cuidado com Essa Puta Sagrada: nos cumes do desespero", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/10/cuidado-com-essa-puta-sagrada-nos-cumes-do-desespero/.
  17. Natálio, Carlos. "Fogo-Fátuo: inextinguishable fire", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/09/fogo-fatuo-inextinguishable-fire/.
  18. Natálio, Carlos. "Occhiali neri: barroco sem barro", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/09/occhiali-neri-barroco-sem-barro/.
  19. Natálio, Carlos. "Donbass: fragmento e sátira", 2022, https://apaladewalsh.com/2022/06/donbass-fragmento-e-satira/.
  20. Natálio, Carlos. "Introduction: o zoom e a palavra corroída", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/05/introduction-o-zoom-e-a-palavra-corroida/.
  21. Natálio, Carlos. "The Big Chill: os amigos de William Hurt", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/04/the-big-chill-os-amigos-de-william-hurt/.
  22. Natálio, Carlos. "The Power of the Dog: a cavalo numa flor", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/03/power-of-the-dog-a-cavalo-numa-flor/.
  23. Natálio, Carlos. "State Funeral: a coreografia do adeus", À pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/01/state-funeral-a-coreografia-do-adeus/.
Capítulo de livro
  1. Natálio, Carlos. "Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude) (David Pinheiro Vicente, 2018)". In Natureza e cinema português contemporâneo, editado por Filipa Rosário; José Duarte. Portugal: Sistema Solar, 2024.
    No prelo
  2. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. "A paisagem como reminiscência mental e material". editado por Cunha, {Paulo, 123-126. Universidade da Beira Interior, 2023.
  3. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; Nelson Araújo. "Onde fica a casa do meu amigo? / Khane-ye doust kodjast? (1987)". In uma flor e um caderno, editado por N{\'e. Edi{\c c, 2023.
  4. Natálio, Carlos. "Os Espectros do Cinema: entre o dispositivo e o fenómeno". In Crítica das Mediações Totais, editado por Manuel Bogalheiro. Lisboa, Portugal: Documenta, 2020.
    No prelo
  5. Natálio, Carlos. "Mest". In Compilação Encontros Cinematográficos do Fundão, editado por Mário Fernandes. Portugal, 2020.
    No prelo
  6. Natálio, Carlos. "O gosto, o cânone e o aforismo - (ainda) problemas da crítica de cinema". In Crítica do Cinema –Reflexões sobre um Discurso, editado por Paulo Cunha; Manuela Penafria, 69-81. Covilhã, Portugal: Labcom, 2017.
    Publicado
  7. Natálio, Carlos. "Os Últimos Dias: A violência da criação ou a criação da violência". In UBICINEMA 2007-2017, editado por Ana Catarina Pereira; Luís Nogueira, 139-153. Covilhã, Portugal: Labcom, 2017.
    Publicado
  8. Natálio, Carlos. "The Kittlerian Interference in Film as a “Constructive Extension” of Man". In Media Theory and Cultural Technologies: In Memoriam of Friedrich Kittler, editado por Maria Teresa Cruz; José Bragança de Miranda, 154-161. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2017.
    Publicado
  9. Natálio, Carlos. "A interferência kittleriana no cinema como “extensão construtiva” do homem". In Tecnologias Culturais e Artes dos Media, editado por Maria Teresa Cruz; Maria Augusta babo; José Gomes Pinto. Portugal: CECL/Unileya, 2016.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Natálio, Carlos. A arte de permanecer: o cinema de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres. Doc's Kingdom - Grafivedras, 2019.
Edição de livro
  1. Natálio, Carlos. O cinema és tu. Entrevistas à Pala de Walsh. Portugal: Linha de Sombra. 2024.
    No prelo • Editor
  2. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; Elisabete Marques; Marta Pinho Alves; Alves, Marta Pinho; Natálio, Carlos; Marques, Elisabete. Atas do X Encontro Anual da AIM. Lisboa, Portugal: Associa{\c c. 2022.
    Publicado
  3. Natálio, Carlos. O Cinema Não Morreu: Crítica e Cinefilia À pala de Walsh. Lisboa, Portugal: Linha de Sombra. 2017.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Natálio, Carlos; Luís Mendonça. "Crítica Digital e Ensaio Audiovisual". Revista interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia nº 24 e 25 (2016): http://interact.com.pt/category/24/.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. Dossier pedagógico "Jaime". Plano Nacional de Cinema. 2023.
  2. Ana Sofia Pereira; Armando Manuel de Araújo Ramos; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; Carlos Ruiz Carmona; Daniel Ribas de Almeida; Jaime Sérgio de Oliveira Neves; José Joaquim Ferreira Matias Alves; Luis Miguel Lopes Teixeira; Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha. INSERT: caderno pedagógico. Universidade Católica Portuguesa. 2022.
    Publicado
  3. Pedro Alves; Ana Sofia Pereira; Armando Ramos; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; Carlos Ruiz Carmona; Daniel Ribas; Jaime Neves; et al. INSERT. Universidade Cat{\'o. 2022.
  4. Bogalheiro, Manuel; RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO; Gomes Pinto, Jose; Leitão, Catarina Patrício; Castro, Aida Estela; Natálio, Carlos; Bragança de Miranda, José. "Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media". Documenta. 2021.
    Publicado
  5. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. Rafa de João Salaviza. Os Filhos de Lumiere. 2021.
  6. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. Super Unidade / Superjednostka de Teresa Czepiec. 2021.
  7. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. La Peur Petit Chasseur de Laurent Achard. Os Filhos de Lumiere. 2021.
  8. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. Kiem Holijanda de Sarah Veltmeyer. Os Filhos de Lumiere. 2021.
  9. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. Canta /Mindenki de Kristóf Deák. Os Filhos de Lumiere. 2021.
  10. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. Dossier pedagógico "Bom Dia". Plano Nacional de Cinema. 2021.
Manual
  1. Natálio, Carlos. Aniki-Bóbó de Manoel de Oliveira. Lisboa, Portugal. 2018.
    Publicado
  2. Natálio, Carlos. O Sangue de Pedro Costa. Lisboa, Portugal. 2017.
    Publicado
Relatório
  1. Natálio, Carlos. 2023. Relatório novos encontros do cinema português (educação).
Revisão de livro
  1. Natálio, Carlos. "Alegorias do espectador em David Lynch". Revisão de O Espectador (In) Visível – Reflexividade da óptica do espectador em INLAND EMPIRE de David Lynch Vol.3, nº1 (2016): https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/179.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.179
  2. Natálio, Carlos. "Empatia e Alteridade". Revisão de Empatia e Alteridade - a figuração cinematográfica como jogo Vol. 2, nº1. (2015): 132-138. https://doi.org/10.14591/aniki.v2n1.149.
    Publicado • https://doi.org/10.14591/aniki.v2n1.149
Website
  1. Natálio, Carlos. Na pedagogia, o complicado é saber que há sempre muitos caminhos a seguir, tantos quantos os olhares presentes. 2018. https://www.apaladewalsh.com/2018/07/teresa-garcia-na-pedagogia-o-complicado-e-saber-que-ha-sempre-muitos-caminhos-a-seguir-tantos-quantos-os-olhares-presentes/.
  2. Natálio, Carlos. As obras de arte são feitas para despertar em nós coisas secretas ou violentas. Entrevista com Jean-Claude Brisseau.. 2018. https://www.apaladewalsh.com/2018/07/jean-claude-brisseau-as-obras-de-arte-sao-feitas-para-despertar-em-nos-coisas-secretas-ou-violentas/.
  3. Natálio, Carlos. O cinema em Portugal é uma arte burguesa, para não dizer aristocrática. 2018. http://www.apaladewalsh.com/2018/04/estados-gerais-o-cinema-em-portugal-e-uma-arte-burguesa-para-nao-dizer-aristocratica/.
  4. Natálio, Carlos. O cinema de terror não é só um guilty pleasure. 2017. https://www.apaladewalsh.com/2017/09/estados-gerais-o-cinema-de-terror-nao-e-so-um-guilty-pleasure/.
  5. Natálio, Carlos. A nostalgia é uma espécie de morte. Entrevista com James Benning. 2017. https://www.apaladewalsh.com/2017/01/james-benning-a-nostalgia-e-uma-especie-de-morte/.
  6. Natálio, Carlos. A cultura cinéfila precisa de ser mais transpessoal e transindividualista. Entrevista a Girish Shambu. 2016. https://www.apaladewalsh.com/2016/09/girish-shambu-a-cultura-cinefila-precisa-de-ser-mais-transpessoal-e-transindividualista/.
  7. Natálio, Carlos. O espectador faz parte do sonho do filme, é guiado pela sua luz. Entrevista a Apichatpong Weerasethakul. 2016. https://www.apaladewalsh.com/2016/05/apichatpong-weerasethakul-o-espectador-faz-parte-do-sonho-do-filme-e-guiado-pela-sua-luz/.
  8. Natálio, Carlos. A internet produziu a morte da própria noção de gosto. Entrevista com Alain Bergala. 2015. http://www.apaladewalsh.com/2015/11/alain-bergala-a-internet-produziu-a-morte-da-propria-nocao-de-gosto/.
  9. Natálio, Carlos. Cinema e educação: a importância da insubmissão. 2015. https://www.apaladewalsh.com/2015/11/cinema-e-educacao-aprender-a-desaprender-no-cinema/.
  10. Natálio, Carlos. Culpar os festivais pela quebra dos espectadores nas salas de cinema é confundir um sintoma com uma causa. Entrevista com Nuno sena. 2015. http://www.apaladewalsh.com/2015/06/nuno-sena-culpar-os-festivais-pela-quebra-dos-espectadores-nas-salas-de-cinema-e-confundir-um-sintoma-com-uma-causa-parte-i/.
  11. Natálio, Carlos. "Rossellini: subindo ao vulcão do cinema moderno”; “Rossellini: descendo ao cosmos da natureza". 2015. http://www.apaladewalsh.com/2015/03/rossellini-subindo-ao-vulcao-do-cinema-moderno-parte-i/.
  12. Natálio, Carlos. "O cinema não tem de ser especificamente nacional". Entrevista com Rui Tavares. 2014. https://www.apaladewalsh.com/2014/11/rui-tavares-o-cinema-nao-tem-de-ser-especificamente-nacional/.
  13. Natálio, Carlos. “Em Walsh existe uma assinatura de movimento”. Entrevista com Tom Conly. 2014. https://www.apaladewalsh.com/2014/04/tom-conley-em-walsh-existe-uma-assinatura-de-movimento/.
  14. Natálio, Carlos. "Ingmar Bergman: danças de vida, máscaras de morte ”; “Ingmar Bergman: a vida sabe a morango". 2014. http://www.apaladewalsh.com/2014/01/ingmar-bergman-dancas-de-vida-mascaras-de-morte-parte-i/.
  15. Natálio, Carlos. “Na minha vida nunca conheci um bom actor, são todos idiotas”. Entrevista com Albert Serra.. 2013. https://www.apaladewalsh.com/2013/12/albert-serra-na-minha-vida-nunca-conheci-um-bom-actor-sao-todos-idiotas/.
  16. Natálio, Carlos. "O filme mais belo é o que transportas dentro de ti”; “A Ideia de fim impõe-se hoje como nunca na nossa cultura porque existe esta possibilidade de termos destruído o mundo” Entrevista com Adrian Martin. 2013. https://www.apaladewalsh.com/2013/01/adrian-martin-o-filme-mais-belo-e-aquele-que-transportas-dentro-de-ti-parte-i/.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Programa Escolas, do Batalha Centro de Cinema. 2022.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2017. "Ciclo de Cinema: Quem és tu, cinema?".
  2. 2009. "Ciclo de Cinema: A Minha é Maior do que a Tua: pistolas no cinema".
  3. 2009. "Ciclo de Cinema: Tempo Sem Espaço /Espaço Com Tempo".
Gravação vídeo
  1. Natálio, Carlos; Vários (Realizador). 2009. Gone with the (Cold) Wind.
  2. Natálio, Carlos; Carlos Natálio e Joana Câmara (Realizador). 2007. Curta metragem - A manhã volta sempre.
  3. Natálio, Carlos; Sara Belo (Realizador). 2006. Vozes Cénicas - documentário acerca da Voz na criação cénica.

Outros

Outra produção
  1. A atividade reflexiva é uma forma de procurar dar um nome próprio às coisas que intuímos. uma entrevista a José Bogalheira. 2024. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c328df35-73ca-4cbe-aaee-770077fd7600.
    10.14591/aniki.v11n1.1027
  2. Programa de Cinema Festival IndieLisboa 2023 (secção Director's Cut). 2023. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/729a99fb-5554-4e96-bb93-099970340f5f.
  3. Programa de Cinema Festival IndieLisboa 2023 (secção Boca do Inferno). 2023. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/5a878c84-72ca-472b-b5e2-dd87ca840d01.
  4. Editorial. V14 N3. 2022. Daniel Ribas; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/05fba516-72cf-4e8b-a749-56b7022c153d.
    10.34632/jsta.2022.11834
  5. Selection of audiovisual essays published in the journal JSTA. 2022. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/3fdc7c84-5ab5-4475-a87f-648beb8b785a.
  6. IndieLisboa International Film Festival. 2022. 2022. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/ada99e15-d6ef-433e-bf6d-f64fabda333d.
  7. Editorial. v14 n1. 2022. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f9b63cb2-cc2c-4d9f-b2f6-72907d53e3be.
    10.34632/jsta.2022.11465
  8. Programa Escolas, do Batalha Centro de Cinema. 2022. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/76271036-e699-49a4-b4bc-7811fee2316e.
  9. Editorial. 2022. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/a8dbc07f-2de8-4b71-aef5-6117ca436c3e.
    10.34632/jsta.2022.11686
  10. Editorial. v13 n3. 2021. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/03410757-97fc-413e-8b3e-f1be99501c9d.
    10.34632/jsta.2021.11083
  11. IndieLisboa International Film Festival. 2021. 2021. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/1fd689c7-dc77-475c-8154-0c7eb08b9832.
  12. Editorial. v13 n2. 2021. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c17d04fe-0f61-4259-abad-9949351bf4c8.
    10.34632/jsta.2021.10111
  13. Editorial. v13n1. 2021. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/392d0250-82e3-4e0d-8b3b-80e59971b1f0.
    10.34632/jsta.2021.9981
  14. Geografias afectivas a partir de três obras de Joaquim Pinto. 2020. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/75c9ced9-8508-40c0-a841-0faf0612a120.
  15. IndieLisboa International Film Festival. 2020. 2020. Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/3d1e2e1d-383f-41c1-a1c5-13be900221ff.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/15 Presentation of the film screening "Onde Fica a Casa do Meu Amigo?" 8th episode of Close Up- Observatório de Cinema
Município de Vila Nova de Famalicão / Casa das Artes (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2023/06/06 Novos Encontros do Cinema Português - Cinema e Educação Novos Encontros do Cinema Português
Batalha Centro de Cinema (porto, Portugal)
2023/06/03 Olhar com a mão, fazer com o olhar: modalidades de escrita na educação para o cinema. XII Encontro Anual da AIM
Association of Moving Image Researchers, Portugal (Portugal)
2023/04/16 Apresentação do filme "Aniki-Bóbó" de Manoel de Oliveira Ciclo de Cinema Manoel de Oliveira
Museu do Cinema, Serralves (Porto, Portugal)
2022/11/30 Espectralidade sónica: matéria e metáfora de criação. A partir de uma curta metragem de Afonso Mota. Cinema Português: Uma História de Fantasmas
FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
2022/10/28 Transfigurações do espaço (ou quando o passado não passa)", a partir de "O Bobo" de José Álvaro Morais e "Um Adeus Português" de João Botelho. III Encontro Internacional da História Oral Audiovisual do Cinema Português
FCSH- UNL (Lisboa, Portugal)
2022/10/16 Apresentação do livro "A Hipótese Cinema" de Alain Bergala CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão
Município de Vila Nova de Famalicão / Casa das Artes (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2022/05/26 Cine-phármakon: articulação entre um modelo técnico e um modelo de individuação XI Encontro Anual da AIM
Association of Moving Image Researchers (Évora, Portugal)
2022/05/12 Round table on "Tendencias artísticas en la forma ensayística del audiovisual. España y Portugal a foco" Research Seminar "El Ensayo Audiovisual como Forma de Conocimiento. Propuestas estéticas, epistemológicas y metodológicas en el ámbito ibérico”,
Universidade Rei Juan Carlos (Madrid, Espanha)
2019/10 Agustina e o cinema- sob a tentação do precipício 4ª Edição da Mostra de Cinema Português Contemporâneo
Cine-Clube da Ilha Terceira (Ilha Terceira- Açores, Portugal)
2019/05 Crítica e Cinefilia- da disponibilidade ao amor Ciclo de Aulas Abertas “Fala-me de Cultura” .
Escola Superior de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/03 Apresentação e discussão em torno do filme “Raça Humana” de Dulce Queiroz Projecto Europeu African-European Narratives
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portugal)
2018/07 Sobre Crítica de Cinema Workshop de Crítica de Cinema
26ª Edição do Festival Curtas de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
2018/04 “Imagens de cinema, imagens de literatura: um amor proibido nas Lolitas de Nabokov e de Kubrick” “Seminário livre “A Incomunicação”, organizado pelas Profs. Golgona Anghel e Silvina Rodrigues Lopes
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2017/11 Erro, fotografia e cinema, algumas possíveis relações na filosofia de Bernard Stiegler Ciclo de conferências "Fotografia e Erro: Acaso, Manipulação e Desconhecido"
Instituto Português de Fotografia do Porto (Porto, Portugal)
2017/10 Farmacologia e pedagogia, os destinos do cinematográfico VII Congresso Mediterrânico de Estética
CEEA | Escola Superior Artística do Porto; Nuno Crespo - IHA | FCSH - Universidade Nova e Vítor Moura - CEHUM | Universidade do Minho. (Lisboa, Portugal)
2017/03 O gosto, o cânone e o aforismo - (ainda) problemas da crítica de cinema Seminário de Crítica de Cinema
Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2015/05 Negative Dialektik, pharmakon and cinematic operative model London Conference in Critical Thought
University College London (Londres, Reino Unido)
2015/05 Individuação, Mise-en-Scène e Ligne de Temps V encontro AIM- Associação de Investigadores de Imagens em Movimento
Iscte (Lisboa, Portugal)
2015/05 Michael Haneke- Manipulação e mise-en-Scène Ciclo dedicado ao Michael Haneke
Universidade da Beira Interior (Portugal)
2015/04 Cinema: teoria, critica e ensaio audiovisual Seminário Cinema e Pensamento
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portugal)
2015/03 Cine-pharmakon e o modelo operativo cinematográfico Seminário Cinema e Multidisciplinariedade
Escola Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual (Portugal)
2014/11 Sleep, shadow and cinema-form in the age of a digital Enlightenment Conferência General Organology: The Co-individuation of Minds, Bodies, Social Organizations and Technè
Kent University, Canterbury (Reino Unido)
2014/01 “Bernard Stiegler: Técnica, transindividuação e 'arche-cinéma'" Seminário "Tecnologias Culturais e Arte dos Media"
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portugal)
2013/11 "A interferência kittleriana como “extensão construtiva” do homem" Conferência Tecnologia Culturais e Arte dos Media – in Memoriam Friedrich Kittler
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portugal)
2013/08 "Le cinéma comme locus privilégié pour l’individuation (et la désindividuation)” Acadèmie d’Été em Epineuil-le-Fleuriel. Dedicada ao tema Occuper les cerveaux à Epineuil-le-Fleuriel.
Escola Phármakon (Epineuil-le-Fleuriel, França)
2013/05 “O cinema contemporâneo e o Projecto da Contemplação” III encontro da Associação dos Investigadores de Imagens em Movimento
Associação dos Investigadores de Imagens em Movimento (Coimbra, Portugal)
2013/03 “O Cinema Como Locus Privilegiado de Individuação e Desindividuação” Colóquio Movimento e Mobilização Técnica
Instituto Franco Português (Portugal)
2012/11 "Cinema as a Biopolitical Phenomenon" Changing Times: Performances and Identities on Screen
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Letras de Lisboa. (Portugal)
2012/11 "Contemporary contemplative Cinema" Conferência Changing Times: Performances and Identities on Screen
Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/05 "Territorialização, Desterritorialização, movimentos cinematográficos?" II Encontro Anual da AIM
Universidade Católica de Lisboa. (Portugal)
2011/11 "Cinema as philosophical problem and pshilosophical solution" Conferência Internacional de Filosofia de Lisboa
Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/05 "Como é que o cinema faz corpo?" 1º Encontro AIM- Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
(Faro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/10 - Atual Organização e moderação da mesa redonda "Cinema e Educação". (2018/10 - 2018/10)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2023/01/01 - 2024/05/31 XIII Congresso Internacional AIM (2024/05/28 - 2024/05/31)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Association of Moving Image Researchers, Portugal
2023/07/13 - 2023/07/13 Encontro de Cinema e Educação (2023/07/13)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2023/05/30 - 2023/06/03 XII Encontro Anual da AIM (2023/05/30) Association of Moving Image Researchers, Portugal
2022/05/25 - 2022/05/28 XI Encontro Anual da AIM (2022/05/25 - 2022/05/28)
Conferência (Coorganizador)
Association of Moving Image Researchers, Portugal
2019/10 - 2019/10 Organização e moderação da mesa redonda "A história do espectador e da cinefilia – dos nickelodeons aos torrents". (2019/10 - 2019/11)
Mesa-redonda
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2012/06 - 2012/06 Coorganização da Conferência Internacional NECS (European Network for Cinema Studies) intitulada: “Time Networks: Screen Media and Memory”, organizada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade de Coimbra (de 21 a 23 de Junho). (2012/06 - 2012/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/11 - Atual Moderação de mesa “O Cinema: o convite à criação de mundos”.
Conferência
3ª Conferência do Plano Nacional de Cinema
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
2018/07 - Atual Participação no debate sobre “Cinema e Revolução".
Exposição
“O que pode a Arte? 50 Anos do Maio de 68”, com curadoria de Nuno Crespo e Hugo Dinis
Atelier Julio Pomar, Portugal
2013/08 - Atual Formador do Workshop “O Ensino (através do) Documentário” (área cinema e filosofia), decorrido e promovido pelo serviço educativo da Culturgest..
Oficina (workshop)
O Ensino (através do) Documentário
Culturgest, Portugal
2024/02/20 - 2024/02/20 Objetos Entre Nós - Invited Speaker
Conferência
Objetos Entre Nós
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2020/03/05 - 2020/03/05 Debate City Talks #4 O Novo Cinema Português Convidados: Artur Ribeiro, Tiago Aldeia, Vítor Andrade, Carlos Natálio, Tiago R. Santos, Saúl Rafael, Junstin Amorim e Alba Baptista
Mesa-redonda
Debate City Talks #4 O Novo Cinema Português
Cinema City Portugal, Portugal
2019/12/18 - 2019/12/18 Moderação de mesa.
Conferência
Seminário RIAL O Cinema na Fronteira: Passagens entre Ficção e Documentário
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/10 - 2019/10 Participação na conversa "Cri(tic)ar: pode a crítica de cinema ser um gesto artístico?"
Mesa-redonda
It Takes Several Minutes For The Eyes To Adjust To The Dark
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa , Portugal
2019/09 - 2019/09 Participação na mesa-redonda sobre os "Estados Gerais do ensaio audiovisual".
Congresso
Colóquio O Ensaio Audiovisual na Era Digital – Investigação, Pedagogia e Artivismo
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/07 - 2018/07 Apresentação do livro "Uma Viagem pelo Cinema Americano" de João Palhares e José Oliveira, na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
Outro
Apresentação do livro "Uma Viagem pelo Cinema Americano"
Livraria Linha de Sombra, Portugal
2017/02 - 2017/02 Participação na mesa de discussão em torno do filme “Asas” de Larissa Shepitko.
Outro
Ciclo Ciclo Género e Identidade
Instituto de História de Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/11 - 2013/11 Participação na Mesa Redonda dedicada ao tema “Surrealismo e Cinema”
Congresso
Congresso Surrealismo(s) em Portugal
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/09/29 A relação entre o eu e o outro mediado pela câmara
Arguente principal
Luísa Sequeira (Doutoramento)
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/09 - 2023/11/11 Explorations on Sound and New Media Art Conference (Event) CITAR
2023/06/06 - 2023/06/07 Conferência Arts and Humanities in Digital Transition FCSH - UNL
2023/05/23 - 2023/06/03 XII Encontro Anual da AIM Association of Moving Image Researchers
2023/05/10 - 2023/05/12 Spring Seminar 2023 CITAR-School of Arts, Universidade Católica Portuguesa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/01/01 - Atual Journal of Science and Technology of the Arts Editor in chief
2020/02 - 2020/02 Observatorio (OBS*) Instituto Universitario de Lisboa (ISCTE-IUL)
2019/10 - 2019/10 Vista Revista de Cultura Visual SOPCOM

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/05/28 - 2024/05/31 XIII Congresso Internacional AIM
Vice-Presidente
Association of Moving Image Researchers, Portugal
2023/11/10 - 2023/11/18 Member of the Jury Outros Olhares na Edição de 2023 do Festival Caminhos do Cinema Português
Avaliador
Festival Caminhos do Cinema Português, Portugal
2022/11/11 - 2022/12/31 Film Criticism dossier "10 Anos, 10 filmes"
Coordenador
Site de cinema À pala de Walsh, Portugal
2019/12 - 2020/01 Selecção dos melhores ensaios audiovisuais do ano de 2019
Especialista
Revista Sight & Sound, Reino Unido
2018/12 - 2019/01 Selecção dos melhores ensaios audiovisuais do ano de 2018
Especialista
Revista Sight & Sound, Reino Unido

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/01/21 - 2020/02/05 Teoria do Cinema ABC Cinema (Outros) Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/05 - Atual Association of Moving Image Researchers Vice President
2012 - Atual AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/02 - 2020/02 Selecção de propostas para Spring Seminar- Revolution & Cinema.
Membro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/12 - 2019/12 Selecção de propostas para X Encontro Anual da AIM.
Membro
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Portugal
2017 - 2018 Membro do Conselho Editorial da revista Aniki - Revista Portuguesa de Imagem em Movimento (secção entrevistas).
Membro
Aniki - Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, Portugal
2014/12 - 2015/05 Membro da Comissão Científica V Encontro Anual da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (ISCTE, Lisboa, 2015).
Membro
2014/05 - 2014/05 Membro da comissão executiva do IV Encontro Anual da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, na Universidade da Beira Interior.
Membro
AIM – Associação de Investigadores da Imagem, Portugal
2013/11 - 2013/11 Comissão Executiva da conferência Tecnologia Culturais e Arte dos Media – in Memoriam Friedrich Kittler.
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/07 - Atual Membro do Júri Take One! para melhores filmes portugueses e europeus de escola Festival Curtas de Vila do Conde, Portugal
2022/11/16 - 2022/11/26 Member of the Jury Working Class Heroes na Edição de 2022 do Festival Porto /Post Doc Festival Porto/Post/Doc , Portugal
2019/04 - 2019/04 Júri Curtas Metragens Nacionais Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, Portugal
2018/09 - 2018/09 Membro do Júri para Melhor-Longa Metragem Olhares do Mediterrâneo- Cinema no Feminino, Portugal
2017/03 - 2017/03 Membro do Júri do Prémio da Crítica de Cinema Festin- Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa., Portugal
Distinções

Prémio

2013 Bolsa de Mérito e Excelência pelo prémio de melhor Mestrado FCSH
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outra distinção

2009 Bolsa Inov-Art para a realização de um estágio numa instituição cultural estrangeira
Direção-Geral das Artes, Portugal