Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Manuel Antunes Almeida Gouveia
Nomes de citação
- Gouveia, João
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1310-82F5-CC39
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Latim | Utilizador independente (B1) | ||||
Alemão | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09 - 2028/06
Em curso
|
Filosofia (Doutoramento)
Especialização em Filosofia Política
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2020/09 - 2022/12/22
Concluído
|
Ensino da Filosofia no Ensino Secundário (Mestrado)
Especialização em Ensino da Filosofia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A narrativa como forma de conquista da individualidade no ensino da filosofia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 valores |
2019/09 - 2022/07
Frequentou
|
História 72 ETC realizados (de 180) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2017/09/15 - 2019/09
Concluído
|
Filosofia Política (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Projecto de Aprofundamento da Objectividade em Hegel - Para o Aperfeiçoamento da Interdependência entre Imediatidade e
Diferenciação no Desdobramento do Espírito" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 valores |
2015/09 - 2018/06
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
18 valores |
2015/09 - 2016/07
Concluído
|
Ciências Jurídico-Forences (Diploma de especialização)
Universidade de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal
|
15 valores |
2011/09/15 - 2015/07/22
Concluído
|
Direito (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
15 valores |
2009/09 - 2011/06/30
Concluído
|
Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades (Ensino secundário)
Escola Secundária José Afonso, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2020/12/31 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/27 - 2023/02/28 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária José Saramago, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/07/17 - 2019/11/04 | Estagiário no Gabinete do Provedor de Ética | EDP, Portugal |
2014/07/01 - 2014/07/31 | Estagiário | Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal |
Serviço de África Subsariana, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/15 - 2022/06/20 | Professor estagiário | Escola Secundária da Ramada, Portugal |
2016/10/31 - 2018/06 | Voluntário | Associação Academia do Futuro, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2024/08/31 | Active Citizenship Through Dialogue in Virtual Teacher Communities (ACT-DI-V)
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05/25 | Problems Raised by the Concept of Potency in Schelling's Berlin Lectures | Eight Meeting of the North American Schelling Society
Gonzaga University (Spokane, Estados Unidos)
|
2024/03/22 | Matter - Its Place and Significance in the Late Schelling’s Theory of Potency | PhD Workshop in the History of Philosophy
Università Ca' Foscari Venezia, Dipartimento di Filosofia e Beni Culturali (Veneza, Itália)
|
2023/11/20 | A aula como momento de conciliação entre uma filosofia do dia-a-dia e uma filosofia para o exame | O Trabalho Filosófico - A Perspetiva de Quem Começa
Associação de Professores de Filosofia (Portugal)
|
2023/09/21 | Projeto Active Citizenship Through Dialogue in Virtual Teacher Communities | Dia da Investigação e Inovação 2023
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (LISBOA, Portugal)
|
2023/09/15 | As potencialidades estéticas e catárticas dos aforismos para transmitirem conteúdos e prosseguirem objetivos educacionais no âmbito da disciplina de filosofia no ensino secundário | 5º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/09/08 | Fichte's View on Machiavelli and the Conciliation between Ethics and Politics | The Politics of German Idealism
Instituto de Estudos Filosóficos (Faculdade de Letras de Coimbra) (Coimbra, Portugal)
|
2023/05/18 | Presentation of the WP2 (Work Package 2), of the project Active and Responsible Citizenship in Virtual Teacher Communities. Participation in the discussion of the remaining work packages (2 and 3). | ACT-DI-V International Meeting (face to face)
University of Nicosia (Nicosia, Chipre)
|
2023/04/03 | Formas de utilização da carta, no ensino secundário, para construir e desenvolver argumentos | 2ª sessão do Seminário Permanente de Ensino da Filosofia
ArgLab, IFILNOVA (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/26 | Apresentação crítica do artigo de Stephen Palmquist, "Does Kant Reduce Religion to Morality?", Kant-Studien 83 (2), 1992, pp. 129-148 (https://www.youtube.com/watch?v=5BcBC-FhUrw&t=2757s). | Kant Reading Group 2021
IFILNOVA (Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa) (Portugal)
|
2021/09/09 | "O posicionamento sistemático da esfera da moralidade na Fenomenologia do Espírito e nos Princípios da Filosofia do Direito de Hegel" | 4º Congresso Internacional da SPF (online)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03/08 - 2023/03/08 | Focus Group (Projeto Active Citizenship Through Dialogue in Virtual Teacher Communities), Co-organizado com Chrysi Rapanta (2023/03/08 - 2023/03/08)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/10/01 - 2022/05/30 | Visita de estudo à Fundação Calouste Gulbenkian, com momento de declamação de poesia e partilha artística. (2022/05/27 - 2022/05/27)
Encontro (Coorganizador)
|
Escola Secundária da Ramada, Portugal |
2022/02/01 - 2022/05/20 | Duas sessões de discussão crítica para mostrar o contributo da filosofia para abordar problemas com impacto na vida dos jovens.
1º sessão sobre desigualdades sociais, com a participação de André Abrantes Amaral. 2º sessão sobre filosofia das emoções,
com Dina Mendonça. (2022/05/06 - 2022/05/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Escola Secundária da Ramada, Portugal |
2021/11/10 - 2021/11/17 | Evento do dia da Filosofia, com uma sessão dramática e uma sessão de discussão crítica sobre o tema da pseudociência. (2021/11/16 - 2021/11/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Escola Secundária da Ramada, Portugal |
2017/10/30 - 2018/06 | Gestão e coordenação de um grupo de tutores com ação na Escola Marquesa da Alorna, em Lisboa (análise semanal de relatórios,
organização e participação em reuniões semestrais e mensais). (2017/10/30 - 2018/06)
Outro (Coorganizador)
|
Associação Academia do Futuro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014/10/08 - 2014/10/29 | Série de seminários sobre resolução alternativa de litígios (arbitragem, mediação e julgados de paz).
Oficina (workshop)
|
Curso de Resolução Alternativa de Litígios
Associação de estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/11/01 - 2023/06/30 | Evaluation of four Study Cycles (bachelor degrees, masters and PHD courses) in an External Evaluation Commission (CAE).
Membro
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/03/15 - 2024/05/31 | Curso breve de Cidadania Ativa e Responsável Através do Diálogo em Comunidades Virtuais de Professores | Curso breve de Cidadania Ativa e Responsável Através do Diálogo em Comunidades Virtuais de Professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2024/01/12 - 2024/02/23 | Curso breve sobre Cidadania Ativa e Responsável | Ensino da Cidadania Ativa e Responsável (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Red Iberoamericana de Idealismo Alemán y Romanticismo | Membro integrante |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2016/10/03 - 2017/06/30 | Tutor | Cristiano Teixeira |
Distinções
Prémio
2020 | Bolsa de mérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa do ano letivo 2017/2018 |
2019 | Bolsa de mérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa do ano letivo 2015/2016 |
2019 | Bolsa de mérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ano letivo 2016/2017 |
2018 | Carta de excelência
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Título
2023 | Formador com certificado de registo CCPFC/RFO-42442/23 (filosofia)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
Outra distinção
2024 | Bolsa Papers@USA 2024 para participação em Controversial Schelling - The eighth meeting of the North American Schelling Society
(NASS 8)
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
|
2023 | Certificado Melhores Mestres - Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|