???global.info.a_carregar???
Daniela Fatela Geraldes (Vila Nova de Gaia, 1998) é investigadora e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), doutoranda em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e investigadora no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). O seu projeto de doutoramento, orientado pelo Prof. Doutor Bruno Giesteira e pela Prof.ª Doutora Mónica Silveira-Maia, é desenvolvido em parceria com o Museu Nacional de Soares dos Reis e centra-se na transformação de obras de pintura em imagens em relevo acessíveis a pessoas cegas e com baixa visão, culminando na elaboração de um manual de acessibilidade para o ensino superior e museus em Portugal. Paralelamente, está a realizar a avaliação de acessibilidade à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e aos espaços culturais da Universidade do Porto. É licenciada em Som e Imagem pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde realizou as curtas-metragens Brisé (2019) e Mãos Frias Coração Quente Amor Ausente (2020), orientada pela cineasta Cláudia Varejão. Em 2022, concluiu o Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a dissertação A digitalização como meio: investigação e comunicação em História da Arte. Foi membro do Núcleo de Estudantes de História da Arte da U.Porto (2021-2022), participou na organização de eventos académicos e colaborou em exposições como Os Santos d’Afurada (2021) e Encontro(s) às Cegas (2022). Em 2022, integrou a associação Jovens Artistas Portugueses, expondo a obra fotográfica As Portas da Perceção em Loures, Lisboa e no Campo Pequeno. É também autora do podcast Daniela Fatela Geraldes – obras e dos livros de poesia Mãos Frias: Cadernos de Poesia (2020-2022) e O que é doce nunca amargou: Cadernos de Poesia (2022-2024). Recebeu em 2025 o Prémio Cidadania Ativa – Vertente Pedagógica da Universidade do Porto, pelo seu trabalho em acessibilidade cultural e ensino superior. É formadora certificada pelo IEFP, com competência para ministrar formação nas áreas da acessibilidade na cultura e no ensino. Foi ainda mentora no programa MentorART, acompanhando um estudante do 9º ano, da Escola Secundária Almeida Garrett. É autora de vários artigos científicos, entre os quais: Práticas Culturais Inclusivas em Portugal (revista O Pátio), A Acessibilidade nos Museus do Porto (revista O Pátio), Análise à integração de pessoas cegas e com baixa visão em projetos culturais portugueses (revista Derivas, i2ADS), e Análise à integração de pessoas cegas e com baixa visão nos projetos artísticos portugueses (revista Educação Inclusiva, Pró-Inclusão). Realizou também coordenação editorial da revista O Pátio (7ª e 8ª edição), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto, no Departamento de Cultura e Mobilidade, e desempenhou funções de revisão científica na revista Derivas. Em 2025, foi entrevistada pelo Jornal de Negócios e pelo site CitaliaRestauro, a propósito do seu projeto de doutoramento financiado pela FCT. As entrevistas destacaram a relevância do trabalho desenvolvido na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e nos espaços culturais da Universidade do Porto, bem como o impacto da investigação na promoção da inclusão cultural. Possui certificação C1 Advanced em Inglês pela University of Cambridge, uma qualificação vitalícia reconhecida internacionalmente que atesta um nível avançado de proficiência linguística e é aceite em universidades, empresas e instituições em vários países.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniela Sousa Fernandes Fatela Geraldes

Nomes de citação

  • Geraldes, Daniela
  • Geraldes Fatela, Daniela

Identificadores de autor

Ciência ID
1215-4E52-FD3A
ORCID iD
0000-0002-6349-957X

Telefones

Telemóvel
  • 914252143 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Língua Gestual Portuguesa Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2025
Em curso
Educação Artística (Doutoramento)
Especialização em Educação Artística
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022
Concluído
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A digitalização como meio: comunicação e investigação em História da Arte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2017/09 - 2020/07/28
Concluído
Som e Imagem (Licenciatura)
Especialização em Cinema
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
15
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2027/09/01 Um manual de acessibilidade para os Museus e Ensino Superior em Portugal
2023.00382.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Geraldes Fatela, Daniela. "Análise à integração de pessoas cegas e com baixa visão em projetos culturais portugueses". Derivas, grupo de investigação i2ADS, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 8 (2025):
  2. Geraldes Fatela, Daniela. "Análise à integração de pessoas cegas e com baixa visão nos projetos artísticos portugueses". Educação Inclusiva, Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial 15 1 e 2 (2025):
    Publicado
  3. Geraldes Fatela, Daniela. "Práticas Culturais Inclusivas em Portugal". O Pátio, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto. 6ª edição (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  4. Geraldes Fatela, Daniela. "A Acessibilidade nos Museus do Porto". O Pátio, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto 7ª edição (2023):
    Publicado
Livro
  1. Geraldes Fatela, Daniela. O que é doce nunca amargou - Cadernos de Poesia (2022 - 2024). Vila Nova de Gaia, Portugal: Chiado Books. 2024.
  2. Geraldes Fatela, Daniela. Mãos Frias - Cadernos de Poesia (2020 - 2022). Porto, Portugal: Chiado Books. 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Daniela Sousa Fernandes Fatela Geraldes. "A digitalização como meio: comunicação e investigação em História da Arte". Mestrado, 2022. https://hdl.handle.net/10216/141860.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Geraldes Fatela, Daniela. "As Portas da Perceção" - Fotografia.
  2. Geraldes Fatela, Daniela. "Mãos Frias Coração Quente Amor Ausente" - Curta-metragem.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2022. "Encontros às Cegas".
  2. 2021. "Os Santos D'Afurada".
Guião
  1. Geraldes Fatela, Daniela. Mãos Frias Coração Quente Amor Ausente. 2020.

Outros

Outra produção
  1. Podcast Daniela Fatela Geraldes - Obras. Serve este podcast para a contextualização e promoção das minhas criações artísticas. Desde a fotografia. à poesia, à montagem de exposições e trabalhos académicos e científicos.. 2022. Geraldes Fatela, Daniela. https://open.spotify.com/show/0EkW2c9MkthwIQRjhenJKi?si=21dc21b257d0480e.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/18 Análise à integração de pessoas cegas e com baixa visão em projetos culturais portugueses International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2024/05/09 Sentir Imagens: uma proposta de inclusão na cultura Fórum anual da Diversidade, Equidade e Inclusão do Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2024/04/16 Sentir Imagens 10º Encontro de Práticas em Educação Artística
Faculdade Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/07/13 A digitalização como meio: investigação e comunicação em História da Arte Apresentação de dissertação de Mestrado
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2022/04 Digitization: Concepts and Practices Encontro Investigação Jovens da Universidade do Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/03 Digitalização: Conceitos e Práticas Diálogos Académicos
Núcleo de Estudantes de História da Arte da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/04 - Atual O 10º EPRAE é um espaço organizado por um grupo de estudantes do Programa Doutoral em Educação Artística (pdDEA). (2024/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2022/03 - Atual Em 2022 realizou-se a primeira edição dos "Diálogos Académicos", onde os alunos dos vários ciclos de História da Arte da Universidade do Porto, apresentaram os seus trabalhos e investigações. (2022/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - Atual Poster científico: "Acessibilidade na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto" Apresentado no 2º Encontro de Responsabilidade Social Universitária da Universidade do Porto.
Encontro
2º Encontro de Responsabilidade Social Universitária da Universidade do Porto
Universidade do Porto, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2025 Entrevista no âmbito do projeto de doutoramento financiado pela FCT, sobre acessibilidade em museus e ensino superior. Jornal de Negócios
2025 Relato autobiográfico do percurso no doutoramento em Educação Artística, as primeiras iniciativas práticas no Museu Nacional de Soares dos Reis, o voluntariado com a ACAPO e o impacto formativo do envolvimento em acessibilidade cultural. Site CitaliaRestauro
Distinções

Prémio

2025 Prémio Cidadania Ativa – Vertente Pedagógica
Universidade do Porto, Portugal