???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Ferraz Machado Freitas

Nomes de citação

  • Freitas, Ana
  • Freitas, A.C.

Identificadores de autor

Ciência ID
101B-E3F6-73DE

Endereços de correio eletrónico

  • anafreitas@fe.up.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2026
Em curso
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
n/a (a frequentar)
2023 - 2023
Concluído
Mentoring for Researcher Developers 2023 (Postgraduate Certificate)
The University of Queensland School of Education, Austrália
2016
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Especialização em Formação, Trabalho e RH
Universidade do Minho, Portugal
2003
Concluído
Educação (Licenciatura)
Especialização em Especialização em Gestão da Formação e Trabalho
Universidade do Minho, Portugal
"Qualidade e Pedagogia no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2002
Concluído
Socrates/Erasmus intensive programme (Licence)
Humboldt Universität zu Berlin Philosophische Fakultät II, Alemanha
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2022 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2024 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Porto, Portugal
2001 - 2008 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - 2023 Mobilidade staff (Educação Doutoral, criação de unidades de apoio ao talento doutoral, microcredenciais de competências transversais de doutorandos e ECRs) Høgskulen på Vestlandet, Noruega
2022 - 2022 Mobilidade staff (Educação Doutoral, Impacto e desafios) Univerzita Karlova, República Checa
2017 - 2017 Mobilidade staff (Educação Doutoral, Competências transversais para doutorandos) Sveucili¿ta u Zagrebu Poslijediplomsko sredi¿te Dubrovnik, Croácia
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/10/01 - 2026/10/01 PhD studentship
2024.02139.BD
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2022/09 - 2025/08 E4E-Engineers for Europe
Proposal ID 101054872
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2023/01 - 2024/12 Transforming Europe Through Doctoral Talent and Skills Recognition
Investigador
European Commission
Em curso
2014 - 2017 PhDs Enhanced for Projects
Investigador
Erasmus Plus
Concluído
2011 - 2011 ES-Health - Higher Education in Health
ES-Health
Bolseiro de Investigação
Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD, IP)/ Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Concluído
2008 - 2011 A Name for Health - A Network Approach in Medical Education for the Pursuit of Quality of Higher Education Institutions and Health Systems
9 ACP RPR 118 # 29
Bolseiro de Investigação
African, Caribbean and Pacific - European Union
Concluído
2008 - 2010 Program for the Quality and Excellence of Education/Medical Training in FMUAN: Vector of Health Promotion of Populations in Angola
n.a.
Bolseiro de Investigação
Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD, IP)/ Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Concluído
2003 - 2005 Transition, Adaptation and Academic Performance of Young People in Higher Education
Proc. 48969
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Inês Cristina Direito Baptista da Silva; Freitas, Ana; Gouveia, Andreia S.L.. "Mapping Inner Development Goals in Transversal Skills Engineering Courses: An Exploratory Study". Trabalho apresentado em 6th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education Title: Emerging Trends in Engineering Education: Adapting to a Changing World, Setúbal, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Freitas, Ana; Veiga, Amélia; Pêgo, João Pedro. "Shaping engineering doctoral education for the 21st-century knowledge production". Trabalho apresentado em 6th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education Title: Emerging Trends in Engineering Education: Adapting to a Changing World, Setúbal, 2025.
    Aceite para publicação
  3. Inês Direito; Ana Freitas. "Bridging the Gap: Embedding Transversal Skills in Engineering Doctoral Education". Trabalho apresentado em EDUCON-IEEE Global Engineering Education Conference, 2024.
    10.1109/EDUCON60312.2024.10578771
  4. Soeiro, Alfredo; Keith Sunderland; Martin Barrett; Freitas, Ana; Pêgo, João Pedro. "E4E – Engineers for Europe: a study about the future of Engineering profession". Trabalho apresentado em SEFI 2024 - Educating Responsible Engineers, Lausanne, 2024.
    https://doi.org/10.5281/zenodo.14256703
  5. Martins, Helena; Inês Cristina Direito Baptista da Silva; Freitas, Ana; Ana Isabel Salgado. "Roses In, Roses Out - How the Framework of Management by Competencies in HRM can help address the issue of Doctoral Candidates and Graduates Soft Skills development in Engineering". Trabalho apresentado em INTED2022 - 16th International Technology, Education and Development Conference, 2022.
    Publicado • 10.21125/inted.2022.2534
  6. Martins, Helena; Freitas, Ana; Inês Cristina Direito Baptista da Silva; Salgado, Ana. "Engineering the future: transversal skills in Engineering Doctoral Education". Trabalho apresentado em CISPEE - 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, 2021.
    Publicado • 10.1109/cispee47794.2021.9507210
  7. Lopes, Cristina Sousa; Oliveira Ramos, Teresa; Palmira Seixas; Luís Miguel Costa; Freitas, Ana. "Library and faculty partnering to increase Open Access Publishing among researchers". Trabalho apresentado em IATUL - International Association of Scientific and Technological University Libraries Conferences, 2021.
    Publicado
  8. Soeiro, Alfredo; Freitas, Ana; Pêgo, João Pedro. "Changing assessment leading to improving learning using eportefolios". Trabalho apresentado em CNaPPES 2019: 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2020.
    Publicado
  9. Rodrigues, Jose Coelho; Freitas, Ana; Garcia, Paulo; Maia, Catarina; Pierre-Favre, Marie. "Transversal and transferable skills training for engineering PhD/doctoral candidates". Trabalho apresentado em CISPEE 2018 - 3rd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, 2018.
    Publicado • 10.1109/cispee.2018.8593472
  10. Freitas, Ana; Garcia, Paulo; Lopes, Helena; Sousa, Augusto de. "Mind the gap: bridging the transversal and transferable skills chasm in a public engineering school". Trabalho apresentado em CISPEE 2018 - 3rd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, 2018.
    Publicado • 10.1109/cispee.2018.8593485
  11. Oliveira, Manuel Joaquim ; Freitas, Ana. "Support system for learning mathematics in engineering higher education programmes: The case of the ‘Mathematics Digital Practice Office’". Trabalho apresentado em CISPEE 2016 - 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, 2016.
    Publicado • 10.1109/cispee.2016.7777737
  12. Freitas, Ana; Garcia, Paulo J.V.; M. Joaquim Oliveira. "Consultório Digital de Matemática: sistema de suporte para a promoção do sucesso educativo em engenharia". Trabalho apresentado em Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior, 2014.
    Publicado
  13. Freitas, AC; P. J. V. Garcia; Manuel Joaquim Oliveira. "Consultório Digital de Matemática: sistema de suporte para a promoção do sucesso educativo em engenharia". 2014.
  14. Freitas, Ana; Almeida, Leandro da Silva ; Ana Paula Soares; Salgueira, Ana; Rosa M. Vasconcelos. "Questionário de Vivências Académicas (QVAr): novo estudo de validação". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos, Braga, 2004.
    Publicado
  15. Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula; Salgueira, Ana Paula; Freitas, Ana; Vasconcelos, Rosa. "Questionário de Vivências Académicas (QVAr): novo estudo de validação". 2004.
  16. Freitas, Ana; Silva, Eugénio Alves da; Vasconcelos, Rosa. "Qualidade e inovação no ensino de engenharia: a aprendizagem cooperativa e por projectos como metodologia de ensino/aprendizagem". 2003.
Artigo em revista
  1. Miguéis, V.L.; Freitas, Ana; Garcia, Paulo J.V.; Silva, André. "Early segmentation of students according to their academic performance: A predictive modelling approach". Decision Support Systems 115 (2018): 36-51. http://dx.doi.org/10.1016/j.dss.2018.09.001.
    Publicado • 10.1016/j.dss.2018.09.001
  2. LS Almeida; AP Soares; Freitas, Ana. "Integración y adaptación académica en la universidad: estudio considerando la titulación y el sexo". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 11 9 (2004): 169-182. https://hdl.handle.net/1822/12093.
  3. Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula; Freitas, Ana. "Integración y adaptación académica en la universidad: estudio considerando la titulación y el sexo". (2004): https://www.authenticus.pt/P-010-XM0.
  4. L S Almeida; Eugénia Fernandes; Ana Paula Soares; Rosa M. Vasconcelos; Freitas, Ana. "Envolvimento académico: Confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano". Revista Psicologia da Educação 2 2 (2003): 57-70. http://hdl.handle.net/1822/12066.
    Publicado
  5. Freitas, Ana; Martins, Maria Joana; Vasconcelos, Rosa Maria de Castro Fernandes. "Integração do (a) aluno (a) s do 1º ano na Universidade do Minho". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 10 8 (2003): 1373-1382. https://hdl.handle.net/1822/9335.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Freitas, Ana; Martins, Maria Joana; Vasconcelos, Rosa. "Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho". (2003): https://www.authenticus.pt/P-010-XKZ.
  7. Almeida, Leandro S.; Fernandes, Eugénia M.; Soares, Ana Paula; Vasconcelos, Rosa; Freitas, Ana. "Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano". (2003): https://www.authenticus.pt/P-010-XKY.
Livro
  1. Correia, Miguel; Duarte Brandão, Sara; Roselina Fernandes; Bezerra, Pollyana; Costa, Aline; Ana Duarte; Freitas, Ana; et al. Autor correspondente: Correia, Miguel. XVI International Seminar of the Doctoral Programme in Education Sciences - Echoes for the future: Inclusion, innovation and interdisciplinarity in education. Book of abstracts and notes.. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). 2024.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.34626/2024/978-989-8471-70-3
Manual
  1. Pêgo, João Pedro; Cophignon, Aurea; Freitas, Ana. Manual for DocTalent4EU credentials issuing. DocTalent4EU Consortium.. 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.5281/zenodo.13833646
Poster em conferência
  1. Freitas, A.C.; Veiga, Amélia; Pêgo, João Pedro. "Knowledge Transitions and the purposes of STEM doctoral education". Trabalho apresentado em XVI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação — Ecos para o Futuro: Inclusão, Inovação e Interdisciplinaridade em Educação, 2024.
Recurso online
  1. Monika Tasa; Mili Losmanová; Chiara Ceriott; Hanna Brinkmann; Radka Mrazkova; David Zuser; Ivana Jaskova; Lukáš Nachtigal; Freitas, Ana. Autor correspondente: Monika Tasa. HandBook-Doctoral Candidates Onboarding. 2024. https://pride-network.eu/wp-content/uploads/handBook_Onboarding-doctoral-candidates-A-practical-guide.pdf.
    10.24840/978-972-752-321-4
  2. Edlund, Karl Kilbo; Saugmann, Pil Maria; Dahle, Sebastian; Dengo, Nicola; Simakhova, Anastasiia; Ezzallat, Achraf; Naeem, Rimsha; et al. EURODOC Statement “The doctoral education - a research education. 2023. https://doi.org/10.5281/zenodo.10277824.
    https://doi.org/10.5281/zenodo.10277824
Resumo em conferência
  1. Freitas, Ana; Veiga, Amélia; Pêgo, João Pedro. "STEM doctoral education in transition: challenges, policies, and future directions". Trabalho apresentado em 4th CIPES PhD student workshop: Higher Education in Transition: Challenges, Policies, and Future Directions, 2025.
    Submetido
  2. Pêgo, João Pedro; Freitas, Ana. "DocTalent4EU: competências transversais para doutorandos e investigadores juniores". Trabalho apresentado em CNAPPES-Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2024.
  3. Freitas, Ana; Pêgo, João Pedro; Rocha, Ana Paula. "Competências Transversais para Doutorandos na FEUP". Trabalho apresentado em CNAPPES-Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2024.
  4. Freitas, A.C.; Veiga, Amélia; Pêgo, João Pedro. "Knowledge Transitions and the purposes of STEM doctoral education". Trabalho apresentado em XVI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação — Ecos para o Futuro: Inclusão, Inovação e Interdisciplinaridade em Educação, Braga, 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.34626/2024/978-989-8471-70-3
  5. Freitas, Ana; Pêgo, João Pedro; Sousa, A. Augusto; José Fernando Oliveira. "Promoting Faculty pedagogical development: the strategy for a public engineering Higher Education institution". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of the 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, Lisboa, 2021.
    Publicado
  6. M. Firmino Torres; Freitas, Ana; Pêgo, João Pedro. Autor correspondente: Freitas, Ana. "Competências transversais de Liderança e Negociação para doutorandos em engenharia". Trabalho apresentado em Livro de Resumos - 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2021.
    Publicado
  7. Ana Isabel Salgado; Freitas, Ana; Martins, Helena; Direito, Inês. "A importância das competências transversais na formação de doutorados em engenharia: estarão os cursos doutorais a preparar os estudantes para o mercado de trabalho?". Trabalho apresentado em Livro de Resumos - 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2021.
    Publicado
  8. Pêgo, João Pedro; Mouraz, Ana; Freitas, Ana; Ana Isabel Salgado. "De Par em Par interinstitucional: uma experiência de formação pedagógica entre a U.Porto e o IPP". Trabalho apresentado em Porto ICRE'19: Porto International Conference of Research in Education: livro de resumos, 2019.
    Publicado
  9. Pêgo, João Pedro; Ana Isabel Salgado; Mouraz, Ana; Freitas, Ana. "A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto abre a porta "De Par em Par"". Trabalho apresentado em CNaPPES 19: 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: resumos, 2019.
    Publicado
  10. Ana Isabel Salgado; Freitas, Ana; Oliveira, Nuno Ricardo; Sofia Sá. "Formação pedagógica no ensino superior: desafios e oportunidades". Trabalho apresentado em CNaPPES 2019: 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2019.
    Publicado
  11. Soeiro, Alfredo; Freitas, Ana; Pêgo, João Pedro. "Mudar a avaliação para mudar a aprendizagem: método de avaliação de aprendizagens via e-portfólio". Trabalho apresentado em CNaPPES 2019: 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2019.
    Publicado
  12. Freitas, Ana; Garcia, Paulo J.V.; Lopes, Helena; Sousa, A. Augusto. "Desenvolvimento de competências transversais e transferíveis numa escola pública de engenharia". Trabalho apresentado em 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2018.
    Publicado
  13. Freitas, Ana; Garcia, Paulo J.V.; Coelho Rodrigues, José. ""Fit for Industry?": módulo de formação em competências transversais para estudantes de doutoramento em engenharia". Trabalho apresentado em CNaPPES.17: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2017.
    Publicado
  14. Freitas, Ana; Garcia, Paulo J.V.; Ambrósio, Mariana; Mouraz, Ana. "Uso de vídeo no ensino superior da física". Trabalho apresentado em CNaPPES.17: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2017.
    Publicado
  15. Freitas, Ana; Lopes, Helena; Garcia, Paulo J.V.; Sousa, A. Augusto. "Desenvolvimento de competências transversais para doutorandos: o caso da Faculdade de Engenharia do Porto". Trabalho apresentado em CNaPPES.15 - 2º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2015.
    Publicado
  16. Freitas, Ana; Lopes, Helena; Garcia, Paulo J.V.; Sousa, A. Augusto. "Competências transversais para estudantes de engenharia: estratégia da FEUP". Trabalho apresentado em Livro de Resumos - Inovação Pedagógica no Ensino Superior, 2015.
    Publicado
  17. Freitas, Ana; Mouraz, Ana; Garcia, Paulo J.V.. "Criação de micro-videos educativos de apoio ao ensino-aprendizagem de engenharia". Trabalho apresentado em CNaPPES.2014: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2014.
    Publicado
  18. Oliveira, Manuel Joaquim ; Freitas, Ana; Garcia, Paulo J.V.. "Consultório Digital de Matemática: sistema de avaliação formativa online em engenharia". Trabalho apresentado em CNaPPES.2014: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2014.
    Publicado
  19. Freitas, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia. "Identidades formadoras em formação inicial em enfermagem". Trabalho apresentado em Ensino Superior: inovação e qualidade na docência: livro de resumos do VII congresso IberoAmericano de docência universitária, 2012.
    Publicado
  20. Ilda Barbosa Lima; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Elisabete Ferreira; Sousa, Ana Rita; Freitas, Ana; Pereira, Fátima. "Valores e inquietudes dos formadores de enfermagem: (trans)formações identitárias". Trabalho apresentado em Referência: revista de enfermagem, 2012.
    Publicado
  21. Freitas, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia. "Estratégias de desenvolvimento das competências pedagógicas dos docentes de medicina". Trabalho apresentado em Ensino Superior: inovação e qualidade na docência: livro de resumos do VII congresso IberoAmericano de docência universitária, 2012.
    Publicado
  22. Lima, Ilda; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Freitas, Ana. "Identidades formadoras em formação inicial em enfermagem [Training identities in initial nursing training]". Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012.
  23. Lima, Ilda Maria Gomes Barbosa; Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Sousa, Rita; Freitas, Ana; Pereira, Fátima. "Valores e inquietudes dos formadores de enfermagem: (Trans)formações identitárias [Values and concerns of nursing educators: Identity (trans)formations]". Trabalho apresentado em III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra, 2012.
Tese / Dissertação
  1. Freitas, Ana. "Qualidade e inovação no Ensino de Engenharia: a aprendizagem cooperativa e por projectos como metodologia de ensino/aprendizagem". Licenciatura, 2003. https://hdl.handle.net/1822/42756.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10/02 - 2024/10/30 organisation of the WINTERSCHOOL ''Personal Effectiveness and Leadership skills for PhD candidates'' (2024/10/02 - 2024/10/30)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2022 - 2024 organization of the SEMINAR ''The Future of Engineering Education'' (2022) (2022 - 2024)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2023 - 2023 organization of the CONFERENCE ''Research Conduct and Integrity - the Challenges for the Doctoral Journey'' (2023)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

PRIDE network - Professionals in Doctoral Education, Áustria
2023 - 2023 organization of the INTERNATIONAL TRAINING ''Research Integrity in Doctoral Education'' (2023)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2018 organization of the SEMINAR ''Novos paradigmas da educação: O futuro da educação e dos educadores-professores'' (2018)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 organization of the SEMINAR ''Que Educação para Portugal?'' (192 attendees) (2016)
Seminário
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 organization of the DOCTORAL CONGRESS in Engineering (5 editions: 2015, 2017, 2019, 2021, 2023 each edition with around 250-500 attendees) (2015)
Congresso (Coorganizador)
Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal
2015 - 2015 organization of the SEMINAR: Novos paradigmas da educação: Educação Informal (417 attendees) (2015)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2025 - 2025 CNaPPES.25 Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Évora, Portugal
2025 - 2025 IEEE EDUCON 2025 Global Engineering Education Conference London, England
2024 - 2024 IEEE EDUCON 2024 Global Engineering Education Conference Kos, Greece
2024 - 2024 Seminário anual do Programa Doutoral em Ciências da Educação Porto, Portugal
2023 - 2023 CNaPPES.23: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Algarve, Portugal
2022 - 2022 CNaPPES.22 Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Coimbra, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024 - Atual Registered as EU Expert in the Funding & Tenders Portal (EC. 2021-2027) for topics under the HORIZON-WIDERA-2024-ERA-01 call
Avaliador
European Commission, Bélgica
2024 - 2024 Registered as EU Expert in the Funding & Tenders Portal for topics under the 'HORIZON-MSCA-DN-2024 call. Evaluator
Avaliador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual How to survive your PhD Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - Atual Formação Pedagógica para lecionar no Ensino Superior Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual RnED - Rede Nacional de Escolas Doutorais participante
2017 - Atual PRIDE-Professionals in Doctoral Education member of the WG 'onboarding PhD candidates'; organization of the CONFERENCE ''Research Conduct and Integrity - the Challenges for the Doctoral Journey''
2023 - 2023 SGOUP 'Universities in Europe' (think tank for Doctoral Studies) participated in the meetings and discussions of the think tank for Doctoral Studies; participated in several training sessions; colaborated in the organization of the SGroup BIP on Doctoral Education https://sgroup-unis.eu/project/sgroup-bip-on-doctoral-education
2023 - 2023 EURODOC - European Council of Doctoral Candidates and Junior Researchers participated in the meetings and discussions of the working group 'Doctoral Training (2023); contributed to the position paper: Edlund, Karl Kilbo; Saugmann, Pil Maria; Dahle, Sebastian; Dengo, Nicola; Simakhova, Anastasiia; Ezzallat, Achraf; Naeem, Rimsha; et al. EURODOC Statement “The doctoral education - a research education. 2023. https://doi.org/10.5281/zenodo.10277824. https://doi.org/10.5281/zenodo.10277824; participated in the meetings and discussions of the working group 'Doctoral Supervision' (2025)

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Technology, Knowledge and Learning (22111662) Springer Science
2024 - 2024 International journal of computers for mathematical learning (1382-3892) Springer Nature
2024 - 2024 Journal of Engineering Education (1069-4730) AMER SOC ENGINEERING EDUCATION
Distinções

Prémio

2024 Selo de qualidade Inovação Pedagógica
Universidade do Porto, Portugal
2022 AWARD InovPed curricular units UPorto (4th edition)
Universidade do Porto, Portugal
2021 AWARD: UPorto Pedagogical Innovation projects - 2021 (5th edition)
Universidade do Porto, Portugal
2019 AWARD: UPorto Pedagogical Innovation projects - 2019 (3rd edition)
Universidade do Porto, Portugal
2018 AWARD InovPed curricular units UPorto (2nd edition)
Universidade do Porto, Portugal
2002 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2001 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2000 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
1999 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal