???global.info.a_carregar???
Matilde Gonçalves completed a cotuelle PhD in Linguistics (Text Theory) at the Faculty of Social and Human Sciences, NOVA university Lisbon and in Portuguese Studies at Université Paris 8, in 2008. She developed a project within the scope of the construction of knowledge on websites in the field of tourism, funded by a Foundation for Science and Technology postdoc fellowship. Since 2019, she is an Assistant Professor at the Faculty of Social and Human Sciences, Universidade NOVA de Lisboa. She works on Text and Discourse Linguistics and her work focuses on digital language practices, scientific literacy and the dissemination of science, as well as the transposition of linguistic instruments for specific purposes. She coordinated a research project funded by the Calouste Gulbenkian Foundation on scientific literacy (2016/2017). From 2017 to 2020, she was a member of Board of Directors of the Linguistics Research Center of NOVA University Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Matilde Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Matilde

Identificadores de autor

Ciência ID
1011-829C-7F9E
ORCID iD
0000-0003-0039-4401

Endereços de correio eletrónico

  • matilde.goncalves@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa. Avenida de Berna, 26-C, 1069-061 L, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Études portugaises (Doctorat)
Université Paris 8, França
"La fragmentation dans la littérature portugaise contemporaine : indices énonciatifs, configurations textuelles et parcours interprétatifs" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
2008
Concluído
Doutoramento em Linguística - Especialidade Teoria do Texto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
"La fragmentation dans la littérature portugaise contemporaine: indices énonciatifs, configurations textuelles et parcours interprétatifs" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
2003
Concluído
Études portugaises, brésiliennes et d'Afrique lusophone (Diplôme d´études supérieures)
Université Paris 8, França
"Configurations de la fragmentation dans O Silêncio de Teolinda Gersão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (18/20)
2002
Concluído
Maîtrise : Études Portugaises, Brésiliennes et de l’Afrique lusophone (Licenciatura)
Université Paris 8, França
17/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/07 - 2018 Pós-doutorado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016/03 - 2017/03 Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2010/01/01 - 2013 Pós-doutorado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006 - 2008 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2005/09 - 2006/08 Investigador (Investigação) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008/12 - 2009/08 Assistente (Docente Universitário) Université Paris 8, França

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - 2003 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2018 Sítios Web e construção do conhecimento no turismo português: uma abordagem linguística
SFRH/BPD/66300/2009
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluído
2006/12 - 2008/12 A fragmentação e suas configurações linguísticas e textuais na literatura portuguesa contemporânea (segunda metade do século XX)
SRH/BD/29371/2006
Bolseiro de Doutoramento
Université Paris 8, França

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/12 - 2024/12 Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
Investigador
Em curso
2021 - 2023 Cientista regressa à escola | Cientist returns to school
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Native Scientist, Portugal
Em curso
2016 - 2017 Promoção da Literacia Científica | Scientific literacy promotion
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/10 - Atual EXPRIMI – Exploração preliminar de corpus para ensino inclusivo da língua de acolhimento baseado em tarefas
S/R
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Em curso
2020 - Atual G&T.Comenta
Investigador responsável
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Matilde Gonçalves; Rute Rosa. "O suporte digital na leitura e compreensão textual". 2019.
  2. Matilde Gonçalves; Noémia Jorge. "Textualizar a ciência no contexto português: processos textuais e genológicos". 2019.
  3. Audria Albuquerque Leal; Carla Teixeira; Isabelle Simões Marques; Matilde Gonçalves. "The First “Shares". 2018.
  4. Gonçalves, Matilde; Noémia Jorge; Inês Ribeiros; Lúcia Cunha; Rosário Luís; Maria Antónia Coutinho. "Divulgação da ciência na aula de Português. In Atas do 12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Português". Trabalho apresentado em Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Português, Lisboa, 2017.
    Publicado
  5. Isabelle Simões Marques; Matilde Gonçalves. "Dans le café de la jeunesse perdue". 2017.
  6. Rosa, Rute; Fidalgo, Marta; Gonçalves, Matilde Alves; Leal, Audria Albuquerque; Jorge, Noémia de Oliveira; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Organizadores textuais e plano de texto". 2017.
  7. Gonçalves, Matilde Alves; Jorge, Noémia de Oliveira; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "A configuração dos tipos de discurso nos textos de divulgação científica". 2017.
  8. Jorge, Noémia de Oliveira; Gonçalves, Matilde Alves; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Práticas teóricas ou teorias práticas". 2017.
  9. Gonçalves, Matilde Alves; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Construção do conhecimento e semiotização". 2017.
  10. Jorge, Noémia de Oliveira; Gonçalves, Matilde Alves; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Da pesquisa de informação à produção textual". 2017.
  11. Matilde Gonçalves; Gonçalves, Matilde Alves; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "La modalisation dans les sites web et les blogs touristiques portugais". 2015.
  12. Leal, Audria; Gonçalves, Matilde. "A Interação em Gêneros Textuais: Do Cartoon ao Web-site". Trabalho apresentado em IIº Congresso Internacional de Linguagem e Interação, São Leopoldo, 2010.
    Publicado
  13. Gonçalves, Matilde; Simões, Isabelle Marques. "O estilhaçar do eu em Casas Pardas: entre escrita fragmental e plurilinguismo". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional da ABRALIN, João Pessoa, Brasil, 2009.
    Publicado
  14. Gonçalves, Matilde. "L'écriture fragmentale serait-elle un "texte réseau"?". Trabalho apresentado em Colloque international Le texte: modèles, méthodes, perspectives, Cluj, Roménia, 2008.
    Publicado
  15. Leal, Audria; Gonçalves, Matilde. "Géneros ficcionalizados e identidade de género". Trabalho apresentado em 4º SIGET, Tubarão – Santa Catarina, 2007.
    Publicado
  16. Gonçalves, Matilde. "Cohérence, cohésion: quels apports pour la compréhension textuelle dans l’écriture fragmentaire portugaise". Trabalho apresentado em XXº Journées de Linguistique, Laval, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sara Soares; Matilde Gonçalves; Rita Jerónimo; Régine Kolinsky. "Narrating science: Can it benefit science learning, and how? A theoretical review". Journal of Research in Science Teaching (2023): https://doi.org/10.1002/tea.21851.
    10.1002/tea.21851
  2. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin; Rita de Cássia Souto Maior; Matilde Gonçalves. "Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola: uma apresentação". Revista da ABRALIN (2021): 976-984. https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i3.2022.
    10.25189/rabralin.v20i3.2022
  3. Valentim, Helena; Gonçalves, Matilde. "Intensificação em português europeu - Algumas configurações linguísticas em comentários em linha". Estudios Románicos 30 (2021): http://dx.doi.org/10.6018/er.471941.
    10.6018/er.471941
  4. Matilde Gonçalves; Isabel Muniz Lima. "Tecnodiscurso, interatividade e suporte na mídia Instagram". Calidoscópio 19 3 (2021): 306-319. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/054041c1-c5b2-4027-9b26-a8dbe993911b.
    https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.01
  5. Audria Leal; Matilde Gonçalves. "Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura". Revista Linha d´Agua 33 2 (2020): 39-68. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/9eea4d26-8369-4ebf-81c2-d003e24a380f.
    10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68
  6. Rute Rosa; Matilde Gonçalves. "Géneros de texto e as dimensões do suporte". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 263-274. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2f0f743b-96cf-4840-b8f6-c21f481fb627.
    10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a16
  7. Sílvia Barbosa; Matilde Gonçalves; Miguel Magalhães. "Padrões linguísticos do femícidio na imprensa escrita portuguesa". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 21-36. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/c9aaf79b-9680-478f-901a-8bf770f61e08.
    10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a2
  8. Matilde Gonçalves; João Carrilho. "Comentando comentários". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 191-208. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/f6f57b23-b68c-4116-955c-9da4ff242858.
    10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a12
  9. Rossana De Angelis; Matilde Gonçalves. "Contraintes et enjeux de la matérialité numérique". Semen - Revue de sémio-linguistique des textes et discours 49 (2020): 123-144. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6c330cb4-23c3-419e-8ca2-5c2e7a3c9579.
    https://doi.org/10.4000/semen.15094
  10. Matilde Gonçalves; Miguel Magalhães. "Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência ou as novas hierarquias na construção do conhecimento". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): 145-157. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/340c0862-3a46-4b1b-a135-1f34c184f8c3.
    10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a11
  11. Gonçalves, Matilde; Gonçalves, Matilde. "Texto e género: modalidade ou modalização?". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 3 (2017): 99-117. https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/download/7/4.
    Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a7
  12. Gonçalves, M.; Torres, M.C.. "Verbal acting, representations and enunciative responsibility in institutional websites | Agir verbal, representações e responsabilidade enunciativa em sítios web institucionais". DELTA Documentacao de Estudos em Linguistica Teorica e Aplicada 33 2 (2017): 519-541. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85026542281&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/0102-445004027416165085
  13. Gonçalves, Matilde; Helena Topa Valentim. "Marqueurs discursifs et reformulation en portugais: une affaire de langue et d’activité langagière". Pragmalingüística 1 (2017): 18-33. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/486495.
    Aceite para publicação
  14. Gonçalves, Matilde Alves; Teixeira, Carla. "A temática: estudo de relações para a análise de textos entre a semântica textual e o interacionismo sociodiscursivo". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 9 (2014): 155-175. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n9/155_175.pdf.
    Publicado
  15. Gonçalves, Matilde; Matilde Gonçalves. "Similitudes et différences textuelles dans les genres numériques : blog et site web.". Studii de lingvistica 4 4 (2014): 75-91. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5341d49b-8fa7-4fc4-8940-865f7d969569.
    Publicado
  16. Carla Teixeira; Matilde Gonçalves. "A Análise Temática de Textos". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 9 (2014): 155-175. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/8a2f61e5-4384-494d-9c75-eeb3adfeeeb7.
  17. Matilde Gonçalves. "Organização textual e (des)linearidade: o caso dos sítios web". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 8 NA (2013): 133-147. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5d8dd895-d9ab-443a-945b-d45a57ceccbd.
  18. Matilde Gonçalves. "Espécie de texto: contributo para a caraterização do sítio web.". Hipertextus 7 NA (2012): 1-12. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/7a3cf53c-c46e-45b2-817b-a3f4cd95312a.
  19. Gonçalves, Matilde. "Organização textual e (des)linearidade: o caso dos sítios web". Estudos Linguísticos/Linguistics Studies 8 (2012): 133-147.
    Publicado
  20. Gonçalves, Matilde; Leal, Audria; Matilde Gonçalves; Audria Albuquerque Leal. "La question des types de discours.". Arts et Savoirs 2 2 (2012): 1-10. http://lisaa.u-pem.fr/arts-et-savoirs/index.php?eID=tx_nawsecuredl&u=0&file=fileadmin/fichiers/LISAA/Arts_et_savoirs/Numero_2_revu/10_Gonclaves.pdf&t=1405105019&hash=874a27a30fb9c2497c465f9e3e1eb7339904589c.
    Publicado
  21. Gonçalves, Matilde; Teixeira, Carla. "Entre unidades verbais e não verbais: a construção do conteúdo temático e a literatura como actividade de linguagem". Estudos Linguísticos/Linguistics Studies 3 (2009): 223-240.
    Publicado
  22. Matilde Gonçalves; Carla Teixeira. "Entre unidades verbais e não verbais". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 3 (2009): 227-239. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5713f069-59f8-4b2e-9910-62aa859dadab.
  23. Gonçalves, Matilde Alves; Matilde Gonçalves. "O espaço-branco como elemento semio-gráfico na construção textual". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 1 1 (2008): 203-217. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/8c6e075d-111e-4528-9702-fe182ca6be13.
    Publicado
  24. Miranda, Florencia. "Analyse textuelle, analyse de genres: quelles relations, quels intruments?". Presses Universitaires de Grenoble 1 (2007): 47-53.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Noémia Jorge; Beatriz Piedade; Matilde Gonçalves. "A divulgação da ciência em textos enciclopédicos (ou como partir das práticas de referência para a transposição didática)". In Da didática de língua(s) ao seu ensino: Estudos de homenagem ao professor Joaquim Dolz, editado por Luciana Gra{\c c, 193-211. Pontes Editores, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.29327/5328493
  2. Raquel Amaro; Correia, S.; Matilde Gonçalves; Chiara Barbero; Miguel Magalhães. "Inclusive Host Language Teaching". In Official Texts for Migrant and Refugee People, editado por Eleni Meletiadou, 183-210. IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8579-5
  3. Driss Ablali; Matilde Gonçalves; Fátima Silva. "Dans les coulisses des liens entre reformulation et genre". editado por Ablali Driss; Matilde Gon{\c c, 15-21. H{\'u, 2021.
    https://doi.org/978-989-755-715-6/refa1
  4. Matilde Gonçalves; Rute Rosa. "Mecanismos de reformulação no artigo científico". editado por Ablalil Driss; Matilde Gon{\c c, 243-263. H{\'u, 2021.
    https://doi.org/978-989-755-715-6/refa14
  5. Maria Antónia Coutinho; Matilde Gonçalves. "MD e outros funcionamentos discursivos". In o caso de então e alors, editado por {\'O, 199-212. Iberoamericana Vervuert, 2020.
  6. Matilde Gonçalves; Rute Rosa. "Texto e construção de um posicionamento crítico". In o caso das recensões críticas, editado por Matilde Gon{\c c, 11-18. NOVA FCSH - CLUNL, 2020.
    https://doi.org/10.34619/vlvw-shi9
  7. Matilde Gonçalves; Marta Fidalgo; Noémia Jorge. "Práticas de texto". In entre processo e produto, editado por Matilde Gon{\c c, 43-49. CLUNL-NOVA FCSH, 2020.
    https://doi.org/10.34619/porw-4wta
  8. Matilde Gonçalves; Noémia de Oliveira Jorge. "Promoção da Literacia Científica: balanços e perspetivas". In DISCURSO ACADÉMICO: UMA ÁREA DISCIPLINAR EM CONSTRUÇÃO, 134-151. CELGA-ILTEC, 2019.
    Publicado
  9. Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia; Gonçalves, Matilde; Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL); Rute Rosa; Natalia Ricciardi; Matilde Gonçalves. "O papel do graffiti na construção do (contra)poder". In Um estudo comparativo Portugal/Argentina, editado por Marques, {Maria Aldina, 265-281. Editora Húmus/CEHUM, 2019.
  10. Gonçalves, Matilde; Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL); Matilde Gonçalves. "Quelques réflexions autour des activités de langage, des genres textuels et de l´implicite". editado por Isabel Seara; {Sim{\~o, 66-71. Universidade Aberta, 2019.
  11. Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia de Oliveira; Departamento de Linguística (DL); Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Matilde Gonçalves; Noémia de Oliveira Jorge. "Plano de texto e ensino da leitura". editado por Ant{\'o, 121-137. U. Porto - Flup, 2019.
  12. Gonçalves, Matilde. "Towards a text theory (within text linguistics)". In Grammar and text: Selected papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing, 10-22. England, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
    Publicado
  13. Gonçalves, Matilde; Leal, Audria; Simões, Isabelle Marques; Carla Teixeira. "The first ‘shares’: the first ten Forums of Linguistic Sharing". In Grammar and Text Selected Papers from the 10th Forum for Linguistic Sharing, 5-10. London, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
    Publicado
  14. Matilde Gonçalves. "Towards a text theory". In (within text linguistics)., editado por Coutinho, {Maria Ant{\'o, 13-37. Cambridge Scholars Publishing, 2018.
  15. Matilde Gonçalves; Noémia Jorge; Inês Ribeiros; Lúcia Sofia Gonçalves da Cunha; Maria do Rosário Luís; Antónia Coutinho. "Trabalhar com textos de divulgação da ciência na disciplina de Português". editado por Matilde Gon{\c c, 90-102. NOVA FCSH - CLUNL, 2018.
  16. Gonçalves, Matilde. "La modalisation dans les sites web et les blogs touristiques portugais : quelles différences?". In Travaux et Documents, 131-138. Saint-Denis: Presses Universitaires de Saint Denis, 2015.
    Publicado
  17. Matilde Gonçalves. "L'écriture fragmentale et la question du genre littéraire". In L'exemple portugais, editado por Pierre Garrigues; Mustapha Trabelsi, 279-291. Nouha Editions, 2014.
  18. Matilde Gonçalves. "Oralité et fragmentation dans les textes littéraires portugais contemporains". 107-120. Universit{\'e, 2013.
  19. Gonçalves, Matilde. "Écriture fragmentale et la question du genre littéraire". In Écriture fragmentale - ouvrage collectif, 0-00. Tunis: École Normale Supérieure, 2012.
    Publicado
  20. Gonçalves, Matilde. "Oralité et fragmentation dans les textes littéraires portugais contemporains.". In Travaux et Documents, 112-126. Saint-Denis: Université Paris 8, 2012.
    Publicado
  21. Gonçalves, Matilde. "Entre nom et pronom: effet de sens dans Casas Pardas de Maria Velho da Costa". In Travaux et Documents, 181-194. Saint-Denis: Univeristé Paris 8, 2008.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Matilde Gonçalves. 2019. "Linguística e literatura: : cruzamentos (im)prováveis". https://novaresearch.unl.pt/en/publications/0b70cce6-6717-4ffb-916f-19b81a46e614.
  2. Helena Topa Valentim; Matilde Gonçalves. 2017. "Comentário na imprensa em linha". https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6fc9525d-f443-4c04-b2da-6d54e1d1ce8d.
Edição de número de revista
  1. Helena Topa Valentim; Matilde Gonçalves; Teresa Oliveira; Isabelle Simões Marques; Carla Teixeira; Rute Rosa. "Estudos em Gramática, Texto e Discurso". Linha d¿'Água 36 2 (2023): https://novaresearch.unl.pt/en/publications/03be4307-ebf6-4646-88f2-0923c5860fba.
Livro
  1. Luciana Graça; Matilde Gonçalves; Luzia Bueno; Eliane Lousada. Da didática de língua(s) ao seu ensino. Pontes Editores. 2023.
  2. Teresa Oliveira; Carla Teixeira; Isabelle Simões Marques; Rute Rosa; Matilde Gonçalves; Helena Topa Valentim. Gramática e Texto. Colibri | CLUNL. 2023.
    https://doi.org/10.34619/qrh6-gr07
  3. Helena Topa Valentim; Teresa Oliveira; Carla Teixeira; Isabelle Simões Marques; Matilde Gonçalves; Rute Rosa. GRATO 2021. NOVA FCSH/CLUNL. 2021.
    https://doi.org/10.34619/l84i-yn1z
  4. Driss Ablali; Matilde Gonçalves; Fátima Silva. Reformuler, une question de genres ?. Editora H{\'u. 2021.
    https://doi.org/978-989-755-715-6/re
  5. Matilde Gonçalves; Noémia Jorge; Maria Antónia Coutinho; Marta Fidalgo; Rute Rosa. Práticas Textuais 18 | 19. NOVA FCSH - CLUNL. 2020.
    https://doi.org/10.34619/qsi5-fyuz
  6. Matilde Gonçalves; Noémia de Oliveira Jorge. Literacia científica na escola. NOVA FCSH - CLUNL. 2018.
  7. Gonçalves, Matilde. La fragmentation dans la littérature portugaise contemporaine : indices énonciatifs, configurations textuelles et parcours interprétatifs. Lille: ANRT. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. João de Matos; Correia, S.; Matilde Gonçalves; Paula Luegi. "Estereótipos de Género em Nomes de Categorias sociais do Português Europeu". 2020.
Resumo em conferência
  1. Matilde Gonçalves; Miguel Magalhães; Sílvia Barbosa. "Padrões linguísticos do femicídio na imprensa escrita portuguesa". 2019.
  2. Matilde Gonçalves; João António Dimas Bettencourt Carrilho. "Comentando comentários". 2019.
  3. Noémia Jorge; Matilde Gonçalves. "A escrita de géneros expositivos e argumentativos em diferentes disciplinas ao longo da escolaridade obrigatória". 2019.
  4. Maria Antónia Coutinho; Matilde Gonçalves; Noémia Jorge. "Ensino de gramática e ensino de texto". 2019.
  5. Matilde Gonçalves; Maria Antónia Coutinho; Noémia Jorge. "Gathering scientific community and lay people". 2019.
  6. Rute Rosa; Matilde Gonçalves. "Géneros de texto e dimensões do suporte". 2019.
  7. Matilde Gonçalves; Rute Rosa. "Mecanismos de reformulação no artigo científico". 2019.
  8. Maria Antónia Coutinho; Matilde Gonçalves; Noémia Jorge. "Text genres, discursive types and possible developmental effects". 2019.
  9. Rute Rosa; Matilde Gonçalves; Natalia Ricciardi. "O papel do graffiti na construção do poder:". 2018.
  10. Matilde Gonçalves; Rute Rosa. "O suporte digital na leitura e compreensão textual". 2018.
  11. Noémia de Oliveira Jorge; Rute Rosa; Matilde Gonçalves; Marta Fidalgo. "Contributos para a descrição do género de texto recensão crítica". 2018.
  12. Matilde Gonçalves; Noémia de Oliveira Jorge. "Promoção da Literacia Científica". 2018.
  13. Noémia de Oliveira Jorge; Matilde Gonçalves. "Expor e narrar em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade". 2018.
  14. Noémia de Oliveira Jorge; Matilde Gonçalves. "Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade". 2018.
  15. Rute Rosa; Marta Fidalgo; Matilde Gonçalves; Audria Albuquerque Leal; Noémia de Oliveira Jorge. "Organizadores textuais e plano de texto". 2017.
  16. Noémia de Oliveira Jorge; Matilde Gonçalves. "Práticas teóricas ou teorias práticas". 2017.
  17. Noémia de Oliveira Jorge; Matilde Gonçalves. "Da pesquisa de informação à produção textual". 2017.
  18. Matilde Gonçalves; Noémia de Oliveira Jorge. "A configuração dos tipos de discurso nos textos de divulgação científica". 2017.
  19. Matilde Gonçalves; Noémia de Oliveira Jorge; Inês Ribeiros; Lúcia Sofia Gonçalves da Cunha; Maria do Rosário Luís. "Os “artigos” de divulgação científica". 2017.
  20. Matilde Gonçalves. "Construção do conhecimento e semiotização". 2017.
  21. Noémia de Oliveira Jorge; Matilde Gonçalves; Inês Ribeiros; Lúcia Sofia Gonçalves da Cunha. "Divulgação da ciência nos novos programas de Português". 2017.
Tradução
  1. Carla Teixeira; Gonçalves, Matilde; Matilde Gonçalves. Temática e tópico. Lisboa: Colibri. 2014.

Outros

Anotação
  1. Miguel Magalhães; Matilde Gonçalves. 2021. "Deixis: uma proposta de anotação em XML no âmbito do texto".
Conjunto de dados
  1. Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia de Oliveira; Antónia Coutinho; Ana Paula Ferreira; Gonçalo Faustino; Alina Tothazan; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute. Práticas de Texto. https://praticasdetexto.fcsh.unl.pt/. 2023.
  2. Raquel Amaro; Correia, S.; Matilde Gonçalves. MIGRANTE.PT. 2021.
    10.34619/ctho-dqqk
  3. Matilde Gonçalves; Beatriz Carvalho; Miguel Magalhães; João António Dimas Bettencourt Carrilho. G&T.Comenta. 2020.
    https://doi.org/10.34619/sxke-2gzl
  4. Gonçalves, Matilde. Corpus Literacia científica. https://literaciacientifica.fcsh.unl.pt/ (use a new Incognito Window). 2017.
Outra produção
  1. Quem faz o quê 'e~ este' texto?. 2018. Antónia Coutinho; Matilde Gonçalves; Noémia Jorge. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/fa1a7cf7-e260-4202-8049-6225edbbc646.
  2. Comentário na imprensa em linha: estudo de uma construção linguística que comenta contrapondo. 2017. Gonçalves, Matilde; Helena Valentim. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/16wgt/16wgt_cadernos/8_valentim_gon%C3%A3%C2%A7alves.pdf.
  3. Vai ser rápido, não foi?”: entre o paradigma da simplicidade e o paradigma da complexidade. 2014. Gonçalves, Matilde. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/wgt/13wgt_matildegoncalves.pdf.
  4. Da “descabelada que só arranja problemas” à “mentecapta que ‘mormente’ arranja problemas”: encenação de reformulação não parafrástica e ficcionalização genérica. 2011. Gonçalves, Matilde; Helena Valentim. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/11wgt/4%20helena_matilde_11wgt.pdf.
  5. Forma e significado no cartoon e no sítio Web: a questão do género textua. 2010. Gonçalves, Matilde; Leal, Audria. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/8wgt/audria_matilde_forma_significado.pdf.
  6. Perspectivas linguístico-textuais da escrita fragmentária na literatura portuguesa contemporânea. 2006. Gonçalves, Matilde. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/Grupos/Gramatica/equipa/matildegoncalves/matildeji_1.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05 Circularity in science engagement: a new concept to tackle inequality European Science Engagement Conference 2024
(Tbilisi, Georgia)
2024/05 Scientists Return to their Hometown: a case study of circularity in education EuSEA24 - European Science Engagement Association
(Georgia)
2023 Reaching underserved communities through Circular Education: a new science education and outreach programme PCST Conference 2023 - Public Communication of Science and Technology
(Países Baixos)
2023 Oficinas de ciência nas escolas: mudanças na perceção da ciência e cientistas Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia - SciCom
(Portugal)
2023 Percursos didáticos, didática do texto e questões gramaticais IV Congrés Internacional sobre l’Ensenyament de la Gramàtica
2023 Letramento científico e mediático: cruzamento para a promoção da compreensão textual VII SENAL – Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. II CIESD – Congresso Internacional Estudos Sociodiscursivos
2022 Cientista Regressa à Escola ¿ oficinas de ciências para alun@s do 4º ano dinamizadas por cientistas que regressam à sua escola https://scicom.pt/wp-content/uploads/2022/05/SciCom-Livro-de-Resumos-2.pdf Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia - SciCom
2022 Ensino e aprendizagem de línguas: orientações gramaticais e discursivas do ponto de vista de alunos e de professores 13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada
2022 Discurso(s), texto(s), género(s) e língua ou para um regresso (necessário) à semiologia. JADIS IX. CIED IV
2021 Plano de texto e ensino de leitura Diálogos Transatlânticos em linguística do Texto e do Discurso
2021 Text mining e análise de géneros: contributo para a análise automática de textos na perspetiva do ISD VII International Meeting of Socio-discursive Interactionism
2021 Configurações linguístico-textuais da intensificação em comentários em linha 7th International Conference on Grammar & Text.
2021 Posicionamento enunciativo em comentários académicos. 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico
2021 Semiotização do conhecimento em manuais escolares de português: quando o verbal e o não verbal (não) dialogam VII International Meeting of Socio-discursive Interactionism
2021 “O que tem para dizer?”: estudo dos comentários em gramática, texto e discurso 7th International Conference on Grammar & Text.
2021 Linguagem inclusiva, representação e estilo Conference Between Feminine and Masculine – Language(s) and Society
2020 Estereótipos de Género em Nomes de Categorias sociais do Português Europeu XXXVI Encontro Nacional da APL
2020 Texto e desenvolvimento humano na perspetiva do ISD Jornada do GEPLA
2020 Letramento científico na escola Pós-graduação em Linguística Aplicada
2019 Ensino de gramática e ensino de texto: interpelações e cruzamentos Congreso Internacional Sobre enseñanza de la Gramática (Congram19)
2019 Textualizar a ciência no contexto português: processos textuais e genológicos VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo.
2019 Linguística e literatura: cruzamentos (improváveis) 19º WGT - Linguística e Texto Literário (em comemoração do ‘Ano Henriqueta Costa Campos’)
2019 Gathering scientific community and lay people: scientific literacy promotion project. ARLE 2019
2019 Text genres, discursive types and possible developmental effects ARLE (International Association for Research in L1 Education).
2018 Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência. XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
2018 Contributos para a descrição do género de texto recensão crítica XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
2018 Promoção da Literacia científica: balanço e perspetivas. I Encontro Nacional sobre Discurso Académico Encontro Nacional sobre Discurso Académico - ENDA 1
2018 Expor e narrar em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade. III Encontro Temático APL/ESSE
2018 Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade. IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas; III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar; IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
2018 O papel do graffiti na construção do poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina International Conference The Language of Power
2018 O suporte digital na leitura e compreensão textual 4º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2026 Explicação e reportagem de divulgação científica: que (inter)relações?
Coorientador de Ana Filipa Fonseca
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
2021 - 2025 Estudo textual-gramatical: articulação entre o Guia prático para o professor e o Manual Escolar de Língua Portuguesa (5.ª e 6.ª Classes do ensino angolano)
Coorientador de John Quitaxi
Doutoramento em Linguistica (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2024 Mapas Literários
Orientador
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 O feminino na literatura nas aulas de Português.
Coorientador de Sofia Renata Coimbra
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Text mining para a deteção de traços linguísticos de inclusividade: Análise de textos usados no acolhimento e integração de pessoas migrantes
Coorientador de Alice Vieira
Mestrado em Ciências da Linguagem - Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Conceções sobre a prática de apontamentos nas aulas de Português
Coorientador de Joana Honrado
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Escrita e interdisciplinaridade na aula de Português
Orientador de Ricardo Cruz
Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Organização textual e mecanismos enunciativos no texto de opinião: contributos para a escrita
Orientador de Pedro Polido
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 A escrita criativa como ferramenta de desenvolvimento da autoconsciência e do pensamento crítico
Coorientador de Marta Silveira
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 A Utilização dos recursos multimedia para promover a escrita e a oralidade nas aulas de Português e Inglês?
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2024 A heterogeneidade tecnoenunciativa no ecossistema twitter em um conjunto de tuítes reunidos pela hashtag #divulgaçãocientífica
Coorientador
Doutorado em Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2018 - 2024 O comentário: da linguística do texto ao text mining
Orientador de Miguel Magalhães
Doutoramento em Linguística - Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso. (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021 - 2023 A revista escolar como um projeto de desenvolvimento de pesquisa e da escrita.
Orientador de Inês Marcelino
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 A leitura como ponto de partida para a alteridade e a compreensão de si
Coorientador de Carla Catalão
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 O contributo da análise do erro no ensino-aprendizagem da escrita dos alunos
Coorientador de Ana Verdelho
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 As vozes do combate à Covid-19: o discurso de divulgação científica em contexto de pandemia
Orientador de Sónia Mesquita
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Análise do plano de texto e da sequência textual narrativa, nos relatos de viagem do velejador e escritor brasileiro Amyr Klink
Orientador de Milene Oliveira
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Interação virtual em comentários produzidos no ciberespaço
Orientador de Fernanda Pereira Silva
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2023 A importância dos mecanismos de responsabilidade enunciativa para a compreensão e interpretação de textos religiosos e filosóficos
Orientador de Sinene Feitosa
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2023 Questões de Género: um contributo para a análise crítica dos textos literários no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Coorientador de Cláudia Ruas
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2023 Géneros da atividade jornalística: estudo comparativo entre o chinês e o português
Orientador de Mingshuang Lu
Doutoramento em Linguística – Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2023 Discurso e ideologia nas Nações Unidas: construção discursiva da persuasão e difusão textual
Coorientador de Patricia Dominguez
Doutoramento em Linguística – Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2022 A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português.
Coorientador de Teresa Palma
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2022 A evolução do gênero receita culinária
Orientador de Karina Zakorchini
Mestrado em Ciências da Linguagem- Especialidade Consultoria e revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2022 Desenvolvendo o pensamento crítico: a apreciação crítica nos domínios da oralidade e da escrita
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2022 Modos de interação digital: a construção referencial em webnotícias
Coorientador
Doutoramento em Linguística - Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Federal do Ceará, Brasil
2019 - 2021 O género artigo de opinião na aula de Português língua materna
Coorientador de Diogo Enfermeiro
Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 Aprendizagens essenciais de português: Documentos (des)orientadores? Contributo da revisão textual para a estabilização das noções de texto, género e sequência
Orientador de Gonçalo Faustino
Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 Combatendo as fake news sobre o coronavírus: o revisor como um fact checker.
Orientador de Vanessa Quintanilha
Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 Rever para aprender: a prática da revisão de texto como método de ampliação da perceção crítica e da competência textual de jovens da escola pública.
Orientador de Luciana Santos
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2020 Poderá uma Língua Natural ser Sexista? Avaliação do Impacto de Informação Gramatical e de Estereótipos Sociais na Compreensão de Enunciados com Sujeitos Masculinos Genéricos em Português Europeu
Coorientador de João de Matos
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2020 A noção de padrão discursivo: textos e géneros em análise
Orientador de Rute Rosa
Doutoramento em Linguística - Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2019 Articulação do conteúdo temático entre o guia prático para o professor e o manual escolar: Contributos para a revisão do guia prático para o professor
Orientador
Mestrado em Ciencias da Linguagem Consultoria e Revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2019 Definições dos conteúdos do manual de História da 7ª classe do I Ciclo do ensino angolano: proposta da construção de um glossário, numa perspetiva didático-pedagógica
Orientador
Mestrado de Ciencias da Linguagem - Consultoria e revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2019 Mapeamento dos critérios de revisão em língua portuguesa: teoria e prática
Orientador
Mestrado em Ciências da Linguagem - Consultoria e Revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2017 As Competências textuais dos alunos do ensino superior em Moçambique: o contributo do interacionismo sóciodiscursivo para a melhoria das produções textuais na UEM
Coorientador
Mestrado em Ciências da Linguagem - Consultoria e Revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 A configuração linguística do agir institucional em Sítios Web
Coorientador de Maria Clara Torres
Doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Análise das relações entre as unidades verbais e não verbais no género anúncio publicitário
Coorientador de Débora Rocha
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Entre a formação académica e a experiência profissional: estabilização dos conceitos de revisão e de revisor
Coorientador de Liliana Pereira
2014 - 2016 Aquisição de artigos em português língua segunda por falantes de língua materna kikongo
Coorientador
Mestrado em Ciências da linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 As marcas linguístico-discursivas como recursos estratégicos de argumentação na entrevista política e no discurso de posse presidencial
Orientador de Dayse Santana
2015 - 2015 Proposta Interacionista para a Prática de Revisão de Texto: o padrão discursivo dos textos académicos
Orientador de Rute Rosa
2015 - 2015 Língua Tétum – contributos para uma gramática e Introdução Básica à Linguística do Português: uma análise linguístico-textual em contexto de revisão editorial
Orientador de Carla Sofia Pereira
Mestrado em Ciências da Linguagem - Consultoria e revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06 - Atual Membro da Comissão de Organização da Conferência Internacional ARLE 2019 - https://www.arle2019.com/ (2019/06/24 - 2019/06/28)
Conferência
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - 2023 ENDA 3 Encontro Nacional sobre Discurso Académico (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2021 - 2021 VII International Conference on Grammar & Text VII ª Conferência Internacional em Gramática e Texto GRATO (2021 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/06/17 - 2019/06/18 Membro da organização da conferência internacional REFORMULAR : UMA QUESTÃO DE GÉNEROS ? https://reformulerporto2019.wordpress.com/ (2019/06/17) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Université de Lorraine UFR Sciences Humaines et Sociales Metz, França
2019/01/16 - 2019/01/18 VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas http://viflaelclunl.fcsh.unl.pt/ (2019/01/16)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2017 V International Conference on Grammar & Text
Conferência (Outra)
2017 - 2017 Promover a literacia científica em contexto escolar
Oficina (workshop) (Outra)
2017 - 2017 Texto, conhecimento e ação: teorias e práticas
Seminário (Outra)
2015 - 2015 IV GRATO – International Conference on Grammar & Text
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2012 - 2012 13º Workshop em Gramática e Texto
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2011 - 2011 do XI Workshop em Gramática e Texto. Lisboa
Oficina (workshop) (Outra)
2011 - 2011 II GRATO – International Conference on Grammar & Text
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2008 - 2008 IIIº Fórum de Partilha Linguística
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2007 - 2007 Journées d’Étude "Mignonne, allons voir si la rose ...Termes d’adresse et modalités énonciatives dans les langues romanes
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2007 - 2007 IIº Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2007 - 2007 IIº Fórum de Partilha Linguística
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2006 - 2006 Iº Fórum de Partilha Linguística
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Práticas teóricas ou teorias práticas: o plano de texto em contexto escolar
Congresso
3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor
2017 - 2017 Textos e géneros textuais: o papel da diversidade no ensino da língua.
Simpósio
SIMELP
2017 - 2017 Divulgação da ciência nos novos programas de português
Encontro
12º Encontro da Associação de Professores de português
2017 - 2017 Da pesquisa de informação à produção textual – operações de reformulação em trabalhos escritos” de alunos do 4.º Ano
Encontro
2017 - 2017 Construção do conhecimento e planos de semiotização
Congresso
V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo “Actividad de lenguaje, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención”
2016 - 2016 Valores modais em textos digitais turísticos: uma abordagem textual.
Encontro
XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
2015 - 2015 Questions de genre et numérique
Conferência
2013 - 2013 Plano estratégico nacional de turismo e formas de ação
Simpósio
2013 - 2013 Organisation des connaissances et discours interactif dans les sites web
Congresso
2006 - 2006 Cohérence et cohésion: quels apports pour la compréhension textuelle dans l’écriture fragmentaire portugaise ?
Congresso

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01 Os desafios do ensino híbrido na pandemia: barreiras e bloqueios linguísticos no ensino de PLE para aprendentes adultos chineses
Arguente principal
Jéssica Paula Barbosa Veretelnik (Mestrado)
2024/01 Discursos de Tomada de Posse Presidencial e Construção dos Tópicos Discursivos. Brasil e Portugal nos tempos da Democracia
Arguente principal
Kátia Solange Fraifer Palhano Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2024/01 Escrita digital e encenação tecnoenunciativa na rede social Twitter: a Voz de Natalia Pasternak em Defesa da Ciência durante a Pandemia de Covid 19
Arguente principal
Daiana Campani (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2023/12 A missão do Jardim Botânico de Lisboa explicada aos visitantes: proposta de comunicação digital através do vídeo
Arguente principal
Pedro Miguel Ventura Pereira de Melo (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2022 Desenvolvimento da Produção e Interação Orais: O Trabalho com os Géneros Textuais no Português Língua Materna e no Francês Língua Estrangeira.
Presidente do júri
Beatriz Duarte Silva Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 O desenvolvimento da capacidade da escrita em sala de aula: Definindo estratégias para a uniformização da avaliação da escrita
Presidente do júri
Sónia Reis (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 A canção como recurso didático no ensino de Português e de Francês.
Presidente do júri
Paulo Jorge Marques Cardoso (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 Literatura, memória e identidade. Desafios para as aulas de Português.
Presidente do júri
Sandra Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 A Publicidade como Recurso Didático nas Disciplinas de Português e Espanhol.
Arguente
Débora Jaehnert Barros (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 A argumentatividade na aula de Português Língua Materna: Uma competência crucial para o desenvolvimento da escrita nos Ensinos Básico e Secundário
Arguente
Joana Aranha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 A Reportagem de Divulgação Científica na Revista Superinteressante: contributo para a caracterização do género
Arguente principal
Ana Filipa Fonseca (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 Contributos para a análise das formas de tratamento e das estratégias de delicadeza em sequências de atos ilocutórios com uma dimensão diretiva no contexto de ensino e aprendizagem do português língua não materna
Arguente principal
Marta Antão (Mestrado)
2018 Análise dos gêneros nas mídias sociais: Facebook e Twitter
Arguente principal
Daiana Quadros (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 Marcadores de reformulação parafrásticos no género artigo científico
Arguente principal
Ana Sofia Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 A coesão nominal e a conexão em texto dissertativo-Argumentativo de alunos ingressantes no ensino médio Francisco Walisson Ferreira Dodó (Outro)
2016 O lugar das práticas poéticas no ensino da língua materna e da língua estrangeira. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Ana Sofia Corga Vieira (Mestrado)
2016 Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? Maria Albertina Lira Baptista (Mestrado)
2014 Guia para Revisores de Texto. Uma proposta para o exercício de uma profissão pouco (re)conhecida Marta Fidalgo (Mestrado)
2014 O género textual glossário: problemas para o consultor e revisor linguístico. Ana Margarida Valério (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 Géneros e Estilos. Análise Linguística dos Textos Escritos por José Saramago para o Blogue O Caderno. Transposição Didática dos Géneros Textuais Memórias, Diário, Autobiografia e Carta Isabel Ramos Castilho (Outro)
2014 Prática do texto publicitário como construção identitária: a análise de folhetos bancários portugueses Korapat Pruekchaikul (Outro)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 XVII Fórum de Partilha Linguística Lisboa
2023 - 2023 Grammar and Text Conference | GRATO 2023 Lisboa
2023 - 2023 39º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
2023 - 2023 Les émotions au prisme du genre Universidade de Dokuz Eylül, Turkey
2022 - 2022 Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento – do II CIESD – Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos Universidade Federal de Sergipe
2022 - 2022 XVI Fórum de Partilha Linguística Lisboa
2021 - 2021 Encontro Nacional sobre Discurso Académico - ENDA 2 Coimbra
2021 - 2021 XV Fórum de Partilha Linguística Lisboa
2021 - 2021 VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo Universidade Países Bascos.
2020 - 2020 XIV Fórum de Partilha Linguística Lisboa
2020 - 2020 36º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
2019 - 2019 ARLE (International Association for Research in L1 Education). Lisbon

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Revista Eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto (1647-4058)
2023 - 2023 Diacrítica (2183-9174)
2022 - 2022 Linguagem. Cognição. Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na língua portuguesa (português europeu e português do Brasil) ( 978-972-674-922-6) Universidade Aberta
2021 - 2021 Revista Letrônica (1984-4301)
2020 - 2020 Revista Caleidoscópio ( 2177-6202)
2020 - 2020 Revista Indagatio Didactica ( 1647-3582) Universidade de Aveiro
2020 - 2020 Eutomia (1989-6850)
2019/10/02 - 2019/10/04 O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento (978-65-990072-6-2) Letraria
2018 - 2018 Diacrítica (0870-8967) Universidade do Minho
2017 - 2017 Grammar and text: Selected papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing, Cambridge Scholars Publishing

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Comunicação de ciência e educação | Science communication and education Mestrado em Comunicação de Ciência (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - Atual Linguística francesa | French linguistics Licenciatura em Linguística; Licenciatira em Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - Atual Teoria do Texto | Text theory Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/02 - Atual Funcionamento dos Textos | Text funcionning Mestrado de Ciências da Linguagem; Mestrado em Ensino do Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/02 - Atual Análise do Discurso | Discourse Analysis (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Modelos e metodologias em Ciências da Linguagem | Models and methodologies in Language Sciences Licenciatura em Linguística (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 Seminário Discursos e Tradução | Discourse and Traduction seminar Programa Doutoral em Tradução e Terminologia | Doctoral Program in Translation and Terminology Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/09 - 2022 Práticas Textuais | Textual practices Licenciatura em Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/02 - 2019 Seminário Texto, Conhecimento e Ação | Text, Knowledge, Action Seminar Doutoramento em Linguística (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2014/07 Teoria do Texto (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2014/07 Práticas Textuais (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2014/07 Análise do discurso (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2014/07 História da língua francesa (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2014/07 Semiótica (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008/12 - 2009/08 Tradução Francês-Português III (Outros) Université Paris 8, França
2008/12 - 2009/08 Tradução Português-Francês III (Outros) Université Paris 8, França
2008/12 - 2009/08 Literatura Portuguesa I (Outros) Université Paris 8, França
2008/12 - 2009/08 Introdução à Literatura portuguesa I (Outros) Université Paris 8, França

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/03/17 O jornal Público lançou no dia 17 de março uma reportagem sobre o programa educativo @ Cientista Regressa à Escola, para a qual a investigadora e cofundadora do programa Matilde Gonçalves foi entrevistada. Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/09/09 - Atual Páginas do Português 2ª sobre do programa sobre a literacia científica (1ª parte Carla Marques, Práticas Discursivas Académicas; 2ª parte Matilde Gonçalves - a literacia científica no contexto escolar, minuto 22.) Literacia científica, contexto escolar, boas práticas
2021/05/05 - 2021/05/06 O mundo da língua portuguesa Docência, português como língua pluricêntrica

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Associação Portuguesa de Linguística