???global.info.a_carregar???
Maria Odete Emygdio da Silva holds a PhD in Education, with an option in Special Education, from the University of São Paulo, Brazil. Graduated in Ciências da Educação with a specialisation in Formação de Professores, from Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, she has a Specialised Higher Studies Course in Special Education (Serious Problems of Cognition), held at the Escola Superior de Educação de Lisboa, as well as a Specialisation Diploma in Special Education (Intellectual Deficit Functioning), carried out at the António Aurélio da Costa Ferreira Institute, in Lisbon. Currently, she is the Director of the Master in Special Education at Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, in Lisbon, where she is an Associate Professor, since 2000, and an integrated researcher at the Interdisciplinary Research Center for Education and Development (CeiED) at the same University. She integrates the research group “Learning, Training and Socio-educational Inclusion” and, within the scope of Research and Learning Communities (ReLeCo), she is co-coordinator of the Center for Studies in Social and Educational Inclusion. She is a member of the Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) and of the Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. She served in the Ministry of Education, in Gabinete de Apoios Educativos da Direcção de Serviços Técnico-Pedagógicos da Direcção Regional de Educação de Lisboa, and as Coordinator of Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos de Lisboa 2, Equipa de Educação Especial de Carnide e Unidade de Orientação Educativa da 3ª Delegação Escolar de Lisboa. In higher education, she taught at Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Educação João de Deus, Escola Superior de Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia and Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian. In basic education, her intervention focused on supporting students with special educational needs, teachers, families and community, and on continuing teacher training. Within the scope of the “Gulbenkian Qualification of New Generations” Program, she was co-trainer and advisor of the “Know to Differentiate, Act to Include” Project, financed by this Foundation, which took place at Agrupamento de Escolas de Alvalade during the academic year 2015-16. She was part of the Research Project team “Initial Teacher Training from 1990 to 2000”, coordinated by Professor Maria Teresa Estrela and participated, as an intern, in Research-Reflection-Action Project (IRA), coordinated by Professors Albano Estrela and Maria Teresa Estrela. She is the author and co-author of books and scientific articles, published in Portugal and Brazil, within the scope of Teacher Training, Education, Special Education and Inclusive Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Odete Emygdio da Silva

Nomes de citação

  • Silva, M. O. E.
  • Silva, M., O., E.
  • Silva, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
0F14-960D-9A32
ORCID iD
0000-0002-0781-6235
Scopus Author Id
36080359100

Endereços de correio eletrónico

  • maria.emygdio.silva@ulusofona.pt (Profissional)
  • p1529@ulusofona.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
1995/09 - 2000/08/20
Concluído
Ph.D. in Education (Doktor (PhD))
Especialização em Special Education
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
"A Análise de Necessidades de Formação Contínua na Formação Contínua de Professores: um Caminho para a Integração Escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1993/09 - 1995/06
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
16
1994
Concluído
Curso de Estudos Superiores Especializados (DESE)
Especialização em Educação Especial - Problemas Graves de Cognição
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
18
1983
Concluído
Curso de Formação de Professores do Ensino Especial (Diploma de especialização)
Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, Portugal
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Diretora do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - Atual Co-coordenadora da Microcredencial Educação Especial e Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - Atual Professora no Doutoramento em Educação Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/09/01 - Atual Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008/01/01 - Atual Professora no Mestrado em Ensino de Artes Visuais Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/09/01 - Atual Professora no Mestrado em Ciências da Educação Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/09/01 - Atual Professora no Mestrado em Educação Especial Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014/09/01 - 2015/09/30 Professora no Curso de Educação Tecnológica Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014/09/01 - 2015/07/31 Formadora - projeto "Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir", financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações. Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Agrupamento de Escolas de Alvalade, Portugal
2000/02/01 - 2014/09/30 Professora na Licenciatura em Educação Física e Saúde Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007/10/01 - 2008/01/31 Formadora (Formação Contínua de Professores) Escola Luisa de Siggeia, Portugal
2005/09/01 - 2007/09/30 Professora na Pós-Graduação em Educação Especial Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004/09/01 - 2007/09/30 Professora no curso de especialização em Educação Especial Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
2002/09/01 - 2007/09/30 Coordenadora Ministério da Educação, Portugal
2001/09/01 - 2007/09/30 Professora Convidada Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2000/09/01 - 2007/09/30 Professora — Profissionalização em Serviço e Complementos de Formação Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2004/10/01 - 2007/07/01 Formadora (Formação Contínua de Professores) Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
2007/01/01 - 2007/06/30 Formadora (Formação Contínua de Professores) Escola Voz do Operário, Portugal
2000/09/01 - 2002/09/30 Membro da Equipa de Apoios Educativos dos Serviços Técnico-Pedagógicos da Direcção Regional de Educação de Lisboa Ministério da Educação, Portugal
1992/09/01 - 1995/07/30 Coordenadora Ministério da Educação, Portugal
1984/09/01 - 1987/07/30 Coordenadora Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2023/06/30 ReMase - Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação
EXPL/CED-EDG/1130/2021
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/09/01 - 2022/09/30 Escolas de Ciência | Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro
Verão com Ciência 2021
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Maria Odete Emygdio. "Inclusão laboral de Jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança, Faro, 2021.
    Publicado
  2. Silva, Maria Odete Emygdio; Matado, M. G. L.. "Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores, Faro, 2021.
    Publicado
  3. Silva, Maria Odete Emygdio. "Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas?". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança., Faro, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, M. O. E.; Pascoal, M,. M. N. "Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: um desafio a (re)pensar por pais e professores.". Livro de Atas do IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias 1 (2024): 264-274. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ATAS_IVCICSE.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Silva, M. O. E.; Duarte, Rosa Serradas. "Formação em contexto de trabalho: uma estratégia para a inclusão realizada em Portugal.". Revista Psicologia da Educação - PUC São Paulo (2024):
    Acesso aberto • Submetido
  3. Silva, M. O. E.; Duarte, R.S.. "ON-THE-JOB TEACHER TRAINING – A STRATEGY FOR INCLUSION CARRIED OUT IN PORTUGAL". Revista Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica – PUC São Paulo (2024): https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/authorDashboard/submission/62339.
    Acesso aberto • Submetido
  4. Silva, M. O. E.; Merlim, V.. "Dados de opinião de docentes do Ensino Secundário sobre a Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.". Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal Espaços Educativos, Políticas, Atores e Aprendizagens 1 (2023): 192-201. https://afirse.ie.ul.pt/livro-de-atas-do-xxx-coloquio/.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Silva, M. O. E.; Duarte . R S.. "Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo". Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (2022): 714-721. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/.
    Publicado
  6. Silva, M. O. E.; Neto, M. M.. "A Inclusão numa turma do Ensino Regular de um aluno com Trissomia 21: perceção dos pais e dos professores". Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (2022): 500-508. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/.
    Publicado
  7. Silva, M. O. E.; Elias, . .. "A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais". Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (2022): 186-192. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/.
    Publicado
  8. Silva, M. O. E.; Silva, M., O., E.. Autor correspondente: Silva, M., O., E.. "Assistentes operacionais e inclusão de crianças com autismo: a formação no centro do processo para a educação do futuro.". Atas do Seminário “Dar asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares” . Instituto Politécnico de Setúbal (2022): 116-125.
    Publicado
  9. Silva, M. O. E.; Pascoal, Maria Manuela Neto; Elias, Mariana Fenta. Autor correspondente: Elias, Mariana Fenta. "A necessidade de articulação entre os atores intervenientes na inclusão: um desafio para a escola contemporânea.". Atas do XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação. (2022): 516-520.
    Publicado
  10. Silva, M. O. E.; Matado, M. G. L.. "Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia.". Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores. 1 (2022): 773-783. http://hdl.handle.net/10773/33065.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Silva, M. O. E.; Elias, M. F.. "Atitudes dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância.". Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores. (2022): 795-805. http://hdl.handle.net/10773/33065.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Elias, Mariana Fenta; Silva, Maria Odete Emygdio. "Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas?". EE-BOOK III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. (2021): 19-29.
    Publicado
  13. Silva, M. O. E.; Elias, M. F. "Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? I". E-BOOK III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. (2021): 19-29. http://hdl.handle.net/10400.1/17484.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Silva, M. O. E.; Cunha, A. G.. "Inclusão laboral de Jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis.". E-BOOK III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. (2021): 375-385.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Silva, M. O. E.; Oliveira, G. F.; da Silva, M.O.E.. "The Conceptions and Practices of Inclusive Education in the State Schools of the Municipality of Exu - PE". Id on Line Rev. Mult. Psic. 13 45 (2021): 373-397. http://idonline.emnuvens.com.br/id.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Capra, Carmen Lúcia. "Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva.". O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017) 05 (2018): 115-127.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18616/ce.v7i1.4164
  17. Silva, Maria. "Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental". Revista Lusófona de Educação, 28, 163-180 (2014):
  18. Silva, Maria. "Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental". Revista Lusófona de Educação, 28, 163-180 (2014):
  19. Silva, M. O. E.; Coelho, F. "Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental.". Revista Lusófona de Educação 28 (2014): 163-180.
    Publicado
  20. Silva, Maria. "Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva.". Revista Lusófona de Educação 25 (25) (2013): 13-29.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Silva, M. O. E.. "Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva.". Revista Lusófona de Educação 25 (2013): 13-29.
    Publicado
  22. da Silva, M.O.E.. "Inclusive education? A new School paradigm | educação inclusiva-um novo paradigma de escola". Revista Lusofona de Educacao 19 (2012): 119-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860212606&partnerID=MN8TOARS.
  23. Silva, M. O. E.. "Educação Inclusiva - um novo paradigma de escola.". Revista Lusófona de Educação 19 (2011): 119-134.
    Publicado
  24. Silva, M., O., E. ; Belas, G.. "Educação Inclusiva: uma Estratégia que responde a todos". Deontologia, Ética e Valores na Escola, XVIII Colóquio da AFIRSE (2010):
    Publicado
  25. Silva, M.O.E.; Nicolau, P.. "O Papel da Escola no Reforço da Ética e Valores relativamente à Inclusão". Deontologia, Ética e Valores na Educação, XVIII Colóquio da AFIRSE (2010):
    Publicado
  26. Silva, M., O., E. ; Catrola, M.. "A Educação Inclusiva não é uma Utopia". Deontologia, Ética e Valores na Educação, XVI Colóquio da AFIRSE (2010):
    Publicado
  27. Silva, Maria. "Escola e Formação Docente – relato de uma experiência". Deontologia, Ética e Valores na Escola, XVIII Colóquio da AFIRSE. (2010):
    Publicado
  28. Silva, M. O. E.. "Inclusão: conceções e práticas nos últimos dez anos – relato de uma experiência.". Educação e Diversidade. (2010): 35-45.
    Publicado
  29. da Silva, M.O.E.. "From exclusion to inclusion. A brief historical perspective | Da exclusão à inclusão: Concepções e práticas". Revista Lusofona de Educacao 13 (2009): 135-153. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77950758104&partnerID=MN8TOARS.
  30. Silva, Maria. "Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção". Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. (2009): 23-31.
    Publicado
  31. Silva, Maria. "Inclusão: conceções e práticas nos últimos dez anos – relato de uma experiência". Educação e Diversidade (2009): 35-45.
    Publicado
  32. Silva, M. O. E.. "Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas". Revista Lusófona de Educação, 13 (2009): 135-153.
    Publicado
  33. Silva, M. O. E.. "Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção". Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão (2009): 23-31.
    Publicado
  34. Silva, M. O. E.. "A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva". Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão (2009): 56-66.
    Publicado
  35. Emygdio da Silva, Maria Odete. "Inclusão e Formação Docente". EccoS – Revista Científica 10 2 (2008): 479-498. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n2.1487.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5585/eccos.n2.1487
  36. Silva, M., O., E. ; Ferreira, M., E.; Silva, Maria. "A Tutoria e a Mediação na Inclusão de Alunos com Multideficiência". Tutoria e Mediação: Novos Desafios à Investigação Educacional, XVI Colóquio da AFIRSE (2008): 1-11.
    Publicado
  37. Silva, M. O. E.. "Inclusão e Formação Docente". Eccos Revista Científica 10 2 (2008): 479-495.
    Publicado
  38. Silva, Maria. "Inclusão: Reflexões para a Complexidade da Formação". Actas Complexidade: um Novo Paradigma para Investigar e Intervir em Educação?, XV Colóquio da AFIRSE (2007):
    Publicado
  39. Silva, Maria. "Perceber a Diferença para Responder com Sucesso.". Educação para o sucesso políticas e actores. IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2007):
    Publicado
  40. Silva, Maria. "Reflexões para a Complexidade da Formação". Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir? XV Colóquio da AFIRSE (2007):
    Publicado
  41. Silva, Maria. "Educação Inclusiva e Formação de professores: Caminhos entre Práticas e Teorias". Epistemologia das Ciências da Educação. IVº Colóquio da AFIRSE (2007):
    Publicado
  42. Silva, Maria. "Inclusão e Formação de Professores: Desafios e Oportunidades". Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 - Teorias e Práticas -. XIV Colóquio da AFIRSE 10 (2) (2006):
    Publicado
  43. Silva, Maria. "Reflectir Práticas: um Contributo para a sua (Re)formulação". VIIIº Congresso da Sociedade Portuguesa Ciências da Educação (2005):
    Publicado
  44. Silva, Maria. "Estratégias de Formação Contínua para uma Escola Inclusiva". Actas Anais Educação e Desenvolvimento Sustentável: Diversidade, Diferenciação e Inclusão, 13º Colóquio Internacional da AFIRSE. (2005): 613-620.
    Publicado
  45. Silva, M. O. E.. "Estratégias de Formação Contínua para uma Escola Inclusiva". Actas Anais Educação e Desenvolvimento Sustentável: Diversidade, Diferenciação e Inclusão, 13º Colóquio Internacional da AFIRSE (2005): 613-620.
    Publicado
  46. Silva, Maria. "Reflectir para (Re) Construir Práticas". Revista Lusófona de Educação 4 (2004): 50-60.
    Publicado
  47. Silva, M. O. E.. "Reflectir para (Re) Construir Práticas.". Revista Lusófona de Educação 4 (2004): 50-60.
    Publicado
  48. Silva, Maria. "Reflectir Necessidades: Uma Estratégia de Formação". Actas A Formação de Professores à Luz da Investigação, XII Colóquio da AFIRSE II (2003): 417-427.
    Publicado
  49. Silva, Maria. "Reflectir Necessidades de Formação: uma estratégia para a Inclusão". GYMNASIUM 3 (2003): 19-29.
    Publicado
  50. Silva, Maria. "A Análise de Necessidades de Formação na Formação Contínua de Professores: um Contributo para a Integração e Inclusão dos Alunos com NEE no Ensino Regular". Educação Especial: Do Querer ao Fazer. (2003): 53-69.
    Publicado
  51. Silva, Maria. "(Re)Pensar a Formação Contínua: Um Contributo Para Uma Escola de Qualidade". Actas Pluralidade e Realidade Latino-Americana: Desafios à Mudança em Educação, IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE (2003):
    Publicado
  52. Silva, Maria. "Reflectindo a Inclusão". Actas Pluralidade e Realidade Latino-Americana: Desafios à Mudança em Educação, IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE (2003):
    Publicado
  53. Silva, M.O.E.; Rodrigues, A.. "Percursos de Vida: Um Modelo de Formação Contínua". Actas Pluralidade e Realidade Latino-Americana: Desafios à Mudança em Educação, IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE (2003):
    Publicado
  54. Silva, Maria. "A Análise de Necessidades de Formação: Uma Estratégia Para (Re)Pensar a Indisciplina". Violência e Indisciplina na Escola (2002): 608-616.
    Publicado
  55. Silva, Maria. "A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e a análise de necessidades de formação contínua de professores". Inclusão 2 (2002): 33-48.
    Publicado
  56. Silva, M. O. E.. "A Análise de Necessidades de Formação: uma Estratégia para (Re) Pensar a Indisciplina.". Livro de Actas Violência e Indisciplina na Escola, XI Colóquio da AFIRSE. (2002): 608-616.
    Publicado
  57. Silva, M. O. E.. "Análise de Necessidades - Uma Estratégia de Formação Contínua para a Integração e Inclusão de Alunos com NEE no Ensino Regular.". Inovação 15 1-2-3 (2002): 149-161.
    Publicado
  58. Silva, M. O. E.. "A Inclusão de Alunos com NEE e a Análise de Necessidades de Formação Contínua de Professores". Inclusão 2 (2001): 33-48.
    Publicado
  59. Silva, Maria. "A Análise de Necessidades de Formação Contínua de Professores: Uma Resposta para (re) pensar a Diferença". Ideias (2000): 38-39.
    Publicado
  60. Silva, M., O., E.. "Integração e Inclusão no Sistema Regular de Ensino". Integrar e Incluir: Desafio para a Escola Atual (1998): 53-69.
    Publicado
  61. Silva, M.; Marques, N.; Pires de Matos, A.. "Synthesis and reactivity of hydrotris(pyrazolyl)borate s-hydrocarbyl uranium(IV) complexes". Journal of Organometallic Chemistry 493 1-2 (1995): 129-132. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0347673575&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/0022-328X(95)05357-U
Capítulo de livro
  1. Silva, M. O. E.; Duarte, R.S.. "Educação para a Inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais: a formação de professores no centro do processo.". In Formando Professores para a Escola Básica do século XXI: relatos de pesquisa VIII. Passarelli, L. G. (Org.).. São Paulo, Brasil: Editora Pontes, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Lima-Rodrigues, Luzia; Silva, Maria Odete Emygdio; Rodrigues, David. "Educação Inclusiva em Portugal: Inspirações para o atendimento psicopedagógico.". In Psicopedagogia. Desafios e práticas no contexto educativo, 109-125. Petrópolis, Brasil: Vozes editora, 2021.
    Publicado
  3. Lima-Rodrigues, Luzia; Silva, M., O., E.; Rodrigues, David. Autor correspondente: Lima-Rodrigues, Luzia. "Inclusão em Portugal: inspirações para o atendimento psicopedagógico". In Psicopedagogia: Desafios e Prática no Contexto Educativo, editado por Gislene de Campos Oliveira; Lucila Diehl Tolaine Fini; Evely Burochovitch; e Rosely Palermo Brenelli. Petrópolis, Brasil: Vozes, 2021.
    Publicado
  4. Silva, M. O. E.. "Inclusão de pessoas com Necessidades Especiais - Olhares e Perspetivas.". In Inclusão de pessoas com necessidades especiais – Estudos, 178-269. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2019.
    Publicado
  5. "Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva". In O outro lado do espelho: percursos de investigação, 115-127. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2018.
    Publicado
  6. Silva, Maria Odete Emygdio. "A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva.". In Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão., 56-66. João Pessoa, Brasil: Editora Universitáris da Universidade Federal da Paraíba, 2009.
  7. Silva, M. O. E.. "A Análise de Necessidades de Formação na Formação Contínua de Professores: um Contributo para a Integração e Inclusão dos Alunos com NEE no Ensino Regular.". In Educação Especial: Do Querer ao Fazer., 53-69. São Paulo: Avercamp, 2003.
    Publicado
  8. Silva, M. O. E.. "Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais: da Assistência à Integração e Inclusão no Sistema Regular de Ensino.". In Integrar e Incluir: Desafio para a Escola Atual, 53-66. São Paulo: FEUSP, 1998.
    Publicado
Livro
  1. Silva, M. O. E.; Matos, João Filipe; Estrela, Elsa. Designing Courses on Research Methods in Education: ReMASE Framework. Lisboa, Portugal: CeiED, Interdisciplinary Research Centre for Education and Development, Lusófona University. 2023.
    Publicado
  2. Leitão, F., A., R., ; Silva, M., O., E.. Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS.. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas.. 2019.
    No prelo
  3. Silva, Maria. Gestão das Aprendizagens na sala de aula inclusiva (2ª edição). Liusboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2019.
    No prelo
  4. Silva, Maria. Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Portugal. 2016.
  5. Silva, Maria. Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2011.
    Publicado
  6. Silva, M. O. E.. A Análise de Necessidades de Formação na Formação Contínua de Professores: um Caminho para A Integração Escolar.. São paulo, Brasil: http://www.teses.usp.br. 2001.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Pascoal, M. M. N.; Silva, M. O. E.. "Inclusão de alunos com deficiência intelectual: um desafio para pais e professores". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias, Braga, 2022.
    Publicado
  2. Silva, M. O. E.. "Do Ensino Especial à Educação Inclusiva: breve perspetiva contada no singular". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (QUALIS 21) (Grupo de Trabalho Investigação Narrativa: Novas Tendências, Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/12/18 Estratégias de Intervenção para desenvolver a comunicação verbal de um jovem com Autismo. I Congresso Internacional de Ensino da Ciência da Educação.
Brasil: Instituto Viable – Formação Docente (Brasil)
2023/10/27 Técnicas pedagógicas para estimular a comunicação verbal de um jovem com autismo. III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania.
CeiED, Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2023/07/14 O papel de Educadores Sociais na Inclusão de Alunos em situação de vulnerabilidade. 13º Encontro de Investigadores do CeiED “Reimaginar os nossos futuros juntos”
CeiED - Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2023/07/13 Contributos de Professores de Educação Especial que integram Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva para a implementação de práticas educativas inclusivas. 13º Encontro de Investigadores do CeiED “Reimaginar os nossos futuros juntos
CeiED - Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2023/01/26 Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: atitudes de professores do ensino secundário. XXX Colóquio da AFIRSE Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens.
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2023/01/26 Atitudes e dificuldades de Assistentes Operacionais com a Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. XXX Colóquio da AFIRSE Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens.
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2023/01/23 Relato da Mãe de um aluno com Trissomia 21 sobre a Inclusão Educativa do seu Filho. XXX Colóquio da AFIRSE Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens.
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2023/01/05 Intervenção Social e Educação Inclusiva. Mestrado de Intervenção Social Escolar
Instituto Politécnico de Castelo Branco. (Castelo Branco, Portugal)
2022/09/19 Teacher Training by research: a report in Inclusive Education carried out in Portugal. II Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis 22).
DEE International Publishing em parceria com instituições portuguesas e brasileiras. (Coimbra, Portugal)
2022/07/13 Educadores Sociais e a Inclusão de alunos com Hiperatividade e Défice de Atenção. 12º Encontro de Investigadores do CeiED A Universidade na interface de ciências e políticas.
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2022/07/13 Atitudes dos docentes do 1º Ciclo relativamente à inclusão de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental.
CeiED - Universidade Lusófona. (Lisboa, Portugal)
2022/05/12 Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: o papel de assistentes operacionais. IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias.
Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
2022/05/11 Inclusão de alunos com deficiência intelectual: um desafio para pais e professores. IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias.
Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
2022/03/25 Assistentes operacionais e inclusão de crianças com autismo: a formação no centro do processo para a educação do futuro. Seminário - Dar asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares
Instituto Politécnico: centro de Investigação em Educação e Formação. (Setúbal, Portugal)
2022/02/09 A necessidade de articulação entre os atores intervenientes na inclusão: um desafio para a escola contemporânea. XXIX Colóquio da AFIRSE 2021 A Educação e os desafios da escola contemporânea contributos da investigação
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 Educação Inclusiva: o atual paradigma de educação em Portugal. Práticas de Ensino Inclusivo – Criatividade e Inovação com recurso a tecnologias de informação e comunicação. PIECIT Our Inclusive Schools.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Lisboa, Portugal)
2021/10/28 Atividades de Vida Diária com um Jovem com Transtorno do Espectro do Autismo. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2021/10/28 Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: atitudes percecionadas e dificuldades sentidas. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2021/07/14 Dificuldades sentidas por assistentes operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo no Jardim de Infância. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2021/07/14 Expectativas de pais e professores de um aluno com Trissomia 21 relativamente à sua Inclusão no Ensino Regular. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2021/07/14 Atividades Socialmente Úteis para a Inclusão de Jovens com Deficiência. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento
CeiEd - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2021/07/07 Do Ensino Especial à Educação Inclusiva: breve perspetiva contada no singular. Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (QUALIS 21). (Grupo de Trabalho Investigação Narrativa: Novas Tendências)
(Santiago de Compostela, Espanha)
2021/07 Relato da mãe de um aluno com Trissomia 21 sobre a inclusão do seu filho. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
CeiED - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2021/04/16 Inclusão Laboral de Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021/04/16 Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/04/16 Atitudes dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância. Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/04/16 A importância da relação Escola-Família para a Inclusão de Alunos com Trissomia 21. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
Universidde de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/01/26 Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo. XXVIII Colóquio da AFIRSE 2021 Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/01/26 A inclusão de um aluno com Trissomia 21 numa turma do Ensino Regular: perceção dos pais e dos professores. XXVIII Colóquio da AFIRSE 2021 Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/01/26 A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais. XXVIII. ¿Comunicação¿. Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Liusboa, Portugal)
2019/11/11 Cooperação docente: um caminho para a Inclusão. Comunicação Simpósio Luso-Brasileiro Educação Inclusiva: Percursos e Prática
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2019/11/11 Educação Inclusiva Simpósio Luso-Brasileiro Educação Inclusiva: Percursos e Prática
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2019/11/09 O papel dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo. Simpósio Luso-Brasileiro Educação Inclusiva: Percursos e Prática”
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2019/10/24 Educação Inclusiva: da teoria às práticas numa Instituição de Solidariedade Social. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho.
Escola Superior de Educação/IP de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/10/24 Inclusão e Cooperação entre Docentes. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho
Escola Superior de Educação/IP de Santarém. (Santarém, Portugal)
2019/07 Olhares sobre a inclusão. Encontro Internacional Tecnologias Assistivas – Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais
Fundação Hermínio Ometto, Araras, Brasil & Lisboa. Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2014 Práticas Pedagógicas de Inclusão/Exclusão de uma escola do ensino regular. Congresso Internacional de Educação e Inclusão Práticas Pedagógicas, Direitos Humanos e Interculturalidade.
(Campina Grande, Brasil)
2013/10/02 Metodologia de EStudo de Caso Palestra proferida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil)
2011/10/11 Educação Inclusiva e Formação Docente Palestra. Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
2011/10/10 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Educação Especial. Seminário. Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal)
2007 Inclusão: Concepção e Práticas nos Últimos Dez Anos – Relato de uma Experiência. Conferência. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal)
2007 Necessidades Educativas Especiais: da Identificação à Intervenção. Conferência. IIIº Ciclo de Estudos em Educação Inclusiva.
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
2007 A Análise de Necessidades de Formação de professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva. Conferência. IIIº Ciclo de Estudos em Educação Inclusiva
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
2007 Educação Inclusiva e Formação de professores: Caminhos entre Práticas e Teorias. IVº Colóquio da AFIRSE.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
2005 Estratégias de Formação Contínua para uma Escola Inclusiva 13º Colóquio Internacional da AFIRSE.
Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil)
2003 (Re)Pensar a Formação Contínua: Um Contributo Para Uma Escola de Qualidade. IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE, Pluralidade e Realidade Latino-Americana.
Universidade de Brasília (Brasília, Brasil)
2003 Percursos de Vida: Um Modelo de Formação Contínua IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE, Pluralidade e Realidade Latino-Americana
Universidade de Brasília. (Brasília, Brasil)
2001 A Análise de Necessidades de Formação Contínua de Professores: Uma Estratégia para (re)pensar a Inclusão X Colóquio Internacional da AFIRSE – I Colóquio Nacional da Secção Brasileira.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Natal, Brasil)
1996 A Integração em Portugal - Relato de uma Experiência. Seminário Metodologias e Experiências Inovadoras em Educação Especial
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2020/12 Educação Integral em Escolas de Ensino Fundamental: um contributo para o desenvolvimento dos alunos.
Orientador de Cacilda Alencar
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/02 - 2020 Colaboração entre a Educadora da Equipa Local de Intervenção Precoce e a Educadora da Creche: das perspectivas às práticas dos intervenientes
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2019 Perceção das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, em situação laboral, sobre a sua inclusão social
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2018 Pintura: um caminho para a inclusão. Investigação-ação com uma aluna com necessidades educativas especiais
Orientador
Artes Visuais (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2017 Educação Inclusiva em escolas do Município de S. João: novas perspetivas – estudo de caso múltiplo
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/06 - 2023/06/21 Moderação de mesa temática "Dinâmica da Investigação em Educação (ética, escrita, publicação) e Fundamentação e Design de Investigação em Educação".
Simpósio
Simpósio Internacional de Metodologias de Investigação em Educação: promover as culturas de Investigação como Ambientes Pedagógicos
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/09/22 - 2022/09/23 Moderadora da mesa redonda "Educação Especial, Educação Inclusiva e Desenvolvimento Profissional" do Simpósio Inclusão e Formação de Professores em Portugal, organizado pela ReLeCo Núcleo de Estudos em Inclusão Social e Educativa (NEISE) - Centro de estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
Simpósio
Inclusão e Formação de Professores em Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/10 - Atual Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva Mestrado em Ciências da Educação - Educação Espoecial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
2021/06 - Atual Educação, família e Comunidade: Intervenção Precoce e Transição para a vida pós-escolar Ciêcias da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/10 - Atual Seminário de Apoio à elaboração de Dissertação/Projeto/Relatório de Investigação Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/07/02 - Atual Educação Social e Educativa: Quadros Teóricos e Metodológicos Doutoramento em Educação (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - Atual Metodologias de Investigação Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/03 - Atual Educação Familiar e Comunitária Educação Social (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 - Atual Educação Especial e Educação Inclusiva: conceptualização, políticas e práticas Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006 - Atual Inclusão Social e Educativa Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/10 - 2023/07/31 Metodologias de Intervenção Sociocomunitária Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/02/29 - 2022/03/04 Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/12/07 - 2020/06 Metodologias de Investigação em Educação Mestrado em Ciências da Educação - Educação Esopecial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/10/12 - 2019/11/30 Metodologia de Investigação e de Intervenção em Educação Especial (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Membro do Conselho Universitário da Universidade Lusófona Membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) da Universidade Lusófona Membro da Comissão Científica do Centro de Estudos Interdisciplinares em Investigação e Desenvolvimento (CeiED) Membro da Comissão Diretiva Instituto de Educação da FCSEA da Universidade Lusófona Membro do júri específico de creditação do Instituto de Educação da FCSEA
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/11/27 - 2023/11/27 Membro da Comissão Ciêntifica e Organizadora do Simpósio Intercâmbio de experiências em Educação Inclusiva entre Brasil e Portugal
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/11/23 - 2023/11/23 Membro da comissão científica e organizadora do Simpósio Políticas e Práticas de Educação Inclusiva: Brasil e Portugal em diálogo.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2023/07/13 - 2023/07/14 Membro da Comissão Científica do 13º Encontro de Investigadores do CeiED – Reimaginar os nossos futuros juntos
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/06/21 - 2023/06/22 Membro da Comissão Científica do International Symposium on research methods in Education: enhancing research cultures as pedagogical environments.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/09/21 - 2022/09/23 Membro da Comissão Científica e Organizadora do Simpósio "Inclusão e Formação de Professores em Portugal", promovido pelo Núcleo de Estudos em Inclusão Social e Educativa (NEISE) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal