???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
FERNANDO CARVALHO

Nomes de citação

  • CARVALHO, FERNANDO
  • Fernando M.P.O. Carvalho

Identificadores de autor

Ciência ID
0D16-C8F6-8567
ORCID iD
0000-0002-8527-3790
Researcher Id
AAH-1605-2021

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
1993/01/01 - 2000/03/20
Concluído
Ciências Económicas y Empresariales / Estrategias para la empresa del año 2000 (Doctor)
Especialização em Estratégia
Universidad de Barcelona Facultad de Economía y Empresa, Espanha
"Estrategias de Marketing en el Comercio Hispano-Portugués: Estudio Comparativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum Laudae
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/03 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Economia e Gestão, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
1990/01/01 - 2000/01/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
1983/01/01 - 1990/01/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. CARVALHO, FERNANDO; Duarte, Marcelo. Autor correspondente: Duarte, Marcelo. "Institutional Quality and The Innovation Input-Output Relationship: A Panel Data Configurational Moderation Analysis". Trabalho apresentado em XXXIII Jornadas Hispanolusas de Gestión Cientifica, Ceuta, 2024.
    Publicado
  2. CARVALHO, FERNANDO; André de Abreu Saraiva Monteiro Alves. Autor correspondente: André de Abreu Saraiva Monteiro Alves. "Untangling Related Antecedents of Dynamic Capabilities Through a Configurational Approach: A Study of Portuguese SMES". Trabalho apresentado em XXXIII Jornadas Hispanolusas de Gestión Cientifica, Ceuta, 2024.
    Publicado
  3. Fernando M.P.O. Carvalho; Gomes Jona; Alves, Andre; Cabral, Angelo Miguel R.. Autor correspondente: Gomes Jona. "Dynamic Managerial Capabilities impact on International Overall Performance: The mediating role of Digital Maturity in turbulent markets". Trabalho apresentado em XXVI Seminários em Administração, SemeAD 2023, São Paulo (Hybrid Conference), 2023.
    Publicado
  4. Fernando M.P.O. Carvalho; Duarte, Marcelo Pereira. Autor correspondente: Duarte, Marcelo Pereira. "Culture moderation of the innovation input-output relationship: A panel data two-stage model fsQCA analysis". Trabalho apresentado em XXVI Seminários em Administração, SemeAD 2023, São Paulo (Hybrid Conference), 2023.
    Publicado
  5. Fernando M.P.O. Carvalho; Alves, Andre. Autor correspondente: Alves, Andre. "A fsQCA Analysis of Corporate Culture as a Condition of Dynamic Capabilities". Trabalho apresentado em XXVI Seminários em Administração, SemeAD 2023, São Paulo (Hybrid Conference), 2023.
    Publicado
  6. Alexandre Oliveira; Fernando M.P.O. Carvalho; Reis, Nuno Rosa. "How do firms deal with formal institutional quality? The role of firm' characteristics on enhancing firm performance". Trabalho apresentado em XVIII Iberian International Business Conference, Granada, 2023.
    Publicado
  7. OLIVEIRA, ALEXANDRE; Fernando M.P.O. Carvalho; Reis, Nuno Rosa. "The interrelationship of formal and informal institutions, firm' characteristics, and firm' performance: A configurational approach using fsQCA". Trabalho apresentado em XVIII Iberian International Business Conference, Granada, 2023.
    Publicado
  8. Duarte, Marcelo; CARVALHO, FERNANDO. Autor correspondente: Duarte, Marcelo. "Globalisation and competitiveness in national systems of innovation: a FSQCA analysis". Trabalho apresentado em XXXII jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. 1 a 4 de Fevereiro, 2023, Aveiro, 2023.
    Publicado
  9. Fernando M.P.O. Carvalho; Duarte, Marcelo; Reimann, Caroline. Autor correspondente: Duarte, Marcelo. "The Role of Static, Dynamic, and Adaptive Marketing Capabilities on Firm’s International Performance". Trabalho apresentado em XXV SEMEAD - Seminários em Administração, São Paulo (Hybrid Conference), 2022.
    Publicado
  10. CARVALHO, FERNANDO; Reimann, Caroline; Duarte, Marcelo. Autor correspondente: Reimann, Caroline. "How open marketing impacts international performance?". Trabalho apresentado em XVII Iberian International Business Conference, Leiria, 2022.
    Publicado
  11. CARVALHO, FERNANDO; OLIVEIRA, ALEXANDRE; Nuno Rosa Reis. Autor correspondente: OLIVEIRA, ALEXANDRE. "Formal institutional quality and firms' performance: The moderating role of the country's location and firms' characteristics". Trabalho apresentado em XVII Iberian International Business Conference, Leiria, 2022.
    Publicado
  12. CARVALHO, FERNANDO; Alexandre Oliveira; Reis, Nuno Rosa. Autor correspondente: Alexandre Oliveira. "Institutional quality and firms' performance: A bibliometric research and future research avenues". Trabalho apresentado em 47th Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), Madrid, 2021.
  13. CARVALHO, FERNANDO; Caroline Kalil Reimann; Marcelo Pereira Duarte. Autor correspondente: Marcelo Pereira Duarte. "The influence of adaptive marketing capabilities and marketing orientation on international performance: The moderation of competitive intensity". Trabalho apresentado em 47th Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), Madrid, 2021.
  14. CARVALHO, FERNANDO; Alexandre Oliveira; Reis, Nuno Rosa. Autor correspondente: Alexandre Oliveira. "Home-country institutional quality and firms' financial performance: Evidence from the European union". Trabalho apresentado em 47th Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), Madrid, 2021.
  15. CARVALHO, FERNANDO; Caroline Kalil Reimann; Marcelo Pereira Duarte. Autor correspondente: Caroline Kalil Reimann. "The cascading effect of static and dynamic marketing capabilities on the international performance: Analyzing market orientation as an antecedent". Trabalho apresentado em XXIV SEMEAD - Seminários em Administração, São Paulo (Online Conference), 2021.
    Publicado
  16. CARVALHO, FERNANDO; Reis, Nuno Rosa; Alexandre Oliveira. Autor correspondente: Alexandre Oliveira. "The effect of the home-country institutional quality on firms financial performance: An analysis of the European Union". Trabalho apresentado em XVI Iberian International Business Conference, Valencia, 2021.
    Publicado
  17. CARVALHO, FERNANDO; Caroline Kalil Reimann; Marcelo Pereira Duarte. Autor correspondente: Marcelo Pereira Duarte. "How marketing capabilities interact to influence international performance?". Trabalho apresentado em XVI Iberian International Business Conference, Valencia, 2021.
    Publicado
  18. CARVALHO, FERNANDO; Caroline Kalil Reimann; Marcelo Pereira Duarte. Autor correspondente: Marcelo Pereira Duarte. "The effect of adaptive marketing capabilities and market orientation on international performance: Evidence from B2B SMEs". Trabalho apresentado em XVI Iberian International Business Conference, Valencia, 2021.
    Publicado
  19. CARVALHO, FERNANDO; Reis, Nuno Rosa; Alexandre Oliveira. Autor correspondente: Alexandre Oliveira. "Reviewing the literature on institutional quality and firms performance: A bibliometric research approach". Trabalho apresentado em XVI Iberian International Business Conference, Valencia, 2021.
    Publicado
  20. Reiman, Caroline; CARVALHO, FERNANDO; Duarte,Marcelo. "The impact of Static and Dynamic Marketing Capabilities on International Marketing Performance: evidence from B2B SMEs in Portugal.". Trabalho apresentado em 34th EBES Conference – Athens (Eurasia Business and Economics Society) Athens (on-line), Athens, 2021.
  21. CARVALHO, FERNANDO; Alves, Andre; Duarte,Marcelo. "RETHINKING ADMINISTRATIVE DISTANCE: A COMPLEMENTARY PROPOSAL". Trabalho apresentado em 46th Annual Conference of the European International Business Academy 2020 (EIBA Online Conference), Online, 2020.
  22. CARVALHO, FERNANDO; Duarte,Marcelo. "Portugal in the Global Innovation Index: A panel data analysis". Trabalho apresentado em Prémios GEE/ANI I&D e Inovação na Economia Digital. 27 de novembro de 2020. Conferência Online., Online, 2020.
  23. CARVALHO, FERNANDO; Cabral, Angelo Miguel R.; Vasconcelos Ferreira, José. "A Inteligência Emocional e Cultural nos Processos de Internacionalização: Uma abordagem Metodológica". Trabalho apresentado em XXX jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. 5 a 8 de Fevereiro, 2020., Bragança, 2020.
  24. CARVALHO, FERNANDO; Duarte,Marcelo. "The Global Innovation Index Framework: An Iberian Perspective". Trabalho apresentado em XXX jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. 5 a 8 de Fevereiro, 2020, Bragança, 2020.
  25. CARVALHO, FERNANDO; Duarte, Marcelo. "Distance asymmetries and foreign direct investment: The Portuguese case.". Trabalho apresentado em XV Iberian International Business Conference. Coimbra, Portugal, 18-19 October 2019, Coimbra, 2019.
  26. CARVALHO, FERNANDO; Duarte, Marcelo. "A new perspective on the Global Innovation Index: A panel data analysis". Trabalho apresentado em XXI International Congress of the World Economy Society, Covilhã, Portugal, 12-14 June 2019., Covilhã, 2019.
  27. Duarte, Marcelo; CARVALHO, FERNANDO. "Cross-National Distance Impact on Strategic FDI Decisions into Portugal: Evidence From Eurozone and Ibero-America". Trabalho apresentado em III International Forum on Management. Évora, Portugal, 1-2 Fevereiro de 2019, Évora, 2019.
  28. Faria, Mariana; CARVALHO, FERNANDO; Reis, Nuno Rosa. "Curvilinear effect of economic and political distance on ownership strategies: An empirical analysis of Iberian firms". Trabalho apresentado em 44th European International Business Academy Conference. Poznan, Poland, 13-15, December 2018, Poznan, 2018.
  29. Duarte,Marcelo; CARVALHO, FERNANDO. "The Institutional distance and multinational enterprises’ FDI decisions in Portugal". Trabalho apresentado em XIV Iberian International Business Conference. Cádiz, Spain, 25-26 October 2018., Cádiz, 2018.
  30. Faria, Mariana; CARVALHO, FERNANDO. "The impact of corruption distance on ownership strategies – the cases of foreign subsidiaries of Portuguese and Spanish multinational enterprises". Trabalho apresentado em 13th Iberian International Business Conference. Lisboa, Portugal, 20-21 October 2017., Lisboa, 2017.
  31. Reis, Nuno Rosa; CARVALHO, FERNANDO; Ferreira, José António Vasconcelos. "Institutional Distance Impact on Cross-Border Mergers and Acquisitions Completion : An empirical investigation of South America Operations". Trabalho apresentado em XII Iberian International Business Conference, Aranjuez (Madrid), Madrid, 2016.
  32. Reis NR; CARVALHO, FERNANDO; Ferreira, Jose Antonio V.. "Cross-border mergers and acquisicios: A bibliometric review and future research avenues". Trabalho apresentado em XI Iberian International Business Conference, Porto, Católica Porto Business School, Porto, 2015.
  33. Cabral, Angelo Miguel R.; CARVALHO, FERNANDO. "A Perceção do Sucesso nas Organizações ,O Papel da Ética e da Inteligência Emocional". Trabalho apresentado em XXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica. Instituto Politécnico de Leiria. 6,7 e 8 Fevereiro, Leiria, 2014.
  34. Cabral, Ângelo; CARVALHO, FERNANDO. "Inteligência Emocional e a Ética no Sucesso Organizacional". Trabalho apresentado em XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica, UTAD – Fevereiro de 2012 Vila Real – Portugal, Vila Real, 2012.
  35. CARVALHO, FERNANDO; Afonso Zinga; Arnaldo Coelho; Maria Silva. "Assessing The Impact of Transformational Leadership, Market and Learning Orientations on Entrepreneurship and Innovation: A Neural Network Topology". Trabalho apresentado em 7th European Conference On Innovation and Entrepreneurship. 2012 PORTUGAL, Lisboa, 2012.
Artigo em revista
  1. André de Abreu Saraiva Monteiro Alves; Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho. "Dynamic managerial capabilities and organizational change capacity as precursors of organizational dynamic capabilities in SMEs". Journal of Strategy and Management (2025): https://doi.org/10.1108/JSMA-05-2024-0087.
    10.1108/JSMA-05-2024-0087
  2. Marcelo Pereira Duarte; Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho; Manuel Portugal Ferreira. "Agglomeration Externalities in National Systems of Innovation: The Role of Industrial Diversity and Competition on Countries’ Innovative Levels". SAGE Open (2025): https://doi.org/10.1177/21582440251316935.
    Publicado • 10.1177/21582440251316935
  3. Marcelo Pereira Duarte; Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho. "Industrial diversity, formal, and informal institutions: a configurational moderation of the innovation input-output relationship". Economics of Innovation and New Technology (2024): https://doi.org/10.1080/10438599.2024.2434243.
    10.1080/10438599.2024.2434243
  4. Oliveira, Alexandre; Carvalho, Fernando; Reis, Nuno Rosa. "Institutional experience, formal institutional quality, and firm performance: An analysis of firms from the European Union". BRQ Business Research Quarterly (2024): http://dx.doi.org/10.1177/23409444241301067.
    10.1177/23409444241301067
  5. Marcelo Pereira Duarte; Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho. "How digital transformation shapes European union countries’ national systems of innovation: A configurational moderation approach". Journal of Innovation & Knowledge (2024): https://doi.org/10.1016/j.jik.2024.100578.
    10.1016/j.jik.2024.100578
  6. Duarte, Marcelo Pereira; Carvalho, Fernando Manuel P.O.. "Does culture moderate the innovation input–output relationship? A two-stage configurational analysis". Cross Cultural & Strategic Management 31 2 (2024): 181-204. http://dx.doi.org/10.1108/ccsm-07-2023-0125.
    10.1108/ccsm-07-2023-0125
  7. Duarte, Marcelo Pereira; Carvalho, Fernando Manuel Pereira de Oliveira. "Is Globalisation sufficient for Innovation? A National Systems of Innovation approach in distinct levels of Competitiveness". Innovation: The European Journal of Social Science Research (2024): 1-25. http://dx.doi.org/10.1080/13511610.2023.2299965.
    Publicado • 10.1080/13511610.2023.2299965
  8. Rodrigues, Ana; Carvalho, Fernando; Cabral, Ângelo; Alves, André. "Using path analysis to uncover the effects of speed of internationalisation: the full mediation of scale speed on performance". EuroMed J. of Management 6 4 (2024): 319-336. https://doi.org/10.1504/emjm.2024.144335.
    Publicado • 10.1504/emjm.2024.144335
  9. Caroline Reimann; Fernando Carvalho; Marcelo Duarte. "THE CASCADING EFFECT OF STATIC AND DYNAMIC MARKETING CAPABILITIES ON THE INTERNATIONAL PERFORMANCE: ANALYZING MARKET ORIENTATION AS AN ANTECEDENT". Revista de Administração de Empresas (2023): https://doi.org/10.1590/s0034-759020230104.
    10.1590/s0034-759020230104
  10. Caroline Reimann; Fernando Carvalho; Marcelo Duarte. "EFEITO CASCATA DAS CAPACIDADES DE MARKETING ESTÁTICAS E DINÂMICAS NA PERFORMANCE INTERNACIONAL: ANALISANDO A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO COMO ANTECEDENTE". Revista de Administração de Empresas (2023): https://doi.org/10.1590/s0034-759020230104x.
    10.1590/s0034-759020230104x
  11. André de Abreu Saraiva Monteiro Alves; Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho. "How Dynamic Managerial Capabilities, Entrepreneurial Orientation, and Operational Capabilities Impact Microenterprises’ Global Performance". Sustainability (2022): https://doi.org/10.3390/su15010014.
    10.3390/su15010014
  12. Reimann, Caroline Kalil; Carvalho, Fernando Manuel Pereira de Oliveira; Duarte, Marcelo Pereira. "Adaptive marketing capabilities, market orientation, and international performance: the moderation effect of competitive intensity". Journal of Business & Industrial Marketing 37 12 (2022): 2533-2543. http://dx.doi.org/10.1108/jbim-08-2021-0391.
    Publicado • 10.1108/jbim-08-2021-0391
  13. André de Abreu Saraiva Monteiro Alves; Marcelo Pereira Duarte; Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho. "A Perspective on Administrative Distance: Theoretical Development and Measurement". SAGE Open (2022): https://doi.org/10.1177/21582440221144613.
    10.1177/21582440221144613
  14. CARVALHO, FERNANDO; Duarte, Marcelo Pereira. "THE INTERPLAY OF MARKETING CAPABILITIES AND INTERNATIONAL PERFORMANCE". (2022):
    Em revisão
  15. CARVALHO, FERNANDO; Duarte, Marcelo Pereira. "MARKETING CAPABILITIES AND INTERNATIONAL PERFORMANCE: THE MODERATING ROLE OF COMPETITIVE INTENSITY IN B2B SMES". (2022):
    Em revisão
  16. Alexandre Oliveira; Fernando Carvalho; Nuno Rosa Reis. "Institutions and Firms’ Performance: A Bibliometric Analysis and Future Research Avenues". Publications (2022): https://doi.org/10.3390/publications10010008.
    10.3390/publications10010008
  17. CARVALHO, FERNANDO; Reimann, Caroline; Duarte, Marcelo. Autor correspondente: Reimann, Caroline. "The cascading effect of static and dynamic marketing capabilities on the international performance: Analyzing market orientation as an antecedent". (RAE) Revista de Administração de Empresas - FGV EAESP (2022):
    Aceite para publicação
  18. Marcelo Duarte; Fernando Carvalho. "National systems of innovation in the Eurozone: Policy implications for Spain". Studies of Applied Economics (2021): https://doi.org/10.25115/eea.v39i2.3237.
    10.25115/eea.v39i2.3237
  19. Reimann, Caroline; Carvalho, Fernando; Duarte, Marcelo. "The Influence of Dynamic and Adaptive Marketing Capabilities on the Performance of Portuguese SMEs in the B2B International Market". Sustainability 13 2 (2021): 579. http://dx.doi.org/10.3390/su13020579.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/su13020579
  20. Carvalho, Fernando; Duarte, Marcelo P.. "Institutional distance and foreign direct investment: An asymmetric approach". International Journal of Economics and Business Research 1 1 (2021): 1-502. http://dx.doi.org/10.1504/ijebr.2021.10033537.
    Publicado • 10.1504/ijebr.2021.10033537
  21. Cabral, Ângelo Miguel R.; Carvalho, Fernando Manuel P. O.; Ferreira, José António Vasconcelos. "International Strategic Management: A Conceptual Model with Top Managers’ Emotional Intelligence, Cultural Intelligence, and Networking". Information 11 12 (2020): 577. http://dx.doi.org/10.3390/info11120577.
    10.3390/info11120577
  22. CARVALHO, FERNANDO; Angelo Miguel R. Cabral; Ferreira, José Vasconcelos. "SMEs’ International Strategic Groups and Top Managers’ Psychological Characteristics". Administrative Sciences 10 4 (2020): 2-22.
  23. Ângelo Cabral; Fernando Carvalho; José Ferreira. "SMEs’ International Strategic Groups and Top Managers’ Psychological Characteristics". Administrative Sciences (2020): https://doi.org/10.3390/admsci10040092.
    10.3390/admsci10040092
  24. Cabral, Ângelo Miguel R.; Carvalho, Fernando Manuel P. O.; Ferreira, José António V.. "The Effect of Emotional and Cultural Intelligences on Networks’ Behaviors in International SMEs: Evidence from Portugal". Behavioral Sciences 10 11 (2020): 163. http://dx.doi.org/10.3390/bs10110163.
    Publicado • 10.3390/bs10110163
  25. Cabral, Ângelo Miguel R.; Carvalho, Fernando Manuel P. O.; Ferreira, José António Vasconcelos. "International Performance of SMEs’ International Strategic Groups". Administrative Sciences 10 3 (2020): 65. http://dx.doi.org/10.3390/admsci10030065.
    10.3390/admsci10030065
  26. Marcelo Duarte; Fernando Carvalho. "National systems of innovation in the Eurozone: Policy implications for Spain". Studies of Applied Economics 39 1 (2020): https://doi.org/10.25115/eea.v39i1.3237.
    10.25115/eea.v39i1.3237
  27. Duarte, Marcelo; Carvalho, Fernando. "The Drivers of National System of Innovation in Portugal: A Panel Data Analysis". Journal of Information Systems Engineering and Management 5 2 (2020): em0114. http://dx.doi.org/10.29333/jisem/8248.
    10.29333/jisem/8248
  28. Cabral, Angelo Miguel R.; Carvalho, Fernando Manuel P. O.; Ferreira, Jose Antonio V.; CARVALHO, FERNANDO; Angelo Miguel R. Cabral; CARVALHO, FERNANDO. "EMOTIONAL INTELLIGENCE AND CULTURAL INTELLIGENCE IN TOP MANAGEMENT OF INTERNATIONAL SMES". EURASIAN JOURNAL OF BUSINESS AND MANAGEMENT 8 3 (2020): 240-265. http://dx.doi.org/10.15604/ejbm.2020.08.03.007.
    Publicado • 10.15604/ejbm.2020.08.03.007
  29. Marcelo Pereira Duarte; Fernando Manuel Pereira de Oliveira Carvalho. "Cross-national distance impact on FDI strategic decisions into Portugal: Evidence from Eurozone and Ibero-America". Revista Ibero-Americana de Estratégia 18 4 (2019): 508-534. https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i4.10971.
    10.5585/ijsm.v18i4.10971
  30. Reis, Nuno Rosa; Carvalho, Fernando Manuel Pereira Oliveira; Ferreira, José Vasconcelos. "Cross-border mergers and acquisitions: a bibliometric review and future research avenues". International Journal of Bibliometrics in Business and Management 1 3 (2019): 189. http://dx.doi.org/10.1504/ijbbm.2019.097725.
    Publicado • 10.1504/ijbbm.2019.097725
  31. Faria, Mariana Pedrosa; Carvalho, Fernando; Reis, Nuno Rosa. "The Impact of Corruption Distance on Ownership Strategies of Spanish and Portuguese MNEs". Revista Ibero-Americana de Estratégia 17 01 (2018): 15-30. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v17i1.2603.
    10.5585/riae.v17i1.2603
  32. CARVALHO, FERNANDO. "Institutional distance and multinational enterprises’ FDI decisions in Portugal". European Journal of Applied Business and Management 4 3 (2018): 1-29.
    Acesso aberto • Publicado
  33. Reis, Nuno Rosa; Carvalho, Fernando; Ferreira, José Vasconcelos. "An Overview of Three Decades of Mergers and Acquisitions Research". Revista Ibero-Americana de Estratégia 14 02 (2015): 51-71. http://dx.doi.org/10.5585/ijsm.v14i2.2222.
    10.5585/ijsm.v14i2.2222
  34. Pedrosa, António José Pinto; Carvalho, Fernando Manuel. "Análise dos Fundamentos da Teoria Baseada nos Recursos". Revista Ibero-Americana de Estratégia 13 02 (2014): 10-24. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v13i2.2092.
    10.5585/riae.v13i2.2092
  35. Rodrigues Cabral, Ângelo Miguel; Oliveira Carvalho, Fernando Manuel Pereira de. "Emotional Intelligence and Ethics on Organizations". Open Journal of Business and Management 02 01 (2014): 5-23. http://dx.doi.org/10.4236/ojbm.2014.21004.
    10.4236/ojbm.2014.21004
  36. Zinga, Afonso Clemente; Coelho, Arnaldo Fernandes Matos; Carvalho, Fernando Manuel Pereira Oliveira. "Clustering of Angolan entrepreneurs: an analysis of their entrepreneurial posture". International Entrepreneurship and Management Journal 9 4 (2011): 483-500. http://dx.doi.org/10.1007/s11365-011-0182-3.
    10.1007/s11365-011-0182-3
  37. Pereira de Oliveira Carvalho, Fernando Manuel; Azevedo Sobral, Filipe João. "The Importance of Communication Skills in Negotiation: An Empirical Study". SSRN Electronic Journal (2003): http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.399824.
    10.2139/ssrn.399824
  38. Azevedo Sobral, Filipe João; Pereira de Oliveira Carvalho, Fernando Manuel. "Negotiating Style of Portuguese Executives: Competition Vs. Collaboration". SSRN Electronic Journal (2003): http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.399721.
    10.2139/ssrn.399721
  39. Azevedo Sobral, Filipe João; Pereira de Oliveira Carvalho, Fernando Manuel. "Characteristics of Skilled Negotiators: An Empirical Study". SSRN Electronic Journal (2002): http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.305157.
    10.2139/ssrn.305157
Capítulo de livro
  1. CARVALHO, FERNANDO. "Gestão Estratégica". In Introdução à Gestão de Organizações, 97-137. Escolar Editora, 2016.
    Publicado
  2. CARVALHO, FERNANDO. "Internacionalização". In Introdução à Gestão de Organizações, 651-684. Escolar Editora, 2016.
    Publicado
  3. CARVALHO, FERNANDO. "O Papel da Internacionalização na Estratégia Empresarial". In Os Desafios da Internacionalização. Caxias do Sul, Brasil: Editora da Universidade Caxias do Sul, 2012.
    Publicado
  4. CARVALHO, FERNANDO. "A Estratégia nas Organizações". In Introdução à Gestão de Organizações, 169-230. Portugal: ed. Vida Económica, 2011.
    Publicado
  5. CARVALHO, FERNANDO. "Impacto do Comportamento Estratégico na Competitividade: O Papel da Internacionalização". In O Jogo Do Futuro, Por uma competitividade sustentável, 307-405. Portugal: ed. Vida Económica, 2007.
    Publicado
  6. CARVALHO, FERNANDO. "A Estratégia nas Organizações". In Introdução de Gestão de Organizações, 179-220. Porto, Portugal: Edições Vida Econômica, 2004.
    Publicado
  7. CARVALHO, FERNANDO. "Estratégia e Posicionamento". In Dirección Estratégica de la empresa, 49-54. Málaga, Espanha: Universidad de Málaga, 1997.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. André Alves; Marcelo Duarte; Fernando Carvalho. 2021. "A Perspective on Administrative Distance, Theoretical Development and Measurement". https://doi.org/10.31124/advance.14784825.
    10.31124/advance.14784825
  2. CARVALHO, FERNANDO; Marcelo Pereira Duarte. 2020. "Portugal in the Global Innovation Index: A panel data analysis". http://www.gee.gov.pt//RePEc/WorkingPapers/GEE_PAPERS_144.pdf.

Outros

Outra produção
  1. A Perspective on Administrative Distance, Theoretical Development and Measurement. 2021. André Alves; Marcelo Duarte; Fernando Carvalho. https://doi.org/10.31124/advance.14784825.v1.
    10.31124/advance.14784825.v1
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/08/01 - Atual Interactive effects of firm capabilities on performance while taking account of antecedents and institutional moderators: Evidence from China and Portugal
Coorientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
2020 - Atual Determinants of national innovation: The moderating effect of culture and diversity
Orientador
Doutoramento em Gestão de Empresas (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2020 - Atual The effect of institutional fragility on firms’ performance: Complexity management
Coorientador
Doutoramento em Gestão de Empresas (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2020/01/09 - 2024/10/07 DETERMINANTS OF NATIONAL INNOVATION: The moderating effect of culture and diversity
Orientador
Organização e Gestão de Empresas (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Economia e Gestão, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/13 THE IMPACT OF THE SPEED OF INTERNATIONALIZATION ON THE INTERNATIONAL PERFORMANCE OF SMES : EVIDENCE FROM PORTUGAL
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2022/03/01 - 2023/07/13 Why managers matter? Dynamic Managerial Capabilities impact on international portuguese SMEs’ International Overall Performance
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2020/11/01 - 2021/12/02 A Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e os Sistemas de Avaliação de Desempenho. O Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP)
Orientador
Mestrado em Administração Público-Privada (Mestrado)
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal
2016/01/01 - 2021/06/14 INTERNATIONAL STRATEGIC MANAGEMENT OF SMALL AND MEDIUM-SIZED ENTERPRISES: The role of the international top managers` psychological characteristics and networking behaviors in the firms¿ international strategy and international performance
Coorientador
Doutoramento em Gestão de Empresas (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2020/03/17 - 2021 The effect of Internal Marketing strategy on Organizational Commitment - a study in schools in Portugal
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2020/01/01 - 2020/12/16 O planeamento estratégico no contexto das Instituições de Ensino Superior
Orientador
Mestrado em Administração Público-Privada (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Direito, Portugal
2020/01/01 - 2020/12/10 O Impacto da Consultoria Interna Enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca – Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/12/10 The influence of marketing capabilities on international performance: Portuguese SMEs in the B2B market
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2019/10/01 - 2020/07/08 Distância Administrativa em estudos de Negócios Internacionais: Uma proposta de extensão
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2019/01/01 - 2019/09/01 O Impacto Social das Incubadoras – IPN Um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2018/01/01 - 2018/09/01 Institutional distance and multinational enterprises' foreign direct investment decisions in Portugal
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2017/01/01 - 2017/09/01 The impact of corruption distance on ownership strategies – the cases of foreign subsidiaries of Portuguese and Spanish multinational enterprises
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2014/01/01 - 2017/09/01 The impact of institutional distance on cross-border mergers and acquisitions completion
Coorientador
Doutoramento em Gestão de Empresas (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2016/01/01 - 2016/09/01 Internationalization Pathways of Portuguese SME: Orientation as Driver and the Impact on Performance
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/01 - 2014/07/01 Internacionalização de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Entrada em novos mercados emergentes
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2013/09/01 - 2014/07/01 Responsabilidade Social das PMEs: Potencial estratégico da Responsabilidade Social nas PMEs Portuguesas
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/01 O processo de Internacionalização - Empresas Tecnológicas
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/01 O Balanced Scorecard como sistema de gestão estratégica
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2009/01/01 - 2013/06/01 O Impacto do Outsourcing na Performance das Organizações: da Teoria à Realidade; Um estudo em empresas de confecção da região metropolitana de Fortaleza, Ceará, Brasil
Coorientador
Doutoramento em Gestão de Empresas (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2011/09/01 - 2012/06/01 Parcerias e alianças estratégicas como forma de cooperação internacional
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/01 - 2011/06/01 Inteligência Emocional e Ética no Sucesso Organizacional
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2010/09/01 - 2011/06/01 Inovação, Estratégia Competitiva, Meio Envolvente e Performance das Exportações:Um Estudo sobre as PME´s Exportadoras em Portugal
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2008/01/01 - 2011/06/01 Cultura competitiva, Empreendedorismo, Inovação e Performance: Um estudo aplicado às empresas em Portugal
Coorientador
Doutoramento em Gestão de Empresas (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2009/09/01 - 2010/06/01 Impacto da Participação em Alianças sobre o Desempenho Empresarial
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2008/09/01 - 2009/06/01 Valor, Raridade, Inimitabilidade, Vantagem Competitiva e Performance: Investigação empírica ao nível conceptual da RBV
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2008/09/01 - 2009/06/01 O relacionamento entre a distância psicológica individual e os valores individuais
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Distinções

Prémio

2024 O artigo Institutional Quality and The Innovation Input-Output Relationship: A Panel Data Configurational Moderation Analysis obteve o prémio de melhor artigo na àrea de Inovação e Gestão do Conhecimento nas XXXIII JLE Ceuta U.Granada Espanha Jan 2024
2023 Best Paper Award - o artigo científico "Globalisation and competitiveness in national systems of innovation: a FSQCA analysis" obteve o prémio de Melhor artigo das XXXII Jornadas Luso-Espanhola de Gestão Científica. UA 1 a 4 fevereiro de 2023
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 Menção honrosa pelo Artigo Teórico-Empírico intitulado Dynamic Managerial Capabilities impact on International Overall Performance: The mediating role of Digital Maturity in turbulent markets SemeAD USP 7 a 10 de Novembro de 2023
Universidade de São Paulo, Brasil
2022 Prémio de melhor artigo científico na área de Marketing no XXV SEMEAD; USP Brasil 9,10 e 11 Novembro 2022; The Role of Static, Dynamic, and Adaptive Marketing Capabilities on Firms International Performance
Universidade de São Paulo, Brasil
2021 Menção honrosa da área Marketing no XXIV SEMEAD 2021. USP Brasil. 10, 11 e 12 de novembro de 2021. The cascading effect of static and dynamic marketing capabilities on the international performance: Analyzing market orientation as an antecent
2020 Artigo vencedor da Call for Papers sobre I&D e Inovação na Economia Digital com o artigo "Portugal in the Global Innovation Index: A panel data analysis"
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal

Gabinete de Estratégia e Estudos, Portugal