???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Virgínia Topa Valentim

Nomes de citação

  • Valentim, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
0B1A-1910-103F
Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Semântica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Estudo Semântico - Enunciativo de Predicados e Subjectivos no Português Contemporâneo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza; Valentim, Helena Topa; Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS); Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL). "Discurso relatado e responsabilização enunciativa em géneros académicos". 2018.
  2. Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza; Valentim, Helena Topa; Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS); Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL). "Discurso relatado e responsabilização enunciativa em géneros académicos". 2018.
Artigo em revista
  1. Faculdade de Letras. "Nota prévia [n. 5 (2019): Revista da Associação Portuguesa de Linguística]". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124300.
  2. Faculdade de Letras. "Nota prévia [n. 5 (2019): Revista da Associação Portuguesa de Linguística]". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124300.
  3. Gonçalves, Matilde Alves; Valentim, Helena Virgínia Topa; Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL). "Marqueurs discursifs et reformulation en portugais". (2017): https://revistas.uca.es/index.php/pragma/article/view/2391/3927.
  4. Valentim, Helena Virgínia Topa; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Variação e deformabilidade linguísticas". (2016): http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/291/183.
  5. Valentim, Helena Virgínia Topa; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Variação e deformabilidade linguísticas". (2016): http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/291/183.
  6. Valentim, Helena Topa. "Conhecer e saber: uma caracterização enunciativa". (2000): http://hdl.handle.net/10362/7766.
Capítulo de livro
  1. Valentim, Helena Virgínia Topa; Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL). "Deixis in European Portuguese". De Gruyter Mouton, 2015.
    https://doi.org/10.1515/9783110317732-016
  2. Valentim, Helena Virgínia Topa; Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL). "Deixis in European Portuguese". De Gruyter Mouton, 2015.
    https://doi.org/10.1515/9783110317732-016
Documento de trabalho
  1. Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza; Valentim, Helena Virgínia Topa; Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS); Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL). 2012. "Instâncias agentivas e instâncias enunciativas:". http://hdl.handle.net/10362/33775.
  2. Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza; Valentim, Helena Virgínia Topa; Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS); Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL). 2012. "Instâncias agentivas e instâncias enunciativas:". http://hdl.handle.net/10362/33775.
Tese / Dissertação
  1. Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos. "A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10362/96116.
  2. Martins, Ana Sofia Maltinha. "Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10362/96118.
  3. Rico, Ana Soraia Paixão dos Santos. "A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10362/96116.
  4. Martins, Ana Sofia Maltinha. "Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10362/96118.
  5. Valentim, Duane. "Proposta de trabalho didático sobre o conteúdo enunciação reportada sob uma abordagem enunciativa". Doutoramento, 2018. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10118.
  6. Valentim, Duane. "Proposta de trabalho didático sobre o conteúdo enunciação reportada sob uma abordagem enunciativa". Doutoramento, 2018. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10118.
  7. Gonçalves, Raquel Maria Gorgulho. "Práticas integradoras das representações da língua materna e da língua estrangeira num contexto multilingue". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/30781.
  8. Barros, Solange Christiane Gonzalez. "Mecanismos linguísticos e relações intersubjetivas na produção de textos : atividades enunciativas na prática de ensino". Doutoramento, 2017. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9018.
  9. Barros, Solange Christiane Gonzalez. "Mecanismos linguísticos e relações intersubjetivas na produção de textos : atividades enunciativas na prática de ensino". Doutoramento, 2017. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9018.
  10. Rocamora, Rosa María Peiruza. "A Banda Desenhada enquanto recurso didático". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18362.
  11. Cavalcante, Erika Viviane Araujo. "Um contributo para a descrição do aspecto na língua Suau". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19817.
  12. Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de. "Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18273.
  13. Martins, Joana Lami Matias Roque. "O contributo dos materiais audiovisuais para o ensino de português e de espanhol". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/20221.
  14. Cavalcante, Erika Viviane Araujo. "Um contributo para a descrição do aspecto na língua Suau". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19817.
  15. Rocamora, Rosa María Peiruza. "A Banda Desenhada enquanto recurso didático". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18362.
  16. Martins, Joana Lami Matias Roque. "O contributo dos materiais audiovisuais para o ensino de português e de espanhol". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/20221.
  17. Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de. "Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18273.
  18. Valentim, Helena Topa. "Um estudo semântico-enunciativo de predicados subjectivos do português". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10362/17124.
  19. Valentim, Helena Topa. "Um estudo semântico-enunciativo de predicados subjectivos do português". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10362/17124.