???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Armando Nascimento Rosa

Nomes de citação

  • ROSA, Armando Nascimento
  • NASCIMENTO ROSA, Armando

Identificadores de autor

Ciência ID
0B13-C3AB-533B
ORCID iD
0000-0003-1762-7662

Endereços de correio eletrónico

  • arosa@estc.ipl.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (351) 966356284 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Alberto de Oliveira, 12 - 2º esq., 1700-019, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/12/21 - 2023/03/22
Concluído
Teatro (Título de especialista)
Especialização em Criação Dramatúrgica
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Aprovado
1996/04/17 - 2001/12/03
Concluído
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Especialização em Literatura Dramática do séc. XX
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"As Máscaras Nigromantes. Uma leitura do teatro escrito de António Patrício" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
1990/09/01 - 1994/12/13
Concluído
Estudos Literários Comparados (Mestrado)
Especialização em Teoria e Literatura Dramáticas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Falar no Deserto. Estética e Psicologia em Samuel Beckett." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1984/09/01 - 1988/09/15
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07/15 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2008/06/30 - 2021/07/15 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1998/09/01 - 2008/06/29 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/06/27 - Atual Coordenador da área de Teoria no Departamento de Teatro Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2007/09/01 - Atual Diretor do mestrado na especialização em Teatro e Comunidade Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2008/01/01 - 2010/12/31 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2003/01/01 - 2004/12/31 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Coordenador do polo do CIAC na ESTC/IPL Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC
UID/Multi/04019/2019
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 4019 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4019/2011
Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nascimento Rosa, Armando. "Daisy and Dionísia: three plays with the theatre of Pessoa's poets". (2021): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0004.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0004
  2. Nascimento Rosa, Armando. "‘Fado da Censura’ de Fernando Pessoa: exemplo raro de poema de intervenção política destinado ao canto". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/12368.
    https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.37/pp.115-125
  3. Rosa,Armando Nascimento. "‘Fado da Censura’ de Fernando Pessoa: exemplo raro de poema de intervenção política destinado ao canto". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100115.
  4. Nascimento Rosa, Armando. "O que é o teatro gnóstico: breve introdução a um conceito dramatúrgico". (2008): http://hdl.handle.net/10400.21/5495.
  5. Rosa, Armando Nascimento. "Peças Breves no Teatro Escrito de Natália Correia". (2007): https://doi.org/10.34624/fb.v0i5.6736.
    https://doi.org/10.34624/fb.v0i5.6736
Capítulo de livro
  1. ROSA, Armando Nascimento. "«Fado de la Censure: Un exemple rare de la poésie d intervention politique destinée à être chantée dans loeuvre de Fernando Pessoa". In Censure et Taboo, editado por FAUGÈRE, Clemence, 139-148. 2023.
Edição de livro
  1. NASCIMENTO ROSA, Armando. Obra Dramática Completa de Natália Correia. Portugal. 2023.
    Publicado • Editor
  2. ROSA, Armando Nascimento. As máscaras nigromantes. Uma leitura do teatro escrito de António Patrício. Lisboa, Portugal: Assírio & Alvim. 2003.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Costa, Gonçalo André Flórido da. "O ensino através da arte e a arte através do ensino". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16308.
  2. Neves, Adriana Figueiredo das. "Albus: registos de um ciclo que é um projeto de artes performativas". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16446.
  3. Germano, Rui Miguel do Casal Pinto. "O teatro e comunidade como fármaco: a cura através da arte". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16902.
  4. Morais, Maria Meneses de. "Bloco 11". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16211.
  5. Rodrigues, Ana Sofia Candeias. "O homenzinho verde". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16732.
  6. Mateus, Salita. "Teatro e comunidade: desafios no processo construtivo de arqueologias afetivas". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16941.
  7. Machado, Teresa. "Barroco pós-romântico: o cair da insondável noite...". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16307.
  8. Matos, Miguel Morazzo de. "Numen". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/15328.
  9. Oliveira, David Serafim de Freitas. "Paralisia do sono: interpretação artística e descoberta". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14069.
  10. Dassie, Luciana Gomes Silva. "Valei-me Deus, eu ardo!". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/14298.
  11. Barradas, Sónia Filipa Gonçalo. "Um Teatro da Pólis - adaptações cénicas de romances de José Saramago". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10400.1/16716.
  12. Siqueira, César Augusto Ruiz de. "Teatro dos renegados & a bolha marginal na era digital". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/13906.
  13. Pereira, Inês Guedes. "Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/13895.
  14. Alexandre, Mafalda Pires da Trindade. "Para vós: um solo coral sobre o lugar onde vivem as memórias: memória, narração e envolvimento interpessoal". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/13583.
  15. Vaz, Luís Miguel Ribeiro Santo. "Palavras em acção: influência das escritas de cena na produção de um projecto cinematográfico". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/13530.
  16. Guerreiro, Ana. "Acção teatral Artimanha – ATA: oficina de emoções". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/13697.
  17. Veloso, André Filipe Esteves de Azevedo. "O teatro sénior, a identidade e a importância de intergeracionalidade". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/9403.
  18. Araújo, Ana Isabel Costa de Sousa. "Estágio de observação do espetáculo As you like it, Shakespeare, encenação de Carlos Avilez, pelo TEC". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10295.
  19. Silva, Juliana Alves Tavares. "Metade da lua: autoficção em cena". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/11048.
  20. Leitão, Paula Isabel Pratas Teles de Menezes. "Perséfone: uma reescrita dramática". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/8825.
  21. Puntel, Carolina Cruz. "Uma abordagem poética sobre o espetáculo: na bagunça do teu coração". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/8949.
  22. Gouma, Gilberto Schmütz de. "Fundo-inferno - o teatro imanente na poética de Álvaro de Campos: hermenêutica e construção dramatúrgicas". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/10829.
  23. Lopes, António Adérito Borges. "Uma interpretação de Pessoa: manual de um ator - a partir de Menino de sua Avó, de Armando Nascimento Rosa, criação de Maria do Céu Guerra e Adérito Lopes". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/10830.
  24. Rocha, Rosária Manuela Teixeira da. "Um ator-encenador: Rui Neto". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/8947.
  25. Gomes, Mónica Sofia Raposo. "Eu sou mediterrâneo: um espectáculo sobre a banalidade do mal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/6850.
  26. Larguinho, Mouzinho Arsénio. "Cada família com seu fado". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/6472.
  27. Silva, David Rodrigues da. "Acompanhando o processo criativo de João Mota". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/6478.
  28. Marques, Maria de Fátima Pereira Luzes. "A felicidade não tem idade: projeto de teatro e comunidade com seniores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/5785.
  29. Batista, Tathiane Mattos. "Grupo Tá na Rua: do caos ao método". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/6480.
  30. Ferreira, Ana Margarida Baptista. "Danny e o profundo mar azul: introdução da técnica da Meisner em Portugal pela Below de Belt Teatro Co.". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/5733.
  31. Cabeleira, Sara Enes Ramalho Furtado. "Peter Pan, o musical". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/5644.
  32. Tavares, Armindo Martins. "Tradições orais como subsídio para escritas de cena: das tradições orais à artes performativas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/5780.
  33. Martins, Ana Carina Landum. "Reflexões metodológicas a partir do espetáculo "Além as estrelas são a nossa casa" de Abel Neves". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/5633.
  34. Galhano, Flavio Celso Novaes. "Teatro de personagens". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4143.
  35. Martins, Maria da Nazaré da Silva. "Criação colectiva". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/5830.
  36. Oliveira, Joana Pupo Correia de Castro. "Pontos de vista, pontos luminosos, pontos críticos: diários de uma actriz à procura de contextos de pesquisa". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/5799.
  37. Gonçalves, Sara Cristina de Sousa. "No grupo de teatro terapêutico: hospital Júlio de Matos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/5884.
  38. Paulo, Fernanda Maria da Silva. "Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/5787.
  39. Santos, Kleber José dos. "Corporeidade e fisicidade: o treinamento do clown enquanto instrumental técnico e artístico na formação do ator". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/1682.
  40. Cardoso, Nuno Miguel de Sousa Capelo. "Sobre a representação do medo em That pretty pretty, ou a Peça de violação de Sheila Callaghan". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/5871.
  41. Lima, Ana Francisca Talina dos Santos. "Bodas de sangue: uma crioulização cénica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/1646.
  42. Andrade, Cláudia Rita Almeida de. "Coro: corpo como experiência colectiva e espaço como vivência poética: intersecções e cruzamentos entre o Teatro grego antigo e Teatro comunitário". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/178.
  43. Correia, Fernando Ricardo Coelho da Silva. "Cartografia da encenação do "Auto da Barca do Inferno": do processo ao espectáculo". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/177.
  44. Oliveira, Ana Isabel Camacho Horta. "Teatro, um espaço imenso: relato sobre uma experiência de teatro na comunidade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/5706.
  45. Fuente Sanchez, Juan José de la. "Nuevas formas de enseñanza en mimo corporal dramático: la técnica corporal y la experiencia somática más allá de la forma y la estética generadas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/1626.
  46. Videira, Maria Amélia da Cruz Lobo. "O papel do teatro na desopressão do olhar em relação a pessoas com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/1621.
  47. Sequeira, Nelson Boggio. "Pianos: montagem e reflexão". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/5868.
  48. Rodrigues, Yara Piñeiro. "A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/1603.
  49. Lage, Paulo Alexandre Cosme Lopes. "O progresso de Édipo: como e por quê". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/5876.
  50. Vieira, Maria Natália dos Santos. "Em ponto de rebuçado: uma experiência em teatro e comunidade". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/144.

Outros

Outra produção
  1. O piano em Pessoa. Um disco CD áudio. O PIANO EM PESSOA resulta de uma parceria entre o cantautor e dramaturgo Armando Nascimento Rosa e o pianista e compositor/arranjador António Neves da Silva (ambos professores na Escola Superior de Teatro e Cinema), apresentando canções originais, com poemas que Fernando Pessoa escreveu em português, inglês, e francês. São canções que viajam livremente por diversos estilos, revi. 2018. Nascimento Rosa, Armando; Silva, António Neves da. http://hdl.handle.net/10400.21/8660.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/14 «Barbo, de Natália Correia: promotor de encontros imediatos entre teatro e ficção científica» Colloquium “A Century of Natália Correia, 1923-2023”, University of Massachusetts Dartmouth
University of Massachusetts Dartmouth (Dartmouth, Estados Unidos)
2017/06/07 Orador convidado para a sessão de abertura do Colóquio Internacional 'Censure et Style', na École Normale Supérieure, em Paris Colóquio Internacional 'Censure et Style'
École Normale Supérieure, Paris (Paris, França)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2003/01/15 - 2008/12/31 Coordenador de seis edições do Encontro de Teatro Ibérico (Teatro Garcia de Resende, Évora) (2003/04/23 - 2008/12/28) CENDREV - Centro Dramático de Évora, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/07/01 - 2019/07/31 Dramaturgo convidado do Out of the Wings Festival, em Londres, de Dramaturgia Iberoamericana em tradução inglesa, edições 2016 e 2019
Festival
Out of the Wings Festival
King's College, Estados Unidos
2013/07/22 - 2013/07/24 Dramaturgo convidado na 12th Annual Conference of Research in Jung and Analytical Psychology, «Psyche and Society: The Work of the Unconscious», na Loyola University, EUA
Conferência
12th Annual Conference of Research in Jung and Analytical Psychology, «Psyche and Society: The Work of the Unconscious»
Loyola University Chicago, Estados Unidos
2011/11/01 - 2011/11/01 Dramaturgo convidado para o evento: Dr. Feelgood/ Into theMind of Tennessee Williams: An Evening with Portuguese Playwright Armando Nascimento Rosa¿, promovido pelo Martin E. Segal Theatre Center, City University Graduate Center de Nova Iorque
Encontro
PSC/CUNY, Estados Unidos
2010/08/10 - 2010/08/14 Dramaturgo convidado na Conferência Internacional: On the Edge: Psyche in Ethics, the Arts and Nature, Cornell University, EUA
Congresso
Cornell University College of Arts and Sciences, Estados Unidos

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/06/01 - 2021/10/31 Membro da Comissão Científica de quatro edições da EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Membro
Teatro Nacional São João, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Prémio Novas Dramaturgias
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
2012 Prémio Literário Aldónio Gomes
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
2011 Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno
Câmara Municipal de Santarém, Portugal
2008 Ópera em Criação (libretista)
São Luiz Teatro Municipal, Portugal
2008 Prémio Albufeira de Literatura
Câmara Municipal de Albufeira, Portugal
2000 Prémio Revelação Ribeiro da Fonte
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
1980 Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
Escola Secundária Ferreira de Castro, Portugal