Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pablo Santa Olalla
Nomes de citação
- Santa Olalla, Pablo
- Santaolalla, Pablo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0A13-67EF-3A95
- ORCID iD
- 0000-0001-7888-6700
Websites
- https://modernidadesdescentralizadas.com/ (Académico)
- https://artglobalizationinterculturality.com/ (Académico)
- https://globalartarchive.com/ (Académico)
- https://arxiumuntadas.org/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Catalão (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09 - 2023/09
Em curso
|
Post-Doctoral Researcher (IHA/FCT Scholarship) (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
|
|
2015/09 - 2021/01
Concluído
|
Programa de Doctorat Societat i Cultura: Història, Antropologia, Art i Patrimoni (Doctor of Philosophy)
Especialização em Història i Teoria de les Arts
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha
"Conceptualismos en el espacio sud-atlántico: Redes de relaciones entre España y Latinoamérica, 1972-1982" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excellent Cum Laude, Hon. International Mention, Extraordinary Doctorate Award |
2013 - 2015
Concluído
|
Màster d'Estudis Avançats en Història de l'Art (Master Universitario)
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha
"La historiografía alrededor de lo conceptual: El caso del Grup de Treball" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Matrícula de honor |
2006 - 2013
Concluído
|
Licenciatura en Belles Arts (Bachelor)
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - 2022/02 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
2016/04 - 2019/04 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/10 - Atual | Arquiveiro / Archivist | Associació Arxiu Muntadas. Centre d'Estudis i Recerca (ARXIU/AM), Espanha |
Associació Arxiu Muntadas. Centre d'Estudis i Recerca (ARXIU/AM), Espanha | ||
2019/02 - 2022/03 | Produção e Coordinação do Programa de Internacionalização | La Escocesa - Fàbrica Oberta de Creació Analògica, Espanha |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02 - 2022/10 | Becas de investigación o creación BKFMACBA - Fundació Museu d'Art Contemporani de Barcelona
Fundació MACBA - BKFMACBA
Bolseiro de Investigação
Museu d'Art Contemporani de Barcelona, Espanha
|
Fundació MACBA
Em curso
|
2021/01 - 2021/12 | Beca de apoyo a la investigación del Departamento de Actividades Públicas del Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS)
Departamento de Actividades Públicas
Bolseiro de Investigação
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Espanha
|
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Em curso
|
2016/03/01 - 2019/02/28 | Ajut per al Personal Investigador en Formació - Universitat de Barcelona (APIF-UB)
APIF-UB
Bolseiro de Investigação
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha
|
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01/01 - 2021/12/31 | Modernidad(es) Descentralizada(s). Arte, politica y contracultura en el eje transatlantico durante la Guerra Fria - MoDe(s)2
Investigador
Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa
Concluído
|
2017/01/01 - 2019/12/31 | Critical Cartography of Art and Visuality in The Global Age: New Methodologies, Concepts, and Analytic Scopes - CCAV / Art,
Part III
Bolseiro de Doutoramento
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa
Concluído
|
2017/01/01 - 2017/12/31 | Art, Globalització, Interculturalitat (AGI/ART III)
Bolseiro de Doutoramento
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha
|
Generalitat de Catalunya Agència de Gestió d'Ajuts Universitaris i de Recerca |
2015/01/01 - 2017/12/31 | Modernidad(es) Descentralizada(s). Arte, politica y contracultura en el eje transatlantico durante la Guerra Fria - MoDe(s)
Investigador
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Economía y Empresa
Concluído
|
2015/09 - 2016/12/31 | Art, Globalization, Interculturality (AGI/ART II)
Bolseiro de Doutoramento
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha
|
Generalitat de Catalunya Agència de Gestió d'Ajuts Universitaris i de Recerca
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01 - Atual | Transregional Network Latin America: Arts and Cultures
Member
Deutsches Forum fur Kunstgeschichte, França
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Outros
Outra produção |
|
Plano de gestão de dados |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/03 | Videopost (1977): A Transnational Video Art Project Organised Through the Solidarity of Mail-Art Networks | Equal and Poor: A comparative perspective on Art in Communist Europe and the Global South in the long 1970s
Piotr Piotrowski Center for Research on East-Central European Art (Poznan, Polónia)
|
2022/12 | From the "Inobjetales" towards a "language of action". Clemente Padín and his theoretical-practical critique of the process of dematerialisation of art during the seventies | International Conference The Materiality of Modernisms
Centre for European Modernism Studies (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | Del conceptualismo al comisariado de exposiciones (y viceversa). Apuntes sobre el intercambio de roles como fenómeno transnacional en el eje sud-atlántico durante los años 70 | Seminario Além da exposição: uma aproximação transnacional e polifônica de suas histórias desde a Guerra Fria até a contemporaneidade
Universidad Autónoma de Madrid (UAM) (Madrid, Espanha)
|
2022/08 | Muntadas: Art, Media, Social Sciences | 54ª Universitat Catalana d'Estiu
Universitat Catalana d'Estiu (Prada de Conflent, França)
|
2021/11/29 | Video-Mail-Art: Exchanges among experimental artistic practices in the 'South-Atlantic space of conceptualism' during the 1970s. | Collecting, Connecting, Archiving. The 'Active Archive' as Transcultural Alternative during the Cold War
Archivo Lafuente; Universidad Complutense de Madrid; ArtPool (Madrid, Espanha)
|
2021/11/11 | ¿Qué es el 'espacio sud-atlántico del conceptualismo'? | Encuentros en la Quinta
Facultad de Geografía e Historia de la Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2021/09/16 | Derivas críticas en los imaginarios artísticos de la Jet Age. Del aerotransporte como símbolo de la globalización, al rechazo frontal de sus condiciones de funcionamiento | ¿Una contrarrevolución neoliberal? Imaginarios culturales, subjetividades políticas y nuevo orden mundial (1979 – 2019)
Museu d'Art Contemporani de Barcelona (MACBA) (Barcelona, Espanha)
|
2021/06/11 | Del concretismo al conceptualismo. Julio Plaza en Mayagüez, 1969-1973 | Archipiélago Puerto Rico: Abstracciones (im)Posibles
Museo de Arte de Puerto Rico (San Juan, Porto Rico)
|
2020/03 | From the 'mendicant artist' (1972) to Les voyages de Ginzburg (1972-1982). Carlos Ginzburg's conceptualist critique of mobility in the Jet Age | Art/Histories: Migrations, Transculturality & The Idea of Latin America
Research Group “Art Production and Art Theory in the Age of Global Migration, Universität Zürich, Lateinamerika-Zentrum Zürich (Zurich, Suiça)
|
2020/01/08 | Conversación entre Antoni Muntadas y Pablo Santa Olalla | Resonancias / Disonancias de la historia y la memoria en la contemporaneidad global
MoDe(s), AGI, Facultat de Geografia i Història, Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/06 | New York, Latin America, Barcelona. On Geolocating a Portapak as Means to Historicize Relational Networks | Visual Semantics and The Digital: Artifacts, Images and Forms in Global Circulation
École Normale Superieure (Paris, França)
|
2018/10 | Modos de abordar, formas de producir. Las potencialidades de la mediación cultural para el museo del siglo XXI: la experiencia de 'On Mediation. Seminario de formación sobre teoría y prácticas curatoriales' | Más allá del museo / Beyond the Museum
Institut Valencià d'Art Modern (IVAM) (Valencia, Espanha)
|
2018/03 | What is the South-Atlantic Space of Conceptualism? | Questioning the great divide(s) during the Cold War: a tool box for a transnational history of art
Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2017/12 | Travel and archive as artistic research methodologies in the early works of Muntadas | Les écritures des archives II: Archives et création artistique
Uniwersytet Warszawsky, Institut de Culture Polonaise, CRAL CNRS-EHESS, Centre de Civilisation Française (Warsaw, Polónia)
|
2017/11 | Las becas cruzadas de Regina Silveira y Julio Plaza: Encuentros artísticos, cooperación cultural, dictaduras y Guerra Fría en el espacio sud-atlántico del conceptualismo | Through, From, To Latin America: Networks, circulations and artistic transits from the 1960s to the present
MoDe(s), FCSH-NOVA, CIEBA / FBAUL (Lisboa, Portugal)
|
2017/05 | ARXIU/AM: The Building of an Archive for Antoni Muntadas' Works | Engaging with Screens: Art, Archive, Book
University of Loughborough (Loughborough, Reino Unido)
|
2017/04 | ¿Puede un testimonio escapar de la historia? Luis Utrilla y sus Cròniques de l’era conceptual (1980) | Relatos expandidos: modos de narrar en la Guerra Fría cultural
Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2017/04 | Not Only Mail Art: From ‘Inobjetual’ Experiences to Performance. Clemente Padín, Performativity and Activism, 1971-1977 | 2017 IFA–ISLAA Symposium: Beyond the Symbolic: Art and Social Engagement in the Americas
Institute of Fine Arts (IFA-NYU) and Institute for Studies on Latin American Art (ISLAA) (New York, Estados Unidos)
|
2016/10 | MoDe(s): Applying GIS technologies for understanding modernity in the arts during the Cold War | International Colloquium in Geohumanities: Closing circles, opening horizons
Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha)
|
2016/09 | Transatlantic Conceptualisms: Spain, Latin America and the Displacement to the United States, 1972-1989. On the possible connections between art conceptualisms and the development of commercial airlines within the Jet Age | Atlántico Frío. Guerra cultural, disidencia artística, redes y zonas de contacto en los tiempos del Telón de Acero
Terra Foundation, MoDe(s), Universitat de Barcelona, Universidad Autónoma de Madrid, MACBA, MNCARS (Barcelona, Espanha)
|
2016/08 | Transatlantic Conceptualisms: Spain, Latin America and the Displacement to the United States, 1972-1989. Muntadas' Acción/Situación: Hoy. Proyecto a través de Latinoamérica as a Case Study | Transregional Academy 'Modernisms: Concepts, Contexts and Circulations'
Max Weber Stiftung, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, UNIFESP, Terra Foundation and Forum Transregionale
Studien (São Paulo, Brasil)
|
2016/04 | Conceptualismos transatlánticos: España, Latinoamérica, y el desplazamiento hacia los Estados Unidos. 1972-1989 | Miradas divergentes: arte, política, colonialidad y sus redes transnacionales
Departamento de Historia y Teoría del Arte, Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03 - 2023/03 | Coordinator of the International Seminar "Archive and Conflict: Archives and the techno-aesthetics of datafication" (2023/03 - 2023/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Archivo Platform, Portugal |
2018/11 - 2019/03 | Coordinator of the Practical Phase for the Seminario de Teorías y Prácticas Curatoriales ON MEDIATION/6 (2018/11 - 2019/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
2018/01 - 2018/06 | Coordinator of the Practical Phase for the Seminario de Teorías y Prácticas Curatoriales ON MEDIATION/5 (2018/01 - 2018/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
2018/02 - 2018/05 | General coordinator for the Workshop Overflowing the Archive. Accumulation Technologies as an Artistic Research Methodology (2018/02 - 2018/05)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
La Escocesa - Fàbrica Oberta de Creació Analògica, Espanha |
2017/05 - 2017/11 | General coordination for the International Seminar Accumulation Technologies: Databases and 'other' archives (2017/11 - 2017/11)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
2016/01 - 2016/06 | Coordinator of the Practical Phase for the Seminario de Teorías y Prácticas Curatoriales ON MEDIATION/3 (2015/11 - 2016/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
2016/01 - 2016/04 | Technical coordination for the International Conference Global Art Challenges: Towards an 'Ecology of Knowledges' (2016/04 - 2016/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
2015/09 - 2015/10 | Technical coordination for the International Conference 'Cartografía Crítica del Arte y la Visualidad en la Era de lo Global.
Geoestética, Politica y Trabajo' (2015/10 - 2015/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/03 - 2019/10 | Indigenous Epistemologies and Artistic Imagination | Universitat de Barcelona and MACBA |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | Perífrasis. Revista de Literatura, Teoría y Crítica (2145-8987) | Departamento de Humanidades y Literatura de la Universidad de los Andes en Bogotá |
2022/01 - Atual | Barcelona Research Art Creation (BRAC) (2014-8992) | Universitat de Barcelona |
2019 - Atual | Kamchatka. Revista de análisis cultural (2340-1869) | Universitat de Valencia |
2018 - Atual | ArtNodes (1695-5951) | Universitat Oberta de Catalunya (UOC) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/09 - 2022/02 | Lenguajes artísticos - Universitat de l'Experiència | Universitat de l'Experiència (Bachelor) | Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
2016/03 - 2019/03 | Llenguatges artístics / Lenguajes artísticos | Grau en Història de l'Art (Bachelor) | Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha |
Distinções
Outra distinção
2022 | Becas de investigación o creación BKFMACBA - Fundació Museu d'Art Contemporani de Barcelona
Fundació MACBA, Espanha
Museu d'Art Contemporani de Barcelona, Espanha |
2021 | Beca de apoyo a la investigación del Departamento de Actividades Públicas del Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS)
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Espanha
|
2016 | Ajut per al Personal Investigador en Formació - Universitat de Barcelona (APIF-UB)
Universitat de Barcelona Facultat de Geografia i Història, Espanha
|