???global.info.a_carregar???
Doutorado em Filosofia ¿ especialidade de Estética ¿ pela FCSH/ Universidade Nova de Lisboa, como bolseiro de doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian (Paris 4 – Sorbonne). Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia no mestrado em Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias concluído na mesma universidade. Formou-se em Ciências da Comunicação com uma tese sobre os condicionamentos mútuos entre crítica e arte. Colaborou como jornalista em diversas publicações (Volta ao Mundo, Revista National Geographic, Arte Ibérica, Arte Capital, etc.). Integra, desde 2018, a Comissão de selecção do festival de cinema Porto/Post/Doc. É professor associado na Universidade Autónoma de Lisboa e docente na Escola Superior de Design do IPCA, onde lecciona Teorias da Imagem, Escrita Criativa, Comunicação e Digital Storytelling, Cibecultura e Semiótica. É, desde março de 2023, diretor da Escola das Artes da Universidade Autónoma de Lisboa, onde assume a coordenação científica da Pós-Graduação em Ilustração. Trabalha também como tradutor freelancer no campo do pensamento estético contemporâneo (Gilles Deleuze, Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman, François Truffaut, Bernard Stiegler, Marie-José Mondzain, Pierre Klossowski, Ghérasim Luca, etc.). É investigador integrado no LabCom (Comunicação e Artes) e colaborador no CEAA (Arte e Estudos Críticos), integrando ainda a comissão científica da CONFIA / Conferência Internacional de Ilustração e Animação e o núcleo de Investigação em Comunicação Nip.Com, na Universidade Autónoma de Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Lima

Nomes de citação

  • Lima, Luís
  • Luís Filipe Monteiro Lima

Identificadores de autor

Ciência ID
0917-84C0-8429
ORCID iD
0000-0003-0781-9302

Endereços de correio eletrónico

  • llima@autonoma.pt (Profissional)
  • llima@ipca.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2013/07/11
Concluído
Filosofia (Doutoramento)
Especialização em Estética
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"DE DELEUZE A PROUST E VOLTA - ONTOGRAFIAS DA IMANÊNCIA - RESPIGAR, COMPOR, EXPRESSAR" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004
Concluído
Mestrado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Estética da Ecceidade – individuação, indicialão e acontecimento de uma certa expressividade no pensamento contemporâneo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2002
Concluído
Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias – Ciências da Comunicação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
2000/07/05
Concluído
Pós-Gradução em Jornalismo Internacional (Pós-Graduação)
Especialização em Jornalismo Internacional
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
1997/10/13 - 1997/12/30
Concluído
Aperfeiçoamento em Fotojornalismo (Diploma de especialização)
Especialização em Fotografia
Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Portugal
1995
Concluído
Licenciatura em Ciências da Comunicação – Jornalismo (Licenciatura)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
"Os condicionamentos mútuos da crítica e da arte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Licenciatura com 14 valores – Tese com 18 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
2018/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal
Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal
2020/01/01 - 2022/10/31 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/07/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2011/03/01 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2017/10/01 - 2022/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2016/10/01 - 2018/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2016/10/01 - 2017/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/01 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Escola das Artes, Portugal
2022/10/01 - 2023/09/30 Editor da plataforma UALMedia Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/09/02 - 2003/09/15 Docente da UC de Teorias da Comunicação – 4º ano do da Licenciatura em Jornalismo ESJ – Escola Superior de Jornalismo do Porto , Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/15 - Atual The natural contract, the things of the world and Achilles'glory
UIDB/04041/2020
Investigador
Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Um Álbum Ilustrado sobre Ansiedade". Trabalho apresentado em Conferência Internacional em Ilustração e Animação, ONLINE, 2020.
    Publicado
  2. "A Picture Book that Subverts Traditional Gender Coding". Trabalho apresentado em Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Barcelos, 2020.
    Publicado
  3. "Para uma Economia visual do pensamento: Pierre Klossowski e o Desenho do Invisível". Trabalho apresentado em Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  4. "Animated Cinema as a Way to Sensibilize Society Towards Tragedy". Trabalho apresentado em 7 Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Barcelos, 2019.
    Publicado
  5. "O Álbum Ilustrado Infantil na Comunicação da Saúde Mental". Trabalho apresentado em 7 Conferência Internacional em Ilustração e Animação, 2019.
    Publicado
  6. "Do anacronismo como crítica. Pasolini e Straub-Huillet – Maio de 1968". Trabalho apresentado em Avanca | Cinema International Conference – 2018, Estarreja, 2018.
    Publicado
  7. "A Pregnância Material da Superfície". Trabalho apresentado em 6 Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Esposende, 2018.
    Publicado
  8. "Constrangimentos da Portugalidade: Projeto de Intervenção de Cinema de Animação em Espaço Público". Trabalho apresentado em 6 Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Esposende, 2018.
    Publicado
  9. "Do Gesto em António Reis". Trabalho apresentado em Cinema em Português – XI Jornadas, Covilhã, 2018.
    Publicado
  10. "O Pacto entre as Palavras e as Imagens". Trabalho apresentado em 6 Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Esposende, 2018.
    Publicado
  11. "Crossed Narratives in Animated Cinema". Trabalho apresentado em 6 Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Esposende, 2018.
    Publicado
  12. "A Banda Desenhada Sobre a Banda de Möbius: infinito e memória". Trabalho apresentado em 5 Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Barcelos, 2017.
    Publicado
  13. "A Metáfora na Ilustração por Ambiguidade e Indefinição". Trabalho apresentado em 4 Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Barcelos, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "Cristais Cinemáticos em A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora". Revista Cinema & Território, Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagens, Dir. Teresa Norton Dias, Género no Cinema, n.º 6, 2021, ISSN, 2183-7902 6 (2021): 121-134. https://ct-journal.uma.pt/.
    Publicado • https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021limamartins
  2. "Immanence et ontographies, du plan Littéraire à la Philosophie du corps: propositions, démonstrations, corolaires, scolies, axiomes et lemme pour une exhaustion libre au style de Spinoza". Mélanges Francophones – Galati University Press XI 14 (2017): 181-196.
    Publicado
  3. "Ficções Topológicas, a Viagem de Ulisses van de Riemann". Revista do Desassossego 6 11 (2014): 156-171. https://www.revistas.usp.br/desassossego/article/view/79603/86045.
    Publicado
  4. "O Bigode de Nietzsche". Cão Celeste 6 (2014): http://ocaoceleste.blogspot.com/search/label/Cão%20Celeste%20%23%206.
    Publicado
  5. "Glane et banalité". Mélanges francofones 13 6-7 (2012): 43-51. http://www.melanges-fr.ugal.ro/images/Resumes/Rsums_2012.pdf.
    Publicado
  6. "Ontographie(s) et eccéités: Le lac des signes et les êtres textués". Réel - Virtuel 1 1 (2010): http://www.reel-virtuel.com/numeros/numero1/in-visibilites-du-textuel/ontographies-et-ecceites.
    Acesso aberto • Publicado
  7. "Respigar na Banalidade ou o Devir Imperceptível da Citação". RCL – Revisa de Comunicação e Linguagens – Escrita, Memória, Arquivo 40 (2009): 73-81. https://www.icnova.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/sites/38/2019/10/indice-40.pdf.
    Publicado
  8. "Traduire: la monnaie vivante". Atelier de Traduction 10 (2008): 45-47. https://usv.ro/fisiere_utilizator/file/atelierdetraduction/arhive/AT/AT%20NUMEROS/AT%2010/10_45-47_Luis%20Lima%20(Portugal)%20-%20Traduire%20la%20monnaie%20vivante.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. "Daniel Blaufuks, Documentar a Vida, Abrir o Tempo / To Document Life, to Open up Time", Contemporânea, 2022
  2. "Falta de Ar", Animália, Vegetália, Minerália, 2021, https://animaliavegetaliamineralia.org/2020-2021.
  3. "New Spain – Visões de uma Espanha Expandida", Arte Capital, 2018, https://www.artecapital.net/estado-da-arte-91-luis-lima-visoes-de-uma-espanha-expandida.
Capítulo de livro
  1. "Amazing Grace – ethical and aesthetical contaminations in-between Pierre Klossowski and Lars von Trier". In Projecto Tomate, Corpo, Trabalho, Pobreza. Porto, Portugal: CEAA, 2022.
    No prelo
  2. "Europe: Univocity or Equivocity? A Reading between Gilles Deleuze and Jacques Rancière". In Walking Around the Sun – Machines, Spiders and Buccaneers, 52-63. Porto, Portugal: CEAA–CESAP, 2021.
    Publicado
  3. "Comunicação Global e Nichos Culturais: Uma Abordagem à Estética das Mensagens". In Globalização – Cadernos Mateus Doc (10), 120-139. Vila Real, Portugal: Instituto Internacional Casa de Mateus, 2015.
    Publicado
  4. "Passeios de um Ontógrafo: A composição Vital do Dândi". In Arte & Melancolia – CECL/ IHA, 425-434. Lisboa, Portugal: CECL/ IHA – FCSH – Universidade Nova de Lisboa, 2011.
    Publicado
  5. "Bioescrita: a Alteridade nos Limites da Transindividuação". In Emmanuel Levinas – Entre Reconhecimento e Hospitalidade, 133-148. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
    Publicado
  6. "Código de Barras: ou Mistério da Pedra Klossowskiana". In Sob o ditado de Pierre Klossowski: Ekphrasis para Les Barres Parallèles, 53-56. Lisboa, Portugal: Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Col. Berardo, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. A Cidade do Depois: História(s) da Cidade; Cidades Imaginadas, Fuck the Polis. Lisboa, Portugal: Nip-Com. 2022.
    No prelo • Editor
  2. Como o Sol/ Como a Noite. Porto, Portugal: Porto/Post/Doc – Associação Cultural. 2020.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Livro de Resumos: Notes on Europe, The Dogmatic Sleep. Porto, Portugal: CEAA/ CESAP/ ESAP. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Corpos de Luz. Lisboa, Portugal: Páreas/Párias. 2018.
    Publicado
  3. Estética da Ecceidade – O Traçar de uma Carta. Coimbra: Edições Minerva Coimbra — ISBN 9789727982349. 2008.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. "Quando os Signos fazem Sinal". Prefácio para Gilles Deleuze – Proust e os Signos. Lisboa, Portugal: Barco Bêbado. 2022.
    No prelo
  2. "Transgredir a Palavra pela Palavra e o Real pelo Possível". Prefácio para Funda Mental, poemas escolhidos de Ghérasim Luca, 7-8. Lisboa, Portugal: Ennui - Sr. Teste. 2018.
    Publicado
  3. "Trabalhos do Olhar". Prefácio para Homo spectator – ver, fazer ver, Marie-José Mondzain, 5-11. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lima, Luís Filipe Monteiro. "Ontografias da Imanência. Respigar, compor, expressar". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10188.
  2. "Estética da Ecceidade: individuação, indiciação e acontecimento de uma certa expressividade no pensamento contemporâneo". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2004. http://id.bnportugal.gov.pt/bib/porbase/1369235.
Tradução
  1. K como Kolónia, Kafka e a Descolonização do Imaginário, Marie-José Mondzain. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2022.
    No prelo
  2. Proust e os Signos, Gilles Deleuze. Lisboa, Portugal: Barco Bêbado. 2022.
    No prelo
  3. Um Novo Olhar sobre o Cinema Português do século XXI. Vial do Conde: Agência da Curta Metragem. 2020.
    Publicado
  4. Uma História Popular do Futebol, de Mickäel Correia. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2020.
    Publicado
  5. Remontagens do Tempo Sofrido – Georges Didi-Huberman. Lisboa, Portugal: KKYM. 2019.
    Publicado
  6. Guerra e Cinema – Logística da Percepção, de Paul Virilio. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2019.
    Publicado
  7. O Antigo Regime e a Revolução, Alexis de Tocqueville. Lisboa, Portugal: Imprensa da Universidade de Lisboa. 2019.
    Publicado
  8. Da Miséria Simbólica, Bernard Stiegler. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2018.
    Publicado
  9. Funda Mental – poemas escolhidos, Ghérasim Luca. Lisboa, Portugal: Ignota - Sr. Teste. 2018.
    Publicado
  10. Os Clientes de Avrenos ¿, Georges Simenon. Lisboa, Portugal: Relógio d'Água. 2018.
    Publicado
  11. Zadig ou o Destino, Voltaire. Lisboa, Portugal: 4 Estações. 2018.
    Publicado
  12. Lima, Luís. Diante do Tempo – Georges Didi-Huberman. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2017.
    Publicado
  13. O Cinema ao Vivo e as suas Técnicas, Francis Ford Coppola. Lisboa, Portugal: Edições 70. 2017.
    Publicado
  14. A Cegueira, uma outra história do nosso Mundo, cem anos de guerra, política e religião, de Marc Ferro. Lisboa, Portugal: Cavalo de Ferro. 2017.
    Publicado
  15. Homo spectator – ver, fazer ver, de Marie-José Mondzain. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2015.
    Publicado
  16. Os Filmes da Minha Vida, de François Truffaut. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2015.
    Publicado
  17. A Fábula Cinematográfica, Jacques Rancière. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2014.
    Publicado
  18. Béla Tarr, o Tempo do Depois, de Jacques Rancière. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2013.
    Publicado
  19. Os Intervalos do Cinema, de Jacques Rancière. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2012.
    Publicado
  20. O Destino das Imagens, de Jacques Rancière. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2011.
    Publicado
  21. As Origens da Arte, de Michel Lorblanchet. Lisboa, Portugal: IGESPAR – CECL/UNL. 2009.
    Publicado
  22. Foucault – o pensamento, a pessoa, de Paul Veyne. Lisboa, Portugal: Texto & Grafia. 2009.
    Publicado
  23. A Moeda Viva, de Pierre Klossowski. Lisboa, Portugal: Antígona. 2008.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2018. "«Ao Largo das Imagens», na livraria Baobá / Orfeu Negro, com o colectivo Three+Three, resultante da Pós-Graduação em Ilustração Artística da UAL, Junho de 2018.".
  2. 2018. "«Cave 33», na livraria Baobá / Orfeu Negro, resultante da Pós-Graduação em Ilustração Artística da UAL, Junho de 2018.".
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2020/07/16 Ecologia do Estranho: Contributo da estranheza para a exploração da desflorestação através de um álbum ilustrado silencioso
Orientador de Maria Inês coutinho Antunes
Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2018 - 2020/07/03 A Contribuição da Ilustração no Panorama da Saúde Mental Infantil
Orientador de Catarina Rocha Ferreira
Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2020/06/04 A Representação Visual de Género na Literatura Ilustrada Infantojuvenil: O Papel da Ilustração numa Compreensão Inclusiva da Diversidade de Género
Coorientador de Filipa Namorado Clímaco Henggeler Antunes
Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2017 - 2019/09/20 O cinema de animação como forma de sensibilização da sociedade perante a tragédia: a realidade e a perceção dos incêndios florestais
Orientador de Susana Filipe Viegas Miguel
Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2017 - 2019/05/09 A Materialidade na Construção de Sentido no Livro-Objeto Ilustrado. O Processo Expressivo e Compositivo na Sensibilização da Criança para a Empatia
Orientador de Patrícia Neves Penedo
Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2017 - 2019/04/26 A narrativa e os recursos expressivos no processo criativo do concept art na indústria cinematográfica
Orientador de Jorge Alexandre Marques
Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2017 - 2018/07/20 Cinema de Animação, Espectador e Espaço Público: Constrangimentos e Condicionamentos na Cultura Portuguesa Contemporânea
Orientador de Maria Catarina Porfírio Pinheiro
Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2016 - 2018/02/18 O Pacto entre as Palavras e as Imagens: Palavras grandes, um livro ilustrado
Orientador
Ilustração e Animação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Curadoria e programação da secção de cinema não competitiva A cidade do Depois, no âmbito do festival de cinema Porto/Post/Doc, 2020 (2020 - 2020)
Festival (Coorganizador)
Associação Cultural Porto/Post/Doc, Portugal
2019 - 2020 Coordenador do Fórum do Real no âmbito do festival de cinema Porto/Post/Doc, 2019-21: Organização e moderação das jornadas em torno da temática «A Cidade do Depois» com a participação de, entre outros, Marie-José Mondzain, Boaventura de Sousa Santos, Pascale Cassagnau, Paulo Pires do Vale, entre outros. (2019 - 2020)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Associação Cultural Porto/Post/Doc, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/16 Ecologia do Estranho: Contributo da estranheza para a exploração da desflorestação através de um álbum ilustrado silencioso
Orientador
Maria Inês Coutinho Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2020/07/03 A Contribuição da Ilustração no Panorama da Saúde Mental Infantil. O Álbum Ilustrado Infantil como Meio de Comunicação de Questões Relacionadas com a Saúde Mental
Orientador
Catarina Rocha Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2020/06/04 A Representação Visual de Género na Literatura Ilustrada Infantojuvenil: O Papel da Ilustração numa Compreensão Inclusiva da Diversidade de Género
Orientador
Filipa Namorado Clímaco Henggeler Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2019/09/20 O cinema de animação como forma de sensibilização da sociedade perante a tragédia: a realidade e a perceção dos incêndios florestais
Orientador
Susana Isabel Filipe Viegas Miguel (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2019/05/09 A Materialidade na Construção de Sentido no Livro-Objeto Ilustrado. O Processo Expressivo e Compositivo na Sensibilização da Criança para a Empatia
Orientador
Patrícica Inês Neves Penedo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2019/04/26 Da narrativa aos recursos expressivos no processo criativo do concept art na indústria cinematográfica
Orientador
Jorge Alexandre Carvalho Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2018/07/20 Cinema de Animação, Espectador e Espaço Público: Constrangimentos e Condicionamentos na Cultura Portuguesa Contemporânea
Orientador
Maria Catarina Porfírio Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal
2018/02/18 O Pacto entre as Palavras e as Imagens: Palavras grandes, um livro ilustrado
Orientador
Sandra Cristina Azevedo Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - Atual Notes on Europe. The dogmatic sleep Porto
2017 - Atual CONFIA – Conferência Internacional em Ilustração e Animação Barcelos, Viana do Castelo, Esposende, Guimarães, Online

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Docente da UC de Jornalismo de Especialidade na Licenciatura de Ciências de Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa – 3,5h semanais/ 25 alunos x 3 turmas (2019- ) Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Docente da UC de Comunicação e Digital Storytelling no Mestrado de Comunicação Aplicada da Universidade Autónoma de Lisboa – 2h semanais/ 12 alunos (2017-). Comunicação Aplicada (Mestrado integrado) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Docente da UC de Atelier de Escrita Criativa Multimédia na Licenciatura de Ciências de Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa – 3,5h semanais/ 25 alunos x 2 turmas (2017- ) Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Docente da UC de Projeto Final na Licenciatura de Ciências de Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa – 5h semanais/ 25 alunos (2017- ) Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Docente da UC de Estética e Escrita Literária na Pós-Graduação de Ilustração, no Departamento de Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa – 2h semanais/ 8 alunos (2016-) Ilustração (Especialização pós-licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Docente da UC de Escrita Criativa no Mestrado de Ilustração e Animação na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave ¿ 2h semanais/ 25 alunos (2011- ). Ilustração e Animação (Mestrado) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2010 - Atual Docente da UC de Teorias da Imagem no Mestrado de Ilustração e Animação na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – 2h semanais/ 25 alunos (2010- ) Ilustração e Animação (Mestrado) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2019 Docente da UC de Atelier de Imprensa e Jornalismo Online na Licenciatura de Ciências de Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa – 4,5h semanais/ 25 alunos x 3 sub-turmas (2018-19) Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Docente das UCs de Estética 1 e 2 (dois semestres), na Licenciatura de Design de Comunicação, na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa (ESTAL) – 4h semanais/ 15 alunos (2017-18) Design de Comunicação (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Docente da UC de Técnicas Redatoriais na Licenciatura de Ciências de Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa – 3h semanais/ 25 alunos (2017-18) Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Docente das UCs de História e Cultura Visual Contemporânea na Licenciatura de Design de Comunicação, na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa (ESTAL) – 4h semanais/ 15 alunos (2016-18) Design de Comunicação (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Docente da UC de Teoria e Prática da Performance na Licenciatura de Artes Performativas, na Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa (ESTAL) – 4h semanais/ 20 alunos (2016-18) Artes Performativas (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Docente da UC de Ética e Deontologia da Comunicação no Mestrado de Marketing e Comunicação Estratégica na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) – 2h semanais/ 4 alunos (2016-17) Publicidade e Marketing (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2003 - 2004 Docente da UC de Comunicação e Informação na licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Jornalismo do Porto – 2h semanais/ 20 alunos (2003-2004) Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (Licenciatura) ESJ – Escola Superior de Jornalismo do Porto , Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Primeiro Vogal da Direcção da Associação Cultural Porto/Post/Doc – Festival de Cinema, 2018- Primeiro Vogal da Direcção da Associação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Membro da Comissão de Selecção do festival de cinema Porto/Post/Doc, 2018- para as competições de Cinema Internacional e Nacional
Membro
Associação Cultural Porto/Post/Doc, Portugal
2010 - 2010 Membro da Comissão e Organização do Segundo Ciclo Imagem e Pensamento, CECL / Col. Museu Berardo / Cinemateca Portuguesa / FCSH-UNL/ Univ Lusófona. Conferência Internacional, exposição, ciclo de cinema, livro de ensaios e concurso de cinema em torno da obra de Pierre Klossowski.
Coordenador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Membro do Júri da Competição Primeiro Olhar, no âmbito dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo, decorridos online, em 2020. Deliberação de atribuição do pémio homónimo. Encontros de Cinema de Viana do Castelo, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual OBS – OBERCOM Observação e Saber em Comunicação – UAL
2017 - Atual CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Distinções

Outra distinção

2006 Bolseiro de doutoramento com projecto individual da FCG – Fundação Calouste Gulbenkian em regime misto (nacional e internacional) (2006-2009)/ PhD scholarship holder with individual project from the Calouste Gulbenkian Foundation
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2002 Bolseiro de mestrado com projecto individual da FCT ¿ Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a referência SFRH/BM/8477/2002 (2002-2004)/ Master's scholarship holder with individual project from the FCT Foundation for Science and Technology
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal