Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Cabrita
Nomes de citação
- Cabrita, Isabel
- Cabrita, I.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 061C-AF35-9853
- ORCID iD
- 0000-0003-0255-7577
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=8rJVf_YAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
- Researcher Id
- I-9638-2017
- Scopus Author Id
- 55940821700
Endereços de correio eletrónico
- icabrita@ua.pt (Profissional)
Moradas
- University of Aveiro. Departament of Education and Psychology- University of Aveiro, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.ua.pt/pt/p/10309655 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999/01/15
Concluído
|
PhD course in Didactic (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Resolução de problemas: aquisição do modelo de proporcionalidade directa apoiada num documento hipermédia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
aprovada |
1984
Concluído
|
Lic em Ensino de Matemática e Desenho (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"sem tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
1999/01/15 - 2004 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
1990/07/25 - 1999/01/15 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
1986 - 1990 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Editorial Assistant of Indagatio Didactica Review | Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - Atual | Member of the Evaluation Committee of Final Reports of Research Projects of the area of Science and Education Policies, financed by FCT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2015/10/01 - Atual | Coordinator of the ICT Competence Center of University of Aveiro (ccTIC-UA) | Ministério da Educação, Portugal |
2015 - Atual | Vice-director of the Master in Education and Training at the University of Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - Atual | Member of the Board of the Doctoral Program in Multimedia in Education at the University of Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
2008/03/03 - Atual | Directress of master Course "ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO SECUNDÁRIO" | Universidade de Aveiro, Portugal |
2000/01/03 - Atual | Head of lem@tic - lab of math education | Universidade de Aveiro, Portugal |
2004/01/15 - 2020 | Tenured Assistant Professor | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/06/02 - 2016 | Member of the Evaluation Committee of Final Reports of Research Projects of the area of Science and Education Policies, financed by FCT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2013/02/06 - 2016 | Elected member of the Pedagogic Council | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009/03/02 - 2016 | Directress of the Masters in Didactics, specializations in mathematics, science, technology and languages, to audiences already professionalized, | Universidade de Aveiro, Portugal |
2011/02/14 - 2014 | Vice Director in the Doctoral Program in Multimedia in Education | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2010/09/01 - 2014 | Elected member of the Board of Education Department of the University of Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
2012/11/07 - 2013/07/31 | External expert specialist in didactics of mathematics, in the second Territorialization Programme for Priority Intervention Educational Policies (TEIP3) of the Ministry of Education | Ministério da Educação, Portugal |
1994/09/01 - 2012/05/29 | Executive Secretary of the CIDTFF - Research Centre for Didactics and Technology in Teacher Education | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006/05/01 - 2011/07/31 | Coordinator of Continuing Education Program in Mathematics for Teachers of the 2nd cycle of basic education from the University of Aveiro - m @ c2. | Universidade de Aveiro, Portugal |
2005/03/01 - 2011/07/31 | Coordinator of Continuing Education Program in Mathematics for Teachers of the 1st cycle of basic education from the University of Aveiro - m @ c1. | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009/10/01 - 2010/05/31 | Coordinator and trainer of the course "Formação de Coordenadores do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico" | Universidade de Aveiro, Portugal |
2008/11/03 - 2009/01/31 | Coordinator of the creation of the Master in Didactics, specializations in mathematics, science, technology and languages, to audiences already professionalized | Universidade de Aveiro, Portugal |
1985/10/01 - 1986/06/15 | Math Teacher at Secondary level | Escola Secundária Rocha-Peixoto, Portugal |
1983/10/01 - 1985/09/30 | Math Teacher at Secondary level | Escola Secundária Nº 1 de Aveiro, Portugal |
1980/12/12 - 1981/07/31 | Math Teacher at Secondary level | Escola Secundária Nº 2 de Aveiro, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | DICE.Lang - Digital Citizenship Education and Foreign Language Learning
Investigador
|
European Union
Em curso
|
2020 - 2023 | PAISE-STP: Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe - 2019/2022. [PAISE-STP: Integrated Support
Program for São Tomé and Príncipe's Education Sector - 2019/2022]
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2022 | Form@tive. Formar futuros professores para ensinar crianças através de Challenge- based Learning (CBL). [Training future teachers
to teach children through Challenge- based Learning (CBL).]
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Universidade de Aveiro |
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/09 - 2019/10 | TangIn - Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities
2017-1-PT01-KA201-035975
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2013/06 - 2015/05 | Avaliação do impacte da reestruturação curricular do ensino secundário em Timor-Leste - um estudo no âmbito da cooperação
internacional. |Evaluating the impact of restructuring secondary education in East Timor - a study in the context of international
cooperation
PTDC/MHC-CED/5065/2012
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/09 - 2010/06 | Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores. | Mathematics and
patterns in elementary schools: perspectives and classroom experiences of students and teachers.
PTDC/CED/69287/2006
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | NaLoc - Nacional and local curricular policies: school practices from a case study
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | Graphic Programming Artefacts in the development of geometric skills | CIEAEM71 – conference of the International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching |
2019 | Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with preservice teachers | CIEAEM71 – conference of the International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching |
2019 | (Co)programação tangível em áreas STEM e inclusão | Challenges 2019 - Conferência Internacional de TIC na Educação |
2019 | (Co)(re)criação de propostas didáticas das áreas STEM envolvendo programação tangível | IV INCTE - Encontro Internacional de Formação na Docência, |
2019 | Fostering problem solving discussions through a gallery walk | PME & Yandex Russian Conference Technology and Psychology for Mathematics Education |
2019 | Matemática e Educação Visual – uma abordagem interdisciplinar das isometrias | Encontro Matemática e História da Matemática – Que contributos para a Interdisciplinaridade? |
2019 | Programação tangível e inclusão: projeto Tangin | 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s), Escola Superior de Educação do Porto, Porto, Portugal. |
2018 | Mathematics Outside the Classroom: Examples with Preservice Teachers | CIEAEM 70 - Commission Internationale pour l'Etude et l'Amélioration de l'Enseignement des Mathématiques International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching |
2018 | Desenvolvimento do pensamento computacional num contexto de formação de professores | III INCTE - Encontro Internacional de Formação na Docência |
2018 | (Inter)disciplinaridade em matrizes curriculares de cursos de formação de educadores e de professores no contexto europeu (pós)Bolonha | Seminário Interdisciplinaridade no ensino superior |
2018 | Inter)disciplinaridade em matrizes curriculares de cursos de formação de educadores e de professores no contexto europeu (pós)Bolonha | Seminário Interdisciplinaridade no ensino superior |
2018 | Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM | XIV Congresso SPCE 2018 |
2018 | ccTIC-UA: em prol da literacia digital e de uma ciência aberta e cidadã | II Fórum do CIDTFF |
2018 | O ensino da Matemática integrado no contexto | seminário “Para quebrar barreiras, práticas certeiras!” |
2018 | Programação tangível e inclusão em contexto europeu | 4ª edição do UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA |
2018 | Tangible programming and inclusion: Open science practices within the TangIn project | II Fórum do CIDTFF |
2017 | Ensinar matemática no século XXI — como promover percursos de sucesso para todos?, | No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar do Ministério de Educação |
2017 | Desafios no ensino superior - Integração dos estudantes nas dinâmicas de produção do conhecimento científico | I Fórum do CIDTFF |
2017 | Desenvolvimento da criatividade em espaços digitais imersivos | I Fórum do CIDTFF |
2017 | atemática e Recursos Educativos Digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1.º CEBM | I Fórum do CIDTFF |
2017 | Matemática e Recursos Educativos Digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1.º CEB | I Fórum do CIDTFF |
2017 | “Be creative!” – smart learning environments | Research Day |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2023/12 | Mediação Tecnológica em Matemática numa abordagem criativa da semelhança de triângulos
Orientador
|
|
2019/10/01 - 2021/02/18 | Programação Tangível nas áreas STEM e Inclusão em contexto não formal
Orientador
|
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/10/01 - 2021/02/04 | Teorema de Pitágoras: Uma abordagem criativa para o desenvolvimento de competências transversais e específicas
Orientador
|
Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/10/01 - 2019/12/20 | Modelação da multiplicação: um estudo de caso no 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/10/01 - 2019/12/20 | Modelação da operação subtração envolvendo vários significados: um estudo no 2.º ano do 1.ºCEB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/10/01 - 2018/12/14 | Classificação e seriação na Educação de Infância com recurso a materiais manipuláveis
Orientador
|
Mestrado no Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2018 | Composição de funções: uma abordagem exploratória com o GeoGebra
Orientador
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/02/17 - 2017/03/17 | Potencialidades de uma abordagem didática em matemática assente na exploração autónoma e colaborativa de ferramentas da web
2.0: um estudo de caso no Ensino Superior
Coorientador
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Matemática e Recursos Educativos Digitais: Um estudo das repercussões no Ensino e na Aprendizagem no 1.º CEB
Orientador
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2017 | A construção do e-Portfólio Reflexivo como instrumento avaliativo das e para as aprendizagens em Educação a Distância
Orientador
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | O contributo do GeoGebra para a aprendizagem da Geometria Analítica no espaço
Orientador
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2016 | O estudo antecipado mediado por tecnologias: a aprendizagem de generalidades sobre funções e o desenvolvimento da autonomia
Orientador
|
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2015 | Mediação tecnológica e desenvolvimento da criatividade em contextos matemáticos exploratórios
Orientador
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | Isometrias: Uma abordagem interdisciplinar no 8º ano de escolaridade
Orientador
|
Didáctica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2015 | O GeoGebra na formação e aprendizagem de transformações geométricas no plano euclidiano
Orientador
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007/10/01 - 2014/11/27 | A exploração matemática de módulos interativos de ciências em contexto não-formal e o desenvolvimento de competências matemáticas:
um estudo com alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2014 | A aprendizagem da matemática no ensino superior: impacte da plataforma "m@t-educar com sucesso"
Orientador
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2013 | GeoGebra e Italc numa abordagem criativa das isometrias
Orientador
|
Didáctica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2013 | Abordagem criativa das isometrias para a criatividade em Matemática
Orientador
|
Didáctica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2013 | O Projecto Pmate e a Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior
Coorientador
|
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/10/01 - 2012/12/21 | Padrões visuais, raciocínio funcional e criatividade
Orientador
|
Didática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/10/01 - 2012/12/21 | Sistemas de equações: uma abordagem criativa
Orientador
|
Didática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2012 | Ensino e aprendizagem online da estatística descritiva
Orientador
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009/10/01 - 2011/12/19 | Abordagem das rotações centrada nos padrões: um estudo de caso com alunos do 9.º ano
Orientador
|
Didática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/06/24 | Ferramentas informáticas… e os padrões na matemática do 1.º ciclo
Orientador
|
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/06/22 | Web 2.0 e padrões na aprendizagem da matemática
Orientador
|
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/06/15 | Webquest e blogues na formação de adultos centrada em padrões matemáticos
Orientador
|
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/06/02 | Decorar a minha escola: Tecnologias informáticas e padrões geométricos
Orientador
|
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/05/14 | O trabalho dos professores em matemática: Elo entre ciclos
Orientador
|
Gestão Curricular - Matemática, Ciências e Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/02/23 | O feedback no processo de auto-regulação das aprendizagens em matemática
Orientador
|
Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006/10/01 - 2008/12/19 | Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
Orientador
|
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006/10/01 - 2008/06/29 | Nós, os outros … e os padrões no Pré-Escolar
Orientador
|
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005 - 2008 | Formação Inicial de Professores do Ensino Básico: um Percurso Centrado na História da Matemática
Coorientador
|
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
1999/10/01 - 2007/02/27 | A representação gráfica do espaço no desenho: uma abordagem cognitiva
Orientador
|
Didáctica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/11/27 | A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
Orientador
|
Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/11/10 | A WWW na aprendizagem da matemática no âmbito do estudo acompanhado
Orientador
|
Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2001 - 2006 | Aprendizagens Algébricas em Contexto Interdisciplinar no Ensino Básico
Coorientador
|
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2002 - 2005 | O Cabri-géomètre e a Construção de uma Nova Cultura Matemática
Orientador
|
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Matemática com Vida: Diferentes Olhares sobre as Tecnologias (2021 - 2021)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020 - 2020 | TIC@Portugal'20 (2020)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020 - 2020 | V PIC.TIC Encontro Nacional de Programação, Inovação e Criatividade No 1.º CEB E Pré-Escolar (2020)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020 - 2020 | Matemática com Vida: Diferentes olhares sobre a Geometria (2020)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020 - 2020 | Programação e Robótica no Ensino Básico – Probótica (2020)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias (2019/02/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | Code Week (2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | TIC@Portugal'19 (2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | IV PIC.TIC Encontro Nacional De Programação, Inovação e Criatividade No 1.º CEB E Pré-Escolar (2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | Nas raízes do imbondeiro: Diálogos com a educação em contexto africano (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | TIC e Currículo (2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Filosofia e Flexibilidade Curricular (2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | TIC@Portugal'18 (2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | III PIC.TIC Encontro Nacional De Programação, Inovação e Criatividade No 1.º CEB E Pré-Escolar (2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica (2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Encontros com o CIDTFF 2018 (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | Privacidade de dados em estabelecimentos escolares (2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | TIC@Portugal'17 (2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | II PIC.TIC "Encontro Nacional De Programação, Inovação e Criatividade No 1.º CEB E Pré-Escolar (2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | II PIC.TIC "Encontro Nacional De Programação, Inovação e Criatividade No 1.º CEB E Pré-Escolar (2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | Semana Intercultural da Universidade de Aveiro (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2019 | (Co)Moderação, com Gilles Aldon, do grupo de trabalho Mathematics Education with Technology, no congresso da International
Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching (CIEAEM)¸ Universidade do Minho, Braga, Portugal, 22-26 de
julho de 2019
Congresso
|
|
2019 - 2019 | Moderação da Sessão A - Didática e formação de educadores e professores, do IV Encontro Internacional de Formação na Docência
(INCTE), Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal 3-4 de maio de 2019.
Encontro
|
|
2018 - 2018 | Moderação da Sessão C – Currículo e formação de educadores e professores, do III Encontro Internacional de Formação na Docência
(INCTE), Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal 4-5 de maio de 2018.
Encontro
|
|
2018 - 2018 | Participação, a convite, no painel final do Congresso da CIEAEM 70 - International Commission for the Study and Enhancement
of Mathematics Teaching - Mathematics and living together, Mostaganem, Argélia.
Congresso
|
|
2017 - 2017 | Coordenação de mesa temática, intitulada Família, escola e comunidade, no XIV Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía,
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal, 6-8 de setembro de 2017.
Congresso
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/03/16 | A formação inicial de professores de matemática em educação a distância no brasil
Arguente
|
Uaiana e Silva Prates (Doutoramento) |
2021/12/17 | NOTA: SÓ APRESENTO REGISTOS DE PROVAS DE DOUTORAMENTO E NAS QUAIS FUI ARGUENTE PRINCIPAL
NOTE: I ONLY PRESENT PhD JURIES IN WHICH I PARTICIPATED AS MAIN ARGUER
O ensino de Álgebra Linear nos cursos de graduação de uma universidade brasileira: perspetivas e contributos da prática colaborativa
Arguente principal
|
Graciela Moro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/07/21 | Aprendizagem significativa com recurso à simulação digital: um estudo experimental
Arguente principal
|
Luciana Pereira Brito (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/07/16 | O Laboratório de Educação Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no IF Goiano: Um estudo
de caso com alunos da Licenciatura em Matemática
Arguente principal
|
Eliane Fonseca Campos Mota (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/04/20 | Das Perceções dos Diferentes Intervenientes Educativos acerca das Atividades Laboratoriais nas Escolas do Ensino Secundário
Geral em Timor-Leste às Conceções e Práticas dos Professores de Física em sala de aula
Arguente principal
|
Teodoro Soares (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2020 | Currículo e Aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Benguela
Arguente principal
|
Augusta Domingas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | O trabalho com alunos de licenciatura em matemática na disciplina de desenho geométrico: o processo vivido por uma professora
iniciante
Arguente principal
|
Carolina Zenero de Souza (Outro)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2019 | Integração de gamificação nos processos pedagógico-didáticos: uma contribuição para uma abordagem diferenciada no desenvolvimento
de conteúdos matemáticos de nível universitário
Arguente principal
|
Pedro Carlos Elias Ribeiro Júnior (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | O papel das instituições de formação inicial de professores na criação e desenvolvimento de competências tic: o caso do isced-bengue
Arguente principal
|
José Maria de Sousa Cruz (Doutoramento) |
2019 | A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem – um estudo com o 3.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | A edição criativa de vídeo como estratégia pedagógica na compreensão de threshold concepts na disciplina de matemática
Arguente principal
|
Sara Maria Alves da Cruz (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Gestão da Avaliação Online do Ensino-Aprendizagem por meio da Integração entre as Plataformas de E-Learning e as Tecnologias
Móveis
Arguente principal
|
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerra (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Design do jogo sério Tempoly para a aprendizagem das quatro operações aritméticas com polinómios: um estudo no 3.º Ciclo do
Ensino Básico
Arguente principal
|
Cândida Raquel Clemente Barros (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Contributos dos recursos educativos digitais para promover a aprendizagem interdisciplinar: um estudo com o recurso digital
La Vouivre no ensino básico
Arguente principal
|
António Jorge Batalha dos Santos Gonçalves (Doutoramento) |
2018 | A Tecnologia Educativa no Ensino Superior Público na Província do Huambo: caracterização e perspetivas de futuro
Arguente principal
|
Cesário Barbante (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Processos e Práticas de Avaliação do Currículo de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Alcina Borges Lourenço (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Contribuições para o ensino de programação de computadores a futuros professores de matemática
Arguente principal
|
Jaylson Teixeira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Matemática dentro e fora da escola: pescadores e calafates
Arguente principal
|
João Filipe Pereira de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Impacte da Formação Contínua de Professores em Quadros Interativos Multimédia: um Estudo no Centro de Formação de Associação
de Escolas de Sousa Nascente
Arguente principal
|
Daniela Eduarda da Silva Guimarães (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | Estudo sobre a aplicação das orientações curriculares nos eventos de educação matemática em jardim de infância, no ensino
do número em Angola, e suas consequências na aprendizagem das crianças dos 5 aos 6 anos de idade
Arguente principal
|
Pedro Cardoso da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Portefólios digitais no ensino não superior – práticas de implementação no AEFSA
Arguente principal
|
Ana Paula Andrade Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O e-Portefólio num contexto de Educação e Formação de Adultos. Contributos para a mudança de paradigma de avaliação e para
o desenvolvimento da literacia informática
Arguente principal
|
Carla Manuela Navio Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais: um estudo longitudinal com alunos do
2.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Ana Cristina Coelho Barbosa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Laboratórios virtuais de matemática como um espaço de apoio à actividade do professor do século XXI: um estudo de caso
Arguente principal
|
Maria Manuela de Abreu Ferreira Simões (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Avaliação em Matemática Escolar implementando portfolios de aprendizagem dos alunos: Contributos de um projecto de investigação
colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores
Arguente principal
|
António José Antunes de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Portuguese mathematics students teachers’ evolving teaching modes: A modified teacher development experiment
Arguente principal
|
Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Confronto de linguagens. Contributos do discurso audiovisual publicitário ao discurso audiovisual pedagógico
Vogal
|
Manuel Salvador Araújo Lima (Doutoramento)
Universidade de Salamanca, Espanha
|
2002 | A Linguagem LOGO e o conceito de função: uma proposta de ensino do conceito de função no 8.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Francisco Pinto da Conceição Bento (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/10/02 - 2023/10/04 | ICMET - International Conference on Math Education and Technology |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - Atual | Revista Ciência & Tecnologia (2307-4019) | |
2014 - Atual | Relime – Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2007-6819) | |
2014 - Atual | Revista Internet Latent Corpus Journal (1647-7308) | |
2009 - Atual | Revista Indagatio Didactica (1647-3582) | |
2009 - Atual | Editora da Secção Desenvolvimento Curricular e Didática | |
2019 - 2019 | Revista Sensos (2128-5127) | |
2018 - 2019 | Cadernos de Pesquisa (1980-5314) | |
2015 - 2019 | JETEN – Journal of the European Teacher Education Network (2183-2234 ) | |
2017 - 2017 | Educação, Formação & Tecnologias. (1646-933X) | |
2015 - 2017 | SENSOS-e – Multimedia Journal of Research in Education. (2183-1432) | |
2015 - 2017 | Estudios e Investigación en Psicología y Educación | |
1999 - 2015 | Quadrante – Revista Teórica e de Investigação (0872-3915 ) | |
2014 - 2014 | Journal of the World Universities Forum (1835-2030 ) | |
2014 - 2014 | British Journal of Education Society & Behavioural Science (2278-0998) | Sciencedomain International |
2011 - 2011 | Journal of Mathematics Teacher Education (1386-4416) | |
2010 - 2010 | Revista MILLENIUM (1647-662X) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Parecer sobre o documento “Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática” elaborado pelo Grupo de Trabalho de Matemática, criado pelo Despacho n.º 12530/2018. | |
2019 - 2019 | Parecer sobre o Decreto-lei 83/2019 que regula o regime jurídico do ensino superior ministrado a distância, aprovado, na generalidade, na reunião do Conselho de Ministros de 21 de fevereiro. | |
2017 - 2018 | Consultora, por convite, do Projeto PRINT - Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior – um estudo no âmbito da cooperação entre o Brasil e Portugal (PROJ/CI&DETS/CGD/0003). | |
2017 - 2017 | Consultora científica e em didática do Agrupamento de Escolas de Almeida (AEA), no âmbito do seu Plano de Ação Estratégica e, em particular, da Plataforma de Avaliação Colaborativa Digital (PACD) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Seminário de Dissertação em Educação e Formação | Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - Atual | Currículo, Tecnologia e Didática de Ciências e Matemática | Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | |
2015 - Atual | Didática da Matemática nos Primeiros Anos | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB e Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | |
2012 - Atual | Prática Pedagógica Supervisionada | vários cursos de formação de professores (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009 - Atual | Didática e Desenvolvimento Curricular da Matemática A | Mest. Ensino de Matemática no 3.ºCEB/Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - Atual | TIC e Educação em Matemática | Mestrado em Ensino de Matemática no 3.ºCEB/Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - Atual | Didática e Tecnologia da Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2016 | Didática da Matemática no Ensino Básico | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - 2009 | Estatística e Análise de dados para Ciências Sociais | Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2007 - 2009 | Didática da Matemática | Licenciatura em Ensino Básico (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2001 - 2009 | Matemática na Educação de Infância | Lic. em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2003 - 2008 | Avaliação Produtos Multimédia em Educação | Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1986 - 2008 | Tecnologia Educativa | Vários cursos de formação de professores e educadores de infância (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1986 - 2007 | Tecnologia Educativa em Ciências/Línguas/Música | Vários cursos de formação de professores (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2005 - 2006 | Avaliação Produtos Multimédia em Educação | (Master) | Instituto Pedagógico, Cabo Verde |
2005 - 2006 | Didática | Curso de Complemento de Formação para Professores do Ensino Técnico (Postgraduate Certificate) | Instituto Pedagógico, Cabo Verde |
2003 - 2006 | Metodologia Ensino da Matemática | Mestrado em Matemática (Ensino) (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2001 - 2006 | Oficina de Informática | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1990 - 2006 | Tecnologia Educativa e Tecnologia Educativa em ... | Curso de complementos de Formação Científica e Pedagógica — Educadores de Infância e 1.º CEB (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2004 - 2005 | Avaliação Produtos Multimédia em Educação | Mestrado em Multimédia na Educação (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2003 - 2004 | Multimédia e Arquitecturas Cognitivas em Educação | Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2003 - 2004 | Desenvolvimento de Materiais Multimédia para a Educação | Mestrado em Multimédia na Educação (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2002 - 2003 | Avaliação Produtos Multimédia em Educação | Mest. em Multimédia na Educação (Mestrado) | Universidade da Madeira, Portugal |
2001 - 2003 | Matemática na Educação de Infância | Curso de complementos de Formação Científica e Pedagógica — Educadores de Infância (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1999 - 2002 | Projetos de Formação e Ação Pedagógica (PFAP) | Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1990 - 1991 | Didática da Matemática | Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1987 - 1991 | Didática da Matemática | Licenciatura em Matemática e Desenho (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1989 - 1990 | Conceitos de Matemática II | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1988 - 1989 | Didática do Desenho | Licenciatura em Matemática e Desenho (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1987 - 1988 | Didática Geral e Avaliação | Formação em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1986 - 1987 | Didática Geral e Avaliação | curso de formação de professores (Bacharelato) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1983 - 1986 | Matemática | (Ensino básico 3º ciclo) | Escola Secundária N.º 1 de Aveiro, Portugal Escola Secundária Rocha-Peixoto, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/03/05 | H)À Educação: Brincar para aprender matemática? Mas há brinquedos e ‘brinquedos’! | Diário de Aveiro |
2020 | Professor UA - Isabel Cabrita |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Editora Geral da revista "Indagatio Didactica" | General Editor of the journal "Indagatio Didactica" (https://proa.ua.pt/index.php/id/index) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2023/10/02 - 2023/10/04 | Organization Member of International Conference on Math Education and Technology
Membro
|
|
2023/07/11 - 2023/07/13 | Membro da Comissão Científica do CIAIQ2023 (12ª Conferência Ibero-Americana em Investigação Qualitativa)
Membro
|
|
2023/06/29 - 2023/06/30 | Membro do Comité Adviser da Conferência Internacional ICITED'23 - International Conference in Information Technology & Education
Membro
|
|
2023/05/05 - 2023/05/06 | Membro da Comissão Científica do VII INCTE – Encontro Internacional Formação para a Docência (INCTE 2023)
Membro
|
|
2020 - 2020 | Comissão Científica do WCQR 2021 - 5rd World Conference on Qualitative Research | |
2020 - 2020 | Comissão de Referee do ICEM20 - Internacional Council for Educational Media
Membro
|
|
2020 - 2020 | Comissão Científica do 2sd International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old
Membro
|
|
2020 - 2020 | Comissão Científica da 8.ª edição de Olhares sobre a Educação edição - Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação
de professores
Membro
|
|
2020 - 2020 | Comissão Científica do V INCTE – Encontro Internacional Formação para a Docência: O professor como profissional do desenvolvimento
humano
Membro
|
|
2020 - 2020 | Comissão Científica do CIAIQ2020 (9ª Conferência Ibero-Americana em Investigação Qualitativa),
Membro
|
|
2020 - 2020 | Comissão Científica do 5.º Encontro entre Jogos e Mobile Learning e do Simpósio Doutoral,
Membro
|
|
2020 - 2020 | Comissão Científica do VII Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão Científica do WCQR 2019 ¿ 4rd World Conference on Qualitative Research
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão Científica do XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão Científica do CIAIQ2019 (8ª Conferência Ibero-Americana em Investigação Qualitativa)
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão Científica do 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão Científica da X Conferência Internacional de TIC na educação - Challenges 2019
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão Científica do IV INCTE – Encontro Internacional Formação para a Docência: O professor como profissional do desenvolvimento
humano,
Membro
|
|
2019 - 2019 | Academic Committee da Association for Teacher Education in Europe (ATEE) Winter Conference 2019
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão Científica I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão de Revisores de comunicações submetidas ao XXX SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
|
2019 - 2019 | Comissão Científica do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Membro
|
|
2018 - 2018 | Comissão Científica do IV SLBEI Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/Educação Infantil e I CLABIE Congresso
Luso-Afro-Brasileiro de Infância e Educação
Membro
|
|
2018 - 2018 | Comissão Científica do WCQR 2018 ¿ 3rd World Conference on Qualitative Research
Membro
|
|
2018 - 2018 | Comissão Científica do Congresso Internacional sobre o Uso das Tecnologias Digitais na Educação ¿ ticEDUCA2018
Membro
|
|
2018 - 2018 | Comissão Científica do CIAIQ2018 - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e ISQR2018 ¿ 3st International Symposium
on Qualitative Research
Membro
|
|
2018 - 2018 | Comissão Científica do 4.º Encontro entre Jogos e Mobile Learning e do Simpósio Doutoral
Membro
|
|
2018 - 2018 | Comissão Científica do III INCTE – Encontro Internacional Formação para a Docência: O professor como profissional do desenvolvimento
humano
Membro
|
|
2018 - 2018 | Comissão de Revisores de comunicações submetidas ao Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018
Membro
|
|
2018 - 2018 | Comissão Científica do Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges
Membro
|
|
2017 - 2017 | Comissão de Referee do 19.º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) e o 8.º Encontro do CIED/III Encontro
Internacional do CIED (SIIE-CIED 2017)
Membro
|
|
2017 - 2017 | Comissão Científica do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Membro
|
|
2017 - 2017 | Comissão Científica do CIAIQ2017 - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e ISQR2016 - 2st International Symposium
on Qualitative Research
Membro
|
|
2017 - 2017 | Comissão Científica da X Conferência Internacional de TIC na educação - Challenges 2017
Membro
|
|
2017 - 2017 | Comissão de Revisores de comunicações submetidas ao XXVII SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
|
2017 - 2017 | Comissão Científica do II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
Membro
|
Distinções
Outra distinção
2018 | Distinção do artigo A monitorização da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste: as vozes de formadores portugueses para integrar a Newsletter #60 do CeiED - Centos de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento |
2017 | Distinção do projeto ‘Timor’ para integrar a secção Research Highligts da Revista Resarch@ua 2016 |
2016 | Distinção da comunicação Matemática e Educação Visual – Uma Parceria Favorável à Apropriação das Isometrias, apresentada no CIAIQ 2016, para publicação na revista Campo Abierto |
2015 | Distinção da comunbicação Isometries: A creative approach with Geogebra and Italc, com Artur Coelho, apresentado na 24th Annual Conference of the ETEN para integrar JETEN |
2014 | Distinção da comunicação Visual patterns and the development of creativity and functional reasoning, apresentada na 23nd Annual Conference of the ETEN, com Débora Tavares, para publicação no JETEN |
2013 | Distinção da comunicação apresentada na 22nd Annual Conference of the European Teacher Education Network da autoria de M. João Naia e Isabel Cabrita, intitulada Cross Curricular Mathematics – a case study, e publicada nas respetivas atas, para integrar o |
2009 | The Communication “a www na aprendizagem da matemática no âmbito do estudo acompanhado” was distinguished to be published at the boock “o digital e o currículo” |
2008 | The Communication "Agentes Pedagógicos Animados em Ambientes Interactivos de Aprendizagem" was distinguished to be published at the boock “Ambientes Educativos Emergentes” |
2008 | The Communication "Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning" was distinguished to be published at the boock TICAI (Tics Aplicadas a La Enseñanza/Aprendizaje de la Ingeniería) |
2006 | Distinção do “Programa de Formação Contínua em Matemática com Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro - m@c1”, a nível nacional |