???global.info.a_carregar???
Nélia Amado is Assistant Professor at the Faculty of Sciences and Technology of the University of Algarve, Portugal, and is member of the Research Unit of the Institute of Education of the University of Lisbon. Over the years she has been involved in the initial and continuing education of mathematics teachers where she has devoted particular attention to the training of future and in-service teachers on the integration of digital technologies in mathematics teaching. She has served as member of the Advisory Committee appointed by the Portuguese Ministry of Education for the implementation of the national Plan of Mathematics and the renovation of the mathematics curriculum of basic education. More recently she has been assigned the position of external expert of schools that require priority intervention in the improvement of mathematics learning outcomes. Her research and the supervision of master and doctoral students cover the areas of teacher education, the integration of technology in mathematics teaching, the assessment of learning, the affective realm of problem solving, and mathematical competitions. She has participated in national and international research projects, including the Problem@Web project, the EU-funded MILAGE project and bilateral projects with Brazil. She has been involved in the organizing and scientific committees of international conferences, particularly the recent 10th International Conference on Technology in Mathematics Teaching and the Problem@Web International Conference. She has published articles in national and international peer-reviewed journals and is a co-editor of a special issue of the journal Teaching Mathematics and its Applications.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nélia Maria Amado

Nomes de citação

  • Amado, Nélia

Identificadores de autor

Ciência ID
0513-03EB-CEDF
ORCID iD
0000-0002-5768-9633
Scopus Author Id
ID:55086472100

Endereços de correio eletrónico

  • namado@ualg.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Campus de Gambelas, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007/12/04
Concluído
Matemática (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1999/05
Concluído
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade do Algarve, Portugal
1999
Concluído
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Concepções e práticas de professores de matemática do ensino secundário sobre avaliação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1985
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ensino
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
1997/09/05 - 2007/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1987/08/01 - 1997 Mathematics school teacher Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2010/12/20 - 2014/06/18 Mathematical problem solving: Views on an interactive web based competition (Sub12&Sub14)
PTDC/CPE/101635/2008
Investigador responsável
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Amado, Nélia. "Tecnologias na aprendizagem da matemática: o mentoring na formação inicial de professores". 2016.
  2. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da. "The support of the spreadsheet in the learning of the topic quadratic equations". 2015.
  3. Figueiredo, Mauro; Amado, Nélia; Bidarra, José; Carreira, Susana. "A realidade aumentada na aprendizagem da matemática no ensino secundário". 2015.
  4. Quintas, Helena; Borges, Maria Leonor; Amado, Nélia; Vieira, Luís Sérgio. "Práticas de colaboração entre o Ensino Superior e o Projeto TEIP: reflexões sobre um campo frutífero para a formação dos professores dos vários níveis de ensino". 2014.
  5. Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça. "O contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de um aluno com necessidades especiais: O caso de Rui". 2013.
  6. Carreira, Susana Paula Graça; Ferreira, Rosa; Amado, Nélia. "Fatores afetivos na resolução de problemas matemáticos desafiantes no contexto de uma competição inclusiva baseada na Web". 2013.
  7. Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia. "Materiais didáticos e recursos no ensino e aprendizagem da matemática". 2013.
  8. Paiva, Júlio; Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça. "O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra". 2013.
  9. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da. "A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e folha de cálculo". 2013.
Artigo em revista
  1. Susana Carreira; Nélia Amado; Hélia Jacinto. "Venues for Analytical Reasoning Problems: How Children Produce Deductive Reasoning". Education Sciences 10 6 (2020): 169-169. https://doi.org/10.3390/educsci10060169.
    10.3390/educsci10060169
  2. Patricia Franzoni; Marli Quartieri; Nélia Maria Pontes Amado; Susana Carreira. "Avaliação e aprendizagem: percepção de graduandas e graduandos em Economia em uma universidade pública / Evaluation and learning: Economics undergraduate students perception in a public university". Cadernos CIMEAC (2019): https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3337.
    10.18554/cimeac.v9i2.3337
  3. Lucy Alcântara; Susana Carreira; Nélia Amado. "The Democratization of Technical Education from the Point of View of the Affective Dimension of Mathematics Learning: an Outset Reflection". Acta Scientiae (2019): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss1id4954.
    10.17648/acta.scientiae.v21iss1id4954
  4. Nélia Amado; Susana Carreira; Sandra Nobre. "The Spreadsheet Affordances in Solving Complex Word Problems". (2019): https://publons.com/publon/27447842/.
    10.1007/978-3-030-10472-6_5
  5. Luís Felipe Pissaia; Marli Teresinha Quartieri; Nélia Maria Pontes Amado; Susana Paula Graça Carreira; Márcia Jussara Hepp Rehfeldt; Arlete Eli Kunz da Costa. "Metodologia de problematização como processo avaliativo em um curso profissionalizante na área da saúde". Revista Sustinere 5 2 (2018): https://doi.org/10.12957%2Fsustinere.2017.30285.
    10.12957/sustinere.2017.30285
  6. Carreira, Susana; Amado, Nelia. "Emotions experienced by participants in a mathematical problem solving competition". Educatio Siglo XXI (2018): https://publons.com/publon/27401909/.
    10.6018/J/349921
  7. Amado, Nélia; Amado, Nélia. "Participação numa constelação de práticas: Iniciação dos professores de Matemática à profissão docente". Revista Educação Matemática em Foco (2017): http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/3792.
  8. Amado, Nélia. "Participação numa constelação de práticas: Iniciação dos professores de Matemática à profissão docente". Revista Educação Matemática em Foco (2017): http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/3792.
  9. Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara; Marli Teresinha Quartieri; Susana Paula Graça Carreira; Nélia Maria Pontes Amado; Maria Madalena Dullius. "Avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos". INTERFACES DA EDUCAÇÃO 7 20 (2016): 07-21. https://doi.org/10.26514%2Finter.v7i20.1153.
    10.26514/inter.v7i20.1153
  10. Nélia Amado; António Domingos; Keith Jones; Amado, Nélia. "Editorial: Re-visioning teaching and learning with technology in mathematics: selected papers from ICTMT12". Teaching Mathematics and its Applications 35 2 (2016): 51-52. https://doi.org/10.1093%2Fteamat%2Fhrw004.
    10.1093/teamat/hrw004
  11. Amado, Nélia; Amado, Nélia. "Tecnologias na aprendizagem da matemática: Mentoring, uma estratégia para a Formação de Professores.". Educação Matemática Pesquisa (2015):
  12. Nélia Amado; Juan Sanchez; Jorge Pinto; Nélia Amado. "A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler". Bolema 29 52 (2015): 637-657. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a11.
    10.1590/1980-4415v29n52a11
  13. Reis, Silvia; Carreira, Susana; Amado, Nelia; Rodriguez, Juan. "PROOF AND CREATIVITY IN A GEOMETRICAL PROBLEM FROM A REGIONAL MATHEMATICAL OLYMPIAD". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/27401917/.
  14. Amado, Nelia; Carreira, Susana; Ferreira, Rosa A. Tomas. "AFFECTIVE ISSUES IN SOLVING CHALLENGING MATHEMATICAL PROBLEMS WITHIN AN INCLUSIVE COMPETITION". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/26246352/.
  15. Ferreira, Rosa Antonia; Castela, Eugenia; Carreira, Susana; Amado, Nelia. "THE AFFECTIVE RELATIONSHIP OF YOUNGSTERS AND PARENTS WITH MATHEMATICS AND PROBLEM SOLVING IN INCLUSIVE MATHEMATICAL COMPETITIONS". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/26246345/.
  16. Carreira, Susana; Amado, Nelia; Paiva, Julio. "THE ROLE OF PEER AND COMPUTER FEEDBACK IN STUDENT'S PROBLEM SOLVING". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/27401916/.
  17. Amado, Nelia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra; Jacinto, Helia. "THE USE OF DIGITAL TOOLS IN WEB-BASED MATHEMATICAL COMPETITIONS: DEGREES OF SOPHISTICATION IN PROBLEM SOLVING-AND-EXPRESSING". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/publon/27401914/.
  18. Nobre, S.; Amado, N.; Carreira, S.. "Solving a contextual problem with the spreadsheet as an environment for algebraic thinking development". Teaching Mathematics and its Applications 31 1 (2012): 11-19. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858234694&partnerID=MN8TOARS.
    10.1093/teamat/hrr026
  19. Amado, Nelia. "MATHEMATICS STUDENT TEACHERS' PEDAGOGICAL USE OF TECHNOLOGIES - DIFFERENT TAXONOMIES IN THE CLASSROOM". PROCEEDINGS OF THE SEVENTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME 7) (2011): https://publons.com/publon/27445574/.
  20. da Ponte, Joao Pedro; Carreira, Susana; Amado, Nelia; Nobre, Sandra. "ALGEBRAIC THINKING OF GRADE8 STUDENTSIN SOLVING WORD PROBLEMS WITH ASPREADSHEET". PROCEEDINGS OF THE SEVENTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME 7) (2011): https://publons.com/publon/18347152/.
  21. Pires, M.; Santos, E.; Pinheiro, A.; Canavarro, A.; Amado, N.; Martinho, M. H.; Santos, L.; Tomas Ferreira, R. A.. "THE PLAN OF MATHEMATICS AND THE NEW MATHEMATICS PROGRAM: TWO PROJECTS OF GIVEN HANDS". Pme Conference Proceedings (2011): https://publons.com/publon/19679612/.
  22. Ponte, Joao Pedro; Nobre, Sandra; Carreira, Susana; Amado, Nelia. "REPRESENTATIONS IN SOLVING A WORD PROBLEM: THE INFORMAL DEVELOPMENT OF FORMAL METHODS". PROCEEDINGS OF THE 36TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL. 1: OPPORTUNITIES TO LEARN IN MATHEMATICS EDUCATION (2010): https://publons.com/publon/27401922/.
  23. Carreira, Susana; Amado, Nelia; Jacinto, Helia. "INTERNET AND MATHEMATICAL ACTIVITY WITHIN THE FRAME OF "SUB14"". CERME 6 - PROCEEDINGS OF THE 6TH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (2010): https://publons.com/publon/27401923/.
  24. Canelas, R.; Pires, M.; Amado, N.; Santos, E.; Pinheiro, A.; Santos, L.; Tomas Ferreira, R. A.. "THE PLAN OF MATHEMATICS: A NATIONAL PROJECT TO SUPPORT MATHEMATICS LEARNING". PME 34 BRAZIL: PROCEEDINGS OF THE 34TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL 4 (2010): https://publons.com/publon/26246348/.
  25. Amado, Nelia. "A CONNECTION BETWEEN MENTORING AND PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE". PROCEEDINGS OF THE 36TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL. 1: OPPORTUNITIES TO LEARN IN MATHEMATICS EDUCATION (2010): https://publons.com/publon/27445575/.
  26. Carreira, Susana; Amado, Nelia. "THE STUDENT TEACHER AND THE OTHERS: MULTIMEMBERSHIP ON THE PROCESS OF INTRODUCING TECHNOLOGY IN THE CLASSROOM". PROCEEDINGS OF THE 36TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL. 1: OPPORTUNITIES TO LEARN IN MATHEMATICS EDUCATION (2006): https://publons.com/publon/27401924/.
Capítulo de livro
  1. Amado, Nélia; Carreira, Susana; Jones, Keith. "The interactive whiteboard and the development of dialogic interaction in the context of problem solving". Portugal: SPRINGER,
    https://doi.org/10.1007/978-3-319-99861-9
  2. Amado, Nélia; Carreira, Susana (Ed.). Autor correspondente: Amado, Nélia. "A utilização pedagógica das tecnologias: Resolução de Problemas com Tecnologias.". In Tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Matemática, 119-144. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2023.
    Publicado
  3. Amado, Nélia. "The Spreadsheet Affordances in Solving Complex Word Problems.". Suiça, 2019.
    https://doi.org/10.1007/978-3-030-10472-6_5
  4. Amado, Nélia. "Avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos". Brasil, 2018.
  5. Amado, Nélia. "Aplicativos computacionais e a resolução de problemas matemáticos". Brasil, 2017.
  6. Amado, Nélia. "Práticas de colaboração entre o ensino superior e o projecto TEIP: reflexões sobre um campo frutífero para a formação dos professores dos vários níveis de ensino". Portugal, 2015.
  7. Amado, Nélia. "Recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem da matemática". Brasil, 2015.
Edição de livro
  1. Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça; Jones, Keith; Jacinto, Hélia; Carreira, Susana. Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, creativity, and affect in mathematical problem solving. Portugal: Universidade do Algarve. 2014.
Livro
  1. Nélia Amado; Susana Carreira; Keith Jones; Amado, Nélia. Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving. Suiça: Springer International Publishing. 2018.
    10.1007/978-3-319-99861-9
  2. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. Youngsters Solving Mathematical Problems with Technology. Springer International Publishing. 2016.
    10.1007/978-3-319-24910-0
  3. Amado, Nélia. Afeto em competições matemáticas inclusivas: a relação dos jovens e suas famílias com a resolução de problemas. Brasil. 2016.
  4. Pires, Manuel Vara (Ed.); Ferreira, Rosa Tomás (Ed.); Domingos, António (Ed.); Martins, Cristina (Ed.); Martinho, Helena (Ed.); Vale, Isabel (Ed.); Amado, Nélia (Ed.); et al. Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. 2015.
Tese / Dissertação
  1. Paiva, Júlio César Martins Ribeiro Silva, 1970-. "O papel do feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador : uma experiência de ensino em geometria com recurso ao GeoGebra". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34066.
  2. Nobre, Sandra Guerreiro Gonçalves, 1976-. "O desenvolvimento do pensamento algébrico : uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10451/25071.
  3. Cavaco, Luísa Isabel Gonçalves Rosa Cabrita. "Tarefas matemáticas em diferentes contextos escolares". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/7994.

Outros

Outra produção
  1. Students’ Attitudes in a Mathematical Problem-Solving Competition. 2018. Nélia Amado; Susana Carreira. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-99861-9_18.
    10.1007/978-3-319-99861-9_18
  2. Broadening Research on Mathematical Problem-Solving: An Introduction. 2018. Nélia Amado; Susana Carreira; Keith Jones. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-99861-9_1.
    10.1007/978-3-319-99861-9_1
  3. Youngsters Solving Mathematical Problems with Technology: Summary and Implications. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_8.
    10.1007/978-3-319-24910-0_8
  4. Digitally Expressing Conceptual Models of Geometrical Invariance. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_5.
    10.1007/978-3-319-24910-0_5
  5. Digitally Expressing Algebraic Thinking in Quantity Variation. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_6.
    10.1007/978-3-319-24910-0_6
  6. Digitally Expressing Co-variation in a Motion Problem. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_7.
    10.1007/978-3-319-24910-0_7
  7. Perspectives of Teachers on Youngsters Solving Mathematical Problems with Technology. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_3.
    10.1007/978-3-319-24910-0_3
  8. Theoretical Perspectives on Youngsters Solving Mathematical Problems with Technology. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_4.
    10.1007/978-3-319-24910-0_4
  9. Mathematical Problem-Solving with Technology: An Overview of the Problem@Web Project. 2016. Susana Carreira; Keith Jones; Nélia Amado; Hélia Jacinto; Sandra Nobre. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24910-0_1.
    10.1007/978-3-319-24910-0_1
  10. Editorial: re-visioning teaching and learning with technology in mathematics: selected papers from ICTMT12. This paper introduces a special journal issue presenting selected papers from the 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching (ICTMT12), hosted by the Faculty of Sciences and Technology of the University of Algarve, in the city of Faro, from 24-27 June 2015. With the overall theme of re-visioning teaching and learning with technology in mathematics, the papers in the specia. 2016. Amado, Nélia; Domingos, António; Jones, Keith. http://hdl.handle.net/10400.1/9437.
    10.1093/teamat/hrw004
  11. Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços. Este texto é oriundo da aplicação de um questionário aberto para dezoito estudantes de uma escola pública de ensino médio politécnico no Vale do Taquari, RS. O desafio de trabalhar com a temática acerca dos entendimentos da avaliação por parte dos estudantes emergiu na disciplina de Processos de Avaliação, do Mestrado em Ensino da Univates – Centro Universitário. Utilizando-se de metodologia quali. 2016. Vian, Vanessa; Quartieri, Marli Teresinha; Amado, Nélia Maria Pontes. http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/44.
  12. A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler. ResumoNeste artigo adotamos uma perspetiva de demonstração como forma particular de argumentação matemática. O estudo apresentado envolve uma experiência de ensino no 9.° ano, na qual foram tratadas propriedades do triângulo e seus pontos notáveis. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de carácter interpretativo. Os dados provêm de observação participante, gravações de áudio e vídeo das a. 2015. Amado,Nélia; Sanchez,Juan; Pinto,Jorge. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2015000200012.
  13. A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos. Neste estudo, a resolução de problemas apoiada na utilização da folha de cálculo é o contexto privilegiado para promover a aprendizagem de métodos formais da Álgebra. Foi implementada uma experiência de ensino, numa turma do 9.º ano de escolaridade, tendo como propósito proporcionar aos alunos uma compreensão dos métodos algébricos associados aos sistemas de duas equações do 1.º grau e à resolução. 2015. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da. http://hdl.handle.net/10451/22629.
  14. Mathematical Modelling of Daily Life in Adult Education: Focusing on the Notion of Knowledge. 2011. Susana Carreira; Nélia Amado; Filipa Lecoq. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-007-0910-2_21.
    10.1007/978-94-007-0910-2_21
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/01/01 - Atual EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE
Coorientador de ADONIAS SOARES DA SILVA JÚNIOR
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2021/01/01 - Atual O profissional bacharel no ensino superior: a visão dos docentes sobre a prática docente
Orientador de Genilson Duarte de Souza
Mestrado em Ensino (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2018/01/01 - 2023/03/03 O papel do preceptor na formação de futuros médicos no internato médico: de preceptor a mentor
Orientador
Doutorado em Ensino (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2020/01/02 - 2022/07/14 Conceções e práticas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre avaliação da aprendizagem
Orientador
Mestrado em Ensino (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2016/09/01 - 2022/03/07 O Insucesso em Matemática na Educação Técnica: Um Estudo com enfoque na dimensão afetiva da aprendizagem.
Coorientador
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/01/01 - 2022/03 O insucesso em matemática na educação técnica : um estudo com enfoque na dimensão afetiva da aprendizagem http://hdl.handle.net/10451/54664
Coorientador de Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
Doutoramento em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2018/01/01 - 2022/02/24 O professor estagiário de Pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de
Orientador de Marcelo Máximo Purificação
Doutoramento em Ensino (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2016/01/01 - 2022/02/24 O professor estagiário de Pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de Matemática nos anos iniciais: experiência formativa em uma IES do sudoeste de Goiás/Brasil
Orientador
Doutorado em Ensino (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2021 - 2021 O desenvolvimento do raciocínio matemático na aprendizagem da Análise Combinatória: uma experiência de ensino num contexto de estudos de aula
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Educação estatística na formação inicial de professores - uma experiência de ensino com recurso à tecnologia: estudo de caso na Escola Pedagógica da Lunda-Norte em Angola
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 TAREFAS MATEMÁTICAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
Orientador
Ensino das Ciências no 3.º C do Ens Básico e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 - 2011 O papel do feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador. Uma experiência em geometria com recurso ao GeoGebra
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2011 O desenvolvimento do pensamento algébrico: Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2011 A COMUNICAÇÃO ESCRITA NA AULA DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS
Orientador
Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2019, Encontro Internacional da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática SPIEM (2019/11/16 - 2019/11/17)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2015/06/24 - 2015/06/27 International Conference on Technology in Mathematics Teaching (ICTMT12) (2015 - 2015)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/12 A utilização Pedagógica do celular no Ensino da Geografia por meio de trabalho colaborativo entre orientador pedagógico e uma professora.
Arguente principal
JONIS BOZZETTI (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2023/03/28 Construção do conhecimento profissional para o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais: aprendizagens em uma comunidade de prática.
Arguente
VERA CRISTINA DE QUADROS (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2022/08/09 Mentoring como estratégia na formação de professores
Arguente principal
JOACI DE CASTRO LIMA (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2021/12/17 Formação de professores em quadros interativos e desenvolvimento do TPACK Matemático
Arguente principal
Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Sampaio (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2021/01/22 A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica
Arguente principal
Maria Manuela Subtil Pedro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/07 La tecnología en la enseñanza de la Estadística en Portugal: ¿una realidad o un camino en construcción?
Arguente principal
Adelaide João Cardoso Marques Proença (Doutoramento)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2019/07 O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE – TPACK) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO
Arguente principal
Luis Fabián Gutiérrez-Fallas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2019/04 PRÁTICAS DE UM PROFESSOR, PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E PENSAMENTO ALGÉBRICO NUMA TURMA DE 7.º ANO DE ESCOLARIDADE
Arguente
Elsa Maria de Figueiredo Isabelinho Domingues Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2018/11 Aprendizagem do cálculo para economistas - caracterização de conceitos matemáticos no nível superior
Arguente principal
Jorge Dias Veloso (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/07 Ensino baseado em resolução de problemas com recurso à folha de cálculo: uma proposta didática para abordagem ao tópico sucessões numéricas
Arguente principal
Oscar Mavungo Cumbo (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 Exposição axiomática da geometria euclidiana plana através de histórias em quadrinhos: possibilidades, limitações e desafios
Arguente principal
Elias Santiago de Assis (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Matemátic@ XXI: Conexões Surpreendentes
Arguente principal
Marli Duffles Donato Moreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2011 OS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: EFEITOS SOBRE A MOTIVAÇÃO EO DESEMPENHO DOS ALUNOS
Arguente
PAULO ALEXANDRE DOS SANTOS GONÇALVES (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 HISTÓRIAS COM MATEMÁTICA: TRABALHO DE PROJETO NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Arguente
ANA PAULA ESTRELO MESTRE (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 Aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos no 1.º Ciclo do ensino básico: uma história com robots
Arguente principal
Sónia Matilde Pinto Correia Martins (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual International Journal of Educational Technology in Higher Education Springer
2016 - Atual International Journal of Science and Mathematics Education Springer
2021/01/01 - 2021/12/31 International Journal of Educational Technology in Higher Education Springer
2021/01/01 - 2021/12/31 Mathematics MDPI

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/11 - 2025 Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática Membro do Conselho Fiscal