Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nélia Maria Amado
Nomes de citação
- Amado, Nélia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0513-03EB-CEDF
- ORCID iD
- 0000-0002-5768-9633
- Scopus Author Id
- ID:55086472100
Endereços de correio eletrónico
- namado@ualg.pt (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Campus de Gambelas, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/12/04
Concluído
|
Matemática (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
|
1999/05
Concluído
|
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade do Algarve, Portugal
|
|
1999
Concluído
|
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Concepções e práticas de professores de matemática do ensino secundário sobre avaliação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1985
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ensino
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
1997/09/05 - 2007/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1987/08/01 - 1997 | Mathematics school teacher | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/12/20 - 2014/06/18 | Mathematical problem solving: Views on an interactive web based competition (Sub12&Sub14)
PTDC/CPE/101635/2008
Investigador responsável
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE
Coorientador de ADONIAS SOARES DA SILVA JÚNIOR
|
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2021/01/01 - Atual | O profissional bacharel no ensino superior: a visão dos docentes sobre a prática docente
Orientador de Genilson Duarte de Souza
|
Mestrado em Ensino (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2018/01/01 - 2023/03/03 | O papel do preceptor na formação de futuros médicos no internato médico: de preceptor a mentor
Orientador
|
Doutorado em Ensino (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2020/01/02 - 2022/07/14 | Conceções e práticas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre avaliação da aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Ensino (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2016/09/01 - 2022/03/07 | O Insucesso em Matemática na Educação Técnica: Um Estudo com enfoque na dimensão afetiva da aprendizagem.
Coorientador
|
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/01/01 - 2022/03 | O insucesso em matemática na educação técnica : um estudo com enfoque na dimensão afetiva da aprendizagem
http://hdl.handle.net/10451/54664
Coorientador de Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
|
Doutoramento em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2018/01/01 - 2022/02/24 | O professor estagiário de Pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento
pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de
Orientador de Marcelo Máximo Purificação
|
Doutoramento em Ensino (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2016/01/01 - 2022/02/24 | O professor estagiário de Pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento
pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de Matemática nos anos iniciais: experiência
formativa em uma IES do sudoeste de Goiás/Brasil
Orientador
|
Doutorado em Ensino (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2021 - 2021 | O desenvolvimento do raciocínio matemático na aprendizagem da Análise Combinatória: uma experiência de ensino num contexto
de estudos de aula
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Educação estatística na formação inicial de professores - uma experiência de ensino com recurso à tecnologia: estudo de caso
na Escola Pedagógica da Lunda-Norte em Angola
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 - 2015 | TAREFAS MATEMÁTICAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES
Orientador
|
Ensino das Ciências no 3.º C do Ens Básico e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2011 - 2011 | O papel do feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador. Uma experiência
em geometria com recurso ao GeoGebra
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | O desenvolvimento do pensamento algébrico: Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano.
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | A COMUNICAÇÃO ESCRITA NA AULA DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS
Orientador
|
Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2019,
Encontro Internacional da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática SPIEM (2019/11/16 - 2019/11/17)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2015/06/24 - 2015/06/27 | International Conference on Technology in Mathematics Teaching (ICTMT12)
(2015 - 2015)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/12 | A utilização Pedagógica do celular no Ensino da Geografia por meio de trabalho colaborativo entre orientador pedagógico e
uma professora.
Arguente principal
|
JONIS BOZZETTI (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2023/03/28 | Construção do conhecimento profissional para o ensino do pensamento algébrico nos anos
iniciais: aprendizagens em uma comunidade de prática.
Arguente
|
VERA CRISTINA DE QUADROS (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2022/08/09 | Mentoring como estratégia na formação de professores
Arguente principal
|
JOACI DE CASTRO LIMA (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2021/12/17 | Formação de professores em quadros interativos e desenvolvimento do TPACK Matemático
Arguente principal
|
Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Sampaio (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/01/22 | A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação
Semiótica
Arguente principal
|
Maria Manuela Subtil Pedro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019/07 | La tecnología en la enseñanza de la Estadística en Portugal: ¿una realidad o un camino en construcción?
Arguente principal
|
Adelaide João Cardoso Marques Proença (Doutoramento)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
|
2019/07 | O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT
KNOWLEDGE – TPACK) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 3.º CICLO DO ENSINO
BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO
Arguente principal
|
Luis Fabián Gutiérrez-Fallas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2019/04 | PRÁTICAS DE UM PROFESSOR, PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E PENSAMENTO ALGÉBRICO NUMA TURMA DE 7.º ANO DE ESCOLARIDADE
Arguente
|
Elsa Maria de Figueiredo Isabelinho Domingues Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2018/11 | Aprendizagem do cálculo para economistas - caracterização de conceitos matemáticos no nível superior
Arguente principal
|
Jorge Dias Veloso (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018/07 | Ensino baseado em resolução de problemas com recurso à folha de cálculo: uma proposta didática para abordagem ao tópico sucessões
numéricas
Arguente principal
|
Oscar Mavungo Cumbo (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 | Exposição axiomática da geometria euclidiana plana através de histórias em quadrinhos: possibilidades, limitações e desafios
Arguente principal
|
Elias Santiago de Assis (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Matemátic@ XXI: Conexões Surpreendentes
Arguente principal
|
Marli Duffles Donato Moreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2011 | OS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: EFEITOS SOBRE A MOTIVAÇÃO EO DESEMPENHO DOS ALUNOS
Arguente
|
PAULO ALEXANDRE DOS SANTOS GONÇALVES (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2011 | HISTÓRIAS COM MATEMÁTICA: TRABALHO DE PROJETO NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Arguente
|
ANA PAULA ESTRELO MESTRE (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2011 | Aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos no 1.º Ciclo do ensino básico: uma história com robots
Arguente principal
|
Sónia Matilde Pinto Correia Martins (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | International Journal of Educational Technology in Higher Education | Springer |
2016 - Atual | International Journal of Science and Mathematics Education | Springer |
2021/01/01 - 2021/12/31 | International Journal of Educational Technology in Higher Education | Springer |
2021/01/01 - 2021/12/31 | Mathematics | MDPI |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017/11 - 2025 | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | Membro do Conselho Fiscal |