Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Salomé de Almeida Simões
Nomes de citação
- Simões, Salomé
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0512-76D0-E29A
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
| Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2019 - 2025
Em curso
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Políticas Educacionais
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
|
2015/09 - 2018/02/01
Concluído
|
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
"Formação parental: implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
|
2018 - 2018
Concluído
|
Facilitadora do Programa ACT - Educar Crianças em Ambientes Seguros (Outros)
American Psychological Association, Estados Unidos
|
|
|
2000 - 2004
Concluído
|
Comunicação Social (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
15 |
|
2001 - 2002/07/01
Concluído
|
Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura)
Instituto Superior de Ciências Educativas de Mangualde, Portugal
|
14 |
|
1986/09/30 - 1989/07/12
Concluído
|
Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
| CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 1989 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2019 - Atual | Subdirector de Unidade Orgânica | Ministério da Educação, Portugal |
| Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Portugal | ||
| 2014/03/26 - Atual | Membro da Secção de Formação e Monitorização do Centro de Formação Edufor | Ministério da Educação, Portugal |
| Centro de Formação Edufor, Portugal | ||
| 2012/09/03 - 2019 | Adjunta do Diretor | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2012 - Atual | Membro da Secção de Avaliação de Desempenho Docente | Ministério da Educação, Portugal |
| Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Portugal | ||
| 2010 - Atual | Coordenadora de Departamento do 1.º Ciclo | Ministério da Educação, Portugal |
| Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Portugal | ||
| 2010 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico | Ministério da Educação, Portugal |
| Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Portugal | ||
| 2016 - 2019 | Membro da CPCJ | Ministério da Educação, Portugal |
| CPCJ de Nelas, Portugal |
Produções
Publicações
| Artigo em jornal |
|
| Capítulo de livro |
|
| Poster em conferência |
|
| Recurso online |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2022/07/15 | Regulação local da educação em Portugal: configurações e desafios da relação entre o município e os agrupamentos de escolas | Research Summit 2022
Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (Online, Portugal)
|
| 2021/07/01 | Descentralização da educação em Portugal: olhar(es) e caminho(s) através de uma revisão de literatura |
Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (Online, Portugal)
|
| 2021/04/16 | Regulação local da educação em Portugal: configurações e desafios da relação entre o município e os agrupamentos de escolas |
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e pelo Laboratório de Educação a Distância
e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta (Portugal)
|
