???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Cachapuz

Identificadores de autor

Ciência ID
031D-EE47-81F4

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1980 - 1984
Concluído
Science Education (Doctor)
Especialização em Chemistry Education
University of East Anglia, Chemistry Depart., UK, Reino Unido
Admited
1978 - 1979
Concluído
Science Education (Master)
Especialização em Chemistry Education
University of East Anglia, Chemistry Depart., UK, Reino Unido
Admited
1972 - 1974
Concluído
Chimie- Physyque (Master)
Especialização em Termodinãmica e cinética química
Faculté des Sciences, Université Paul Sabatier, Toulouse, França, França
Très Bien
1969 - 1971
Concluído
Maitrise Chimie (Maîtrise)
Especialização em Chimie -Physique
Faculté des Sciences, Université Paul Sabatier, Toulouse, França, França
Assez Bien
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1990 - 1994 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1985 - 1989 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1982 - 1984 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1978 - 1982 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001 - 2007 Director de Unidade Orgânica Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001 - 2010 Conselheiro do Conselho Nacional de Educação de Portugal Ministério da Educação, Portugal
Conselho Nacional de Educação, Portugal
1995 - 2008 Coordenador da Centro de Investigação “Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1988 - 1990 Presidente da Comissão de Gestão e do Conselho Coordenador do Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2007 - 2010 Estatuto epistemológico da Investigação em Educação em Ciência Ibero Americana de 2000 a 2009
FCT
Investigador responsável
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Concluído
2002 - 2005 O estado da Arte em Investigação em Educação em Ciência: Um estudo de Índole Meta-analítica
POCTI/CED/45497/2002
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
2001 - 2003 Ambientalização Curricular no Ensino Superior
Comissão Europeia
Investigador
Comissão Europeia, Bélgica
Concluído
2000 - 2003 “Saberes básicos de todo o cidadão no século XXI”
FCG
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído
1996 - 2002 Ciência Viva
Ciência Viva
Investigador responsável
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
Concluído
1997 - 2001 Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências
ME
Investigador responsável
Ministério da Educação, Portugal
Concluído
1995 - 1997 Ensino Secundário - situação e perspectiva
DEPGEF
Investigador responsável
Ministério da Educação, Portugal
Concluído
1994 - 1997 Reforma Curricular e Formação de Professores/Ciências: da reconstrução de práticas inovadoras
PI/15/94
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Concluído
1995 - 1996 Rede Atlântida
Comissão Europeia
Investigador responsável
Universidade de Girona, Espanha
Concluído
1993 - 1996 Ensino das Ciências/Imagens de Ciência: para uma mudança na Formação de professores
PCSH/C/CED/541/93
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
1992 - 1995 Curriculum Development
nºI CP-92-UK-2174/05
Investigador
Comissão Europeia, Bélgica
Concluído
1991 - 1994 Ensino das Ciências e Mudança Conceptual: Estratégias Inovadoras de Formação de Professores
PCDED/DCI/38.91
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
1990 - 1993 As Ciências/Tecnologia no Ensino Básico (1º ciclo)
PCTS/C/ECT15/90
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1989 - 1992 Das concepções alternativas dos alunos ao ensino da Física e da Química para a mudança conceptual - ensinos básico e secundário
89/SOC/2
Investigador responsável
Instituto Nacional de Investigação Científica, Portugal
Concluído
1985 - 1988 O ensino e a aprendizagem da Física e da Química: análise da situação actual no ensino secundário e propostas para o futuro face aos desafios científico-tecnológicos
85/CEX/3
Investigador responsável
Instituto Nacional de Investigação Científica, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/03/03 - Atual Internacionalização do Ensino Superior em países IberoAmericanos
GIEPES
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., An overview of science teacher education across Europe". Trabalho apresentado em Science and Mathematics Education for the XXI century: ways forward, Winter Conferece of the ATTE (Association for Teacher Education in Europe), Braga, 2019.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Cachapuz, António; Marcia Regina Selpa Heinzle; Cárdenas-García, Pablo. "Introduction to the Thematic Dossier/Introducción al dossier temático", Relapae, 2023
  2. Cachapuz, António. "Science Education: thinking the whole", Rev. Int. de Pesq. em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 4, e023006, p. 1-21, 2023, 2023
  3. Cachapuz, António. "Educação em Ciências: contributos para a mudança", Vitruvian Cogitationes, 2022
  4. Cachapuz, António. "Formação de Professores de Ciências: em defesa de um discurso reflexivo sustentado na pesquisa", Revista Internacional de Formação de Professores, 2021, 1
  5. Figueira-Oliveira, D., Rocque, T., Meirelles, R., & Cachapuz, A. "Ciência e Arte como competência pedagógica para a formação de professores", Revista Ciências e Ideias, 2018
  6. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Bolonha 2015: o estado das coisas", Revista Internacional de Formação de Professores, 2016
  7. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Cultura científica y la defensa de la ciudadanía", Campo Abierto: revista de Educación, 2016
Artigo em revista
  1. Cachapuz, António. "Professional Developmentof science teachers: a systemic vision". Temas & Matizes 17 31 (2024): 507-529. http://dx.doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31538.
    Acesso aberto • Publicado • 10.48075/rtm.v17i29.31538
  2. Antonio Cachapuz. "Dynamics of internacionalization of a european university". Relapae Relapae, Ano 10, n. 19, Deciembre, p.100 -113 (2023): http://revistas.untref.edu.ar/index.php/relapae/index.
  3. Cachapuz, António. "Arte e ciência no ensino interdisciplinar das ciências". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática 1 e020009 (2020): 1-19. -.
    Acesso aberto • Publicado
  4. António Cachapuz. "O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural". Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (2020): https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1385.
    10.20435/serie-estudos.v25i53.1385
  5. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., SHIGUNOF NETO e COELHO, A., FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NO BRASIL E EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS DE FORMAÇÃO". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 101 257 (2020): 144-161. http://dx.doi/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4377.
    Publicado
  6. Cachapuz, António. "CACHAPUZ; A., Universidade, cultura e cientifização das sociedades Modernas". Revista Internacional de Educação Superior 2 2 (2016): 229-240.
    Publicado
  7. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Química Nova na Escola, um caso de sucesso". Química Nova ne Escola (2015):
  8. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Arte e Ciências no ensino das ciências". Interações http://www.eses.pt/interaccoes (2014):
  9. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Interdisciplinarity between Art and Science in Science Teaching". Journal of Science Education special nº (2014): 56.
    Publicado
  10. Cachapuz, António. "CACHAPUZ,A., Editorial". Journal of Science Education 14 (2013): 3-4.
  11. Cachapuz, A.F.. "CACHAPUZ, A., Art and science: Improving science teachers interdisciplinary competences | Arte y ciencia: Mejorando las competencias interdisciplinarias de los profesores de ciencias". Journal of Science Education 14 SPEC. ISSU (2013): 5-7. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882977329&partnerID=MN8TOARS.
  12. Cachapuz, A.; Orlik, Y.. "CACHAPUZ, A., OLRIK, Y., Looking for quality science education | Procurando a qualidade da educação científica". Journal of Science Education 14 SPEC. ISSU (2013): 3-4. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882998351&partnerID=MN8TOARS.
  13. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., OLRIK, Y. , Editorial". Journal of Science Education/Special Issue, 14 - (2013): 3-4.
    Publicado
  14. Cachapuz, António. "PAIXÃO, F., PEREIRA, M., & CACHAPUZ, A. , Cores e corantes dos bordados de Castelo Branco. Interacção de contextos formais e não formais na educação em química". Eduació Química 12 - (2012): 20-28.
    Publicado
  15. Cachapuz, A.F.. "CACHAPUZ, A.,The Leonardo's inheritance | El legado de Leonardo". Educacion Quimica 22 3 (2011): 198-202. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959673078&partnerID=MN8TOARS.
  16. Carrelhas Cachapuz, António Francisco; Claudio del Pino, José. "CACHAPUZ, A., Química y Arte: la armonia escondida". Alambique 69 - (2011): 67-71. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2008.4.25858.
    Publicado • 10.22201/fq.18708404e.2008.4.25858
  17. "Bridging art and science in science education". Journal of Science Education (2010): http://www.info.scopus.com.
  18. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., and FERREIRA, P., Bridging art and science in science education". Journal of Science Education 11 2 (2010): 60-63.
    Publicado
  19. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., A Construção do Espaço Europeu de Ensino Superior". Espaço Pedagógico 16 2 (2010): 123-134.
  20. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , O processo de Bolonha e a Formação de Professores: dilemas, realidades e perspectivas". Revista Brasileira de Formação de Professores 1 2 (2009): 104-117.
  21. Cachapuz, António. "PAIXÃO, F., LOPES, B., PRAIA, J., GUERRA, C. & CACHAPUZ, A. , Where are we? Towards a better comprehension of the state of the art in Science Education Research". Journal of Science Education 9 1 (2008): 4-8.
    Publicado
  22. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., PAIXÃO, F., LOPES, B. & GUERRA, C. , Do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciências: linhas de pesquisa e o caso CTS". Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 1 1 (2008): 25-46.
  23. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Arte y Ciência. Que papel en la Educación en Ciencia?". Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias 4 2 (2007):
    Publicado
  24. Paixão, M.F.; Pereira, M.M.; Cachapuz, A.F.. "PAIXÃO, F., PEREIRA, M., & CACHAPUZ, A., Bridging the gap: From traditional silk dyeing chemistry to a secondary-school chemistry project". Journal of Chemical Education 83 10 (2006): 1546-1549. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33749453228&partnerID=MN8TOARS.
  25. Gil-Pérez, D.; Vilches, A.; Fernández, I.; Cachapuz, A.; Praia, J.; Valdés, P.; Salinas, J.. "GIL-PÉREZ, D., VILCHES, A., FERNÁNDEZ, I., CACHAPUZ, A., PRAIA, J., VALDÉS, P., SALINAS, J., Technology as 'applied science': A serious misconception that reinforces distorted and impoverished views of science". Science and Education 14 3-5 (2005): 309-320. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-23844548519&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11191-004-7935-0
  26. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., & GONÇALVES, M. , De la teoría a la práctica: la investigación/acción como estrategia para la innovación en la formación del profesorado de Química. Un ejemplo en la enseñanza en laboratorio del tema ácido/base". Educación Quimica 15 1 (2005): 8-14.
  27. Cachapuz, António. "PRAIA, J., CACHAPUZ, A., Ciência-Tecnologia.-Sociedade: um compromisso ético". Revista Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia y Sociedad 2 - (2005): 173-194.
    Publicado
  28. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. & PAIXÃO, F. , How the History of Chemistry may help to teach the notion of Chemical element". School Science Review 86 317 (2004): 91-94.
    Publicado
  29. Praia, João; Cachapuz, António; Gil-Pérez, Daniel. "CACHAPUZ, A., PRAIA, J., JORGE, M. , Da Educação em Ciência a orientações para o Ensino das Ciências: um repensar epistemológico". Ciência & Educação (Bauru) 10 3 (2004): 363-381. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132002000200009.
    10.1590/s1516-73132002000200009
  30. Rodrigues, Adriana Araújo Dutra; Quadros, Ana Luiza de. "PAIXÃO, F., CACHAPUZ, A. , Mudanças na Prática da Química pela Formação dos Professores em História e Filosofia das Ciências". Química Nova na Escola ”. Química Nova na Escola 18 - (2003): 13-18. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160114.
    Publicado • 10.21577/0104-8899.20160114
  31. Cachapuz, António. "SÁ - CHAVES, I., CACHAPUZ, A., e PAIXÃO, F. , Os desafios da complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular". Estudos/UCDB 15 (2003): 11-36.
    Publicado
  32. Cachapuz, António. "FERNÁNDEZ, I., GIL-PÉREZ, D., VILCHES, A., VALDÉS, P., CACHAPUZ, A., PRAIA, J., SALINAS, J. , El olvido de la tecnología como refuerzo de las visiones deformadas de la Ciencia". Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias. http//: www.saum.uvigo.ef/reec (2003):
    Publicado
  33. Gil-Pérez, D.; Guisasola, J.; Moreno, A.; Cachapuz, A.; Pessoa De Carvalho, A.M.; Torregrosa, J.M.; Salinas, J.; et al. "GIL-PÉREZ, D., GUISASOLA, J., MORENO, A., CACHAPUZ, A., et al., Defending constructivism in science education". Science and Education 11 6 (2002): 557-571. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-2442538691&partnerID=MN8TOARS.
  34. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., SÁ- CHAVES, I. e PAIXÃO, F. , Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos". Estudos/UCDB 14 (2002): 15-38.
    Publicado
  35. Cachapuz, António. "PRAIA, J., CACHAPUZ, A., & GIL PEREZ, D. , A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica". Ciência e Educação 8 2 (2002): 253-262.
  36. Vilches, Amparo; Gil Pérez, Daniel. "MAIZTEGUI, A., GIL PEREZ, D., VILCHES, A., VALDEZ, P., PRAIA, J., CACHAPUZ, A. et al., Papel da tecnología en la educación científica: una dimensión olvidada". Revista Ibero Americana de Educación 28 temático (2002): 129-155. http://dx.doi.org/10.17227/ted.num22-379.
    Publicado • 10.17227/ted.num22-379
  37. Cachapuz, António. "PRAIA, J., CACHAPUZ. A., & GIL PEREZ, D. (2002). Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência e Educação, 8 (1), 127-145.". Ciência e Educação 8 1 (2002): 127-145.
    Publicado
  38. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , A formação inicial de professores na encruzilhada de Bolonha.". Revista de Educação XXI 1 (2002): 31-36.
    Publicado
  39. Cachapuz, António. "PAIXÃO, M. F. e CACHAPUZ, A. , Epistemology and the change of the images of science in Science Teaching". Journal of Science Education 2 1 (2001): 33-38.
    Publicado
  40. Cachapuz, António. "GIL PEREZ, D., MONTORO, I., CARRASCOSA, J., CACHAPUZ, A. e PRAIA, J. , Para uma imagem não deformada do trabalho científico". Ciência e Educação 7 2 (2001): 125-153.
    Publicado
  41. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., PRAIA, J., GIL, D., CARRASCOSA, J. e TERRADES, M. , A emergência da Didáctica das Ciências como campo específico de conhecimento". Revista Portuguesa de Educação 14 1 (2001): 155-195.
    Publicado
  42. Cachapuz, António. "PAIXÃO, M. F. e CACHAPUZ, A., Mass conservation in chemical reactions: the development of an innovative teaching strategy based on the History and Philosophy of Science. Chemistry Education". Research and Practice in Europe 1 2 (2000): 201-215.
    Publicado
  43. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , A procura da excelência na aprendizagem". Estudos/UCDB 10 (2000): 9-26.
    Publicado
  44. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M. , Reflexão em torno de perspectivas de ensino das Ciências: contributos para uma nova orientação curricular – ensino por pesquisa.". Revista de Educação IX 1 (2000): 69-79.
  45. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., PRAIA J., PAIXÃO, F. e MARTINS, I ., Uma visão sobre o ensino das ciências no pós-mudança conceptual: contributos para a formação de professores". Inovação 13 2/3 (2000): 117-137.
    Publicado
  46. Cachapuz, António. "PAIXÃO, F. e CACHAPUZ, A. ,La enseñanza de las ciencias y la formación de profesores de la enseñanza primária para la reforma curricular: de la teoria a la práctica". Enseñanza de las Ciencias 17 1 (1999): 69-77.
  47. Cachapuz, António. "PAIXÃO, F. y CACHAPUZ, A. Dimensão Epistemológica dos programas de Física e Química e implicações na Prática de Ensino: que leitura fazem os professores?”". ” Enseñanza de las Ciencias 1 - (1998): 284-293.
    Publicado
  48. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. e PRAIA, J. , “Manuais Escolares: que papéis para a escola do século XXI ?”". Inovação 11 3 (1998): 61-73.
    Publicado
  49. Cachapuz, António. "PAIXÃO, F. e CACHAPUZ, A. , Valorização da História da Ciência no ensino da Física e Química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema “conservação da massa nas reacções químicas". Educare-Educere 3 (1998): 31-47.
  50. Cachapuz, António. "PRAIA, J. e CACHAPUZ, A. , Concepções epistemológicas dos professores Portugueses sobre o trabalho experimental". Revista Portuguesa de Educação 11 1 (1998): 72-85.
    Publicado
  51. Maskill, R.; Cachapuz, A.F.C.; Koulaidis, V.. "MASKILL, R., CACHAPUZ, A. & KOULAIDIS, V. , Young pupils’ ideas about the microscopic nature of matter in three different european countries". International Journal of Science Education 19 6 (1997): 631-645. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0039523746&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0950069970190602
  52. Cachapuz, António. "CAMPOS, C. e CACHAPUZ, A. , Imagens de Ciência em Manuais de Química Portugueses". Química Nova na Escola 6 (1997): 23-29.
    Publicado
  53. Acevedo Díaz, José A.. "THOMAZ, M., CRUZ, M., MARTINS, I. y CACHAPUZ, A.(1996).”Concepciones de Futuros Profesores del Primer Ciclo de Primaria sobre la Naturaleza de la Ciencia: contribuciones de la formación inicial". Enseñanza de las Ciencias 14 3 (1996): 315-322. http://dx.doi.org/10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.i3.04.
    Publicado • 10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.i3.04
  54. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Em defesa de uma investigação em Educação em Ciências mais relevante para os professores". Noesis 34 (1995): 42-45.
    Publicado
  55. Cachapuz, António. "PAIXÃO, F. e CACHAPUZ, A. , A Reforma Curricular lida através das Práticas Pedagógicas dos Professores". Aprender 18 - (1995): 60-67.
  56. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , O ensino da Química na perspectiva de trabalho científico: o exemplo da Termodinâmica". Química Nova 18 1 (1995): 91-96.
    Publicado
  57. Cachapuz, António. "PRAIA, J. e CACHAPUZ, A. Un análisis de las concepciones acerca de la naturaleza del conocimiento cientifico de los profesores portugueses de la enseñanza secundária". Enseñanza de las Ciencias 12 3 (1994): 350-354.
    Publicado
  58. Cachapuz, António. "PRAIA, J. e CACHAPUZ, A., Uma uma reflexão em torno das concepções epistemológicas dos professores de Ciências, ensinos básico (3º Ciclo) e secundário: um estudo empírico". Revista Portuguesa de Educação 7 1/2 (1994): 37-45.
  59. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. & MARTINS, I. Looking at science experiments through the students' eyes". Science Education International 4 1 (1993): 16-18.
    Publicado
  60. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Ensino das Ciências e Mudança Conceptual: estratégias inovadoras de formação de professores". Inovação 6 (1993): 47-54.
    Publicado
  61. Cachapuz, António. "Research to improve science teaching in Portuguese primary schools". Primary Science Review, nº 23, pp. 32-34. 23 - (1992): 32-44.
    Publicado
  62. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., e MARTINS, I., Formação em Química dos Professores e Ensino para a Mudança Conceptual: uma estratégia inovadora." Boletim da Sociedade Portuguesa de Química". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 46 (1991): 13-18.
    Publicado
  63. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., MALAQUIAS, I., MARTINS, I., THOMAZ, M. e COSTA, N., A Química e o seu Ensino". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 46 (1991): 3-10.
    Publicado
  64. Cachapuz, António. "MARTINS, I. & CACHAPUZ, A., How do pupils perceive the concept of energy in chemical situations?". . School Science Review 71 257 (1990): 83-85.
    Publicado
  65. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., MALAQUIAS, I., MARTINS, I., THOMAZ, M. e VASCONCELOS, N., Objectivos do Ensino da Física/Química nos ensinos Básico e Secundário (Parte 1): perspectivas dos professores sobre a sua relevância". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 39 (1990): 11-15.
    Publicado
  66. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., MALAQUIAS, I., MARTINS, I., THOMAZ, M. e VASCONCELOS, N., Dados para uma Estratégia de Intervenção na Formação Contínua de Professores de Física e Química". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 40 (1990): 11-19.
    Publicado
  67. Cachapuz, A.F.C.; Maskill, R.. "Using word association in formative classroom tests: Following the learning of Le Chatelier’s principle". International Journal of Science Education 11 2 (1989): 235-246. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0039634622&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0950069890110212
  68. Maskill, R.; Cachapuz, A.F.C.. "Learning about the chemistry topic of equilibrium: The use of word association tests to detect developing conceptualizations". International Journal of Science Education 11 1 (1989): 57-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0039634620&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0950069890110106
  69. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Linguagem Metafórica e o Ensino das Ciências". Revista Portuguesa de Educação 2 3 (1989): 117-129.
    Publicado
  70. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., ROCHA, J. e JESUS, H. , 1989. , Química e Ambiente - como de um problema ambiental se construiu uma estratégia de ensino do conceito de reacção química - ensino básico". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 38 (1989): 61-63.
    Publicado
  71. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., 1989. , Por um ensino relevante da Química: que papel para o trabalho experimental". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 36 (1989): 25-27.
  72. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., MALAQUIAS, I., MARTINS, I., THOMAZ, M. e VASCONCELOS, N., O Trabalho Experimental nas aulas de Física e Química - uma perspectiva nacional.". Gazeta da Física 12 2 (1989): 65-69.
    Publicado
  73. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., MALAQUIAS, I., MARTINS, I., THOMAZ, M. e VASCONCELOS, N., Proposta de um instrumento para análise de Manuais Escolares de Física e Química". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 35 (1989): 9-14.
    Publicado
  74. Cachapuz, António. "MARTINS, I. e CACHAPUZ, A., O uso de testes diagnósticos e a identificação de dificuldades na aprendizagem do tema, energia e reacções químicas (8º ano de escolaridade)". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 34 (1988): 9-10.
    Publicado
  75. Cachapuz, A.F.C.; Maskill, R.. "Detecting changes with learning in the organization of knowledge: Use of word association tests to follow the learning of collision theory". International Journal of Science Education 9 4 (1987): 491-504. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33751316711&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0950069870090407
  76. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. e RIBEIRO, G., Identificação de versões privadas de conceitos da Química no ensino secundário". Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 23 (1986): 21-36.
    Publicado
  77. Cachapuz, António. "KLAEBE, A., BRAZIER, J., CACHAPUZ, A., GARRIGUES, B., MARRE, M. et CONTRERAS R., Approche cinetique du mécanisme d’isomerization de spirophosphoranes optiquement actifs". Tetrahedron 38 14 (1982): 2111-2122.
    Publicado
  78. Cachapuz, António. "KLAEBE, A., CACHAPUZ, A., BRAZIER, J., HOUALLA, D., et WOLF, R., 1977. Mutarotation arising from stereolabile pentacoordinated phosphorus.". Phosphorus and Sulfur 3 - (1977): 61-76.
    Publicado
  79. "Mutarotation arising from stereolabile pentacoordinated phosphorus”.". Phosphorus ans Sulfur (1977):
  80. "Spirophosphoranes optiquement actifs VII: Mutarotation en pentacoordination. Information aportée par effect de solvant". Tetrahedron Letters (1974):
  81. Klaebe, A.; Cachapuz, A.C.; Brazier, J.-F.; Wolf, R.. "Optically active spirophosphoranes. Part VI. Kinetics of epimerization of the chiral skeleton unit". Journal of the Chemical Society, Perkin Transactions 2 14 (1974): 1668-1671. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-37049123118&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1039/P29740001668
  82. Cachapuz, António. "KLAEBE, A., CACHAPUZ, A., BRAZIER, J., MARRE, M., et WOLF, R., Spirophosphoranes optiquement actifs VII: Mutarotation en pentacoordination. Information aportée par effect de solvant". Tetrahedron Letters 45 - (1974): 3971-3974.
    Publicado
  83. Cachapuz, António. "BRAZIER, J., CACHAPUZ, A., KLAEBE, A. et WOLF, R., Spirophosphoranes optiquement actifs. Induction asymétrique de deuxième ordre et mutarotation". Comptes Rendus de la Société Chimique de France 277 - (1973): 183-186.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cachapuz, António. "Fronteiras Arte/Ciência e Formação Contínua de Professores de Ciências". In Coletânea do Congresso Paulista de Ensino das Ciências, editado por Shigunov, A; Coelho, A; Fortunato, I., 229-245. São Paulo, Brasil: Hipótese, 2022.
    Publicado
  2. Cachapuz, António. "Erasmus de Roterdão: Portugal e a Europa". In Novos e velhos desafios da Internacionalização Superior na contemporaneidade, 68-89. Campinas, Brasil: Mercado das Letras, 2021.
    Publicado
  3. Cachapuz, António. "Investigação em Didáctica da Química: Problemática e Perspectivas". In Percursos de Investigação em Educação no CIDTFF: um itinerário pelas Lições de Agregação, 45-90. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2019.
    Publicado
  4. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. Da formação de professores em Portugal, circunstâncias,rupturas e alternativas". In E BOOK, Formação inicial e contínuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha, Antonio F. Cachapuz, Alexandre Shigunov Neto & Ivan Fortunato. (org.), 17-40. SP, Brasil: Hipótese, ISBN 978-85- 60127- 00-9, 391 págs., 2018.
    Publicado
  5. Cachapuz, António. "CACHAPUZ; A., Pósfacio". In O Ensino na Escola de Hoje: Teoria, Investigação e Aplicação, 541. Lisboa, Portugal: CLIMEPSI, 2018.
    Publicado
  6. Cachapuz, António. "Da formação de professores de ciências em Portugal: circunstâncias, rupturas e alternativas". In Da formação de professores de ciências em Portugal: circunstâncias, rupturas e alternativas, 17-40. São Paulo, Brasil: Hipótese, 2018.
    Publicado
  7. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Bolonha 2017". In Educação Superior e Formação de Professores: questões actuais, 29-41. Brasil: Ed. Hipótese, p. 29-41, ISSN 978-85-922295-7-3., 2017.
    Publicado
  8. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Pesquisa em Educação em Ciências: uma história de sucesso". In “PENSAR E CONSTRUIR A UNIVERSIDADE NO SÉC. XXI”, (orgs.) Santos, R. e Bonito, J., 151-174. Boavsita, Brasil: UFRR, ISBN 978-85- 8288- 064-7., 2015.
    Publicado
  9. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Do diálogo entre Arte e Ciência na Educação em Ciências". In In, “Educação em Ciências e Matemática: debates contemporâneos sobre a formação de professores”, Gonçalves, T., Macedo, F., e Souza, F., (orgs.), 22-33. Brasil: Penso Editora, Porto Alegre, ISBN 978-85- 8429- 058-1., 2015.
    Publicado
  10. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., A universidade na encruzilhada de paradigmas". In EDUCAÇÃO SUPERIOR IBEROAMERICANA: uma análise para além das perspectivas mercadológicas da produção de conhecimento, 219-229. Campinas, Brasil: Mercado das Letras, ISBN 978-987-722-073-5, 2015.
    Publicado
  11. Cachapuz, António. "Educação em Ciências: caminhos percorridos e dinâmicas de mudança". In Ensino de Ciências: múltiplas perspectivas, diferentes olhares, Júnior, C., Júnior, A., e Corazza, M., 173. Brasil: CRV , Curitiba, ISBN: 978- 85- 444- 1980028-9., 2014.
    Publicado
  12. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Educação em Ciências e o Arquipélago dos Saberes". In Educação em Ciências: epistemologias, princípios e acções educativas., 117-134. Curitiba, Brasil: CRV, ISBN 978-85-8042-490-4, 2012.
    Publicado
  13. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Do Ensino das Ciências: seis ideias que aprendi". In O Ensino das Ciências como Compromisso Científico e Social: os caminhos que percorremos, 11-32. São Paulo, Brasil: Cortez ed., SP, Brasil, p. 11-32 (ISBN 978-85-249-1980-0)., 2012.
    Publicado
  14. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Tecnociência, Poder e Democracia". In CTS e Educação Científica, 49-72. Brasília, Brasil: Ed. UNB, ISBN 978-85-230-1306-6, 2011.
    Publicado
  15. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Bolonha 2010". In Reforma Universitária e a Construção do Espaço Europeu de Ensino Superior, 93-107. Campinas, Brasil: Mercado das Letras, ISBN 978-85-7591-198-3, 2011.
  16. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., A construção do Espaço Comum Europeu de Ensino Superior: um case study da globalização". In Universidade Contemporânea: políticas do Processo de Bolonha, 13-26. Campinas, Brasil: Mercado das Letras, ISBN: 978-85-7591-107-5, 2009.
    Publicado
  17. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Ensino, Qualidade e Formação de Professores: necessidade actuais". In Ensino Qualidade e Formação de Professores,, 77-87. Portugal: Bonito, J. / Universidade de Évora, ISBN: 978-989-95802-1-3, 2009.
    Publicado
  18. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Educação em Ciência. Que fazer?". In Ciência e Educação em Ciência. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, CNE, 239-250, ISBN: 972 – 8360 – 34 -37., 2007.
    Publicado
  19. Cachapuz, António. "LOPES, J.B., PAIXÃO, F., PRAIA, J., GUERRA, C.& CACHAPUZ, A. , Orientação da Investigação em Educação em Ciências e Tipo de Investigação". In Contributos para a qualidade educativa do ensino das ciências do pre-escolar ao superior, 225. Vila Real, Portugal: .Lopes, J.b. & Cravino J., UTAD (eds),, 2007.
    Publicado
  20. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Universities/Schools partnerships: a strategy for curriculum improvement in Portugal". In Curriculum Development Re-Invented, 115-121. Leiden: Letschert, J. , ISBN: 90 329 2242 4., 2005.
    Publicado
  21. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. y MARTINS, F. PINHO, L. (2003). Diagnostico de la Ambientalización Curicular de los Estudios Superiores". In Ambientalización Curicular de los Estudios Superiores, 307-333. Espanha: Anna M. Geli, Mercè Junyent y Sara Sánchez, ISBN: 84-8458-154-3., 2004.
    Publicado
  22. Cachapuz, António. "FERNÁNDEZ, I., GIL-PÉREZ., VILCHES, A., VALDÉS, P., CACHAPUZ, A., PRAIA, J. & SALINAS, J., (2004). La superación de las visiones deformadas de la Ciencia y ala Tecnología: un requisito esencial para la renovación de la educación científica. In:Didáctica de las Ciencias: Nuevas Perspectivas. p. 444-466. Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño y Cátedra Unesco en Ciencias de la Educación. Ed". In Didáctica de las Ciencias: Nuevas Perspectivas, 444-466. La Habana, Cuba: Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño y Cátedra Unesco en Ciencias de la Educación, 2004.
    Publicado
  23. Cachapuz, António. "PAIXÃO, F. & CACHAPUZ, A., Alteração da imagem de ciência e de ensino da ciência em alunos futuros professores através de formação em História e Filosofia da Ciência.". In La Didactica de las Ciencias Experimentales ante las Reformas Educativas y la Convergencia Europea., 113-118. Espanha: Universidad del País Vasco, Servicio Editorial, ISBN: 84-8373-643, 2004.
    Publicado
  24. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. y MARTINS, F. PINHO, L. , Processo de Ambientalización Curicular de los Estudios Superiores". In Ambientalización Curicular de los Estudios Superiores, 215-232. Mercè Junyent, Anna M. Geli y Eva Rabat , 215-232, ISBN: 84-8485-190-X., 2003.
  25. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. y MARTINS, F. , Caracterización de la Ambientalización Curicular de los Estudios Superiores". In Ambientalización Curicular de los Estudios Superiores, 191-201. Espanha: Mercè Junyent, Anna M. Geli y Eva Rabat , ISBN: 84-8458-173-X., 2002.
    Publicado
  26. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , A Universidade, a valorização do ensino e a formação dos seus docentes". In Reflexões sobre a formação de professores, 115-139. São Paulo, Brasil: Papirus, 2002.
    Publicado
  27. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Em defesa do aperfeiçoamento pedagógico dos docentes do ensino superior". In A Formação pedagógica dos professores do ensino superior, 55-62. Lisboa, Portugal: Colibri, 2001.
    Publicado
  28. Cachapuz, António. "A Educação e a Formação na Sociedade da Informação: o contributo das Novas Tecnologias". In A sociedade da Informação e a Escola, 50-54. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 1998.
    Publicado
  29. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Investigação em Didáctica das Ciências em Portugal: um balanço crítico". In Didáctica e Formação de Professores, 205-240. São Paulo, Brasil: Ed. Cortez, S. Paulo, 1997.
    Publicado
  30. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., JACINTO, F., e LEITE, E. Ensino Secundário: situação e perspectivas". In A evolução do sistema educativo e o Prodep, 191-352. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, 1997.
    Publicado
  31. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , Ensino das Ciências e Mudança Conceptual: estratégias inovadoras de formação de professores .". In Ensino das Ciências, 145-164. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1997.
    Publicado
  32. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A., Que investigação para a melhoria da educação?". In Investigação e Inovação para a qualidade das escolas, 120-127. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1996.
    Publicado
  33. Cachapuz, António. "CACHAPUZ, A. , O ensino das Ciências para a excelência da aprendizagem". In Novas Metodologias em Educação, 349-385. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cachapuz, António. CACHAPUZ, A., Formação de Professores de Ciências: Ensino da Química. Porto, Portugal: CEEC, 972- 98725-2-X. 2004.
    Publicado • Editor
  2. Cachapuz, António. CACHAPUZ, A., Formação de Professores de Ciências: Tectónica de Placas, Uma perspectiva didáctica, 7º ano escolaridade. Porto, Portugal: CEEC, 972- 98725- 1-1. 2001.
    Publicado • Editor
  3. Cachapuz, António. CACHAPUZ, A., Formação de Professores de Ciências: Perspectivas de ensino das Ciências. Porto, Portugal: CEEC, 972-98725-03. 2000.
    Publicado • Editor
  4. Cachapuz, António. CACHAPUZ, A., Formação de Professores de Ciências: Ensino das Ciências 1º Ciclo. Porto, Portugal: CEEC, ISBN 798 - 2000. 2000.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Cachapuz, António. CARVALHO, A.M.P., CACHAPUZ, A E GIL- PEREZ, D. , O Ensino das Ciências como Compromisso Científico e Social. São Paulo, Brasil: Cortez ed., SP, Brasil, ISBN 978-85-249-1980-0. 2012.
    Publicado
  2. Cachapuz, António. CACHAPUZ A., GIL-PÉREZ, D., DE CARVALHO, A. M. P. & PRAIA, J., VILCHES, A. , A Necessária Renovação do Ensino das Ciências.. São Paulo, Brasil: Cortez, ISBN: 85-249-1114-X. 2005.
    Publicado
  3. Cachapuz, António. CACHAPUZ, A., SÁ-CHAVES, I., PAIXÃO, E., ALONSO, L. & ROLDÃO, M. , Saberes básicos de todos os cidadãos no Séc. XXI. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, ISBN 972-8360-30-4. 2004.
    Publicado
  4. Cachapuz, António. CACHAPUZ, A., PRAIA, J., & JORGE, M. , Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa, Portugal: Instituto Nacional de Educação, ISBN: 972- 783- 083-8. 2002.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Cachapuz, António. "Internacionalizaciõn en la Universidad de Aveiro: un balance y retos futoros". Trabalho apresentado em Transformación Universitaria, Retos y oportunidades, Salamanca, 2021.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Interview to the journal Temas e Matizes/Entrevista à revista Temas e Matizes. Entrevista sobre Educação em Ciências à revista Temas e Matizes, sobre Problemáticas e Desafios da Educação em Ciências. 2023. Cachapuz, António.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 71 conferências/comunicações em 17 países: USA, América do Sul, Ásia, Europa.
Alemanha; Argentina; Brasil; Canadá; Chile; China; Colômbia; Cuba; Eslovénia; Espanha; França; Estados Unidos; Grécia; Holanda; Hungria; Portugal; Reino Unido

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2008 - 2012 Estudo da convergência em pesquisas e ensino de ciências e arte a partir da análise documental e metodológica/Dto
Coorientador de Denise Figueira Oliveira,
Doutoramento (Doutoramento)
Instituto Oswaldo Cruz, Brasil
2008 - 2010 Linguagem Metafórica e Ensino da Química
Orientador de Paula Cristina Ornelas
Mestrado em Didáctica das Ciências (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2008 Contributos do Diálogo entre Ciência e a Arte para a Educação em Ciências no 1º CEB
Orientador de Paula Cristina Ferreira
Mestrado em Didáctica das Ciências (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2001 - 2006 Formação em Ciências de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico: do seu sentido inovador a práticas lectivas renovadas
Orientador de Maria Manuela Póvoas Jorge
Doutoramento em Didáctica
Universidade de Aveiro, Portugal
2003 - 2004 Estudo sobre o aperfeiçoamento de um curso universitário introdutório de química /PósDoc
Orientador de Claudio del Pino
Didáctica (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Aveiro, Portugal
2000 - 2004 Formação de Professores de Ciências e Ensino Inovador da Reprodução Humana
Coorientador de Ludovina Baldaia Coutinho,
Doutoramento em Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2003 - 2003 Constituição de professores universitários de disciplinas sobre o ensino de química ( Dto. sanduiche)
Orientador
Doutoramento sanduiche (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1998 - 2000 Linguagem e Construção do Conhecimento Didáctico: Analogias e Metáforas no ensino do tema Equilíbrio Químico (10º Ano de Escolaridade)
Orientador de Ana Cláudia Nascimento
Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1998 - 2000 A leitura crítica dos programas curriculares de Ciências Naturais pelos professores estagiários
Orientador de Jorge Cunha
Mestrado em Supervisão/Ciências (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
1998 - 2000 Os manuais escolares na formação inicial de professores de Ciência Naturais
Orientador
Mestrado em Supervisão/Ciências (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
1994 - 1999 Da Construção do conhecimento didáctico na formação de professores do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências – conservação da massa nas reacções químicas: estudo de índole epistemológica
Orientador de Maria de Fátima Carmona Paixão
Doutoramento em Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 1998 O Trabalho experimental e o ensino da Química na perspectiva de trabalho científico: um percurso de investigação/acção no estudo do tema reacções químicas e energia – 11º ano
Orientador
Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1995 - 1997 Ensino Experimental da Química e Formação de Professores: determinação da acidez total de um vinho – um percurso de investigação/acção
Orientador
Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994 - 1996 Das imagens de Ciência de alunos do ensino secundário à Inovação na Formação de Professores
Orientador de Paulo Jorge Barreto Moreira
Mestrado em Supervisão/Ciências
Universidade de Aveiro, Portugal
1994 - 1996 Imagens de Ciência veiculadas por Manuais de Química do Ensino Secundário - Implicações na Formação de Professores de Física e Química
Orientador de Carlos Costa Campos
Mestrado em Supervisãp/Ciências (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1994 - 1996 Formação de Professores e Ensino Experimental das Ciências: um processo inovador de pesquisa com alunos do ensino básico, no Brasil
Orientador
Supervisão/Ciências (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1993 - 1995 O estudo dos alunos por textos de Química: caracterização e contributos para a Formação de Professores
Orientador de Maria de La-Salete Paixão
Supervisão/ Ciências (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1990 - 1995 From misconceptions to modified strategies in earth sciences in Portuguese secondary education
Coorientador de Luis Ferreira Marques
PhD (Doutoramento)
Universidade de Keeele, Reino Unido
1990 - 1995 Formação de Professores no Ensino da Geologia: contributos para uma Didáctica fundamentada na epistemologia das Ciências. O caso da Deriva Continental
Coorientador de João Félix Praia
Doutoramento em Didáctica
Universidade de Aveiro, Portugal
1991 - 1993 Os Desafios da Reforma Curricular e a Formação de Professores de Ciências da Natureza do 1º Ciclo de Ensino Básico: a prática pedagógica como indicador de mudanças necessárias
Orientador de Maria de Fátima Carmona Paixão
Mestrado em Supervisão/Ciências (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
1986 - 1990 A Energia nas Reacções Químicas: modelos interpretativos usados por alunos do ensino secundário
Orientador de Isabel Pinheiro Martins
Doutoramento em Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1986 - 1988 Eficácia do Modelo Integrado na Formação de Professores de Ciências da Natureza
Orientador de Maria Manuela Póvoas Jorge
Mestrado em Ensino das Ciências da Natrureza (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Provas académicas de Mestrado, Doutoramento e Agregação bem como concursos universitários para professores Associado e Catedrático (Brasil, Espanha, Reino Unido e Portugal)
Arguente
Candidatos do Brasil, Espanha, Reino Unido e Portugal (Outro)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (2318-6674) Revista REAMEC
2017 - Atual Revista Prática Docente (2526-2149) Instituto Federal Mato Grosso
2009 - Atual Journal of Science Education (0124-5481) Fundación Revista de Educación de las Ciencias
2009 - Atual Revista EUREKA sobre enseñanza y divulgación de las ciencias (1697-011X) Servicio de Publicaciones de la Universidad de Cadiz
2008 - Atual Revista Brasileira de Formação de Professores (1984-5332) FACEC
2007 - Atual Journal of Chemical Education (19381328, 00219584) American Chemical Society
2001 - Atual Ciência & Educação (Bauru) (1516-7313) SciELO
2001 - Atual Teoria e Prática da Educação (1415-837X) Universidade Estadual de Maringá/Brasil
2001 - Atual TED, Tecne, Episteme y Didaxis/ Colombia. (2323-0126) SCIELO
2001 - Atual Química Nova na Escola (0104- 8899) Sociedade Brasileira de Química
2001 - Atual Enseñanza de las Ciencias Revista de investigación y experiencias didácticas (2174-6486) Universitat Autonoma de Barcelona
2000 - Atual Chemistry Education Research and Practice in Europe (1109-4028) University of Ionnina
1993 - Atual "Aprender", Escola Superior de Educação de Portalegre (desde 1993). (0871-1267) Escola Superior de Educação de Portalegre
1986 - Atual Revista de Educação (0871-3928) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Dpt. Educação

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2010 - 2022/01/31 Presidente da Comissão de Avaliação Externa, área da Educação, da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), 2010-2022.
Presidente
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, A3ES, Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, A3ES
2016 - 2016 Membro do painel de avaliação de candidaturas dos projectos de investigação/Educação da Fundação Calouste Gulbenkian
Avaliador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian
2009 - 2009 Membro do painel conjunto CAPES/FCT, Projectos de Investigação/ Educação, Cooperação Internacional, Brasília
Avaliador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1994 - 2008 Avaliação das candidaturas a Bolsas de Mestrado/ Doutoramento/pós-Doutoramento, área da Educação do Ministério da Ciência e Tecnologia
Avaliador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
2007 - 2007 Membro do painel conjunto CAPES/FCT, Projectos de Investigação/ Educação, Cooperação Internacional, Brasil/Portugal, Brasília
Avaliador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
2003 - 2003 Membro do painel internacional de avaliação do desempenho das Unidades de Investigação e Desenvolvimento, financiamento plurianual do Ministério da Ciência e Tecnologia Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
2003 - 2003 Expert evaluator (projectos de investigação/Educação) no âmbito da União Europeia, 6º Programa Quadro, Bruxelas
Avaliador
Comissão Europeia, Bélgica Comissão Europeia
2001 - 2001 Membro do painel de avaliação de candidaturas ao Prémio Ciência, Fundação Calouste Gulbenkian
Avaliador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian
2001 - 2001 Coordenador do painel internacional de avaliação dos projectos de investigação SAPIENS 2001 (área das Ciências da Educação), Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Avaliador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
2000 - 2000 Expert evaluator (projectos de investigação/Educação) no âmbito da União Europeia, 5º Programa Quadro, Sociedade da Informação, Bruxelas
Avaliador
Comissão Europeia, Bélgica
1998 - 2000 Membro das Comissões Nacionais de Avaliação (comissões externas) da Licenciatura em Ensino de Física e da Licenciatura em Ensino de Química (CNAVES)
Avaliador
Ministério da Educação, Portugal Ministério da Educação
1999 - 1999 Auditoria do programa de pós-graduação/Educação da Universidade Estadual de São Paulo, UNESP/Marília, Brasil
Avaliador
UNESP/Marília, Brasil UNESP/Marília
1999 - 1999 Membro do painel conjunto CAPES/ICCTI, Projectos de Investigação/ Cooperação Internacional, Brasil/Portugal, Brasília
Avaliador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1994 - 1998 Coordenador Institucional da Avaliação Institucional da Universidade de Aveiro
Avaliador
Universidade de Aveiro, Portugal
1997 - 1997 Coordenador do painel de avaliação do projectos de investigação do programa PRAXIS XXI (área das Ciências de Educação)
Avaliador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1996 - 1996 Membro do painel internacional de avaliação do desempenho das Unidades de Investigação e Desenvolvimento, financiamento plurianual do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Avaliador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1994 - 1994 Comissão de Avaliação da JNICT (área das Ciências de Educação) para o Financiamento Plurianual de Unidades de Investigação e Desenvolvimento
Avaliador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1994 - 1994 Vogal do júri internacional para a avaliação de propostas de criação de museus dinâmicos para o ensino das Ciências no Brasil, programa SPEC.
Avaliador
Ministério da Educação, Brasil
1989 - 1989 Consultor dos grupos de trabalho do Ministério da Educação encarregados da Reorganização dos Planos Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário: Física e Química (3º ciclo); Ciências Naturais (3º ciclo); Ciências da Natureza (2º ciclo)
Especialista
Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008 - 2008 Metodologias de Investigação em Educação Formação contínua de professores UNESP/Bauru, Brasil
2008 - 2008 A Educação em Ciência como campo epistemológico Formação Contínua de Professores Universidade Federal de Goiás, Brasil
2000 - 2008 Metodologias de Investigação em Educação Doutoramento em Didáctica (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
1986 - 2007 Estágio Pedagógico Licenciatura em Ensino de Física e Química Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 2006 Metodologia do Ensino da Química e Física Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 2006 Epistemologia e Ensino das Ciências Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2005 - 2005 Educação em Ciências e Ensino das Ciências Formação Contínua de Professores Universidade de São Paulo, Brasil
1993 - 2001 Supervisão em Ensino de Física e Química Mestrado em Supervisão (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 2000 Tecnologia Educativa/Ciências Ensino de Física e de Química (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
1986 - 2000 Seminário Científico - Pedagógico Licenciatura em Ensino de Física e Química Universidade de Aveiro, Portugal
1999 - 1999 Ensino por Pesquisa: Paradigma de Ensino e de Formação de Professores Formação Contínua de Professores UNESP/Marília, Brasil
1990 - 1990 Metodologias Educativas e de Ensino (Univ. Nova de Lisboa), Portugal
1986 - 1990 Didáctica da Química e Física Ensino de Física e Química (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
1982 - 1987 Estrutura e Propriedade da Matéria Vários (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
1978 - 1979 Química Inorgânica Química (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
1974 - 1975 Chimie Physique/Travaux Practiques Maîtrise en Chimie - Physique (Maîtrise) Faculté des Sciences, Université Paul Sabatier, Toulouse, França, França

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2008/05 - 2008/05 A avaliação do Processo de Bolonha: visões dos diferentes actores, TV UNIVESP Ensino Universitário

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual Membro da APEDUC Associação Portuguesa de Educação em Ciências
2010 - Atual Associação Ibero/Americana na Educação em Ciência (AIA/CTS)
1999 - Atual ABRAPEC , Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
1993 - 1998 Coordenador da Comissão Coordenadora do Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Aveiro
Coordenador
Universidade de Aveiro, Portugal
1993 - 1995 Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Supervisão da Universidade de Aveiro
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1990 - 1992 Membro do Senado da Universidade de Aveiro (eleito em representação dos Doutores)
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1989 - 1992 Membro da Assembleia da Universidade de Aveiro (eleito em representação dos Doutores)
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1991 - 1991 Comissão para a elaboração da proposta de Regulamento do Conselho Científico da Universidade de Aveiro
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1990 - 1991 Representante da Universidade de Aveiro na Comissão de Representantes do CRUP/ Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para a Formação Contínua de Professores
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1986 - 1991 Coordenador da Comissão Científica do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro
Coordenador
Universidade de Aveiro, Portugal
1988 - 1990 Presidente da Comissão de Gestão e do Conselho Coordenador do Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade de Aveiro
Presidente / Vice-presidente
Universidade de Aveiro, Portugal
1989 - 1989 Comissão para a elaboração da proposta de distribuição de vagas de Professores Catedráticos e Associados da Universidade de Aveiro
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1986 - 1989 Membro convidado do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Porto, de 1986 a 1989.
Membro
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
1987 - 1987 Comissão de apreciação das propostas de novos cursos da Universidade de Aveiro
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
1983 - 1985 Coordenador da Comissão Pedagógica do Departamento de Química da Universidade de Aveiro
Coordenador
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Título

2016 Membro Honorário da Associação Portuguesa de Educação em Ciências/APEDUC
Associação Portuguesa de Educação em Ciências , Portugal