???global.info.a_carregar???
Paulo Vaz de Carvalho. Completed the PHD on Sciences of Healh: Linguistics of Portuguese Sign Language in 2015 by Universidade Católica Portuguesa, Master in Educational Sciences: Specialization Area: Education, Comunication and Language in 2006 by Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas and Licenciatura in History in 1999 by Universidade Lusíada de Lisboa. He is currently an integrated Researcher at the Portuguese Catholic University in Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) and Professor in the Master on Portuguese Sign Language and Deaf Education and also in the PhD in Sciences of Cognition and Language. He is Manager of Laboratory of Language in the Institute Sciences of Health -UCP (Lang_Lab). He is Invited Professor in Escola Superior de Educação de Setúbal. He published the books ¿Brief History of the Deaf in the World and in Portugal¿ (2007), the book ¿The Heritage of the Abbot of L'Épée at the turn of the 18th century to the 19th century¿ (2013), ¿The Education of the Deaf in the Casa Pia de Lisboa: Historical review¿ (2019) and three textbooks from the PRO-LGP Degree at the Portuguese Catholic University: ¿History of Deaf Education I¿ (2009); ¿History of Deaf Education II¿(2011) and ¿Deaf Studies I: Reference Works¿ (2013) He was Coordinator of the Research Unit of the Jacob Rodrigues Pereira Institute (IJRP) from 2005 to 2018. Published 10 articles in journals. Has 2 section(s) of books and 4 book(s). Organized 9 event(s). Participated in 10 event(s). Has received 2 awards and/or honors. Participates and/or participated as Integration into Research Grant Fellow in 1 project(s), Other in 3 project(s), PhD Student Fellow in 1 project(s) and Principal investigator in 7 project(s). Works in the area(s) of Deaf Education, History of the Deaf, Linguistics of Portuguese Sign Language. He was coordinator of the first bilingual school dictionary for the deaf (http://academialgp.weebly.com) and coordinator of the Lisbon Team of the international dictionary of sign languages Spread the Sign (www.spreadthesign.com). He has taken several courses in Portuguese Sign Language (LGP) since the early 1990s. He was coordinator and jury in several master's and PhD theses
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo vaz de Carvalho

Nomes de citação

  • Vaz de Carvalho, Paulo
  • VAZ DE CARVALHO, PAULO

Identificadores de autor

Ciência ID
031C-5A23-FEBD
ORCID iD
0000-0001-5345-3896

Endereços de correio eletrónico

  • pcjanas.vazdecarvalho@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • ICS - Instituto de Ciências da SaúdeUniversidade Católica Portuguesa | Lisboa Palma de Cima, 1649-023, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/04/02 - 2021/07/31
Concluído
Corpus de Referência da Língua Gestual Portuguesa (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2015
Concluído
PHD on Sciences of Healh: Linguistics of Portuguese Sign Language (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
" An Emergency Specialized Lexicon in LGP: A proposal to Build an Online Bilingual and Bidirectional Dictionary" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Maxim Class, "Summa Cum Laude" por unanimidade, 19
2008 - 2008
Concluído
Curso de Língua Gestual Portuguesa Associação Nível II (Outros)
Associação Portuguesa de Surdos, Portugal
2006
Concluído
Master in Educational Sciences: Specialization Area: Education, Comunication and Language (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Contribuição para o estudo da formação e atribuição dos nomes gestuais nas comunidades de surdos em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (por unânimidade)
2005
Concluído
Curso de Especialização em Educação de Crianças e Jovens Surdos (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Moderna Portuguesa, Portugal
19 valores
2002 - 2003
Concluído
Curso de Língua Gestual Portuguesa de Nível 2 (Outros)
Associação Portuguesa de Surdos, Portugal
2001 - 2002
Concluído
Curso de Língua Gestual Portuguesa de Nível 1 (Outros)
Associação Portuguesa de Surdos, Portugal
2001 - 2002
Concluído
Curso de Língua Gestual Portuguesa (Outros)
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
2000 - 2001
Concluído
Curso de Língua Gestual Portuguesa (Outros)
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
1999 - 2000
Concluído
Curso de Língua Gestual Portuguesa (Outros)
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
1997 - 2000
Concluído
Curso de Escrita Braille (Outros)
Associação Promotora do Ensino de Cegos, Portugal
1999
Concluído
Licenciatura em História- Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
1997 - 1998
Concluído
Curso de Formação de Língua Gestual Portuguesa (Outros)
Centro de Formação de Professores APPTRCJS, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/01 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/04/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003/09/01 - 2019/04/01 Investigador (Investigação) Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2021 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2018 Núcleo para a Língua Gestual Portuguesa Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
Instituto Nacional para a Reabilitação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor Assistente convidado na Escola Superior de Educação de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal
2005/09/01 - 2019/04/01 Coordenador da Unidade de Investigação do Instituto Jacob Rodrigues Pereira Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
2005/09/01 - 2019/04/01 Professor especializado em ensino de surdos Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
2015/05/01 - 2016/06/01 Professor convidado no Mestrado de Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos na Universidade Católica Portuguesa para lecionar a Unidade Curricular "Cultura e Comunidade Surda". Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015/05/01 - 2016/06/01 Professor convidado no Mestrado de Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos na Universidade Católica Portuguesa para lecionar a Unidade Curricular "Cultura e Comunidade Surda". Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/01/01 - Atual Vocational Sign Language on Medicine
2023-1-TR01-KA220-VET-000160699
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Erasmus Plus
2018/01/01 - Atual Projeto Corpus & Avatar de Língua Gestual Portuguesa
PTDC/LLT­LIN/29887/2017
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Em curso
2018/01 - Atual Projeto Corpus & Avatar de Língua Gestual Portuguesa
PTDC/LLTLIN/29887/2017
N/A
2023/01/01 - 2025/12/31 Dicionário Contemporâneo de Língua Gestual Portuguesa: da App à sala de aula
2022.06596.PTDC
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/10/31 - 2025/09 Deaf Chefs, Learning the World Cousine
2021-1-DE02-KA220-VET-000034650
NCA-Navegadores, Consultores Associados, Portugal
Erasmus Plus
Desativado
2008/09/30 - 2011/08 A Emergência do Léxico de Especialidade na LGP: proposta de construção de um dicionário bilíngue-bidirecional online
SFRH/BD/ 43510/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016/09/01 - Atual Give me a Sign
Investigador responsável
2016/09 - Atual Give me a Sign N/A
2018/10/01 - 2021/09/30 Corpus Linguístico e AVATAR da Língua Gestual Portuguesa
PTDC/LLT-LIN/29887/2017
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2008/01/01 - 2018/12/01 Spread the Sign
www.spreadthesign.com
Investigador Principal
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2017/09/01 - 2018/11/04 Os países europeus e capitais em Língua Gestual Portuguesa
CD-ROM
Investigador responsável
Concluído
2015/09/01 - 2017/09/30 VOS: Ver, Ouvir e Sentir
www.casapia.pt
Investigador responsável
2013/01/03 - 2014/09/02 Os Reis de Portugal em Língua Gestual Portuguesa
CD-ROM
Investigador responsável
2013/09/01 - 2014/09/01 O ensino sistemático de vocabulário a alunos surdos
Estudo empírico
Investigador responsável
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2014/02/02 Museu Virtual em Língua Gestual Portuguesa
CD-ROM
Investigador responsável

Outro

Designação Financiadores
2021/09/01 - Atual Vocational Sign Language on Tourism
2020-1-TR01-KA202-093111
Erasmus +
NCA-Navegadores, Consultores Associados, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2020 - Atual Developing online training for Deaf staff (DOTDeaf)
9977hj
Researcher
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2011/09/01 - 2018/07/31 Dicionário Escolar de Língua Gestual Portuguesa: "Academia LGP"
Investigador responsável
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
Fundação Altice
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sofiato, Cássia Geciauskas; Coelho, Orquídea; VAZ DE CARVALHO, PAULO. "A educação de surdos no Brasil e em Portugal nos oitocentos". Trabalho apresentado em XXII ENPOS ¿ Encontro de Pós-Graduação / VI SIIEPE ¿ 6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão: ¿A Universidade em um mundo transformado¿, Pelotas, 2020.
    Publicado
  2. Carvalho, Paulo. "Educação Bilíngue para Surdos: Uma Experiência Portuguesa". Trabalho apresentado em A Educação de Surdos em Debate, Rio de Janeiro, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Geciauskas Sofiato, Cássia; Coelho, Orquídea; Vaz de Carvalho, Paulo. "Deaf education in Portugal and Brazil in the nineteenth century: Similarities and differences". Deafness & Education International (2024): 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/14643154.2023.2300870.
    Publicado • 10.1080/14643154.2023.2300870
  2. VAZ DE CARVALHO, PAULO. "Os Institutos de Surdos dos séculos XVIII e XIX: Centros de Língua Gestual e Cultura Surda". Deaf Culture 7 (2023): 12-31. https://doi.org/10.34632/diffractions.2023.n7.
    Publicado
  3. VAZ DE CARVALHO, PAULO. "Porquê o termo Língua Gestual Portuguesa?". Diffractions 7 (2023): 108-130. https://doi.org/10.34632/diffractions.2023.n7.
    Publicado
  4. Carmo, Helena do; Carvalho, Paulo Vaz de. "O Currículo de Língua Gestual Portuguesa: Passado, Presente e Futuro". Momento - Diálogos em Educação 31 02 (2022): 46-68. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v31i02.14189.
    10.14295/momento.v31i02.14189
  5. Helena Carmo; Paulo Vaz de Carvalho. "PORTUGUESE SIGN LANGUAGE CURRICULUM". Momento - Diálogos em Educação (2022): https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14498.
    10.14295/momento.v31i02.14498
  6. Vaz de Carvalho, Paulo. "História da Educação de Surdos no distrito de Setúbal. Medi@ções, 9(1), 92–111.". Medi@ções 9 (2021): 92-111. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/issue/view/23.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Cássia Geciauskas Sofiato; Paulo Vaz de Carvalho; Orquídea Coelho. "A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus". Revista Educação em Questão (2021): https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23212.
    10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23212
  8. Carvalho, Paulo Vaz de; Sofiato, Cássia Geciauskas. "Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produções". Perspectiva 38 4 (2021): 1-24. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e65934.
    10.5007/2175-795x.2020.e65934
  9. Vaz de Carvalho, Paulo. "A Educação de Surdos no Brasil e o legado dos países europeus". Revista Educação em Questão (2021): 1-25.
    Aceite para publicação
  10. Paulo Vaz de Carvalho; Cássia Geciauskas Sofiato. "Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produções". Perspectiva 38 4 (2020): 1-24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65934.
    10.5007/2175-795X.2020.e65934
  11. Paulo Vaz de Carvalho; Ana Mineiro. "Políticas linguísticas na educação de surdos em Portugal". Educação Unisinos 24 (2020): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/993f3efd-f108-4db7-b60d-e9dcebee3887.
    10.4013/edu.2020.241.19456
  12. Vaz de Carvalho, Paulo; Vaz de Carvalho. "From sign elicitation to the construction of a Linguistic Corpus: Designing a Reference Corpus of Portuguese Sign Language". (2020): https://www.editorialmanager.com/ijcl/default.aspx.
    Em revisão
  13. Carvalho, Paulo. "A Emergência do Léxico de Especialidade na Língua Gestual Portuguesa: Proposta de Construção de um Dicionário Bilíngue Bidirecional onine". Ideação, Revista do Centro de Educac¸a~o, Letras e sau´de Campus de Foz do Iguac¸u´, Brasil 18 1 (2016): 12-42. http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/17226/11544.
    Publicado
  14. Carvalho, Paulo. "O ensino sistemático de vocabulário a alunos surdos: um projecto de investigação-ação". Arqueiro (2014): 7-22.
    Publicado
  15. maria vania silva nunes; Paulo Vaz de Carvalho; Ana Mineiro; Alexandre Castro-Caldas. "Cognitive Studies on Portuguese Sign Language (LGP)". Cadernos de Saúde 2 Especial (2009): 99-104. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/cd376b69-27a9-45c0-b5d4-2894ee1754f5.
    10.34632/cadernosdesaude.2009.2979
  16. Carvalho, Paulo. "Cognitive Studies in Portuguese Sign Language: work in progress". Cadernos de Saúde Especial (2009): 99-104.
    Publicado
  17. Carvalho, Paulo. "Aspectos da Polissemia na Língua Gestual Portuguesa". Polissemia 8 (2008): 37-56.
    Publicado
  18. Ana Mineiro; Liliana Duarte; Paulo Vaz de Carvalho; Carles Tebé; Margarita Correia. "Aspectos da Polissemia nominal em Língua Gestual Portuguesa". Polissema (2008): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/5a6abf68-6afc-49f2-a923-66b0e62114db.
Capítulo de livro
  1. Vaz de Carvalho, Paulo. "Experiências de educação bilíngue para surdos: Entrelaçamentos entre Brasil e Portugal". In Educação de Surdos, Linguagens e Experiências, 51-80. Minas Gerais, Brasil: Navegando Publicações, 2021.
    Aceite para publicação
  2. Carvalho, Paulo. "O Ensino Sistemático de Vocabulário a alunos surdos". In Cartografias da Surdez, 177-187. Lisboa, Portugal: Livpsic, 2013.
    Publicado
Livro
  1. José Lagarto; Ana Mineiro; Paulo Vaz de Carvalho; Mara Moita; Helena Carmo; Joana R. Rato. Guia de boas práticas de ensino online em contexto de emergência para alunos surdos durante a pandemia da doença COVID-19. Universidade Cat{\'o. 2020.
  2. Lourenço Leal, Christiana. A Educação de Surdos na Casa Pia de Lisboa: Resenha Histórica. Lisboa, Portugal: Casa Pia de Lisboa IP./Althum.com. 2019.
    Publicado • 10.24824/978854440096.8
  3. Carvalho, Paulo. A Herança do Abade de L'Épée na Viragem do século XVIII para o século XIX. Lisboa, Portugal: The Factory. 2013.
    Publicado
  4. Carvalho, Paulo. História da Educação de Surdos II. Lisboa, Portugal: Católica Editora. 2011.
    Publicado
  5. Carvalho, Paulo. Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal. Lisboa, Portugal: Surd'Universo. 2007.
    Publicado
Manual
  1. Carvalho, Paulo. Estudos Surdos I. Lisboa, Portugal: Católica Editora. 2012.
    Publicado
  2. Carvalho, Paulo. História da Educação de Surdos I. Lisboa, Portugal: Católica Editora. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Alexandre Castro-Caldas; Ana Mineiro; José Lagarto; Vânia Nunes; Paulo Vaz de Carvalho. "PRO_LGP: an e-learning Project". 2009.
Prefácio / Posfácio
  1. Carvalho, Paulo. "Um bando nas Cócegas do Vento". Prefácio para Um Bando nas Cócegas do Vento. Letras Lavadas. 2019.
    Publicado
  2. Carvalho, Paulo. "A Mulher Surda na II Guerra Mundial". Prefácio para A Mulher Surda na II Guerra Mundial. Brasil: Letraria. 2019.
Resumo em conferência
  1. Carvalho, Paulo Vaz de; Carmo, Helena . Autor correspondente: Carmo, Helena. "The linguistic resources used in children's stories in LGP: Little Red Riding Hood". Trabalho apresentado em SIGN10, 2020.
    10.18653/v1/w15-5124
  2. Ana Mineiro; Morgado, Celda; Carmo, Helena; Moita, Mara; Gonçalves, Matilde ; Gonçalves, Neide; Vaz de Carvalho, Paulo; Palha, Sebastião. "Entre o gesto e a glosa: Critérios de categorização de classes de gestos de um corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa". Trabalho apresentado em III Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras Línguas de Sinais, Porto, 2020.
    Submetido
  3. Alexandre Castro-Caldas; José Reis Lagarto; Ana Mineiro; maria vania silva nunes; Paulo Vaz de Carvalho. "PRO_LGP: an e-learning Project". 2009.
Website
  1. Carvalho, Paulo. Educação bilíngue para alunos surdos: uma experiência portuguesa. 2012. www.porsinal.pt.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/17 Dicionário Contemporâneo de Língua Gestual Portuguesa: da App à sala de aula
Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Escola Superior de Educação do Instituto politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/09/29 22º Congresso Internacional do INES: "Materiais didáticos bilíngues para alunos Surdos"
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) (Rio de Janeiro, Brasil)
2022/08/13 The Change of Paradigm: the recovery of Portuguese Sign Language from clandestinity and the genesis of bilingual education for deaf students in Portugal
Deaf History International (Lubbliana, Eslovénia)
2022/07/13 Diferentes usos de Não_Haver na Língua Gestual Portuguesa Congresso Internacional em Sintaxe: Homenagem à Professora Doutora Ana Maria Brito
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
2022/06/04 História da Educação de Surdos Aula Aberta
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2021/11/26 Jornadas dos Dicionários 2021 Os materiais lexicográficos e pedagógicos nas Línguas Gestuais em geral e na Língua Gestual Portuguesa
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/02/08 Entre o gesto e a glosa: Critérios de categorização de classes de gestos de um corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa. Comunicação oral realizada no III Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras Línguas de Sinais III Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras Línguas de Sinais
Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. (Porto, Portugal)
2020 Entre o Gesto e a Glosa: categorização de classes gramaticais de gestos de um corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais III Encontro de Morfossintaze da Língua Gestual Portuguesa
Escola Superior de Educac¸a~o do Instituto Polite´cnico do Porto. (Porto, Portugal)
2019/07/16 Construção e Anotação do Corpus Linguístico de Referência para a Língua Gestual Portuguesa Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL2019)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018 Novos caminhos na construção da História da Educação de Surdos em Portugal 20 anos da Licenciatura TILGP
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2017 Cinema surdo X Ciclo de Cinema e Produc¸o~es Multime´dia sobre a Comunidade Surda
Teatro Ribeiragrandense (Açores, Portugal)
2016 A acessibilidade das pessoas surdas aos servic¸os pu´blicos Bibliotecas Inclusivas
CRTIC (Lisboa, Portugal)
2016 O Decreto Lei 3/2008 e a construc¸a~o de materiais bilingues para alunos surdos II Encontro Internacional de Educac¸a~o Especial
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Materiais Lexicogra´ficos e Pedago´gicos para a Educac¸a~o Bilingue de alunos surdos I Congresso Nacional das EREBAS: 8 anos- Trajeto´rias, Princi´pios e Pra´ticas
Faculdade de Psicologia e Cie^ncias da Educac¸a~o da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016 Teaching sign languages as foreign language Projeto internacional “Give me a sign”
Alpen- Adria Universitat (Klagenfurt, Áustria)
2016 Spread Share Meeting do projeto internacional “Spread The Sign”
Universidade de Zagreb (Zagreb, Croácia)
2016 eaching a second sign language: A1 and A2 Programs Projeto internacional “Give me a sign”
Doncaster Deaf Trust- School for the Deaf (Doncaser, Reino Unido)
2016 Give me a Sign “Meeting do Projeto Internacional “Give Me a Sign”
Blue Window Association (Izmir, Turquia)
2015 Online tools for Sign Languages Dictionaries Meeting of Spread The Sign- partnership em Lodz, Polo´nia
Deaf Association of Lodz-Polónia (Lodz, Polónia)
2015 New tools for Sign Languages Dictionaries Meeting do Spread The Sign realizado na Alpen-Adria Universitat, Klagenfurt
Alpen-Adria Universitat, Klagenfurt (Klagenfurt, Áustria)
2014 Histo´ria da Educac¸a~o de Surdos: o que dizem as fontes documentais Ciclo de Confere^ncias da Licenciatura em Li´ngua Gestual Portuguesa
Escola Superior de Educac¸a~o de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014 A Educac¸a~o de Surdos em perspetiva 3o Congresso Internacional de Educac¸a~o de Surdos
Centro Cultural Casapiano (Lisboa)
2014 A LGP como li´ngua veicular do ensino e de aprendizagem II Confere^ncia LGP
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
2014 Os Institutos Seculares de Educac¸a~o de Surdos: Passado, presente e futuro XIII Congresso Internacional e do XIX Semina´rio Nacional do Instituto Nacional de Surdos do Brasil (INES) com o tema “Institutos Centena´rios e os atuais desafios na Educac¸a~o de Surdos no Se´culo XXI
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 A pessoa surdocega no Ensino Superior O quotidiano de um aluno Surdo Cego/ Baixa Visa~o
Escola Secunda´ria Alexandre Herculano (Porto, Portugal)
2013 A Educac¸a~o de Surdos em Portugal e no Brasil Retratos da Educac¸a~o de Surdos no Brasil
Agrupamento de Escolas Euge´nio de Andrade (Porto, Portugal)
2013 Aquisic¸a~o Tardia de Li´ngua por Alunos Surdos XII Congresso Internacional e do XVIII Semina´rio Nacional do Instituto Nacional de Surdos do Brasil (INES) com o tema “A Educac¸a~o de Surdos em Pai´ses de Li´ngua Portuguesa”
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 Histo´ria da Educac¸a~o de Surdos: O que Dizem as Fontes Documentais XII Congresso Internacional e XVIII Semina´rio Internacional do Instituto Nacional de Surdos do Brasil (INES) com o tema “A Educac¸a~o de Surdos em Pai´ses de Li´ngua Portuguesa”
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) (Rio de Janeiro, Brasil)
2013 Lingui´stic Quality Plann for the Dictionary Spread The Sign Workshop of Spread The Sign at Iceland National Assotiation of Deaf
Iceland National Assotiation of Deaf (Reykjavik)
2013 The STS Toll to work with deaf students with a delay of language acquisition Conference and Workshop of Spread The Sign
Universita` Ca’ Foscari em Veneza (Veneza)
2012 A Educac¸a~o de Surdos no Instituto Jacob Rodrigues Pereira I Confere^ncia Internacional de Educac¸a~o de Surdos
Casa Pia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 O Abade de L’E´pe´e no se´culo XXI 1as Jornadas da LGP
Escola Superior de Educac¸a~o de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2012 Curri´culo XI Congresso Internacional e do XVII Semina´rio Nacional do Instituto Nacional de Surdos do Brasil “A Educac¸a~o de Surdos em Debate”
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) (Rio de Janeiro, Brasil)
2012 Educac¸a~o Bilingue para Surdos: uma experie^ncia portuguesa XI Congresso Internacional e do XVII Semina´rio Nacional do Instituto Nacional de Surdos do Brasil (INES) com o tema “A Educac¸a~o de Surdos em Debate”
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) (Rio de Janeiro, Brasil)
2011 Materiais Bilingues: uma área de intervenção prioritária Comunicação e Educação Inclusivas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2010 A LGP no ensino da disciplina de História II Congresso de Surdos Infanto-Juvenis
Instituto Português da Juventude de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010 Materiais em LGP adaptados A Promoc¸a~o e Educac¸a~o para a Sau´de na CPL: As boas pra´ticas
Instituto Superior de Cie^ncias Sociais e Poli´ticas da Universidade Te´cnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Material didáctico de apoio ao ensino bilingue de surdos - Glossários e Reis de Portugal em LGP Atelier de glossa´rios
Escola Secunda´ria Alexandre Herculano (Porto, Portugal)
2008 A Cultura Surda, uma realidade? 3o Semina´rio Anual de Interculturalidade “Museus e dia´logo entre culturas
Fundac¸a~o Portuguesa das Comunicac¸o~es (Lisboa, Portugal)
2008 Para uma História dos Surdos e da Surdez Viagem ao Mundo dos Surdos e da Surdez
Escola António Arroio (Lisboa, Portugal)
2008 Bilingual Education at Jacob Rodrigues Pereira Institute Celebrar a diversidade lingui´stica, promover a acessibilidade e a excele^ncia educativa dos surdos
Faculdade de Psicologia e Cie^ncias da Educac¸a~o da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2007 Percurso da Educação de Surdos em Portugal V Fórum “A Surdez: Problemáticas/ Perspectivas de Intervenção”
Escola de Referência para a Educação Bilíngue de Alunos Surdos de Ilhavo (Ílhavo, Portugal)
2007 O Ensino através da LGP A Surdez no Ensino
Escola Superior de Educac¸a~o do Instituto Polite´cnico do Porto. (Porto, Portugal)
2007 A História da Educação de Surdos em Portugal Ensino da Língua Gestual Portuguesa como 1a e 2a Língua
Associação Portuguesa de Surdos (Lisboa, Portugal)
2006 Um exemplo de Investigação em LGP: os nomes gestuais” no âmbito do Seminário “Investigação da Língua Gestual Portuguesa”
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Associação Portuguesa de Surdos (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/02/01 - 2021/01/31 Pós-doutoramento
Orientador
História da Educação de Surdos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - Atual Organizac¸a~o do I Congresso Internacional de Educac¸a~o de Surdos do IJRP. (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Concepção e Autoria da Exposição: História da Educação de Surdos em Portugal (1823-2019) (2019 - 2019)
Exposição (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/03/24 - 2018/03/24 Conferência 20 Anos da Licenciatura TILGP (2018 - 2018)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016/11/18 - 2016/11/19 Comissão Científica do 1º Congresso Nacional EREBAS: 8 anos- Trajetórias, princípios e práticas (2016/11/18 - 2016/11/19)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Organizac¸a~o do IV Congresso Internacional de Educac¸a~o de Surdos do IJRP. (2015 - 2015)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Organizac¸a~o do III Congresso Internacional de Educac¸a~o de Surdos do IJRP. (2014 - 2014)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Convenor com Alina Villalva e Ana Mineiro do Workshop intitulado “listenning to Silent Languages” inserido da 42 nd Annual Conference da Societas Linguistica Europea (SLE) – Lisboa, Setembro de 2009. (2009 - 2009)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2009 Participac¸a~o no processo de ensino/ aprendizagem do mo´dulo III: “Me´dico, a pessoa e o doente” do 1o ano do Mestrado Integrado em Medicina. (2009 - 2009)
Outro (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal
2009 - 2009 Organizac¸a~o do Semina´rio em Traduc¸a~o e Interpretac¸a~o em LGP na CPL-IP. (2009 - 2009)
Seminário
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/10/01 - Atual Workshop: Sendas do Passado, Presente e Futuro
Oficina (workshop)
A Educação Bilíngue de Alunos Surdos: da teoria à prática
Escola de Referência para a Educção Bilíngue de Faro, Portugal
2022/09/22 - Atual Workshop em Língua Gestual Portuguesa em Contexto Clínico
Oficina (workshop)
Congresso Nacional do Interno de Formação Geral
Medstart, Portugal
2022/05/03 - Atual 7º Encontro do Ciclo "Conversas à terça" Materiais didáticos para alunos surdos
Agrupamento de Escolas Nº1 de Beja, Portugal
2020/01/23 - Atual Meeting do Projeto Internacional "Give me a Sign 2"
Encontro
Projeto internacional “Give me a sign”
2021/12/06 - 2021/12/06 Key-Speaker nas III Jornadas Pedagógicas da Surdocegueira
Conferência
A Surdocegueira em Portugal: perspetivas atuais
CED António Aurélio da Costa Ferreira- CPL-IP, Portugal
2018 - 2018 Moderador na Conferência: 20 anos da Licenciatura TILGP
Conferência
20 anos da Licenciatura TILGP
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/07/19 - 2017/07/19 Ação de Formação: "O Intérprete de Língua Gestual Portuguesa no Contexto Educacional": A Educação Bilíngue a alunos surdos e a construção de materiais lexicográficos e pedagógicos bilíngues: situação actual e propostas futuras
Oficina (workshop)
O Intérprete de Língua Gestual Portuguesa no Contexto Educacional
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2017 Mesa Redonda: "Panorama sobre o Futuro da Educação de Surdos e da Interpretação no Ensino"
Mesa-redonda
Panorama sobre o Futuro da Educação de Surdos e da Interpretação no Ensino
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Minicurso Pre´-congresso com o tema “Histo´ria de Educac¸a~o”
Oficina (workshop)
XIII Congresso Internacional e do XIX Semina´rio Nacional do Instituto Nacional de Surdos do Brasil
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
2014 - 2014 Participou como moderador na mesa com o tema “Aprendizagem de Li´ngua Escrita para Surdos” no a^mbito do XIII Congresso Internacional e do XIX Semina´rio Nacional do Instituto de Educac¸a~o de Surdos do Brasil (INES) com o tema “Instituic¸o~es Seculares de Educac¸a~o de Surdos: trajeto´rias e atuais desafios”
Outro
“Instituic¸o~es Seculares de Educac¸a~o de Surdos: trajeto´rias e atuais desafios”
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
2013 - 2013 O INES em Angola
Conferência
A Educac¸a~o de Surdos em Pai´ses de Li´ngua Portuguesa
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
2013 - 2013 Participou como moderador na Mesa Redonda Internacional “Educac¸a~o de Surdos na Li´ngua em Pai´ses no Continente Africano” no a^mbito do XII Congresso Internacional e XVIII Semina´rio Internacional do Instituto Nacional de Surdos do Brasil (INES) com o tema “A Educac¸a~o de Surdos em Pai´ses de Li´ngua Portuguesa”
Mesa-redonda
Educac¸a~o de Surdos na Li´ngua em Pai´ses no Continente Africano
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
2013 - 2013 Organizac¸a~o do II Congresso Internacional de Educac¸a~o de Surdos do IJRP.
Congresso
II Congresso Internacional de Educac¸a~o de Surdos do IJRP.
Instituto Jacob Rodrigues Pereira/ Casa Pia de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/04/20 Avaliação da Consciência Querológica de Crianças Surdas Portuguesas: Proposta de um instrumento de avaliação: Unidades mínimas da configuração da mão, movimento e local de articulacão, o IACQ - LGP
Arguente principal
Marta Filipa Prata dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2020/03/11 Preparação teórico-prática para o exame de código na surdez e sua realização
Arguente principal
Paula Sofia Fernandes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019 Análise do processo de inclusão do aluno Surdo na identificação de gestos para conteúdos artísticos
Arguente principal
Luís Joaquim António Muengua (Mestrado)
2019 A LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA NO ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA – TERMINOLOGIA ESPECÍFICA
Arguente principal
Ana Teresa Reynolds de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019 BASES TERMINOLÓGICAS PARA A INTERVENÇÃO LINGUÍSTICA NORMALIZADORA EM LÍNGUAS GESTUAIS, NA ÁREA DA FÍSICA
Arguente
Taynã Araujo Naves (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 Crianças Surdas e a Intervenção pelas Línguas (Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa)
Arguente principal
Susete de Gois Ornelas (Mestrado)
2016 “A Acessibilidade nas mãos: patrimiónio histórico acessível para pessoas surdas”
Arguente principal
Ana Raquel Oliveira Lima (Mestrado)
2016 Uma primeira abordagem aos classificadores da Língua Gestual Portuguesa
Arguente principal
Helena Cristina Horta Sustelo do Carmo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 Um olhar no ensino da Língua Gestual Portuguesa nos Açores: Estudo de caso sobre a interação no desenvolvimento linguístico
Arguente principal
Maria Joa~o Cabral Raposo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/16 - 2023/11/17 4º Encontro de Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras línguas de sinais
2022/07/08 - 2022/07/09 4º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa Escola Superior de Educação do Instituto Politénico do Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - 2016 Educação & Realidade

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - 2018 Comissão do 2º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa
Avaliador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/07/08 - 2016/07/09 Comissão do Programa do I Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa
Especialista
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/06/03 - Atual 1a Reunião Transatlântica de Investigações em Estudos Surdos - Brasil & Portugal,
Membro
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 Participac¸a~o como membro da Comissa~o Cienti´fica do I Congresso das EREBAS- 8 anos – Trajeto´rias, Princi´pios e Pra´ticas organizado pela Faculdade de Psicologia e Cie^ncias da Educac¸a~o da Universidade do Porto.
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Participac¸a~o na Comissa~o Cienti´fica no XII Congresso Internacional e XVIII Semina´rio Nacional do Instituto Nacional de Surdos do Brasil (INES), Rio de Janeiro, Brasil.
Membro
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04/18 - Atual Frontiers in Psychology (Volume 15-2024) Frontiers in Psychology
2024/03/15 - Atual Frontiers in Public Health (Volume 12-2024) Frontiers in Psychology
2023/07/21 - Atual Frontiers in Psychology (Volume 14- 2023) Frontiers in Psychology
2023/02/16 - Atual Frontiers in Psychology (Volume 14-2023) Frontiers in Psychology
2022/05/07 - Atual Revista BELT – Brazilian English Language Teaching Journal Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2021/04/29 - Atual Frontiers in Psychology (Volume 12 -2021) Frontiers in Psychology
Distinções

Outra distinção

2017 Diploma de dedicação em reconhecimento de intervenções relevantes em prol da Língua Gestual Portuguesa
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
2014 Prémio de divulgação científica pela obra “A Herança do Abade de L’Épée na viragem do século XVIII para o século XIX”.