???global.info.a_carregar???
Luís Pedro is an Associate Professor at the Department of Communication and Arts, University of Aveiro, Portugal, where he lectures in Communication Sciences and Technologies undergraduate, graduate and doctoral courses. He is an integrated member of the DigiMedia research group and his research interests are related to participatory and social media development, integration and assessment in educational and training contexts, which have been developed in +50 MSc and PhD supervisions and through the coordination and participation in externally funded research projects. He is (co-)author of 6 books in the topic of Multimedia Technologies for secondary level teaching and learning and has also (co-)authored over 50 scientific publications (journals/conference papers and book chapters) on subjects related with ICT, EdTech, Social Media, TEL and PLEs. He is an editor and reviewer in national and international journals and he also serves as a Program Committee member for various national and international conferences in the referred scientific fields. His personal web page can be found at: http://about.me/lpedro .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro

Nomes de citação

  • Pedro, Luís
  • Luis Pedro
  • Luís Francisco Pedro
  • Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
0314-7BE6-1379
ORCID iD
0000-0003-1763-8433
Google Scholar ID
nRj99jEAAAAJ&hl
Researcher Id
W-4583-2018
Scopus Author Id
49864099900

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2000 - 2005
Concluído
Didática (ramo Tecnologia Educativa) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"A construção de materiais didácticos por recurso a um hipertexto de flexibilidade cognitiva: um estudo comparativo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1994 - 1998
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2009/09/01 - 2023/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2007/09/01 - 2009/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2004/09 - 2007/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/01 - Atual Director of the Doctoral Programme in Multimedia in Education Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/07/17 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - Atual Member of the Scientific Commmittee of the Multimedia in Education Doctoral Programme Universidade de Aveiro, Portugal
2011/02/18 - 2014/05/20 Director of the Doctoral Programme in Multimedia in Education Universidade de Aveiro, Portugal
2007/09/01 - 2011/07/28 Vice Director of the Multimedia Communication Master Universidade de Aveiro, Portugal
2003/09/01 - 2004/08/31 Assistant Tutor (Monitor) Universidade de Aveiro, Portugal
1998/09/01 - 1999/08/31 Assistant Tutor (Monitor) Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/02 - 2026/01 POLARISCOPE
2022.04424.PTDC
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019/09 - 2022/08 DE-TEL
2019-1-NO01-KA203-060280
Erasmus Plus
2018/09 - 2021/08 Mind Safety 2
2018-1-PT01-KA201-047416
Erasmus Plus
2019/04 - 2021/03 PAgES
598349-EPP-1-2018-1-IT-EPPKA2-CBHE-J
Erasmus Plus
2015/08 - 2018/07 Mind Safety - Safety matters! Erasmus Plus
2016/05 - 2016/07 Game-based e Transmedia learning: aplicação prática em cenários de educação no ensino superior
Provided by PTCRIS: SFRH/BSAB/114290/2016
SFRH/BSAB/114290/2016
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/04 - 2013/07 Communication in Shared Personal Learning Environments
PTDC/CPE-CED/114130/2009
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/01/01 - 2004/08/31 A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁCTICOS POR RECURSO A UM HIPERTEXTO DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA: UM ESTUDO COMPARATIVO.
SFRH/BD/3023/2000
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/3023/2000
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2025/02/03 - 2026/08/02 Measuring Engagement in Technology-Enhanced Learning Scenarios - the METELS scale
2023.14504.PEX
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/01/01 - 2024/12 Back to basics: Bridging the gap between higher education and labor market by fostering digital skills
KA220-HED-D2B92D1B
2021-1-PT01-KA220-HED-000023543
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro - Digital Media and Interaction Research Centre, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2022/01/01 - 2024/01/01 Schools toward the 3E: Etools, Emoderation and EAssessment
KA220-SCH-E2EC21B2
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2017/04 - 2020/03 Community-led networks for territorial innovation
CENTRO-01-0145-FEDER-000002
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA DIGITAL (CIC.Digital)
UID/CCI/04667/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/05/01 - 2018/08/31 Games for Media and Information Literacy
UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/04/01 - 2014/03/31 Portuguese Public Higher Education Use of Communication Technologies
PTDC/CPE-CED/113368/2009
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2007/09 - 2011/07 Distance Learning training for Eduardo Mondlane
EaD Set07 v.2 UEM - Educação à Distância
Fundação Calouste Gulbenkian
2009/03 - 2010/02 FORMARE LMS3D
2.27.400.21
Altice Labs
2005/05 - 2008/05 Formação de Formadores e Técnicos em Multimédia e Ensino a Distância e Formadores de Língua Portuguesa de Cabo Verde
FCG - Proc. 70993
Fundação Calouste Gulbenkian
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pedro Almeida; Ana Teixeira; Ana Velhinho; Rui Raposo; Telmo Silva; Luis Pedro. "Remixing and repurposing cultural heritage archives through a collaborative and AI-generated storytelling digital platform". 2024.
    10.1145/3672406.3672419
  2. Yidi Zhang; Margarida Lucas; Luís Pedro. "DECODING LEARNER RESPONSES: AN ANALYSIS OF COMMENTS ON TIKTOK VIDEOS". 2024.
    10.21125/inted.2024.0287
  3. Fabrício Carvalho; Carlos Santos; Luís Pedro. "RESULTS IN APPLYING BADGES IN A GAMIFIED STRATEGY IN THE STUDENT-TO-STUDENT PROGRAM (STSP) AT UNIVERSITY OF AVEIRO". 2023.
    10.21125/iceri.2023.1494
  4. Carlos Santos; Ana Raquel Carvalho; Luís Pedro; Laura Ferreira. "Assessing the Relevance of Developing a Gamified Digital Platform to Promote Extracurricular Activities and Users' Sense of Belonging in K-12 Schools". 2023.
    10.1109/ICALT58122.2023.00038
  5. Eliza R. Oliveira; Tymoshchuk, Oksana; Eveline R. Sacramento; Antunes, Maria João; Almeida, Ana Margarida; Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro; Fernando M. V. Ramos. "Hypermediation functionalities in Digital Platforms for Collaborative and Social Interaction". Trabalho apresentado em International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS) 2023, Praga, 2023.
    Aceite para publicação
  6. Tymoshchuk, Oksana; André C. Branco; Oliveira, Eliza; Antunes, Maria João; Almeida, Ana Margarida; Luís Francisco Pedro; Fernando M. V. Ramos. "Usability evaluation of a community-led innovation mobile app". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Computer-Human Interaction Research and Applications (CHIRA`22), 2022.
    Aceite para publicação
  7. Sousa, Lorena; Pedro, Luis; Santos, Carlos. "An Educational Design Research approach for developing Open Educational Resources to doctoral education training". 2022.
  8. Tymoshchuk, Oksana; Oliveira, Eliza; Carvalho, Daniel; Castello Branco, André; Antunes, Maria João; Pisco Almeida, Ana Margarida; Pedro, Luís; Ramos, Fernando. "Accessibility and microcopy remote testing of mobile applications: The case of the CeNTER platform". Trabalho apresentado em CISTI'2021 - 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Chaves, 2021.
    Publicado
  9. Pedro, Luis; Santos, Carlos. "Has Covid-19 emergency instruction killed the PLE?". 2021.
    10.1145/3486011.3486508
  10. Tymoshchuk, Oksana; Oliveira, Eliza; Branco, Andre; Carvalho, Daniel; Antunes, Maria Joao; Pedro, Luis; Almeida, Ana Margarida; Ramos, Fernando. "Accessibility and microcopy remote testing of mobile applications: The case of the CeNTER platform". 2021.
  11. Oliveira, Eliza; Branco, Andre C.; Carvalho, Daniel; Sacramento, Eveline; Tymoshchuk, Oksana; Pedro, Luis; Antunes, Maria J.; Almeida, Ana M.; Ramos, Fernando. "End-user Evaluation of a Mobile Application Prototype for Territorial Innovation". 2021.
    10.5220/0010479104950504
  12. Tymoshchuk, Oksana; Oliveira, Eliza; Antunes, Maria João; Pedro, Luís; Pisco Almeida, Ana Margarida; Ramos, Fernando; Branco, Castello André; Carvalho, Daniel. "Conceptual design of a digital platform for the promotion of territorial based innovation in the Centro Region of Portugal". Trabalho apresentado em Conference Communities and Networks for Territorial Innovation, 2020.
    Publicado
  13. Branco, Castello André; Carvalho, Daniel; Tymoshchuk, Oksana; Antunes, Maria João; Pedro, Luís; Pisco Almeida, Ana Margarida; Ramos, Fernando. "Prototyping and evaluating a mobile app to promote territorial innovation". Trabalho apresentado em Conference Communities and Networks for Territorial Innovation, Aveiro, 2020.
    Publicado
  14. Pereira, M.A.G.; Pedro, L.F.M.G.. "Collaborative transmedia learning environments for the promotion of students' autonomy and motivation : A study developed with students at risk of dropout and school failure,Ambientes colaborativos transmedia para a promocão da autonomia e motivacão dos estudantes Um estudo com alunos em risco de abandono e insucesso escolar". 2020.
    10.23919/CISTI49556.2020.9140850
  15. Oliveira, D.; Pedro, L.; Santos, C.. "Measuring the (perceived and effective) use of mobile applications by students in higher education classes : A pilot study". 2020.
    10.23919/CISTI49556.2020.9140875
  16. Oliveira, David; Pedro, Luis; Santos, Carlos. "Measuring the (perceived and effective) use of mobile applications by students in higher education classes A pilot study". 2020.
  17. Gomes Pereira, Marina Andreia; Mendes Gabriel Pedro, Luis Francisco. "Collaborative transmedia learning environments for the promotion of students' autonomy and motivation A study developed with students at risk of dropout and school failure". 2020.
  18. Porto Renó, Denis; Almeida, Ana Margarida; Ramos, Fernando; Pedro, Luís; Antunes, Maria João; Tymoshchuk, Oksana; Silva, Paula Alexandra. "Design of a digital mediation platform for the Central Region". Trabalho apresentado em 26th APDR Congress, Aveiro, 2019.
    Publicado
  19. Tymoshchuk, Oksana; Renó Denis; Silva, Paula Alexandra; Almeida, Ana Margarida; Antunes, Maria João; Pedro, Luís; Ramos, Fernando. "Construção de um quadro de referência para a conceção de estratégias de mediação digital em Inovação de base territorial". Trabalho apresentado em 26th APDR Congress, Aveiro, 2019.
    Publicado
  20. Silva, P.A.; Antunes, M.J.; Tymoshchuk, O.; Pedro, L.; Almeida, A.M.; Reno, D.; Ramos, F.. "Involving communities in shaping digital solutions for innovation in societies and territories". 2019.
    10.1109/ICGI47575.2019.8955087
  21. Ramos, Fernando; Pedro, Luís; Almeida, Margarida; Silva, Paula. "EXPLORING THE LEARNING AND TRAINING DIMENSION OF A DIGITAL PLATFORM FOR TERRITORY-BASED INNOVATION". Trabalho apresentado em EDULEARN19 Proceedings ¿ 11th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.2410
  22. Ramos, F.; Pedro, L.; Pisco Almeida, A. M.; Silva, P. A.. "EXPLORING THE LEARNING AND TRAINING DIMENSION OF A DIGITAL PLATFORM FOR TERRITORY-BASED INNOVATION". 2019.
    10.21125/EDULEARN.2019.2410
  23. Rodrigues, F.; Antunes, F.; Almeida, A.M.P.; Beja, J.; Pedro, L.; Clemente, M.; Neves, R.; Vieira, R.. "Inclusive, interdisciplinary and digital-based osh resources: A booklet for students". 2018.
    10.1201/9781351008884-41
  24. Tavares, R.; Vieira, R.; Pedro, L.; Rita Tavares; Rui Vieira; Luis Pedro. "A preliminary proposal of a conceptual educational data mining framework for science education: Scientific competences development and self-regulated learning". 2018.
    10.1109/SIIE.2017.8259644
  25. Ines Araujo; Carlos Santos; Luis Pedro e Joao Batista; Araújo, Inês; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Batista, João. "Badges: How to use?: Training teachers trought a MOOC". 2017.
    10.1109/siie.2017.8259667
  26. David Oliveira; Luis Pedro; Carlos Santos. "THE USE OF MOBILE APPLICATIONS IN HIGHER EDUCATION: PREVALENCE AND PERSPECTIVES – THE UNIVERSITY OF AVEIRO CASE". 2017.
    10.21125/inted.2017.1689
  27. Nídia Spranger; Luís Pedro; Rita Santos. "MOTIVATIONS FOR HIGHER EDUCATION STUDENTS’ USE OF DIGITAL MEDIA IN CLASSROOM CONTEXT". 2017.
    10.21125/inted.2017.2299
  28. Araújo, Inês; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Batista, João. "Crachás: Como usar? - Um MOOC na formação de professores". 2017.
  29. Araújo, Inês; Pedro, Luís; Santos, Carlos; Batista, João. "Crachás: como usar em contexto educativo?". 2017.
  30. Araújo, I.; Santos, C.; Pedro, L.; Batista, J.. "Digital badges on education: Past, present and future". 2017.
  31. Spranger, Nidia; Pedro, Luis; Santos, Rita. "MOTIVATIONS FOR HIGHER EDUCATION STUDENTS' USE OF DIGITAL MEDIA IN CLASSROOM CONTEXT". 2017.
  32. Tavares, Rita; Vieira, Rui; Pedro, Luis. "A preliminary proposal of a conceptual Educational Data Mining framework for Science Education Scientific competences development and self-regulated learning". 2017.
  33. Araujo, Ines; Santos, Carlos; Pedro, Luis; Batista, Joao. "Badges: how to use? Training teachers trought a MOOC". 2017.
  34. Luis Pedro; Carlos Santos; João Batista; Guilherme Cabral; Fátima Pais; Conceição Costa. "SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND DIGITAL LEARNING ENVIRONMENTS: A FRAMEWORK FOR RESEARCH AND PRACTICE USING THE SAPO CAMPUS PLATFORM". 2016.
    10.21125/inted.2016.1239
  35. Pedro, Luís. "Social network analysis and digital learning environments: a framework for research and practice using the SAPO Campus platform". 2016.
    http://dx.doi.org/10.21125/inted.2016.1239
  36. Ramos, Fernando; Pinto, Marta; Coelho, Dalila; Raposo, Rui; Almeida, Pedro; Pedro, Luís; Batista, João. "The use of communication technologies to support teaching and learning practices in portuguese higher education". Trabalho apresentado em 8th International Technology, Education and Development Conference, 2014.
    Publicado
  37. Carlos Santos; Sara Almeida; Luis Pedro; Monica Aresta; Tim Koch-Grunberg. "Students' Perspectives on Badges in Educational Social Media Platforms: The Case of SAPO Campus Tutorial Badges". 2013.
    10.1109/icalt.2013.108
  38. Santos, C.; Almeida, S.; Pedro, L.; Aresta, M.; Koch-Grunberg, T.. "Students' perspectives on badges in educational social media platforms: the case of SAPO campus tutorial badges". 2013.
    10.1109/ICALT.2013.108
  39. Santos, Carlos; Pedro, Luís; Ramos, Fernando. "SAPO Campus: uma nova abordagem à promoção de tecnologias educativas no Ensino Superior". 2013.
  40. Pinto, M.; Souza, F.; Nogueira, F.; Balula, A.; Pedro, L.; Pombo, L.; Ramos, F.; Moreira, A.. "Tracing the emmerging use of communication technologies in higher education: A literature review". 2012.
  41. Aresta, M.; Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro. "Social software, learning and education: New ways to look at and work with the classroom". Trabalho apresentado em Education in a Changing Environment (ECE) 6th International Conference : Creativity and Engagement in Higher Education, 2011.
    Publicado
  42. Almeida, P.; Pedro, L.; Moita, M.; Magalhães, R.; Santos, A.; Moreira, L.. "Serious games as an onboarding organizational tool for new employees". 2011.
  43. Santos, Carlos; Pedro, Luís; Ramos, Fernando; Moreira, António. "Sapo Campus: what users really think about an institutionally supported PLE". 2011.
  44. Afonso, João; Pedro, Luís; Almeida, Pedro; Ramos, Fernando; Santos, Arnaldo. "Exploring Second Life® for online role-playing training". 2009.
  45. Pedro, Luis; Lucio, Levi; Buchs, Didier. "Principles for system prototype and verification using metamodel based transformations". 2006.
    10.1109/RSP.2006.29
Artigo em revista
  1. Luísa Flores; Carlos Santos; Luís Pedro. "Critical factors in the design of a CoP focused on promoting OER digital curation for K12 teachers". Educational Media International (2024): https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2436755.
    10.1080/09523987.2024.2436755
  2. Anabela Brandão; Luís Pedro; Nelson Zagalo. "Teacher professional development for a future with generative artificial intelligence – an integrative literature review". Digital Education Review (2024): https://doi.org/10.1344/der.2024.45.151-157.
    10.1344/der.2024.45.151-157
  3. Yidi Zhang; Margarida Lucas; Pedro Bem-Haja; Luís Pedro. "Analysis of short videos on TikTok for learning Portuguese as a foreign language". Comunicar (2023): https://doi.org/10.3916/C77-2023-01.
    10.3916/C77-2023-01
  4. Lorena Sousa; Luís Pedro; Carlos Santos. "A Systematic Review of Systematic Reviews on Open Educational Resources: An Analysis of the Legal and Technical Openness". The International Review of Research in Open and Distributed Learning (2023): https://doi.org/10.19173/irrodl.v24i3.7196.
    10.19173/irrodl.v24i3.7196
  5. Oksana Tymoshchuk; Maria João Antunes; Ana Margarida Almeida; Paula Alexandra Silva; Luís Pedro; Fernando Ramos. "Developing a digital platform for community-led initiatives: from local agents' needs to interface design". AI & SOCIETY (2023): https://doi.org/10.1007/s00146-022-01621-w.
    10.1007/s00146-022-01621-w
  6. Tymoshchuk, Oksana; Antunes, Maria João; Pisco Almeida, Ana Margarida; Silva, Paula Alexandra; Pedro, Luís; RAMOS, FERNANDO. "Developing a digital solution for community-led initiatives: from local agents needs to interface design". AI&Society (2023): https://link.springer.com/article/10.1007/s00146-022-01621-w.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/s00146-022-01621-w
  7. Yidi Zhang; Margarida Lucas; Luís Pedro. "A Decade of Short Videos for Foreign Language Teaching and Learning: A Review". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12110786.
    10.3390/educsci12110786
  8. Eliza R. Oliveira; André C. Branco; Daniel Carvalho; Eveline R. Sacramento; Oksana Tymoshchuk; Luis Pedro; Maria J. Antunes; Ana M. Almeida; Fernando Ramos. "An Iterative Process for the Evaluation of a Mobile Application Prototype". SN Computer Science 3 4 (2022): https://doi.org/10.1007/s42979-022-01153-6.
    10.1007/s42979-022-01153-6
  9. Eliza Ribeiro Oliveira; Daniel Carvalho; Eveline Sacramento; Andre Branco; Maria João Antunes; Luis Pedro; Oksana Tymoshchuk; Margarida Almeida; Fernando Ramos. "Promoting community-based networks through digital media". Observatorio (OBS*) (2022): https://doi.org/10.15847/obsOBS16220221867.
    10.15847/obsOBS16220221867
  10. Elisabete Peixoto; Luís Pedro; Rui Vieira. "Transmedia in Geosciences Education". Geosciences (2022): https://www.mdpi.com/2076-3263/12/4/171.
    10.3390/geosciences12040171
  11. "The use of mobile applications in higher education classes: a comparative pilot study of the students’ perceptions and real usage". Smart Learning Environments 8 1 (2021): http://dx.doi.org/10.1186/s40561-021-00159-6.
    10.1186/s40561-021-00159-6
  12. David Oliveira; Luís Pedro; Carlos Santos. "The Use of Mobile Applications in Higher Education Classrooms: An Exploratory Measuring Approach in the University of Aveiro". Education Sciences 11 9 (2021): 484-484. https://doi.org/10.3390/educsci11090484.
    10.3390/educsci11090484
  13. Tymoshchuk, Oksana; Porto Renó, Denis; Ramos, Fernando; Almeida, Ana Margarida; Pedro, Luís; Silva, Paula Alexandra. "Las humanidades digitales y la conexión con las raíces culturales: la iniciativa Aldeias do Xisto, en Portugal". La trama de la Comunicación 25 1 (2021): 15-29. https://latrama.fcpolit.unr.edu.ar/index.php/trama/article/view/756.
    Publicado • https://doi.org/10.35305/lt.v25i1.756
  14. Denis Renó; Oksana Tymoshchuk; Ana Margarida Almeida; Luis Pedro; Fernando Ramos; Paula Alexandra Silva. "Las humanidades digitales y la conexión con las raíces culturales a través de la iniciativa portuguesa Aldeias do Xisto". La Trama de la Comunicación (2021): https://doi.org/10.35305/lt.v25i1.756.
    10.35305/lt.v25i1.756
  15. Rita Tavares; Rui Marques Vieira; Luís Pedro. "Mobile App for Science Education: Designing the Learning Approach". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11020079.
    10.3390/educsci11020079
  16. Rita Tavares; Rui Marques Vieira; Luís Pedro. "A participatory framework proposal for guiding researchers through an educational mobile app development". Research in Learning Technology (2020): https://doi.org/10.25304/rlt.v28.2370.
    10.25304/rlt.v28.2370
  17. Cláudia Barbosa; Luís Pedro. "Afiliação geográfica como possível preditor de comportamentos de multitarefa". RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (2020): https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1791.
    10.23899/relacult.v6i6.1791
  18. Cláudia Barbosa; Luís Pedro. "Media Multitasking and geographical affiliation: an exploratory study". Revista Mediterránea de Comunicación 11 1 (2020): https://doi.org/10.14198/MEDCOM2020.11.1.23.
    10.14198/MEDCOM2020.11.1.23
  19. Ana Margarida Pisco Almeida; Joana Beja; Luís Pedro; Fernanda Rodrigues; Mariana Clemente; Rui Vieira; Rui Neves; et al. "Development of an online digital resource accessible for students with visual impairment or blindness: Challenges and strategies". Work 65 2 (2020): 1-10. https://doi.org/10.3233%2Fwor-203085.
    10.3233/wor-203085
  20. Silva, Paula Alexandra; Tymoshchuk, Oksana; Renó, Denis; Almeida, Ana Margarida; Pedro, Luís; Ramos, Fernando. "Understanding the role of communication and mediation strategies in community-led territorial innovation: a systematic review". (2020): http://hdl.handle.net/10773/29861.
  21. Silva, Paula Alexandra; Tymoshchuk, Oksana; Reno, Denis; Almeida, Ana Margarida; Pedro, Luis; Ramos, Fernando. "Understanding the role of communication and mediation strategies in community-led territorial innovation: a systematic review". Interaction Design and Architecture (2020): https://publons.com/wos-op/publon/36043197/.
  22. Pammer-Schindler, Viktoria; Wild, Fridolin; Fominykh, Mikhail; Ley, Tobias; Perifanou, Maria; Soule, Maria Victoria; Hernandez-Leo, Davinia; et al. "Interdisciplinary Doctoral Training in Technology-Enhanced Learning in Europe". Frontiers in Education (2020): https://publons.com/wos-op/publon/50349021/.
    10.3389/FEDUC.2020.00150
  23. Oksana Tymoshchuk; Ana Margarida Almeida; Fernando Ramos; Luis Pedro; Paula Alexandra Silva; Denis Renó. "Mediação digital para a inovação territorial: um estudo de caso múltiplo em redes sociais digitais". Observatorio (OBS*) (2019): https://doi.org/10.15847/obsOBS13420191435.
    10.15847/obsOBS13420191435
  24. Tymoshchuk, Oksana; Porto Renó, Denis; Silva, Paula Alexandra; Almeida, Ana Margarida; Pedro, Luís; Ramos, Fernando. "Digital mediation for territorial innovation: a multiple case study in digital social networks". OBS*Observatorio 13 4 (2019): 70-88. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1435.
    Publicado
  25. Tymoshchuk, O.; Reno, D.; Silva, P.A.; Almeida, A.M.; Pedro, L.; Ramos, F.. "The role of digital technologies in the development of rural communities: A multiple case study of "bioliving" and "bons sons",Papel das tecnologias digitais no desenvolvimento das comunidades rurais: O estudo de caso múltiplo de "bioliving" e "bons sons"". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 2019 52 (2019): 131-144. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85084817114&partnerID=MN8TOARS.
  26. Tymoshchuk, Oksana; Renó, Denis; Silva, Paula Alexandra; Almeida, Ana Margarida; Pedro, Luís; Ramos, Fernando. "O papel das tecnologias digitais no desenvolvimento das comunidades rurais: o estudo de caso múltiplo de ¿BioLiving¿ e ¿Bons Sons¿". (2019): http://hdl.handle.net/10773/28776.
  27. Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro; Cláudia Marina Mónica de Oliveira Barbosa; Carlos Manuel das Neves Santos. "A critical review of mobile learning integration in formal educational contexts". International Journal of Educational Technology in Higher Education 15 1 (2018): https://doi.org/10.1186/s41239-018-0091-4.
    10.1186/s41239-018-0091-4
  28. Inês Araújo; Carlos Santos; Luís Pedro; João Batista. "Crachás: efeitos potenciais na dinâmica de comunidades online". Revista Lusófona de Educação (2018): https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle40.14.
    10.24140/issn.1645-7250.rle40.14
  29. Araújo, I.; Santos, C.; Pedro, L.; Batista, J.. "An analysis of the use of badges in the sapo campus platform: The perspective of communities’ administrators,Une analyse de l’utilisation des badges sur la plateforme sapo campus: Le point de vue des administrateurs de la communauté,Uma análise do uso de crachás na plataforma sapo campus: A perspetiva dos administradores das comunidades,Un análisis del uso de insignias en la plataforma sapo campus". Revista Lusofona de Educacao 41 41 (2018): 83-98. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057488999&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle41.05
  30. Inês Araújo; Carlos Santos; Luís Pedro; João Batista. "An analysis of the use of badges in the SAPO Campus platform: the perspective of communities’ administrators". Revista Lusófona de Educação (2018): https://publons.com/publon/17849506/.
    10.24140/ISSN.1645-7250.RLE41.05
  31. Araújo, I.; Santos, C.; Pedro, L.; Batista, J.. "Badges: Potential effects on the dynamics of online communities,Badges: Effets potentiels sur la dynamique des communautés en ligne,Crachás: Efeitos potenciais na dinâmica de comunidades online,Badges: Efectos potenciales en la dinámica de comunidades en línea". Revista Lusofona de Educacao 40 40 (2018): 55-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064658403&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/ISSN.1645-7250.RLE40.14
  32. Peixoto, Elisabete; Pedro, Luís; Vieira, Rui Marques. "Manuais escolares de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade: análise das suas características estruturais, tecnológicas e didático-pedagógicas". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26859.
  33. Al Lily, A.E.; Foland, J.; Stoloff, D.; Gogus, A.; Deniz Erguvan, I.; Tomé Awshar, M.; Tondeur, J.; et al. "Academic domains as political battlegrounds: A global enquiry by 99 academics in the fields of education and technology". Information Development 33 3 (2017): 270-288. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019498734&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0266666916646415
  34. Oliveira, David; Pedro, Luis; Santos, Carlos. "THE USE OF MOBILE APPLICATIONS IN HIGHER EDUCATION: PREVALENCE AND PERSPECTIVES - THE UNIVERSITY OF AVEIRO CASE". INTED Proceedings (2017): https://publons.com/wos-op/publon/51617651/.
  35. Pais, F.; Pedro, L.; Santos, C.. "The role of institutional leaderships in the SAPO Campus' adoption process". Digital Education Review 29 (2016): 31-44. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976293579&partnerID=MN8TOARS.
  36. Aresta, Monica; Pedro, Luis; Santos, Carlos. "BUILDING A PRESENCE IN THE ONLINE SPACE: AN OPPORTUNITY AND A CHALLENGE FOR 21ST CENTURY STUDENTS An Opportunity and a Challenge for 21st Century Students". e-Learning & Social Media: Education and Citizenship for the Digital Century (2016): https://publons.com/wos-op/publon/24767178/.
  37. Aresta, Mónica; Pedro, Luis; Santos, Carlos; Moreira, António. "Portraying the self in online contexts: context-driven and user-driven online identity profiles". Contemporary Social Science 1 (2015): 1-16.
    Publicado • 10.1080/21582041.2014.980840
  38. Rita Santos; José Azevedo; Luís Pedro. "Digital literacy(ies): definitions, perspectives and challenges". Media & Jornalismo 15 27 (2015): 27-44. https://doi.org/10.14195%2F2183-5462_27_1.
    10.14195/2183-5462_27_1
  39. Pedro, L.; Santos, C.; Aresta, M.; Almeida, S.. "Peer-supported badge attribution in a collaborative learning platform: The SAPO Campus case". Computers in Human Behavior 51 (2015): 562-567. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027924821&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.chb.2015.03.024
  40. Aresta, M.; Pedro, L.; Santos, C.. "Mobile learning and higher education: A theoretical overview". Journal of Mobile Multimedia 11 1-2 (2015): 147-156. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84926460350&partnerID=MN8TOARS.
  41. Ramos, Fernando; Pinto, Marta; Coelho, Dalila; Raposo, Rui; Pombo, Lucia; Pedro, Luis; Almeida, Pedro; et al. "Tracing the Use of Communication Technologies in Higher Education". Using Technology Tools to Innovate Assessment, Reporting, and Teaching Practices in Engineering Education (2015): https://publons.com/publon/15082175/.
    10.4018/978-1-4666-7244-4.CH008
  42. Fernando Ramos; Marta Pinto; Rui Raposo; Pedro, Luís; Pedro Almedia. "U-TRACER®: Uma Plataforma de Registo e Partilha de Informação sobre o Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior". Educação, Formação & Tecnologias 7 1 (2014): 19-29.
    Publicado
  43. Santos, Carlos; Fernando Ramos; Pedro, Luís. "Repensar a tecnologia em contextos educativos: o SAPO Campus no DeCA". Indagatio Didactica 6 1 (2014): 184-200.
    Publicado
  44. Aresta, Mónica; Pedro, Luís; Santos, Carlos; Moreira, António. "Espaço online, oportunidade e desafio para indivíduos e instituições". Indagatio Didactica 6 1 (2014): 80-100.
    Publicado
  45. Sara Almeida; Luís Pedro; Carlos Santos; Almeida, Sara; Pedro, Luís; Santos, Carlos. "Learning to be creative and being creative to learn with SAPO campus: the development of a theoretical framework". International Journal of Technology Enhanced Learning 6 1 (2014): 65-65. https://doi.org/10.1504%2Fijtel.2014.060023.
    Publicado • 10.1504/ijtel.2014.060023
  46. Aresta, M.; Pedro, L.; Santos, C.; Moreira, A.. "Social networks and the construction of identity in digital environments". Journal of Mobile Multimedia 10 3-4 (2014): 194-205. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84910622571&partnerID=MN8TOARS.
  47. Rita Santos; Pedro, Luís; José Azevedo. "Envolvimento, literacia digital e oportunidades no uso da Internet pelos alunos do Ensino Superior: uma análise em função do género". Indagatio Didactica 6 1 (2014): 40-59.
  48. David Oliveira; Pedro, Luís; Santos, Carlos. "A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos: um estudo com o SAPO Campus". Indagatio Didactica 6 2 (2014): 159-172.
  49. Santos, Carlos; Pedro, Luís; Fátima Pais. "Innovation, Knowledge and Sustainability with PLEs: an Empirical Analysis from SAPO Campus Schools Pilots". Journal of Literacy and Technology 15 2 (2014): 218-249.
  50. Pedro, L.; Santos, C.; Almeida, S.F.; Ramos, F.; Moreira, A.; Almeida, M.; Antunes, M.J.. "The SAPO campus recommender system: A study about students' and teachers' opinions". Research in Learning Technology 22 (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920774685&partnerID=MN8TOARS.
    10.3402/rlt.v22.22921
  51. Aresta, Mónica; Pedro, Luís; Moreira, António; Santos, Carlos. "Learning Beyond the Curriculum: PLE and the Development of Soft Skills". Enhancing Learning in the Social Sciences 5 1 (2013): 19-24.
    Publicado • 10.11120/elss.2013.05010019
  52. Aresta, Mónica; Pedro, Luís; Santos, Carlos; Moreira, António. "Online Identity Analysis Model: Analysing the Construction of the Self in Digital Environments". International Journal of Knowledge Society Research 4 3 (2013): 89-102.
    Publicado • 10.4018/ijksr.2013070108
  53. António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "Higher Education Institutions and Digital Identity: New Needs, New Skills?". Digital Identity and Social Media (2013): https://publons.com/publon/6153563/.
    10.4018/978-1-4666-1915-9.CH013
  54. Pedro, Luís. "Tecnologias da comunicação no ensino superior: revisão da literatura internacional". Revista entreideias: educação, cultura e sociedade 2 1 (2013):
    10.9771/2317-1219rf.v2i1.8021
  55. Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almeida, Sara. "Promover a comunicação e partilha em ambientes pessoais de aprendizagem: O caso do Sapo Campus". Indagatio Didactica 4 3 (2012): 65-91.
    Publicado
  56. Pinto, Marta; Souza, Francisle; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lucia; Ramos, Fernando; Moreira, Antonio. "TRACING THE USE OF COMMUNICATION TECHNOLOGY IN HIGHER EDUCATION: A LITERATURE REVIEW". INTED Proceedings (2012): https://publons.com/wos-op/publon/18640707/.
  57. Aresta, Mónica; Pedro, Luís; Santos, Carlos; Moreira, António. "Building identity in an institutionally supported personal learning environment: the case of SAPO Campus". (2012): https://proa.ua.pt/index.php/ple/article/view/16704.
  58. Pais, Fátima; Santos, Carlos; Pedro, Luís. "Sapo Campus Schools: network learning, teaching and people". (2012): https://proa.ua.pt/index.php/ple/article/view/16539.
  59. Pais, Fátima; Santos, Carlos; Pedro, Luís. "Sapo Campus Schools as a disruptive innovation tool: could it be the educational Ba?". (2012): https://proa.ua.pt/index.php/ple/article/view/16479.
  60. Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almeida, Sara. "Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo". Educação, Formação & Tecnologias 4 2 (2011): 76-88.
    Publicado
  61. Almeida, Pedro; Pedro, Luis; Moita, Marilia; Magalhaes, Ricardo; Santos, Arnaldo; Moreira, Lucia. "Serious Game for Business in Context of reception for new employees". Sistemas E Tecnologias de Informacao, Vol I (2011): https://publons.com/wos-op/publon/28633755/.
  62. Carlos Santos; Luís Pedro. "chmod 777 education". eLearn 2009 4 (2009): 4-4. https://doi.org/10.1145%2F1595384.1594178.
    10.1145/1595384.1594178
  63. Pedro, Luis; Risoldi, Matteo; Buchs, Didier; Barroca, Bruno; Amaral, Vasco. "Composing Visual Syntax for Domain Specific Languages". Lecture Notes in Computer Science (2009): https://publons.com/wos-op/publon/5458780/.
    10.1007/978-3-642-02577-8_97
  64. Buchs, Didier; Pedro, Luis; Lucio, Levi. "Formal test generation from UML models". Lecture Notes in Computer Science (2006): https://publons.com/wos-op/publon/64782350/.
  65. Barros, Nuno; Amorim, Antonio; Hawkings, Richard; Franco, Tiago; Klose, Dinis; Pedro, Luis. "The ATLAS experience with databases for structured data with temporal and hierarchical order". IEEE Transactions on Nuclear Science (2006): https://publons.com/wos-op/publon/13557564/.
    10.1109/TNS.2006.879018
  66. Amorim, Antonio; Pedro, Luis; Fei, Han; Almeida, Nuno; Trezentos, Paulo; Villate, Jaime E.. "Grid-Brick Event Processing Framework in GEPS". ArXiv (2003): https://publons.com/wos-op/publon/14903331/.
  67. Pedro, LF; Moreira, A. "Cognitive flexibility hypertexts in the development of didactic materials - Reflexions within the context of an ongoing study". Computers and Education: Towards a Lifelong Learning Society (2003): https://publons.com/wos-op/publon/19100404/.
Capítulo de livro
  1. Ana Velhinho; Mariana Alves; Pedro Almeida; Luís Pedro. "Designing a Collaborative Storytelling Platform to Enrich Digital Cultural Heritage Archives and Collective Memory". 2024.
    10.1007/978-3-031-61351-7_10
  2. Oksana Tymoshchuk; Maria João Antunes; Margarida Almeida; Luís Pedro; Fernando Ramos; Eliza Oliveira; Daniel Carvalho. "Digital Technologies and Mediation in the Context of Territorial Innovation". 2023.
    10.1007/978-3-031-20577-4_5
  3. Anna Nicolaou; Maria Victoria Soule; Androulla Athanasiou; Elis Kakoulli Constantinou; Antigoni Parmaxi; Mikhail Fominykh; Maria Perifanou; et al. "Doctoral Education in Technology-Enhanced Learning: The Perspective of PhD Candidates and Researchers". 2023.
    10.1007/978-3-031-34411-4_23
  4. Laura Ferreira; Carlos Santos; Luís Pedro; Ana Raquel Carvalho. "The HCA Framework - A Storification Model to Support and Facilitate Gamification Design". 2023.
    10.1007/978-3-031-42682-7_66
  5. Oliveira, Eliza; Carvalho, Daniel; Tymoshchuk, Oksana; Antunes, Maria João; Pisco Almeida, Ana Margarida; Pedro, Luís; Ramos, Fernando. "Prototyping a digital platform to promote (hyper)mediation practices in the territory". In Territorial Innovation in Less Developed Regions. Palgrave Studies in Sub-National Governance.. Suazilândia: Palgrave Macmillan, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/978-3-031-20577-4_8
  6. David Manuel Duarte Oliveira; Luís Pedro; Carlos Santos. "Measuring the Use of Mobile Applications in Higher Education". In Theoretical Context, 1-11. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8193-3.ch001
  7. Oksana Tymoshchuk; Ana Margarida Almeida; Luís Pedro; Maria João Antunes; Fernando Ramos; Eliza Oliveira; Daniel Carvalho. "Digital Technologies as Tools to Promote Tourism and Territorial Development". In Design of a Mobile Application for Community-Led Initiatives, 268-291. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7095-1.ch016
  8. Paula Alexandra Silva; Maria João Antunes; Oksana Tymoshchuk; Luís Pedro; Ana Margarida Almeida; Fernando Ramos. "Barrires and Incentives to Territory-Based Innovation Processes". In From Technology to Interaction Among Actors, 44-61. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6701-2.ch003
  9. Lorena Sousa; Luís Pedro; Carlos Santos. "Developing a Prototype of an Open Educational Resource on Research Methods for PhD Candidates in Technology-Enhanced Learning". 295-299. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-86436-1_23
  10. João Lourenço Marques; Giorgia Bressan; Carlos Santos; Luís Pedro; David Marçal; Rui Raposo. "Investigating the Potential of Data from an Academic Social Network (GPS)". 2020.
    10.1007/978-3-030-58799-4_55
  11. Pereira, Olívia R.; Dias, Paula; Pedro, Luís; Sousa, Maria João. "Aromatherapy: ancient solutions for recent problems". In Trends in Pharmaceutical Research and Development, 59-69. Book Publisher International, 2020.
    Publicado
  12. Cl?udia Barbosa; Luís Pedro. "Time Orientation and Media Use". In The Rise of the Device and the Changing Nature of Our Time Perception. Estados Unidos, 2019.
    10.4018/978-1-5225-8163-5.ch004
  13. Renó, Denis; Silva, Paula Alexandra; Almeida, Ana Margarida Pisco; Ramos, Fernando; Pedro, Luís; Antunes, Maria João; Tymoshchuk, Oksana. "Conceção de uma plataforma de mediação digital para a Região Centro". Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 2019.
  14. Pedro, Luís. "Media Multitasking: how does it affect learners and learning?". 59-59. Turquia, 2017.
  15. Pedro, Luís. "Building identity in online environments: an opportunity and a challenge for individuals and institutions". Estados Unidos, 2016.
  16. Tavares, Rita; Vieira, R.; Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro. Autor correspondente: Tavares, Rita. "Impacto da formação contínua segundo o referencial TPACK na utilização e desenvolvimento de recursos educativos digitais por professores do 1.o CEB". In Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados), 1180-1197. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
  17. Ribeiro, Filipa M.; Politis, Yurgos; Culum, Bojana. "New Voices in Higher Education Research and Scholarship". In New Voices in Higher Education Research and Scholarship, 148-164. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2015.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-7244-4
  18. Pedro, Luís; Pedro Almedia; Marta Pinto. "Funcionalidades da plataforma U-TRACER". In Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português, 83-98. Aveiro, Portugal: UA, 2014.
    Publicado
  19. Ramos, F.; Pinto, M.; Coelho, D.; Raposo, R.; Pombo, L.; Pedro, L.; Almeida, P.; et al. "Tracing the use of communication technologies in higher education". 2014.
    10.4018/978-1-4666-8619-9.ch047
  20. Kurbanoglu, Serap; Grassian, Esther; Mizrachi, Diane; Catts, Ralph; Špiranec, Sonja. "Worldwide Commonalities and Challenges in Information Literacy Research and Practice". In Communications in Computer and Information Science (Vol. 397): Worldwide Commonalities and Challenges in Information Literacy Research and Practice, 178-183. Berlin, Alemanha: Springer International Publishing, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-03919-0
  21. Aresta, Mónica; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Moreira, António. "Higher Education Institutions and Digital Identity". In Digital Identity and Social Media, 176-191. London, Estados Unidos: IGI Global, 2013.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-1915-9.ch013
  22. Santos, R.; Azevedo, J.; Pedro, L.. "Digital Divide in Higher Education Students' Digital Literacy". 2013.
    10.1007/978-3-319-03919-0_22
  23. Pedro, Luís. "Campus SAPO: promocionar la idea de PLE con tecnologías sostenidas desde las instituciones". 161-165. Portugal: Marfil, 2013.
  24. Pita, Sara; Pedro, Luís. "Verbal and Non-Verbal Communication in Second Life". In Virtual Worlds and Metaverse Platforms, 100-116. London, Reino Unido: IGI Global, 2012.
    Publicado • 10.4018/978-1-60960-854-5.ch007
  25. Moreira, António; Pedro, Luís; Fernanda Nogueira. "DidaktosOnLine: um Ambiente Virtual de Aprendizagem Baseado na Teoria da Flexibilidade Cognitiva". In Tecnologias na Educação: uma Abordagem Crítica para uma Atuação Prática, 133-147. Recife, Brasil: Editora Universitária da UFRPE, 2011.
    Publicado
  26. Aresta, Mónica; Moreira, António; Pedro, Luís. "Comunicação e colaboração em contexto educativo: o trabalho colaborativo no mestrado em Multimédia em Educação". 99-117. Portugal: CCUM, 2011.
  27. Pedro, Luís; Santos, Carlos; Pedro Almedia. "Espaços de interacção virtual em contextos educativos e institucionais: Projectos de intervenção no Second Life® da Universidade de Aveiro". In Actores em Rede, Comunidades Virtuais, 221-254. São Paulo, Brasil: SENAC, 2010.
    Publicado
  28. Pedro, Luís; Moreira, António; Santos, Carlos. "Comunicação e tutoria on-line". In Aprendizagem multimédia e ensino a distância, 111-124. Lisboa, Portugal: Relógio d'Água, 2009.
    Publicado
  29. Pedro, Luís; Moreira, António. "Cenários de integração das TIC num curso de formação pós-graduada em Multimédia em Educação". In As TIC na Educação em Portugal. Concepções e Práticas., 260-267. Porto, Portugal: Porto Editora, 2008.
    Publicado
  30. Pedro, Luís. "A utilização de ferramentas Web 2.0 e a promoção de processos de aprendizagem colaborativa: implicações educativas e sociais". 2008-2008. Portugal, 2008.
  31. Pedro, Luís; Moreira, António. "Cognitive Flexibility Hypertexts in the development of didactic materials: reflexions in the context of an ongoing research". In Computers and Education: Towards a Life-long Learning Society, 153-165. Dordrecht, Países Baixos: Kluwer Academic Publishers, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pedro, Luís; Santos, Carlos; Almeida, Sara. Proceedings of the PLE Conference’2012. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2012.
  2. Pedro, Luís; Moreira, António; Pedro Almedia; Fernanda Nogueira. Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference (2011). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2011.
Edição de número de revista
  1. Pedro, Luís. "Decentralized badges in educational contexts: the integration of open badges in SAPO Campus". eLearning papers (2013): http://www.openeducationeuropa.eu/en/elearning_papers.
Livro
  1. Moreira, António; Pedro, Luís; Almeida, Margarida; Vieira, Rui Marques; Oliveira, Ana; Oliveira, David; Moreira, Filipe; Pereira, Joana; Tavares, Rita. Autor correspondente: Tavares, Rita. O TELSC em números: Encontro Nacional do Multimédia: Tecnhology Enhanced Learning and Societal Challenges. UA Editora. 2018.
  2. Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Pedro Almedia. Tecnologias Multimédia – Manual do aluno (12º ano). Timor-Leste, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2014.
    Publicado
  3. Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Pedro Almedia. Tecnologias Multimédia - Guia do Professor (12º ano). Timor-Leste, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2014.
    Publicado
  4. Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Pedro Almedia. Tecnologias Multimédia – Manual do aluno (11º ano). Timor-Leste, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013.
    Publicado
  5. Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Pedro Almedia. Tecnologias Multimédia - Guia do Professor (11º ano). Timor-Leste, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013.
    Publicado
  6. Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Pedro Almedia. Tecnologias Multimédia – Manual do aluno (10.º ano). Timor-Leste, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2012.
    Publicado
  7. Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Pedro Almedia. Tecnologias Multimédia - Guia do Professor (10º ano). Timor-Leste, Timor - Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Goes, Hugo; Pedro, Luís; Pereira, Olívia R.; Morais, Jorge Sá; Sousa, Maria João. "Hop bioactive compounds: spontaneous vs commercial varieties". 2019.
Recurso online
  1. Fernando Ramos; Tymoshchuk, Oksana; Luis Pedro; Eliza Oliveira; Ana Margarida Pisco Almeida; Maria João Antunes; Daniel Carvalho. Policy Paper "Use of digital tools to promote community-based initiatives in the Central Region". 2020. http://center.web.ua.pt/wp-content/uploads/2020/05/CeNTER_Policy-Paper-2_Uso-das-ferramentas-digitais-na-promocao-de-iniciativas-de-base-comunitaria-na-Regiao-Centro.pdf.
Relatório
  1. Oliveira, Eliza; Tymoshchuk, Oksana; Ramos, Fernando; Pisco Almeida, Ana Margarida; Carvalho, Daniel; Pedro, Luís; Antunes, Maria João. 2020. Report of the results obtained with the work of laboratory evaluation of the prototype of the CeNTER platform. https://zenodo.org/record/4562371#.Yhq8dhPP0Wo.
  2. Tymoshchuk, Oksana; Ramos, Fernando; Carvalho, Daniel; Oliveira, Eliza; Pisco Almeida, Ana Margarida; Antunes, Maria João; Pedro, Luís. 2020. Implementation of the CeENTER pilot platform. https://zenodo.org/record/4562301#.Yhq-BBPP0Wo.
  3. Tymoshchuk, Oksana; Ramos, Fernando; Antunes, Maria João (0000-0002-7819-4103); Silva, Paula Alexandra; Pedro, Luís; Pisco Almeida, Ana Margarida; Carvalho, Daniel. 2019. Framework of Reference for Digital Mediation Strategies. https://zenodo.org/record/4562269#.YhrACRPP0Wo.
Resumo em conferência
  1. Tymoshchuk, Oksana; Oliveira, Eliza; Castello Branco, André; Antunes, Maria João; Almeida, Ana Margarida; Fernando Ramos; Luís Francisco Pedro. "CeNTER: A digital tool to promote trusty mediation to foster territory-based innovation". Trabalho apresentado em The 8th European Communication Conference 2021, 2021.
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Elsa Maria da Silva. "Podcasts transmediáticos: o mundo do storytelling com base no áudio". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31766.
  2. Ribeiro, André Alvarez Girão. "Gamifying soft skills in the University of Aveiro". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31964.
  3. Tavares, Rita Flávia Veiga. "Aplicação móvel para educação em ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31037.
  4. Oliveira, David Manuel Duarte. "A utilização de aplicações móveis no ensino superior: uma abordagem exploratória de medição na Universidade de Aveiro". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31482.
  5. Martins, Rita Margarida Rovira; Almeida, João Paulo da Silva. "O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10773/28566.
  6. Silva, Vasco Rafael. "Campus Chat: deteção de emoções e sua aplicação em plataformas digitais de contexto educativo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10773/30074.
  7. Bento, Ricardo Filipe de Sousa Martins Duarte. "Estratégias transmedia na comunicação e turismo de uma marca-município". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10773/27934.
  8. Silva, Inez Maria Leite da. "As tecnologias digitais e o trabalho colaborativo entre professores: um estudo de caso". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10773/22796.
  9. Ferreira, Maria de Fatima Gomes Pais. "SAPO campus: aprendizagem, ensino e pessoas em rede". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/15855.
  10. Cabral, Guilherme Vaz. "Exportação de dados para análise de redes sociais: implementação e avaliação de uma ferramenta". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17802.
  11. Spranger, Nídia Isabel Gonçalves de Mesquita. "Motivações para o uso dos media digitais em contexto de sala de aula". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/19082.
  12. Costa, Maria Isabel da Silva Resende da. "A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15526.
  13. Lima, Fábio José de Castro e. "Comunicação em MOOC: estratégias e recursos comunicacionais adotados em cursos MOOC". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15903.
  14. Tavares, Filipa Veiga. "Contributo para o manual escolar digital". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14136.
  15. Pisoeiro, Cláudio Miguel Marques. "Computação invisível em ambientes domésticos : especificação e validação de funcionalidades para um assistente pessoal multimodal". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14176.
  16. Soares, Diana Jorge Reis. "Narrativa colaborativa no filme publicitário: perspetiva de alunos utilizadores da plataforma SAPO Campus". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13869.
  17. Sousa, Bárbara Filipa Silva de. "A construção de uma narrativa colaborativa no filme publicitário: a perspetiva de docentes utilizadores do SAPO Campus". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13868.
  18. Cardoso, Filomena Margarida Sampaio de Almeida. "Visualização de informação em aplicações de realidade aumentada". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12720.
  19. Aresta, Mónica Sofia Lopes. "A construção da identidade em ambientes digitais: estudo de caso sobre a construção da identidade online no Sapo Campus e em ambientes informais". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/10441.
  20. Alves, Firmino André dos Santo. "Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12312.
  21. Pereira, António Manuel Cardoso. "Welcome UA : desenvolvimento de uma aplicação móvel para a UA". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12324.
  22. Victória, Pedro André Oliveira. "Criação de vídeos de divulgação da plataforma SAPO Campus". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12179.
  23. Vicente, Fábio Miguel da Silva. "WelcomeUA: desenvolvimento de interface e avaliação de usabilidade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12403.
  24. Eduardo, Feliciana. "Estratégias de utilização de ferramentas web 2.0 e a promoção do pensamento crítico". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9955.
  25. Afonso, João José do Vale. "Creating a dynamic music artist profile supported by waves of mashups". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/3681.
  26. Moedas, Alexandra Margarida Gomes. "Desenvolvimento de aplicações móveis para partilha de conteúdos: um estudo desenvolvido em android no âmbito da plataforma SAPO Campus". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/3674.
  27. Koch-Grünberg, Tim Theodor. "Gameful connectivism: social bookmarking no SAPO Campus". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7506.
  28. Neves, Alexandre. "E-portefólios para a gestão da identidade digital: estudo de caso da plataforma Sapo Campus Escolas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/6200.
  29. Santos, Fábio Rafael Cardoso. "Digital companion: interface para controlo tecnológico centralizado". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/6630.
  30. Magalhães, Ricardo Filipe Soares. "Ponto UA: interface e interacção em sistema interactivo público". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3687.
  31. Bastos, Andreia Isabel Silva. "Criação de learning objects em contexto de formação profissional: desenvolvimento de interface no âmbito do projecto PoLO". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3673.
  32. Mateus, Sónia Maria Bernardes Ferreira. "As aprendizagens em ambientes virtuais : procura de uma definição no Second Life®". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1435.
  33. Coutinho, Vânia Cristina Almeida. "Impacte de um programa de desenvolvimento de competências básicas em TIC no 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3719.
  34. Nobre, Rui Manuel Figueiredo. "Desenvolvimento de competências na área de estudo acompanhado por recurso ao Didaktosonline". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3818.
  35. Geitoso, Ana Sofia da Silva. "Desenvolvimento de interface para portal de learning objects". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3663.
  36. Santos, Márcio Rafael Rodrigues dos. "O papel do professor na interface educação - tecnologia : o contributo do MMED". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1438.
  37. Moita, Marília Eleutério da Silva. "PontoUA: personalização de informação em sistema interactivo público". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/4249.
  38. Pita, Sara Topete de Oliveira. "Análise das interacções no Second Life em contexto educativo". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1158.
  39. Cação, Olga Sofia Ascenso. "Construção de comunidades virtuais com o Second Life". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1392.
  40. Ferreirinha, Marta de Sousa. "Criação de uma biblioteca 2.0 para o Formare LMS". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1189.
  41. Pinto, Cátia dos Santos Gomes. "Bibliotecas 2.0 na formação profissional à distância: estudo das necessidades e expectativas da PT Inovação". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1223.
  42. Aresta, Mónica Sofia Lopes. "As ferramentas web 2.0 e as comunidades de aprendizagem : estudo de casos sobre as comunidades de aprendizagem no mestrado em multimédia em educação". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1391.
  43. Rodrigues, Florentino André Tavares. "O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1412.
  44. Oliveira, Simão Pedro Resende de. "Using 3D virtual worlds in new educational contexts: IT College in OpenSim". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1220.
  45. Costa, Rodolfo Branco. "Implementação de mecanismos de avaliação da participação online: um estudo na plataforma Sapo Campus". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1230.
  46. Abrantes, Bruno. "Concepção e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem pessoal baseado em ferramentas WEB 2.0: estudo de caso da plataforma sapo campus". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1221.
  47. Santos, Adriana Mendonça dos. "(Re)pensar a formação no ISE : um estudo de caso baseado no bLearning". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1333.
  48. Monteiro, Josefa da Veiga Fernandes. "Contributos das TIC na inclusão de alunos com NEE : um estudo de caso na Escola Manuel Júlio, Cidade da Praia, Ilha de Santiago - Cabo Verde". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1332.
  49. Fernandes, Fernandina Lopes. "Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1353.
  50. Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel. "A construção de materiais didácticos por recurso a um hipertexto de flexibilidade cognitiva: um estudo comparativo". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10773/8730.

Outros

Outra produção
  1. Unravelling the Role of ICT in Regional Innovation Networks: A Case Study of the Music Festival ‘Bons Sons’. 2018. Paula Alexandra Silva; Oksana Tymoshchuk; Denis Renó; Ana Margarida Almeida; Luís Pedro; Fernando Ramos. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-92022-1_5.
    10.1007/978-3-319-92022-1_5
  2. Cognitive Flexibility Hypertexts in the Development of Didactic Materials. 2003. Luís Francisco Pedro; António Moreira. https://doi.org/10.1007%2F978-94-017-1122-7_13.
    10.1007/978-94-017-1122-7_13
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Utilização do transmedia no ensino das Geociências
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2021 Gamifying soft skills in the University of Aveiro
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2021 Podcasts transmediáticos: o mundo do storytelling com base no áudio
Coorientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Estratégias Transmedia na Comunicação e Turismo de uma Marca-Município
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação com base nas redes sociais para a promoção de uma PME: o caso da Alfa Energia
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Campus Chat: Deteção de emoções e sua aplicação em plataformas digitais de contexto educativo
Coorientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Integração de funcionalidades de CMS numa rede social para ambiente educativo: o Campus
Coorientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
Coorientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Motivações para o uso dos media digitais em contexto de sala de aula
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Exportação de dados para análise de redes sociais: implementação e avaliação de uma ferramenta
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Comunicação em MOOC: Estratégias e Recursos Comunicacionais Adotados em Cursos MOOC
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 A BIBLIOTECA ESCOLAR E O GAMING: PARCEIROS NA PROMOÇÃO/FACILITAÇÃO DE APRENDIZAGENS
Orientador
Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Usos da internet pelos alunos do ensino superior: envolvimento, literacia e oportunidades.
Coorientador
Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2014 Narrativa colaborativa no filme publicitário: perspetiva de alunos utilizadores da plataforma Sapo Campus
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 A construção de uma narrativa colaborativa no filme publicitário: a perspetiva de docentes utilizadores do SAPO Campus
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Computação invisível em ambientes domésticos: especificação e validação de funcionalidades para um assistente pessoal multimodal
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Visualização de informação em aplicações de realidade aumentada
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Protótipo de Manual Escolar Interativo Multimédia para tablet
Coorientador
Mestrado em Design (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 As tecnologias digitais e o trabalho colaborativo entre professores: Um estudo de caso
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Narrativa colaborativa no filme publicitário: perspetiva de alunos utilizadores da plataforma SAPO Campus
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Visualização de Informação em aplicações de Realidade Aumentada
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Computação invisível em ambientes domésticos: especificação e validação de funcionalidades para um assistente pessoal multimodal
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 A construção de uma narrativa colaborativa no filme publicitário - a perpetiva de docentes utilizadores de Plataforma SAPO Campus
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 A construção da identidade em ambientes digitais. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação
Orientador
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 WelcomeUA: desenvolvimento de uma aplicação móvel para a Universidade de Aveiro.
Coorientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 WelcomeUA: desenvolvimento de interface e avaliação da usabilidade
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos: um estudo com o SAPO Campus
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Sistema de Recomendações no Sapo Campus: Desenvolvimento e Avaliação
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Criação de vídeos de divulgação da plataforma SAPO Campus
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Criação de vídeos de divulgação da plataforma SAPO Campus
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Sistema de recomendações no SAPO campus: desenvolvimento e avalilação
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 WelcomeUA: desenvolvimento de interface e avaliação de usabilidade
Coorientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 A apropriação de ferramentas de uma rede social pelos alunos
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Estratégias de utilização de ferramentas Web 2.0 para a Promoção do Pensamento Crítico.
Coorientador
Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Sapo campos Escolas: aprendizagem, ensino e pessoas em rede.
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Digital Companion: interface para controlo tecnológico centralizado.
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Gameful Connectivism: social bookmarking in the SAPO Campus platform
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 E-Portfolios para a gestão da identidade digital: estudo de caso da plataforma SAPO Campus Escolas.
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Creating a dynamic music artist profile supported by waves of mashups
Coorientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Desenvolvimento de aplicações móveis para partilha de conteúdos: um estudo desenvolvido em Android no âmbito da plataforma SAPO Campus
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Criação de Learning Objects em contexto de formação profissional: desenvolvimento de interface no âmbito do projecto POLO
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Desenvolvimento de interface para portal de Learning Objects
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Personalização de Informação em Sistema Interactivo Público
Coorientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 PontoUA: Interface e Interacção em Sistema Interactivo Público
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Implementação de mecanismos de avaliação da participação online
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Bibliotecas 2.0 na Formação Profissional a Distância: Estudo de Caso da PT Inovação
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Criação de uma biblioteca 2.0 para o Formare® LMS: um estudo das expectativas dos seus clientes
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Concepção e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem pessoal baseado em ferramentas Web 2.0
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Desenvolvimento de competências na área não curricular de Estudo Acompanhado por recurso ao DidaktosOnLine
Orientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 As aprendizagens em Ambientes virtuais – procura de uma definição no Second Life
Orientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 O papel do professor na interface educação-tecnologia: o contributo do MMEd
Orientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Integração de um espaço virtual 3D num contexto de formação profissional a distância: um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Impacte de um Programa de Desenvolvimento de Competências Básicas em TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Estudo de Caso
Orientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 E-Learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de F.P.S
Orientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 Utilização de mundos virtuais 3D em novos contextos educativos: IT College no Second Life
Orientador
Mestrado em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 Construção de comunidades virtuais com o Second Life: um estudo de caso
Coorientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 Contributo das ferramentas Web 2.0 nas aprendizagens: a construção de comunidades de aprendizagem no MMEdu
Coorientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 Análise das interacções no Second Life em contexto educativo
Orientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 Estratégias de utilização de ferramentas web 2.0 e a promoção do pensamento crítico
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2008 Estratégias de interacção em educação a distancia no ensino superior: um estudo de caso
Coorientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2008 Contributos das TIC na inclusão de alunos com NEE
Coorientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2008 (Re)pensar a formação no ISE: um estudo de caso baseado no b-learning
Coorientador
Mestrado em Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Gamifying News for the miOne Online Community
Presidente do júri
Francisco Regalado (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Competências para o e-Learning 2.0 dos estudantes à entrada no Ensino Superior
Vogal
Helder Caixinha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral.
Vogal
Jaciara Januário (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Garantia de qualidade em educação a distância: uma proposta de política pública em Moçambique.
Vogal
Lurdes Nakala (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Jornalismo pela Perspectiva dos Dados – Reflexão Exploratória sobre a Literacia Adequada
Presidente do júri
Alice Melo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Ensino da programação informática para estudantes de arquitetura: aplicação do Modelo Instrutivo 4C/ID e seus Efeitos nos Conhecimentos, Motivação e Aprendizagem Autodirigida
Arguente principal
Thiago Pontes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 Presente – plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar.
Vogal
Maria Dionísia Laranjeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 TIC, Idosos e Qualidade de Vida – O papel da intergeracionalidade.
Vogal
Paula Mota (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Proposta de um plano de comunicação para a fomentação de práticas de envelhecimento ativo: o caso Clube Veritas do CSPVC
Presidente do júri
Maria João Cunha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Storytelling em realidade virtual: ajudar crianças com medo do escuro
Presidente do júri
Ana Faustino (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 O Modelo Múltiplas Perspetivas aplicado ao ensino da Ética: um estudo no ensino secundário
Arguente principal
Ana Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Práticas de mediação pedagógica online em interlocução com o modelo de comunidade de inquirição
Arguente principal
Lidiane Goedert (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Internacionalização e visibilidade da comunidade científica da área de biblioteconomia e ciência da informação (Brasil e Portugal).
Vogal
Raimunda Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 Trail: TRansforming Assessment into Learning. Conceptualização de plataforma digital adaptativa para avaliação formativa
Arguente principal
Nuno Dorotea (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 Gamificação numa rede social de uma universidade virtual: o caso da rede SOL
Arguente
Fernando Saraiva (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018 Gamificação no ensino superior online
Arguente
Cláudia Gomes (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2017 A educação para a cultura: uma abordagem a partir das TIC em contexto escolar – o projeto TICULTURA.
Vogal
Rogério Barros (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Além do instituído: uma análise da disciplina de Artes Cénicas do IFRN/CNAT
Arguente principal
Elane Simões (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Estudo, concepção e desenvolvimento de uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 para utilização em contexto de ensino superior.
Vogal
Carlos Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Revistas digitais temáticas: um recurso educativo na aprendizagem
Arguente principal
Isabel Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 Organização dos conteúdos em materiais didáticos para a educação a distância: o layout como produto pedagógico
Arguente
Dorcas Weber (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Eportefólios para a inserção no mercado de trabalho.
Vogal
Rafael Relvão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT.
Vogal
José Alberto Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Leitura multiperspetival do impressionismo: um estudo de modelos mistos.
Vogal
Isabel Torres (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Tecnologias e competências dos Professores do Ensino Básico para o século XXI
Arguente principal
Ana Pedro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 Compreensão do Texto Escrito em Inglês Língua Estrangeira. Estudo de Caso sobre o Uso de um Hipermédia de Flexibilidade Cognitiva Maria Isabel Orega (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Estudo dos fluxos comunicacionais num sistema colaborativo de objetos de aprendizagem Lúcia Moreira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 A convergência dos vídeos musicais na web social: conceptualização e análise João Pedro Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Avaliação de competências relacionadas com a Literacia de Informação: Um estudo no contexto de pós-graduações em Educação Fátima Kanitar (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 A rádio web como uma interface dinamizadora das potencialidades educativas da Rádio Universitária do Minho Marcelo Mendonça Teixeira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Dinâmicas de MOODLiz@ção num Agrupamento de Escolas de Matosinhos Rui Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Integração didática das TIC numa sala de 1.º CEB: estudo de caso Maria do Rosário Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 A rádio web como uma interface dinamizadora das potencialidades educativas da Rádio Universitária do Minho
Arguente
Marcelo Teixeira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Desenvolvimento Profissional Docente para o Ensino à Distância na Universidade Eduardo Mondlane Lina Chovano (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 O género e o uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português Salomé Morais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 O Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Um estudo sobre a perspectiva institucional no contexto do Ensino Superior Público Português João Batista (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2021 Ergotrip Design - Encontros internacionais de estudos luso-brasileiros em Design e Ergonomia Universidade de Aveiro
2019 - 2021 SLERD - International Conference on Smart Learning Ecosystem and Regional Development
2016 - 2021 Higher Education Advances
2020 - 2020 GameOn - 21st annual European GAMEON® Conference (GAME-ON®'2020) on Simulation and AI in Computer Games Universidade de Aveiro
2020 - 2020 MEIStudies - 2º Congresso Ibero-americano sobre Ecologia dos Meios USP - Universidade Estadual de São Paulo(Brasil)
2020 - 2020 ICEM - International Council for Educational Media
2018 - 2020 EJML - Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
2016 - 2020 ICSOFT-EA - International Conference on Software Engineering and Applications
2011 - 2020 SIIE - Simpósio Ibérico de Informática Educativa
2019 - 2019 ELBET - Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/09/01 - Atual Cogent Education OA (2331-186X) Taylor & Francis
2019 - Atual Comunicar (1134-3478)
2017 - Atual Indagatio Didactica (1647-3582)
2012/01/02 - 2015/03/11 Internet Latent Corpus Journal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/02/01 - Atual Avaliador da A3ES
Avaliador
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020/12/01 - Atual Avaliador de projetos de investigação e desenvolvimento para a ANI - Agência Nacional de Inovação
Avaliador
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal Agência Nacional de Inovação SA
2018/04/02 - Atual Avaliador de projetos COST
Avaliador
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica European Cooperation in Science and Technology
2012 - Atual Membro do Painel de Peritos das Ciências Sociais e Humanidades do painel de Comissão de Avaliação dos Recursos 2010 (FCT) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2022/01/01 - 2022/02/15 Avaliador Projetos Erasmus+
Avaliador
Erasmus Plus, Bélgica Erasmus Plus

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual immersive Learning Research Network (iLRN) - Organização internacional de developers, educadores e profissionais e investigadores que colaboram para desenvolver o potencial científico, técnico e aplicado da aprendizagem imersiva Member
2018 - Atual Catédra Latinoamericana de narrativas transmédia - Fórum de reflexão sobre narrativas transmédia que junta especialistas e investigadores nesta área da comunicação dos países latinoamericanos Member
2016/01/01 - Atual Membro da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) - Associação científica sem fins lucrativos que tem como objeto desenvolver a investigação em Ciências da Comunicação Member of the GT "Comunicação e Educação"
2016 - Atual Smart City Learning Observatory - Observatório que reúne investigadores Europeus num esforço para abordar o design da aprendizagem em cidades inteligentes com uma abordagem multidisciplinar Membro
Distinções

Outra distinção

2007 Prémio Inovação
Servidor de Apontadores Portugueses Online, Portugal