Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Adriana Cardoso
Nomes de citação
- Cardoso, Adriana
- Cardoso, Maria Adriana Príncipe
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0017-41AA-63A2
Endereços de correio eletrónico
- acardoso@eselx.ipl.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
- 
                           - 217115500 Ext.: 219 (Profissional)
 
Moradas
- Escola Superior de Educação de Lisboa. Campus de Benfica do IPL, 1549-003, Lisbon, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://clul.ulisboa.pt/pessoa/adrianaprincipe (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2025/04/29 Concluído | Título de Perito em Ensino não Presencial (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Atribuição | 
| 2022 Concluído | Contenidos interactivos con H5P (Outros) Universidad Nacional del Noroeste de la Provincia de Buenos Aires, Argentina | |
| 2021 Concluído | Pós-graduação em Diseño de Contenidos Educativos Digitales.  (Postgraduate Certificate) Universidad Nacional del Noroeste de la Provincia de Buenos Aires, Argentina | |
| 2015 Concluído | Curso Aprendizagem e Ensino de Português Língua não Materna (Outros) Universidade de Coimbra, Portugal | |
| 2011 Concluído | Phd Programme in Linguistics (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal "Variation and Change in the Syntax of Relative Clauses: new evidence from Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Very Good (Muito Bom por unanimidade, com Louvor e | 
| 2002 Concluído | Linguistics - Comparative Linguistics (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal "A Língua Latino-Portuguesa de Notários do século XI" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Very good (Muito Bom, por unanimidade) | 
| 1997 Concluído | Modern Languages and Literature, Portuguese Studies (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal "n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 17 (scale: 0-20) | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2016 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2025/05/13 - Atual | Coordenadora do Centro de Desenvolvimento e Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL INOV) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
| 2025/05/13 - Atual | Membro da Coordenação Global do Inov@U, Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
| 2016 - 2017 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2016 - 2017 | Conselho geral ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2005 - 2010 | Variation and change in the syntax of relative clauses: New evidence from Portuguese FCT SFRH/BD/22475/2005 Bolseiro de Doutoramento
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023/04 - Atual | O Desenvolvimento do Pensamento Crítico através da Abordagem de Temas Controversos [The Development of Critical Thinking through
                                 the Controversial Issues Approach] IPL/2022/ DISCUSSIO_ESELx Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Em curso | 
| 2023/03 - Atual | Projeto Leitura Orientada em Sala de Aula-Projeto LOSA (Fase II) [Guided Reading in the Classroom] Losa - FASE II Investigador responsável
                                     Plano Nacional de Leitura, Portugal | |
| 2023/09 - 2024/09 | A Utilização da Inteligência Artificial no Ensino Superior Artístico [The Use of Artificial Intelligence in Higher Artistic
                                 Education] IPL/2023/ EducArte_AI_ESCS Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Em curso | 
| 2016/01 - 2023/07 | Do Português Pré-clássico às variantes modernas: Contribuições para o estudo da sintaxe e suas interfaces [From Pre-Classical
                                 Portuguese to Modern Variants: Contributions to the Study of Syntax and its Interfaces]  9469/2015 Investigador
                                    
                                  | Concluído | 
| 2021/09 - 2023/01 | Comunidade RED: construção e monitorização de uma plataforma digital de formaçao, criação, partilha e reflexão [RED Community:
                                 Construction and Monitoring of a Digital Platform for Training, Creation, Sharing, and Reflection] Investigador responsável
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
| 2021/09 - 2023/01 | "Escrever com olhos de Ver"- Dificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico: a disortografia e a visão
                                 [Writing with Eyes to See" - Writing Difficulties and Functional Vision in Elementary School Children: Dysorthography and
                                 Vision] IPL/2021/ ESCRI-VER Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
| 2018/09/01 - 2019/12/31 | RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Digital Educational
                                 Resources for the Teaching and Learning of Portuguese in the 1st Cycle of Basic Education] Investigador responsável
                                     Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
| 2019/05/13 - 2019/07/31 | Cozinhar a aprender: Recurso educativo digital para a promoção da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Cooking
                                 to learn: Digital educational resource for the promotion of curricular integration in Primary School] Investigador responsável
                                     Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Em curso | 
| 2016 - 2018 | Percursos de Investigação em Didática do Português [Research Paths in Portuguese Didactics] ESELX/IPL- CIED/2016/A11 Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Concluído | 
| 2014/09/01 - 2016/08/31 | PerGram - Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade [Paths to teach grammar in the first years
                                 of schooling]. Investigador
                                     Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | Fundação Calouste Gulbenkian Concluído | 
| 2012/03/05 - 2015/09/04 | WOChWEL - Word Order and Word Order Change in Western European Languages PTDC/CLE-LIN/121707/2010 Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2014/11/01 - 2015/04/01 | Recursos Multimédia de Apoio à Escrita Académica [Multimedia resources for Academic Writing] 129/ID/2014 Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2008/01/02 - 2011/09/30 | DUPLEX - Doubles and Expletives in European Portuguese Dialect Syntax PTDC/LIN/71559/2006 Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2003/06/01 - 2005/06/01 | Processos de Gestão do Erro [Processes to deal with spelling and linguistic errors] No code. Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
| 2000/09/01 - 2001/12/31 | LER & ESCREVER - para uma tipologia textual [Reading & Writing - for a textual typology] no code Investigador
                                     Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | Instituto de Incentivos à Qualidade da Educação Concluído | 
| 1999/11/01 - 2000/07/31 | Syntax-oriented Corpus of Portuguese Dialects PRAXIS/C/PLP/13046/98 Outra
                                     Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | PRAXIS XXI | 
| 1997/11/01 - 1999/09/30 | GLEP - Gramática de Larga Escala do Português [GLEP - Large-scale Grammar of Portuguese] PRAXIS/PCSH/C/CLC/123/96 Bolseiro de Investigação
                                     Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal | PRAXIS XXI Concluído | 
| 1997/08/01 - 1997/11/30 | Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e Segmentação Automáticas [Medieval Portuguese Corpora - Automatic Tagging and
                                 Parsing PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95 Outra
                                     Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | PRAXIS XXI Concluído | 
| 1996/09/01 - 1997/08/31 | Gramática do Português Medieval. Contributos para a sua Caracterização" [Medieval Portuguese Grammar - Contribution to its
                                 characterization] FCSH/C/LIN/537/93 Outra
                                     Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2001/04/01 - 2003/11/30 | Fontes para a História da Língua Portuguesa [Medieval Primary Sources for the History of Portuguese Language] No code. Bolseiro de Iniciação Científica
                                     Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Recurso online | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2025/06/26 | Where is the subject?” Syntactic reasoning in early school years | th EduLing meeting Ll Teaching and Learning: Between Grammar and Communication Palack ý University in Olomouc (República Checa) | 
| 2024/06/28 | Antecedentes de onde. …Sedia la Fremosa… Workshop de Homenagem a Teresa Brocardo. Grupo Gramática e Texto, NOVA FCSH. | … Sedia la Fremosa… Workshop de Homenagem a Teresa Brocardo Grupo Gramática e Texto, NOVA FCSH. (Lisbon, Portugal) | 
| 2020/06/22 | Desenvolvimento da complexidade sintática do grupo nominal no 1.º Ciclo [Development of noun phrase complexity in primary school] | VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita: algumas décadas de investigação e ensino Universidade de Aveiro, Grupo ProTextos (Aveiro, Portugal) | 
| 2020/04/30 | RED.PT – un projet innovateur dans l’apprentissage de la langue à l’école primaire au Portugal | Colloque international en éducation : enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante, 7e Sommet
                                 du numérique en éducation  (Quebec, Canadá) | 
| 2019/10/10 | Recursos educativos digitais e o ensino/aprendizagem da gramática [Digital educational resources and grammar teaching and learning]. | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística , Mesa-redonda: O ensino da gramática em Portugal: balanços
                                 e desafios Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal) | 
| 2019/05/27 | Metalinguistic activity in higher education: Thinking about words | 12th ARLE Conference, Lisboa, Portugal, Symposium X. Fontich (Coord.) Grammar in language education: drawing on the pedagogic
                                 system as a common ground for research. ARLE (Lisbon, Portugal) | 
| 2019/05/27 | Writing abstracts in higher education: Types of discourse | 12th ARLE Conference ARLE (Lisbon, Portugal) | 
| 2019/05/14 | Professor e Terapeuta da Fala juntos na intervenção com uma criança com uma perturbação da linguagem [Teacher and Speech Therapist together in intervention with a child with a language disorder] | IX Workshop Linguistics, Language Development and Impairment Centro de Linguística, Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2019/04/01 | Literacia da informação e educação: desafios para o ensino superior [Information literacy and education: challenges for higher education] | 7.ª Semana da Comunicação Social, Simpósio "O Problema da Informação, Educação para os media e literacias". Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal) | 
| 2019/01/23 | Ensino da gramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico [L1 Grammar Instruction in Primary School] | Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Portugal) | 
| 2019/01/17 | Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos [Teaching to write a scientific article abstract in higher education: students' perceptions and productions] | 9.º Seminario internacional "El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua" [9th International
                                 Seminar: The classroom as a site for research on language teaching and learning]  GREIP, Grupo de Investigación en Enseñanza e Interacción Plurilingües (Barcelona, Espanha) | 
| 2019/01/16 | OK, então acho está bom!: Reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo no ensino superior ["OK, I think it's good! ": Reflection on students' interaction during an abstract production activity in higher education]. | VI Fórum de Linguística Aplicada de Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL) Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2018/12/14 | Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Poster, Digital educational resources for teaching and learning Portuguese in Primary School] | VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal) | 
| 2018/11/18 | Um percurso de escrita para o ensino superior [Developing writing skills in higher education] (Poster) | V Encontro do CIED - Escola e Comunidade Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2018/10/31 | Collaborative academic writing in higher education | 1st Literacy Summit, IRC Pre-Summit Writing Workshop Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal) | 
| 2018/09/17 | On impersonal 3rd person singular verb agreement: Evidence from non-standard European Portuguese | Languages in Contrast: Grammar, Translation, Corpora (41st annual meeting of SLE) University of Bologna (Forli, Itália) | 
| 2018/07/13 | Escrita colaborativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico [Collaborative writing in higher education: negotiation in the process of producing a summary of a scientific article] | III Encontro Temático APL/ESE Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal) | 
| 2018/06/26 | Portuguese Academic Writing: Peer interaction in abstract production task | SIG Eduling Seminar, Linguistics for language teaching and learning  (Polónia) | 
| 2018/06/22 | O ensino da gramática pela descoberta [Teaching grammar through discovery] | 6th International Congress of Educational Sciences and Development. Symposium Formação de Professores para o ensino de línguas Instituto Politécnico de Setúbal (Lisbon, Portugal) | 
| 2018/06/22 | Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: O projeto RED.PT [Digital Educational Resources for Primary School: The project RED.PT] | 6th International Congress of Educational Sciences and Development Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal) | 
| 2017/11/11 | RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Digital Educational Resources for teaching and learning Portuguese in the primary school] | XIX International Symposium on Computers in Education, VIII CIED Meeting - II International Meeting, Educational Projects
                                 Presentation Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2015/08/28 | Raising language awareness in early primary: manipulation tasks, metalanguage, and interaction | 16th Biennal Conference Earli Universidade de Tecnologia do Chipre (Limassol) | 
| 2015/05/30 | What counts as evidence against the V2 status of earlier stages of a language? | 17th Diachronic Generative Syntax Conference University of Island (Reiquiavique, Islândia) | 
| 2014/02/28 | Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade [Thinking about words: The development of language awareness in the 1st grade of Primary School] | I Congrés Internacional sobre l'ensenyament de la gramàtica - Present, Passat i Futur University of Valencia (Valencia, Espanha) | 
| 2013/12/07 | Gramática & texto: Desenvolvimento integrado de competências nos 1.º e 2º ciclos [Grammar & Text: integrated development of skills at the 1st and 2nd cycles] | 3rd International Conference on Grammar & Text Universidade Nova de Lisboa, FCSH (Lisbon, Portugal) | 
| 2013/12/07 | Problemas de coesão referencial na escrita académica em português [Problems with referential cohesion in Portuguese academic writing] | 3rd International Conference on Grammar & Text Universidade Nova de Lisboa, FCT (Lisbon, Portugal) | 
| 2013/12/07 | Gramática & texto: Desenvolvimento integrado de competências nos 1.º e 2º ciclos [Grammar & Text: integrated development of skills at the 1st and 2nd cycles] | 3rd International Conference on Grammar & Text Universidade Nova de Lisboa, FCSH (Lisbon) | 
| 2013/10/24 | CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts - Um recurso para a investigacão em escrita académica em português [CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts - A tool for the research in Portuguese academic writing] (Poster) | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística (Coimbra, Portugal) | 
| 2013/04/12 | Da formação inicial à sala de aula: Conceções sobre o ensino e a aprendizagem do conhecimento explícito [From initial teaching training to the classroom: Conceptions on explicit knowledge teaching and learning] | III Encontro Internacional do Português Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal) | 
| 2012/11/23 | Errare humanum est | Former à l’écrit universitaire : Un terrain pour la linguistique University Paris Ouest Naterre La Défense & University of Chicago (Paris, França) | 
| 2011/11/24 | Naming constructions in European Portuguese: A new contribution to dialect differentiation (Poster) | International Symposium on Limits and Areas in Dialectology Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2011/11/18 | Teach-G: um projecto sobre o ensino da gramática [Teach-G: a project for teaching grammar] (Poster) | V Encontro do CIED - Escola e Comunidade Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2011/06/05 | Discontinuous noun phrases and remnant-internal relativization in the diachrony of Portuguese (Poster) | 13th International Diachronic Generative Syntax Conference Universidade de Pennsylvania (Pennsylvania, Estados Unidos) | 
| 2009/06/26 | Non-standard singulars in European Portuguese dialects: Linguistic conditions on concord variation | 5th International Conference on Language Variation in Europe University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca) | 
| 2007/11/05 | O morfema relativo o qual em diacronia [The relative pronoun 'o qual' in diachrony] (Poster) | Dissertando Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2007/09/14 | Head-internal Relative Clauses in the History of Portuguese? (Poster) | Interdisciplinary Approaches to Relative Clauses University of Cambridge (Cambridge, Reino Unido) | 
| 2004/07/14 | Processos de Gestão do Erro [Managing spelling and linguistic errors] (Poster) | 2º Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2003/08/13 | Ter/Haver + past participle in 13th century Portuguese texts | 16th International Conference on Historical Linguistics University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca) | 
| 2003/08/11 | Latin and Romance in 11th century notarial texts | 16th International Conference on Historical Linguistics University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca) | 
| 2002/09 | Projecto Ler e Escrever - para uma tipologia textual [Project Reaing & Writing: for a textual typology] (Poster) | Encontro Linguística e Ensino do Português Língua Materna e Língua Não Materna Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2002/07/12 | Contributos para uma Tipologia de Erros [Towards a linguistic and spelling typology of errors] (Poster) | Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 1998/05/25 | Gramática de Larga Escala do Português [Large-scale grammar of Portuguese] (Poster) | I Workshop sobre Linguística Computacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023 - 2024 | A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Relatório de Prática
                                 de Ensino Supervisionada, Escola Superior de Educação de Lisboa] Orientador | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo. Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Os Infográficos e a Aprendizagem: Intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2022 - 2023 | Compreensão de Provérbios no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2021 - 2022 | O texto expositivo: intervenção numa turma de 4.º ano Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2021 - 2022 | A aprendizagem da ortografia pela descoberta no 1.º CEB. Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2021 - 2022 | A leitura em voz alta na sala de aula no 1.º Ciclo de Ensino Orientador | Master Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2021 - 2022 | Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de compete^ncias ortogra´ficas no 1.º CEB Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Criação de Recursos Educativos Digitais em Contexto de “Pandemia Covid 19”: Intervenção no 1.º CEB para o desenvolvimento
                                 de competências em Português Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2020 - 2021 | A Realização dos Trabalhos para Casa no ensino remoto de emergência. Orientador | Master (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Rita Poesia: Um Recurso Educativo Digital para a Exploração da Poesia Visual no 1.º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2020 - 2021 | O Ensino da Ortografia pela Descoberta: Contributos para o estudo do desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º Ciclo
                                 do Ensino Básico Orientador | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2020 - 2021 | Leopoldino, o Explorador: Recurso Educativo Digital para a produção escrita de sequências descritivas no 1.º Ciclo do Ensino
                                 Básico Orientador | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2017 - 2019 | A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com perturbação do desenvolvimento de linguagem
                                 [The articulation between teacher and speech therapist in the intervention with children with language development disorders]. Coorientador | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017 - 2019 | Laboratório gramatical digital: Desenvolver competências metafonológicas em torno do acento fonológico em Português Europeu
                                 [Digital Grammatical Laboratory: Development of metaphonological skills around the phonological stress in European Portuguese]. Orientador | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2014 - 2016 | Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo [Assessment of syntactic awareness at 1st year of primary school] Coorientador | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2014 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano
                                 de escolaridade [Supervised Teaching Practice in the 1st and 2nd cycle of Basic Education: Development of spelling skills
                                 in the 1st year of primary school]. Orientador | Professores do Ensino Básico, variante de Português, História e C. Sociais (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2013 - 2015 | Desenvolver o conhecimento sintático explícito no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Developing explicit syntactic knowledge in the
                                 1st Cycle of Basic Education]. Coorientador | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2011 - 2013 | O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia [The impact of the development
                                 of morphological awareness in the writing of children with and without dyslexia]. Coorientador | Educação Especial (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2010 - 2013 | Protótipo de um glossário dos dialetos portugueses com informação sintática [Prototype of a glossary of Portuguese dialects
                                 with syntactic information]. Coorientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2011 - 2012 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: A perspetiva dos alunos sobre a (des)articulação entre
                                 [Supervised Teaching Practice in the 1st and 2nd cycle of Basic Education: The students' perspective on the (dis) articulation
                                 between cycles]. Orientador | Professores do Ensino Básico, variante de Português, História e C. Sociais (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2010 - 2012 | O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio [The expository text in a text book for primary school] Coorientador | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2010 - 2012 | Escrever com arte [Writing with Art]. Orientador | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2010 - 2012 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: O ensino da compreensão da leitura [Supervised Teaching
                                 Practice in the 1st and 2nd cycle of Basic Education: Teaching reading comprehension]. Orientador | Professores do Ensino Básico, variante de Português, História e C. Sociais (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2009 - 2011 | Ensino de léxico e texto descritivo [Teaching lexicon and descriptive text]. Coorientador | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
