Identification
            Personal identification
- Full name
- SANDRA CRISTINA ARAÚJO FERREIRA
Citation names
- Ferreira, Sandra
Author identifiers
- Ciência ID
- FD1C-18FB-0177
- ORCID iD
- 0000-0002-5088-054X
Email addresses
- sandraferreira@esev.ipv.pt (Professional)
- sandracris3180@gmail.com (Personal)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, Special
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Portuguese (Mother tongue) | |||||
| English | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | 
Education
            | Degree | Classification | |
|---|---|---|
| 2018/09/01 - 2022/12/31 Concluded | PhD in Child Studies (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal "Avaliação da Comunicação Expressiva em Crianças
                                       Portuguesas dos 6 aos 42 meses: Aferição do Early
                                       Communication Indicator" (THESIS/DISSERTATION) | Muito Bom | 
| 2014/09/10 Concluded | Master's degree in Special Education (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal "Análise dos processos de designação e substituição
                                       semântica em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um
                                       estudo quantitativo em contextos inclusivos" (THESIS/DISSERTATION) | 18 | 
| 2008/07/09 Concluded | Bachelor’s Degree in Early Childhood Education  (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal "n/a" (THESIS/DISSERTATION) | 16 | 
| 2007 Concluded | Erasmus Student Exchange (Outros) UC Leuven-Limburg, Belgium | A | 
Affiliation
            Teaching in Higher Education
| Category Host institution | Employer | |
|---|---|---|
| 2024/09 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2024/02/26 - 2025/06/30 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal | 
| 2023/03/29 - 2024/07/31 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
Others
| Category Host institution | Employer | |
|---|---|---|
| 2023/04/01 - 2023/07/31 | Colaboradora no projeto + InIPCA: mais sucesso| mais inclusão| mais inovação| mais diversidade| mais pluralidade | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal | 
| 2018/10/01 - 2022/12/01 | Bolseira de Investigação | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | ||
| 2017 - 2018 | Professora do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância | Escola Secundária de Caldas das Taipas, Portugal | 
| 2015 - 2017 | Professora de Educação Especial | SALT - Study Academy & Language Training, Portugal | 
| 2008 - 2015 | Professora no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, no 1º ciclo e educação pré-escolar | Agrupamento de Escolas Dª Maria II & Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Portugal | 
| 2010 - 2012 | Formadora de Curso EFA B3 Acompanhante de Crianças | Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Portugal | 
| 2010 - 2011 | Educadora de Infância | Agrupamento de Escolas Valadares, Portugal | 
| 2010 - 2010 | Educadora de Infância | Colégio João Paulo II, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Formadora de curso EFA de Técnico/a de Ação Educativa | Associação Empresarial de Ponte de Lima, Portugal | 
Projects
            Contract
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2023/06 - Current | Building an Eco-Friendly Future with Robots (GreenCode) 2023-1-LV01-KA220-HED-000157623 Other
                                    
                                  | Ongoing | 
| 2017 - 2018 | A preschool oral language intervention for language-minority children: A randomised controlled trial (POLILUX) FNR5886294 Researcher
                                     Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | Concluded | 
Outputs
            Publications
| Book chapter | 
 | 
| Conference paper | 
 | 
| Journal article | 
 | 
| Thesis / Dissertation | 
 | 
Activities
            Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location) | |
|---|---|---|
| 2024/11 | Avaliação da comunicação expressiva em crianças portuguesas com e sem perturbações da comunicação | II International Conference on Child Studies Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Spain) | 
| 2024/11 | Póster: Desempenho comunicativo expressivo de crianças Portuguesas entre os 6 e os 42 meses: Avaliação com o Early Communication Indicator – Portugal | 32º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo, Brazil) | 
| 2024/07/17 | Early Communication Indicator – Portugal: Um instrumento para avaliar e monitorizar o desenvolvimento da comunicação expressiva em idades precoces | 11º Congresso Internacional em Saúde Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2023/10/27 | Early Communication Indicator (ECI-Portugal): Contributions to the validation and use in professional practice | ATEE Winter Conference 2023 Centro de Investigação em Estudos da Criança - Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2023/10/19 | Póster: Early Communication Indicator - Portugal: Um contributo para a promoção da participação das famílias e dos profissionais na avaliação da comunicação em idades precoces. | XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce ANIP - Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal) | 
| 2023/09/01 | Avaliação da comunicação expressiva de crianças portuguesas em idades precoces com o Early Communication Indicator - Portugal | XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Universidade da Corunha (Corunha, Spain) | 
| 2023/07/05 | Póster: Avaliação da comunicação expressiva de crianças Portuguesas em idades precoces com o Early Communication Indicator (ECI) | Ciência 2023 Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Aveiro, Portugal) | 
| 2023/06/29 | Póster: Avaliação da comunicação expressiva de crianças portuguesas em idades precoces com o Early Communication Indicator | Mostra de Projetos do Dia do CIEC CIEC - Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2023/05/12 | Studies with screening and assessment instruments in communication and language in Portuguese children with and without language difficulties in inclusive contexts | Student on the Way to Practice VI University of Presov, Faculty of Education, Department of Special Education (Slovenia) | 
| 2023/05/12 | Vocabulary study in Portuguese children aged 3 to 7 years with and without Language Disorder | Student on the Way to Practice VI University of Presov, Faculty of Education, Department of Special Education (Slovenia) | 
| 2023/03/02 | Perspectives of remedial teaching for Portuguese students with language disorders | CEC 2023 Convention & Expo Council for Exceptional Children (CEC) (Louisville, Kentucky, United States) | 
| 2022/09/08 | Rastreio e avaliação em comunicação e linguagem em idades precoces | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2022/07/14 | Early Communication Indicator - Portugal: Prova de avaliação da comunicação expressiva para idades precoces | Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA) Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2021/09/01 | Avaliação da comunicação expressiva em idades precoces: Um estudo de caso com o Early Communication Indicator - Versão Portuguesa | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2021/06/15 | Desenvolvimento comunicativo em idades precoces: Estudos de caso com o Early Communication Indicator - Versão Portuguesa | V Jornadas em Estudos da Criança CIEC - Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2019/11/09 | Estudo do vocabulário em crianças dos 3 aos 7 anos com e sem Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem: Resultados preliminares (Póster) | Conferência Vozes da Inclusão CERCI Braga (Braga, Portugal) | 
| 2019/09/05 | Estudo do vocabulário em crianças dos 3 aos 7 anos, com e sem Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Resultados preliminares | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Universidade da Corunha (Corunha, Spain) | 
| 2019/07/04 | Avaliação da comunicação expressiva de crianças em idades precoces: Aferição do Early Communication Indicator em Portugal | IV Jornadas em Estudos da Criança Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2019/05/14 | Vamos brincar com o Kiko: Um jogo para o desenvolvimento da consciência fonológica | XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2019) Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2018/11/16 | Desempenho do vocabulário em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo exploratório no Norte de Portugal | IV SLBEI – Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal) | 
| 2017/09 | Análise dos processos de designação e substituição semântica em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo em contextos inclusivos | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2012/07 | Dislexia: Teorias explicativas | Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
Supervision
| Thesis Title Role | Degree Subject (Type) Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2025 - 2025 | A Adaptação da Criança ao Jardim de Infância: Desafios e Estratégias nos Primeiros Dias Supervisor | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal | 
| 2024/02 - 2024/09/27 | Potencial Pedagógico de Livros de Literatura para a Infância: Práticas e Investigação Co-supervisor | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2024/02 - 2024/07/19 | Perceções e práticas dos/as educadores/as de infância sobre a Perturbação da Aprendizagem Específica /Dificuldades de Aprendizagem
                                 Específicas Co-supervisor | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal | 
Event organisation
| Event name Type of event (Role) | Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2024/11/06 - 2024/11/08 | Membro da comissão científica do II International Conference on Child Studies: For children, with children: Imagining a sustainable
                                 living in a global world. (2024/11/06 - 2024/11/08) Congress (Member of the Scientific Committee) | Universidade de Santiago de Compostela, Spain | 
| 2024/02/01 - 2024/02/01 | Comissão organizadora e científica da 2ª Jornada sobre Estudos do Gesto. (2024/02/01 - 2024/02/01) Conference (Member of the Organising Committee) | Associação iGesto, Portugal | 
| 2022/09/13 - 2022/09/14 | Voluntária no 1st International Conference on Child Studies  (2022/09/13 - 2022/09/14) Congress (Other) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | 
| 2022/09/08 - 2022/09/10 | Voluntária no I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (I CIIPEE) (2022/09/08 - 2022/09/10) Congress (Other) | Universidade do Minho, Portugal | 
| 2019/11/08 - 2019/11/11 | Participação na comissão organizadora do 2º Congresso Nacional de PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) (2019/11/10 - 2019/11/11) Congress (Member of the Organising Committee) | Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção, Portugal Universidade do Minho Departamento de Psicologia da Educação e ¿Educação Especial, Portugal | 
| 2019/07/03 - 2019/07/05 | Participação na comissão organizadora das IV Jornadas em Estudos da Criança, com funções ao nível do secretariado e organização
                                 logística (2019/07/03 - 2019/07/05) Conference (Member of the Organising Committee) | Universidade do Minho, Portugal | 
| 2017/09/06 - 2017/09/08 | Membro da Comissão Organizadora integrando o Secretariado do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2017/09/06 - 2017/09/08) Congress (Member of the Organising Committee) | Universidade do Minho, Portugal | 
Event participation
| Activity description Type of event | Event name Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2024/05 - 2024/05 | Participação na Ação de Curta Duração: Contributos para a qualidade (Módulo I)I: Práticas de supervisão pedagógica na Educação de Infância | Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal | 
| 2024/02/01 - 2024/02/01 | Participação em workshop: Methods and tools for annotating video data for multimodal analysis: ELAN for beginners Workshop | Associação iGesto, Portugal | 
| 2023/04/21 - 2023/04/21 | Seminário: Inclusão de Estudantes com Necessidades Educativas Específicas no Ensino Superior | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2023/02/16 - 2023/02/16 | Participação na Conferência: Intervenção com Crianças em Risco Conference | Instituto CRIAP, Portugal | 
| 2023/02/15 - 2023/02/15 | Participação no webinar: Pertencer e Incluir: Vamos lá Refletir | Instituto de Apoio à Criança, Portugal | 
| 2023/02/10 - 2023/02/10 | Participação no webinar: What is Evidence-Based Instruction for Students With Disabilities? | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | 
| 2022/04/28 - 2022/04/28 | Participação no Webinar "Connecting Research, Policy and Practice for Better Outcomes for Children: Challenges and Opportunities" Seminar | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | 
| 2021/09/28 - 2021/09/28 | NEE e Autismo na Universidade Seminar | NEE e Autismo na Universidade Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | 
| 2021/03/10 - 2021/03/12 | Participação na ação de formação: "Citar e referenciar: Estilo bibliográfico APA 7ª edição" Workshop | Universidade do Minho, Portugal | 
| 2021/02/17 - 2021/02/17 | Participação na sessão "Projetos de Investigação em Ciências da Educação: Resultados, experiências e desafios" Other | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2020/12/11 - 2020/12/11 | Participação no Webinar "O Direito à Educação Inclusiva - Desafios e Oportunidades" Seminar | Instituto de Apoio à Criança, Portugal | 
| 2020/07/02 - 2020/07/02 | Participação na conferência "Pesquisas em educação de surdos - O caminho do bilinguismo" Conference | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2019/10/23 - 2019/10/23 | Participação no seminário "Doctoral education in the 21st century: aims, challenges and ways forward" Seminar | Universidade do Minho, Portugal | 
| 2019/10/18 - 2019/10/18 | Participação no seminário "Avaliação ética de projetos de investigação em educação: Normas e procedimentos" Seminar | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2019/09/11 - 2019/09/13 | Participação no curso de estatística avançada “Análise de Equações Estruturais com o SPSS AMOS” Other | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | 
| 2019/05/28 - 2019/05/28 | Participação no seminário "Intervenção Precoce em Contextos Naturais com Crianças com Problemas de Comunicação" Seminar | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2019/05/03 - 2019/05/03 | Participação na sessão "Analysis of functional skills in young children with disabilities through application e EarlyCare:
                                 a detection and implementation of person-to-person therapy programs" Other | Universidade do Minho Escola Superior de Enfermagem, Portugal | 
| 2019/03/19 - 2019/03/21 | Participação no Workshop "5th Writing Academic English" Workshop | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | 
| 2018/12/10 - 2018/12/13 | Participação no Curso de estatística avançada – Módulo II "Path analysis ou equações estruturais" Other | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2018/12/07 - 2018/12/07 | Participação no Seminário "Da escrita à publicação de artigos científicos: Estratégias para o sucesso" Seminar | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2018/12/04 - 2018/12/06 | Participação no Curso de estatística avançada – Módulo I "Análise de variância (t-test, anova, manova, ancova)" Other | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2018/10/23 - 2018/10/25 | Participação no Workshop "4th Writing Academic English" Workshop | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal | 
| 2018/09/19 - 2018/09/19 | Participação no seminário "The research refereeing process: Reflections on politics, strategies and agendas in getting published
                                 and getting funded" Seminar | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | 
| 2012/09/14 - 2012/09/14 | 1st International Early Childhood Intervention Conference "Families and Early Childhood Intervention: Ecology of Development" Conference | 1st International Early Childhood Intervention Conference "Families and Early Childhood Intervention: Ecology of Development" | 
Jury of academic degree
| Topic Role | Candidate name (Type of degree) Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2025/02/27 | Prática de Ensino Supervisionada e Trabalho de Investigação: A Importância do Espaço Exterior em Creche (Thesis) Main arguer | Marta Isabel Lopes Fernandes (Master) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2024/12/13 | Caraterização das Atividades de Lazer, Desporto e Recreação para alunos com Necessidades Educativas Especiais no Distrito
                                 de Braga. (Thesis) Main arguer | Maria Carolina da Silva (Master) Universidade do Minho, Portugal | 
Association member
| Society Organization name | Role | |
|---|---|---|
| 2024 - Current | Associação de Profissionais de Educação de Infância/ Association of Early Childhood Education Professionals (Portugal) | |
| 2023 - Current | Associação iGesto - Investigação do gesto | |
| 2022 - Current | Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho Research Centre on Child Studies - University of Minho | |
| 2019/07 - Current | ACIP (Associação Científica Internacional de Psicopedagogia) | 
Course / Discipline taught
| Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
|---|---|---|---|
| 2024/09 - Current | Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-escolar I (PESEPE I) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2024/02 - Current | Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar II | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2024/02 - Current | Didáticas Específicas de Educação de Infância II | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2024/02 - Current | Didática do Conhecimento do Mundo na Educação de Infância | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal | 
| 2024/02 - Current | Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal | 
| 2023/09/18 - Current | Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2023/09/18 - Current | Didáticas Específicas de Educação de Infância I | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2023/03/29 - Current | Dinamização de Contextos Socioeducativos | Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | 
| 2021/12 - 2021/12 | Processos Cognitivos e Literacia Emergente | Educação Pré-Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | 
| 2020/11 - 2020/11 | Processos Cognitivos e Literacia Emergente no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada | Educação Pré-Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | 
Other jury / evaluation
| Activity description | Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2021/07 - 2021/07 | Realização de avaliação como perita externa no painel de validação do Questionário intitulado "O desenvolvimento da linguagem: Do conhecimento dos professores às práticas pedagógicas no contexto da educação infantil" | |
| 2021/03 - 2021/03 | Realização de avaliação como perita no painel de validação do Rastreiro intitulado "Rastreio de Literacia Emergente Pré-Escolar - RaLEPE" | |
| 2021/01 - 2021/01 | Realização de avaliação como perita no painel de validação do Programa de Intervenção intitulado "Programa de Intervenção de Linguagem Oral e Literacia Emergente Pré-escolar - PILLAR" | 
Distinctions
            Award
| 2023 | Premio L. S. Vigotsky De Investigación Psicopedagógica | 
