???global.info.a_carregar???
Fátima Jorge. Concluiu o(a) Doutoramento em Gestão em 2003 pelo(a) Universidade de Évora, Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações em 1995 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão e Licenciatura em Gestão em 1990 pelo(a) Universidade da Beira Interior. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora e Investigadora no(a) Universidade do Minho Centro de Investigação em Ciência Política. Possui 17 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão com ênfase em Organização e Gestão de Empresas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 100 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cultura Ética; Responsabilidade Social Empresarial; Scorecard Ético; Candidatos de Elevado Potencial; Responsabilidade Social; Sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável; Globalização; University Management; Motivation and Satisfaction; Organizational Citizenship; Quality of Teaching and Learning; Empowerment; Desenvolvimento; Competências; Escola Profissional de Moura; Development; Competence; Moura Professional School; Liderança; Comunicação; Cultura organizacional; Leadership; Communication; Organizational culture; Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Politicas de Recursos Humanos; Gestão da Qualidade Total; Strategic Human Resource Management; Human Resources Policies; Total Quality Management; Europa; Cidadaniia; Organizações Autentizóticas; Satisfação; Empenhamento Afectivo; Institutos Politécnicos Portugueses; Gestão estratégica de recursos humanos; Visão hard; Visão soft; Politicas e práticas de gestão de recursos humanos; Strategic human resources management; Hard vision; Soft vision; Policies and practices of human resource management; Ethic Culture; Social Responsibility; Ethical Scorecard; High Potential Candidates; Práticas de responsabilidade social; Dimensão interna e externa; Instituições particulares de solidariedade social (IPSS); Social responsability practices; Internal and external dimension; Social solidarity private institutions; Responsabilidade social empresarial; Candidatos de elevado potencial; Scorecard ético; Partes interessadas; Grupos hoteleiros; Ethic culture; Social responsibility; Ethical scorecard; High potential candidates; Hotel groups; Gestão de recursos humanos; Motivação; Qualidade de vida no trabalho; Enfermagem; Enfermeiro; Human resource management; Motivation; Quality of working life; Nurse; Nursing; Recrutamento; Seleção; Admissão; Recruitment; Selection; Admission; Responsabilidade Social das Organizações; Economia Social; Instrumento de Pesquisa; Gestão das IES; Modelo de RSO nas IES; Responsabilidade social; visão dos trabalhadores sobre responsabilidade social; Responsabilidade social das organizações; clima autentizótico; empenhamento afectivo; institutos politécnicos portugueses; Práticas de Responsabilidade Social (RS); Dimensão Interna e Externa; Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS); Recursos humanos; Estratégia; Produção da orizicultura; Timor-Leste; The development; Strategy and production of rice; Criatividade; Inovação; Cultura e Clima Organizacional; Creativity; Innovation; Organizational Culture and Climate; Estudo de caso na navegação aérea; Comunicação e cultura do Safety; Modelos de equações estruturais; Air navigation case study; Communication and safety; Structural equation modelling; Gestão Ética; Empresas; Factores de personalidade; Factores de motivação no trabalho; Políticas de recursos humanos; Factors of personality; Motivation factors at work; Human resources policies; Voluntariado; Intervenção Social; satisfação; formação profissional; organizações turísticas; Stress ocupacional; Rotatividade; Quality working life at work; Occupational stress; Turnover; Políticas e
Identification

Personal identification

Full name
Fátima Jorge

Citation names

  • Jorge, Fátima

Author identifiers

Ciência ID
F116-C54B-ED07
ORCID iD
0000-0001-6960-9023

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business - Business and Management

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
French Beginner (A1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2003
Concluded
Gestão (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Os Impactos e Limites Éticos dos SI/TIC na Gestão de Recursos Humanos" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade com Louvor e Distinção
1995
Concluded
Sociologia Económica e das Organizações (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
"O paradoxo da integração das tecnologias avançadas- Um estudo de caso numa empresa industrial" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1990
Concluded
Gestão (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2003/07/18 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal
1995/10/12 - 2003/07/17 Assistant (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal
1991/05/11 - 1995/10/11 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016 - Current Investigadora Universidade do Minho Centro de Investigação em Ciência Política, Portugal
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência Política
UID/CPO/00758/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 656 - 2011-2012
PEst-OE/CJP/UI0656/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Ciência Política, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Nogueiro, T.; Saraiva, M.; Jorge, F.. Total Quality Management and Social Responsibility an Approach Through Their Synergies in Higher Education Institutions. 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_26
  2. Fialho, A.; Félix, E.G.S.; Jorge, F.; Moya, M.D.M.S.. Communication of the commitment to sustainability and the un sdgs in the iberian foundations. 2020.
    10.1108/S2043-052320200000015006
  3. Baltazar, Maria da Saudade; Vaz, Elsa; Jorge, Fátima. Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições. Portugal: Escola de Ciências Sociais/Universidade de Évora. 2014.
  4. Santos, Maria João; Seabra, Fernando Miguel; Jorge, Fátima; Costa, Alice. Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃ (...). Portugal: EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. 2014.
  5. Jorge, Fátima; Santos, Maria João; Costa, Maria Alice Nunes; Seabra, Fernando Miguel. Responsabilidade Social - Uma Visão Ibero-Americana. Portugal: Almedina. 2011.
  6. Branco, Manuel Couret; Carvalho, Maria Leonor da Silva; Rego, Maria da Conceição; Galego, Maria Aurora; Mira, Natércia; Henriques, Pedro Damião de Sousa; Fragoso, Rui; et al. Economia com Compromisso - Ensaios em Memória de José Dias Sena. CEFAG e Universidade de Évora. 2006.
Book chapter
  1. Jorge, Fátima; Marta, Ana; Leal, Susana. "A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO VARIÁVEL ANTECEDENTE DOS CLIMAS AUTENTIZÓTICOS, DA SATISFAÇÃO E DO EMPENHAMENTO AFECTIVO: UM ESTUDO APLICADO A ALGUNS INSTITUTOS POLITÉCNICOS PORTUGUESES". Portugal: ETEA, INSTITUCIÓN UNIVERSITARIA DE LA COMPAÑIA DE JESÚS,
  2. Costa, Maria Alice; Santos, Maria João; Seabre, Fernando Miguel; Jorge, Fátima. "A responsabiblidade social das organizações: uma abordagem às instituições de ensino superior". Portugal: Almedina,
  3. Jorge, Fátima; Seabra, Fernando Miguel; Santos, Maria João; Costa, Maria Alice Nunes. "REPENSAR O PAPEL DA EMPRESA NA SOCIEDADE: NOTA INTRODUTÓRIA". Portugal: Almedina,
  4. Costa, Maria Alice; Santos, Maria João; Seabra, Fernando Miguel; Jorge, Fátima. "Reflexão sobre voluntariado e suas comunidades". Portugal: Ed. Almedina / Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra,
  5. Lucas, Raquel; Saraiva, Margarida; Rosa, Álvaro. "A influência da gestão de recursos humanos e organização do trabalho dos enfermeiros na prática dos cuidados que prestam aos utentes no período perioperatório e o grau de satisfação destes com esses cuidados". Portugal: Edições Silabo,
  6. Jorge, Fátima; Contreiras, Joaquim. "Adaptação e aplicação de um Scorecard Ético a Grupos Hoteleiros a operar no Algarve - Metodologia da análise qualitativa e apresentação de resultados.". Portugal: Almedina,
  7. Costa, Maria Alice; Santos, Maria João; Seabra, Fernando Miguel; Jorge, Fátima. "Reflexões sobre as Instituições de Ensino Superior". Portugal: Almedina,
  8. Sílabo, Edições. "Responsabilidade Social e Ética". Portugal: Departamento de Gestão, Escola d Ciências Sociais e Sílabo,
  9. Obata, Sasquia; Blaso, Vivian; Belluci, Ivanete. "Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial O Caso do Museu do Marceneiro". Portugal: Ed. Vespa,
  10. Silva, Maria Luísa; Jorge, Fátima; Moura, Estevão. "Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável – Estudos de Caso no Alentejo*". Portugal,
  11. Obata, Sasquia; Blaso, Vivian; Belluci, Ivanete. "Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial Para o Desenvolvimento Regional – O Caso da Edia, S.A.". Portugal: Ed. Vespa,
  12. Edição Universidade de Évora- ECS / Comissão Organizadora do CIV 2013, Maria da Saudade Baltazar, Elsa Vaz, Fátima Jorge. "Cidadania empresarial socialmente responsável:: o caso dos team buildings comunitários". Portugal: Edição Universidade de Évora- ECS / Comissão Organizadora do CIV 2013,
  13. Leach, Michael; Mendes, Nuno Canas; Silva, Antero B. da; Boughton, Bob. "Produção, consumo e importância da cultura do arroz: da colonização portuguesa a Timor-Leste independente". Portugal: Hawthorn: Swinburne Press,
  14. Barbosa, Elsa; Jorge, Fátima; Sampaio, Ana. "A cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarial". Portugal: Edições Sílabo, Lda,
  15. Santos, Maria João; Seabra, Fernando Miguel; Jorge, Fátima; Costa, Alice. "Responsabilidade Social:Na Governação, nas Empresas e nas Organizações Não Empresariais DO DIAGNÓSTICO À AÇÃO - INTRODUÇÃO". Portugal: EDIÇÕES ALMEDINA, S.A,
  16. Jorge, Fátima; Marques, Carlos. "Os Recursos Humanos". Portugal: Departamento de Gestão, Escola de ciências Sociais e Sílabo,
  17. Silva, Maria Luísa; Jorge, Fátima; Moura, Estêvão. "Da Responsabilidade Social ao Empreendedorismo: O Caso do Museu do Marceneiro". Portugal: Edições Sílabo, Lda,
  18. Nogueiro, Teresa; Saraiva, M.; Jorge, Fátima; Saraiva, Margarida. "Total Quality Management and Social Responsibility an Approach Through Their Synergies in Higher Education Institutions". Springer Nature, 2022.
    Published • 10.1007/978-981-16-5063-5_26
  19. Saraiva, M.; Pisco, Marisa; Saraiva, Margarida; Jorge, Fátima. "Comparação Teórica dos Referenciais da Qualidade para a Educação e Formação Profissional". Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València, 2021.
    Published
Conference paper
  1. Teresa Nogueiro; Margarida Saraiva; Fátima Jorge. "HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS - THE SYNERGIES BETWEEN TOTAL QUALITY MANAGEMENT AND SOCIAL RESPONSIBILITY". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.2274
  2. Nogueiro, Teresa; Saraiva, M.; Jorge, Fátima; Teresa Nogueiro; Margarida Saraiva; Fátima Jorge; Saraiva, Margarida. "Higher Education Institutions - The synergies between Total Quality Management and Social Responsibility". Paper presented in EDULEARN21 Proceedings 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2021.
    Published • 10.21125/edulearn.2021.2274
  3. Saraiva, M.; Soares, M.; Jorge, Fátima; Pires, A. R.. "Quality and Satisfaction ¿ The Case of Nautical Tourist Services in the Region of Alto Douro Vinhateiro-Portugal". Paper presented in Proceedings Book of 3rd International Conference on Quality Engineering and Management 2018, Universitat International de C, 2018.
    Published
  4. da Silva, Paulo Resende; Nogueiro, Teresa; Saraiva, M.; Jorge, Fátima; Radzeviciene, A.; Chuong, T.. "A Capacity Building for Higher Education ERASMUS+ Project: Strategic Human Resources Management for Southeast Asian Universities (HR4ASIA)". Paper presented in EDULEARN18 Proceedings 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2018.
    Published • 10.21125/edulearn.2018.1699
  5. Amaral, R.; Jorge, Fátima; Rocha, S.; Saraiva, M.. "Motivation and Satisfaction in Context of Job Training in Tourist Organizations". Paper presented in EDULEARN16 Proceedings 8th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2016.
    Published • 10.21125/edulearn.2016.2198
  6. Cristina Henriques Leal, Susana; Ribeiro, Cláudia; Jorge, Fátima. "Instrumento de pesquisa das perceções de Responsabilidade Social adaptado a organizações de Economia Social". 2013.
  7. Jorge, Fátima; Seabra, Fernando Miguel; Rodrigues, Jorge; Mata, Carlos. "A responsabilidade social nas pequenas e médias empresas portuguesas: o papel do empresário e o desempenho das empresas: um estudo exploratório". 2006.
Journal article
  1. M. Saraiva; C. Alfaiate; L. P. Gomes; A. R. Correia; F. Jorge. "The Perception of quality and the performance in primary health Care of central Alentejo – Portugal". Cogent Business & Management (2023): https://doi.org/10.1080/23311975.2023.2208423.
    10.1080/23311975.2023.2208423
  2. Saraiva, Margarida; Nogueiro, Teresa; Jorge, Fátima; Chaleta, Elisa; Saraiva, M.; Chaleta, E. "Erasmus and International Credit Mobility in a contribution to the Sustainable Development Goals associated with Quality Education and Reducing Inequalities". IJAEDU- International E-Journal of Advances in Education 8 23 (2023): http://hdl.handle.net/10174/33258.
    Published • https://doi.org/10.18768/ijaedu.1141654
  3. Nogueiro, T.; Saraiva, M.; Jorge, F.; Chaleta, E.. "The Erasmus+ Programme and Sustainable Development Goals—Contribution of Mobility Actions in Higher Education". Sustainability (Switzerland) 14 3 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85123681690&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/su14031628
  4. Nogueiro, Teresa; Saraiva, M.; Jorge, Fátima; Saraiva, Margarida. "The Sustainable Development Goal 4 and the Impact Ranking: Quality Education in Portuguese Higher Education Institutions". Journal of Biomedical Research & Environmental Sciences 3 12 (2022): 1353-1362. http://hdl.handle.net/10174/33276.
    Published • 10.37871/jbres1603
  5. Nogueiro, Teresa; Saraiva, Margarida; Jorge, Fátima; Chaleta, Elisa; Nogueiro, T.; Saraiva, M.; Jorge, F.; Chaleta, E. "The Erasmus+ Programme and Sustainable Development Goals¿Contribution of Mobility Actions in Higher Education.". Sustainability 14 3 (2022): http://hdl.handle.net/10174/31385.
    Published • https://doi.org/10.3390/su14031628
  6. Nogueiro, Teresa; Saraiva, Margarida; Jorge, Fátima. "A busca de sinergias entre a Qualidade e a Responsabilidade Social: uma proposta de modelo para as Instituições de Ensino Superior". (2022): http://hdl.handle.net/10174/31380.
  7. Silva, Helena; Saraiva, Margarida; Jorge, Fátima. "Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal na APS-Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA: Implementação e certificação pela NP 4552: 2016". (2022): http://hdl.handle.net/10174/31383.
  8. Ramos Pires, António; Saraiva, Margarida; Rosa, Álvaro; Sara, Romeiro; Jorge, Fátima. "Práticas de Responsabilidade Social em IPSS certificadas pelo EQUASS: Análise comparativa de dois Estudos de Caso". A presente investigação foi realizada no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Gestão da Universidade de Évora e tem como objetivo geral identificar e analisar o nível de desenvolvimento das práticas de Responsabilidade Social nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, no que diz respeito à sua dimensão interna e externa e nas vertentes ambientais, económicas e sociais, bem como a h (2017): http://hdl.handle.net/10174/25214.
  9. Bizai, Maria Eugénia; Saraiva, Margarida; Nogueiro, Teresa; Jorge, Fátima. "INTERPERSONAL BEHAVIORAL QUALITY RELATIONS: THE BULLYING BEHAVIORAL CASE AND THE EMOTIONAL AND SOCIAL SKILLS OF YOUNG PORTUGUESE STUDENTS". (2017): https://library.iated.org/view/BIZAI2017INT.
  10. Nogueiro, Teresa; Saraiva, M.; Jorge, Fátima; Sampaio, Paulo; Domingues, Pedro; Barros, Síria; Carvalho, André; et al. "Total Quality Management and Corporate Social Responsibility. Literature review. The case of Nabeiro Delta Cafés Group". Proceedings Book of the 2nd International Conference on Quality Engineering and Management 2016 1 (2016): 473-491.
    Published
  11. Costa, Maria Alice; Santos, Maria João; Seabra, Fernando; Jorge, Fátima. "A Responsabilidade Social em Contexto Ibero-Americano: novas perspectivas da governança organizacional". CONFLUÊNCIAS | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito Vol. 16, nº 1 (2014): 9-17. http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/issue/view/27/showToc.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Alves, Beatriz Maria Jesus. "Políticas e práticas de recursos humanos na autarquia de Évora". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10174/24494.
  2. Barrenho, Ana Isabel Freira. "A gestão de recursos humanos na Universidade de Évora". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10174/24167.
  3. Romeiro, Sara Cristina Cartaxo. "Práticas de responsabilidade social: estudos de caso em instituições particulares de solidariedade social no concelho de Évora". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10174/20968.
  4. Coelho, Andreia Cristina Murteira. "Geração linkedln connection: análise do perfil e das motivações dos utilizadores". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10174/20969.
  5. Rodrigues, Cremilde Maria Rebola. "Recursos humanos e gestão da qualidade: "estudos de caso" em instituições particulares de solidariedade social no Concelho de Estremoz". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10174/18735.
  6. Coelho, Carla Filipa Soares. "Processos de recrutamento, seleção e admissão, em massa, de trabalhadores agrícolas numa média empresa". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10174/19740.
  7. Pereira, Cristina Maria Felix. "Influência e efeitos sinérgicos da comunicação interna na cultura de Safety: estudo de caso aplicado à navegação aérea". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/10174/18332.
  8. Rosa, Stela Maria Galapito Serra Fé Lourenço da. "Os comportamentos dos líderes como fator de motivação nas equipas da atual Administração Pública - Estudo de caso na ARH Alentejo". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10174/18733.
  9. Escolástico, Paula Alexandra Pimenta. "A influência do modelo e estrutura de recursos humanos na motivação e comprometimento dos trabalhadores: gestão interna versus Outsourcing". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10174/19731.
  10. Vale, Dora Maria Mendes Passos do. "Comportamentos de cidadania promotores de eficácia organizacional: estudos de caso na unidade local de saúde do litoral alentejano". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16429.
  11. Marques, Ana Sofia Batista. "A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comprometimento organizacional: estudo de caso". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10174/18563.
  12. Brites, André Filipe Guerreiro. "Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16228.
  13. Júlio, Zulmira Silva. "A gestão de recursos humanos numa entidade pública italiana: o caso da Universidade de Bicocca". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10174/16682.
  14. Leitão, Sílvia Vanessa Santos. "A motivação como um factor determinante na performance dos recursos humanos: estudo de caso". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10174/13006.
  15. Amaral, Rui Almeida. "Análise de perceções sobre motivação e satisfação de futuros técnicos em organizações turísticas". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10174/18157.
  16. Serrão, Susana Cristina Martins. "O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10174/12548.
  17. Monteiro, Amadeu Pires. "A metáfora informática na gestão de recursos humanos: custo versus investimento". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15240.
  18. Tanganho, Sandra Cristina Raposinho. "Relação entre personalidade, factores motivacionais no trabalho e políticas de RH: estudo de caso". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10174/14776.
  19. Silva, Maria Luísa Fernandes de Carvalho e. "Do desenvolvimento sustentável à sustentabilidade empresarial: um estudo regional multi-casos". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10174/14111.
  20. Lopes, João Pedro André Ferreira Rodrigues. "A Escola de Perecíveis da Sonae MC como fator chave de desenvolvimento de competências teóricas e práticas dos colaboradores". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10174/17706.
  21. Marques, Alexandre Emanuel Caeiro. "A gestão pelo valor e o seu impacto na motivação dos recursos humanos nas organizações: estudo de caso". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15206.
  22. Seabra, Fernando Miguel dos Santos Henriques. "Responsabilidade social enquanto referencial de comportamento empresarial sustentável numa abordagem "multi-stakeholder" - casos e perspectivas portuguesas e benchmarking ao enquadramento institucional espanhol". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10174/14785.
  23. Baião, Antónia de Jesus Vilar. "Empowerment e des(envolvimentos) - Escola Profissional de Moura / Estudo de caso". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10174/15230.
  24. Contreiras, Joaquim Francisco Monteiro Pinheiro Pinto. "Gestão pela cultura ética e de responsabilidade social nas organizações hoteleiras de 4 e 5 estrelas no Algarve como factores de atracção de candidatos de elevado potencial". PhD, 2011. http://hdl.handle.net/10174/14115.
  25. Silva, Jorge Manuel Freitas da. "Desenvolvimento e recursos humanos no sector da orizicultura no Distrito de Baucau em Timor-Leste". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10174/14078.
  26. Barros, Ayrson Yasser. "A necessidade de formação e desenvolvimento de competências profissionais dos professores do ensino secundário na Giné-Bissau". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10174/15153.
  27. Deus, Carlos da Conceição de. "Impacto do desempenho da cooperação Café Timor na satisfação e qualidade dos seus membros". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10174/15225.
  28. Manuel, Isabel Manuela André. "A importância dos valores numa gestão de recursos humanos socialmente responsável - estudo de caso numa empresa seguradora angolana". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10174/14098.
  29. Fernandes, Ana Gonçalves. "Qualidade de vida no trabalho nos serviços de maior turnover do Hospital Nossa Senhora do Rosário, E.P.E.". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10174/18993.
  30. Pires, Tiago Alexandre Taniças. "O compromisso organizacional como o grande desafio da gestão estratégica de recursos humanos : O caso dos projectos de outsourcing da IBM Portugal". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10174/19233.
  31. Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dos. "A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10174/21009.
  32. Oliveira, Bruno Alfredo da Silva. "Desenvolvimento de competências, avaliação do desempenho e sistemas de recompensa: estudo comparativo entre o município de Abrantes e a Mairie de Parthenay". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10174/15368.
  33. Eugénio, Rui Manuel de Sousa. "Tempos modernos, tempos de stress: a realidade de alguns tribunais portugueses". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10174/21041.
  34. Tomé, Maria Luísa Santos de Mendonça e Matos. "As relações bi-unívocas entre a liderança e a cultura organizacional num serviço de imagiologia". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18601.
  35. Candeias, Analisa Lia Silva. "A motivação como variável determinante da qualidade de vida no trabalho dos enfermeiros do Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E.". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18976.
  36. Roque, Rita Isabel Violante. "A criaçao de climas organizacionais geradores de criatividade e de inovação organizacional: Estudos de caso em contextos culturais diferenciados". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18697.
  37. Alas, Nuno Branco. "Novas tendências de gestão pública : a implementação de um programa de avaliação e desenvolvimento de competências numa unidade de serviços partilhados". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18954.
  38. Henriques, Susana Alexandra Brites da Costa. "Recursos humanos como fonte de vantagem competitiva numa instituição de ensino superior". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18962.
  39. Gouveia, Susana Margarida. "A gestão de recursos humanos na valência psicossocial de uma ong: Modelo de apoio psicossocial em situações de crise, para a Cruz Vermelha Portuguesa : Trabalho de projecto". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18981.
  40. Clemente, Dina Maria Almeida Gamito Damião. "A influência da gestão de recursos humanos e organização do trabalho dos enfermeiros na prática dos cuidados que prestam aos utentes, no período perioperatório, e o grau de satisfação destes com esses cuidados". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10174/16583.
  41. Palmeiro, Cristina Isabel dos Reis. "A gestão de recursos humanos do pessoal administrativo e qualidade dos serviços prestados nos Centros de Saúde: análise comparativa dos níveis de satisfação dos utentes em dois Centros de Saúde". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10174/16444.
  42. Antunes, José C. Sanchez. "O papel de responsabilidade social das organizações de ensino superior: um estudo de caso". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10174/16565.

Other

Other output
  1. The Challenges of Strategic Human Resources Management in Southeast Asian Universities. 2018. Silva, A.; Jorge, Fátima; Saraiva, M.. http://hdl.handle.net/10174/24952.
  2. Conciliação entre a vida profissional e a vida familiar no quadro da responsabilidade social das organizações: perceção dos trabalhadores de uma autarquia. A presente investigação teve origem numa Dissertação de Mestrado em Gestão - Especialização em Recursos Humanos da Universidade de Évora e tem como principal objetivo analisar se uma autarquia do Alentejo considera as questões da conciliação entre a vida profissional e a vida familiar nas suas práticas de responsabilidade social interna. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, recorrendo-se. 2018. Zita, Filipa; Jorge, Fátima; Cid, Nuno de Salter. http://hdl.handle.net/10174/24706.
  3. The Challenges of Strategic Human Resources Management in Higher Education Institutions - Reflections as Team Members of an Erasmus+ Capacity Building Project. The Higher Education Institutions face major challenges in its development. Demanding from different actors and the orientation of the research, more oriented to innovation and value creation, request news capacities to answer that. In order to support Higher Education organizational changes in Southeast Asia, a consortium, lead by the University of Danang, applied to a Capacity Building for Highe. 2018. Ramos, Rui. https://publicacoes.apq.pt/revista-qualidade-edicao-4-2018/.
  4. House of Quality for Higher Education Institutions (HQ4HEI) – Presentation and Validation of the Questionnaire Motivation, Satisfaction, Citizenship and Quality (MOSCQual). The need to improve the quality of higher education institutions (HEIs) has never before aroused as much interest as in this new century. In view of the politicization of higher education, all stakeholders in the institutions are pressed, to be accountable, as regards the way they use the resources they have, and the results they achieve. In this sense, this study reflects the concern with the nee. 2017. Jorge, Fátima; Saraiva, Margarida; da Silva, Paulo Resende. https://www.youtube.com/watch?v=XVWh6gFs_X4&feature=em-share_video_user.
  5. Análise comparativa de dois estudos de Caso sobre Práticas de Responsabilidade Social em Instituições Particulares de Solidariedade Social. A presente investigação foi realizada no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Gestão da Universidade de Évora e tem como objetivo geral identificar e analisar o nível de desenvolvimento das práticas de Responsabilidade Social (RS) nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, no que diz respeito à sua dimensão interna e externa e nas vertentes ambientais, económicas e sociais, bem com. 2017. Romeiro, Sara; Jorge, Fatima; Saraiva, Margarida. http://hdl.handle.net/10174/22493.
  6. Total Quality Management and Corporate Social Responsibility Theoretical Model applied to a Higher Education Institution: The Case Study of the University of Évora. Objectives: The main purpose of this study was to evaluate the application of a qualitative and theoretical tool for the evaluation of Quality Management and Social Responsibility applied to Higher Education Institutions, specifically to the University of Évora, Portugal. Methodology: The elaboration of the qualitative and theoretical model was based on the content analysis of two scientific artic. 2017. Pixel. https://conference.pixel-online.net/FOE/files/foe/ed0007/FP/3789-SOE2457-FP-FOE7.pdf.
  7. Análise dos Determinantes da Motivação e Satisfação no Trabalho na Perspetiva de Futuros Técnicos de Hotelaria e Turismo. Este trabalho tem como objetivo determinar as dimensões da motivação e satisfação, adquirida, através da perceção em contexto da formação profissional, por futuros técnicos (estudantes) da indústria do turismo, nomeadamente através de cursos técnicos no sector da hotelaria e restauração. A metodologia compreende três fases distintas. Primeiro foram recuperados instrumentos (questionários), já vali. 2016. Rosa, Álvaro; Pires, António; Lourenço, Luís; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia. http://hdl.handle.net/10174/20154.
  8. A importância da gestão das expectativas na motivação e no comprometimento organizacional numa empresa farmacêutica. Nesta proposta de artigo apresenta-se um estudo no qual se pretende conhecer em que medida a gestão das expectativas influencia a motivação das equipas e, consequentemente, os níveis de empenho para com a organização. Como é que a gestão das expectativas contribui para o aumento da motivação e do comprometimento organizacional? Associado à questão central está o objetivo geral do trabalho que cons. 2016. Rosa, Álvaro; Pires, António; Lourenço, Luís; Saraiva, Margarida; Moura e Sá, Patrícia. http://hdl.handle.net/10174/20141.
  9. INSTRUMENTO DE PESQUISA DAS PERCEÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ADAPTADA A ORGANIZAÇÕES DE ECONOMIA SOCIAL. Objetivos. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e validar um instrumento de pesquisa para medição das perceções de responsabilidade social (RS) dos colaboradores de organizações de economia social. São diversos os instrumentos de pesquisa disponíveis, porém, estes aplicam-se essencialmente a organizações que prosseguem objetivos lu-crativos. Esta investigação procura ultrapassar a lacuna que. 2014. Baltazar, Maria da Saudade; Vaz, Elsa; Jorge, Fátima. http://hdl.handle.net/10174/13770.
  10. A Direcção. Neste capítulo estudámos as três componentes fundamentais da eficácia e eficiência da direcção de uma organização, a liderança, a motivação e a comunicação, que se traduzem em levar a cabo as acções planeadas e organizadas nas anteriores etapas de ciclo da Gestão. Antes de nos concentrarmos na liderança, começámos por numa introdução definir o que se entende por direcção e por quem dirige, os diri. 2014. Marques, Carlos; Jorge, Maria de Fátima. http://hdl.handle.net/10174/12304.
  11. Breve História do Pensamento da Gestão. Neste capítulo fizemos uma breve resenha histórica da evolução do pensamento da Gestão. Desde a antiguidade que nas mais diversas actividades que, particularmente depois do homem deixar de ser nómada e se tornar sedentário, foi necessário definir e estruturar para satisfazer os diferentes e sucessivos tipos de necessidades sociais, técnicas, culturais e económicas que se foram desenvolvendo. Desde. 2014. Marques, Carlos; Jorge, Maria de Fátima. http://hdl.handle.net/10174/11625.
  12. A cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarial. Determinar que valores são importantes para a organização, são sugeridos como primeiros passos para estimular a criação de uma cultura de empresa. Os colaboradores das empresas desenvolvem um sentido de compreensão e orientação da cultura por meio da acção e comunicação. Gradualmente, os valores, transformados em crenças, tornam-se cada vez mais as bases e directrizes para novas actividades. Essa. 2014. Barbosa, Elsa; Jorge, Fátima; Sampaio, Ana. http://hdl.handle.net/20.500.12207/4384.
  13. Práticas de Gestão Estratégica de Recursos Humanos: Estudo de Caso. A gestão sustentou a ideia de sucessos através da vantagem tecnológica e do capital financeiro. Hoje a gestão pensa em novas fontes de vantagem competitiva e encontra na Gestão Estratégica de Recursos Humanos uma resposta possível e sustentada, se colocar as pessoas no centro da organização, apelando à autonomia, à criatividade, ao talento, a estímulos, a aspirações individuais e cooperativas, e c. 2014. MONTEIRO, Amadeu Pires; Jorge, Fátima. http://www.aps.pt/viii_congresso/.
  14. A participação dos atores territorializados na construção de estratégias de desenvolvimento local para a preservação da identidade: os desafios emergentes para Penedos (Mértola). Esta comunicação é o resultado da investigação efetuada no âmbito do doutoramento em Sociologia que estudou os problemas do abandono populacional e envelhecimento, designadamente na aldeia de Penedos, com pouco mais de uma centena de pessoas residentes, na freguesia de S. Miguel do Pinheiro, concelho de Mértola/Baixo Alentejo, integrando-se num território de muito baixa densidade (menos de 4 hab/K. 2014. Baltazar, Maria da Saudade; Vaz, Elsa; Jorge, Fátima. http://hdl.handle.net/10174/13106.
  15. CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY AS A SOURCE OF ATTRACTING TALENT: BUILDING AN IBERIAN FRAMEWORK OF ANALYSIS IN THE TOURISM AND HOSPITALITY MANAGEMENT SECTOR. In the current context of turbulence, firms that are able to attract and retain the most qualified workers can obtain a source of sustainable competitive advantage from them in the market. In the last years, Corporate Social Responsibility (CSR) is acquir-ing a great relevance among academics and professionals as a management tool, which could send positive external signals to the prospective empl. 2014. Baltazar, Maria da Saudade; Vaz, Elsa; Jorge, Fátima. http://hdl.handle.net/10174/13798.
  16. IMPACTO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. As instituições de ensino superior (IES) têm uma função muito relevante no actual mundo globalizado, a criação e a socialização de conhecimentos e de competências nos seus públicos, contribuindo para uma sociedade melhor informada e expectavelmente mais participativa, potenciando a cidadania socialmente responsável e o desenvolvimento sustentável das organizações e dos territórios socialmente resp. 2014. Pereira, Paulo Sebes de Sá; Ventura-Lucas, Raquel; Jorge, Fátima; Isabel Sanchez, Hernandez. http://pascal.iseg.utl.pt/~armindo/scm/index.php/criars2014/criars2014.
  17. Corporate Social Responsibility as a source of attracting talent: building an Iberian framework of analysis in the Tourism and Hospitality Management Sector. In the current context of turbulence, firms that are able to attract and retain the most qualified workers can obtain a source of sustainable competitive advantage from them in the market. In the last years, Corporate Social Responsibility (CSR) is acquiring a great relevance among academics and professionals as a management tool, which could send positive external signals to the prospective emplo. 2013. Barrena-Martínez, Jesus; Contreiras, Joaquim; Jorge, Fátima. http://hdl.handle.net/10174/10517.
  18. Governo electrónico local e participação cidadã: um estudo prospectivo em municípios do Alentejo (Portugal).. O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), particularmente as baseadas na Internet, podem contribuir para a concretização de novos paradigmas de governança (central e local). Estas TIC potenciam o governo electrónico local (e-Governo) consubstanciado na concretização de um novo paradigma de funcionamento da administração pública orientado para uma maior eficiência e transparência. 2013. Baltazar, Maria Saudade; Vaz, Elsa; Jorge, Fátima. http://hdl.handle.net/10174/12656.
  19. Responsabilidade Social Empresarial – Abordagem Multicasos no Alentejo. A partir da análise teórica do conceito de responsabilidade social e tendo por base o modelo conceptual desenhado para o estudo Responsabilidade Social nas PME – Casos em Portugal (Santos et al., 2006), reflectimos, neste artigo, sobre as práticas de responsabilidade social adoptadas por quatro organizações escolhidas: a EDIA, S.A., uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos; a Soci. 2013. Silva, Maria Luísa; Jorge, Fátima. http://hdl.handle.net/10174/10511.
  20. A Metáfora Informática na Gestão dos Recursos Humanos. A gestão sustentou a ideia de sucessos através da vantagem tecnológica e do capital financeiro, hoje, a gestão pensa em novas fontes de vantagem competitiva e encontra na Gestão Estratégica de Recursos Humanos uma resposta possível e sustentada, se colocar as pessoas no centro da organização, apelando à autonomia, à criatividade, ao talento, a estímulos, a aspirações individuais e cooperativas, e. 2013. Monteiro, Amadeu; Jorge, Fátima. http://hdl.handle.net/10174/10515.
  21. Influência da Implementação do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social na Gestão Sustentável Universitária. A responsabilidade social é considerada fundamental para a conquista de vantagens competitivas organizacionais. A integração dos seus princípios na estratégia da organização, apresenta-se como uma linha orientadora do foco na satisfação de necessidades das partes interessadas (PI) internas e externas. As actuais limitações orçamentais têm afectado significativamente as universidades. Se por um lad. 2013. APDR. http://hdl.handle.net/10174/10494.
  22. Gestão pela cultura ética e de responsabilidade social nas organizações hoteleiras de 4 e 5 estrelas no Algarve como fatores de atração de candidatos de elevado potencial. Identificar se, do ponto de vista da sua imagem, as organizações estão identificadas, por potenciais candidatos (de elevado potencial), como possuidoras de estratégias e políticas eficazes de Responsabilidade Social; compreender se esta identificação resulta numa intenção de candidatura a colaborador das organizações em estudo; caracterizar as estratégias de Responsabilidade Social destas organiza. 2012. INVTUR 2012, Internacional Conference; Contreiras, Joaquim; Jorge, Fátima; Carrasco, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/8220.
  23. RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS - A PERCEÇÃO DOS TRABALHADORES. Os trabalhadores constituem uma parte-interessada vital sobre as empresas e demais organizações. Quer enquanto elementos ativos na construção da própria sustentabilidade das empresas, por via das suas competência e atuação socialmente responsável, quer enquanto elementos sujeitos às consequências das decisões de gestão, os trabalhadores influenciam (as) e são influenciados (pelas) suas empresas e. 2012. Seabra, Fernando; Jorge, Fátima; Fernández, José Luis. http://hdl.handle.net/10174/8216.
  24. DA RESPONSABILIDADE SOCIAL AO EMPREENDEDORISMO: O CASO DO MUSEO DO MARCENEIRO. A partir da análise teórica do conceito de empreendedorismo e responsabilidade social (RS), é destacada a relação entre práticas de responsabilidade social que resultem de atitudes empreendedoras e que vão ao encontro da estratégia Alentejo 2015. Pela dinâmica da sua actividade, a empresa estudada - Galerias de Móveis São Francisco, Ld.ë, que integra o Museu do Marceneiro, é criadora de riqueza e. 2012. Silva, Maria Luísa; Jorge, Fátima; Moura, Estevão. http://www.apdr.pt/publicacoes/ATAS_14_workshop_APDR_SETUBAL.pdf.
  25. Ethical Culture and Social Responsibility Management in 4 and 5 star Hospitality Organizations in the Algarve as a factor of attraction of High Potential Candidates. In this paper we will present the preliminary findings of a PhD thesis under the same title. In this work we will present a summary of a qualitative and quantitative methodology and its results, as well as the initial conclusions of our work.. 2011. Contreiras, Joaquim; Jorge, Fátima; Carrasco, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/4873.
  26. O efeito mediador dos climas autentizóticos na relação entre as percepções de responsabilidade social e o empenhamento afectivo: um estudo empírico. Este artigo estuda se as percepções de responsabilidade social das organizações (RSO) favorecem as percepções de clima autentizótico e se estas influenciam o empenhamento afectivo dos colaboradores. Investiga, também, o efeito mediador das percepções de clima autentizótico na relação entre as percepções de RSO e o empenhamento afectivo. Através de uma amostra de 239 colaboradores de dez institutos. 2011. Santos, Ana; Leal, Susana; Jorge, Fátima. http://hdl.handle.net/10174/4874.
  27. Quality and Social Responsibility: A view to continuous improvement and excellence in Portuguese Higher Education Institutions, the perspective of the students integrated in mobility programmes. The Total Quality Management (TQM) is increasingly a need for organizations. The growing social concerns have led organizations to think evolutionarily in quality, especially those wishing to make an approach towards excellence. TQM can be used as a determinant of the development of a corporate culture ethically sensitive. Models such as the European Quality Award and European Foundation for Quali. 2011. Nogueiro, Teresa; Jorge, Fátima; Saraiva, Margarida. http://hdl.handle.net/10174/3594.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - 2017 Geração Linkedin Connection-Análise do perfil e das motivações dos utilizadores Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Práticas de responsabilidade social:Estudos de caso em instituições particulares de Solidariedade Social do Concelho de Évora Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Diversity and inclusion andits impact on organizational performance - case study at novartis Gestão (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2016 - 2016 A Ásia e o Programa Erasmus Mundus (2009-2018): Gestão Intercultural e Internacional nas Universidades Públicas Portuguesas Gestão (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2016 - 2016 Os comportamentos dos líderes como fator de motivação nas equipas da atual Administração Pública - estudo de caso na ARH Alentejo Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Caracterização da Cultura Organizacional utilizando o Modelo dos Valores Contrastantes: O caso da Universidade de Évora Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 A influência do modelo e estrutura de Recursos Humanos na motivação e comprometimento dos trabalhadores: Gestão interna versus Outsourcing Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Processos de recrutamento, selecção e admissão em massa de trabalhadores agrícolas numa média empresa Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade-O caso do Centro UNESCO Aldeia das Ciências Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 A gestão de recursos humanos numa entidade publica italiana - O caso da Universidade de Bicocca Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Comportamentos de Cidadania promotores de eficácia organizacional-Estudos de Caso na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Recursos Humanos e Gestão da Qualidade: Investigação Empírica em Instituições Particulares de Solidariedade Social no Concelho de Estremoz Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Práticas e Acções que Influenciam os Colaboradores de Organizações com Responsabilidade Social Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 A importância da gestão das expectativas dos colaboradores no aumento da motivação e do comportamento organizacional - Estudo de caso Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Abordagem multimetodológica do impacto da mentoria e relações de ajuda no processo informal de employee branding: O efeito de marca de empregado Gestão (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2014 - 2014 Análise de perceções sobre Motivação e Satisfação de Futuros Técnicos em Organizações Turísticas Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 A Motivação como um factor determinante na performance dos Recursos Humanos-Estudo de Caso Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 O impacto do Marketing Interno e da Qualidade total dos Recursos Humanos nas Empresas Familiares-Estudo de Caso Gestão (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2012 Influência da Cultura Organizacional sobre a Responsabilidade Social das Organizações Gestão (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2011 - 2011 Influência e efeitos sinérgicos da comunicação interna na cultura de safety-Estudo de Caso aplicado à navegação aérea Gestão (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2007 - 2007 Gestão pela Cultura Ética e de Responsabilidade Social Nas Organizações Hoteleiras de 4 e 5 Estrelas no Algarve Como Factores de Atracção de Candidatos de Elevado Potencial Gestão (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2006 - 2006 Responsabilidade Social enquanto referencial de comportamento empresarial sustentável numa abordagem "multi-stakeholder". Casos e perspectivas portuguesas e benchmarking ao enquadramento institucional espanhol Gestão (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2003 - 2003 Impactos e Limites Éticos dos Sistemas de Informação /tecnologias da Informação e da Comunicação (si/tic) na Gestão de Recursos Humanos Gestão de Empresas (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
Distinctions

Other distinction

2017 Embaixadora para os ODS - ODS 4 (2017-2022)
United Nations Global Compact, United States