???global.info.a_carregar???
O meu percurso académico iniciou-se por uma Licenciatura em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Esta foi uma experiência bastante enriquecedora, que me instruiu muitas bases de Comunicação e, principalmente, me ensinou a refletir sobre as experiências comunicacionais para além do que é dito. Foi também um excelente ponto de partida para a minha autonomia e desenvolvimento académico, em termos de pesquisa e exploração de bibliografia. Enquanto frequentava a Licenciatura em Ciências da Comunicação, estudei "Communication Management" durante um semestre, na The Hague University of Applied Sciences, em Haia, na Holanda. Esta foi uma experiência mais prática, mas que me abriu horizontes para outros autores e formas de investigação, enriquecendo-me não só em termos de conhecimentos como também ao nível de métodos de trabalho. Seguindo uma lógica mais prática, e porque gostava de ter uma experiência um pouco diferente da Licenciatura e mais focada em Marketing, frequentei o Mestrado em Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa. Este foi um passo importante no meu percurso académico, pois não só me deu a oportunidade de contactar com várias marcas e realizar diversos projetos práticos, como também me permitiu realizar um estudo aprofundado dentro de uma das minhas grandes áreas de interesse no Marketing - A Experiência de Marca. A realização de uma Dissertação de Mestrado fez-me desafiar as minhas capacidades e crescer enquanto aluna, profissional e investigadora, aprimorando métodos de pesquisa e de análise de resultados. Nesta fase, descobri também uma enorme paixão pela investigação de temas sobre os quais tenho curiosidade e pelo impacto que essas pesquisas podem gerar na forma como as empresas orientam a sua conduta e ações de comunicação. Ainda quando estava a realizar a minha Dissertação de Mestrado, iniciei também a minha vida profissional, como Gestora de Conteúdos e Comunidade numa Agência de Marketing Digital Ter experiência profissional deu um grande contributo quanto à forma como faço a gestão do meu tempo e ações, em função dos objetivos e resultados pretendidos, sendo também uma ótima escola na pesquisa e atualização constante quanto a novos insights, tendências e práticas no mundo empresarial. Em termos pessoais, académicos e profissionais, procuro expandir os meus conhecimentos constantemente e cumprir objetivos. Estou habituada a trabalhar em diversos projetos, quer em equipa quer individualmente, sempre de forma criativa, motivada, flexível, open minded e proativa. Possuo também uma grande capacidade de comunicação, de estabelecer relacionamentos interpessoais, pensamento crítico e estratégico, aptidões analíticas e uma forte capacidade para tomar decisões. Sou uma pessoa que procura ser cada vez melhor em tudo o que faz, empenhando-me em cada projeto com profissionalismo e dedicação. Sou extremamente responsável, organizada, curiosa, autónoma e inovadora e interesso-me pelas exigências do futuro. Encaro cada novo desafio com muita vontade de aprender, de desafiar o óbvio e de desenvolver as minhas competências.
Identification

Personal identification

Full name
Alexandra de Matos Miguel

Citation names

  • Miguel, Alexandra

Author identifiers

Ciência ID
F01F-4BC5-A19C
ORCID iD
0000-0002-3267-6772

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Italian Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2020/10/15 - 2024
Ongoing
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12 - 2018/09/05
Concluded
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
"O contributo da Experiência em Loja para a Fidelidade à Marca e o papel mediador da Relação Marca-Consumidor: O caso FNAC Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
18
2013/09 - 2016/06
Concluded
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Major in Comunicação Estratégica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
2015/09 - 2016/02
Concluded
Communication Management (Licenciatura)
Major in Communication Management
The Hague University Of Applied Sciences, Netherlands
15
2010/09 - 2013/06
Concluded
Curso Línguas e Humanidades (Ensino secundário)
Escola Secundária Sebastião da Gama, Portugal
18
Affiliation

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017/10 - 2020/10 Gestora de Conteúdos e de Comunidade Moreleads - Agência de Marketing Digital, Portugal
Outputs

Publications

Journal article
  1. Alexandra Miguel; Sandra Miranda. "Brand Activism Effectiveness". Media & Jornalismo (2023): https://doi.org/10.14195/2183-5462_42_8.
    10.14195/2183-5462_42_8
  2. Alexandra Miguel; Sandra Miranda. "The role of digital platforms in promoting pro-sustainable behavior and conscious consumption by brands". Ecocycles (2023): https://doi.org/10.19040/ecocycles.v9i2.298.
    10.19040/ecocycles.v9i2.298
Thesis / Dissertation
  1. Miguel, Alexandra. "O contributo da Experiência em Loja para a Fidelidade à Marca e o papel mediador da Relação Marca-Consumidor: O caso FNAC Portugal". Master, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, 2018. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/9535/1/Dissertacao%20de%20Mestrado%20em%20Publicidade%20e%20Marketing%20-%20Alexandra%20de%20Matos%20Miguel.pdf.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2018/12/05 O contributo da Experiência em Loja para a Fidelidade à Marca e o papel mediador da Relação Marca-Consumidor: O caso FNAC Portugal Defesa de Dissertação de Mestrado
Escola Superior de Comunicação Social - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Plano Comunicacional de Marketing para Fundação S. João de Deus Apresentação de Plano Comunicacional de Marketing para a Fundação S. João de Deus
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)