Book |
- Pipa, Luís. Fingering and Hand Position in Piano Playing: Analysis of Mutual implications with Examples from the Repertoire.
Portugal: Tradisom. 2022.
Published
|
Book chapter |
- Pipa, Luís. "A presença em Júris no Reconhecimento da Carreira". In Helena Sá e Costa – Fotobiografia, 251-266. Porto,
Portugal: Afrontamento, 2023.
Published
- Pipa, Luís. "A pintura como fonte inspiradora da criação da suite para piano Sombras". In Ouvir e escrever Paisagens Sonoras
- abordagens teóricas e (multi) disciplinares, 455-479. CEHUM, 2020.
Published
- Pipa, Luís. "Da aldeia para o mundo: as evocações das raízes minhotas de Luiz Costa em “Murmúrios das Fontes” e “Campanários”
do ciclo Poemas do Monte para piano". In Geografias Culturais da Música, 67-85. Lab2.PT, 2020.
Published
- Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Mozart e 'la confidence': a história por detrás das variações mais célebres de todos
os tempos". Universidade do Minho. Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), 2018.
- Pipa, Luís. "Contextos de expressividade na interpretação de repertório pianístico". In Pensar a Música III, 73-80.
Sociedade Musical de Guimarães, 2018.
- Pipa, Luís. "Interpretação e renovação: A figura inspiradora de Liszt e os “Estudos de Performance” do GuimaraMUS 2012". In
Pensar a Música II, 87-101. Guimarães, Portugal: Sociedade Musical de Guimarães/Fundação Cidade de Guimarães, 2014.
Published
- Pipa, Luís. "O Pedal no Ensino do Piano". In Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI, 63-81. Évora,
Portugal: UnIMeM, Fundação Luís de Molina, 2011.
Published
|
Conference abstract |
- Pipa, Luís. "Music for My Children: da concepção à concretização". Paper presented in VIII Encontro Nacional da EPTA PORTUGAL,
Coimbra, 2023.
Published
- Pipa, Luís. "A importância da transmissão de princípios sólidos de dedilhação nas diferentes fases do ensino do piano". Paper
presented in Festival de Piano de Alcochete, Alcochete, 2022.
Published
- Pipa, Luís. "Ressonâncias expandidas nos recitativos do primeiro andamento da sonata para piano op. 31 nº 2«Tempestade» de
Ludwig van Beethoven". Paper presented in II Congresso Internacional Paisagens Sonoras – Os sons, a música e a arquitetura,
Braga, 2021.
Published
- Pipa, Luís. "'Popular Traditions with Spanish Flavours in Philipp Scharwenka’s Humoreske and Mazurka, Op. 13". Paper presented
in 43rd International Epta Conference, Madrid, 2021.
Published
- Pipa, Luís. "Pérolas escondidas do repertório para jovens pianistas: as Seis Sonatinas em Miniatura, op. 136, de Carl Reinecke".
Paper presented in Colóquio Questões de Ensino Musical, Braga, 2021.
Published
- Pipa, Luís. "O processo criativo da suite para piano Sombras e a pintura de Alvaro Rocha". Paper presented in VII Encontro
Nacional da EPTA PORTUGAL, 2021.
Published
- Pipa, Luís. "Óscar da Silva, O Poeta Melancólico do Piano’". Paper presented in VI Encontro Nacional EPTA Portugal,
2020.
- Pipa, Luís. "Entering the spirit of Mozart: the construction of a new ending to the Fantasy in D minor, K. 397". Paper presented
in 41st EPTA-Conference- Piano and More, Viena, 2019.
Published
- Pipa, Luís. "Vagueando pelo espírito de Mozart: a concretização de um novo final para a Fantasia em Ré menor, K. 397". Paper
presented in V Encontro Nacional EPTA Portugal, 2019.
Published
- Pipa, Luís. "A pintura como fonte inspiradora da criação da suite para piano Sombras. In Livro de resumos". Paper presented
in Congresso Internacional Paisagens Sonoras, 2019.
Published
- Pipa, Luís. "A dimensão interpretativa de Vianna da Motta através das suas edições de Beethoven". Paper presented in IV
Encontro Nacional EPTA Portugal - O Piano e as suas pedagogias: o legado de grandes vultos ao longo da, Espinho,
2018.
- Pipa, Luís. "Portuguese prodigy pianists and composers Vianna da Motta and António Fragoso". Paper presented in 40th EPTA
Conference-Piano Prodigies, Valleta, 2018.
Published
- Pipa, Luís. "Mozart e ‘La Confidence’: a história por detrás das variações mais célebres de todos os tempos". Paper presented
in Encontro Internacional Geografias Culturais da Música, Braga, 2018.
Published
|
Conference paper |
- Pipa, Luís. "Revisiting Beethoven through Vianna da Motta’s interpretative scores of the Piano Sonatas op. 7 and 31 no. 2
“Tempest”.". Paper presented in EPTA International Conference, 2020.
Published
- Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Inspiring new beauties in Mozart's piano sonatas". 2017.
- Pipa, Luís. "Fingers as Individuals The pianist’s art of choosing the right fingering". Paper presented in International
Symposium on Performance Science, Viena, 2013.
Published
- Pipa, Luís. "Performance Musical: O papel do intérprete na música erudita ocidental". Paper presented in XI Colóquio de
Outono Estudos Performativos Global Performance-Political Performance, Braga, 2010.
Published
- Pipa, Luís. "The art of hand-splitting: Vianna da Motta’s contribution toward a better rendering of Beethoven’s sonata op.
31/2". Paper presented in International Symposium on Performance Science, Porto, 2007.
Published
- Pipa, Luís. "Vianna da Motta’s interpretative scope, as illustrated through his performing score of Beethoven’s Piano Sonata
op. 7". Paper presented in Performa’07. Encontros de Investigação em Performance, Aveiro, 2007.
|
Edited book |
- Pipa, Luís. Stephen Heller, Estudos para piano op.45. Viana do Castelo: Academia de Música de Viana do Castelo. 1998.
Published • Editor
|
Journal article |
- Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como
evidência de um pensamento técnico consolidado". (2023): https://hdl.handle.net/1822/88720.
10.21814/diacritica.5203
- Pipa, Luís. "The fingerings for the piano album Gradual by Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) as evidence of a consolidated
technical thinking". (2023): https://doi.org/10.21814/diacritica.5203.
https://doi.org/10.21814/diacritica.5203
- Isabel Romero; Vera Fonte; Luís Pipa. "Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo
português em contexto". Revista Portuguesa de Educação 34 2 (2021): 144-160. https://doi.org/10.21814/rpe.22282.
10.21814/rpe.22282
- Romero,Isabel; Fonte,Vera; Pipa,Luís. "Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo
português em contexto". (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200144.
- Romero, Isabel; Fonte, Vera; Pipa, Luís. "Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo
português em contexto". (2021): https://doi.org/10.21814/rpe.22282.
https://doi.org/10.21814/rpe.22282
- Lessa, Elisa; Pipa, Luís; Barceló, Ricardo. "Introdução". (2021): https://doi.org/10.21814/diacritica.719.
https://doi.org/10.21814/diacritica.719
- Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Iberian flavours emerging from Domenico Scarlatti’s and Carlos Seixas’ harpsichord sonatas".
(2016): http://hdl.handle.net/1822/54542.
- Fonte, Vera; Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Avoiding 'Fugue State' when playing Bach's fugues". (2016): http://hdl.handle.net/1822/54541.
- Harper, Nancy Lee; Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "EPTA Portugal: growing pains and progress". (2015): http://hdl.handle.net/1822/54552.
- Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Bach, or Busoni? How insightful fingering options may enlighten the original spirit of
the Chaconne in D minor". (2015): http://hdl.handle.net/1822/54543.
|
Online resource |
- Pipa, Luís. Pipa, L. (2020) (Palestra) Revisiting Beethoven through Vianna da Motta's interpretative scores. 42nd Internation
EPTA Conference. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=vKMAFtFyxOQ.
|
Thesis / Dissertation |
- Serra, Francisco António Pinto Beato. "A memorização de música para piano: aplicação de estratégias no estudo de uma valsa
de Chopin". Master, 2022. https://hdl.handle.net/1822/89701.
- Fernandes, Victória da Costa. "O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem
de piano e música de conjunto". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78470.
- Campinho, Maria Catarina dos Santos Coutinho Macedo. "O aquecimento criativo como potenciador de sucesso nas disciplinas de
coro e formação musical no ensino vocacional". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78342.
- Ribeiro, Daniel Simão Mestre Viana. "Conceitos basilares da dedilhação nos primórdios da aprendizagem do piano". Master, 2021.
https://hdl.handle.net/1822/78164.
- Almeida, Pedro Filipe Soares de. "Os sentidos e a acuidade musical: repercussões da sinestesia nas competências melódicas
e harmónicas na disciplina de Formação Musical". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78251.
- Almeida, João Pedro da Cunha. "A importância do canto no ensino do piano". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78426.
- Pereira, Flávio Joaquim Oliveira. "A importância do Staccato no ensino da trompete, com incidência em duas versões do Método
de J. B. Arban". Master, 2020. https://hdl.handle.net/1822/78110.
- "Exploring Memorisation Strategies in non-tonal piano repertoire". PhD, Royal College of Music, 2020.
- Oliveira, Catarina Dias Real de. "As danças de salão brasileiras como base para exercícios de desenvolvimento técnico e interpretativo
no ensino de piano". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63513.
- Silva, João Miguel Moreira e. "Estudo mental no ensino do piano: implementação de estratégias no contexto de sala de aula
no segundo ciclo do ensino básico". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/66006.
- Romero, Isabel Antunes. "As referências extramusicais portuguesas no ensino de piano: uma abordagem contextualizada de repertório
contemporâneo português". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63425.
- Freitas, Bárbara Serrano de. "Associação da cor à notação musical tradicional: efeitos na leitura e na compreensão musical
global". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/62193.
- Arede, Luís Carlos Ferreira Cardoso. "A tecnologia educativa ao serviço do estudo do piano: estratégias para uma assimilação
mais eficaz do texto musical". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/62060.
- Ribeiro, Isabel Alexandra da Costa Soares. "Contributos do repertório multicultural para performance coral". Master, 2019.
http://hdl.handle.net/1822/63430.
- Luís, Bárbara Dias. "A técnica ao serviço da performance: aplicação de exercícios no estudo individual em prol da melhoria
da execução técnica e performativa dos alunos de piano do 2º e 3º ciclo". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63742.
- Areia, Nuno André Ferreira Pinheiro. "Do repertório para a escala: estratégias criativas de ensino-aprendizagem de escalas
e arpejos no ensino de piano". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63752.
- Fernandes, Teresa Berenice Dores. "Estratégias para o desenvolvimento da perceção auditiva na performance dos alunos de piano".
Master, 2018. https://hdl.handle.net/1822/57771.
- Siebrits, Cecilia Marga. "Relatório de atividade profissional". Master, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58320.
- Durães, Dora Isabel Correia. "A escola do século XXI: monitorização do estudo do violino através das novas tecnologias". Master,
2017. http://hdl.handle.net/1822/57108.
- Sousa, Eduardo Neves de. "Estratégias e práticas do ensino de mudanças de posição no violino". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57221.
- Ferreira, João Daniel Magalhães. "A abordagem de técnicas estendidas no contexto do Ensemble de Flauta Transversal". Master,
2017. http://hdl.handle.net/1822/57220.
- Pereira, Cíntia Andreia Alves. "O coro infantil na escola vocacional: contributo para uma seleção informada e alargamento
de repertório". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45693.
- Rego, Sofia Marlene Pereira do. "A respiração na prática do ensino da flauta transversal". Master, 2017. https://hdl.handle.net/1822/57216.
- Freitas, César Filipe Mendonça. "O multiculturalismo no ensino especializado da música". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57203.
- Almeida, Luís Miguel Tavares de. "A influência da música portuguesa no ensino do trombone". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45688.
- Correia, Analisa Almeida de Sousa. "Leituras solfejadas: a escolha de excertos do repertório instrumental como estratégia
de motivação". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57099.
- Silva, André Miguel Costa da. "A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete".
Master, 2017. https://hdl.handle.net/1822/45705.
- Hernández Vidal, Jorge. "El trabajo de la memoria en el piano: estudio de pasajes en contextos determinados". Master, 2017.
http://hdl.handle.net/1822/45183.
- Outón Gestido, Natalia. "La búsqueda de la expresividad en el piano: estrategias para estimular la musicalidad". Master, 2017.
http://hdl.handle.net/1822/57194.
- Gonçalves, Sónia Alexandra Ferreira Macedo. "A voz cantada no ensino especializado de música". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57109.
- Bezerra, Mário de Jesus Fernandes da Cunha. "Percurso de vida: a formação musical ao encontro do instrumentista". Master,
2017. http://hdl.handle.net/1822/57755.
- Marinha, Paula Cristina do Monte Santa. "O movimento corporal como ferramenta pedagógica nas aulas de Classe Conjunto - Coro".
Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57715.
- Costa, Ana Filipa Alves. "A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino". Master,
2017. http://hdl.handle.net/1822/45195.
- Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes. "A gravação audiovisual como estratégia pedagógica no ensino de piano em contexto
de sala de aula". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57265.
- Fangueiro, Rúben Manuel da Silva. "Relevância da atividade sensorial nos primeiros anos de aprendizagem do violino". Master,
2016. http://hdl.handle.net/1822/43909.
- Silva, Mara Alina Andrade Lopes Figueiredo da. "A criação e interpretação de personagem como veículo de expressão musical
e consolidação da técnica violinística". Master, 2016. https://hdl.handle.net/1822/43925.
- Carriço, André Nogueira. "A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38146.
- Campos, Luís Filipe Brandão. "Música contemporânea de vanguarda como fator de motivação no ensino-aprendizagem do trombone".
Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44108.
- Pinho, Joana Rebelo de. "Finalidades do estudo de um instrumento musical: intervenção pedagógica com recurso a estratégias
no ensino do violino para desenvolver a atenção seletiva". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41240.
- Campinho, Cosme Alberto Macedo Carneiro da Silva. "A importância do coro de pais como potenciador do sucesso escolar no contexto
do ensino vocacional". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44110.
- Ferreira, Tiago Manuel Magalhães. "A participação dos pais na vida escolar do aluno no ensino vocacional de música". Master,
2015. http://hdl.handle.net/1822/44097.
- Vale, Christelle Veiga do. "Operacionalização do processo de raciocínio no estudo para o desenvolvimento técnico do violino".
Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38145.
- "O Clarinete na obra de Joaquim dos Santos: Contextualização, análise e interpretação". PhD, Universidade de Évora Escola
de Artes, 2015.
- Teles, Ângela Raquel Machado. "O papel do Encarregado de Educação na autorregulação do aluno no contexto do ensino da viola
d'arco". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37883.
- Peixoto, Paula Alexandra Ribeiro da Silva. "Percurso profissional do piano ao cravo". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37871.
- Santos, Ricardo Daniel Caló. "Motivação: uma ferramenta para a aprendizagem". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37926.
- Araújo, João Pontes de. "Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical
mais significativa". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37873.
- Andrade, Filipa Gomes Figueiredo de. "Leitura à primeira vista: componente imprescindível para o estudo bem-sucedido do piano".
Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30143.
- Ferreira, Natália Sofia Varela. "A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo".
Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37872.
- Gonçalves, Cristiana de Sousa. "O aquecimento direcionado como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo". Master, 2014.
http://hdl.handle.net/1822/37882.
- Vincenti, Giosuè de. "Inclusão de compositores portugueses como fator de motivação no estudo básico do piano". Master, 2014.
http://hdl.handle.net/1822/38114.
- Fontão, Vânia Sofia Oliveira. "O papel dos pais na motivação para o estudo - aprendizagem do violino". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38094.
- Magalhães, Eliana Teresa Azevedo de. "O trabalho instrumental no estudo individual de violino do ensino básico : uma proposta
de metodologia". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28938.
- Abreu, Ana Filipa da Costa. "Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do
instrumento". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28934.
- Fonte, Vera Maria Seco Afonso da. "Memorização de uma fuga do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach : aplicação pedagógica de
estratégias de memorização em alunos de piano do ensino vocacional". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28984.
- Marques, Ana Luísa Cadilhe. "Técnica da mão esquerda: uma ajuda essencial aos alunos de violoncelo do Ensino Básico". Master,
2013. http://hdl.handle.net/1822/28932.
- Silva, Mariana Freitas da. "A música tradicional portuguesa no ensino vocacional". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28962.
- Oliveira, António José Aguiar da Silva. "Repertório português para violoncelo: aplicabilidade pedagógica no ensino básico".
Master, 2013. https://hdl.handle.net/1822/28931.
- Antunes, Ricardo Filipe Dias. "Estratégias de consciencialização do estudo em violino". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28960.
- Pereira, Ricardo André Gomes. "A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário".
Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/44202.
- Cardoso, Sara Maria Soares. "Relatório de actividade profissional". Master, 2013. https://hdl.handle.net/1822/28968.
- Cancujo, Guilherme João da Silva. "A temática da infância na obra para piano de Luiz Costa: um contributo para a recolha e
incorporação de repertório português no domínio da pedagogia do instrumento". Master, 2009. http://hdl.handle.net/1822/10986.
|
Translation |
- Kenneth Hamilton; Pipa, Luís. Dançando à volta da Dança Macabra: Siloti, Stavenhagen, Vianna da Motta, e Tradições Interpretativas
de Liszt. Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães/Fundação Cidade de Guimarães.. 2013.
Published
|