???global.info.a_carregar???
Clarinda Pomar. Assistant Professor in the Department of Pedagogy and Education - School of Social Sciences - University of Évora. In 2007 she completed her PhD in Educational Sciences at the University of Évora. In 1998 she completed a Master's Degree in Educational Sciences - Methodology of Physical Education at the Faculty of Human Motricity - University of Lisbon; In 1992 she completed a Degree in Physical Education and Sport at the Faculty of Human Motricity - University of Lisbon. She is a member of the Center for Research in Education and Psychology at the University of Évora, working on the thematic line "Training and Professional Development". She participates and/or has participated as a researcher in 7 I&D projects. Main research interests: Didactics of Physical Education; Play and physical activity in childhood; Gender issues in educational contexts. She is the Director of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education and a member of the Course Committees of the Master's Degrees in Pre-School Education and Pre-School Education and Primary Education. Between 2015 and 2019 he was President of the Pedagogical Council of the School of Social Sciences at the University of Évora. In 2020 and 2021 she was a member of the Office for Gender Equality at the University of Évora. Since 2022 she has been Pro-Rector for Academic Management and Accreditation.
Identification

Personal identification

Full name
Clarinda Pomar

Citation names

  • Pomar, Clarinda

Author identifiers

Ciência ID
E51B-27DE-1FDD
ORCID iD
0000-0001-7539-6220
Scopus Author Id
57195345821

Email addresses

  • cpomar@uevora.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2002 - 2007
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"O Género na Educação Física: Percepções de alunos e alunas do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico”. " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com distinção e louvor
1992 - 1998
Concluded
Mestrado em Ciências da Educação- Metodologia da Educação Física (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Actividade Física e Estereótipos de Género: Análise da Percepção da Apropriação e do Desempenho Motor de Género em Actividades Lúdico-Motoras" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom, por unanimidade
1987 - 1992
Concluded
Educação Física e Desporto (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Análise da Competição em Natação Desportiva" (THESIS/DISSERTATION)
17 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2010 - Current Researcher (Research) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2007/07/03 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022/05/10 - Current Pro-Rector Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2009/03/01 - Current Diretora do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2021/05 - 2023/09 Diretora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021/05 - 2023/09 Diretora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2021/12 Membro do Gabinete para a Igualdade de Género Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2019/10/08 - 2021/04 Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2019/02/26 - 2021/02 Adjunta do Director do Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora, Portugal
2015/04/16 - 2019/03/06 President of the Pedagogic Council Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015/04/15 - 2019/03 Membro da Comissão de Avaliação Interna da Escola de Ciências Sociais Universidade de Évora, Portugal
2010/05/26 - 2016/11/10 Presidente do Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada dos Mestrados em Ensino da Universidade de Évora Universidade de Évora, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2015/04/15 - 2019/03/06 Membro do Conselho de Avaliação Universidade de Évora, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022/12/02 - 2023/11/30 Projeto IPI.SUCESSO : Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos de Instabilidade e Incerteza
POCH-02-53I2-FSE-000042
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
Concluded
2022/06/01 - 2023/10/31 MEDEIA
POCH-02-53I2-FSE-000021
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
Concluded
2010/06 - 2013/12 APD- ACADEMIC PERFORMANCE AND DEVELOPMENT: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECTS OF SCHOOL TRANSITIONS IN PORTUGUESE STUDENTS.
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2006/10 - 2009/10 IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools: Inclusive Classrooms – a multidimensional approach
128735-CP-1-2006-1-BE-COMENIUS-C21
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
European Comission
Concluded

Other

Designation Funders
2020/09 - 2022/12 OUT-TO-IN Academia do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian
OUT-TO-IN
Researcher
Fundação Calouste Gulbenkian
Ongoing
1998 - 2001 Projecto Internacional Coeducação: do princípio ao desenvolvimento de uma prática
não aplicável
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Costa, Rosalina Pisco; Henriques, Fernanda; Carmo, André; Alegre, Leonel; Sousa, Luís ; Furtado, Teresa Veiga. Plano para a Igualdade de Género da Universidade de Évora. Portugal. 2022.
    Published
  2. Costa, Rosalina Pisco; Pomar, Clarinda; Carmo, André; Alegre, Leonel; Sousa, Luís ; Henriques, Fernanda; Furtado, Teresa Veiga. Perceções e realidades sobre a (in)visibilidade de género na Universidade de Évora: Relatório de diagnóstico institucional. Portugal: Universidade de Évora. 2022.
    Published
Book chapter
  1. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Rodrigues, Andreia. "O Jogo de peças soltas e o desenvolvimento socio-emocional da criança.". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 98-99. Portugal: Universidade de Coimbra, 2020.
    Published
  2. Balça, Ângela; Pomar, Clarinda; Costa, Conceição; Bezelga, Isabel; Moreira, Lurdes; Magalhães, Olga. "Jogo e expressão: que sentidos e desafios na formação". In Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da Universidade de Évora, 18-28. Portugal: CIEP-Universidade de Évora, 2018.
    Published
  3. Pomar, Clarinda. "Intervenção educativa: género e práticas lúdicas dos tempos livres.". In Guião de Educação Género e Cidadania: 2º Ciclo do Ensino Básico, 81-114. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, 2012.
    Published
  4. Pomar, Clarinda. "A transversalidade do género na intervenção educativa". In Guião de Educação, Género e Cidadania: 2º Ciclo do Ensino Básico, 67-77. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, 2012.
    Published
  5. Grácio, Maria Luisa; Borralho, António Manuel Águas; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda; Chaleta, Elisa; Pires, Heldemerina; De Vreese, Jean-Claude; et al. "O estado da arte em educação inclusiva: o pensamento de profissionais detentores de boas práticas". In Educação inclusiva: concepções e práticas, 73-83. Portugal: Universidade de Évora, 2009.
    Published
  6. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda; Grácio, Maria Luisa; Borralho, António. "Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Algumas Perspectivas Europeis". In Educação inclusiva: concepções e práticas, 61-72. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2009.
    Published
  7. Candeias, Adelinda; Clarinda Pomar; Pires, Heldemerina; Borralho, António; Grácio, Maria Luisa; Santos, Maria Graça. "O Papel da Família na Inclusão Escolar". In Educação inclusiva: concepções e práticas, 73-83. CIEP, 2009.
    Published
  8. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Candeias, Adelinda; Grácio, Maria Luisa; Santos, Graça; Trindade, M; Pires, Heldemerina; Chaleta, Elisa. "Formação de professores para a escola inclusiva: fundamentos para uma proposta de formação". In Ensino, qualidade e formação de professores, 117-127. Universidade de Évora, 2009.
    Published
  9. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Strategies and practice in inclusive classrooms". In Teacher training: IRIS - Improvement through research in inclusive schools: A multidimensional approach to assessment, planning and intervention. Universidade de Évora, 2009.
    Published
  10. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Classroom climate". In Teacher training: IRIS - Improvement through research in inclusive schools: A multidimensional approach to assessment, planning and intervention. Universidade de Évora, 2009.
    Published
  11. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Aide memoire and the fit to learn bookmark". In Teacher training: IRIS - Improvement through research in inclusive schools: A multidimensional approach to assessment, planning and intervention. Universidade de Évora, 2009.
    Published
  12. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Concepções de educação inclusiva em alguns países europeus". In Escola inclusiva: contributos para a sua implementação, 8-16. Universidade de Évora, 2009.
    Published
  13. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Neto, Carlos. "Percepção da Apropriação e do Desempenho Motor de Género em Actividades Lúdico-Motoras". In Jogo & Desenvolvimento da Criança, edited by Neto, Carlos, 178-205. Edições FMH, 1998.
    Published
Conference abstract
  1. Pomar, Clarinda; Costa, Rosalina Pisco; Canavarro, Ana Paula; Paulo Quaresma; Beires Nogueira, Vitor. "Projeto IPI.SUCESSO! - Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos de Instabilidade e Incerteza.". Paper presented in 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Faro, 2023.
Conference paper
  1. Veiga, Guida; Pomar, Clarinda; Guerreiro, Daniela. "OUT To IN: An Integrated Program To Help Teachers Prioritize Children's Outdoor Play". Paper presented in IPA Glasgow. Play: Rights & Possibilities, Glasgow, 2023.
  2. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Dias Rodrigues, Andreia. "Promovendo a competência sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar: efeitos de uma intevenção de mediação corporal na autorregulação.". Paper presented in XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Faro, 2022.
    Published
  3. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Santos, Graça Duarte; Marmeleira, José; Guerreiro, Daniela. "OUT to IN: Efeitos de um programa de intervenção psicomotora na autorregulação de crianças em idade pré-escolar". Paper presented in XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Faro, 2022.
    Published
  4. Pomar, Clarinda; Nunes, Catarina. "Educar para a igualdade de género na infância: nas diferenças nos respeitamos". Paper presented in III Encontro A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (III FEPUE) e II Jornada Internacional sobre Formação de Professores de Educação Infantil (II JIFPEI), Évora, 2021.
    Published
  5. Pomar, Clarinda; Cristo, Carolina. "Promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas na educação pré-escolar". Paper presented in o III Encontro A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (III FEPUE) e II Jornada Internacional sobre Formação de Professores de Educação Infantil (II JIFPEI), 2021.
    Published
  6. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Oliveira, Manuela; Verdasca, José; Saragoça, José; Candeias, Adelinda. "Rendimento Escolar em Matemática VS Atitudes Face à Matemática: Fatores de Contexto e Efeito Escola". Paper presented in I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2013.
  7. Rebelo, Nicole; Candeias, Adelinda; Oliveira, Manuela; Neto, António; Pomar, Clarinda; Costa, Paulo; Silva, Soraia; Silva, João. "Atitudes face à escola e às disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências: estudo de modelos multivariados sobre o efeito de atributos pessoais com alunos do ensino básico". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Published
  8. Oliveira, Beatriz; Pomar, Clarinda; Neto, António; Lemos, Gina C.; Rebelo, Nicole; Silva, João. "Aptidões cognitivas, atitudes e literacia científica: um estudo de caso com alunos do 9º ano de escolaridade". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Published
  9. Neto, Antonio; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda; Costa, Paulo; Oliveira, Manuela; Silva, Soraia; Silva, João; Rebelo, Nicole. "Questionários de atitudes face à língua portuguesa (QAFLP), matemática (QAFM), ciências da natureza (QAFCDN), ciências naturais (QAFCN) e ciências físico-químicas (QAFCFQ) em alunos portugueses do ensino básico: estudo psicométrico". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Published
  10. Saragoça, José; Neto, António; Pomar, Clarinda; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Efeitos das transições escolares no rendimento académico: os capitais económico, cultural e social como fatores explicativos, num estudo longitudinal interdisciplinar com alunos portugueses". Paper presented in XI CONLAB- Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador da Bahia, 2011.
    Published
  11. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Candeias, Adelinda; Neto, Antonio. "School transitions and academic performance: The personal, contextual and school variables as explaining factors of the complexity". Paper presented in Congreso Internacional de Convivencia Escolar: Variables Relacionada, Almeria, 2010.
    Published
  12. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Santos, Graça. "Clima em sala de aula inclusiva: contributos para a reflexão e desenvolvimento de estratégias.". Paper presented in International Conference ICPED-Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 2009.
  13. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Borralho, António; Grácio, Maria Luisa; Candeias, Adelinda; Pires, Heldemerina; Devresse, J; Bernat, Eva; Brodin, Jane; Ljusberg, Ana-Lena. "Teachers’ education needs and strategies for inclusive classrooms". Paper presented in International Conference - Changing Practices in Inclusive Schools, 2009.
    Published
Conference poster
  1. Pomar, Clarinda; Reis, Joana. "A integração do Mindfulness na prática de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in VI ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2022.
  2. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Gender and perceptions of motor competence". Paper presented in International Conference ICPED-Psychology and Education: Practices, Training and Research, 2009.
Edited book
  1. Pomar, Clarinda; Arcadinho, Ana; Folque, Maria Assunção; Balça, Ângela. A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros. Portugal: CIEP-UE. 2022.
    Published • Editor
  2. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2018.
    Published • Editor
  3. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Garcia, A.; Nogueira, Conceição; Vieira, Cristina; Saavedra, Luísa. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Portugal: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. 2012.
    Published • Editor
  4. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Candeias, Adelinda; Devreese, J; Grácio, Maria Luisa; Ljusberg, Ana-Lena; Brodin, Jane; Falcó, J; et al. Educação inclusiva: concepções e práticas. Universidade de Évora. 2009.
    Published • Editor
  5. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Neto, António; Cid, Marília; Peças, António; Chaleta, Elisa; Folque, Maria Assunção. Estereótipos de Género. Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. 1999.
Journal article
  1. Dias Rodrigues, Andreia; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Lamy, Elsa. "The effects of a relaxation intervention on university students`personal and professional development: A mixed methods approach". Psychology in the Schools (2024):
    Submitted
  2. Dias Rodrigues, A.; Marmeleira, J.; Pomar, C.; Lamy, E.; Guerreiro, D.; Veiga, G.. "Body-oriented interventions to promote preschoolers` Social-emotional competence: a quasi-experimental study". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85168286373&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2023.1198199
  3. Veiga, G.; Guerreiro, D.; Marmeleira, J.; Santos, G.D.; Pomar, C.. "OUT to IN: a body-oriented intervention program to promote preschoolers’ self-regulation and relationship skills in the outdoors". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85168297635&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2023.1195305
  4. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Santos, Graça Duarte; Guerreiro, Daniela; Almeida, Gabriela; Folque, Maria Assunção. "Programa OUT TO IN- A relação corpo-mente nos espaços exteriores.". Cadernos de Educação de Infância 122 (2021): 7-11.
    Published
  5. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Santos, Graça Duarte; Guerreiro, Daniela; Almeida, Gabriela; Folque, Maria Assunção. "Affordances no espaço exterior: o exemplo do Programa OUT TO IN.". Cadernos de Educação de Infância 123 (2021): 10-15.
    Published
  6. Clarinda Pomar; Concepción Mimbrero; Ana Guil Bozal; Susana Cámara. "Opinión del profesorado sobre el clima de género en la Universidad de Évora y la Universidad de Sevilla". Faces de Eva C. (2021): (45). ISSN: 0874-6885. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852021000100060&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.
    10.34619/ZDKR-HIHS
  7. Rodrigues, Lénia; Silverio, Rosa; Costa, Ana Rodrigues; Antunes, Célia; Pomar, Clarinda; Infante, Paulo; Cristina Conceição; Amado, Francisco; Lamy, Elsa. "Taste sensitivity and lifestyle are associated with food preferences and BMI in children". International Journal of Food Sciences and Nutrition 71 7 (2020): 875-883. http://dx.doi.org/10.1080/09637486.2020.1738354.
    10.1080/09637486.2020.1738354
  8. Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Fialho Conde, Antónia. "Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania = Contributions and challenges of continuous teacher training for building gender equality and citizenship". Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia 14 (2019): 403-422. http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14.5816.
    Published • 10.18002/cg.v0i14.5816
  9. Rodrigues, Lénia; Espanca, Rosa; Costa, Ana Rodrigues; Antunes, Célia Miguel; Pomar, Clarinda; Capela-Silva, Fernando; Pinheiro, Cristina Conceição; et al. "Comparison of salivary proteome of children with different sensitivities for bitter and sweet tastes: association with body mass index". International Journal of Obesity 43 4 (2018): 701-712. http://dx.doi.org/10.1038/s41366-018-0289-5.
    Published • 10.1038/s41366-018-0289-5
  10. Gonçalves, Bruno; Guerra, João; Pomar, Clarinda; Folgado, Hugo. "Desenvolvimento do nível de jogo em alunos do 3º ciclo nas modalidades de Futebol e Basquetebol: A eficácia de um programa de intervenção com base em exercícios de trabalho cooperativo". Gymnasium, Revista de Educação Física, Desporto e Saúde 2(1) (2017): 1-10. http://hdl.handle.net/10174/22658.
    Published
  11. Rodrigues, Lénia; Espanca, Rosa; Costa, Ana Rodrigues; Antunes, Célia Miguel; Pomar, Clarinda; Capela-Silva, Fernando; Pinheiro, Cristina Conceição; Amado, Francisco; Lamy, Elsa. "Association between Salivary Leptin Levels and Taste Perception in Children". Journal of Nutrition and Metabolism 2017 (2017): 1-7. http://dx.doi.org/10.1155/2017/7260169.
    10.1155/2017/7260169
  12. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Avaliação das percepções de desempenho motor em alunos e alunas do ensino básico". Revista de Educação: Temas e Problemas 4 8 (2009): 19-31.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "O género na educação física: percepções de alunos e alunas do 1º e 2º ciclo do ensino básico". PhD, 2006. http://hdl.handle.net/10174/11162.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2020/02/07 A utilização de estratégias de autoavaliação como potenciadoras do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CeiED (Évora, Portugal)
2017/02/22 Jogo e expressão: que sentidos e desafios na formação. II Encontro Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora
2016/02/19 Uma por todas, Todas por uma: o contributo das didáticas. Encontro educador@s e Professor@s na Univercidade de Évora
(Évora, Portugal)
2015/12/03 A formação de professores para a Inclusão de Pessoas com Deficiência III Seminário ENABLIN +
2015/12/02 A formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania. Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida
(Évora, Portugal)
2015/10/22 Desenvolvimento do nível do jogo em alunos de 3º ciclo nas modalidades de futebol e basquetebol: a eficácia de um programa de intervenção com base em exercícios de trabalho cooperativo 1º Congresso Ibero-americano de Desporto, Actividade Física, Educação e Saúde,
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
2012/12/12 A construção do Género na sala de aula: Elementos para a sua compreensão e análise das suas repercussões educativas Seminário “Educação, Género e Cidadania: Identificar fragilidades, reorganizar práticas”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - Current A promoção de competências socioemocionais para jovens bailarinos/as na fase da adolescência, no contexto das aulas do ensino artístico vocacional na área da Dança
Supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2024/01/22 O espaço exterior como espaço educativo: a promoção das aprendizagens da criança através do jogo de peças soltas
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2023/12/20 Social-emotional competence in early childhood education: contributions of body-oriented interventions
Supervisor
Motricidade Humana (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2023/12/14 Educação Física e Resolução de Problemas
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2023/11/28 Os estilos de vida ativos na infância e a exploração das potencialidades pedagógicas do espaço exterior
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2020/10 - 2022/12/14 A Integração do Mindfulness na Prática de Ensino na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2022/12/07 Os jogos tradicionais e a valorização da interdisciplinaridade
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022/06/22 Educar para a igualdade de género na infância: nas diferenças nos respeitamos
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2022/06/20 Os Sentidos da Velhice e a Promoção do Envelhecimento Ativo: Desafios Educativos no Contexto Brasileiro
Supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019 - 2021/11/30 A Qualidade do Ambiente Educativo no Desenvolvimento Motor da Criança.
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2021/07/30 Promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas.
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2021/07/30 Promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2021/07/15 Igualdade de Género no Desporto: As Políticas Públicas em Portugal e na União Europeia
Co-supervisor of Ana Rita Martins Grenha
Direcção e Gestão Desportiva (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 - 2021/07/15 Igualdade de Género no Desporto: As Políticas Públicas em Portugal e na União Europeia
Supervisor
Direcção e Gestão Desportiva (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2019 Educação Física e Matemática: Explorando as potencialidades através de atividades lúdico-motoras-
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2017/10/11 A qualidade do espaço e a exploração dos materiais em Educação Motora.Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar:
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2017 A qualidade do espaço e a exploração dos materiais em Educação Motora. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar:
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 A prática de exercicios regulares desenvolvida com idosos atendidos no programa "Cabelos de Prata", na cidade de Boa Vista/Roraíma/Brasil
Supervisor
Educação (Master)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2022/01 - 2022/03 Formadora na ação de formação (25 h) no âmbito da Formação Contínua de Docentes : O corpo e as emoções da criança no espaço da escola: promoção do desenvolvimento motor e sócio-emocional das crianças de idade pré-escolar. Jan-março 2022 (online).
Workshop
O corpo e as emoções da criança no espaço da escola: promoção do desenvolvimento motor e sócio-emocional das crianças de idade pré-escolar
Universidade de Évora, Portugal

Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, Portugal
2021/05/05 - 2021/05/05 Coordenação do workshop - Educar para a Igualdade de Género na Educação Básica - 6maio 2021 (online) destinado a professores/as e educadores/as de infância no âmbito da Campanha Mobiliza-te contra o Sexismo na Educação e no Ensino Superior, iniciativa do Conselho da Europa e promovida em Portugal pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Workshop
Educar para a Igualdade de Género na Educação Básica
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021/03/25 - 2021/03/25 Realização de uma de formação “Construir a igualdade de género na(pela) atividade física e desportiva” (3 horas) para técnicos das autarquias .25 março 2021 (online) a convite da Associação Desigualdades no âmbito do Plano Intermunicipal para a Igualdade (Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines).
Workshop
Construir a igualdade de género na(pela) atividade física e desportiva
2021/01/20 - 2021/01/21 Realização do Workshop “Educar para a Igualdade de Género” (6 horas) para profissionais da área da Educação e Serviço Social. 20-21 janeiro 2021 (online). A convite da Associação Moura Saluquia no âmbito do Projeto #Mais Igualdade com financiamento pelo Portugal 2020
Workshop
Educar para a Igualdade de Género

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/12/13 Equidade de gênero em educação física: um estudo dos processos de ensino e de aprendizagem
(Thesis) Main arguer
Larissa Zanetti Theil (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Portugal
2023/11/07 A desistência escolar das raparigas no Ensino Primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro- -Nicoadala
(Thesis) Main arguer
Inocência Adriana Peniceia Patia (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023/10/10 Contributo da Educação Artística para as aprendizagens da Criança
(Thesis) Main arguer
Raquel Alexandra Oliveira da Silva (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2023/09/12 Atitudes em Ciência(s) – Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
(Thesis) Main arguer
Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério Vília (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2023/07/10 O papel do/a educador/a de infância face ao brincar na infância
(Thesis) Main arguer
Susana Cristina Abreu Gonçalves (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2023/07/10 Promover a participação ativa das crianças na gestão curricular - um percurso de construção de uma identidade profissional
President of the jury
Beatriz Filipe Calado (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2023/07/04 Formação de Leitores: O Poder dos Livros e das Histórias na Educação de Infância
President of the jury
Sofia Alexandra Bicho Lopes (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2023/04/13 Participar para Incluir- Uma Experiência em Creche e Jardim de Infância
President of the jury
Filipa Alexandra Melgueira Pinto (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2023/03/27 Da avaliação à ação: proposta de melhoria do espaço exterior de um Jardim de Infância
(Thesis) Main arguer
Bruna Alexandra Pereira Almeida (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/06/27 Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
President of the jury
Daniela Alexandra Alves Cristeto (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2021/02/23 Práticas de Cidadania para a sustentabilidade ambiental
President of the jury
Carolina Isabel Ferreira da Silva (Master)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021/02/10 Atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora. Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico:
President of the jury
Madalena Franco dos Santos (Master)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021/01/29 Construção de identidades, valorizar a diferença e combater os estereótipos. Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico -
President of the jury
Ana Teresa Batista Serra (Master)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021/01/28 Desenvolver o sentido matemático através das conexões da Matemática com a cidade. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Ana Filipa Letra Lameiro (Master)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021/01/28 Desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
(Thesis) Main arguer
Ana Filipa Letra Lameiro (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11/17 O brincar e o jogo como promotores de aprendizagens.
(Thesis) Arguer
Sofia Isabel Tavares Ferreira (Master)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020/08/28 Construindo a monodocência contrariando fragmentações .
President of the jury
Ana Teresa Babinha (Master)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019/11/21 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico - A Hora do Conto... No tempo em que os animais falavam.
President of the jury
Diana Patrícia Simões Linharelhos (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2019/10/22 Emergência da matemática no contexto de exploração da expressão motora. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar.
(Thesis) Main arguer
RUTE ISABEL MATIAS DA LUZ (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2019/03/12 Vamos aprender por projeto?
(Thesis) Main arguer
Mafalda Nascimento Pereira (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2018/05/28 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar: A exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
President of the jury
Diana Filipa Pereira Palma (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2017/11/29 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar - A organização dos espaços e do tempo como promotores de experiências e aprendizagens para as crianças
(Thesis) Arguer
Marta Filipa Caeiro Parreira (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2017/11/21 Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Construindo a profissão através da regulação do processo de ensino-aprendizagem
President of the jury
Laura Isabel Rodriguez Cabaço (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2017/06/08 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar - Desenvolver o sentido espacial no contexto da exploração do espaço e do movimento
(Thesis) Arguer
Patrícia Mercês (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2017/06/08 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar: A matemática e a educação alimentar
President of the jury
Raquel Maria Marques Lampreia (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2015/12/17 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar– O Papel da Expressão Dramática no Brincar
(Thesis) Arguer
Joana Miguel Santana Aleixo Rosa (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2015/06/23 A Performance na educação: práticas corporais e representações. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.
(Thesis) Arguer
Helena Moura Merlin Nobre (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2015/06/11 A Formação Inicial de Professores de Física e Química: Perceções de Alunos em Processo de Prática Pedagógica
(Thesis) Arguer
Susana Maria Guerra Martins dos Santos Assunção (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2015/05/04 Children´s Play and Leisure: Connections with Emotional Competence
Thesis Member
Guida Filipa Veiga Moutinho (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2015/03/24 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: Hábitos Alimentares na Infância
(Thesis) Arguer
Maria de Jesus Grazina Roque (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2014/10/27 Atividade Física, Obesidade e Videojogos ativos na escola: um estudo sobre hábitos e práticas de jovens em jovens do ensino básico e secundário
Thesis Member
Nuno Miguel Canto da Palma (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2012/12/20 Atitudes e Rendimento Escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Físico-Quimicas
(Thesis) Arguer
Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas Laranjeira (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012/10/30 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: A expressão motora como forma de relação consigo e com o mundo exterior
(Thesis) Arguer
Patrícia Carrageta (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2012/07/09 Inclusão Escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
(Thesis) Arguer
Silvia Cristina Coelho dos Reis (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2011/07/29 A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: um estudo num agrupamento de escolas do Alentejo, envolvendo alunos, pais e professores
(Thesis) Arguer
Madalena Pires Lopes Salgado (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2010/07/06 A escola pelo olhar da criança: representações sociais da escola na infância
(Thesis) Arguer
Liliana Cristina Pinto de Moura (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2009/07/27 A feminização na educação básica: os docentes do género masculino na educação de crianças
(Thesis) Arguer
Hélder António Beça Oliveira Margalha (Master)
Universidade de Évora, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica da publicação do Projeto Internacional "Outdoor-Oriented Practices in Early Childhood Education Project (OPIECE)": Veiga, G., Marmeleira, J., Laranjo, L., Almeida, G., & Küçükturan, A.G. (Eds.)(2021). Taking the best from outdoor play – A practical book for parents and practitioners of early childhood education. European Solidary Corps of the European Union. ISBN: 978-972-778-181-2
Advisor / Consultant
Sakarya Üniversitesi, Turkey

Universidade de Évora, Portugal

Vytauto Did¿iojo Universitetas ¿vietimo Akademijos, Lithuania

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021 - 2021 V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: Vozes dos Jovens Invesrtigadores Online
2020 - 2020 III encontro a formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora & II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil Universidade de Évora
2018 - 2018 A Formação de Educador@s e Professor@s na Universidade de Évora Universidade de Évora
2014/09 - 2014/09 I Fórum Internacional de Violência e Maus-Tratos (FIVMT) / VII Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais(FISERS Universidade de Évora
2010 - 2010 I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação : Desafios Teóricos e Metodológicos Universidade de Aveiro
2010 - 2010 – III Congresso Nacional de Educação para a Saúde/I Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde Universidade da Beira Interior- Covilhã
2008 - 2008 II Congresso Nacional de Educação para a Saúde Universidade de Évora

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022 - Current Educação Artística e Educação Física na Infância Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2016 - Current Práticas de Atividade Física na Educação Básica Ciências do Desporto (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015 - Current Jogo e Desenvolvimento Motor na Infância Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2014 - Current Didática da Atividade Física Ciências do Desporto (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2010 - Current Educação e Expressão Físico-Motora Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2010 - Current Temas Aprofundados de Educação e Expressão Físico-Motora Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2010 - Current Prática de Ensino Supervisionada Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2021/03/25 - 2021/03/25 Construir a igualdade de género na(pela) atividade física e desportiva.| Formação na Área 2 Cultura e Desporto do Plano Intermunicipal para a Igualdade dos municípios de Alcácer do sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines Construir a igualdade de género na(pela) atividade física e desportiva (Outros)
2019 - 2020 Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2018/02 - 2018/03 Género e Cidadania no Pré-Escolar e 1º CEB” e “Metodologias de Formação em Igualdade e sugestões de operacionalização” no Curso Cidadania e Igualdade de Género na Educação Básica. Curso POISE - Formação de públicos estratégicos. Cidadania e Igualdade de Género na Educação Básica (POISE-03-4436-FSE-000586) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2017/04 - 2017/05 Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) (Outros) Associação de Futebol de Évora, Portugal
2017/03/08 - 2017/03/08 Educar para a Igualdade de Género Educar para a Igualdade de Género (Outros) Associação Moura Saluquia, Portugal
2015 - 2017 Didática da Educação Física I Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2017 Didática da Educação Física II Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2017 Pedagogia do Desporto Curso de Formação de Treinadores de Futebol de Grau I (UEFA Raízes) (Outros) Associação de Futebol de Évora, Portugal
2015 - 2017 Temas Aprofundados de Educação Física e Desporto Escolar Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2016/12 - 2016/12 Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau II (UEFA Basic) do Programa nacional de Formação de Treinadores Curso de Treinadores de Futebol Grau II (UEFA Basic) (Outros)
2016/04 - 2016/05 Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) do Programa Nacional de Formação de Treinadores Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) (Outros) Associação de Futebol de Évora, Portugal
2009 - 2016 Atividade Física na Educação Básica Ciências do Desporto (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015/04 - 2015/05 Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) do Programa Nacional de Formação de Treinadores Cursos de Formação de Treinadores de Futebol de Grau II (UEFA Basic) (Outros) Associação de Futebol de Évora, Portugal
2015/04 - 2015/05 Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau II (UEFA Basic) do Programa Nacional de Formação de Treinadores Curso de Treinadores de Futebol Grau II (UEFA Basic) Associação de Futebol de Évora, Portugal
2014 - 2015 Género, Cidadania e Educação. Formação contínua de educadores/as e professores/as do ensino básico e secundário Oficina de formação "Género, Cidadania e Educação" (CCPFC/ACC76073/13) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2015 Temas Integrados de Didática da Atividade Física Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2015 Fundamentos de Didática da Educação Física Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2012 Alimentação e Actividade Física em Contextos Educativos Mestrado em Educação, na área de especialização de Educação para a Saúde (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2010 Pedagogia do Treino Desportivo Treino Desportivo (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2009/11 - 2009/12 Actividade Física e Desportiva no 1º ciclo do ensino básico- Plano de Formação para Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Évora Actividade Física e Desportiva no 1º ciclo do ensino básico (Outros) Câmara Municipal de Évora, Portugal
2008 - 2009 Análise de dados em Educação Curso de Mestrado em Educação- variante de Administração Escolar (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2009 Investigação em Educação e Supervisão II Curso de Mestrado em Educação- variante de Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2006 - 2008 Questões de Género em Contexto Escolar Mestrado em Educação, variante de Questões de Género e Educação para a Cidadania (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007/09/12 - 2007/09/12 A criança do 1º ciclo e a actividade física. Formação destinada a professores responsáveis pelas actividades de enriquecimento curricular do 1º ciclo do Concelho de Évora Experimentar e Criar: a Ludicidade no processo de aprendizagem na infância.
2001 - 2002 Temas Aprofundados de Expressões Não Verbais II- Módulo de Educação e Expressão Físico-Motora Cursos de Complemento de Formação Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Educ.Infância e Prof. 1º CEB (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1995 - 1996 Didáctica Específica e Tecnologia Educativa para a Educação Física. Profissionalização em Serviço para Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Évora, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2020/12 - 2020/12 Vogal do júri de seleção para atribuição de 4 bolsas para Doutoramento, na área de Ciências da Educação, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). Ref: UID/CED/04312.
Evaluator
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/10 - 2020/10 Vogal do júri de selecção para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto OUT-TO-IN- Academia do conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian
Member
Universidade de Évora, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian
2012/01 - 2012/02 Vogal do júri de seleção para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto “PTDC/CPE-CED/104884/2008 - RED- Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
Member
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2016 - 2016 Perspectiva (2175-795X) Universidade Federal de Santa Catarina
2016 - 2016 Educação, Temas e Problemas

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2021 - 2022 Membro do júri para atribuição de bolsas de investigação no âmbito do Projeto Out-to-In da Universidade de Évora, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2021 Membro do júri para atribuição de 4 bolsas de doutoramento no âmbito do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e o Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), com referência UID/CED/04312 Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal