???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Clarinda Pomar

Citation names

  • Pomar, Clarinda

Author identifiers

Ciência ID
E51B-27DE-1FDD
ORCID iD
0000-0001-7539-6220
Education
Degree Classification
2002 - 2007
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"O Género na Educação Física: Percepções de alunos e alunas do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico”. " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com distinção e louvo
1992 - 1998
Concluded
Mestrado em Ciências da Educação- Metodologia da Educação Física (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Actividade Física e Estereótipos de Género: Análise da Percepção da Apropriação e do Desempenho Motor de Género em Actividades Lúdico-Motoras" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom, por unanimidade
1987 - 1992
Concluded
Educação Física e Desporto (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Análise da Competição em Natação Desportiva" (THESIS/DISSERTATION)
17 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2010 - Current Researcher (Research) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2007/07/03 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022/05/10 - Current Pro-Rector Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2021/05 - Current Diretora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2021/05 - Current Diretora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2009/03/01 - Current Diretora do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2021/12 Membro do Gabinete para a Igualdade de Género Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2019/10/08 - 2021/04 Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2019/02/26 - 2021/02 Adjunta do Director do Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora, Portugal
2015/04/16 - 2019/03/06 President of the Pedagogic Council Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015/04/15 - 2019/03 Membro da Comissão de Avaliação Interna da Escola de Ciências Sociais Universidade de Évora, Portugal
2010/05/26 - 2016/11/10 Presidente do Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada dos Mestrados em Ensino da Universidade de Évora Universidade de Évora, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2015/04/15 - 2019/03/06 Membro do Conselho de Avaliação Universidade de Évora, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2010/06 - 2013/12 APD- ACADEMIC PERFORMANCE AND DEVELOPMENT: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECTS OF SCHOOL TRANSITIONS IN PORTUGUESE STUDENTS.
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2006/10 - 2009/10 IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools: Inclusive Classrooms – a multidimensional approach
128735-CP-1-2006-1-BE-COMENIUS-C21
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
European Comission
Concluded

Other

Designation Funders
2020/09 - 2022/12 OUT-TO-IN Academia do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian
OUT-TO-IN
Researcher
Fundação Calouste Gulbenkian
Ongoing
1998 - 2001 Projecto Internacional Coeducação: do princípio ao desenvolvimento de uma prática
não aplicável
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Costa, Rosalina Pisco; Henriques, Fernanda; Carmo, André; Alegre, Leonel; Sousa, Luís ; Furtado, Teresa Veiga. Plano para a Igualdade de Género da Universidade de Évora. Portugal. 2022.
    Published
Book chapter
  1. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Rodrigues, Andreia. "O Jogo de peças soltas e o desenvolvimento socio-emocional da criança.". In Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII, 98-99. Portugal: Universidade de Coimbra, 2020.
    Published
  2. Balça, Ângela; Pomar, Clarinda; Costa, Conceição; Bezelga, Isabel; Moreira, Lurdes; Magalhães, Olga. "Jogo e expressão: que sentidos e desafios na formação". In Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da Universidade de Évora, 18-28. Portugal: CIEP-Universidade de Évora, 2018.
    Published
  3. Pomar, Clarinda. "Intervenção educativa: género e práticas lúdicas dos tempos livres.". In Guião de Educação Género e Cidadania: 2º Ciclo do Ensino Básico, 81-114. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, 2012.
    Published
  4. Pomar, Clarinda. "A transversalidade do género na intervenção educativa". In Guião de Educação, Género e Cidadania: 2º Ciclo do Ensino Básico, 67-77. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, 2012.
    Published
  5. Grácio, Maria Luisa; Borralho, António Manuel Águas; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda; Chaleta, Elisa; Pires, Heldemerina; De Vreese, Jean-Claude; et al. "O estado da arte em educação inclusiva: o pensamento de profissionais detentores de boas práticas". In Educação inclusiva: concepções e práticas, 73-83. Portugal: Universidade de Évora, 2009.
    Published
  6. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda; Grácio, Maria Luisa; Borralho, António. "Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Algumas Perspectivas Europeis". In Educação inclusiva: concepções e práticas, 61-72. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2009.
    Published
  7. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Candeias, Adelinda; Grácio, Maria Luisa; Santos, Graça; Trindade, M; Pires, Heldemerina; Chaleta, Elisa. "Formação de professores para a escola inclusiva: fundamentos para uma proposta de formação". In Ensino, qualidade e formação de professores, 117-127. Universidade de Évora, 2009.
    Published
  8. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Concepções de educação inclusiva em alguns países europeus". In Escola inclusiva: contributos para a sua implementação, 8-16. Universidade de Évora, 2009.
    Published
  9. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Neto, Carlos. "Percepção da Apropriação e do Desempenho Motor de Género em Actividades Lúdico-Motoras". In Jogo & Desenvolvimento da Criança, edited by Neto, Carlos, 178-205. Edições FMH, 1998.
    Published
Conference paper
  1. Veiga, Guida; Pomar, Clarinda; Guerreiro, Daniela. "OUT To IN: An Integrated Program To Help Teachers Prioritize Children’s Outdoor Play". Paper presented in IPA Glasgow. Play: Rights & Possibilities, Glasgow, 2023.
  2. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Dias Rodrigues, Andreia. "Promovendo a competência sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar: efeitos de uma intevenção de mediação corporal na autorregulação.". Paper presented in XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Faro, 2022.
    Published
  3. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Santos, Graça Duarte; Marmeleira, José; Guerreiro, Daniela. "OUT to IN: Efeitos de um programa de intervenção psicomotora na autorregulação de crianças em idade pré-escolar". Paper presented in XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Faro, 2022.
    Published
  4. Pomar, Clarinda; Nunes, Catarina. "Educar para a igualdade de género na infância: nas diferenças nos respeitamos". Paper presented in III Encontro A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (III FEPUE) e II Jornada Internacional sobre Formação de Professores de Educação Infantil (II JIFPEI), Évora, 2021.
    Published
  5. Pomar, Clarinda; Cristo, Carolina. "Promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas na educação pré-escolar". Paper presented in o III Encontro A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (III FEPUE) e II Jornada Internacional sobre Formação de Professores de Educação Infantil (II JIFPEI), 2021.
    Published
  6. Rebelo, Nicole; Candeias, Adelinda; Oliveira, Manuela; Neto, António; Pomar, Clarinda; Costa, Paulo; Silva, Soraia; Silva, João. "Atitudes face à escola e às disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências: estudo de modelos multivariados sobre o efeito de atributos pessoais com alunos do ensino básico". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Published
  7. Oliveira, Beatriz; Pomar, Clarinda; Neto, António; Lemos, Gina C.; Rebelo, Nicole; Silva, João. "Aptidões cognitivas, atitudes e literacia científica: um estudo de caso com alunos do 9º ano de escolaridade". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Published
  8. Neto, Antonio; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda; Costa, Paulo; Oliveira, Manuela; Silva, Soraia; Silva, João; Rebelo, Nicole. "Questionários de atitudes face à língua portuguesa (QAFLP), matemática (QAFM), ciências da natureza (QAFCDN), ciências naturais (QAFCN) e ciências físico-químicas (QAFCFQ) em alunos portugueses do ensino básico: estudo psicométrico". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Published
  9. Saragoça, José; Neto, António; Pomar, Clarinda; Candeias, Adelinda; Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Efeitos das transições escolares no rendimento académico: os capitais económico, cultural e social como fatores explicativos, num estudo longitudinal interdisciplinar com alunos portugueses". Paper presented in XI CONLAB- Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador da Bahia, 2011.
    Published
  10. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Candeias, Adelinda; Neto, Antonio. "School transitions and academic performance: The personal, contextual and school variables as explaining factors of the complexity". Paper presented in Congreso Internacional de Convivencia Escolar: Variables Relacionada, Almeria, 2010.
    Published
  11. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Santos, Graça. "Clima em sala de aula inclusiva: contributos para a reflexão e desenvolvimento de estratégias.". Paper presented in International Conference ICPED-Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 2009.
  12. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Borralho, António; Grácio, Maria Luisa; Candeias, Adelinda; Pires, Heldemerina; Devresse, J; Bernat, Eva; Brodin, Jane; Ljusberg, Ana-Lena. "Teachers’ education needs and strategies for inclusive classrooms". Paper presented in International Conference - Changing Practices in Inclusive Schools, 2009.
    Published
Conference poster
  1. Pomar, Clarinda; Reis, Joana. "A integração do Mindfulness na prática de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in VI ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2022.
  2. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Gender and perceptions of motor competence". Paper presented in International Conference ICPED-Psychology and Education: Practices, Training and Research, 2009.
Edited book
  1. Pomar, Clarinda; Arcadinho, Ana; Folque, Maria Assunção; Balça, Ângela. A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros. Portugal: CIEP-UE. 2022.
    Published • Editor
  2. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2018.
    Published • Editor
  3. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Garcia, A.; Nogueira, Conceição; Vieira, Cristina; Saavedra, Luísa. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Portugal: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. 2012.
    Published • Editor
  4. Pomar, Clarinda de Jesus Banha; Neto, António; Cid, Marília; Peças, António; Chaleta, Elisa; Folque, Maria Assunção. Estereótipos de Género. Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. 1999.
Journal article
  1. Dias Rodrigues, A.; Marmeleira, J.; Pomar, C.; Lamy, E.; Guerreiro, D.; Veiga, G.. "Body-oriented interventions to promote preschoolers’ social–emotional competence: a quasi-experimental study". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85168286373&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2023.1198199
  2. Veiga, G.; Guerreiro, D.; Marmeleira, J.; Santos, G.D.; Pomar, C.. "OUT to IN: a body-oriented intervention program to promote preschoolers’ self-regulation and relationship skills in the outdoors". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85168297635&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2023.1195305
  3. Pomar, Clarinda; Mimbrero, Concepción; Bozal, Ana Gail; Cámara, Susana. "Opinión del profesorado sobre el clima de género en la Universidad de Évora y la Universidad de Sevilla". Faces de Eva 45 (2021): 61-83. https://doi.org/10.34619/zdkr-hihs.
    Open access • Published
  4. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Santos, Graça Duarte; Guerreiro, Daniela; Almeida, Gabriela; Folque, Maria Assunção. "Programa OUT TO IN- A relação corpo-mente nos espaços exteriores.". Cadernos de Educação de Infância 122 (2021): 7-11.
    Published
  5. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Santos, Graça Duarte; Guerreiro, Daniela; Almeida, Gabriela; Folque, Maria Assunção. "Affordances no espaço exterior: o exemplo do Programa OUT TO IN.". Cadernos de Educação de Infância 123 (2021): 10-15.
    Published
  6. Rodrigues, Lénia; Silverio, Rosa; Costa, Ana Rodrigues; Antunes, Célia; Pomar, Clarinda; Infante, Paulo; Cristina Conceição; Amado, Francisco; Lamy, Elsa. "Taste sensitivity and lifestyle are associated with food preferences and BMI in children". International Journal of Food Sciences and Nutrition 71 7 (2020): 875-883. http://dx.doi.org/10.1080/09637486.2020.1738354.
    10.1080/09637486.2020.1738354
  7. Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Fialho Conde, Antónia. "Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania = Contributions and challenges of continuous teacher training for building gender equality and citizenship". Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia 14 (2019): 403-422. http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14.5816.
    Published • 10.18002/cg.v0i14.5816
  8. Rodrigues, Lénia; Espanca, Rosa; Costa, Ana Rodrigues; Antunes, Célia Miguel; Pomar, Clarinda; Capela-Silva, Fernando; Pinheiro, Cristina Conceição; et al. "Comparison of salivary proteome of children with different sensitivities for bitter and sweet tastes: association with body mass index". International Journal of Obesity 43 4 (2018): 701-712. http://dx.doi.org/10.1038/s41366-018-0289-5.
    Published • 10.1038/s41366-018-0289-5
  9. Gonçalves, Bruno; Guerra, João; Pomar, Clarinda; Folgado, Hugo. "Desenvolvimento do nível de jogo em alunos do 3º ciclo nas modalidades de Futebol e Basquetebol: A eficácia de um programa de intervenção com base em exercícios de trabalho cooperativo". Gymnasium, Revista de Educação Física, Desporto e Saúde 2(1) (2017): 1-10. http://hdl.handle.net/10174/22658.
    Published
  10. Rodrigues, Lénia; Espanca, Rosa; Costa, Ana Rodrigues; Antunes, Célia Miguel; Pomar, Clarinda; Capela-Silva, Fernando; Pinheiro, Cristina Conceição; Amado, Francisco; Lamy, Elsa. "Association between Salivary Leptin Levels and Taste Perception in Children". Journal of Nutrition and Metabolism 2017 (2017): 1-7. http://dx.doi.org/10.1155/2017/7260169.
    10.1155/2017/7260169
  11. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "Avaliação das percepções de desempenho motor em alunos e alunas do ensino básico". Revista de Educação: Temas e Problemas 4 8 (2009): 19-31.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Pomar, Clarinda de Jesus Banha. "O género na educação física: percepções de alunos e alunas do 1º e 2º ciclo do ensino básico". PhD, 2006. http://hdl.handle.net/10174/11162.