Identification
Personal identification
- Full name
- Ana Isabel da Cunha Ferreira
- Date of birth
- 1998/04/29
- Gender
- Female
Citation names
- Ana Cunha Ferreira
- Ana Ferreira
Author identifiers
- Ciência ID
- E410-20AA-4799
- ORCID iD
- 0009-0009-7620-7650
Email addresses
- up201705064@edu.fc.up.pt (Professional)
- anferreira@fc.up.pt (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Media and Communications
- Natural sciences - Biological Sciences - Biochemistry
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2023/10/06 - 2027/12/01
Ongoing
|
Educação e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Major in Divulgação das Ciências
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
2020 - 2022/11/15
Concluded
|
Ensino e Divulgação das Ciências (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Efeitos da divulgação de ciência na perceção pública sobre a vacinação, em tempos de pandemia" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
2021 - 2022
Concluded
|
Comunicar ciência - Ciências da vida e da saúde (Outros)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
19 |
2017 - 2020/07/30
Concluded
|
Bioquímica (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal "Em Torno da Área de Investigação em Imunologia em Portugal – aspetos de imunologia e sociedade" (THESIS/DISSERTATION)
|
14 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/10 - Current | Researcher (Research) | Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/09 - 2023/09 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Marca D’ Água, Portugal |
2023/01 - 2023/06 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio D. Duarte, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021/10 - 2023/11 | Explicadora | Centro Pedagógico de Carvalhido, Portugal |
2023/07 - 2023/07 | Monitora | Centro Escolar da Portela, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | Monitora | Universidade Júnior, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2025/01/01 - 2028/12/31 | STEAM for all: from representations to storytelling and handson activities towards gender equity
2024.03553.BDANA
PhD Student Fellow
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2023/10/01 - 2025/08/31 | STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning
KA220-SCH-18827CF0
Research Fellow
|
Erasmus Plus
Ongoing
|
Outputs
Publications
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Working paper |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2025/06/26 | Evento de divulgação na Escola Básica de Figueiró. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente na Escola Básica de Figueiró, Paços de Ferreira, Portugal, 26 de junho de 2025. | |
2025/06/25 | Evento de divulgação na Escola Básica de Antas. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente na Escola Básica de Antas, Vila Nova de Famalicão, Portugal, 25 de junho de 2025. | |
2025/06/24 | Evento de divulgação no Centro Escolar de Raimonda. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente no Centro Escolar da Raimonda, Paços de Ferreira, Portugal, 24 de junho de 2025. | |
2025/05 | Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica das Campinas (Agrupamento de Escolas do Viso) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 05, 07, 12 e 14 de maio de 2025. | |
2025/01 | Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 13, 15 e 29 de janeiro de 2025. | |
2024/11 | Ferreira, A., Morais, C., & Moreira, L. (2024). Representações sociais das mulheres nas áreas STEAM: Uma perspetiva crítica das humanidades digitais. 2º Encontro de Investigação FLUP, Faculdade de letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 18 e 19 de novembro de 2024. | |
2024 | Morais, C., Ferreira, A., & Moreira, L. (2024). A comunicação de ciência através de histórias de vida no feminino. Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt 2024, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 8-10 de maio de 2024. |
Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal
|
2024 | Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica Paulo da Gama (Agrupamento de Escolas Garcia de Orta) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 02 de outubro de 2024. | |
2024 | Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica João de Deus (Agrupamento de Escolas Clara de Resende) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 30 de setembro de 2024. | |
2023 | Ferreira, A. C., Almeida, M. S., Morais, C. (2023). Em torno das representações da divulgação de ciência sobre a vacinação contra a COVID-19 em notícias do jornal Público. XII Congresso Português de Sociologia. Associação Portuguesa de Sociologia. Coimbra, 2023. |
(Portugal)
|
2023 | Ferreira, A. C., Almeida, M. S., Morais, C. (2023). Perceção pública sobre a COVID-19 e a vacinação contra a doença, nacionalmente. SciCom Pt 2023 - Bragança. | SciCom Pt 2023
Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal (Bragança, Portugal)
|
2021 | Ferreira, A. C., Calafate, L. (2021). Morcegos, Covid-19 e Sociedade. 7º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. | 7º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Morais, C., André, C., Alves, J., & Ferreira, A. (2024). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo em pré-formação na área da Química do “Projeto Investir na Capacidade”, da Câmara Municipal de Gaia, realizada no Centro Escolar Manuel António Pina, em Oliveira do Douro, Portugal, 17 de fevereiro de 2024. (2024) | |
2021 - 2021 | Dinamização do Seminário "Morcegos, Covid-19 e Sociedade" do 7º Ciclo de Seminários de educação para a Saúde (2021 - 2021)
Seminar (Co-organisor)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024 - Current | 12.º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt2024
Congress
|
|
2023 - Current | XII Congresso Português de Sociologia
Congress
|
|
2024/11/18 - 2024/11/19 | 2º Encontro de Investigação FLUP “Práticas interdisciplinares, colaborativas e/ou digitais nas Humanidades e Ciências Sociais”.
Congress
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - 2023 | 11.º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt2023
Congress
|
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023/09 - 2023/09 | Ensino de Ciências Naturais do 3ºciclo - Grupo 520 | (Ensino básico 3º ciclo) | Colégio Marca D’ Água, Portugal |
2023/07 - 2023/07 | AEC - “Jardim em Férias” | Centro Escolar da Portela, Portugal | |
2023/01 - 2023/06 | Ensino de Matemática e Ciências Naturais - Grupo 230 | (Ensino básico 2º ciclo) | Colégio D. Duarte, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | Verão em Projeto: "Cientistas e Cidadãos - ensaiando futuros" | Universidade Júnior, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2025/04 - 2025/04 | Revisão de resumos submetidos para o congresso XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências/VII International Seminar of
Science Education 2025
Evaluator
|
Scientific expedition
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2025 - 2025 | Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação dos planos de aula desenvolvidos no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 07 de fevereiro de 2025. | |
2025 - 2025 | Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação dos planos de aula desenvolvidos no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 13 de fevereiro de 2025. | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do modelo de storytelling, realizado presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 16 de fevereiro de 2024. | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do instrumento de diagnóstico das perceções sobre a representação do género nas áreas STEM, interesse e motivação para as mesmas, realizado presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 5 de junho de 2024 | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do gtaphic layout das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 25 de outubro de 2024. | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado no Centro Escolar Luís de Camões. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente no Centro Escolar Luís de Camões (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco), Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal, 11 de junho de 2024. | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 12 de junho de 2024. |