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Identification

Personal identification

Full name
Nuno Miguel Fortes Fonseca Santos

Citation names

  • Fortes, Nuno

Author identifiers

Ciência ID
DC19-518C-2AC9
ORCID iD
0000-0002-0159-6577
Education
Degree Classification
2012/07/24
Concluded
Gestão (Doutoramento)
Major in Marketing
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A privacidade e o comportamento do consumidor online: Um modelo explicativo da intenção de utilizar o comércio electrónico" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com Distinção
2004/03/11
Concluded
Gestão de Empresas (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O e-mail como instrumento de comunicação em marketing" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2001/02/25
Concluded
Gestão de Empresas (Pós-Graduação)
Major in MBA - Master of Business Administration
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Bom
1999/04/07
Concluded
Economia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Bom
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/02/06 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2012/07/25 - 2024/02/05 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2013/02/13 - 2018/07/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
2004/10/01 - 2012/07/24 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2003/10/01 - 2004/09/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2002/10/01 - 2003/09/30 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade Católica Portuguesa Escola Superior de Biotecnologia, Portugal
2002/10/01 - 2003/09/30 Assistant (University Teacher) Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria, Portugal
2000/10/01 - 2003/09/30 Trainee Assistant (University Teacher) Instituto Superior Bissaya Barreto, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2000/05/15 - 2000/08/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra, Portugal
1999/06/20 - 1999/12/19 Técnico Superior (Técnico Superior) SONAE Imobiliário - Gestão, S.A., Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2020/07/14 - 2024/07/14 President of the Scientific-Technical Council Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2015/09/01 - 2017/07/18 Pro-president Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007/03/14 - 2010/03/23 Organic Unit Director Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2006/10/20 - 2007/05/09 President of the Pedagogic Council Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Pedro Espírito Santo; Sandra Marques da Cruz; Nuno Fortes; Patrícia Azinheira Cardoso. "Antecedents of Engagement on Social Media: Fatigue and Anxiety". 2023.
    10.1007/978-3-031-20364-0_11
  2. Dália Pires; Nuno Fortes. "Determinants of the Adoption of Digital Platforms in Higher Education Institutions by Students". 363-373. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_33
  3. Sousa, João; Fortes, Nuno. "The Influence of e-WOM on the Intention to Visit Tourist Destinations". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 281-290. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_24
  4. Maria Clara Luxo Correia; Lara Sofia Mendes Bacalhau; Nuno Fortes. "Retailball - Uma Chave para o Sucesso". 2021.
  5. Fortes, Nuno; Pires, Adriana; do Espírito Santo, Pedro Manuel. "Determinants of the Intention to Use Online P2P Platforms from the Seller’s Perspective". In Lecture Notes in Business Information Processing, 360-369. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-63396-7_24
Conference abstract
  1. Cristela Bairrada; Nuno Fortes; Pedro Silva; Filipe Coelho. "Trait affect and online shopping cart abandonment: A mediated model". 2023.
  2. Pedro Manuel do Espírito Santo; Nuno Fortes. "Antecedentes da Intenção de compra: O caso da marca ADIDAS". 2018.
  3. Pedro Manuel do Espírito Santo; Nuno Fortes. "A influência do valor hedónico e da familiaridade com a marca no Word of Mouth". 2018.
Conference paper
  1. Nuno Fortes; Pedro Silva; Cristela Bairrada; Filipe Coelho. "An empirical study on trait affect and online shopping cart abandonment: A mediated model". 2022.
  2. Tarcia Camily Cavalcante Quezado; William Quezado Figueiredo Cavalcante; Nuno Fortes; Ricardo Filipe Ramos. "Responsabilidade Social Corporativa e Marketing: uma Análise Bibliométrica e de Visualização da Literatura entre os anos de 1994 e 2020". 2021.
  3. Tarcia Camily Cavalcante Quezado; Nuno Fortes; William Quezado Figueiredo Cavalcante. "A influência da responsabilidade social corporativa e da ética empresarial na fidelidade à marca: a relevância do amor à marca e da atitude do consumidor face à marca". 2021.
  4. Pedro Espírito Santo; Cláudia Andrade Santos; Patricia Azinheira Cardoso; Nuno Fortes. "Motivations’ Consequences to Watch Tv Ads". 2020.
  5. Nuno Fortes; Inês Resende; Pedro Espírito Santo; Patrícia Cardoso. "Retail service quality as a determinant of brand experience and consumer loyalty: A study applied to fashion retail". 2020.
  6. Pedro Santo; Nuno Fortes. "Brand attachment e valor social como determinantes da lealdade". 2018.
  7. Nuno Fortes; Carolina Santos; Pedro Santo. "Determinantes da adoção de serviços de mobile banking em Portugal". 2018.
  8. António Carrizo Moreira; Telma Pinto; Nuno Fortes. "O impacto da experiência com a marca na lealdade do cliente: Um estudo empírico aplicado ao setor dos serviços de reparação automóvel". 2017.
  9. Nuno Fortes; João Fontes da Costa; Ana Rodrigues. "A influência da confiança na adoção de serviços de internet banking: Um estudo empírico aplicado ao mercado português". 2017.
  10. Nuno Fortes; Henrique Pereira; João Costa. "O impacto dos esforços de marketing na adoção de serviços cloud computing pelas empresas portuguesas". 2016.
  11. Marco Teixeira; Nuno Fortes. "Prática desportiva e compra de material desportivo: Determinantes e inter-relações". 2016.
  12. Cátia Pinho; Nuno Fortes. "Determinantes da intenção de adesão às plataformas online C2C: A ótica do comprador". 2016.
  13. Abdel Jacquité; Nuno Fortes. "Determinantes da intenção de utilização de serviços de comunicações móveis na Guiné-Bissau: Um estudo empírico aplicado ao mercado de internet móvel". 2016.
  14. Mariana Vieira Martins; Maria Teresa Roberto; Nuno Fortes. "A eficácia da identidade visual do Novo Banco na perceção e associações semânticas à marca". 2016.
  15. Sandra Ferreira; Nuno Fortes. "O impacto do eWOM no brand equity e na intenção de reservar alojamento online: Uma análise sobre o Booking". 2015.
  16. Carla Marques; Nuno Fortes. "A importância do marketing relacional nas instituições de ensino superior público: O caso da ESTeSC". 2015.
  17. Cátia Pinho; Nuno Fortes. "Determinants of purchase intention in C2C e-commerce platforms: A conceptual approach". 2015.
  18. Clara Luxo Correia; Madalena Abreu; Nuno Fortes. "A importância das competências adquiridas na prática desportiva federada no desempenho dos gestores comerciais no retalho". 2015.
  19. Nuno Fortes; António Carrizo Moreira; João Saraiva. "Determinants of online gambling services usage: An empirical study applied to the Portuguese market". 2015.
  20. António Carrizo Moreira; Nuno Fortes; Ramiro Santiago. "The impact of sensory stimuli on brand buying behavior". 2015.
  21. José Henrique Pereira; João Fontes da Costa; Nuno Fortes. "Determinantes da adoção de serviços cloud computing pelas empresas portuguesas: Modelação com recurso a um estudo qualitativo". 2015.
  22. Freire, M.; Fortes, N.; Barbosa, J.. "Decisive factors for the adoption of technology in E-government platforms". 2014.
    10.1109/CISTI.2014.6877042
  23. Ana Rodrigues; Nuno Fortes. "Determinantes da utilização do Internet banking: Um estudo empírico aplicado ao mercado português". 2014.
  24. Marta Costa; Nuno Fortes. "Determinantes da fidelização a páginas de fãs nas redes sociais: O caso das lojas de artigos para bebé". 2014.
  25. José Henrique Pereira; Nuno Fortes. "Determinantes da adoção de serviços de cloud computing pelas empresas portuguesas: Um modelo conceptual". 2014.
  26. Sandra Ferreira; Nuno Fortes. "O impacto do eWOM no brand equity e na intenção de reservar alojamento online: Uma abordagem conceptual". 2014.
  27. Filipe Lourenço; Nuno Fortes. "Modelização dos determinantes da participação em campanhas de mobile marketing com tecnologia bluetooth". 2014.
  28. Isabel Santos; Nuno Fortes. "Modelização dos determinantes da utilização das redes sociais". 2014.
  29. Marta Cunha; Nuno Fortes. "A influência das comunidades de marca nas redes sociais na lealdade do consumidor". 2014.
  30. Nuno Fortes; Filipe Lourenço. "Participação em campanhas de mobile marketing com tecnologia bluetooth: Contributos para a construção de um modelo conceptual". 2013.
  31. Isabel Santos; Nuno Fortes. "Comportamento do Consumidor Online: Modelização da Utilização das Redes Sociais". 2013.
  32. Nuno Fortes; Paulo Rita. "The Impact of Privacy Concerns on Online Purchasing Behaviour: Contributions to an Integrative Model". 2013.
  33. Marta Cunha; Nuno Fortes. "A Relação entre Marcas e Consumidores nas Redes Sociais: Como Gerar Lealdade?". 2013.
  34. Nuno Fortes; Ana Rodrigues. "Determinantes da utilização do internet banking: Contributos para a construção de um modelo conceptual". 2013.
  35. Nuno Fortes; Paulo Rita. "A privacidade e a utilização do comércio electrónico: modelo e metodologia de investigação". 2007.
  36. Nuno Fortes; Paulo Rita. "Permission e-mail marketing". 2007.
  37. Nuno Fortes; Paulo Rita. "Um modelo para o estudo da relação entre a privacidade e a utilização do comércio electrónico". 2006.
  38. Nuno Fortes; Paulo Rita. "A privacidade e a utilização do comércio electrónico: Um modelo conceptual". 2006.
  39. Nuno Fortes; Daniel Taborda. "A implantação de uma escola de ensino superior público numa região desfavorecida do interior: Uma análise de marketing estratégico baseada num estudo de caso". 2006.
  40. António Martins; Nuno Fortes. "Taxation and business activity: a Portuguese note". 2004.
  41. Nuno Fortes. "O E-Mail como Ferramenta de Comunicação em Marketing". 2004.
Journal article
  1. Carvalho, Frederico; Ramos, Ricardo F.; Fortes, Nuno. "Customer satisfaction in mountain hotels within UNESCO Global Geoparks: an empirical study based on sentiment analysis of online consumer reviews". Tourism & Management Studies 20 1 (2024): 35-47. http://dx.doi.org/10.18089/tms.20240103.
    10.18089/tms.20240103
  2. Coco, C.; Rita, P.; Ramos, R.; Fortes, N.. "Dress with finesse: why people wear clothes with logos". International Journal of Fashion Design, Technology and Education (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85176556028&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17543266.2023.2277257
  3. Tarcia Camily Cavalcante Quezado; Nuno Fortes; William Quezado Figueiredo Cavalcante. "The Influence of Corporate Social Responsibility and Business Ethics on Brand Fidelity: The Importance of Brand Love and Brand Attitude". Sustainability 14 5 (2022): 2962-2962. https://doi.org/10.3390/su14052962.
    10.3390/su14052962
  4. Tarcia Camily Cavalcante Quezado; William Quezado Figueiredo Cavalcante; Nuno Fortes; Ricardo Filipe Ramos. "Corporate Social Responsibility and Marketing: A Bibliometric and Visualization Analysis of the Literature between the Years 1994 and 2020". Sustainability 14 3 (2022): 1694-1694. https://doi.org/10.3390/su14031694.
    10.3390/su14031694
  5. Fortes, N.; Santos, A.. "The influence of ewom on online shopping intention,A influência do ewom na intenção de compra online". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2020 E34 (2020): 408-420. https://www.proquest.com/scholarly-journals/influência-do-ewom-na-intenção-de-compra-online/docview/2452332319/se-2.
  6. Fortes, N.; Rita, P.; Pagani, M.. "The effects of privacy concerns, perceived risk and trust on online purchasing behaviour". International Journal of Internet Marketing and Advertising 11 4 (2017): 307-329. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85031803690&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJIMA.2017.087269
  7. Moreira, A.C.; Fortes, N.; Santiago, R.. "Influence of sensory stimuli on brand experience, brand equity and purchase intention". Journal of Business Economics and Management 18 1 (2017): 68-83. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85011890547&partnerID=MN8TOARS.
    10.3846/16111699.2016.1252793
  8. Fortes, N.; Moreira, A.C.; Saraiva, J.. "Determinants of consumer intention to use online gambling services: An empirical study of the Portuguese market". International Journal of e-Business Research 12 4 (2016): 23-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84984685524&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/IJEBR.2016100102
  9. Fortes, N.; Rita, P.. "Privacy concerns and online purchasing behaviour: Towards an integrated model". European Research on Management and Business Economics 22 3 (2016): 167-176. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84995326038&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.iedeen.2016.04.002
  10. Fortes, N.; Pereira, J.H.; da Costa, J.F.. "The adoption of cloud computing services by Portuguese companies: The impact of marketing efforts,A adoção de serviços cloud computing pelas empresas portuguesas: O papel dos esforços de marketing". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 18 (2016): 33-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034787429&partnerID=MN8TOARS.
    10.17013/risti.18.33-48
  11. Mariana Vieira Martins; Maria Teresa Roberto; Nuno Fortes. "Estudo sobre associações semânticas à marca Novo Banco". RUA-L: Revista da Universidade de Aveiro. Letras (2015): n.º 4 (2015): Língua-n.º 4 (2015): Língua. https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/7973.
    10.34624/RUAL.V0I4.7973
  12. Nuno Fortes; Carla Marques; Madalena Eça de Abreu. "Marketing relacional nas instituições de ensino superior público: Estudo de caso da ESTeSC". Casos de Marketing Público y No Lucrativo – Casos de Marketing Público e Não Lucrativo (2015): https://casos-aimpn.org/index.php/casos/article/view/159.
  13. Isabel Santos; Nuno Fortes. "Modelização dos determinantes da utilização das redes sociais". Revista Portuguesa de Marketing (2014): https://www.proquest.com/docview/1698850976/6FEED7275994976PQ/1.
  14. Nuno Fortes; Paulo Rita. "O e-mail e o marketing de permissão". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (2005): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388542626010.
  15. Paulo Rita; Nuno Fortes. "O e-mail ao serviço do marketing viral". Revista Portuguesa de Marketing (2005): https://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/366.
  16. Daniel Taborda; Nuno Fortes. "Análise de marketing de um novo serviço de auditoria: a auditoria forense". Economia Global e Gestão (2004): http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/361.
  17. Nuno Fortes. "O e-mail como ferramenta de comunicação de marketing". Revista da Práticas Administrativas (2004): https://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/364.
  18. Nuno Fortes; Paulo Rita. "O e-mail como ferramenta de marketing: uma revisão da literatura". Economia Global e Gestão (2004): https://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/360.
  19. António Martins; Nuno Fortes. "As Receitas da Sisa em 2003: Uma Estimativa da sua Evolução Conjuntural e do Impacto do Anúncio das Mudanças Legislativas". Revista Fiscalidade (2003): https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2021/02/16_1_paper-sisa.pdf.
Thesis / Dissertation
  1. Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca. "A privacidade e o comportamento do consumidor online: um modelo explicativo da intenção de utilizar o comércio electrónico". PhD, 2011. http://hdl.handle.net/10071/5914.
  2. "O e-mail como instrumento de comunicação em marketing". Master, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2003.
Distinctions

Award

2020 Best paper award – Services Marketing & Customer Experience - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour 2020
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 Best paper da área de Marketing - XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 Melhor comunicação na área científica de Marketing - XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2015 Best paper award - Sensory Marketing - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour 2015
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2013 IEDEE Best Papers Award in Management and Business Economics - XXII AEDEM International Conference
European Academy of Management and Business Economics, Spain