???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Nuno Martins

Citation names

  • Martins, Nuno
  • Martins, N.

Author identifiers

Ciência ID
C517-6A9D-D90B
ORCID iD
0000-0001-8850-338X

Knowledge fields

  • Exact Sciences - Mathematics
  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2020/02
Concluded
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Major in Didática das Ciências Matemáticas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2005/10
Concluded
Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2001/05
Concluded
Matemática (Licenciatura)
Major in Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2002 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021/09 - Current REFEPESEC - Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores
Researcher
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação - Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra
Ongoing
2018 - Current Hypatiamat na ESEC
Researcher
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Martins, N.; Costa, C.; Silva, R.; Martins, F.. TPACK - uma ferramenta para a integração da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Portugal. 2022.
    Published
Book chapter
  1. Mateus, V.; Santiago, A.; Martins, N.; Carriço, M.. "Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino no 4.º ano do 1.º CEB.". In Percursos Convergentes e Divergentes em Educação. Portugal, 2023.
    Published
  2. Campos, M.; Martins, N.; Pires, N.; Rato, V.; Silveira, S.. "Escada de Peixes entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio no 1.º CEB: uma experiência pedagógica interdisciplinar". In A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção. 2023.
    Published
  3. Martins, N.; Martins, F.; Lopes, B.; Cravino, J.; Costa, C.. "The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. 2019.
    Published
Conference paper
  1. Martins, N.; Martins, F.; Costa, C.; Silva, R.. "Promoção de conhecimentos do modelo TPACK na formação inicial de professores". Paper presented in INCTE, 2019.
    Published • 10.1007/978-3-030-20954-4_23
  2. Cruz, C.; Santiago, A.; Gonçalves, A.; Martins, F.; Martins, N.. "O uso do GeoGebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero". Paper presented in EIEM, 2018.
    Published
  3. Martins, N.; Martins, F.; Costa, C.; Silva, R.. "Desenvolvimento do modelo TPACK na formação inicial de professores". Paper presented in EIEM, 2018.
    Published
  4. Martins, N.; Martins, F.; Costa, C.; Silva, R.. "Os conhecimentos emergentes do modelo TPACK em estudantes da formação inicial através de uma experiência de ensino". Paper presented in Livro de atas do Encontro Internacional “A voz dos Professores de C & T”, 2018.
    Published
  5. Martins, N.; Lopes, B.; Cravino, J.; Costa, C.; Martins, F.. "O uso de manipulativos virtuais na compreensão do algoritmo da adição". Paper presented in INCTE, 2018.
    Published
  6. Martins, N.; Sampaio, P.; Costa, C.; Martins, F.. "A perceção do M-TPACK de futuros professores: um estudo exploratório". Paper presented in INCTE, 2017.
    Published
Journal article
  1. Martins, N.; Costa, C.; Silva, R.; Martins, F.. "Algoritmo da decomposição da subtração: aprofundar conhecimentos através do uso de um manipulativo virtual". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 309-328. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23481.
    Published
  2. Martins, N.. "O problema dos apertos de mão em diferentes perspectivas". Educação e Matemática. Revista da Associação de Professores de Matemática 109 (2010): 35-41.
    Published
  3. Martins, N.; Bajuelos, A.. "Uma classificação de polígonos simples". PAM – Portuguese Archives of Mathematics (2005):
    Published
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/04 Uma abordagem interdisciplinar no 2.º CEB centrada na Geometria e na Robótica Educativa VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
2022/09 Escada de Peixes entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio no 1.º CEB: uma experiência pedagógica interdisciplinar II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE International Seminar on Science Education.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Associação Portuguesa de Educação em Ciências (Portugal)
2019/05 O uso do GeoGebra na compreensão e construção de definições IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
2018/10 O modelo TPACK em sala de aula SATHE 2018 – Study and Advancement of Teaching in Higher Education – International Symposium
CINEP, Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
2018/06 The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training TECH-EDU – 1st International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
(Salónica, Greece)
2006/07 Conexões Matemáticas 2.º Seminário da Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - 2024 Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino envolvendo frações no 4.º ano do 1.º CEB
Co-supervisor
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2024 A emergência da Educação Financeira num contexto STEAM em Educação Pré-Escolar
Co-supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2023 O ensino e a aprendizagem de Geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a Robótica Educativa no 2.º CEB
Co-supervisor
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/09 Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino envolvendo frações no 2.º ano do 1.º CEB
Supervisor
Vanessa Alexandra Domingues Mateus (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024/04 Aprendizagens Matemáticas num contexto envolvendo a Educação Rodoviária e a robótica Educativa: um Cenário de Aprendizagem em Educação Pré-Escolar
(Thesis) Main arguer
Mariana Chagas da Cunha (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2007 - 2007 Júri das provas orais e escritas para Acesso ao Ensino Superior de Alunos Maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal