???global.info.a_carregar???
Concluiu o Doutoramento em Ciências Empresariais em 2010 pela Universidade do Porto, Faculdade de Economia. É Professora Associada com Agregação na Universidade do Porto, Faculdade de Economia (FEP.UP) e Investigadora no Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP). Publicou mais de 30 artigos em revistas científicas internacionais (WoS, Scopus). Orientou mais de 130 dissertações de Mestrado e Doutoramento. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Gestão (Marketing). É reviewer para diversas revistas científicas internacionais (A e A*, ranking ABCD). É membro do Conselho Editorial da revista científica Services Marketing Quarterly.
Identification

Personal identification

Full name
Teresa Maria Rocha Fernandes Silva

Citation names

  • Fernandes, Teresa

Author identifiers

Ciência ID
C219-2536-678C
ORCID iD
0000-0001-5753-2188
Google Scholar ID
skvMXvYAAAAJ&hl
Researcher Id
V-2109-2017
Scopus Author Id
36462299900

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business
Education
Degree Classification
2010/04/10
Concluded
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2021 - Current Researcher (Research) Centro de Economia e Finanças, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010 - 2023 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2019 - Current Membro da Comissão Cientifica do Mestrado em Marketing Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010 - Current Membro do Conselho Agrupamento Cientifico de Gestão Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2023 Membro do Conselho Científico Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010 - 2019 Diretora do Mestrado em Gestão de Serviços Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Lima, M.; Fernandes, T.. Relationship bonds and customer loyalty: A study across different service contexts. 2015.
    10.1007/978-3-319-14980-6_26
Book chapter
  1. Fernandes, T; Pereira, N. "Privacy or Personalization? Drivers, Deterrents and Moderators of Consumers’ Willingness to Disclose Personal Data". In Proceedings of the 2019 AMS World Marketing Congress. 2020.
    Published • 10.1007/978-3-030-42545-6_5
  2. Fernandes, T; Inverneiro, I. "Millennials Engagement and Loyalty to their Loved Brands on Social Media". In Proceedings of the 2019 AMS World Marketing Congress, 601-608. 2020.
    Published • 10.1007/978-3-030-42545-6_208
  3. Castro, A; Fernandes, T. "Customer Engagement in Social Network Brand Communities: Drivers and Impact on Brand Loyalty". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 947-956. 2019.
    Published • 10.1007/978-3-030-02568-7_270
  4. Vale, L; Fernandes, T. "Drivers of Consumer Engagement with Sports Clubs on Facebook: An Extended Abstract". 2017.
    10.1007/978-3-319-47331-4_275
  5. Fernandes, T; Fernandes, F. "Social Media and Tourism: The Case of E-Complaints on TripAdvisor (An Extended Abstract)". 2017.
    10.1007/978-3-319-47331-4_163
  6. Lima, Mafalda; Fernandes, Teresa. "Relationship Bonds and Customer Loyalty: A Study Across Different Service Contexts". In Lecture Notes in Business Information Processing, 326-339. Springer International Publishing, 2015.
    10.1007/978-3-319-14980-6_26
Conference abstract
  1. Proenca, JF; Fernandes, TM; Kannan, PK. "THE RELATIONSHIP IN MARKETING: CONTRIBUTION OF A HISTORICAL PERSPECTIVE". 2008.
Conference paper
  1. Fernandes, Teresa; Rita Cardoso. "Measuring Omnichannel Service Quality: The Case of Buy-Online-Pick-up-in-Store (BOPS)". Paper presented in 12th AMA SERVSIG Conference, Glasgow, 2022.
  2. Fernandes, Teresa; Rita Pereira. "To share or not to share?: Understanding consumers willingness to disclose personal data online". Paper presented in 14º encontro de jovens investigadores da U.PORTO, Porto, 2021.
  3. Fernandes, Teresa; Elisabete Oliveira. "The Rise of the Machines? Understanding Consumers’ Motivations to Use Automated Service Technologies". Paper presented in 13.º encontro de jovens investigadores da U.PORTO, Porto, 2020.
  4. Fernandes, Teresa; Nuno Pereira. "Towards a Better Understanding of Consumers’ Willingness to Disclose Personal Information". Paper presented in QUIS16 Conference - Advancing Service Research and Practice, Karlstadt, 2019.
  5. Fernandes, Teresa; Ana Castro. "Customer Engagement in Social Network Brand Communities: Drivers and Impact on Brand Loyalty". Paper presented in SERVSIG Conference 2018 "Opportunities for Services in a Challenging World", Paris, 2018.
  6. Fernandes, Teresa; Teresa Pinto. "Dimensions and Outcomes of Customer Experience: a Study on Retail Banking Services". Paper presented in 5th Naples Forum on Service, Sorrento, 2017.
  7. Fernandes, Teresa; Mariana Moreira. "Customer Brand Engagement, Satisfaction and Brand Loyalty: A Comparative Study between Functional and Emotional". Paper presented in ICBR 2017, Porto, 2017.
  8. Fernandes, Teresa; Carvalho, Amélia. "Drivers of Customer Brand Engagement". Paper presented in 45th EMAC European Marketing Academy Conference, Oslo, 2016.
  9. Fernandes, Teresa; Maria Leonor Vale. "Drivers of Consumer Engagement with Sport Clubs on Facebook". Paper presented in AMA SERVSIG Conference, Maastricht, 2016.
  10. Fernandes, Teresa; João Guerra. "Purchase Intention of Online Content: An Application to Music Streaming Services". Paper presented in AMA SERVSIG Conference, Maastricht, 2016.
  11. Fernandes, Teresa; Mariana Cruz. "Measuring Experience Quality and Outcomes in Services: The Case of Port Wine Cellars". Paper presented in The 2015 Naples Forum on Service, Nápoles, 2015.
  12. Fernandes, Teresa; Brandão, Amélia; Mariana Gomes. "The Role of Branding in a B2B Purchasing Context". Paper presented in International Network of Business and Management Journals (INBAM), Barcelona, 2014.
  13. Fernandes, Teresa; Rui Pedroso. "The Effect of Self-Scanning Checkout on Customer Satisfaction and Repatronage in a Retail Context". Paper presented in International Network of Business and Management Journals (INBAM), Barcelona, 2014.
  14. Fernandes, Teresa; Ana Calamote. "The Effect of Price Discrimination Practices on New and Existing Clients in a Service Setting". Paper presented in 47th Academy of Marketing Conference, Bornemouth, 2014.
  15. Fernandes, T.; Proença, J.; Rambocas, M.. "Evaluating the impact of customer demographical characteristics on relationship outcomes". 2013.
  16. Fernandes, T.; Esteves, F.. "The effect of service context in consumer relationship proneness and behavior". 2013.
  17. Fernandes, Teresa; Vítor Vieira. "Public e-Procurement Perceived Impacts: the Case of Northern Portuguese SMEs". Paper presented in International Network of Business and Management Journals (INBAM), Lisboa, 2013.
  18. Fernandes, Teresa; Proença, J.F.. "The Dark Side of Relationships in Consumer Markets". Paper presented in 39th Academy of Marketing Conference (AMA), Londres, 2006.
Journal article
  1. Teresa Fernandes; Rodrigo Oliveira. "Brands as drivers of social media fatigue and its effects on users’ disengagement: the perspective of young consumers". Young Consumers (2024): http://dx.doi.org/10.1108/yc-09-2023-1873.
    10.1108/yc-09-2023-1873
  2. Fernandes, Teresa; Matos, Manuel Aires de. "Towards a better understanding of volunteer engagement: self-determined motivations, self-expression needs and co-creation outcomes". Journal of Service Theory and Practice 33 7 (2023): 1-27. http://dx.doi.org/10.1108/jstp-09-2022-0215.
    Published • 10.1108/jstp-09-2022-0215
  3. Fernandes, Teresa; Costa, Marta. "Privacy concerns with COVID-19 tracking apps: a privacy calculus approach". Journal of Consumer Marketing 40 2 (2023): 181-192. http://dx.doi.org/10.1108/jcm-03-2021-4510.
    Published • 10.1108/jcm-03-2021-4510
  4. Fernandes, Teresa; Nettleship, Heather; Pinto, Luísa Helena. "Judging a book by its cover? The role of unconventional appearance on social media influencers effectiveness". Journal of Retailing and Consumer Services 66 (2022): 102917. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretconser.2022.102917.
    Published • 10.1016/j.jretconser.2022.102917
  5. Oliveira, Marta; Fernandes, Teresa. "Luxury brands and social media: drivers and outcomes of consumer engagement on Instagram". Journal of Strategic Marketing 30 4 (2022): 389-407. http://dx.doi.org/10.1080/0965254x.2020.1777459.
    Published • 10.1080/0965254x.2020.1777459
  6. Fernandes, Teresa; Cruzeiro, Beatriz. "Understanding special requests as drivers of customer citizenship behaviors: the mediating role of gratitude and satisfaction". Journal of Marketing Theory and Practice 30 (2022): http://dx.doi.org/10.1080/10696679.2022.2056708.
    10.1080/10696679.2022.2056708
  7. Fernandes, Teresa; Pereira, Nuno. "Revisiting the privacy calculus: why are consumers (really) willing to disclose personal data online?". Telematics and Informatics 65 (2021): 101717. http://dx.doi.org/10.1016/j.tele.2021.101717.
    Published • 10.1016/j.tele.2021.101717
  8. Fernandes, T.; Oliveira, E.. "Understanding consumers' acceptance of automated technologies in service encounters: Drivers of digital voice assistants adoption". Journal of Business Research 122 (2021): 180-191. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85090860466&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jbusres.2020.08.058
  9. Matos, M.; Fernandes, T.. "Volunteer engagement: drivers and outcomes on non-profits’ co-creation of value". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85101211173&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12208-021-00282-7
  10. Schivinski, B.; Langaro, D.; Fernandes, T.; Guzmán, F.. "Social media brand engagement in the context of collaborative consumption: the case of AIRBNB". Journal of Brand Management (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85090312780&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/s41262-020-00207-5
  11. Pinto, L.H.; Vieira, B.P.; Fernandes, T.M.. ""Service with a piercing": Does it (really) influence guests¿ perceptions of attraction, confidence and competence of hospitality receptionists?". International Journal of Hospitality Management 86 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85071668270&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijhm.2019.102365
  12. Fernandes, T.; Castro, A.. "Understanding drivers and outcomes of lurking vs. posting engagement behaviours in social media-based brand communities". Journal of Marketing Management (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85079401437&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0267257x.2020.1724179
  13. Fernandes, T.; Inverneiro, I.. "From fandom to fad: are millennials really engaged with and loyal to their loved brands on social media?". Journal of Product and Brand Management (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086146577&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JPBM-02-2019-2262
  14. Fernandes, T.; Moreira, M.. "Consumer brand engagement, satisfaction and brand loyalty: a comparative study between functional and emotional brand relationships". Journal of Product and Brand Management 28 2 (2019): 274-286. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062478758&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/jpbm-08-2017-1545
  15. Fernandes, T.; Pinto, T.. "Relationship quality determinants and outcomes in retail banking services: The role of customer experience". Journal of Retailing and Consumer Services 50 (2019): 30-41. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064968485&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jretconser.2019.01.018
  16. Fernandes, T.; Guerra, J.. "Drivers and deterrents of music streaming services purchase intention". International Journal of Electronic Business 15 1 (2019): 21-42. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064700445&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJEB.2019.099061
  17. Fernandes, T.; Morgado, M.; Rodrigues, M.A.. "The role of employee emotional competence in service recovery encounters". Journal of Services Marketing (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056151479&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JSM-07-2017-0237
  18. Fernandes, T.; Fernandes, F.. "Sharing Dissatisfaction Online: Analyzing the Nature and Predictors of Hotel Guests Negative Reviews". Journal of Hospitality Marketing and Management 27 2 (2018): 127-150. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85026536377&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/19368623.2017.1337540
  19. Carvalho, A.; Fernandes, T.. "UNDERSTANDING CUSTOMER BRAND ENGAGEMENT WITH VIRTUAL SOCIAL COMMUNITIES: A COMPREHENSIVE MODEL OF DRIVERS, OUTCOMES AND MODERATORS". Journal of Marketing Theory and Practice 26 1-2 (2018): 23-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85043537123&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10696679.2017.1389241
  20. Vale, L.; Fernandes, T.. "Social media and sports: driving fan engagement with football clubs on Facebook". Journal of Strategic Marketing 26 1 (2018): 37-55. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032969084&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0965254x.2017.1359655
  21. Fernandes, T.; Pedroso, R.. "The effect of self-checkout quality on customer satisfaction and repatronage in a retail context". Service Business 11 1 (2017): 69-92. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84955301689&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11628-016-0302-9
  22. Fernandes, T.; Calamote, A.. "Unfairness in consumer services: Outcomes of differential treatment of new and existing clients". Journal of Retailing and Consumer Services 28 (2016): 36-44. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84959016914&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jretconser.2015.08.008
  23. Fernandes, T.; Esteves, F.. "Customer Engagement and Loyalty: A Comparative Study Between Service Contexts". Services Marketing Quarterly 37 2 (2016): 125-139. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84964291069&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/15332969.2016.1154744
  24. Fernandes, T.; Remelhe, P.. "How to engage customers in co-creation: customers’ motivations for collaborative innovation". Journal of Strategic Marketing 24 3-4 (2016): 311-326. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84951273203&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0965254X.2015.1095220
  25. Gomes, M.; Fernandes, T.; Brandão, A.. "Determinants of brand relevance in a B2B service purchasing context". Journal of Business and Industrial Marketing 31 2 (2016): 193-204. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84960369264&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/jbim-08-2014-0151
  26. Fernandes, T.; Cruz, M.. "Dimensions and outcomes of experience quality in tourism: The case of Port wine cellars". Journal of Retailing and Consumer Services 31 (2016): 371-379. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84968779642&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jretconser.2016.05.002
  27. Fernandes, T.; Vieira, V.. "Public e-procurement impacts in small-and medium-enterprises". International Journal of Procurement Management 8 5 (2015): 587-607. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938677420&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJPM.2015.070904
  28. Fernandes, T.; Neves, S.. "The role of servicescape as a driver of customer value in experience-centric service organizations: the Dragon Football Stadium case". Journal of Strategic Marketing 22 6 (2014): 548-560. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84914162115&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0965254x.2014.914058
  29. Fernandes, T.; Proença, J.. "Reassessing Relationships in Consumer Markets: Emotion, Cognition, and Consumer Relationship Intention". Journal of Relationship Marketing 12 1 (2013): 41-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875320886&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/15332667.2013.763719
  30. Proença, J.F.; Silva, M.M.; Fernandes, T.. "The impact of the Internet upon bank marketing". Journal of Financial Services Marketing 15 2 (2010): 160-175. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77956369651&partnerID=MN8TOARS.
    10.1057/fsm.2010.12
  31. Fernandes, T.M.; Proença, J.F.. "The blind spot of relationships in consumer markets: The consumer proneness to engage in relationships". Journal of Marketing Management 24 1-2 (2008): 153-168. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349666486&partnerID=MN8TOARS.
    10.1362/026725708x273975
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - Current Understanding the role of the customer experience in healthcare: A qualitative and quantitative research
Supervisor
Gestão (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - Current Heterogeneous Online Engagement Towards Instagram Influencers
Supervisor
Doutoramento em Gestão (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2024 O WOKE WASHING E A CULTURA DE CANCELAMENTO: DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS PARA A RELAÇÃO CONSUMIDOR-MARCA
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2024 O que determina o poder persuasivo e a eficácia dos influenciadores digitais: o efeito moderador do domínio de influência
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 The impact of online customer experience on customer engagement behaviours: the roles of brand identification and brand love
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 Paid Media, Earned Media ou Owned Media: Qual o meio de comunicação mais eficaz para as marcas nas redes sociais?
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 A relação de proximidade e engagement entre influenciadores e seguidores no TikTok: quais os benefícios para as marcas endossadas?
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 As atividades de marketing desenvolvidas no digital pelas marcas
Supervisor
Economia e Administração de Empresas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 Segmentação de clientes e delineação de estratégias de gestão da relação personalizada: uma aplicação à indústria das telecomunicações
Supervisor
Economia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 Consumer Brand Engagement, Satisfação e Brand Loyalty: O papel moderador da personalidade da marca
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2023 Determinantes e resultados do estabelecimento de uma relação parassocial entre um influenciador digital e os seus seguidores
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Source vs. Content Factors in Influencer Marketing: A dual route to followers' persuasiveness?
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O Valor que os Utilizadores das Redes Sociais Atribuem ao Social Commerce
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O impacto do social media engagement gerado pelos consumidores no contexto das marcas humanas
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Credibilidade ou Atratividade? Um estudo comparativo sobre os determinantes do poder de influência dos influenciadores digitais
Supervisor
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 A fadiga com as marcas nas redes sociais como determinante dos comportamentos de lurking
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Love at first sight: young consumers’ love for Masstige brands, its drivers and outcomes
Supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O novo conceito de luxo acessível: a preferência pelas marcas masstige, seus antecedentes e consequentes
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O que determina o poder persuasivo dos influenciadores digitais: um estudo comparativo entre fatores individuais e relacionais
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Avaliação da satisfação dos clientes do Serviço de Urgência do Hospital Fernando Pessoa
Supervisor
Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Cause branding impact on brand preference and the preference repurchase intention model
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 O papel da Empatia no desenvolvimento de uma Relação com o Cliente: Uma aplicação ao serviço de atendimento ao cliente no setor das telecomunicações
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022 - 2022 Influência das características sociodemográficas na aceitação dos Assistentes de Voz Digitais
Supervisor
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Antecedentes e Consequentes do Customer Engagement com Marcas Humanas: os micro, macro e mega influencers, no Instagram
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Cause Branding: how, why and when is this strategy effective?
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Consumer Engagement em Plataformas Peer-to-Peer: o caso Airbnb
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Marcas vs Influenciadores: Quais as características do conteúdo mais eficazes na persuasão do consumidor?
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Luxury experiences: its dimensions and the role of customer satisfaction
Supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Understanding Customer Churn and its Mitigation: The Case of NOS Comunicações SA
Supervisor
Mestrado em Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 O customer engagement nas redes sociais no contexto das marcas de luxo
Supervisor
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Programas de Fidelização: Vantagens, Desvantagens e Impacto na Lealdade dos seus Membros
Supervisor
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 O Cálculo da Privacidade em Contexto de Pandemia: O Caso das Aplicações Móveis de Rastreamento de Contactos COVID-19
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Compre Online e Levante na Loja: as Dimensões da Qualidade do Serviço BOPS
Supervisor
Mestrado em Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Key Account Management in the Banking Sector. Customer-Key Account Manager Relationship Quality, its Drivers and Outcomes.
Supervisor
Doutoramento em Gestão (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A Resposta de Empresas de Serviços a Pedidos Especiais dos Clientes: Papel dos Colaboradores e Impactos na Co-Criação de Valor
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Motivations for consumer engagement with brands on YouTube
Supervisor
Economia e Administração de Empresas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 O fenómeno do churn nos serviços de telecomunicações e sua mitigação: o caso NOS
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Judging a book by its cover? The effect of an unconventional appearance on socia l media influencers credibility
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A Experiência de Hospitalidade nos Serviços: Antecedentes e Consequentes
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Examining the Privacy Calculus: What Impacts Consumers´ willingness to disclose personal data online
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A perceção do consumidor sobre CRM Estratégico e a sua contribuição para a lealdade à marca
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 O Impacto das características do conteúdo produzido pelos influenciadores e pelas marcas na lealdade do consumidor
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Vigilânica ou segurança? O trade-off da privacidade no contexto das aplicações de rastreio da COVID-19
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A partilha de dados em serviços: O trade-off personalização-privacidade
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 As dimensões da qualidade da experiência do consumidor e o seu impacto na lealdade: o caso Salsa Jeans
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 O lado negativo do engagement: os comportamentos influenciadores negativos dos consumidores sobre as marcas nas redes sociais
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Artificial Intelligence and Marketing Strategy: Drivers of Consumers’ Acceptance of Automatic Conversational Agents (Chatbots) as Human/Tech Interfaces
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A automação em serviços e a nova geração de consumidores: como percecionam os Millennials os Assistentes Virtuais Inteligentes?
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 O Paradigma da Retenção de Consumidores: Otimização da Estratégia Anti-Churn num retalhista português
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Drivers and outcomes of consumer engagement with luxury brands on social media
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Reclamações em serviços de saúde: efeitos da perceção da justiça na satisfação e intenções  comportamentais dos utentes
Supervisor
Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A experiência do consumidor no mercado do retalho de luxo: o caso Linda Mendes
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Antecedentes e Consequentes do Customer Delight
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Key Account Management in the Portuguese Banking Sector. Customer-Key Account Manager Relationship Quality, its Drivers and Outcomes.
Supervisor
Gestão (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 O Engagement dos voluntários: Antecedentes e Impactos na Cocriação de Valor com Organizações sem fins lucrativos
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Motivações para consultar online reviews no sector do turismo e o seu impacto na imagem dos prestadores de  serviços e nas intenções de reserva
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 The use of Marketing Automation in Lead Generation at the company Adclick
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Os jovens millenials e a automação dos serviços: motivações para a adoção de sistemas de conversação automática(chatbots)
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Análise da Tipologia de Online Reviews no Setor Hoteleiro: O Impacto da Nacionalidade do Turista Segundo as Dimensões Culturais de Hofstede
Supervisor
Economia e Gestão Internacional (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A relação dos consumidores jovens com marcas auto expressivas nas redes sociais: A influência do Brand Love e do Customer-Brand Engagement na lealdade
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A experiência online/offline do cliente e o seu impacto na lealdade: o caso da banca portuguesa
Supervisor
Economia e Administração de Empresas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A experiência do consumidor em festivais de música e o seu impacto na lealdade ao festival e na imagem da marca patrocinadora
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Privacy versus Personalization: Consumer’s drivers and moderators
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 O Marketing Social e a Segurança Rodoviária: o Caso dos Acidentes com Pesados na A25
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 O envolvimento do consumidor com as marcas nos social media: quem partilha conteúdos e porquê?
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Access-based consumption: Examining drivers, deterrents and profiles of adopters and non-adopters
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A importância do Search Engine Optimization para uma melhor experiência do consumidor: caso de estudo Impacting Digital
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Drivers do engagement no YouTube: Motivações para o envolvimento de seguidores em diferentes canais
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Drivers and Outcomes of Customer Brand Engagement on Online Social Media Tourism Brands
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Customer engagement in virtual social network brand communities: drivers and impact on brand loyalty
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 O impacto dos laços relacionais na lealdade: O caso particular da banca portuguesa
Supervisor
Economia e Administração de Empresas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Motivations to engage in e-WOM: consumer drivers to forward branded online content
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 MERCADOS P2P E ECONOMIA DA PARTILHA: PERFIL E MOTIVAÇÕES DE QUEM PARTICIPA NO CONSUMO COLABORATIVO.
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Otimização do Mix de Contactos a Clientes: Uma aplicação ao contexto das telecomunicações
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 A experiência em serviços aplicada ao sector da saúde
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Avaliação da qualidade percebida pelos consumidores em serviços de saúde - O caso da Clínica Privada de Guimarães
Supervisor
Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Avaliação da qualidade da performance multicanal e os efeitos na lealdade dos consumidores e no valor da marca
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Marketing Digital: Search Engine Optimization e Campanhas Pay-Per-Click
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio: O Marketing Digital nos Serviços de Saúde
Supervisor
Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 MOTIVAÇÕES DOS CONSUMIDORES PARA CRIAR ONLINE REVIEWS E A SUA INTENÇÃO DE AS PUBLICAR: UMA APLICAÇÃO AO SETOR DO TURISMO
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Motivações de compra online de produtos turísticos: O caso da Green Stays
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Dimensões e Resultados do Envolvimento do Consumidor: uma aplicação à Marca "Porto.".
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Customer Brand Engagement e o seu Impacto na Brand Loyalty: Um Estudo Comparativo entre Marcas Funcionais e Emocionais
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 A Maratona em Mobile Commerce: O Impacto das Motivações e da Demografia nas Atividades de M-Commerce
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 The Drivers of Customer Disengagement: The Case of the Telecommunications Sector in Portugal
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 A recuperação de falhas nos serviços e o seu impacto na recomendação e na recompra: estudo comparativo de estratégias orientadas para o resultado ou para o processo
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 A experiência do cliente nos serviços financeiros: O caso da banca portuguesa
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Measuring Online Customer Experience Quality
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Avaliação de tecnologias self-service por utilizadores e não utilizadores e seu impacto na satisfação e reutilização: o caso do self-checkout no retalho
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Omni-channel Retail Strategies: An outlook to Portuguese business transformation
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Determinantes da satisfação dos clientes em contexto online: Uma aplicação a lojas de comércio eletrónico
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 A indústria hoteleira e as reclamações online: o caso do TripAdvisor
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Avaliação da Qualidade do E-Marketing: Informação, Sistemas e Serviços na AEP
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 A Experiência do Consumidor nos Festivais de Música e o seu impacto nas intenções futuras
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Purchase Intention on Online Content Services: An Application to the Music Streaming Services
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Customer Engagement: Um estudo comparativo entre diferentes tipos de serviços
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 As motivações e o envolvimento dos consumidores no Facebook - O caso dos clubes desportivos profissionais portugueses
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 O Efeito da Discriminação de Preços em Clientes Novos e Anuais em Serviços
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Lealdade E Laços Relacionais Em Serviços - O Caso Do Setor Das Telecomunicações Móveis
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Motivações dos consumidores para aderirem a uma comunidade da marca na internet
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Relationship Bonds and Loyalty on Online Customers.
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 MOTIVAÇÕES DOS CONSUMIDORES PARA PARTICIPAREM NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM CÓDIGO ABERTO: O CASO ANDROID
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Determinantes do Envolvimento do Consumidor com as Marcas de Luxo Online: O Caso do Facebook.
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Como medir o impacto do layout da loja no comportamento do consumidor? – um estudo de caso numa loja de roupa em Portugal.
Supervisor
Economia e Gestão da Inovação (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 O impacto da qualidade do serviço na perceção do valor da marca, num contexto de múltiplos canais
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Relationship bonds and customer loyalty: A study across different service contexts
Supervisor
Gestão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 A Qualidade dos Serviços das Farmácias Comunitárias
Supervisor
Gestão e Economia de Serviços de Saúde (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 A Qualidade da Experiência em Serviços O Estudo das Caves de Vinho do Porto
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 A Escolha do Canal online e Offline nas Compras de Supermercado dos Portugueses.
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Fatores que influenciam a Resiliência dos Gestores em Tempos de Crise
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Uma Análise Das Práticas De Realização De Cupões Online: O Caso Da Groupon Portugal
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Motivações para aderir a uma comunidade virtual de uma Marca: O caso Galp Energia
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Drivers of Customer Brand Engagement: An Application to Virtual Brand Communities on Facebook.
Supervisor
Gestão (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Influência dos Blogs de Moda e Beleza no Comportamento de Compra das Seguidoras.
Supervisor
Marketing (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Análise da Qualidade Percebida de um Call  Center: Estudo de Caso Sage Portugal
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Importância do Branding na Decisão de Compra B2B - O Caso do Grupo DST
Co-supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Propensão dos Consumidores para a Adoção de Tecnologias Self-Service: O Caso do Self-Checkout no Retalho
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Avaliação das Intenções de Participar num Programa de Fidelização: O Estudo de Caso "Farmácias Portuguesas"
Supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Importância da Arquitectura da Marca na Gestão da Marca
Co-supervisor
Gestão de Serviços (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Distinctions

Award

2020 Highly Commended Paper Award (Emerald Publishing)

Other distinction

2022 Highly Cited Paper (Web of Science)