???global.info.a_carregar???
Rui Estrela. Doctor em Cièncias da Informação pelo(a) Universidad Pontificia de Salamanca Facultad de Comunicación. É Professor Associado no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Investigador do CICANT. Diretor da licenciatura em Comunicação Aplicada e do mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade. Membro do Júri de Ética Publicitária da ARP. Participou como Investigador responsável em 1 projeto(s).
Identification

Personal identification

Full name
Rui Estrela

Citation names

  • Estrela, Rui

Author identifiers

Ciência ID
BD14-B116-199D

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
1998 - 2003/06/30
Concluded
Cièncias da Informação (Doctor)
Major in Publicidade
Universidad Pontificia de Salamanca Facultad de Comunicación, Spain
"Aproximação diatónica à publicidade portuguesa no período 1932-1974" (THESIS/DISSERTATION)
Sobresaliente
1994/09
Concluded
Comunicação Empresarial (Licenciatura)
Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2005/10/01 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1995/03/15 - 2006/07/31 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
Projects

Other

Designation Funders
2012/01/01 - 2013/06/30 A Influência da publicidade nas crianças
???
Principal investigator
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Estrela, Rui. Novo Dicionário da Comunicação de News Museum. Portugal: Chiado Editora. 2015.
    Published
  2. Estrela, Rui. A Publicidade no Estado Novo – volume I (1932-1959). Portugal: Simplesmente Comunicando. 2004.
  3. Estrela, Rui. A Publicidade no Estado Novo – volume II (1960-1973)”,. Portugal: Simplesmente Comunicando. 2004.
    Published
  4. Estrela, Rui. Introdução à Publicidade. Portugal: IPAM. 2004.
Book chapter
  1. Estrela, Rui. "Publicidade e inclusão". In Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir. Almada, Portugal: EDLARS – Educomunicação e Vida, 2019.
    Published
  2. Estrela, Rui. "Publicidade e consumo no pós-guerra". In Os anos de Salazar. Portugal: Planeta DeAgostini, 2008.
    Published
  3. Estrela, Rui. "Reestruturação do Planeamento de Media: necessidade decorrente da Sociedade de Informação". Portugal: Veja, 2002.
    Published
Conference paper
  1. AA14-9429-0639; 701D-288C-B436. Corresponding author: 701D-288C-B436. "The moderating role of social networks advertising in customers' purchase intention". Paper presented in ECSM, 10th European Conference on Social Media, Khrakow, 2023.
    Published
  2. 701D-288C-B436; AA14-9429-0639. Corresponding author: 701D-288C-B436. "Investigating how consumers perceive content produced by digital influencers when the message evokes a sense of meritocracy and gender is congruent with the influencer". Paper presented in EMAC SUMMER 2023, 2023.
  3. AA14-9429-0639; 701D-288C-B436. Corresponding author: AA14-9429-0639. "). An exploratory study of the impact of gender congruence, self-esteem, and type of message in consumers' perception of content produced by digital influencers.". Paper presented in EMAC 2023, 2023.
Dictionary entry
  1. Estrela, Rui. "Ética na comunicação empresarial e em cidadania inclusiva". EDLARS – Educomunicação e Vida;, 2018.
    Published
Journal article
  1. Estrela, Rui; Medina, Catarina. "A Importância da Marca na Indústria Portuguesa de Moldes". Revista Brasileira de Marketing 13 6 (2014): 47-63. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i6.2801.
    10.5585/remark.v13i6.2801
  2. Estrela, Rui. "Advertising self-regulation and complains:". (2012):
    Published
Newspaper article
  1. Estrela, Rui. "Euromed Journal of Business", 2014
Preface / Postscript
  1. Estrela, Rui. "A comunicação multimeios". Preface to Publicitor. Portugal: Dom Quixote. 2010.
    Published
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - Current A prática da metacomunicação como catalisador de comunicação para os gestores e consultores imobiliários da Remax Brasil e Remax Portugal desde 2021
Supervisor
Ciências da Comunicação (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - 2022 Comunicação e Branding: Type’
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - 2022 A Evolução e a Importância da Identidade Corporativa nas Organizações – Estudo de Caso
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio: ETI (Empowerment Through Integration)”
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2020 - 2021 Relatório de Estágio: Marketing Digital na Federação Teqball Portugal
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 O Impacto de Diferente esquemas de Cor na Construção da Percepção de Blogues por Utilizadores
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 A Era do Digital: O Marketing de Influência como Principal Estratégia de Comunicação das Marcas’
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 ‘Relatório de Estágio na Rosários 4: Marketing Digital
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 As Redes Sociais como Canal de Distribuição de Notícias
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 O marketing Digital e o Mutualismo – O Caso da Previdência Portuguesa
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 O Marketing Digital na Música – Dragon Records
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018 - 2019 Relatório de Estágio Mestrado em Marketing – Marketing Digital
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 - 2018 Comunicação e Marketing do Grupo Recheio Cash & Carry
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 - 2018 Viabilidade do Twitter como Meio Publicitário
Supervisor
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018/05/02 - 2019/05/02 “European Peripheral Visions: Portugal V Ukraine”, (2019/05/02 - 2019/05/02)
Conference (President of the Organising Committee)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2021 - 2021 A importância da Publicidade Audiovisual em Portugal: factores explicativos do fenómeno
Congress
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - 2021 THE ACCELERATION OF ELECTRONIC COMMERCE DUE TO COVID-19 IN PORTUGAL
Conference
The Annual International Scientific Conference on Economic Development and Legacy of Simon Kuznets
Harkivskij nacional'nij ekonomicnij universitet imeni Semena Kuzneca, Ukraine
2019 - 2019 The construction of the identity of young adults through the consumption of clothing and footwear brands (co-autoria)
Congress
The Annual International Scientific Conference on Economic Development and Legacy of Simon Kuznets
Harkivskij nacional'nij ekonomicnij universitet imeni Semena Kuzneca, Ukraine
2018 - 2018 Determinants Factors in the Construction of the Identity of Young Adults through the Consumption of Clothing and Footwear Brands (co-autor)
Congress
International Congress on Marketing and Design
Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 The Identity Reflection of Clothing and Footwear Brands
Congress
6th Annual International Colloquium on Branding
Athens Institute for Education and Research, Greece

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2022 À RAIZ DO PROBLEMA DO PENSAMENTO REFLEXIVO: A APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL COLABORATIVA DE KOLB EM ESTUDANTES DE MARKETING
Thesis Member
Paulo Sérgio Ribeiro Bogas (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2017 Comunicação e gestão de crise: o caso TAP
Thesis Member
Lucia de Fátima Amaral Piedade (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2013/01/14 Olhar a Escola Pelos Artigos de Opinião. Da Parentocracia à Meritocracia ou Um Mandato da Nova Classe Média,
Thesis Member
Ana Sofia Pereira de Amaral António (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2023/04/14 - Current Comissão Eleitoral ECATI/Universidade Lusófona Lisboa
President / Vice-president
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021 - Current VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual, Lisboa

Consulting

Activity description Institution / Organization
2005 - Current Membro do Júri de Ética Publicitário, Auto Regulação Publicitária Auto Regulação Publicitária, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2021 - Current Membro do júri do concurso para recrutamento de Professor Adjunto na área disciplinar de Ciências da Comunicação, FCHS, Universidade Nova de Lisboa Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - Current Membro do júri do concurso para recrutamento de Professor Adjunto na área disciplinar de Ciências da Comunicação, ESECS - Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
Distinctions

Other distinction

2008 Bolsa de mérito TS-Eurasmus
2007 Bolsa de mérito TS-Erasmus
1996 Marketeer/Universidades