???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Lídia de Jesus Pecegueiro Serra

Citation names

  • Serra, Lídia

Author identifiers

Ciência ID
BD12-4896-6FE8
ORCID iD
0000-0003-4720-2665

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2021/10/14 - 2024/04/24
Concluded
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Administração e Gestão Escolar
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"Olhar a Cultura Organizacional e a Liderança na Escola Pública sob o Ethos da Inovação" (THESIS/DISSERTATION)
20 valores ("Summa cum Laude")
2021
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"OLHAR A CULTURA ORGANIZACIONAL E A LIDERANÇA NA ESCOLA PÚBLICA SOB O ETHOS DA INOVAÇÃO" (THESIS/DISSERTATION)
1996/10/19 - 1999/03/26
Concluded
Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos (Mestrado)
Major in Biologia Marinha
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
Muito Bom por unanimidade
1993/09/16 - 1995/09/07
Concluded
Biologia (Licenciatura)
Major in Ramo de Formação Científico-Tecnológico
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
13 valores
1988/09/21 - 1993/06/29
Concluded
Biologia (Licenciatura)
Major in Ramo de formação Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
15 valores
Affiliation

Others

Category
Host institution
Employer
2023/11/10 - Current Membro do grupo Investigação EDU-LIA - Ligar Inteligências em Ação Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2023/10 - Current Colaboradora / Consultora / Formadora Fundação Manuel Leão, Portugal
2023/06 - Current Centro de Formação de Professores CFAE-MaiaTrofa, Portugal
CFAE-MaiaTrofa, Portugal
2020/10/21 - Current Investigadora Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2002/11/18 - Current Formação de Professores Ministério da Educação e Ciência da República Portuguesa, Portugal
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1992/09/01 - Current Professora de Ensino Básico e Secundário Governo da República Portuguesa, Portugal
2023/06/26 - 2023/07/01 Europass Teacher Academy Prague - Europass Teacher Academy, Czech Republic
Prague - Europass Teacher Academy, Czech Republic
2016/09 - 2021/07/24 Centro de Formação de Professores CFAE-Matosinhos, Portugal
CFAE-Matosinhos, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Serra, Lídia. "Avaliação externa: ‘TOOLKIT’ para perspetivar a transformação da educação". In Avaliação externa das escolas TEIP: transformação e melhoria - Coleção Estudos de Educação, edited by Cristina Palmeirão; Alves, José Matias, 79-89. Porto, Portugal: UCP Editora, 2024.
    Published
  2. Serra, Lídia. "Singularidades de uma travessia de recontros". In Narrativas sobre o Doutoramento em Ciências da Educação – Memórias, aprendizagens e interpelações, 96-109. Porto, Portugal: Católica Editora - SAME, 2024.
    Published
  3. Serra, Lídia. "Sobre a Paixão de Ser Professor". In A Paixão de Ser Professor nos Tempos Caóticos, edited by Alves, José Matias, 77-79. Porto, Portugal: Católica Editora, 2021.
  4. Serra, Lídia. "Transições sob a indeterminação dos tempos: do papel do professor, para a pele de um singelo humano e de volta para a pele do professor…". In ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA Perspetivas pedagógicas para a ação, edited by Alves, José Matias; Ilídia Cabral, 70-74. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - SAME, 2021.
  5. Serra, Lídia. "Redenção - A escola na sua relação com o aprender". In PARA UM REGRESSO A UMA OUTRA ESCOLA - Caderno Desafios 34, edited by Alves, José Matias, 12-17. Porto, Portugal: FACULDADE DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA - UCP, 2021.
  6. Maria João Nogueira; Serra, Lídia; Paulo Ventura. "Projeto 3C - Ciência em Interação". In Caderno de Trans_Formação, Projetos Integradores: outra forma de aprender, edited by Alves, José Matias; Luísa Orvalho, 17-39. Porto: Católica Editora - SAME, 2017.
Conference paper
  1. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "A inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesas". Paper presented in V Seminário Internacional - EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO, Porto, 2023.
  2. Serra, Lídia; Alves, José Matias. Corresponding author: Serra, Lídia. "Inovação e transformação das escolas: um modelo de estudo". Paper presented in IV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2021.
    Published
  3. Nuno Formigo; Teresa Jesus; Serra, Lídia; Glória Tavares. "Algumas Características da Ictiofauna na Bacia Hidrográfica do Rio Âncora". Paper presented in IV Conferência Nacional sobre Qualidade do Ambiente, Lisboa, 1994.
    Published
Conference poster
  1. Serra, Lídia. "Atividades Interativas no Ensino: Aprendizagem da Biologia, durante a pandemia de COVID-19: percepções dos alunos". Paper presented in x c o n f e r ê n c i a i n t e r n a c i o n a l - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2021.
    https://doi.org/10.25766/r0sw-yp27
  2. Elsa Campos; Paula Costa; Eduarda Moreira; Celeste Pessoa; Serra, Lídia. "Educação para o futuro: experiências de interdisciplinaridade com enfoque nos 4C’s". Paper presented in ProfMAT XXXV, 2019.
Edited book
  1. Alves, José Matias; Serra, Lídia. Corresponding author: Serra, Lídia, ed. Leadership, learning, well being, and justice in educational organizations. Lausanne, Switzerland: Frontiers Media SA.. 2025.
    Published
Journal article
  1. Lídia Serra; José Matias Alves; Generosa Pinheiro. "Development and validation of a scale to measure students' feelings about school: An exploratory and confirmatory factor analysis approach". American Journal of Education and Learning (2025): https://doi.org/10.55284/ajel.v10i2.1548.
    10.55284/ajel.v10i2.1548
  2. Pinheiro, Generosa; Matias Alves, José; Serra, Lídia. "School leadership and organization in times of complexity: paths to a collaborative and regenerative school". Frontiers in Education 10 (2025): https://doi.org/10.3389/feduc.2025.1657742.
    10.3389/feduc.2025.1657742
  3. Serra, Lídia; Alves, José Matias. "Schools' evaluation drift: inconsistencies and interpellations of a high-stake inspection system". Educational Point Journal (2025):
    Submitted
  4. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Diana Soares. "The Weak Articulations, Inconsistencies, and Power Limits of School Leaders". International Journal of Learning and Change (2025):
    Submitted
  5. Serra, Lídia; Alves, José Matias. "Avaliação formativa: um estudo das perceções de alunos e professores". Revista Portuguesa De Investigação Educacional 30 (2025): 1-28. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/17571.
    Open access
  6. Lídia Serra; José Alves; Diana Soares. "Concetualizar a inovação enquanto processo fundacional da transformação da escola". Revista Portuguesa de Educação (2024): https://doi.org/10.21814/rpe.31219.
    10.21814/rpe.31219
  7. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Diana Soares. "Justiça Curricular (Des)Esperada? Um modelo de estudo e o retrato da escola pública portuguesa sob o olhar da avaliação externa". Revista Portuguesa De Investigação Educacional (2024): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2024.16309.
    In press
  8. Lídia Serra; José Matias Alves; Diana Soares. "(Des)conexões entre a autoavaliação de escola, as lideranças e os professores. Um estudo cruzado de perceções". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2024): n. 27 (2024): Ensina-n. 27 (2024): Ensina. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/15902.
    10.34632/INVESTIGACAOEDUCACIONAL.2024.15902
  9. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "Mapping innovation in educational contexts: drivers and barriers". International Journal of Innovation and Learning 35 1 (2024): 74-98. http://dx.doi.org/10.1504/ijil.2024.135169.
    Published • 10.1504/ijil.2024.135169
  10. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Diana Rafaela Soares. Corresponding author: Serra, Lídia. "Innovation on the margins the margins of external evaluation of Portuguese schools". International Journal of Innovation and Learning (2024):
    In press
  11. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Diana Rafaela Soares. Corresponding author: Serra, Lídia. "Do school leaders lead? The perception of educational actors concerning the school transformation". International Journal of Management in Education (2024):
    Accepted
  12. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Diana Soares. "Concetualizar a inovação enquanto processo fundacional da transformação da escolas". Revista Portuguesa de Educação (2024):
    Accepted
  13. Lídia Serra; José Alves; Diana Soares. "Pseudomorphosis of schools system and the fiction of its regulatory processes: A study of educational narratives". Journal of Pedagogical Research (2023): https://doi.org/10.33902/JPR.202424016.
    10.33902/JPR.202424016
  14. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana Rafaela. Corresponding author: Serra, Lídia. "The role of external evaluation control mechanisms and the missing loop of innovation". Journal of Pedagogical Research 7 5 (2023): 156-182. http://dx.doi.org/10.33902/jpr.202322764.
    Open access • 10.33902/jpr.202322764
  15. Lídia Serra; José Matias Alves; Diana Soares. "A avaliação externa das escolas: entre a conformidade e a inovação". Revista Portuguesa de Investigação Educacional n. 25 (2023): bem-estar e justiça. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/15913.
    10.34632/INVESTIGACAOEDUCACIONAL.2023.15913
  16. Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, Diana. "Schools’ external evaluation: between compliance and innovation". (2023): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15913.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15913
Manual
  1. Rosa Soares; Serra, Lídia; Carla Almeida. Biologia Pro - Ano 2. Porto, Portugal: Porto Editora. 2024.
    Published
  2. Rosa Soares; Serra, Lídia; Carla Almeida. Biologia Pro. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Published
  3. Rosa Soares; Serra, Lídia; Carla Almeida. Biologia Pro - Materiais do Professor. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Published
  4. Rosa Soares; Serra, Lídia; Carla Almeida. Biologia Humana 10. Porto: Porto Editora. 2008.
    Published
  5. Rosa Soares; Serra, Lídia; Carla Almeida. Biologia Humana 11. Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.
    Published
  6. Rosa Soares; Serra, Lídia; Carla Almeida. Biologia - Módulos A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2, B3. Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.
    Published
  7. Rosa Soares; Serra, Lídia; Carla Almeida. Saúde e Socorrismo 12. Porto, Portugal: Porto Editora. 2006.
    Published
  8. Eva Marques; Rosa Soares; Carla Almeida; Serra, Lídia. Técnicas Laboratoriais de Biologia - Bloco III. Porto, Portugal: Porto Editora. 2002.
    Published
  9. Rosa Soares; Carla Almeida; Serra, Lídia. Técnicas Laboratoriais de Biologia - Bloco II. Porto, Portugal: Porto Editora. 2001.
    Published
  10. Eva Marques; Rosa Soares; Carla Almeida; Serra, Lídia. Técnicas Laboratoriais de Biologia - Bloco III. Porto, Portugal: Porto Editora. 1998.
    Published
  11. Eva Marques; Rosa Soares; Carla Almeida; Serra, Lídia. Tecnicas Laboratoriais de Biologia - Bloco III. Porto, Portugal: Porto Editora. 1997.
    Published
Online resource
  1. Serra, Lídia. Eduletter: 7 Metáforas para refletir sobre as barreiras à Inovação Educacional. 2025. http://hdl.handle.net/10400.14/53672.
  2. Serra, Lídia. EDULETTER: O que pode transformar as práticas de Ensino Aprendizagem?1. 2024. https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/24506/file.
  3. Serra, Lídia. EDULETTERS: Mudança e Inovação: a escola entre a utopia e a distopia. 2021. https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/24046/file.
Thesis / Dissertation
  1. "Olhar a Cultura Organizacional e a Liderança na Escola Pública sob o Ethos da Inovação". PhD, Universidade Católica Portuguesa - Porto, 2024. http://hdl.handle.net/10400.14/45508.
  2. "Contaminação da Faixa Costeira de Leça da Palmeira - Perafita (Matosinhos) por Hidrocarbonetos Petrolíferos". Master, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, 1999.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2025/07/03 (Auto)Avaliação: gerar oportunidades de regulação da ação transformadora Ação de Formação de Curta Duração
Cfae_Esposende e Cfae_Famalicão (Portugal)
2025/05/23 Liderança escolar: o desafio de desenhar e inspirar caminhos Seminário Internacional Lideranças Educativas, Aprendizagem e Inclusão
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2025/05/16 AvaliaAÇÃO: o Poder de Medir para Mudar Seminário AVES – Programa de Avaliação Externa das Escolas da Fundação Manuel Leão
Fundação Manuel Leão (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2024/02/08 Futuro da Educação: Perspetivar Soluções para a INCLUSÃO Comunicação apresentada na Reunião de Rede da Equipa Regional do Norte | Autonomia e Flexibilidade Curricular (Ministério da Educação e Ciência)
Equipa Regional do Norte para a Autonomia Flexibilidade Curricular (MEC) (online, Portugal)
2023/11/22 Avaliação Externa: ‘toolkit’ para perspetivar a transformação da educação Seminário de Escolas TEIP 2023 - Avaliação Externa das Escolas TEIP: Transformação e Melhoria
Universidade Católica Portuguesa - Campus Porto (online, Portugal)
2023/09/08 Dinamização do Workshop "Gamificação, uma ferramenta para desenvolver competências do séc. XXI" A Ciência por quem a faz e por quem a ensina - XI Edição
CFAE-MaiaTrofa (Maia, Portugal)
2023/07/23 A inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesas V Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa - Campus Porto (Porto, Portugal)
2023/05/31 Produção e submissão de artigos - Um relato de aprendizagens práticas por detrás do lado negro do processo Clareiras V
Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa (online, Portugal)
2022/04/21 Investigation Project Presentation: UNDERSTANDING ORGANIZATIONAL CULTURE AND LEADERSHIP IN PUBLIC SCHOOLS UNDER THE ETHOS OF INNOVATION MyCados - Católica
Universidade Católica Portuguesa - Campus Porto (online, Portugal)
2021/12/02 Monitorizar e Avaliar para uma Cultura Sistémica de Autonomia e Flexibilidade Curricular nas Escolas Comunicação apresentada na Reunião de Rede da Equipa Regional do Norte | Autonomia e Flexibilidade Curricular (Ministério da Educação e Ciência)
Equipa Regional do Norte para a Autonomia Flexibilidade Curricular (MEC) (Porto, Portugal)
2021/07/22 Understanding organizational culture and leadership in public schools under the ethos of innovation 4th International Seminar "Education, Territories and Human Development"
Universidade Católica Portuguesa - Campus Porto (online, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018/05 - 2018/05 Coordenação do Processo que conduziu à produção de reportagem / filmagem de práticas inovadoras no Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua - "DAC no AE de Padrão da Légua" (2018/05 - 2018/05)
Other
Direção Geral da Educação - Ministério da Educação e Ciência, Portugal
2018/05 - 2018/05 Coordenação do Processo que conduziu à produção de reportagem / filmagem de práticas inovadoras no Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua - "Flexibilidade e projetos no AE de Padrão da Légua" (2018/05 - 2018/05)
Other
Direção Geral da Educação - Ministério da Educação e Ciência, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/05/15 - 2024/05/15 Encontro Cenários para uma educação de futuro - debate interdisciplinar para refletir como a educação se concretiza no local, nos locais onde vivem as pessoas e como se desenvolve construindo interação, comunicação e comunidade.
Meeting
Mesa redonda 1: As Comunidades Educativas – construindo horizontes de desenvolvimento humano
Universidade Católica Portuguesa - Porto, Portugal
2021/07/28 - 2021/08/25 Curso em SPSS Avançado
Other
Evolui.com, Portugal
2021/04/22 - 2021/05/18 Curso - Tratamento Estatístico de Dados com o Excel e o SPSS
Other
Evolui.com, Portugal

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2025/10 - Current Science Education MDPI
2025/04 - Current Trends in Higher Education MDPI
2025/04 - Current International Journal of Evaluation and Research in Education Inderscience
2025/01 - Current Behavioral Science MDPI
2024/11 - Current Revista Portuguesa de Investigação Educacional (1645-4006) Universidade Católica Portuguesa

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2024/02 - Current Topic coordinator of the Research Topic "Leadership, Learning, Well-being, and Justice in Educational Organizations" in the International Journal Frontiers in Education.
Member
2023/10/01 - Current Integra a Equipa da RIMED, uma rede e plataforma de encontro e de colaboração entre pessoas (professores, investigadores, diretores escolares, mediadores culturais, etc.) e instituições (escolas, autarquias, associações de educação, etc.) destinada ao debate, partilha, estudo, investigação-ação, co-construção de projetos de inovação e melhoria da educação. A RIMED opera e suportada pela Fundação Manuel Leão.
Member
Fundação Manuel Leão, Portugal

Consulting

Activity description Institution / Organization
2025/06 - Current Consultoria / formação no âmbito de atividades orientadas para a melhoria da educação da Fundação Manuel Leão
2024/12 - Current Consultoria no âmbito da Atividade do SAME - Serviço de Apoio à Melhoria da Educação Universidade Católica Portuguesa - Porto, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
1992/09/01 - Current Ciências Naturais (Ensino básico 3º ciclo) Ministério da Educação e Ciência da República Portuguesa, Portugal
1992/09/01 - Current Biologia e Geologia Científico-humanísticos (Ensino secundário) Ministério da Educação e Ciência da República Portuguesa, Portugal
2025/04/09 - 2025/07/30 Unidade Curricular: Avaliação educacional em contextos organizacionais e pedagógicos Pós-Graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa (Pós-Graduação) Universidade Católica Portuguesa - Porto, Portugal
2025/03/12 - 2025/06/15 Oficina de Formação - Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores Oficina de Formação (Outros) CFAE-MaiaTrofa, Portugal
2024/04/23 - 2024/07/16 Unidade Curricular "Avaliação educacional em contextos organizacionais e pedagógicos" Inovação Pedagógica e Mudança Educativa (Pós-Graduação) Universidade Católica Portuguesa - Porto, Portugal
2024/04/07 - 2024/07/15 Oficina de Formação - Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores Oficina de de Formação (Outros) CFAE-MaiaTrofa, Portugal
2023/09/12 - 2023/11/18 Oficina de Formação - Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores (Outros) CFAE-MaiaTrofa, Portugal
2023/06/20 - 2023/07/25 Curso de Formação de Professores "As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos" (Outros) CFAE-MaiaTrofa, Portugal
2023/06/20 - 2023/07/25 Curso de Formação - As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos Curso de Formação (Outros) CFAE-MaiaTrofa, Portugal