???global.info.a_carregar???
Ana María Cea Álvarez. Concluiu o(a) Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário em 2013 pelo(a) Universidade do Minho. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 7 livro(s). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Estratégia; ELE; Literatura; Gamificación; Entrenamiento estratégico; Adquisición de segundas lenguas; Autorregulación; Expresión oral; Humanidades::Línguas e Literaturas; Autonomía; Reflexión; Metacognición; Tecnología educativa; Minificción; Escritura creativa; Competencia literaria; Competencia estratégica; Tecnologia; Minificção; Escrita criativa; Unidad didáctica; Derechos humanos; Simulación; Recurso didático; Interlengua; Oralidad; Alumno lusófono; Ensino e-learning; Pedagogia autonomia; Formacion; Autonomia; Microrrelato; Fonética del español; Adquisición y didáctica de segundas lenguas; Estrategias; Consciencia fonológica; Fonética de espanhol; Aquisição e didática de segundas línguas; Consciência fonológica; Autorregulação; Phonetics of Spanish; Acquisition and didactics of second languages; Phonological awareness; Self-regulation; Enseñanza b-learning; Español como lengua extranjera; Innovación pedagógica; Máster Universitario en español lengua segunda/lengua extranjera; Colocaciones léxicas; Expresiones idiomáticas; Recursos digitales; Competência estratégica; Colocações lexicais; Expressões idiomáticas; Recursos digitais; Strategic competence; Lexical placements; Idiomatic expressions; Digital resources; Enseñanza de español; Lengua,; Literatura y traducción; Leitura; Compreensão leitora; Treino de estratégias; Motivação; Reading; Reader comprehension; Strategies training; Motivatio; Ciências Sociais::Ciências da Educação; 806.0:372.88; 372.88:806.0; 802.0:372.88; 372.88:802.0; Papel do professor e do aluno; Motivación; Papel del profesor y del alumno; 37.015.3; 371.12; 372.41; 806.90:372.88; 372.88:806.90; Estratégias de aprendizagem; Vocabulário; Aluno; Learning strategies; Vocabulary; Learner; Autonomy; Estratégias de leitura; "Engagement"; Motivação do professor; Reading strategies; Motivation; Teacher motivation; Lectura; Estrategias de lectura; Motivación del profesor; Diário de aprendizagem; Learning journal; Imagem; Competência oral; Reflexivo; Image; Oral competence; Reflective; Aprendizagem cooperativa; Interação oral; Línguas estrangeiras; Ensino; Cooperative learning; Oral interaction; Foreign languages; Teaching; Expressão oral; Oral expression; Competências orais; Sala de aula; Alunos; Oral skills; Classroom; Students; Competencia comunicativa; Fosilización; Infinitivo personal; Transferencia; Fossilização; Competência comunicativa intercultural; Tolerância; Respeito; Empatia; Intercultural communicative competence; Tolerance; Respect; Empathy; Aprendizagem colaborativa; Línguas; Collaborative learning; Reading comprehension; Languages; Espanhol língua estrangeira (ELE); Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Internet; Expressão escrita; Ensino - aprendizagem; Educação; Redes sociais; Spanish as a foreign language; Information and communication technologies (ICT); Writing; Teaching and learning process; Education; Social networks; 372.45; Portuguese; Mother tongue; Spanish; Foreign language; Strategic training; Oral comprehension; .
Identification

Personal identification

Full name
Ana María Cea Álvarez

Citation names

  • Ana Cea

Author identifiers

Ciência ID
B61D-43E0-E71F
Scopus Author Id
57208687146

Websites

  • http://cehum.ilch.uminho.pt/researchers/26 (Scholar)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2013
Concluded
Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Major in Sem especialização
Universidade do Minho, Portugal
"Para além das palavras, eu e o texto : o treino estratégico da metacompreensão da leitura no marco da pedagogia para a autonomia" (THESIS/DISSERTATION)
17 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

2018/09/24 - Current Assistant Professor (University Teacher)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2016 - 2018 Invited Assistant Professor (University Teacher)
Universidade do Minho, Portugal
2005/09/10 - 2016/02/01 Lecturer (University Teacher)
Universidade do Minho, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Cea Álvarez, Ana María. Cómo incluir la competencia estratégica en una programación de ELE para mejorar la expresión oral. Edições Húmus. 2018.
  2. Cea Álvarez, Ana María. El diario del profesor como medio para ampliar la competencia y autonomía docente. Universidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP). 2018.
  3. Santos, Maria Cristina Simões dos; Cea Álvarez, Ana María. ¿/x/amón o /r/amón? Estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE. Edições Húmus. 2018.
  4. Cea Álvarez, Ana María; Pazos-Justo, Carlos; Otero Doval, Herminda; Lloret Cantero, Joana; Moreda Leirado, Marisa; Dono López, Pedro. Investigación e innovación em la Enseñanza de ELE: avances y desafíos. Húmus. 2018.
  5. Cea Álvarez, Ana María; Pazos-Justo, Carlos; Otero Doval, Herminda; Lloret Cantero, Joana; Moreda Leirado, Marisa; Dono López, Pedro. Investigación e innovación em la Enseñanza de ELE: avances y desafíos. Húmus. 2018.
  6. Núñez Sabarís, Xaquín; Cea Álvarez, Ana María; Silva Isidoro, Ivonete da. La competencia literaria en el microrrelato: prácticas transmedia en contextos de aprendizaje interdisciplinares y plurilingües. Universitat de Barcelona. 2015.
  7. Pazos Justo, Carlos; Iriarte Sanromán, Álvaro; Cea Álvarez, Ana María; Dono López, Pedro; Núñez Sabarís, Xaquín. La formación b-learning en el máster de español segunda lengua y lengua extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos. Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). 2015.
Conference paper
  1. Cea Álvarez, Ana María; Santamaría, Rocío. "El cuento como recurso didáctico: la princesa y el enano, una propuesta para el aula". 2011.
  2. Núñez Sabarís, Xaquín; Cea Álvarez, Ana María. "El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español". 2011.
  3. Cea Álvarez, Ana María; Santamaría, Rocío. "El cuento como recurso didáctico: la princesa y el enano, una propuesta para el aula". 2011.
  4. Núñez Sabarís, Xaquín; Cea Álvarez, Ana María. "El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español". 2011.
  5. Cea Álvarez, Ana María. "¿Error o estrategia? Análisis de la produccion oral de un alumno lusófono de E/LE". 2009.
  6. Cea Álvarez, Ana María. "¿Error o estrategia? Análisis de la produccion oral de un alumno lusófono de E/LE". 2009.
  7. Cea Álvarez, Ana María. "Mejorar la oralidad de un alumno lusófono de E/LE a través del análisis de su interlengua". 2007.
  8. Cea Álvarez, Ana María. "Mejorar la oralidad de un alumno lusófono de E/LE a través del análisis de su interlengua". 2007.
Journal article
  1. Núñez Sabarís, Xaquín; Cea Álvarez, Ana María; Dias, Ana Silva. "Literatura por tareas y gamificación: novela policíaca y geografías culturales". (2019): http://hdl.handle.net/1822/60231.
    10.17398/1988-8430.30.261
  2. Núñez Sabarís, Xaquín; Cea Álvarez, Ana María; Dias, Ana Silva. "Literatura por tareas y gamificación: novela policíaca y geografías culturales". (2019): http://hdl.handle.net/1822/60231.
    10.17398/1988-8430.30.261
  3. Álvarez, Ana María Cea. "Review of the concept of strategy in the process of second language acquisition and learning in the light of new research lines". (2017): http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/34.
  4. Álvarez, Ana María Cea. "Review of the concept of strategy in the process of second language acquisition and learning in the light of new research lines". (2017): http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/34.
Thesis / Dissertation
  1. González de Posada, Naimy. "La minificción en entornos digitales: una aplicación didáctica para la clase de ELE". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/59804.
  2. Suárez González, Alicia. "Estudio sobre las estrategias de adquisición y aprendizaje de léxico en estudiantes lusófonos de español como lengua extranjera". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/61774.
  3. González de Posada, Naimy. "La minificción en entornos digitales: una aplicación didáctica para la clase de ELE". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/59804.
  4. Suárez González, Alicia. "Estudio sobre las estrategias de adquisición y aprendizaje de léxico en estudiantes lusófonos de español como lengua extranjera". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/61774.
  5. Gutiérrez Bahillo, Lidia Isabel. "Transferencia del infinitivo personal en estudiantes portugueses de ELE: análisis de interlengua y propuesta didáctica para evitar fosilizaciones". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/64256.
  6. Santos, Maria Cristina Simões dos. "¿/X/amón o /¿/amón?: estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE". Master, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56180.
  7. Vaz, Ana Raquel Fernandes Martins. "A motivação é a chave: estratégias para a sua promoção nas aulas de línguas". Master, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57904.
  8. Santos, Maria Cristina Simões dos. "¿/X/amón o /¿/amón?: estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE". Master, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56180.
  9. Ribeiro, Carla Inês Afonso Torres. "'Aprendizagem Colaborativa' para a compreensão de textos nas aulas de língua". Master, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57914.
  10. Pires, Marta Sofia Fernandes. "A aprendizagem do vocabulário no ensino do Espanhol como língua estrangeira: uma experiência com alunos do 11º ano de escolaridade". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57871.
  11. Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa. "O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45228.
  12. Gomes, Lisete Rego Correia. "A imagem como veículo de desenvolvimento da competência oral". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45235.
  13. Gonçalves, António Jorge Silvestre. "A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57884.
  14. Ferreira, Márcio Manuel Azevedo. "O potencial da música na sensibilização à diversidade cultural na aprendizagem de línguas estrangeiras". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57197.
  15. Polido, Adriana Gonçalves Sousa. "As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/41337.
  16. Pedras, Ana Maria Carvalho. "A aprendizagem de ELE em contexto digital: o desenvolvimento das competências de produção a partir do texto multimodal". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/44115.
  17. Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz. "A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/45498.
  18. Magalhães, Sandrine Jesus Freitas. "O desenvolvimento de competências orais na aula de língua estrangeira". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/45485.
  19. Peixoto, Ivânia Maria Teixeira. "À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/45496.
  20. Moreira, Maria Carmélia Lopes. "O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/44206.
  21. Martins, Maria de Lurdes Henriques. "A utilização das TIC em contexto de ensino - aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38198.
  22. Santos, Pedro Couto Páscoa dos. "Aprender a debater: o debate como atividade de interação e de participação democrática". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38165.
  23. Pitães, Márcia Isabel da Costa. "O papel do professor na autonomia da aprendizagem". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/33090.
  24. Ramalho, Maria Susete Gonçalves. "O potencial didático do cinema no desenvolvimento da competência intercultural". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37941.
  25. Silva, Ana Rita Castelar da. "O percurso da escrita: o uso de estratégias metacognitivas na produção textual escrita". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37949.
  26. Fernandes, Maria Helena. "Envolvimento na aprendizagem da língua estrangeira : o valor pedagógico do "livro de recortes"". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29055.
  27. Sampaio, Ana Maria da Costa Gomes. "Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/30203.
  28. Carneiro, Ana Cristina Ferreira. "Para além das palavras, eu e o texto : o treino estratégico da metacompreensão da leitura no marco da pedagogia para a autonomia". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29031.
  29. Sousa, Hugo Alexandre da Costa e. "No palco da comunicação : trabalhar a oralidade com atividades de representação". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29028.
  30. Silva, Susana Isabel Morais da. "A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28737.
Working paper
  1. Cea Álvarez, Ana María; Nicolás Martínez, Pilar. 2008. "Sobresaliente en Derechos Humanos". Working Paper. http://hdl.handle.net/1822/20583.